Foi divulgada uma filmagem de alta qualidade do protótipo do caça sul-coreano KF-21 Boramae em teste de solo.

O KF-21 está programado para realizar seu primeiro voo este mês. Um total de 6 protótipos realizarão vários testes de voo até que o KF-21 seja declarado operacional em 2026.

A Coreia do Sul revelou oficialmente o primeiro protótipo da aeronave de caça KF-X desenvolvida localmente em 9 de abril de 2021.

O Boramae (que significa Falcão em coreano) é um caça de “4.5 geração” destinado a substituir os caças F-4 e F-5 da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF). O programa de desenvolvimento custou US$ 8 bilhões. A Indonésia ainda é oficialmente um parceiro de 20 por cento no programa de caça.

O presidente sul-coreano Moon Jae-in disse no lançamento do avião que a meta do país era colocar mais de 100 caças KF-21 em operação até 2032.

De acordo com declarações da KAI – Korea Aerospace Industries, o Boramae terá capacidade próxima a um caça de 5ª geração, com capacidades comparáveis ​​às versões avançadas do F-16.

Embora a aeronave apresente um alto grau de conteúdo local, como o radar nativo Active Electronically Scanned Array (AESA), sistema infravermelho de busca e rastreamento e um conjunto de guerra eletrônica, ela depende de tecnologia estrangeira para alguns recursos, como os sistemas de seguimento de terreno e anticolisão de Israel ou mísseis ar-ar além do alcance visual da França, entre outros.

No geral, o programa se esforça para atingir mais de 60 por cento do conteúdo da indústria local.

O KF-21 é equipado com dois motores turbofan General Electric (GE) F414 modificados, o mesmo usado no F/A-18E/F Super Hornet e F-39E/F Gripen.

O peso vazio do KF-21 é de 11.800 kg, o peso máximo de decolagem é de 25.600 kg e a carga máxima de 7.700 kg. O alcance de translado será de 2.870 km. A velocidade máxima é estimada em 2.250 km/h.

NOTA DA REDAÇÃO: Para acessar as dezenas de matérias que já publicamos sobre o novo caça sul-coreano, clique nos links KF-X e KF-21.

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

“mísseis ar-ar além do alcance visual da França” Vão usar o MICA ou o Meteor???

Alexandre Galante

Meteor:

comment image

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Nick

Valeu Galante!

No mais parabéns aos sulcoreanos. Esse caça apesar de 4.5 geração, com alguns upgrades (baia interna e cobertura RAM) será um 5ª geração sem problema nenhum, um caça para os próximos 30/40 anos.

Paulo Montezuma

Quem é que negativa um comentario informativo?

Antropólogo

Quem negativa o Galante? Um mal educado…

Jonas

Provavelmente esquerdolóides mentalmente enfermos,molecotes infantis e obtusos.😒

Tutor

Esses sul coreanos são soda. De país miserável há poucas décadas atrás à uma potência tecnológica hoje. Além de tudo são um povo muito gente boa, quem já encontrou sul coreanos mundo a fora (ou mesmo no Brasil) sabe do que estou falando.
Infelizmente os coreanos do lado norte do paralelo 38 foram “democraticamente obrigados” a ficar fora desse desenvolvimento, e hoje convivem com pobreza, atraso e repressão.

Last edited 1 ano atrás by Tutor
Gabriel BR

https://www.youtube.com/watch?v=RWb8yV5LsMw

A Coréia do Sul saiu da pobreza em função de um regime autoritário

Tutor

Hahahahahaha boa piada! Mas, se por acaso você tenha escrito isso de verdade, faço um alerta que volta e meia costumo fazer por aqui: cuidado com a negação da realidade, esse é um dos primeiros sintomas da demência mental kkkkkk Por oportuno, mesmo que o absurdo que escreveste fosse verdade, provaria que até em se tratando de ditadura o desempenho da Direita supera o da Esquerda em melhorar a vida do povo, pois, a ditadura do norte só melhorou a vida dos líderes, a população está m…. Obs: eu tento parar com essa polarização que estamos vivendo entre esquerda e… Read more »

Von Richtoffen

E a Coreia do Sul não saiu da pobreza em função de uma ditadura? Entre o final dos anos 1950 e meados dos 1980 a CS não era uma democracia. Não há nada de “doença mental” nisso, é a só a história.

Adriano Madureira

Algumas pessoas não se informam e quando outros fazem tal afirmação,acham que é piada…

Carlos Campos

mas ele não mentiu, e sim uma ditad@ra de Direita é melhor do que uma de esquerd@, Singapura também era assim, o Japão foi uma democracia de faz de conta por uns tempos também, Taiwan foi por um tempo, até 90 eu acho.

Nascimento

Debochou debochou e não falou nada com nada.

Houve sim países que se desenvolveram em ditaduras. China, Chile, Taiwan, Singapura e Coreia do Sul, também temos as monarquias absolutistas do golfo pérsico. A própria russa do Pudim… Ops, Putin se desenvolveu desse jeito.

Não tenho tempo pra tanta lenga lenga. Vai gritar “ixtadu democraticu di direitu” no twitter e pare de responder os demais com comentários tão clichês e patéticos.

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
A6Mzero

Não exatamente a Coreia do Sul era um país pobre sob o governos de Park Chung-hee e mesmo após a redemocratização seu PIB era muito menor que o brasileiro no período, menor que o mexicano e menor que muitas nações consideradas subdesenvolvidas na época. Claro houve um crescimento durante seu governo baseado em um programa de industrialização similar ao japonês pós 2 Guerra, mas também houver um agravamento na concentração de renda e pobreza ainda era persistente entre a população. O legado do período é ainda discutido e seus reflexos ainda são sentidos, os investimentos do período foi o permitiu… Read more »

Adriano Madureira

Outro país bastante desenvolvido onde o regime era ditatorial era a Cidade-estado de Singapura…

lá há um milionário para cada 35 habitantes.

E militarmente eles são bem equipados.

comment image

comment image

Adriano Madureira

Eu gosto muito de séries sul-coreanas,são divertidas..

Antropólogo

Eu curto as atrizes sul coreanas também!

Carlos Campos

já vi algumas, e eram bem dirigidas.

Adriano Madureira

Eu assisti uma série sul-coreana e gostei muito… Fiquei preso a série.

Eles não precisam apelar para sexualidade ou violência para fazer o espectador colar na série.

Assim como os chineses, assisti uma série deles muito boa, posso dizer que era uma malhação chinesa por assim dizer, que mostrava um grupo de amigos adolescentes, suas desilusões amorosas, rumo ao caminho para a universidade e para a vida profissional, muito legal, mesmo sem algum tipo de malícia para fisgar audiência.

Estou assistindo uma chamada Kingdon, muito boa também

Pablo

PS:
Na ultima semana,o Kc 390 fez seu primeiro vôo para a estação Antártica brasileira.

Jefferson Ferreira

Parece que não foram só os chinas que tiveram acesso ao projeto do f35…

Vítor

Esse caça só não é de 5º Geração por não ter a baia Interna?

Steel Wing

supercruise, coberura ram

DSC

Ele não é de 5ª geração porque não tem RCS de 5ª geração, não tem Closed Loop Fusion de dados/sensores, não tem data link LPI/LPD direcional, nem sistemas de ECM com elevada ERP (Effective Radiated Power), etc, etc…

Thiago A.

A intenção é fazer o caça avançar gradativamente para a 5° geração. Atualmente o RCS dele è próximo ao do Rafale .
A previsão é agregar sempre mais tecnologias e refinar suas capacidades a cada tranche e que no Block 3 sejam entregues de fato todas as características de um caça de 5° g, possivelmente até tecnologias que estão em desenvolvimento para a 6° geração.

Carlos Campos

Próximo ao do Rafale? não seria menor

Joe

Até o presente momento, comprovadamente, só os americanos possuem cacas de quinta geração. O resto é remendo e tentativa.

Bueno

 Bom saber que os motores (GE) F414 é o mesmo usado nos F/A-18E/F Super Hornet e F-39E/F Gripen.
isto significa segurança na operação do Gripen FAB ,  Teremos motores e suporte técnico ao longo da vida operacional da frota da FAB.
Se… Seeee, se surgir interesse em um bimotor para FAB ou Marinha tem ai o KF-21 Boramae .. um caminho natrual para um 5ºG dos pobres

DSC

O F414 será também o motor do Tejas Mk2. Pelo menos inicialmente.

Bueno

Bom d+!!

Sabe dizer se os “Novos” F16 Sairão com o F414 ?

DSC

Bueno,
não.
Isso jamais acontecerá.
O F414 é demasiado pequeno e fraco para o F-16.

O F-16 só pode usar o F110 da GE ou o F100 da PW. A escolha é do cliente.

Last edited 1 ano atrás by DSC
Bueno

Valeu !
e eu achando que o F414 era compatível em tamanho e potencia para a célula do F6

Carlos Campos

acho que um 5G dos pobres seria o J31/35

Bueno

Pode ser. Podemos dizer que são conceito aerodinâmico slim?
São lindos! Todos..
 
Eu acho que o Turco supera e será o patinho feio da turma

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Jagdverband#44

E o gordinho do norte voando Mig 21 …

Silvano

Mas ele tem o botão. Isso basta e sobra. Ninguém fala grosso com ele.

Maurício.

Falar grosso até falam, mas não passa disso, quem tem, tem medo.

Jefferson Henrique

Que capacidade a FAB e a Industria Aeronáutica Brasileira teria hoje para produzir ou começar a estudar a produção de um caça de 5ª Geração?

Zorann

Para se produzir uma aeronave de caça, de qualquer geração, há de se ter demanda para que o preço final do produto seja aceitável. Para uma FAB que pretende ter apenas 66 Gripens, que devem ser usados por 30 anos, onde está a demanda? A demanda não existe. Quanto à capacidade industrial, muito teria de ser feito, pesquisado, gasto, para se dar conta de uma empreitada destas. A possibilidade mais concreta seria o desenvolvimento participando de algum consórcio, onde cada participante responde por uma parte do projeto e os países participantes juntos, geram a demanda necessária para preços aceitáveis. Minha… Read more »

Jefferson Ferreira

Hoje, nenhuma! Amanhã, também!

Angelo

F 35 twin????

Marcelo

Fuselagem furtiva com avionica (recheio eletrônico) comparado com f-16 block 72 !!!
Para quem so comprava produto pronto americano ate pouco tempo ja é uma evolução sem precedente!!!!
Parabéns aos coreanos !!!!

Maurício.

Eu sempre achei que esse caça não teria futuro e que não passaria da fase de protótipo mas acho que vou queimar a língua!
Quanto a aparência, se fosse chinês teria vários comentários dizendo que é cópia e blá blá blá, mas como é coreano…🤫

Luiz Trindade

Quanto mais os tambores rugem na Ásia mais a Coréia do Sul e Japão se preparam.

Steel Wing

Era melhor o Brasil ter embarcado no kf-21 do que no gripen

Kemen

Esse ai não é copia não ? Não é porque não é chines. kkkkkkkk
Americano sai sempre na frente, não tem outra, chora mundo… que copiam tudo deles.

Adriano Madureira

Qualquer país e força aérea no mundo, certamente iria gostar muito de ter um “F-22” made in South Korea, mesmo sendo um stealth decorativo…

comment image

Sul-Coreanos tem uma indústria militar que não fica atrás de nenhuma.

comment image

comment image

Cheonryong: South Korea’s New Air Launched Cruise Missile

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Adriano Madureira

Ontem assisti um vídeo no YouTube, desses dos muitos que falam em defesa e vi como nós muitas vezes somos bombardeados com vídeos caça -likes… O vídeo, não sei qual o nome do canal, um onde o narrador chama todos de “patriotas”, dizendo que a força aérea está interessada em adquirir aeronaves para serem operadas para servir de apoio ao Gripen, aeronaves essas que seriam o sul-coreano KF-21, o M346 da Leonardo, uma aeronave turca e a cereja do bolo: A aeronave F-15 C/D que estão armazenadas no deserto norte-americano Infelizmente além de desinformar, ainda ilude muita gente que realmente… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

S* Post do Dia..

 KF-21 Boramae – na minha terra vai ser o Boramainha

Não resisti..

Carlos Campos

A CS seguiu o que eu defendo para o Brasil, usar o que já tem e desenvolver uma parte, o radar, o sistema EW, e o que se puder mais fazer aqui, a fuselagem seria adquirida de fora ou comprada a licença de produção, assim nos deteríamos em pontos chave ao mesmo tempo que economizamos dinheiro, se não fizermos nada parecido a ToT do Gripen pelo menos para fins militares já era,,,, antes que venham falar que não dá, dá sim, o F15X não usa os mesmos aviônicos de quando teve a versão A, mesma coisa F16, o F35 de… Read more »

Sérgio Luís

Olha aí o “me engana que eu gosto”

Diego Tarses Cardoso

Caramba, parece um xérox do F-22, só muda o desenho dos motores.