A Ucrânia recebeu aviões de combate e peças de aeronaves para reforçar sua força aérea diante da invasão da Rússia, disse o Pentágono na terça-feira, negando-se a especificar o número, o tipo de aeronave e sua origem.

As forças ucranianas “agora têm à sua disposição mais caças de asa fixa do que há duas semanas”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, a repórteres.

Ele observou que os Estados Unidos “ajudaram no transbordo de algumas peças de reposição adicionais que ajudaram nas necessidades de suas aeronaves, mas não transportamos a aeronave inteira”.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

194 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eliton

Qual é a lógica de ficar anunciando cada parafuso que eles mandam pra ucrania? Não é mais inteligente deixar os russos descobrir sozinho?

Camargoer.

Caro Eliton. O anúncio tem mais impacto na política interna dos EUA que impacto estratégico ou tático na guerra. Binden levou os EUA a um tipo de guerra fria contra a Russia que será impossível de ser vencida e para a qual não existe saída possível. Nem mesmo a retirada das tropas russas da Ucrãnia servirá para os EUA reduzirem o seu discurso bélico. O apoio dos EUA á Ucrânia tem como cenário a próxima eleição presidencial nos EUA em 2024.

Nonato

Você apoia a Rússia?
Apoia a invasão da Ucrânia?
Acha que Estônia, Polônia e Suécia devem ser atacadas também?

Fabio Jeffer

Cuidado que a Rússia vai atacar o Brasil tbm, junto com a Argentina, o Paraguai, o Suriname.
Comentário mais sem noção

Leandro

Sem noção é quem não enxerga a lógica por trás do comentário dele…

Fernando

Sem noçao é quem acredita nas historias da Carochinha.

Camargoer.

Caro Nonano. Eu apoio o imediato cessar-fogo e o início das negociações diplomáticas. Pensei que isso era bastante claro, mas agradeço a oportunidade de mais uma vez reafirmar isso.

Reinaldo Deprera

Eu também apoio o cessar-fogo assim como outras coisas também que são apoiadas por mim: Saída imediata das tropas russas do território ucraniano Devolução dos territórios finlandeses tomados pela URSS Devolução de São Petersburgo para a Suécia Dissolução do império russo e desmembramento do seu território, sobretudo a porção oriental além dos Urais que precisa ser integrada à Mongólia ou servir para a constituição de um novo país desprovido de ICBM nucleares e protegido pela OTAN; Ou, desmilitarização do império russo, sobretudo os armamentos nucleares Indenização do império russo para a Ucrânia afim de restituir as perdas ecoômicas e indenizar… Read more »

J.Leo

Faça-me rir…

Antonio Palhares

Muito brilhante.
Pode ser um candidato ao premio Nobel desses que o Obama ganhou.
Agora tem que combinar om os russos.

Curiango

Passa Duque!

Fabricio Lustosa

Esse é little bitch COM MUUUUITO ORGULHO!!! Imaginem o q ele apoia na relação Brasil-EUA: Que os brasileiros sequer usem cinto para facilitar baixar as calças quando os magnânimos quiserem. Do exato jeito que ele faz.

ALISON

Devia ter enumerado os territórios que os EUA anexou ao longo do tempo tb né…

Felipe

Só depois que os EUA devolverem o Texas e a California para o Mexico

Eduardo Castro

Vão precisar devolver os dólares pagos ao México, corrigidos, já que eles assinaram uma compra e venda, aliás quais países foram anexados pelos EUA, não me lembro de nenhum, mas posso não saber.

Fernando

Kkkkkkkkkk apoia tambem a Anita pra CNBB?

Gerson Carvalho

Yo No KU Yen?

Curiango

Eu apoio a parte provocada

sergio

Eu acho que esses envios de armamentos já estão impunes por muito tempo.

Francisco Vieira

E se ele disser que apoia, você fará o quê?

Vinicius Momesso

Essa “nova” Guerra Fria não mais será entre OTAN e Russia, mas entre OTAN e Rússia/China(BRICS???).

Carlos Campos

se o Partido do Modi continuar governando a India, acho que pode vir aí sim vir os Brics, sendo o Brasil em cima do muro, mas a India a China não serão amigas, atualmente a India tem cag@do para as sanções e apelos contra a Rússia, se a India não tiver uma boa contra inteligência a CIA pode vir nos próximos anos a tentar desestabilizar a India.

Denis

BRICS “non ecziste” de verdade: índia e China não se dão bem, África do Sul se mantém à parte e Brasil não “fala grosso” o suficiente para ser um player importante, apesar do potencial.

Last edited 1 ano atrás by Denis
Carlos Campos

pelo visto você não leu o que eu escrevi, pois citei isso.

diogenesfonsec@gmail.com

China e Índia não são aliados, pelo contrário mantém hostilidades por conta de disputas territoriais fronteiriças

Carlos Campos

outro que não leu o que eu escrevi.

Camargoer.

Olá Vinicius. Na verdade, vejo uma retórica de “nova guerra-fria” como discurso para o eleitorado dos EUA. O fiasco da retirada das tropas do Afeganistão parece ter assustado o partido democrata. O mais engraçado é que considero a decisão de retiras as tropas do Afeganistão acertada, alás o erro foi terem enviado tropas para lá. Isso parece ter levado Biden a elevar o tom contra a Rússia, talvez acreditando no efeito das sanções. O problema parece ser que Biden levou a política externa dos EUA a um ponto de não-retorno. É estranho como os EUA usam o seu poder político… Read more »

Elias E Vargas

Voces precisam entender que os EUA estão atravessando uma estagnação economica pior que a nossa tanto que o efeito da guerra tem tornado atualmente o real uma das moedas mais valorizadas, então o que eles fazem, aquecem o mercado de armamentos pois terão que repor para a propria defesa e dessa forma tentam sair da crise economica que se enfiaram com a COVID e a CHINA. Eles só pensam naquilo “MONEY”

Araujo Neves

Segundo as ultimas pesquisas e os comentarios resultantes, os democratas estão apavorados e acham que a eleição proxima sera um massacre contra eles.Risco de escalada…

EduardoSP

E o Putin que levou a Rússia a uma guerra quente que está destruindo a Ucrânia e custando milhares de vidas ucranianas e russas?

Carlos Campos

Putin pediu a não entrada da Ucrania na OTAN, a Ucrania poderia ter ficado de fora da OTAN e entrado na UE, mas parece que quem manda na Ucrania não é os Ucranianos e sim os EUA. Ucrania tem todo direito de atacar os russos e se defender, mas a Rússia agiu feito Israel, nem pensar de ter armas nucleares na Ucrânia, sistemas como AEGIS ASHORE, mísseis balísticos hipersônicos e etc.

Wellington jr

Se não sabe os termos Russos eram 4: Reconhecimento da idependencias das regioes separatistas, reconhecimento da anexação da Crimeia, desmilitarização, neutralidade, eram termos inexequiveis antes da invasão, pois os russos estavam irredutiveis em recuar nos termos ou era tudo ou nada.

Carlos Campos

Esses termos eram grandes demais, mas tá cara o exagero, normal pedir mais para que o que você realmente quer seja considerado pouco, pra mim houve uma falha na diplomacia da Ucrania

Wellington jr

não mano o problema tava na diplomacia russa que era irredutivel em negociar os termos, a menos que você não tenha lido as matérias que antecederam a guerra e as declarações do governo russo ai te peço para voltar la atras e ver o que a própria russia dizia.

LEONARDO BASTOS
Carlos Campos

repito exageraram no que pediram mesmo, mas dava para negociar para menos.

Leandro

Normal pedir mais e quando não atendido, tacar bomba e matar geral?
Estamos normalizando o absurdo

leonidas

O mundo e a história esta repleta de absurdos.
Todos eles reservados a quem seja o lado fraco na relação.
Foi assim, é assim, e será assim até o fim dos tempos.
Bem vindo ao mundo real, melhor deixar de assistir coisas como o programa “Encontro” da Fátima Bernardes… rs

Leandro

Então quando fores assaltado ou alguém da tua família molestado, não chames as forças de segurança, pois se o que o que impera é a lei do mais forte, o bandido armado tem razão…
(O que é encontro?programa de namoro?)

Leandro Costa

E esse é exatamente o ‘X’ da questão. Governança internacional. Enquanto a Rússia trabalha ativamente para quebrar as instituições internacionais que tem mantido a paz Mundial (leia-se: sem um conflito de grandes proporções) e mais ou menos nivelado o campo das disputas internacionais à uma mesa, ao invés de um campo de batalha, aonde o mais forte sempre vai conseguir impor suas vontades ao mais fraco, nós todos temos que torcer para que a Ucrânia consiga resistir para que esse sistema seja mantido. Daí a necessidade de apoio às forças Ucranianas. Jogar 77 anos de avanço no lixo não é… Read more »

LEONARDO BASTOS
Luis

Pode isto moderação ? Emporcalhar a página repetindo a mesma postagem diversas vezes? Isto não agrega nada de útil, pelo contrário, só atrapalha a navegação.

Leandro Costa

Algumas semanas atrás, o autor dessa matéria pregava que os EUA deveriam armar a Ucrânia até os dentes, mas também pregava que o canal diplomático deveria sempre estar aberto. Para mim isso é óbvio. Acho inclusive que a Europa está tentando chamar para si a responsabilidade de deixar canais diplomáticos abertos e fazerem sondagens ativas disso. Acho esse o grande erro dos EUA. Diplomaticamente, todas as fichas que podem resolver esse conflito de maneira rápida, estão nas mãos da Rússia e de como ela tempera o que eles podem declarar como vitória para sua política externa, mesmo que seja um… Read more »

Fabricio Lustosa

Em outras palavras, vc quer o domínio irrestrito e inquestionável dos EUA nas relações internacionais. Uma pena para gente que pensa assim que existem países que buscam seus interesses de maneira soberana e sem subserviência.

Leandro Costa

Em outras palavras, você não entendeu nada do que eu disse.

Se eu estou defendendo o MULTILATERALISMO, como diabos posso estar apoiando o UNILATERALISMO?

Fabricio Lustosa

Q instituições são essas ? ONU??? É sério isso? Quem manda é o poder q é exercido agressivamente contra a Rússia desde os anos 90 aproveitando a bagunça q lá reinava. A Ucrânia estava, está, sendo transformada em mais uma plataforma militar dos EUA/OTAN na fronteira russa. Simples assim. O acordo de Minsk não foi cumprido pelos ucranianos, com apoio dos EUA/OTAN, a Ucrânia já não quer negociar, a mando dos EUA/OTAN que além de lucrar com essa guerra enfraquecem seu alvo chamado Rússia. É impressionante de onde vcs tiram esse virtuosismo moralismo ou seja lá q termo positivo for,… Read more »

Leandro Costa

Sua memória é curta, né? Acordo de Minsk… é legal e tal. Mas por que ele foi criado mesmo? Ahhhh sim… a Rússia invadiu a Urânia e anexou a Criméia em 2014. Você vem falar de força mas apoia seu argumento principal em um tratado internacional? Até 2014 o que é que tinha de forças da OTAN na região mesmo? Hmmmm quase nada, né? A OTAN mal tinha um direcionamento. Se pesquisar pela internet vai ver um milhão de conferências diferentes sobre a OTAN tentando encontrar um novo propósito. Os países membros da OTAN que eram mais ricos contribuíam muito… Read more »

Fabrício Lustosa

“Mas por que ele foi criado mesmo? Ahhhh sim… a Rússia invadiu a Urânia e anexou a Criméia em 2014.” Esse acordo foi assinado por representantes da Ucrânia, da Rússia, da República Popular de Donetsk (DNR), e da República Popular de Lugansk (LNR) para pôr fim à guerra no leste da Ucrânia, em 5 de setembro de 2014. Forças separatistas essas que tem grande atuação na atual guerra. Forças essas representando metade da Ucrânia que não apoiou o golpe feito em Maidan em 2013/14, porém não conseguiram se fazer presentes na praça tomada por uma multidão barulhenta e violenta apoiada… Read more »

leonidas

Esse é o argumento típico de alguém incapaz de entender algo óbvio.
Direito é feito para pessoas físicas, não para nações.
No mundo das nações quem faz a lei é o mais forte.
Acorda inocente… rs

Leandro Costa

leonidas essa simplificação é típica de quem não entende tchongas do assunto. Neste momento, Rio Branco está se revirando no túmulo. Que dirá Grotius…

leonidas

Ele como hábil diplomata usou a diplomacia no limite do que alguém representando um estado sem peso militar poderia faze-lo.
Na verdade isso só reforça a realidade do mundo.
Desculpe velho, mas na vida real não existe solução de nada com esse papo mole de “sou da paz”
Isso é patético, não é a toa que essa gente vive abraçando a lagoa Rodrigo de Freitas enquanto o Rio arde em chamas pela bandidagem e pelas milícias com um governo corrupto e uma sociedade civil inocente feito sua visão de mundo…rs

Leandro Costa

Não se trata de ser ‘da paz’ ou ‘da guerra’. Se trata em conseguir vantagens mesmo não sendo forte. E é bem possível fazer isso, contanto que todos tenham à ganhar/perder disso. O Mundo muda, meu caro, e mudou bastante. Nós aqui no Brasil já peitamos países militarmente bem mais fortes, e vencemos diversas vezes. Sempre através de OI’s. Nossa força militar e nosso tamanho, ajudam à dissuadir agressões externas até um determinado ponto, impondo uma clara noção de que qualquer aventura sairia bem mais caro do que negociar com a gente. Ao mesmo tempo, o Brasil sendo bem mais… Read more »

leonidas

“Nosso poder militar” rs Velho vc é hilário, nosso poder militar? Vc também diz que somos mais forte que nossos vizinhos juntos, eu realmente preciso dizer para vc o quanto esta afirmação é bizarra? Serio mesmo que vc use nossos vizinhos para alguma coisa no tocante a referencia de poder militar? O mundo mudou? Mudou para quem cara pálida? Leis internacionais só valem para quem tenha a força, de onde vc tirou a ideia que soft power possa impedir algo quando o protagonista não tenha força militar? Suas falas românticas sobre a situação da Ucrânia só servem para contradizer vc… Read more »

Curiango

Ucrânia não tem opinião foi manipulada pela OTAN.

Fernando

Fala isso pros Israelenses na Palestina, pros Americanos no Iraque…

Carlos Campos

é normal pedir muito e não receber nada e tacar bomba, o que ocorreu.

glasquis 7

O que a Rússia pedia era que Ucrânia renunciasse a qualquer pretensão de poder hegemônico na região ficando a mercê de qualquer “idiotinha separatista” ou invasor.

Pelo menos agora, qualquer um vai pensar duas vezes antes de se aventurar numa invasão à Ucrânia. Agora sabemos que são um osso muito duro de roer e quem invadir terá que ver si tem no seu inventário um Cruzador para “sacrificar como distração da mídia”.

Fernando

Kkkkkkkkk o osso duro de roer já perdeu mais de 30% do seu territorio pra Russia kkkkkk

Carlos Campos

se entupissem o Chile de ATGM, fuzil e munições, obuseiros e etc a Argentina nunca ia pensar em tomar territ[orio do Chile, além de que se tentasse ia pagar preço muito alto por isso, a Ucrânia foi muito ajudada para se manter nessa guerra, se tivesse continuado só com que tinha antes da guerra, então a Ucrânia já estava anexada, e repito que exageraram na negociação, parece que nesse site eu sou o único que tive que negociar alguma coisa na minha vida.

Hcosta

A revolução Maidan começou devido ao presidente pró russo cancelar um acordo comercial com a UE, acordo iniciado por ele.
Nem um simples acordo com a UE a Rússia permitiu e com um governo colocado por eles.

Carlos Campos

nossa agora me diz algo mais difícil de eu saber, pois é veio o Zé e nada de acordo com a UE, a Ucrânia invadiu e tem país que nem quer os Ucranianos lá, e tem o fdp do UK que finge que não tem nada a ver com que tá acontecendo, a Ucrânia podia ter entrado e mas dificultaram a entrada, a Rússia não manda neles, muito menos deviam aceitar os EUA mandarem,

OJFL

A entrada da Ucrânia na OTAN, se ocorresse, não afetaria em nada a Rússia. Isso foi simplesmente uma desculpa.

Carlos Campos

é mesmo? pq os saiu do acordo de misseis de alcance intermediário? e os mísseis hipersonicos?

OJFL

E o que isso tem a ver com a Ucrânia entrando ou não na OTAN?

Carlos Campos

se tu não entendeu a relação disso, infelizmente você não tem conhecimento suficiente ainda, pesquisa mais sobre isso, uma dica pesquisa sobre terror na peninsula coreana em relação a rapidez de um ataque do norte, e pq a Coreia do Sul usa THAAD e Patriot.

leonidas

Na verdade quem levou a Ucrânia para uma guerra sangrenta foi o tolo do Zelensky que permitiu ao ocidente usar a carne de seu povo para seus propósitos geopolíticos de médio longo prazo. A Otan foi criada para conter uma agressão soviética e do pacto de Varsóvia, porém ela não só se manteve existindo como se expandiu quando não havia mais inimigos plausíveis para ela contra atacar. Quando a Otan começa a se expandir a Rússia patinava mas como não é louca ou inapta entendeu o recado da Otan com sua ação na Sérvia dando cobertura militar para que o… Read more »

Cristiano GR

Assim como grande parte da culpa pelo surgimento de um Hitler e de seus seguidores é culpa dos ingleses, americanos e franceses, o mesmo pode se repetir agora e deve ser evitado a todo custo. Não que esse líder seja Putin, mas alguém num futuro hipotético que deve ser evitado.

Last edited 1 ano atrás by Cristiano GR
leonidas

Exatamente! rs
Quem criou as condições de convulsão social para que o nacional socialismo prosperasse foram as draconianas condições imposta a Alemanha pelo tratado de Versailhes.
Nele França e Inglaterra queriam garantir que não haveria mais uma Alemanha forte, pois a Alemanha SEMPRE ocupou lugar de destaque na Europa continental.
Vamos ler historia de modo isento minha gente…rs

Camargoer.

Caro Eduardo. O que eu disse é que as ações de Biden visam principalmente ganhos eleitorais na eleição de 2024. A única solução para o conflito entre a Ucrãncia e a Rússia seria pela via diplomática mesmo que em direção de um imediato cessar-fogo. Por outro lado, os EUA apostam em ações que estão prolongando o conflito. Temo que a estratégia dos EUA é garantir que o conflito se prolongue o máximo possível ou ao menos se prolongue até as eleições de 2024, de tal modo que Biden consiga neutralizar qualquer discurso de Trump em uma possível campanha eleitoral.

Monarquista

Não consigo entender teu pensamento: os EUA, ajudando militarmente a Ucrânia, estão prolongando o conflito? Eles deveriam não dar essa ajuda e deixar a Ucrânia ser dominada?

LEONARDO BASTOS
Camargoer.

Caro Monarquista. Apenas os esforços em direção do cessar-fogo servirão para interromper o conflito. Como conclusão, qualquer esforço contrário ao imediato cessar fogo prolongarão o conflito. Os EUA promoveram o rearmamento da Ucrânia e a fragilização econômica e diplomática da Russia, mas em nenhum momento empreenderam esforços em direção do imediato cessar fogo.

Carlos

Com toda a certeza meu amigo. O Biden, por sinal o pior presidente que os EUA já tiveram, não está preocupado com a Ucrânia e Ucranianos, estão pseudo ajudando a Ucrânia com o simples e imoral pleito eleitoral, e justificando o gigantesco orçamento para sua defesa. Afinal o apetite voraz da indústria bélica americana é tremendo!!!!!

Francisco Vieira

Verdade. É o Biden jogando para a arquibancada.

Fabio Jeffer

Os EUA estão se lixando pra Ucrânia, querem apenas mostrar que estão fazendo algo como se fossem os mocinhos, isso vale reeleição, desviar atenção do contribuinte, e por aí vai

Lana alves

E quem ama a Ucrânia é a Rússia né…você parece meio doido. Defina sua ideia, ou você defende guerras ou não. Eu como brasileiro sou contra qualquer guerra de invasão e anexação de territórios. Se você é a favor disso, busque imediatamente ajuda moral, na pior hipótese, médica.

leonidas

Beleza Lana
Então o que tem a dizer sobre as ações norte americanas no Kosovo em 99, no Iraque em 2003 (não confundir com 90/91) ou Líbia em 2011? rs
Acorda né?
Isso é politica entre potencias, não existe respeito, amor, defesa a democracia ou soberania de ninguém.
Isso é geoestratégia pura e neste campo, povos inteiros podem sofrer o diabo que pouco importa ou importará.
E assim desde o inicio dos tempos, a galera tá viajando e querendo levar valores do politicamente correto para o embate de potências, inacreditável!!!!
é de uma inocência de doer…rs

LEONARDO BASTOS
Hcosta

Não, não vale reeleição. Muito pelo contrário. Poderá perder a eleição somente devido à inflação. Mas certamente se entrasse em guerra direta ainda perderia mais votos.
A melhor solução para ganhar votos era não fazer nada.

LEONARDO BASTOS
Oseias

Acho que o mais lógico seria entregar primeiro e anunciar depois que o equipamento já estivesse na Ucrânia.
O problema (imagino) é que Washington tem um jornalista em cada corredor. É muito difícil esconder as coisas por lá.
E outro ponto, esses anúncios oficiaisa devem estar sendo feitos para manter elevado o moral das tropas ucranianas. Quando um exercito está tão perto do colapso, qualquer noticia positiva dá mais um dia de fôlego.

MIGUEL

Será que a Ucrania recebeu os Gripens , parece que a parada por lá é bem pesada, a Ucrania quer os Gripens da Republica TCheka…

Fabricio Lustosa

Parece que foram 30 gripens e 35 f-35, com uma próxima encomenda pela shopee de todo lote guardado de f-22 super manobravel e acompanhando carregador e garantia de 3 meses.

Leonardo Bastos

Só vai ajudar a destruir mais ainda a própria Ucrânia!! Joe (gagá) Biden é o MAIOR RESPONSÁVEL por essa guerra…

Rogerio

Falou td, os americanos q esgotar as armas da Rússia, pior coisa são o povo da uncranio sofre mais com essas armas,.. Americanos =vassoura do banheiro

Flanker

Cara, em que idioma tu escreveu esse teu comentário??

rogerio schneider

Os americanos não estão preocupados com a Ucrânia,mas em infringir o maior desgaste possível a Rússia.

Nonato

Você convidou com os ucranianos?
Eles querem voltar a ser escravos dos russos?

Fabio Jeffer

Eles preferem ser escravos dos EUA

Lana alves

E quem ama a Ucrânia é a Rússia né…você parece meio doido. Defina sua ideia, ou você defende guerras ou não. Eu como brasileiro sou contra qualquer guerra de invasão e anexação de territórios. Se você é a favor disso, busque imediatamente ajuda moral, na pior hipótese, médica. Quem está preocupado com a Ucrânia é o bolsonaro, presidente marginal preocupado com fertilizantes em vez de vidas humanas. Putin conservador hahaha motociata hahaha vacina não funciona hahaha O sujeito é a putinha de Vladimir Putin. Fertilizante é sagrado, disse o gado do agronegócio. Meia duzia de brasileiros bilionarios fazendo fortuna com… Read more »

Andre

Seria muito melhor para a Ucrânia deixar a Russia invadir sem qualquer oposição, abandonar a ideia de ser um país independente e se tornar apenas uma colônia Russia. Quem sabe dessa vez a Russia não mata milhões de ucranianos de fome, como fez na última vez em que a Ucrânia foi colônia Russa. O mais impressionante é como o genial estrategista Putin se deixou enganar pelo Joe (gagá) Biden e iniciou uma guerra que seria boa apenas para os EUA, trazendo destruição para a Ucrânia, perda de milhares de veículos e soldados pela Russia, além das perdas econômicas russas e… Read more »

Fabio Jeffer

Ucrânia, colônia?, Quando isso

Wellington jr

Colonia não, povo anexado. Lennin proibiu a cultura ucranina e Stalin exterminou milhoes de ucranianos usando o Holodomor, foram incontáveis o numero de mortos em gulags.

Fabio Jeffer

Povo anexado? O que é isso…

Wellington jr

Não adiantaria nada explicar a você que é apenas mais um putinete que desconhece historia. Se não sabe o que é isso não adianta explicar, os chechenos são um povo anexado agora a resposta fica com você.

Rocha

Sabe aquela de jogar xadrez com um pombo? É a mesma coisa de tentar dialogar com Putinetes. A viseira não é só lateral, é total! O Tico e teco não permitem raciocínio lógico, é só recitar o mantra – a Rússia está sempre certa, o mundo que é errado!

Wellington jr

Lembro quando o trilogia era reservado somente aos assinantes da revista poderem comentar, eram gratificantes as informações colhidas nos comentários. Claro que tinha as torcidas, mas o embates eram técnicos com dados e informações para contrapor a informação postada pelo opositor. Agora vemos o cara vir perguntar o que é povo anexado, se ele ao menos tivesse fundamentado o assunto para contrapor meu argumento.

leonidas

Por falar em argumento.
Usando a relação custoxbeneficio das potências em suas disputas de poder.
Qual o beneficio de uma Chechênia sem o controle de Moscou para o mundo?
obs: Por favor, sem discurso humanista da globo, pois estamos falamos da realpolitik que é no fim das contas quem molda o mundo…

Wellington Jr

Tá os chechenos segundo o pregado no senso comum são islâmicos loucos estilo talibã que vivem na Rússia. Mas será que são mesmo isso tudo antes da primeira guerra da Chechenia? Seu argumento se baseia que os chechenos caso saiam da coleira de Moscou iriam destruir a Europa ( é o que da a entender seu argumento). Mas temos o Irã que a cada dia faz novos mísseis de longo alcance e busca ser uma potência nuclear e jura varrer os infiéis da face da Terra, não é tão diferente dos chechenos. Você acha que Putin tem os chechenos sob… Read more »

leonidas

Velho vc citou varias coisas e sinceramente não tenho certeza em qual grau estaria o nexo delas para corroborar sua visão ou questionar a minha. A Chechênia é uma republica Islâmica sendo o Islã uma religião reacionária (não confundir com conservadora) ela divide o mar Cáspio com o Irã e em que pese ser o Irã Xiita o maior inimigo dos Chechenos como islâmicos são os Russos Ortodoxos seguidos do Ocidente Cristão. Afirmar que a Chechênia (parte do Império russo desde 1859! rs) emancipada não seria um sério agente desestabilizador não só naquela região como no mundo ocidental é muito… Read more »

Luiz

50% da Ucrânia quer referendo pra se separar de Kiev. No futuro vão ser parte da Rússia. Então essa história de ucranianos não querer ser escravo da Rússia é conversa fiada ocidental. O herói Zelenski deu ordens aos nazis de matar quem se entregar aos russos. A Crimeia hj ta muito diferente do que era antes de 2014. As regiões que vão fazer parte da Rússia vão ter grande desenvolvimento.

Andre

50% da Ucrânia? Onde vc viu isso?

Deve ser no mesmo lugar de onde o falecido Da Lua tirava que a Rússia dominava 1/3 da Ucrânia.

Essa guerra mostrando o povo ucraniano unido para combater o covarde invasor e suas mentiras e as putinzetes inventando dados para tentar defender a covarde invasão russa.

Andre

Tem um site muito bom onde vc pode facilmente encontrar isso: http://www.google.com

Denis

“Seria muito melhor para a Ucrânia deixar a Russia invadir sem qualquer oposição, abandonar a ideia de ser um país independente e se tornar apenas uma colônia Russia […]”

Putz! Esse comentário já tem mais de 60 likes?! Caramba, o mundo tem que acabar mesmo!

Last edited 1 ano atrás by Denis
Luis

Acho que você não entendeu, ele está sendo irônico.

André Macedo

Biden não, os EUA, sim, um dos maiores (não o único, obviamente).

Flanker

Ah, sim…e o putin tentou impedir a invasão da Ucrânia?….kkkkkkkkkk. Vocês vivem numa realidade paralela…

Leonardo Bastos
Carlos Campos

será que é ele mesmo? será que quem tá promovendo essa guerra não é quem paga a campanha nos EUA de ambos republicanos e democratas? Biden não lembra nem o que comeu ontem, não vai demorar muito até começar a esquecer o nome do filho cracudo dele.

Lana alves

Jesus…culpa todo menos, menos a verdade na sua cara. Quem invadiu a Ucrânia foi a Rússia da ditadura de Putin, não o papa no Vaticano.
Não misture 100 assuntos para esconder a realidade. Ucrânia não é e não será o 1 país atacado pela Rússia imperialista.

LEONARDO BASTOS

Para de assistir tanto JN e tenta estudar um pouco de Geopolítica. Depois conversamos…

Andre

É verdade. Essas pessoas também deveriam se matricular na escola de geopolítica do Da Lua. Somente lá conseguimos entender como o genial Putin caiu no golpe do Joe (gaga) Biden e invadiu um pais soberano sem querer, apenas para favorecer os EUA.

Lá tbm conseguimos aprender como o avanço para trás russo está ganhando a guerra e como claramente o moska foi afundado pelo Mario, e não por dois neptunos.

Se matriculando em abril ganha um lindíssimo chapéu de alumínio, cortesia do professor Nilton.

Leonardo Bastos
Carlos Campos

Nossa um dia o Putin acordou e pensou vou invadir a Ucrania, receber sanções e vai ser tudo bom, kkkkkk

GFC_RJ

“Outras nações que têm experiência com esse tipo de aeronave conseguiram ajudá-los a colocar mais aeronaves em serviço” disse o Porta-voz do Pentágono.
Bem… automaticamente se pensa em MIG-29. Mas suspeita-se também de MIG-21s upgraded da Romênia, que só possuem capacidade de mísseis WVR.
Sou curioso que efeito prático teriam e, também, se a Ucrânia ainda tem pilotos capacitados a voarem qualquer coisa mais capacitada. Enfim. Segue o jogo…

Wellington jr

pilotos acho que possuem pois a maioria dos caças foi destruído ainda em solo fora os cadetes que ainda não estavam efetivados.

Grifon Eagle

A torcida pela Ucrânia aqui é bem extravagante hein rsrs..

Luiz

Quando os ucranianos se renderem esse povo vai viver a base de Clonazepan.

Grifon Eagle

kkkkkkkk quando os ucranianos se renderem, a guerra cessará, e será melhor para todos nós.

Rodrigo Martins Ferreira

Por que melhor ? Vai ter a satisfação de ver mais um povo escravizado por um regime totalitário ?

Gosta tanto disto, vai você para a Rússia..

Grifon Eagle

Escravizado? Bem, a Rússia não vai anexar a Ucrânia como fez com a Crimeia e agora reconhecendo Donbass. Veja que a maioria da população de Donbass, prefere a Rússia e não a Ucrânia, inclusive muitos de Donbass, fugiram para a Rússia, mas isso a mídia não mostra e nunca mostrará. Será melhor para o Zelensky se entregar, porque aí a guerra cessa, a Rússia ficará somente em Donbass e na Crimeia, e então o povo ucraniano ficará em paz e se reestruturará. A Ucrânia só não terá mais o seu exército como antes, por outro lado, não sofreria mais represálias… Read more »

Reis36

Se estão preocupados mesmo com os ucranianos tem que ser no mínimo o f16 e pilotos ucranianos fazendo treinamento de tempo de guerra

leonidas

Os Ucranianos são o que menos conta nesta guerra colega…

Andre

É verdade. Se o ocidente/otan/eua realmente se importassem com os ucranianos não deveriam enviar nenhum tipo de ajuda e deixar que a Ucrânia voltasse a ser colônia russa.

Grifon Eagle

Perceba que os EUA e a OTAN só enviam armamentos leves de infantaria para os militares ucranianos, como fuzil, pistola, coletes, capacetes, e sistema de mísseis anticarro como o Javali, sendo este o maior armamento que já enviaram até agora, ou seja, só equipamentos de infantaria. Caças, blindados, sistema antiaéreo, obuseiros, lançadores de foguetes de alta saturação, dentre outros, eles ainda não enviaram.

Andre

E mesmo assim, apenas com equipamentos leves, sem sistemas aa, seguraram os russos e os chutaram dos arredores de Kiev, abatendo su35, su30, su34, ka52….

Jose Dasilva

Definitivamente com Os States e a Europa colocando mais gasolina na fogueira minha preocupação agora é comigo mesmo. Está cheirando cada vez mais a guerra nuclear.

Wellington jr

No caso estão combatendo fogo com fogo, uma tatica muito eficaz para acabar com incêndios florestais muito grandes. Quem começou o fogo quem deve apaga-lo ou vai se queimar….

Lana alves

Mais gasolina na fogueira = defender a soberania da Ucrânia.
Deus ouça que continue assim, só quem já passou por isso sabe o horror de uma ocupação e anexação de terrirotiros.
O brasil é uma das grandes vítimas dessa guerra, deveríamos ser os primeiros a protestar a essa guerra, temos tudo a perder…precedente horrível.

Fabricio Lustosa

Precedente horrível para o Brasil vislumbrando quem a ameaçar o Brasil??? Exatamente quem colocou fogo nessa situação toda desde o começo: EUA/OTAN. Os verdadeiros culpados de toda essa desgraça. A Rússia nunca ameaçou a soberania brasileira, o mesmo não pode ser dito de países da OTAN.

Andre

Quando que EUA e Otan ameaçaram o Brasil?

Fabricio Lustosa

A própria alta cúpula dos militares brasileiros discorre sobre isso, tendo a França (parte da OTAN) como futuro adversário – Cenários de defesa https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/02/elite-militar-brasileira-ve-franca-como-ameaca-nos-proximos-20-anos.shtml
Sobre as vezes que os EUA não só ameaçaram como agiram contra a soberania brasileira só basta citar guerra híbrida.

Andre

A França não é os EUA e não é a otan. E a folha deixou de ser fonte de informações e passou a ser fonte de fantasias há muito tempo

Rogério Loureiro Dhierio

“Quem decidir interferir sofrerá conseqüências nunca antes experimentadas”.

Vladmir Putin.

Cadê?

A guerra fria nunca esteve tão evidente e ativa.

Adriano Madureira

Está querendo ver uma explosão nuclear pela TV/ Internet amigo?! Eu não quero, mas o velho decrépito da white crypt parece que quer isso…

Sorte Putin não ser senil igual a ele, mas se guerra nuclear ocorrer, morreria feliz caso os russos fritassem metade dos eua e seus americanos.

Infelizmente somente quem se ferraria são os países subdesenvolvidos e demais países miseráveis existentes no mundo, tudo pela briga de egos das grandes potências.

Andre

Sorte o Putin ser um ditador sanguinário que invadiu um país soberano sem sofrer qualquer ataque antes, mostrando que está completamente isolado e que o exercito russo mal tem uma parcela pequena do poder que todos acreditavam.

Wellington jr

kkkkkk é perigoso ele ser morto antes de dar as ordens kkkk

GFC_RJ

Interessante o link. Vlw!

Rogério Loureiro Dhierio

Eu achava que ia.
Dados os acontecimentos, acho que “num vai noum”.

Andre

Quem sabe lá por 2399 o Putin cumpra a ameaça dele. Afinal, uma hora vai….

Carlos Campos

Vixi, agora a coisa fica séria para os russos, mas os EUA no futuro em suas guerras não poderão reclamar se a China por exemplo armar um país que eles estão atacando

Wellington jr

de novo? A china até enviou tropas ( não oficialmente) na guerra do vietnã.

Wellington jr

Alem de financiar o Taliban, tenho um amigo que a família possui uma fabrica de Armas no Paquisão, eles tinham contratos de armas com empresas chinesas e sempre entregavam as armas em assentamentos do talibã, ele enviava as fotos no grupo do jogo toda vez que fazia as entregas. Eu perguntava se o governo proibia ou os EUA se incomodava ele dizia que o EUA reclamava com o governo, mas o dinheiro chines era melhor do que a aliança com os EUA. A familia dele tem laços com o Taliban seus antepassados lutaram contra a invasão sovietica e alguns membros… Read more »

Carlos Campos

eita, não sabia que a China usava tanto assim o Paquistão, eu sabia que o Paquistão supria o talebã, que o Paquistão é responsável por morte de soldados dos EUA.

Wellington jr

o Paquistão não é aliado dos EUA exatamente, alias hoje está mais alinhado com a China para ir contra a India.

Carlos Campos

eu sabia que o Paquistão não era aliado, mas não sabia que era usada em tal nível pela China, nem a Coreia do Norte é tão usada.

Carlos Campos

sim, mas não deu armas tão sofisticadas a ponto de ameaçar os EUA.

Wellington jr

Mas quem disse que as armas estão ameaçando os russos? Se eles recuarem até as fronteiras que haviam em 24/02 os ucranianos vão parar ali e não vão avançar dentro da Russia. Os EUA estão fornecendo as armas para a Ucrânia se defender da invasão.

leonidas

Qual a razão para os Russos voltarem as marcas de 24/02? rs Essa afirmação não tem sentido algum. Politicamente para o Putim seria a morte, para a Rússia uma humilhação sem tamanho. O Ocidente ficou (por ser o principal instigador deste conflito) sem nenhuma condição de mediar nada com a Rússia. Impuseram sanções que dada a envergadura mesmo com um acordo de paz no que realmente importa (exportação de commodities) elas jamais serão as mesmas. Logo conseguiram o feito de levar a Rússia a ter que resolver esta parada mesmo que para isso seja necessário o uso de armas nucleares… Read more »

Wellington Jr

Por que? Sério? Estão acusando a Ucrânia de agredir a Rússia, mas é a Rússia que está invadindo a Ucrânia só isso já seria motivo para ele recuar. Meu Deus, sério que você vem com esse argumento, vamos lá, Putin tinha várias exigências muito maiores do que o que propagam nas mídias sociais e meios de comunicação, as exigências em janeiro 1 mês antes da invasão era de 4 páginas e incluía a saída dos militares da OTAN do leste e centro europeu, retorno ao status de 1997. Putin dizia INEGOCIÁVEL os termos, ou seja ele não estava disposto a… Read more »

leonidas

Colega a Rússia jamais considerou a Ucrânia como um estado, alias ela de fato nunca foi um estado e sim um povo como os curdos (um povo mas não uma nação) com o detalhe de ser este povo parte da trindade do mundo eslavo! Esta é a principal razão para não misturar o interesse russo na Ucrânia e Belarus com qualquer outra nação da região que já se emanciparam rs As falas de Putim sobre a Otan se expandir para o leste antecedem 2014 rs A Otan se expandiu para o Leste mesmo ciente que isso seria uma postura clara… Read more »

leonidas

Acho que vc se equivocou e confundiu Vietnã com Coreia…rs
A China enviou equipamento mas a URSS foi a maior fornecedora, pois o Vietnã nunca foi exatamente um fã da China, tanto que a mesma entrou em conflito com eles pouco depois da vitória sobre os Yankees…

Wellington Jr

Deveria ler direito a guerra do Vietnã, o Vietnã do Norte recebeu soldados chineses, tanto que morreram cerca de 900 em combate, a China tentou fazer o mesmo que fez na Coreia. Porém nunca foi oficial, o fato do Vietnã lutar contra a China depois não diz nada a respeito isso porque os chineses possuem uma política diferente da Vietnamita, comunistas tem essa ideia de que sua visão do comunismo é a correta e teimam em suprimir os demais.

leonidas

900 soldados ao longo de quanto tempo e em qual fase da guerra exatamente?
Fala sério, 900 soldados para uma guerra que no todo começa por assim dizer logo após a 2º guerra mundial e teve a fase: Francesa, Norte Americana e Chinesa é algo mais para assessores talvez não?
Poderia dividir a fonte desta informação comigo?
No aguardo

Andre

Mandou 1 milhão de soldados na guerra da Coreia.

Nilton L Junior

Verdade agora vai.

Red Pill - 红色药丸

Os EUA lutarão até o último soldado ucraniano em sua guerra contra a Rússia.

glasquis 7

E acredite se quiser, os Ucranianos agradecerão eternamente esta oportunidade de lutar até o último homem para defender a sua Pátria.

Nilton L Junior

E com total apoio da UE.

Andre

Ou até que o invasor sanguinário volte para casa.

Red Pill - 红色药丸

Está sendo encobrido pela imprensa a derrubada de um grande cargueiro ucraniano repleto de armas enviadas pela Otan, aguardemos.

Andre

Está atrasado hein putinzete.

Tutor

Já era para ter levado pilotos ucranianos aos EUA para treiná-los na operação de caças ocidentais, principalmente os F-16.

Wellington jr

calma que não sabemos qual foi o caça e pode acontecer de cadetes que ainda estavam na academia estarem sendo treinados na Polonia para operar caças ocidentais.

Wellington jr

A pergunta que não quer calar, Putin vai cumprir a promessa ou vai enfiar o rabo entre as pernas e fica calado, há um grande risco de que se ele não fizer nada daqui a pouco os EUA transferirem tomahawks, patriots e outros sistemas que podem vir a virar uma dor de cabeça para os russo.
Dias atrás quando foi postado aqui a intenção de enviar caças para a Ucrânia vários comentários foram postados falando que era inexequível, bem acho que não …..

leonidas

“… Há um grande risco de que se ele não fizer nada daqui a pouco os EUA transferirem tomahawks…”
Meu deus o cara esta jogando super trunfo com a guerra mais séria dos últimos 57 anos… rs

leonidas

corrigindo: 77 anos

Groosp

Povavelmente são os MiGs poloneses mas vale lembrar que os EUA compraram 21 Fulcruns da Moldávia em 1997.

Rogério Loureiro Dhierio

Bem lembrado.
Ja pensou uns fulcruns com recheio americano?

Daí pode colocar o melhor piloto da Força Aérea Ucraniana que de fato vira um “Ghost of Kiev”.

Elisandro

Suspeito que seja mais alguma sucata soviética cujo valor em campo é mais propagandístico do que outra coisa, pois se os sistemas ucranianos conseguiram abater aeronaves russas bem mais novas, os sistemas russos que são bem mais modernos não terão dificuldade alguma com estes “novos presentes”.

Rodrigo Maçolla

Elisandro até concordo com seu ponto de vista mais lembre-se os Ucranianos são muito criativos, olha o exemplo do afundamento do Moskava , eles usaram Drones com misseis no ataque, o ataque ao porto também, e outra coisa também os MIG-29 da Polónia não são sucatas soviéticas , são aeronaves bem capazes , é lógico que mano a mano com o SU-35 por exemplo é complicado, mais como disse os Ucranianos são criativos,, e Corajosos

Inimigo do Estado

Essa eu não entendi, como mandaram aviões e no final falam em peças sobressalentes? Verdadeira ajuda de grego essa.

Inimigo do Estado

Não tem memória seletiva, leia a matéria. Mandaram aviões desmontados, onde os ucranianos vão montar isso aí?

Maurício.

“agora têm à sua disposição mais caças de asa fixa do que há duas semanas”

Ué, mas todo caça tem asa fixa, não entendi muito bem.🤔
Essa novela de caças para a Ucrânia já está quase igual a novela de novos caças para a Argentina!

Reinaldo Deprera

Ainda não devem ser os F-22

Maurício.

Esses nem o Japão conseguiu, na verdade o Japão é uma viúva do F-22.😂

Jorge dias

Se todos os países que estão desativando seus aviões de guerra os mandacem para a Ucrânia ia faltar pilotos ,gosto do antigo mais eficiente A10 voa baixo ,voa lento se precisar e é um ótimo destruidor de tanques , é o que os estudos Unidos queria a muito tempo, que a Rússia se envolvesse num grande problema , agora vai fazer o mundo se revoltar e a Rússia virar uma Cuba , assim como financiou o Brasil na guerra do Paraguay só pra não ter um paiz com alto desenvolvimento na América do Sul

Jorge dias

Bom dia , curiosidade minha , já que todo o mundo tá com medo de ajudar a Ucrânia pois a Rússia ameaçou usar armas nucleares ,e os Estados Unidos estão tendo disfarçadamente colocar na Ucrânia no futuro com certeza, não seria possível a Rússia mandar uma Frota de navios e submarinos nucleares e instalarem uma base de míssel Russo em Cuba ,.os Estados Unidos não quer armas nucleares Russo em países vizinhos mas querem colocar armas nucleares nós países vizinhos a Rússia ?

A6MZero

Acho que não é todo mundo que está com medo, afinal até as pequenas nações do Báltico e outros ex-estados soviéticos estão enviando quantidades imensas de equipamentos, segundo informações as entregas de equipamentos são diárias. Quanto a Rússia dispor material em Cuba há diversos entraves, primeiramente logísticos a Rússia hoje teria muita dificuldades de transporte já que sofre bloqueio por toda a Europa além de estar sofrendo problemas logísticos no transporte de equipamentos e suprimentos como o conflito na Ucrânia vem demonstrando. O segundo entrave seria econômico a Rússia está bastante travada devido as sanções e tem tido dificuldade de… Read more »

Andre

A Rússia já tentou e não conseguiu.

RPiletti

Seriam os MiG da Polônia?

Rodrigo Maçolla

Curioso não , que tipos seriam estes ? Ele fala em caças, aeronaves de asa fixa, meu palpite é que são os MIG 29 da Polonia e Eslováquia

Amon Rá

Notícia extremamente vaga.

Que aeronaves são estas?
Se não foram MiG-29 dos vizinhos o que os eua doaram?
Certamente que não foram jatos de alta performance como F-16.

Não será surpresa se estes “aviões de combate” forem turboelices.

Andre

Finalmente concordamos. Os f16 são jatos de alta performance, os mig29 não…

Maurício.

Porque o Mig-29 não é uma aeronave de alta performance? Seria a mesma coisa que dizer que o F-4 não era um caça de alta performance só porque era abatido por sucatas como Mig-17/19.

Andre

O mig29 não é um caça de alta performance porque foi mais abatido do que abateu em todos os conflitos que participou. O f4 abateu muito mais mig17, mig19, mig21 do que foi abatido por esses aviões. Apenas uma ostra com Alzheimer sabe que em toda regra há excessões. Ate a ostra deficiente sabe que aquilo que faz o f16 um caça de alta performance são suas mais de 75 vitórias com combates aéreos, não suas duas derrotas. O que faz o mig29 ser apenas uma peça de propaganda são suas quase 20 derrotas em combates aéreos e suas meia… Read more »

Helio

A Rússia nunca aceitou ter perdido os países da União soviética, começa por aí?
Tem um ditador que com idéias realmente nazistas e facistas, destruir, dominar, e ser imperialista no sentido de domínio total. Como se o mundo fosse um jogo de WAR só que o mundo não quer que isso aconteça. Ninguém quer.
Até a população russa está contra isso.
Agora sanções econômicas não bastam. Se o Putin ameaça com armamentos nucleares A Otan deveria também. Assim ele abaixa o fogo.

Cristiano GR

Título sensacionalista
O texto não reflete em nada a chamada do título e os aviões muito provavelmente seja os Mig 29 e os americanos podem ter apenas ajudado no transporte de peças, ou nem isso.

Francisco Vieira

Ora, se a Rússia destruir as pistas dos aeroportos, não precisará destruir os caças! Nem poderão ser usado.

Angelo

A coisa vai esquentar…armas (aviões de combate) de fora para a Ucrania? A Russia vai encarar como intromissão…e novo inimigo a ser atacado??mesmo sendo o USA?…ou vai arregar??…Aos entendidos…

Maurício.

Todos os grandes estão “arregando” a OTAN/EUA em não enviar tropas para combater a Rússia e a Rússia em não atacar os países que estão ajudando a Ucrânia, são todos arregões…🤭

Angelo

Faz sentido…..

Felipe

Deve ter sido o MiG-29 que já foi abatido antes de ontem.