Acompanhe, neste vídeo, dois helicópteros russos tentando desesperadamente escapar da ameaça de mísseis antiaéreos do tipo Manpads, manobrando e lançando flares. As imagens, segundo fontes ucranianas, foram captadas por drone.

As informações disponíveis dão conta de que o evento ocorreu no dia 21 de abril, na província de Zaporizhzhia, e que um dos helicópteros é alegadamente do tipo Ka-52 e o outro, um Mil Mi-8/17. Ambos voam a baixa altitude e são abatidos, o segundo deles após manobrar em várias direções sobre a zona de combate e, provavelmente, esgotar seus flares.

Mais detalhes nas legendas do vídeo.

Subscribe
Notify of
guest

156 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RenanZ

Ha quem dirá que o vídeo é Fake, aguardem……

Joe

Casemiro Kings.

Alexandre Cardoso

Casemiro Kings e sei lá qtos fakes ele têm …

Maurício.

Eu sempre achei o Antoniokings um sujeito persistente, eu admirava a sua calma em responder aos seus desafetos, tinha um pessoal que até mandava ele parar de comentar e o seu principal desafeto, o HMS Tireless (que também usa vários nicks) queria até o banimento dele da trilogia.
Mas, com essa guerra na Ucrânia e com a retirada das tropas de Kiev, mais o afundamento do navio russo, ele não suportou, foi vencido pelas trapalhadas russas nessa guerra, foi muita pressão…😂
Agora ele comenta como “Casemiro” e até nega seu antigo e clássico Nick de Antoniokings.

Andrigo

Acho que o Kings afundou junto com o Moskva!

Nelson Junior

Creio que o “Casemiro” também já não está mais entre nós… Agora é carcara_br
E vai ter muito para mudar ainda, pois as besteiras que os Russos estão fazendo são muitas

Maurício.

O “carcara_br” já é um usuário antigo da trilogia, ele não é o Antoniokings, ele só tem um pensamento semelhante ao do kings, até porque não é todo mundo que acha os “EUA o salvador do mundo ocidental” como alguns pregam por aí…

Mauro Cambuquira

Usuário antigo. Eu por exemplo estou aqui desde o início da Trilogia. Quem não conhece a filosofia da Trilogia tenta fazer aqui um Facebook.

Hank Voight

Muita pressão foi boa amigo Maurício! Segundo consta essa foto do Toinho da Lua Xings foi tirada logo após ele saber da notícia do afundamento do Moskva

Maurício.

HMS Tireless, ele já andava meio sumido até antes do navio russo afundar, acho que o afundamento foi a gota d’água, por mim, você e ele poderiam continuar com seus nicks clássicos, eu considero o Antoniokings um cara inteligente, você também é, mas vocês preferem ficar nessa ladainha de torcidas e pseudônimos que não leva a lugar nenhum.

Maurício.

Errado você não está.

Jorge Knoll
  • Alguém no Palácio do Planalto dirá que é # fake news
Rui Chapéu

Confessou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ieahioeahoieahioaehaeiohoae

A única dúvida que eu tenho é: Vcs são pagos pra isso ou fazem por amor a uma ideologia fracassada?

E se recebem, quanto te pagam? Dependendo do valor eu entro nessa de falar mal do ocidente tb

Marcos10

Talvez seja estratégia russa. Deixam os ucranianos destruírem um monte de helicópteros, aviões, blindados, caminhões, matarem milhares de soldados russos, afundarem ou danificarem navios, tudo para deixar que os ucranianos achem que estão se contrapondo. Assim foi em Kiev.

Nonato

Exatamente.
Assim a Ucrânia aque está ganhando e faz logo um acordo de paz, aceitando não entrar para a Otan e admitindo que Moscou é realmente a capital da Russia.

Luiz

O que ta determinando essa guerra são as forças terrestres. A Rússia tá avançando por terra todos dos dias na Ucrânia.

Jorge Knoll
  • Alguém no Palácio do Planalto dirá que é # fake news
Adriano RA

Helicópteros? Só no primeiro dia de combate. Assim que a galera chegar ao paiol e espalhar os Manpads pela região, um abraço. É a era dos drones.

Rafael Gustavo de Oliveira

Falando em manpad, acho que os igla que o Brasil comprou foi pro beleleu junto com os AH-2 Sabre com essa guerra , pode abrir licitação que equipamento Russo aqui não entrará mais não.

Mgtow

Pode até não ser fake.
Mas convenhamos, em nada muda o curso da operação russa. Para cada equipamento russo que supostamente os ukranazi conseguem atingir milhares de equipamento ucraniano deixam de existir. Inclusive todos os equipamentos enviados pela OTAN que não conseguem nem ser descarregados no depósito e ja viram sucata com kalibr na fuça hehehe
Não adianta potencializar parcos alvos que os ucranianos atingem. Porque a realidade é triste para eles e seus financiadores

Last edited 1 ano atrás by Mgtow
Flanker

Sério que tu acredita nisso? Todos ucranianos são nazistas? Para cada perda russa, há milhares de perdas ucranianas? Todos os equipamentos enviados pela OTAN são destruídos ainda no transporte? Em que mundo tu vive???

Marcos10

Pergunta: se o helicóptero tivesse pousado, ainda assim seria possível atingir o mesmo?

glasquis 7

Sim. É só o míssil estar travado no alvo que seguiria até ele pelo calor.

Heinz Guderian

Ai era só usar o Stugna-P e mandar pros “ares” literalmente rs

Nicolas_SS

..

Last edited 1 ano atrás by Nicolas_SS
Palpiteiro

Se acerta eu não sei, mas se der bobeira em solo vai ser tratorado.

Nelson Junior

Pergunta 2: E se ele ganhasse altitude não seria mais fácil sair do alcance do Ingla ?

Jacinto

O teto do Igla é 3,5km; o helicóptero não conseguiria alcançar esta altitude antes de ser atingido.

sergio

Ao tentar ganhar altitude vc perde energia, facilitando ainda mais a vida do míssil, a manobra ta correta ou vc faz zig zag, ou mergulha, pra ganhar mais energia e manobrar melhor, o que acho errado e ele em manobra fazer uma curva e acabar onde começou tentando escapar, ao invés de manobrando em frente e sair da região.

Kira

Kings?

Nick

Não entendi as manobras evasivas. Porque não tentou fugir da linha de visada em linha reta?? O mais rápido possível? O piloto parecia perdido fazendo essas manobras que se mostraram insuficientes para evitar o missil.

Nonato

Barata tonta.
Acredito que nunca se sabe onde estará o próximo míssil.
Por isso não existe um local certo para fugir.
É importante as forças armadas ucranianas se espalharem bastante para reduzir o risco de ataques.
É mais fácil atacar 500 soldados juntos do que separados.

Nicolas_SS

A velocidade do míssil é mais de 2.000km/h, até para um Super Tucano seria uma frango abatido, imagina um botijão voador russo a míseros 315km/h (na velocidade máxima).

Nelson Junior

Os Helis ficaram bastante tempo lançando Flers… Acho que se eles tivessem a toda velocidade ganhando o máximo de altitude, poderiam sair do raio de alcance dos Ingla

Alecs

Culpa das vodkas que ele tomou antes da missão!

Reinaldo Deprera

Tem tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que deixar a proa certa não é no automático, ele tem que tomar decisão com base na consciência situacional, então, não é automático; sem falar que ele tinha que fazer uma curva longa para não diminuir a velocidade.

Thom

Surreal assistir essas imagens.
Dar até uma aflição para ver qual o momento do abate.

Magno

Engraçado que não colocam a quantidade de meios ucranianos que foram destruídos, somente as perdas russas.

Marcos10

As perdas ucranianas são crianças, velhos e mulheres.

sergio

Mais 23k em tropas, entre 80% e 90% de veículos de combate 90% da forca aérea, segundo relatório do ministério da defesa russo emitido hoje 25/04

Rui Chapéu

Quando sai o relatório do coelinho da pascoa e do papai noel?

Alexandre Cardoso

O relatório do Papai Noel e do coelho da Páscoa já foram enviados mas o Kremlim, disse que são falsos …

Vanderson

Tem que prova, para os pro Russos acreditarem.

glasquis 7

São as que importam. Sabemos que as perdas ucranianas são extensas mas, as russas também estão sendo e bem acima do esperado.

Quando o gato pega o rato, o achamos um evento trivial mas, quando o rato pega o gato aí sim pra nos é notícia.

Denis

Quando o gato pega o rato, o achamos um evento trivial mas, quando o rato pega o gato aí sim pra nos é notícia”.

Irretocável, Glasquis.

sergio

Eu não sei, os Russos são famosos por sofrerem pesadas baixas em combate, e serem bem violentos nas ofensivas, vide a Chechenia, Georgia, agora aqui na Ucrânia todos esperavam um banho de sangue, mais surpreendentemente estão bem comedidos.

Rodrigo Martins Ferreira

Não velho… estão tomando um couro mesmo

Maurício.

A Ucrânia não vai dizer o que perdeu, a Ucrânia não é uma democracia plena, por mais que alguns achem que sim, o que eles dizem que perderam não dá para confiar muito, já o lado russo é uma ditadura, portanto não dá para confiar nos números apresentados, e as mídias dos outros países geralmente consideram a Rússia um país inimigo, portanto, vão mencionar apenas as perdas do lado russo, sem contar que o invasor é a Rússia, por isso que dá a impressão que apenas o lado russo sofre perdas. Tem um site que o pessoal geralmente posta aí… Read more »

PACRF

“As mídias dos outros países geralmente consideram a Rússia um país inimigo”. Permita-me divergir. A Rússia estava indo muito bem, fazia parte até do G7, que na verdade durante um tempo foi G8, até a anexação da Crimeia sem nenhuma justificativa. Depois disso foi expulsa do G8, começando a ficar isolada de novo. Agora, depois da agressão à Ucrânia, o que esperar da “mídia de outros países”? Elogios e apoio?

Thiago A.

E no obstante a anexação da Criméia, que forçou a França a suspender a venda dos Mistral, Macron anos depois fazia declarações sobre a Rússia de como fosse profundamente européia, que desejava uma grande Europa “que vai de Lisboa a Vladivostok“ Autoridades alemães trabalhavam e o apoiavam o retorno da Rússia ao G8. Recentemente até um almirante alemão declarou que seria um erro afastar a Rússia e deixá-la à mercê e deriva dos chineses. Não é avaliação estratégica de Washington, evidentemente essa parece preferir fechar de vez essa pasta, aproveitar a oportunidade e exuberância do Putin e fechar os portões… Read more »

Maurício.

PACRF, a Rússia sempre foi considerada um inimigo, a prova disso é a existência da própria OTAN, se não considerassem a Rússia um inimigo não teria motivos para a OTAN ainda existir, e é o mesmo caso da China, a China também é considerada um país inimigo, é uma potência que ameaça os planos militares e econômicos de outros países.

“Agora, depois da agressão à Ucrânia, o que esperar da “mídia de outros países”? Elogios e apoio?”

A resposta eu já dei no meu outro comentário, basta você ler novamente.

PACRF

A Rússia não estava sendo ameaçada por ninguém. A OTAN cresceu por uma razão muito simples: evitar mais uma guerra no Velho Continente. Se todos são “amigos”, por que irão brigar entre si? O que aconteceu com a Rússia foi motivado por inveja, pois não desejava ver um país, que um dia foi seu, florescer, se desenvolver e se democratizar. O “bem estar” dos ucranianos estava aborrecendo e muito a “nomenklatura” russa. Vai que essa moda de direitos individuais, democracia, bem estar e desenvolvimento econômico atravessa a fronteira a contamina a galera do lado de cá.

Last edited 1 ano atrás by PACRF
Guilherme Leite

Acredito que o foco seja a utilização de meios baratos para se contrapor a um país invasor, essa guerra está mostrando a efetividade que as armas portáteis têm..

Lembro-me que a Venezuela tem uma defesa anti aérea em camada, com milhares de armas anti aéreas portáteis, é um país falido mas que já tinha essa visão de defesa contra um inimigo mais forte.

Inimigo do Estado

É simples, a Ucrânia já não tem mais nada para perder, todas as armas pesadas já foram para o saco, só restando as portáteis como MANPADS e ATGMs.

Salim

Tem varios videos mostrando ataque de artilharia , helicopteros drones ucranianos. Analisando fatos, a russia atolou,nao sai lugar, provavelmente mostra que a ucrania consegue se defender razoavelmente bem. As perdas mostram exatamente isto. Ate o ataque aleatorio em centros urbanos mostram um certo desespero russo e a falta de qualidade de seu equipamento.

PACRF

E mesmo assim tem conseguido se defender. Isso pode ser resumido em uma única palavra: MOTIVAÇÃO. Fico imaginando o desespero dos tripulantes desses dois helicópteros, sabendo que seriam derrubados a qualquer momento.

Rodrigo Martins Ferreira

E todas as russas que estão sendo destruídas, são pq o russo cai sem querer no botão de auto-destruição e o soldado se suicida logo em seguida.

Palpiteiro

Esses Flares atrapalham os mísseis, mas por outro lado deve ajudar a acompanhar a localização visual da aeronave.

Bosco

Esse é o problema de não se ter um sistema mais aperfeiçoado de detecção de aproximação de mísseis. O jeito é lançar flares aleatoriamente e com isso uma hora eles acabam.
O ideal é ter sistemas capazes de detectar os mísseis e disparar os flares de modo reativo.

Bosco

Carcara,
Portátil não tem não. Só mísseis como o SM-6 ou o 40N6 que operam de forma cooperativa, que eu saiba.
Mas o terreno é plano. Acho que estava na linha de visão sim. O seeker é muito sensível e detectou o helicóptero mesmo perto do chão muito provavelmente porque lá tá mais frio. Aumenta o contraste e dá pro seeker “ver” o alvo perfeitamente que tá igual uma tocha emitindo radiação na faixa IV.

Rodrigo Martins Ferreira

Os Russos tem dificuldade em operar a noite, o que seria o ideal neste terreno plano. Dizem que o Ka52 possui sensores térmicos modernos e a tripulação possui NVG. O que eu tenho entendido, é que as tripulações russas não estão habilitadas para voarem a noite, por uma questão simples.. O grosso da infantaria russa, não está qualificada para operações noturnas, a maioria n possuem NVG e as armas estão apenas com as miras de ferro normais. Como na doutrina russa a principal função da aviação é dar cobertura ao pessoal de solo, faz até sentido eles voarem pouco a… Read more »

Flanker

Bem observado, Rodrigo.

Palpiteiro

Não dá pra saber quantos sistemas de defesa estavam esperando e onde? Interessante o drone poder auxiliar as forças em terra. Esse uso intensivo de drones deve forçar a reformulação de muitas instruções operacionais.

MArcos

Com as fotos divulgadas dos diversos abates do Ka52 (12 no total), se o número de unidades adquiridas (fonte Wiki) foi de 127 e com os acidentes que já ocorreram antes da Ukr, uma ou duas perdas na Syria , a frota a mão era de 120.
Se uma força aérea rica consegue ter 70% de disponibilidade, a Rússia tinha 84 aeronaves para combate. Em 60 dias a Ru perdeu 14% de sua frota disponível.

Denis

As fábricas de equipamento de defesa russas estão inteiras só na infraestrutura. Algumas delas estão praticamente fechadas por falta de matéria-prima e componentes.

Luiz

Fonte dessa informação? As fábricas russas de helicópteros são autossuficientes. Hj mesmo entregaram 2 helicópteros a Mali.

Marcos

Mas há muitas perdas da UKr. Só que poucos helicópteros. O oryx é uma Fonte séria e está lá, Qdo há uma foto de uma perda da Ukraine isso é divulgado. Tanto que o ratio que era 3,7 caiu para 3,51- ainda que fvr da Ukr. Mesmo com 10 ou 15% de dupla contagem, os números ainda favorecem a Ukraine. Qto a produção de novos Ka52 não sei a cadência de produção, qto eles tem de material estocado, etc.Independente disso, a Ru não tem como vencer as restrições econômicas. Ao escolher um produto exclui-se o outro. Não há como produzir… Read more »

Eric

Defesa reativa com flares a partir de um helicóptero acho praticamente suicídio quando se tratar de combate à curta distância. Se muito, o míssil alcança o alvo em apenas 2 segundos, tempo insuficiente para qualquer medida defensiva segura. Nesses casos, a baixa velocidade do helicóptero é uma desvantagem imensa, o que o torna um alvo muito vulnerável. Me parece que os tripulantes não faziam ideia de onde viria a ameaça, por isso agiram de forma preventiva com os flares e a baixíssima altitude, reduzindo sua exposição visual a pontos no solo ao máximo.

Pablo Maroka

Mais um “passeio no parque” da Ucrania sobre a Russia

Alejandro Pérez

Helikopterovski rusóvski kaput!

Heinz Guderian

Estratégia inteligente, primeiro abateram o Ka-52 que é um monstro e poderia caçar os lançadores, depois esperaram os flares do segundo se esgotar até disparar novamente.

Satyricon

Sangue frio do operador Ucraniano, para desespero das tripulações russas.
Continua o desgaste da máquina de guerra russa, que já restringe suas operações em diversos setores.
Conquistar é uma coisa, manter é outra, bem diferente.
Segue o baile

MArcos

Há um outro vídeo (outro evento) mostrando um Mil -17 (ou 8) sendo acompanhado por um Ka-52. Eles estavam fzdo um Resgate. Qto a esse vídeo, há uma versão com a imagem mais aproximada. Pensei que o 1 abatido foi o Mil-8 e esse era o Ka-52. Nesse mesmo dia também teve a imagem de um avião abatido e 2 paraquedas descendo . Total -quiçá – 70 milhões de dólares de prejuízo.

Segio

Será que foi stinger ou o polonês piorun?

Segio

Os Helicópteros abatidos.

Jadson S. Cabral

Confira você mesmo. Detalhe que dentro de um dos módulos que restaram tem até um rato https://www.youtube.com/watch?v=z7G8RKJBH1w&list=LL&index=30

Flanker

Eu acredito que o primeiro abatido, mostrado no vídeo deste tópico, é um Ka-52. Entretanto, o vídeo do YT do link que você colocou, apesar de também ser um KA-52, não e o mesmo do vídeo do tópico. Observe que no vídeo do YT, a aeronave foi destruída sobre uma pista de concreto, enquanto que no vídeo da matéria que estamos comentando, a aeronave aparece abatida e em chamas sobre um campo.

Felipe

Igla…está no video.

Guilherme Leite

Notei que a maioria das vezes eles utilizam o Igla, eles tinham em grande quantidade ? Qual é o melhor ?

Maurício.

Foi um Igla, e pela imagem é um antigo 9k310 igla-1.

Alois

Para as tripulações dos helicópteros deve ser terrível pois a morte é quase certa, sem chance de meios de escape, rente ao solo, é muito rápido.

Alessandro

Tbm esses russos querem atacar de DIA sem sistemas adequados de detecção de mísseis.
Só falta colar nos helicópteros um alvo bem grande e a frase: “ataque aqui.”

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Bosco

Numa região infestado de manpads o Ka-52 em não tendo sistema defensivo mais sofisticado devia mesmo atacar de noite porque ele tem sensores de imagem térmica e poderia se ocultar na escuridão.
A menos, é claro , que a missão tivesse mesmo que ser naquele momento, como por exemplo dar apoio a uma tropa em apuros ou de C-SAR.

Alessandro

Tropas russas em apuros? Jamais!! rsrs…

JSilva

Onde estão os drones russos? Voar desse jeito parece uma grande desvantagem, lembram caças voando sobre vários sítios SAM…

Last edited 1 ano atrás by JSilva
Heinz Guderian

Os Drones russos estão operando, mas um drone não pode levar a quantidade de foguetes e mísseis que um KA-52 leva.

JSilva

Na verdade minha pergunta foi no sentido de saber onde estão os drones para cumprir funções semelhantes à do drone ucraniano que gravou isso, para identificar onde estão as ameaças e coordenar os helicópteros de ataque.

Nicolas_SS

Claramente é um vídeo manipulado com efeitos especiais! Até meu PS2 tem gráficos melhores. No aguardo para o especialista Casemiro e Carcara.

Alecs

É… Dava pra ouvir os peidos da tripulação depois que os flares acabaram. Era você jogando no PS2 depois de comer batata doce e repolho?

Bosco

Ele foi irônico.

Alecs

Eu sei, Bosco. Também estava sendo irônico e debochado. Peço desculpa se me expressei mal, prezado Nicolas_SS.

Eromaster

Ontem e anteontem, a Rússia abateu 2 aviões cargueiros que foi buscar armas na UE e não vi nenhuma matéria sobre isso. A mídia em geral se calaram.
Tem fotos e vídeos nas redes sociais sobre isso.
Quando é perda Russa, parece que o pessoal tem tesão maior em divulgar.
Em guerra, sempre haverá perdas, seja no lado Russo, ou o lado Ucraniano. Porém, a perda no lado Ucraniano é muito maior em equipamentos,soldados e perda territorial.

Last edited 1 ano atrás by Eromaster
George

Vai pautar o site agora?

Reinaldo Deprera

Tem alguma coisa te impedindo de enviar os links aqui para nós?

Putinik da Silva

Poderia postar alguma fonte desses abates?

Marcos

Um An-26, dia 220/4 e essa está documentada e fotografada.
Qual foi a segunda aeronave?

Eromaster
Rogério Loureiro Dhiério

Tem provas de:

Sites fidedignos que corroboram com suas afirmações?
Tem fotos, datadas de acordo com sua afirmação e mostram claramente que tais aeronaves caíram?
Tem matrículas das aeronaves com provas cabais de seus abatimentos?
Tem notícias de pilotos, parentes de pilotos dizendo que foram realmente abatidos?

NÃO TEM NADA DISSO?

ENTÃO, NÃO ME VENHA COM CHURUMELAS……

Eromaster
Flanker

No vídeo do teu link, aparece um An-26 com o motor esquerdo em chamas. Só isso. De onde saiu a informação de que foi abatido por russos e de que estaria carregada de armas fornecidas por países da UE?

Ivo

Imagens impressionantes. Os helicópteros não tinham muito o que fazer. O Mi17 usou uma estratégia de fuga até que certa, se afastou do inimigo manobrando para dificultar a detecção. No meu ponto de vista, ele só não escapou por que o terreno favoreceu o atacante, o Mi não tinha onde se esconder.

Henrique

Pois o que me chama a atenção nesse conflito é que sempre há uma propaganda dos “Alligators” e “Night Hunters” de capacidade de operações noturnas com infravermelho etc.. etc.. e ao mesmo tempo utilizam esses meios em terreno aberto e durante o dia onde podem ser engajados mais facilmente por Manpads.
Acho que se aplicassem seus melhores meios em operações noturnas teriam menos baixas como essas filmadas….

André

Maravilha

Reinaldo Deprera

Só um detalhe. Vídeos de abates de helicópteros russos são diários. Ontem mesmo além desse vídeo tiveram pelo menos mais 1 vídeo de abate de helicóptero.
O que chama atenção nesse vídeo é a qualidade, sobretudo para analisar o segundo abate. São dois 2 drones filmando a uma altitude bem maior e usando pouco ou nenhum zoom.

Reinaldo Deprera

OFFTOPIC: Sobre os ataques de ontem a depósitos de combustível dentro da rússia.

De todas as notícias sobre envio de armamentos, as que são mais sensíveis e portanto sofrem mais atraso e são menos detalhadas, são as notícias de envio de aeronaves.
A força aérea ucraniana nunca parou de voar mas não podem utilizar bases convencionais. Ao que tudo indica estão usando o sistema rodoviário ucraniano.

Na minha opinião os MIG-29 poloneses não só foram enviados a pelo menos 2 semanas, como já estão todos voando com a força aérea ucraniana.

Putinik da Silva

Mais um Su-34 ou Su-30 mostrando sua supermanobrabilidade, agora na região de Kharkiv.

https://twitter.com/stoa1984/status/1518548166077001728?s=21&t=1Wwk2nqetOKA41t89PO42A

Palpiteiro

Parece que não foi suficiente para proteger os seus ativos.

https://www.thesun.co.uk/news/18362953/russia-oil-depot-explosion-fire-ukraine/

Flanker

Foi pra chon!!

Heinz Guderian

Eu vi esse vídeo, parece que o SU-34 lançou um míssel guiado (n sei se acertou o alvo), logo depois ele foi abatido.

Rodrigo Martins Ferreira

Eles estavam filmando Top Gunski. Esta é a cena que o Goosevich vai pro saco.

Satyricon

Manobrabilidade de rocha

Reinaldo Deprera

Pouso vertical no estilo asa rotativa, só o Sukhoi faz. Viva o Urso!

Rogério Loureiro Dhiério

Não tinha um tal de sistema “PRESIDENT S”, se não estou enganado, que seria o salvador dos Helis Russos?

BOSCO….Cadê você?

Ajuda ai.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Bosco

rrsss

Rodrigo Martins Ferreira

Off Topic

https://idrw.org/fgfa-why-5th-gen-jv-with-russia-was-rotten-from-the-start/?fbclid=IwAR2T8tMFEOhoM6u7BJFPtSqQHPa_oUetcZ5o1w6yzObaLs06m7X2KX4oyns

Não eram só os americanos que embargavam ? Que deveríamos fechar com os russos que a ToT seria absoluta ?

Bom.. para os parças indianos não foi bem assim.

Maurício.

Esse negócio de tot absoluta simplesmente não existe, ainda mais vindo de EUA e Rússia, tem um pessoal iludido achando isso da Suécia no caso do Gripen, ou você estuda e investe em pesquisa e tecnologia ou você vive iludido achando que “parças” como americanos, russos, franceses, suecos ou seja lá quem for vão transferir algo de valor para nós.

Rodrigo Martins Ferreira

É óbvio que não existe…

Massssss

Eu vi um monte de gente aqui e na imprensa iXpecializada que entende tanto de software quanto eu entendo de neurocirurgia dizendo o inverso e me chamando de troll.

Ai eu peço o CV do cara e não responde…

Um monte de aspones, pensadores, filósofos, jornalistas e etc..

Só gente “qualificada” para discutir sobre tecnologia.

A questão n era de tecnologia, era de liberdade para fazer alterações no software para integrar novas armas, sensores(como se todo ano no lançassem novas armas e sensores brasileiro, mas deixa pra lá) e bancadas de teste…bastava isto..

Andre

Desde o começo os indianos diziam que o su-57 não entregava tudo o que prometia. Nesse artigo, mais uma vez, os indianos dizem que ele não era tão furtivo quanto gostariam, que os russos focaram mais na manobralidade do que na furtividade.

Estamos vendo os supermanobraveis indo para o chão.

Maurício.

“Estamos vendo os supermanobraveis indo para o chão.”

São coisas diferentes, estão indo para o chão porque insistem em voar baixo feito um bando de amadores, não estão indo para o chão porque estão sendo abatidos por algum caça inimigo.

Rodrigo Martins Ferreira

Conseguir se evadir do SDI faz parte do pacote necessário de sistemas de um avião de combate…

E a Supermanobrabilidade é um dos fatores..se o perde muita altitude depois e n da tempo de recuperar é um outro problema

Maurício.

Na há supermanobrabilidade que resista a um manpads lançado a reima-roupa, esses dias eu vi um helicóptero russo, acho que era um Mi-24, levou um manpads bem na “fuça” não teve tempo nem de pensar de onde o manpads veio.

Rodrigo Martins Ferreira

Só os helicópteros russos mais modernos tem MAWS…

O Mi24 eu acho muito difícil ter.

Satyricon

Os indianos perceberam que o Su-57 é uma plataforma de 5a geração com aviônicos de 4,5G. Toda a suíte eletrônica é um aprimoramento do Su-35 pois, apesar das 5 antenas de radar, os sistemas ainda não estão completamente integrados. São “promessas” futuras, assim como seus novos motores, radares, etc
Pularam fora, na hora certa, pois o desenvolvimento desse, agora, vai enfrentar sérios obstáculos.

Jacinto

Olha, os Japoneses colocaram radares AESA nos Mitsubishi F-2 (F-16 versão Japão) em 2002. 20 anos depois, os russos ainda não têm radares AESA embarcados. Digam o que quiserem: os russos já estão tecnologicamente defasados porque todo os outros players do mercado de caça (EUA, Europa, Japão, China) já têm radares AESA embarcados. Menos a Rússia.

Lana alves

Que notícia excelente!!! Slava ukraini!

Jacinto

Seria necessário um datalink entre o drone e manpad. Mas não conheço nenhum manpad com datalink.

Antunes 1980

Segundo fontes ucranianas e ocidentais, o número de aeronaves russas abatidas chegou aos 210 (helicópteros, caças, bombardeiros e drones).

Angelo

Parece ter mais flares d q carga bélica….

Maurício.

Era um Mil Mi-8, um helicóptero de transporte, ter carga beliga não é a sua principal função, embora possa ser armado com mísseis e foguetes.

Rodrigo Martins Ferreira

A carga de foguetes não guiados do Hip é absurda…

Maurício.

É absurda mas o helicóptero é um “monstrengo”, não foi feito para isso, ele pode ser usado para atacar? Pode, mas na minha opinião é mais uma gambiarra do que qualquer outra coisa.

Maurício.

*bélica 🤦🏻‍♂️

Angelo

Obg pela info.

Antunes 1980

Alguém sabe o alcance efetivo destes MANPADS?

No vídeo os helicópteros são atingidos a uma grande distância.

_RR_

Normalmente, os V-SHORADS de ombro cobrem a faixa dos 3000 metros, com alcances que orbitam os 5000 metros.

Um caso a parte é o RBS-70, com alcance de 8000 metros e indo até os 5000 metros de altura. Mas é um sistema de pedestal.

Reinaldo Deprera

Vai ser legal ver o comportamento da Frotilha do império russo no Mar Negro quando os Reaper começarem a impor a negação do uso do Mar Negro.

Reinaldo Deprera

Tentei diminuir para flotilha e saiu frotilha. Vai ver que é um “frotilha” mesmo.

Henrique

Ele faz manobras evasivas mas me parece dentro do território inimigo, ele não parece tentar sair do território hostil, talvez estivesse tentando resgatar a tripulação do primeiro helicóptero abatido.

Satyricon

A primeira tripulação foi envolta numa bola de fogo com o impacto. Ninguém sobrevive a isso.

Renato de Mello Machado

Interessante dizer que a Rússia bombardeou várias infraestruturas ferroviárias ucrânianas.Embora aconteçam retaliações ucranianas durante o dia são pequenas olhando o estado em que está o país governado pelo abanador de cauda da Otan.

Andre

É verdade, desde que o ditador russo decidiu invadir a Ucrânia sem que tivesse sido atacado, novamente rasgando o memorando de Budapeste, a situação do país tem ficado muito ruim.

Se não fosse o apoio fornecido pelos países contrários à invasão, o presidente eleito da Ucrânia já teria sido destituído do cargo e a Ucrânia seria novamente uma colônia russa.

Mas a memória dos ucranianos é bem melhor que a dos brasileiros e os horrores do Holomodor uniram o país contra os invasores russos.

Renato de Mello Machado

São não.Eles os ucranianos pelo jeito são piores que nós.

rui mendes

A OTAN não o invadiu, abanador de cauda, mas a guerra de 5 dias, virou atoleiro, o grande red army não se consegue afastar das suas fronteiras, imagina se os Ucranianos tivessem caças, Hélis, MBT’s, ATP 155mm, mrls m270, destroyers, fragatas, submarinos, porta-aviões, porta-helicopteros, LPD’s, mísseis de cruzeiro de lançamento aéreo, mísseis de cruzeiro lançados de fragatas e submarinos, torpedos, baterias de costa anti-navio, Sam’s patriot, mamba aster30, camm er, nasams, VCI Puma, CV-90, M2 Bradley, e por aí fora, o que seria.

Renato de Mello Machado

Não fariam nada pois nesse caso da Ucrânia a Rússia com menos soldados invadiu um país todo fortificado e treinado com a ajuda da Otan.Os EUA,França e Inglaterra tem tudo isso de armas e vivem também de atoleiro em atoleiro.É até pior porque zombam do Moskva mas se esquecem do 11 de setembro.em que muitas pessoas andaram de boa pelo EUA todos confabulando contra e estranhamente o governo dos EUA nada fizeram para deter os ataques as torres do WTC e o Pentágono,Saldo da brincadeira Foram 2.996 mortos (incluindo os desaparecidos, além dos sequestradores) –2.753 só no centro comercial de… Read more »

Gilson Elano

Rapaz, o que um cidadão quer comentar sobre uma guerra, se ele não sabe nem diferenciá-la de um atentando terrorista.
Colega, sugiro você ir chorar pelo seus russos mortos deitado na sua cama. Aproveita e ira pelas suas almas e peça a Deus pra dar o conforto necessário, as mães que perderam seus preciosos filhos.

Satyricon

Abanador de cauda não, Comediante!

Que está dando um baile no enxadrista…

Renato de Mello Machado

Vamos ver.Sem a ajuda das tropas da Otan disfarçadas de FAU já tinha caído há tempos o governo do abanador de cauda.Mas o comediante tá chorando diante das câmeras pedindo arrego para os nazi de azovstal .De enxadrista tem é nada e sim os satélites da Otan passando as coordendas.

Paulo

Adora ver esses lixos russos sucateados caindo feito patos…

José Luiz

O legal das matérias são os comentários, torcida A ou B, calma sem paixões, sem polarização, vamos tentar manter uma análise mais técnica do assunto, até porque se a Guerra batesse a porta a situação nossa iria ser trágica também. Agora eu fico assustado de ver pessoas acreditando cegamente na mídia ocidental, quantas vezes as pessoas foram manipuladas, exemplo a Guerra ao terror de Bush, as armas de destruição em massa que não existiam, era só um pretexto para a invasão do Iraque, etc etc, poderia citar, “N” exemplos, então mais pé é chão é bom, a Rússia está tendo… Read more »

Last edited 1 ano atrás by José Luiz
Renato de Mello Machado

Basta um país vizinho nosso ter armamento que pudesse atingir todas as partes do nosso país para que os apoiadores de qualquer lado mudem de idéia.

Marcos10

Mais um avião abatido. Domínio aéreo por parte dos russos, nenhum.
Russian SU-34 Jet Fighter Flat Spinning After Ukrainian Strike Crashes in the Ground – YouTube

Rafael Gustavo de Oliveira

“Observe que o atirador esperou pacientemente que os flares acabassem”

Se tivesse de RBS-70 não precisava esperar esse circo todo…tudo se resolvia em 10 segundos de vídeo.

Fazemos boas escolhas.

Heinz Guderian

Rs, verdade.

Jrrb.

A guerra de informações continua quente. Foi divulgado que o helicóptero abatido era na verdade um Mi 8 Ucraniano. E muito provavelmente foi abatido por fogo amigo. O vídeo foi divulgado dia 21/04. A informação foi passada nos canais e mídia social VK (russos e Ucranianos).