FAB intercepta aeronave carregada com 465 quilos de drogas no Mato Grosso do Sul

61

Ação foi realizada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) em conjunto com a Polícia Federal (PF)

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na madrugada deste domingo (20), no Mato Grosso do Sul, uma aeronave de modelo PA-34 Sêneca que transportava 465 quilos de drogas. Dois caças A-29 Super Tucano e uma aeronave E-99 da FAB foram empregados na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).

A aeronave estava sendo monitorada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF e, ao ingressar no espaço aéreo brasileiro, passou a estar sujeita às medidas previstas no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Durante todo o processo de interceptação, o piloto da aeronave ilícita cooperou seguindo as ordens do piloto de Defesa Aérea. Foi comandada a mudança de rota e a aeronave foi escoltada pelos caças até Campo Grande (MS), onde a Polícia Federal aguardava para realizar as Medidas de Controle de Solo.

E-99

Para realizar com êxito a missão, a FAB utilizou as aeronaves A-29 com todas as suas capacidades de emprego noturno e a aeronave E-99 realizou o Alerta Aéreo Antecipado ou AEW (do inglês Airborne Early Warning) com tecnologia que permite detectar outros aviões, distinguindo, a grandes distâncias, entre aeronaves amigas ou inimigas.

O emprego desta tecnologia é indispensável em um cenário de operações aéreas, em face da flexibilidade de posicionamento da aeronave juntamente com a capacidade de detecção de tráfegos à baixa altura, permitindo realizar a cobertura radar das áreas de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER), além do controle das aeronaves, independentemente da estrutura de Comando e Controle existente no solo.

Para o COMAE, realizar uma interceptação como esta, em período noturno, demonstra, mais uma vez, a prontidão e a operacionalidade da Força a qualquer hora do dia ou da noite.

Ação permanente

As ações desse sábado fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Acho que esse EET já havia sido interceptado no passado.

Jose Dasilva

Não ficaria surpreso se essa carga fosse a isca para desviar a atençäo para uma quantidade muito maior entrando por outro lugar. Parabens à Fab. Menos droga distribuida no Brasil, nos States e Europa.

Chris

Nesse caso.. Imagino que não haveria drogas no avião !

E podem muito bem, interceptar outras aeronaves… Ainda mais com o E-99 no ar.

Silvano

Isso é bom pois tira muitos votos dele e aumenta ainda mais sua rejeição.

Boitatá

Alguém tem que consertar a programação do Bot…

erikson

Rapaz não é que parece ser mesmo, já desconfiava dessas postagens, agora mais ainda… Esses deslikes podem ser de bot tb!

Boitatá

O que ativou o bot foi a palavra “tucano”.

João Augusto

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Saldanha da Gama

kkkkkkkkkk kkkkkkkkk esta foi ótima……

Heinz Guderian

É o que? kkkkkkkkkkkkkkkk

Flanker

???????

Leandro Costa

Já recomendei psicólogo faz tempo. Pelo visto não aceitou a sugestão.

Nilton L Junior

Com 2 Tucano dando conselho o sujeito não tem como recusar.

Varg

“Dois caças A-29 Super Tucano e uma aeronave E-99 da FAB foram empregados na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).”

Essa nomenclatura de “caças” está correta para o A29?

109F-4

Alguns chamam o A-1 de caça tb…

Neto

Os dois tucanos foram chamados, caçaram o bimotor coma ajuda do E99…

sem problemas 😉

SteelWing

Parabéns por enxugar gelo. Era melhor legalizar logo igual a Canadá ,muitos estados dos USA( até pó), Uruguai… acabaria com essa fonte de renda dos traficantes, ajudaria na economia com a criação de empregos formais e impostos sem ter que tirar do seu bolso. Quem usa, já usa sendo proibida ou não, e nem vai deixar de usar por ser proibido. Talvez até deixe com o tempo de ser usado pelas futuras gerações, como vem acontecendo com o cigarro. Antes quem usava o cigarro era o descolado, do mesmo jeito que ocorre hoje com maconha.. com a legalização pode vir… Read more »

Wellington Kramer

Nao pode legalizar porque é alucinógeno. Nessa sua teoria onde entraria a pirataria?

Wagner

Alcool é permitido em quase todo o mundo e é uma droga psicotrópica, tal qual a maconha (quer voce queira ou não). Quanta gente ja morreu por causa do exagero de seu consumo? Cigarro tambem. Mata aos milhoes. E a nicotina tambem é uma droga psicoativa, tal qual a maconha (quer voce queira ou não). Você tambem se opoe ao consumo dessas? Ou é so hipocrita mesmo?

Caerthal

Por essa lógica por que não medicamento falsificado? Evitaria tanto tiroteio e prisões…

SteelWing

Quantas bocas de fumo vendem remédio falso? Quantas pessoas estão presas por tráfico de remédio? Quantas organizações criminosas matam por pontos de vender remédio? Você mesmo já respondeu. grandes redes de farmácias não vendem remédios falsos, perderiam a credibilidade para a concorrência.

Nilton L Junior

Eu gostei da lata era muito boa, chegava ter resina, a praia do cassino ficou cheia de surfista, pescador, marinheiro, turista.

Guerreiro

Nesse sentido eu sou honrado de ser bem hipócrita mesmo. Sou muito a favor de pena de morte para todo o tipo de traficante e vendedor de drogas ilícitas, pois estes induzem que mais e mais pessoas se viciem e miram sempre os jovens. São bandidos inescrupulosos que destroem famílias e ostentam um luxo feito com sangue e lágrimas, financiado por boyzinhos endinheirados que uma hora ou outra perdem tudo e por jovens pobres que para sustentarem o vício cometem todo o tipo de crimes. Ah e tem ainda os malditos artistas hipócritas que propagam uma imagem de bonzinhos, mas… Read more »

SteelWing

não entendi sua pergunta.

Rinaldo Nery

Você já postou essa bobagem aqui noutra matéria semelhante. Presta atenção nos deslikes. Sugiro você não postar mais isso. Se você fuma ou consome é problema seu, mas não tenta convencer ninguém de algo ilegal e danoso à saúde. Muito menos aqui.

Wagner

Voce bebe whiskey? Cachaça? Cerveja? Conhece alguem que usa? Alcool, essa droga psicotrópica, é um dos maiores viloes da saude publica mundial. Você se posiciona contra tambem, ou é só hipocrisia mesmo?

Caerthal

Ao contrário do que você parece gostar o consumo moderado de alcool não faz mal nem polui o ar. Simples assim.

Inimigo do Estado

Putz, o buraco na camada de ozônio é por causa dos cracudos kkkkk

Sensato

Dois erros não fazem um acerto. Não é porquê existem substâncias psicoativas legalizadas que se deve legalizar todas. O correto é tentar concientizar as pessoas a gradualmente deixarem de usar e assim acabar com a demanda, que hoje ainda é alta. Com o cigarro quase deu certo e teria dado mais se as campanhas maciças das décadas passadas não tivessem sido suspensas.

Antes que pergunte, não bebo e acho um saco gente que glamouriza bebida e estórias de bebedeiras. Também não fumo nem fico perto de quem fume.

SteelWing

Estou sendo prático, sem dilemas ou paixões moralistas. Esta “guerra às drogas” gastando milhões de reais todos os anos e não resolvendo nada e você sabe que também não resolve. Não uso nem aconselho usar, assim como o álcool, nem uso nem aconselho usar, mas não sou babá de marmanjo que quer beber ou fumar, todo mundo sabe que faz mal, Mas por isso vou pedir pra fechar todos os bares e criar um mercado ilegal em que organizações criminosas que lucrem com isso? Quem usa sempre usa independentemente de ser proibido ou não, aliás, como dito acima acho que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Caerthal

Recomendo que você se mude para uma localidade onde o consumo de drogas é aberto, sem repressões. E que fique bem quietinho lá, sem dar um pio para se queixar.

SteelWing

Recomendo que você pague suas contas ou se quer me bancar em algum local, lhe mando o pix.

Nilton L Junior

Rapaz eu acho que esse debate tem que ter uma abordagem como saúde pública, porque tem a possibilidade do uso frequente deixar de ser recreativo e passar a dependência.

Inimigo do Estado

Rinaldo quer um Estado babá cuidando para que os filhos deles saibam que drogas fazem mal. Claro Rinaldo ganha com isso.

Agressor's

Existem minorias barulhentas que tentam impor sua vontade, em detrimento da maioria, em flagrante oposição ao conceito de estado democrático….Mesmo com provas científicas dos males causados pela droga, insistem em criar justificativas para sua liberação…A descriminalização das drogas apenas agravará o quadro dos problemas sociais e de saúde pública deste pais…só fará aumentar mais o crescimento do tráfico, aumentar a circulação de drogas, aumentar o número de dependentes…aumentar o problema numa escala ainda maior do que temos com o álcool e tabaco…com um aumento significativo ainda maior da violência em nosso país…se não for crime usar as pessoas vão andar com… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Saldanha da Gama

Meu caro, tanto o cigarro como a bebida, são legalizados e veja o tanto que se pega nas fiscalizações de contrabando, as quadrilhas arrumariam um jeito de continuar a traficar…

SteelWing

Mas se contrabandeados até brinquedo do Paraguai amigo. A questão é que não existiria traficantes de drogas nem as facções. Existiria sim vendas em camelôs, mas você compra bebida em camelô? Cigarro de camelô também só existe no sul-sudeste, pra o resto do país vale mais a pena comprar “original”. Além do que, sendo tudo proibido, você tira a opção de quem quer plantar pra consumo próprio ou comprar em bares e mercados legais. Fica tudo nas mãos do tráfico. Nesse lugares legalizados tem a opção de comprar em tabaracarias, bares… com certeza bem melhor pra todo mundo do que… Read more »

Saldanha da Gama

Você sinceramente que o tráfico e os traficantes seiam extintos?Outra, imagina a venda de todo tipo de droga e os zumbis perambulando e tentando de todos os meios, saciar seu vício , seria 1000 vezes pior que hoje….
Os trafica, iriam criar novas drogas, outros meios para se manterem….

SteelWing

Nos locais onde é legalizado não existem tais zumbis ou lobo mal. Além do mais o consumo já existe aqui, vende em todo bairro, você querendo ou não. A diferença é que seriam empregos formais e não dinheiro para o tráfico.

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Sensato

Podem não existir zumbis mas também não acaba o tráfico por uma simples razão. Dinheiro. A droga submetida a controles de qualidade, regulações, impostos e etc obviamente será mais cara que a vendida de qualquer jeito e não acabará com nada, da mesma forma que o contrabando de cigarros continua a abastecer cofres de contrabandistas e milicianos.

Caerthal

Nada mais difícil refutar que uma mentira deslavada…

Sagaz

Legaliza usar a mão na linha no futebol, ele quer usar a mão, assim deixa de ser falta e segue melhor o jogo. Aliás legaliza tudo no futebol, é caro ter juiz e ninguém gosta dele, afinal é melhor permitir tudo do que ter regras, regras é para conservador carregador de bíblia, a sociedade não precisa de regras nem leis, legaliza tudo. Essa é a lógica dessa galera fraca de espírito e de caráter.

SteelWing

O que tem haver ser legalizado uma planta e legalizar ir na casa de outra pessoas fazê-la mal ou uma partida de futebol? Porque você não vai agora em um bar dar sermão lá?

João Augusto

Depois que os caras estabelecerem a indústria das drogas recreativas aí eles começam a campanha para o fim da guerra às drogas e pela liberação mundo a fora. Não será a primeira nem a última vez. Espera só pra você ver.

SteelWing

Vai falar isso lá no Canadá e na Califórnia e pergunta se eles tão achando melhor fumar e comprar em tabacarias e bares ou dar dinheiro pra traficantes. Aliás diz pra eles lá também que é melhor proibir e eles comprarem em traficantes.

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Adriano Madureira

“Era melhor legalizar logo igual a Canadá ,muitos estados dos USA( até pó), Uruguai… acabaria com essa fonte de renda dos traficantes, ajudaria na economia com a criação de empregos formais e impostos sem ter que tirar do seu bolso”. Parabéns aos canadenses e americanos amigo ! Eles que façam suas escolhas para a sociedade deles… Apesar da legalização, de acordo com o Statistics Canada, que mede as estatísticas do país, estima que cerca de 75% dos usuários de maconha ainda usam cannabis ilegal. “Há uma resistência muito forte a lojas legais porque a) são mais caras e b) não… Read more »

SteelWing

Amigo , oque vem fazendo diminuir o consumo do cigarro foi não ter mais propagandas veiculadas, todas essas aí que postou são bem antigas. diversas campanhas que tem até hoje na Propriá embalagem do cigarro. Infelizmente como a maconha não é legalizada, não se pode colocar tais mensagens nas embalagens porque quem tem o monopólio é o tráfico aqui no BRASIL. A legalização tiraria esse monopólio do tráfico. Aqui no Brasil gente é presa por plantar pra consumo próprio, tendo apenas um Jarro em casa, é disse que plantava pra ter um produto menos danoso a saúde e não dar… Read more »

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Cristiano GR

Eu moro perto do Uruguai, conheço muito bem todo o país e muita gente lá. É de conhecimento geral que a liberação da maconha no Uruguai não acabou e nem diminuiu em nada o consumo e o poder dos traficantes. Muito pelo contrário, aumentou muito o consumo de maconha e outras drogas mais fortes, aumentou a violência e a criminalidade disparou. Um país que antes não investia em grades e janelas com grades, em alarmes ou cercas elétricas, hoje investe muito nisso para combater os ladrões que praticam roubos para sustentarem os vícios e estilo de vida vagabundo. A maconha… Read more »

SteelWing

Amigo, sua fonte que cita george Soros… ( olavista …) está profudamente equivocada.

o que ocorreu na prática foi diminuir o tráfico:

https://brasil.elpais.com/internacional/2019-12-20/uruguai-registra-queda-no-trafico-de-maconha-apos-a-legalizacao.html

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Tomcat4,3

comment image

João Augusto

Falando em drogas, alguma notícia sobre aquela apreendida no avião da FAB? Ou o lance todo está sob sigilo de 3000 anos também? Pois é…

Sensato

O único sigilo que paira aqui é o que faz uma pessoa tentar lacrar sem antes pesquisar, mesmo tendo à mão a maior ferramenta de pesquisa que a humanidade já teve.

Saldanha da Gama

Uma pena não termos as leis da Indonésia, china, arábia, irã, malásia, cingapura e vietnam….Iríamos esvaziar as cadeias e não torrar recursos com estes lixos humanos….

Matheus Augusto

Concordo plenamente.

Caerthal

Pena de morte evita uma quantidade incrível de violência. Precisamos rever isso.

Inimigo do Estado

Esvazia tanto que a Indonésia é uma das maiores rotas de drogas pesadas da Ásia. Tem algo errado com a sua proibição e execução de comerciantes de drogas….

Guerreiro

Tem uma linha que fazem voando baixo bem por cima do Rio Uruguai, sempre por volta da meia noite saindo do Brasil em direção ao Uruguai, podem até pensar que se está saindo não é problema nosso, mas os mesmos que mandam pra fora fazem todo o tipo de negócios e atos aqui dentro antes de mandarem.

Grifon Eagle

Que falta faz um sistema de defesa antiaérea… (Spyder RAFAEL… Barak Systems…)

Niemand

Meio caro o custo por quilo da droga. A Polícia Rodoviária apreende toneladas a um custo menor

Renato B.

Eles tem que pegar a droga onde ela está e a PRF não vai atrás de avião.