quinta-feira, agosto 18, 2022

Gripen para o Brasil

Cerimônia de Recebimento da Aeronave KC-30 pela Força Aérea Brasileira

Destaques

Redação Forças de Defesa
Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Cerimônia de recebimento da aeronave KC-30 pela Força Aérea Brasileira e incorporação ao 2º/2º GT.

A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou em 18/04, o contrato com empresa Azul S.A. referente à aquisição de duas aeronaves modelo A330-200, compatíveis com a versão militar A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport). O valor global do contrato é de cerca de US$ 80 milhões.

A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária.

Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

- Advertisement -

142 Comments

Subscribe
Notify of
guest

142 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BENTO

Saudações! Já é bonito assim, quero ver só quando virar MRTT será que as configurações de guerra eletrônica vem junto na conversão ?

Saldanha da Gama

2!!! E tomara…..

Chris

O curioso é que a Azul tinha apenas 1 destes avioes, que se enquadrava nos requisitos (Realmente dificil de achar). Nao sei onde arrumaram o outro (Ou se mudaram os requisitos de idade).

Last edited 22 dias atrás by Chris
Bento

Acho que encontraram o irmão mais velho ou mais novo e compraram !

Hertz

A outra aeronave foi adquirida no mercado. Também havia pertencido à Avianca Colombia

Mars

E as duas voaram pela Avianca Brasil, PR-OCJ e OCK.

Pinheiro

O que você falou é verdade, a outra aeronave foi comprada da Avianca.
Não entendi o porquê destes deslikes.

sergio

Tem uma galara aqui que e totalmente contra tudo, relaxa !!!!!

Chris

Obrigado pela informacao !

Roberto

O Outro era Ex-Avianca, na qual a Azul era controladora e ao que parece faliu.

Rinaldo Nery

O que seriam as configurações de guerra eletrônica? Não vi no edital.

BENTO

Saudações Rinaldo! Também Não vi no edital, sou só um entusiasta no assunto me perdoe se estiver errado! Mais li que os MRTT Do Emirados Árabe iriam receber DIRCM E EW adicionais da Elbit system!
Na conversão para MRTT esses sistemas não vem ? E Obrigado pela atenção

Rinaldo Nery

Creio que não. É uma atualização a parte. Embora também concorde que uma aeronave dessa deva ter um bom sistema de auto defesa.

BENTO

Entendido comandante!
Pensei que seria incluso no pacote rs!

Hellen

No cenário que os aviões da FAB vai operar (América do sul ) nao tem necessidade dessas contra medidas !!!!

Paulo Brics

Amiga, vocês que vivem estagnados nesta coisa de “cenário da A. do Sul”, achando que ameaças ao Brasil só poderiam surgir nesta região, o que jamais vai ocorrer, procurem se atualizar e ponham uma coisa em suas mentes: Quem está nos ameaçando atualmente são os eua através das gravíssimas declarações da chefe do SouthCom e do john kirby, sendo que este a tempos vem batendo na tecla da “A.Latina proximo alvo”, além das inúmeras declarações de lideres europeus sobre “Amazônia internacional”. O Brasil continua comendo mosca. Os EUA já perderam a maior parte da Ásia, da Europa em parceria econômica,… Read more »

Alexandre

Infelizmente essa mentalidade reina nas cabeças brancas da FAB . As contra medidas do nosso gripen foi equalizado em função da realidade regional. Sabemos que apenas potências distantes do cone sul pode oferecer risco a nossa soberania. Tanto é verdade que as nossas forças armada tem por doutrina o princípio da resiliência. Portanto pensar em dimensionar nossos sistemas e vetores em função dos nossos vizinhos é um grande erro. Nossa realidade requer muito além do que os tomadores de decisões estão aptos a oferecer.

rui mendes

Claro, querem arranjar uns inimigos á força, pensando que assustando a população, terão mais apoio, para gastar mais dinheiro com a defesa, então uns inventam a França inimiga, outros os EUA, claro que pelo teu Nick, só podia ser inimigos (imaginários) os Norte-Americanos ou os Europeus ou ambos.
A verdade é que felizmente, o Brasil, não tem inimigos fidagais, e tira vantagens económicas disso, pois pode negociar com todos os países.

Plinio Jr

Será um vetor de alto valor estratégico principalmente depois de modernizado, que além de funções como reabastecimento e transporte de carga, pode ser usado, por exemplo , na retirada de cidadãos brasileiros em zonas de conflito, onde estas contra medidas seriam muito necessárias ….

Jadson S. Cabral

Essa aeronave é estratégica. O motivo dela existir na FAB é justamente cumprir missões longe do nosso território, quando elas forem necessárias. Portanto, não faria sentido usar esse argumento para não ter os equipamentos

Nei

Num resgate de brasileiros, por exemplo no Afeganistão, essa medida seria extremamente necessária (CHAFF e FLARES), devido ao teatro de ataques ao arredores do aeroporto. Vocês sempre pensam que não precisa, mas na hora que precisar não tem. Não se instala uma suíte eletrônica de defesa e ataque do dia para noite.
É como uma situação típica no mundo: Conheço umas pessoas que demonizam a Polícia, mas quando fica com medinho ou está com problemas, são os primeiros a ligar para 190. Então, se não tiver viatura ou policial, não tem ajuda.
Sds.

Adriano Madureira

“Saudações Rinaldo! Também Não vi no edital, sou só um entusiasta no assunto me perdoe se estiver errado! Mais li que os MRTT Do Emirados Árabe iriam receber DIRCM E EW adicionais da Elbit system!” Aaah Bento, você tem que ver que Emirados e demais países do golfo estão em outro nível… se um país da nato tem um MRTT top de linha por assim dizer, com tudo que a aeronave possa ter de sistemas, os endinheirados do golfo compram a aeronave e ainda querem uma versão Plus+ com opcionais agregados. Basta ver a diferença entre os Mirage 2000-5 franceses e os… Read more »

Camargoer.

Olá Rinaldo. Também desconheço qualquer modificação do avião para servir de plataforma de guerra eletrônica

BENTO

Ola Camargoer ! Creio que esteja acontecendo um mal entendido.
O Guerra eletrônica Que me refiro é as defesas da aeronave ! Não uma plataforma de Guerra eletrônica. Mais uma vez Sou leigo no assunto se me expressei mal, Desculpa Fique a vontade para corrigir
Conhecimento nunca é demais abraço!

Vovozao

26/07/2022 – terça-feira, bdia, por acaso existe uma data para que o nesmo seja enviado para a Espanha???? Enquanto isso o mesmo será usado ou ficará indisponível em um hangar???? Quanto custará as adaptações que do A330, para versão MRTT??? Obrigado.

Rinaldo Nery

Será usado.

Marcelo Tadeu

Vovozão, este que chegou hoje será o segundo a ser convertido, o próximo avião não virá para o Brasil, seguirá direto para Getafe para a converção MRTT, mas a fila é grande. Quando chegar o MRTT, este de hoje segue para Getafe, Espanha, sede da Airbus Military

É necessário toda pompa e circunstância ? Creio que não e espero que não demore uma eternidade para realizarem a conversão , o governo vai fazer uma contenção de 6.5 bilhões , espero que não toquem na grana das FAs , o que quase impossível !

Clésio Luiz

O evento de recebimento é corriqueiro aqui e no mundo todo. Sempre foi.

Desejar que o governo federal não corte verbas das forças armadas, é o mesmo que desejar que não chova olhando para um ceu cheio de nuvens carregadas. Mais cedo ou mais tarde acontece. A única coisa que você pode fazer é se preparar para ficar molhado. Alias, coisa que o atual comandante está fazendo, já que ele viu as nuvens chegarem de longe. por mais que os detratores dele não admitam.

Felipe Morais

Ok, é corriqueiro. Mas, pelo menos, a entrega do produto, não?
O produto não é o avião de transporte estratégico? Esse avião não será considerado estratégico somente após a conversão no MRTT?

Qual é a diferença disso pra uma eventual solenidade pelo recebimento dos caminhões Tatra, numa contratação de uma bateria dos Astros?

É solenidade pra cá, solenidade pra lá e nós temos que ficar aplaudindo e dando risada que nem Hiena.

Fernando

Vocês choram por causa de tudo! tá doido cara, quando não tem, é por não tem, quando tem, tá gastando dinheiro, puta povo chato e frustado esse que se interessa por defesa, tá louco.

Marcelo Tadeu

Já deixei de me esquentar Fernando, é assim em todas as áreas!! Nunca há unanimidade!!!

Felipe Morais

Fernando, calma, respira e tente entender. A crítica não é a aeronave. A crítica não é pela aquisição. A crítica é a cerimônia atrás de cerimônia. A crítica é por tanta energia gasta em coisas acessórias. É solenidade, é cerimônia, é comemoração, é homenagem. Enquanto isso, kc390 sofre redução. Enquanto isso, resolvem fabricar o Gripen F na Suécia. Enquanto isso, enterram o Adarter. E por aí vai. Então muita calma. Não quer crítica ou faz as coisas direito ou vá custear solenidade com o dinheiro do próprio bolso. Enquanto estiver gastando dinheiro público, tem que criticar sim, quando pertinente. Isso… Read more »

Nonato

Está de brincadeira?
Uma cerimônia gasta dinheiro?
Uma cerimônia dessas daria para comprar quantos KC 390?
Quando o objetivo é reclamar qualquer desculpa serve.
Estamos em tempos nos quais todo mundo posa de entendido.
Enquanto isso gente graúda do judiciário torra dinheiro público para falar mal do Brasil no exterior.
Ha ex-presidiário que tem varios assessores pagos com dinheiro público, inclusive viagens…

Felipe Morais

ah, então se a cerimônia ou o conjunto delas não é suficiente para custear um kc390, deixar fazer livremente então. Se o Coffe break, os “brunchs” e as comissarias aéreas não custeiam um kc390, deixa fazer livremente então. Se os artigos de luxo, os motoristas, os móveis de luxo não custeiam um kc390, deixa fazer livremente então. Que filosofia de m#rda. Acho engraçado que, antes das eleições de 2018, essa turminha que fica aqui falando de partido comunista chinês era toda defensora do bom gasto do dinheiro público, da probidade administrativa, da moralidade, da honestidade. Tudo saiam gritando por aí…”tem… Read more »

Rodrigo

“Coffe break, os “brunchs”

Ah então os cafezinhos são os culpados de toda desgraça no Brasil. Por isso reduziram os KC’s e não vão fabricar o “F” aqui..

Agora eu entendi. Como eu nunca pensei nisso?!?!?

“Se os artigos de luxo, os motoristas, os móveis de luxo”
Quais? Pode ser mais especifico? Valores etc?

Estamos aprendendo muito com suas brilhantes observações..

nativo

Ué teu idolo que ameaçou botar bomba em quartel, ganhou aposentadoriia entecipada e promoção de carreira, então¹ reclamas do quê?

Nonato

Não se interessa por defesa.
Esse é o problema.
São mimizentos “pacifistas”, a serviço do partido chinês…

Felipe Morais

Uau, temos aqui um grande defensor da área da defesa brasileira. Afinal, se ele defende a livre realizações de cerimônias, solenidades, comemorações, ele é o máximo defensor das forças armadas brasileiras.

Tome tento Nonato. Pare de querer reduzir discussão a essa mongolice de esquerda e direita que impregnaram na cabeça de vocês.

Rinaldo Nery

Não ria.

Camargoer.

Ola Rinado. Lembrei de uma charge do Henfil “Sò dói quando eu rio”

images (1).jpeg
Felipe Morais

Tem que rir Coronel. Segundo vocês, criticar não pode. Só pode aplaudir, enaltecer, rir como hienas. Mas Coronel, você que sempre está aqui, disposto a defender e argumentar pelas forças com unhas e dentes, nos explique aí, como anda o Adarter?? Qual o impacto da decisão de fabricação do Gripen na Suécia?? Toda a TOT e offsets serão plenamente efetivados com as 40 unidades, sendo a F fabricada no estrangeiro? E o KC390, as 22 unidades são suficientes? E reduzindo pra 15, continua suficientes? Se são suficientes, pq investiram toda a grana no desenvolvimento pra ínfimas unidades? Vamos lá Coronel.… Read more »

Nonato

Que falta de respeito. O coronel nos brinda com sua presença e você vem cobrar dele explicações. E ainda tratar com desdém. Você esqueceu de dizer que há 12 anos havia o Brasil “puthenfia”, de estádios, copa do mundo, olimpíadas, havia “harmonia entre os poderes”, empreiteiras, jantares em Paris… Algumas mudanças foram efetivadas atualmente sem a participação do colega nem ele tem de explicar nada, até porque talvez nem concorde com elas. Nem você é ninguém para cobrar justificativas seja lá de quem for… Se a Aeronáutica decidiu qualquer mudança deve ter seus motivos. Por sinal está cortando KC 390… Read more »

Sulamericano

Pois é Nonato, tem muita coisa errada nesse país. Mas aqui é um fórum sobre assuntos militares e não sobre a centena de outras mazelas que assolam o Brasil. E sim, todo o cidadão pagador de impostos tem o direito e o dever de cobrar seja lá quem for que esteja no comando da nação como o dinheiro é aplicado pelo estado. Isso incluí as três forças armadas. O Felipe Morais tá mais do que certo em querer questionar a quantas anda os gastos militares e o desenvolvimento de projetos e ToT que todos pagamos para que o país tenha… Read more »

Nei

Não vi nenhuma ofensa, nem tratamento com desdém.

Esse país, precisa em primeiro lugar, prestar contas a seus pagadores de impostos.

Segundo, parar de achar que só porque fulano possui “Patente”, é mais ser humano que outro e que não precisa prestas contas ao povo.

Terceiro, parar de ter político de estimação, pois em sua grande maioria, vivem para ficar no poder e não para mudar a vida das pessoas para melhor.

Transparência, gera confiança e assim harmonia entre povo, político e demais poderes.

Sds.

Nei

Mas Nonato, tens razão. Govenantes anteriores, sucatearam tudo e a todos. Só o pobre que ganhou um pouco e a grande maioria no nosso país é pobre, infelizmente.

Felipe Morais

“O coronel nos brinda com sua presença e você vem cobrar dele explicações”. 1) Por ele ser Coronel, não pode ser questionado? 2) Não estou “cobrando” explicações dele. Estou pedindo colaboração, uma vez que ele, costumeiramente, se coloca na posição de defensor das FAs. Contudo, tenho total ciência de que se eu quiser “cobrar” explicações, devo utilizar um dos mecanismos legais, como o SIC, as ouvidorias, ou o acionamento das instituições legais. “Você esqueceu de dizer que há 12 anos havia o Brasil “puthenfia”, de estádios, copa do mundo, olimpíadas, havia “harmonia entre os poderes”, empreiteiras, jantares em Paris…” Bla… Read more »

Felipe Morais

E outra coisa. Tenho total respeito pelo Coronel Rinaldo. Assim como tenho pelo Bosco, pelo Bardini e outros que já discuti aqui. Quem acompanha a trilogia há muito tempo, sabe que são pessoas que já contribuíram e contribuem muito para os debates aqui. Mas isso não impede de divergir deles. Não impede de questionar. E muito menos impede de refutar a tese “eles não podem falar porque não sabem como funciona (ou não sabem de nada, como dizem)”. Só aceito essa tese se vier com uma argumentação convincente. E, no presente caso, são os questionamentos que fiz. E os faço… Read more »

SteelWing

apesar de debater com o mestre Rinaldo Nery, algumas vezes até discordando, mas sempre este teve meu respeito e admiração, ainda mais por ser um oficial que se propõe a vir mostrar sua perspectiva. Se for cobrar algo de alguém prezado, cobre de Generais, almirantes, brigadeiros e principalmente, do ministro da Defesa, pois orçamento e organização está nas mão deles. O oficial Rinaldo Nery sempre vem mostrar como as forças armadas analisam os equipamentos, suas doutrinas e missões, independentemente de gostarmos ou não. Muitas vezes nós civis achamos que a vida dos militares brasileiros é igual aos filmes de Hollywood,… Read more »

Last edited 20 dias atrás by SteelWing
Nonato

Não lhe vi fazer pergunta ou demonstrar preocupação com dinheiro público algum. O vi ser grosseiro e desrespeitoso com o coronel uma das poucas (ex-) autoridades que nos prestigiam com seu conhecimento. Hoje em dia, surgiu na Internet alguns que se acham muito cheios de direitos. O governo atual todo mundo sabe que não solta dinheiro para empreiteiras, emissoras de TV. Quanto às cerimônias são algo comum no meio militar e na administração pública em geral. Não vejo como uma “simples” cerimônia de recebimento de uma aeronave que a FAB nunca teve significa “desperdício de dinheiro público”. Talvez você ache… Read more »

Renan

Nonato, eu acho que tem muito moleque de 40 anos que deveria ser banido desse fórum.
Não agrega absolutamente nada e ainda desrespeita outros comentaristas.

Rinaldo Nery

Nossa, parece o Randolfe dando finiquito e correndo pro STF! rsrsrs O Adarter, infelizmente, não será industrializado. Não haveria escala industrial para que o preço unitário fosse competitivo. Nenhum impacto na decisão de fabricar o modelo F na Suécia. Toda ToT e offsets serão efetivados (já estão sendo). 22 unidades, em princípio, serão suficientes, auxiliados por mais dois KC-30. Reduzindo pra 15 (o que não ocorrerá), não serão suficientes. Os valores investidos no desenvolvimento não foram perdidos, e não são ¨ínfimas¨ unidades. E, finalmente, é óbvio que sempre defenderei as FFAA, quando for pertinente. Não cuspo em prato que como.… Read more »

SteelWing

apesar de debater com o mestre Rinaldo Nery, algumas vezes até discordando, mas sempre este teve meu respeito e admiração, ainda mais por ser um oficial que se propõe a vir mostrar sua perspectiva. Se os visitantes aqui querem cobrar algo de alguém , cobrem de Generais, Almirantes, brigadeiros e principalmente, do ministro da Defesa, pois orçamento e organização está nas mão deles. O oficial Rinaldo Nery sempre vem mostrar como as forças armadas analisam os equipamentos, suas doutrinas e missões, independentemente de gostarmos ou não. Muitas vezes nós civis achamos que a vida dos militares brasileiros é igual aos… Read more »

Last edited 20 dias atrás by SteelWing
Wellington Kramer

Não estou rindo. Apenas estou ciente de que a FAB recebeu um cargueiro que pode ser utilizado de forma estratégica. Quando for convertido para tanque será também um reabastecedor estratégico. Pra que complicar?

Felipe Morais

Sim. será uma aeronave formidável. Um grande acréscimo operacional. Minha crítica é a necessidade de fazer solenidade pra tudo. Mas, para muitos aqui (não estou dizendo que é o seu caso), não cabem críticas. Só cabem elogios. Aplausos e risadas.

Douglas Rodrigues

A solenidade de recebimento de tal aeronave acontece assim como as solenidades de recebimento do KC-390 e do Gripen e tantos outros aviões que os suscederam, é assim e será assim até que não se faça necessário ou não seja algo marcante para a Força Armada que opera tal equipamento (para incorporação dos Submarinos, solenidade, para entrega de um novo carro de combate para o Exército, adivinha?!). Depois de tanto tempo aguardando a solução para o projeto KC-X que se arrastava a anos, deixando o esquadrão Corsário subutilizado, nada mais normal que houvesse tal solenidade de entrega.

Nonato

A gestão atual está fazendo rapido o que os outros nunca fizeram.

Sulamericano

Nonato, você poderia fazer a gentileza de citar exemplos?

Nonato

Comprar esse KC 30, por exemplo.
Aumentar a quantidade de gripens.
Lembre que a turma do lado de lá passou 11 anos empurrando com a barriga (e diziam que o governo tinha muito dinheiro tanto é que decidiram fazer copa, olimpíadas, segunda frota), e nada de comprar caças de superioridade aérea.
Lembrando que a licitação já vinha se arrastando de antes…
E ainda compraram para receber 10 anos depois.
Ou seja, 25 anos de espera quando diziam que havia muito dinheiro no cofre…
E deixaram despesas correntes altíssimas…
O que reduziu a capacidade de investimento do governo.

Rui

Muito bem, continue suas criticas as cerimonias.
Com certeza você ainda vai conseguir convencer milhares ou milhões de pessoas..
Assim vai ser formada uma grande mobilização social e nas próximas vezes que a FAB receber algum equipamento com certeza não vão realizar mais nenhuma cerimonia, graças é claro a sua opinião contrária.
kkkk

Luiz Antonio

Vamos simplificar, independentemente de quaisquer pensamentos ou opiniões a decisão pela aquisição é do Comando da FAB. Eu posso ter algumas restrições, mas não sou maluco, portanto agora que chegou a nova aeronave (aliás bonita pra caramba) é torna-la operacional (na verdade já é parcialmente, para os fins a que se destina). Que venha o segundo. Parabéns FAB, seu Comandante e a todos que efetivamente trabalharam para isso.

Nonato

Não pergunte o que seu país pode fazer por você…
Mas o que você pode fazer pelo seu país.
Se não é capaz de colaborar não atrapalhe ofendendo autoridades ou tentando “demonizar” as forças armadas.

Luiz Antonio

Uai, onde foi que ofendi alguém ou demonizei as FA.
Tá doido brother?

Rodrigo v freire

30:07 melhor parte do vídeo. De nada rsrs

Last edited 22 dias atrás by Rodrigo v freire
Rodrigo v freire

31:10 boa também.

Chris

Eu ja fico com o 29:18 ! heheheh

Jorge Augusto

Acabou de fazer um pequeno rasante aqui em cima da minha casa. Tudo tremeu mas foi MANEIRO DEMAIS!

edcarlosprudente

Para quem não tinha nenhum dois tá bom, ótimo seria se mais um ou dois fossem adquiridos futuramente. Saudações!

Felipe Morais

Isso. Cancela mais uma fatia do KC390 e compra mais de projetos estrangeiros. Vamos lá Brasil. Afinal, como dizem aqui, “o governo não tem que ficar dando vida mole pros atoas da Embraer não”. Canal mesmo é gerar emprego e qualificar mão de obra estrangeira. Esse é nosso objetivo principal de vida.

Otto

Eles não são competidores, ambos se complementam KC-30 é aplicação estratégica e KC-390 tática, não faz sentido nenhum sua narativa.

Felipe Morais

Otto, não são competidores operacionalmente, mas são competidores no orçamento. Fato é: redução do contrato do kc390 em 25% do contrato. A FAB está tentando diminuir ainda mais. Da mesma forma, outros projetos estão sendo cancelados ou suspensos, a exemplo do projeto de Ucav e do Stout da Embraer, ainda embrionários. A aquisição desses aviões foi excelente. Pelo visto, um ótimo preço na contratação. Só que, não pode ter tudo. Custo de oportunidade. E o que foi preterido foi a demanda do kc390, no caso.

Luís Henrique

Sua crítica é descabida pois as aeronaves não são concorrentes. A FAB e as outras forças apoiam bastante a BID e quando compram equipamentos estrangeiros, nos grandes contratos sempre exigem tot e participação industrial de empresas brasileiras, vide os principais programas das 3 forças como Gripen, Fragatas Tamandare, PROSUB, helicópteros h-x, blindados Guarani, etc. Ocorre que é muito importante possui uma aeronave de grande porte e longo alcance e o KC-390 está longe disso. A Embraer não possui nenhuma aeronave desse porte e para uma compra de apenas 2 unidades, nunca seria viável desenvolver. O peso máximo de decolagem do… Read more »

Felipe Morais

Eu sei disso Luis Henrique. Apoia mesmo. Mas apoiar sem continuidade, é melhor comprar de prateleira mesmo. O Gripen foi desenhado pra ser o grande projeto da FAB nessa década. Grandes acordos de compensação e participação em parcela no desenvolvimento. E aí a gente vê a decisão de não fabricar mais o F aqui. Aí a gente vê que, de fato, ficará nas 40 unidades. Da mesma forma, o KC390 foi dimensionado pra ser um grande projeto da aviação brasileira. E aí vemos o projeto ser preterido diante de outras escolhas da FAB. Não tenho nada contra esses aviões. Pelo… Read more »

Last edited 22 dias atrás by Felipe Morais
Douglas Rodrigues

O comandante em nenhum momento disse que ficaria nas 40 unidades, mto pelo contrário, as 4 unidades adicionais já visam o planejamento do segundo lote de pelo menos mais 26 para equipar outras bases com o Gripen – não é um projeto que vai se resolver em 2 ou 3 anos, mas é algo para além de 2030, espero que até lá inclusive com alguma participação em em um caça de nova geração. Quanto aos outros programas podem haver sim dúvidas, mas sabemos como funciona as Forças Armadas em nosso país, sempre são deixadas ou cortadas em orçamento, porque? Porque… Read more »

Luís Henrique

Caro Felipe, todos nós sabemos que nosso orçamento militar é pequeno para a importância de nosso país e com o pagamento de aposentadorias vinculado ao orçamento, sobra muito pouco para aquisições. Dito isso, não vi nenhuma decisão de ficar em 40 Gripen, aliás o que vi foi o aumento de 36 para 40 e a intenção de adquirir um 2o lote de + 26, totalizando 66 unidades. A questão do Gripen F não será uma perda de produção no Brasil e sim uma troca, em vez de produzir pouquíssimas unidades da versão F, o Brasil vai substituir por mais unidades… Read more »

Pablo

Vergonha, a gente ve por aqui.

Marcos Silva

Quem tem um,não tem nenhum. Quem tem 2,tem um…

RenanZ

Interessante analisar que, salvo as devidas proporções de emprego e disponibilidade, quando há real interesse, um projeto como esse é tocado e efetivado de forma rápida.
Se compararmos com outros projetos (como os da MB, por exemplo), é de se elogiar, mesmo que a conversão à MRTT demore ou sequer venha.

Bardini

Compra de oportunidade se desenrola “rápido” até na MB…

Teropode🇺🇦🇺🇦🇺🇦Slava ucraina

Se a conversão demorar ou não vier perde a razão de ser , para transportes existe as companhias aéreas a FAB não é uma empresa da táxi aéreo , ele nem deveria ter pousado no Brasil antes da conversão , isto é uma palhaçada criminosa !!!

FAB Aerolinhas aéreas , as demais companhias não vão curtir !

Bardini

Na moral…
Bem que poderiam pintar o outro com um padrão seguindo a linha do Voyager VIP, da RAF.
.
comment image?itok=CGuqNn6w
.
Ou para ser mais nacionalista, algo nessa linha:
comment image
.
Enfim…
Grande dia para a FAB e uma grande conquista!

Last edited 22 dias atrás by Bardini
VFA-31

Não dá ideia pelo amor de Deus, corre o risco de um ficar no Corsário e o GTE se apossar de um. Por mim o GTE teria um Gulfstream G650ER pra viagens de longo alcance, já tava ótimo.

Last edited 22 dias atrás by VFA-31
Bardini

Muito difícil.
.
Mas eu sinceramente não vejo problema algum em adquirir uma terceira unidade de A330, pensando no GTE e consequentemente, no despacho do A319.
.
Um G650ER deve custar quase coisa semelhante a um A330 usado…
E dos Global, o 8000 é quem tem alcance semelhante ao A330, se não me engano.
E o A330, além de cumprir várias missões, dá pra encher de buneco.

Last edited 22 dias atrás by Bardini
VFA-31

ACJ319 atende bem o GTE.

Bardini

Claro. Por isso tu fala em G650ER, não é mesmo?

Rui

Com a propriedade e conhecimento de causa com que ele fala, deve ser algum comandante lá..

Douglas Rodrigues

Sobre o GTE, penso que seria vantajoso pensar sim no despacho do A-319, por ser um ACJ o preço de venda como usado seria bem alto, dizem que o alcance do mesmo é de 8500Km. Interessante seria a EMBRAER fazer um executivo com base nos E-2, a autonomia seria maior que os atuais VC-2 (com autonomia de 8000Km, segundo algumas fontes). A limitação do GTE está em ter que fazer escalas para se chegar a Londres, Moscou, Pequim, Tóquio ou alguma capital do Oriente Médio… Com aviões de autonomia em torno de 12mil a 14mil Km, isso se resolveria facilmente.

BK117

Lembrando que para o GTE não é só alcance que importa, a capacidade também. As comitivas de viagens presidenciais são grandes. Dependendo da viagem têm que ser mandadas outras aeronaves junto do A319. (não tenho certeza se é pra levar todo mundo ou pra não levar todos no avião presidencial, mas aposto na primeira opção)

Camargoer.

Olá BK. O GTE sempre envia duas aeronaves, sendo que uma serviria para conduzir o presidente em caso de pane do VC01. Então, mesmo que a FAB use o KC30 para transporte presidencial, ainda assim será enviado um segundo avião (talvez o próprio VC1 ou um dos VC2)

BK117

Olá, caro Camargoer! Faz sentido, muito obrigado pela informação!

Jefferson Henrique

Olá Bardini.
O interessante destas imagens e a questão de um deles ser usado ou não pelo GTE, o que acho que dependendo da distância da viagem e do tamanho do staff, ele irá ser solicitado junto ao Corsário sim, é que no exemplo do Voyager VIP da RAF, ele continua além de tudo sendo um Tanker, basta observar sob as asas os pods dos cestos.

Last edited 22 dias atrás by Jefferson Henrique
Bardini

Eu penso o mesmo.
.
E foi com base nisso que falei em pintar daquela forma. Continuaria sendo um MRTT, mas enfeitado para transportar buneco VIP, como o Voyager da RAF.
.
Outro ponto é que fica “bonito” em fotos do tipo: “Brasil envia ajuda humanitária para tal país”.

Hertz

Se ajuda humanitária vem com propaganda, então não é humanitária coisa nenhuma. Avião militar não é carro alegórico.

Abastecedor estratégico e transporte de tropas/carga: pinta de cinza e pronto acabou.

A gente faz cerimônia com banda de música e passagem baixa de aviões pra receber um – apenas um A330. Como se estivéssemos recebendo uma nave espacial.

É tipo o Capitalismo Argentino: Você tem duas vacas. E tem muito orgulho delas 🙂

Bardini

Tem que ser muito PIRRALHO pra vir com estes blábláblás de criticar essa cerimônia de incorporação.
.
Exercer ajuda humanitária é exercer soft power, mas tu claramente não tem a mínima ideia do que isso representa.
.
E sobre blábláblá de ser “cinza e pronto acabou”. Só em termos de A330:
Voyager VIP
comment image
.
Armée de L’air
comment image
.
Royal Saudi Air Force
comment image
comment image
.
Royal Singapore Air Force
comment image
.
No mais, vai cuspir em outro prato, PIRRALHO!

Last edited 22 dias atrás by Bardini
Hertz

Bardini perdeu a esportiva mas não a cabeça, tanto que está usando ela pra bater no teclado…tsc tsc tsc

Sobre soft power e o seu blá blá blá, estou embarcando na semana que vem de GRU pra Angola fazer um soft power pra 800 crianças. Vamos comigo? Te espero lá.

No mais, gostei da sua coleção de Super Trunfo, vovô.

Bardini no lugar de Joãozinho 30 pra Carnavalesco da Mangueira. Educação já tem.

Last edited 21 dias atrás by Hertz
Caçador Cometa

Olá Bardini. Lembrando que a FAB já adotou essa idéia inglesa no passado, ao utilizar o 2401 como VIP e REVO ao mesmo tempo.

Bardini

E é bom lembrar que nós já operamos desta forma:
comment image

Douglas Rodrigues

Tenho que admitir que era bonito… Embora o padrão para aeronaves VIP já tenha alterado conforme o GTE usa hoje no VC1 e nos VC2. Quanto será que iria valer o A319 ACJ? Uns U$100mi pagaria um A330 já no padrão MRTT?

Douglas Rodrigues

*iria valer a venda do VC1 A319 ACJ?

Camargoer.

Olá Douglas. Creio que vale a pena manter o VC1. Ele está preparado para o transporte presidencial em vários níveis, inclusive no contexto das comunicações criptografadas. Este avião também consome menos e pode servir para viagens sem escala em toda a América Latina.

Douglas Rodrigues

Certo Camargoer, se ele está preparado e atende bem os requisitos do GTE, bom mantê-lo. Quanto aos VC2, têm as mesmas capacidades no contexto de comunicações criptografadas?

Foxtrot

Não liberam a lista de quem esteve presente ?
Imagino a enorme lista de presentes a cerimônia!

Rinaldo Nery

Amigo, que diferença isso faz pra você? Preocupado com o tamanho do palanque?

Rosi

tanto besteira que chega a dar vertigem ao ler.
Pobre de espírito.

Felipe Morais

Pobre de dinheiro Rosi. A vida do brasileiro não tá fácil. E isso há muito tempo. Não espere sorrisos com dinheiro público gasto em cerimônias, solenidades etc, totalmente desnecessárias.

O bom que perdem tanto a mão, que um evento importantíssimo para o país, como a comemoração dos 200 anos de independência, provavelmente será alvo de críticas, ao ser enquadrado no mesmo bolo desse tanto de solenidade e comemoração besta. Tudo que é exagerado é prejudicial. Tudo. E o exagero faz com que coisas importantes, como o exemplo citado, sejam colocados no mesmo balaio que esse tanto de futilidade.

Von Richtoffen

E tome lagosta, caviar, chamapanhe, uísque… e pra soldadada que marchou no sol “pão com epa” e “caol”…

Foxtrot

O bom é que agora não precisaremos mais importar isso tudo.
Vamos transportar “estrategicamente” eles para apreciar essas iguarias in Loco !
Rsrsrs

Rinaldo Nery

Que comentário infeliz…

Foxtrot

Parabéns.
Eu não estava preocupado com os gastos, mas já que você percebeu isso também, agora é mais uma preocupação para mim.

Foxtrot

Lê porque quer.
Se é que sabe ler !

Foxtrot

Pelo contrário.
Gostaria de saber para confirmar minhas suspeitas.
Não teve voo inaugural com os convidados não ?

Rinaldo Nery

TB Baptista Jr jamais faria isso.

Rui

São as férias escolares Cel. a molecada em casa sem ter o que fazer + internet = Dá nisso..

Felizmente já está acabando, semana que vem essa meninada volta para o colégio, calma..

Rinaldo Nery

Espero…

Mateus

Tem ou não capacidade de reabastecimento antes da conversão para o padrão MRTT?

KC-30 ou C-30?

Douglas Rodrigues

Não tem capacidade de reabastecimento antes da conversão. Por enquanto ele pode apenas servir para transporte de cargas e passageiros, como não foi nem pintado a designação na deriva, acredito que seja só um A330… rsrsrs

BK117

Interessante o padrão de voo para as passagens das aeronaves.

Captura de tela 2022-07-26 144434.png
Fernando

No fundo tem gente que não gosta do Brasil, torce contra tudo, estão bravos por que ganhamos capacidade, uma aeronave ótima que vai servir bem ao país e a população. Aí ficam nesse choro de quantas pessoas no palanque e não sei mais o que. Qualquer força aérea faria festa para essa aeronave.

Rinaldo Nery

É porque ele não estava na cerimônia de entrega dos E/R-99, em Anápolis, no dia 24/07/2002, com a presença do FHC. A EMBRAER montou uma estrutura muito bonita.

Cansado

Eu até acho que estão reclamando pouco, meu caro. Lembro muito bem da quantidade de desaforos proferidos contra o “Barba” quando foi adquirido o ACJ319 na gestão dele na presidência. Até apelido pejorativo inventaram pra aeronave, como se o presidente da ocasião tivesse comprado ela para si e fosse levar ela junto consigo ao final do seu mandato. Está lá até hoje e serviu a todos os presidentes desde então, mas ninguém pediu desculpas pelos desaforos. Então acho que ainda estamos no lucro. As reclamações, portanto, são inevitáveis, ainda mais em tempos de mídias sociais. E como eu disse, surpreendentemente… Read more »

Douglas Rodrigues

É isso!
Uma capacidade que nenhuma outra Força Aérea de país Latino Americano terá…
O A330 quando convertido para MRTT vai superar o 767 Jupiter da Colômbia e os KC Stratotanker chilenos.
Se até a Lockheed Martin oferece para a USAF os A330 MRTT na concorrência LXMT, é porque o negócio é bom mesmo, se a fila de conversão para MRTT é grande, é pq a demanda é alta e vale a pena! Mas o brasileiro com síndrome de vira-latas e louco pra politizar qualquer conquista durante esse governo, gosta de entrar em discussões bestas.

João Cubas Jr

Maravilhosa essa máquina parabéns

roberto

será que já é pilotado por oficiais da FAB ? já fizeram o treinamento ?

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues

Me equivoquei, esse primeiro veio pilotado por gringos – vi no canal do Caiafa.
Mas informação no mesmo canal, de que os pilotos da FAB estarão aptos para pilotar no começo de Setembro, e aí se faz fundamental já ter ele disponível para treinamentos.

Guacamole

O que não entendo é pra que comprar um tanker se o KC-390 é pra isso e faz tudo o que foi listado ai.

Leonardo

Se vc me disser que o kc 390 leva 45 toneladas de carga ou 300 passageiros e tem um alcance de 14 mil km eu concordo com vc

Douglas Rodrigues

Preguiça de ler ou de pesquisar?
Já foi explicado, já foi explanado, já foi apresentado, já foi dito!

Marcelo Tadeu

Daqui de casa assisti varios sobrevoos do KC-390 com dois C-99 em ala, 2 C-130 e 1 C-105, seguidos por 3 C-95 e 1 C-97 para a cerimônia. Moro em Santa Cruz da Serra , no través da pista 10-28, todo avião que decola de lá passa por aqui bem alto já.

Last edited 22 dias atrás by Marcelo Tadeu
Jorge Augusto

Eu moro ali na Vila São Luiz bem perto da rodovia e da baía. Como eles já passam em aproximação para pouso, eu vi eles bem baixinho.

O A330 passou num rasante, tremeu tudo. Vi o KC-390 e os C-130 tbm em rasante.

Tinha 2 F-5 mas esses eu não consegui ver

Fernando

Vila São Luiz…Caxias?

Jorge Augusto

Sim! Ali perto do Carrefour

Anderson

Seja bem vindo!!!!
A melhor força Aérea do Mundo!!

Last edited 22 dias atrás by Anderson
Vinicius

Esquizofrenia kkkj

h.saito

off topic:
O E-4B Nightwatch (vulgo avião do juízo final) pousou em Brasilia trazendo o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin.

Bueno

Muito Bem Vindooo lindão!!
 
Será de grande utilidade.
 
Que todas as aquisição desta envergadura tenha uma bela cerimonia de incorporação, para isto que pago meus impostos!
Mostrar para o contribuinte onde esta sendo bem empregado o dinheiro. 
 
Que os chorões, infelizes e mal-amados fiquem bicudos kkkk
 
Um conselho para os Chatos!! Quando se sentir que está sendo chato, olhe para um espelho e diga 4x , deixa de ser chatooo, em cada sessão respire , inspire, conta a 10. Faço isto e a convivência ficará bem melhor! 
Eu já faço!

Mauro S

Gripens, KC-390, helicópteros, MRTTs, modernização do E-99. Acho que não dá pra reclamar dos equipamentos da FAB.

pablo

Esse é o Brasil que queremos…

Sagaz

“Cerimônia de recebimento “. Empresas de buffet comemoram.

Rinaldo Nery

Outro comentário infeliz…

nativo

excelente aquisição! olha que pelo menos na aeronautica tem promoviido boas noticias. Z marinha podereia aprender um pouco, especialmente que são brasileiros e não ingleses.

Últimas Notícias

Força Aérea dos EUA realiza teste de míssil nuclear que tinha sido adiado em meio à tensão na China

WASHINGTON - A Força Aérea dos Estados Unidos realizou na terça-feira (16) um teste de um míssil balístico intercontinental...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -