Conceito do F-35 nas cores da Luftwaffe

Conceito do F-35 nas cores da Luftwaffe

A Alemanha está pronta para equipar sua força aérea com jatos militares furtivos F-35 produzidos nos EUA. Berlim havia anunciado anteriormente que investiria mais em defesa à luz da invasão da Ucrânia pela Rússia

A Alemanha está buscando comprar um lote de caças F-35 dos EUA para substituir sua frota Tornado envelhecida, disse o Ministério da Defesa alemão ao parlamento.

A decisão vem depois que o chanceler alemão Olaf Scholz anunciou no mês passado um grande aumento nos gastos com defesa, já que o conflito na Ucrânia força Berlim a reavaliar suas políticas externa e de defesa.

Por que a Alemanha precisa dos aviões?
Berlim está tentando comprar os aviões da Lockheed Martin para substituir os Tornados, que foram introduzidos há mais de 40 anos.

À luz da invasão da Ucrânia pela Rússia, Scholz disse que elevaria os investimentos do país acima de um compromisso chave da OTAN de 2% do PIB.

O F-35 é considerado o avião de combate mais moderno do mundo. Sua forma única e revestimento externo dificultam a detecção do jato pelo radar inimigo.

Atualmente, o Tornado é o único jato alemão capaz de transportar bombas nucleares americanas, armazenadas na Alemanha, em caso de conflito. No entanto, a Força Aérea Alemã voa esses aviões desde a década de 1980, e eles devem ser desativados entre 2025 e 2030.

Primeiros passos ainda a serem dados
O governo estava buscando mais informações sobre quando os aviões poderiam ser entregues, de acordo com um documento distribuído aos legisladores.

“Em um primeiro passo, faremos um pedido formal ao governo dos EUA para a compra do F-35A para esclarecer os prazos de entrega e as opções de cooperação em treinamento e manutenção”, disse o documento.

Ao anunciar um aumento nos gastos militares, o chanceler Scholz disse que o exército alemão receberá € 100 bilhões (US$ 113 bilhões) para investimentos e projetos de armamento.

A Alemanha planeja comprar até 35 dos aviões, disseram fontes.

A ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, disse que não haverá “maratona de compras” depois de ter sido prometida a quantia.

Preocupações surgiram anteriormente de que a compra da aeronave F-35 poderia arruinar os planos conjuntos com a França para construir uma aeronave de combate europeia conjunta.

A aquisição de F-35 também seria um golpe para a Boeing, cujo F-18 era a opção preferida da ex-ministra da Defesa alemã Annegret Kramp-Karrenbauer para substituir o Tornado.

FONTE: DW

Subscribe
Notify of
guest

301 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Filipe

com uma simples canetada a Alemanha superou os investimentos militares da Russia sem grande esforço.

Hellen

Mais isso nao quer dizer nada,os russos com um orçamento de 10 % (60 bi dolares ) em comparacao com os americanos 600 bi dolares continuarão a ser a segunda potência militar operacional 24 horas por dia em alerta de guerra em escala mundial com seus bombardeiros nucleares estrategicos voando sobre nossas cabeças por varias decadas dia e noite !!!

Marcos Cooper

Que viagem……

Rodrigo Martins Ferreira

E suando a camisa para vencer uma dúzia de ucranianos, assessorados por meia dúzia de FE´s americanas e inglesas..

Antoniokings

FE’s americanas e inglesas?
Quais?
Aquelas que estavam no quartel obliterado?
Ih cara!
Já era.

Chris

Porque será que os caras não te contratam ?

Sabe mais de F-35 que todos os militares, técnicos e especialistas deles.

Rodrigo Martins Ferreira

Você acha que os alvos russos que estão sendo atingidos são soprados por quem ? Olha as dezenas de aviões de vigilância da OTAN que circulam a Ucrânia 24h/7d

O equipamento de comunicação utilizado n é um Baofeng da vida é equipamento sofisticado que precisa de muito treinamento.

Mas esperar que você conclua algo do tipo é esperar demais.

José

Verdade!
Deficiência cognitiva, paixão mórbida, vassalagem, servilismo, puxa saquismo e quejandos, dentre outras deficiências de caráter, obliteram a isenção e as capacidades de análise.

Ze das Couve

Segunda maior potência do mundo não consegue invadir direito um país do tamanho de Minas Gerais. E olha que faz fronteira.

Slow

Tá parecendo a maior potencia mundial que sofreu e ainda precisou de ajuda de outros paises pra invadir um do tamanho do RJ quase …

Renato Carvalho

Do outro lado do mundo, agora me fale se a Rússia consegue levar a guerra a outro continente, eu respondo, não conseguem de maneira convencional, é um Urso obeso e cansado.

Inimigo do Estado

Para quê se os inimigos históricos da Rússia estão bem ali ao lado?

Peter nine nine

Inimigos históricos que nas últimas décadas tem assinado acordos comerciais com Moscovo? Ora pense lá nisso que disse.

A Europa, UE,confiava na Rússia, apesar de tudo e à revelia dos conselhos de Washington…. Não mais.

Nonato

Inimigo da democracia e da liberdade.
Escrevo do comunismo…

Renato Carvalho

Sempre achei que o inimigo nr 01 eram os EUA…..

Wagner

Cara, voce esta com uma visao muito equivocada das forcas armadas ucranianas. Eles nao sao afegaos analfabetos e tribais. A ucrania tem uma força militar bastante expressiva e profissional (P. S.: 20 anos de ocupacao e a maior forca militar do planeta nao deu conta nem dos afegaos analfabetos, nao é mesmo?)

Marcelo Baptista

Segunda potência militar nuclear do mundo. A Russia a muito deixou de ser uma potencia geopolítica importante. Sua influencia é regional, Eurasia, muito importante pela localização, mas nao passa dali. E é isto o que incomoda a um Autocrata como o Putin.

Alecs

Não sei se estavam lá, mas se estavam uma coisa você pode ter certeza. Os americanos prezam muito seus soldados, ao contrário do governo russo. Sendo assim o apoio só tende a aumentar e francamente eu tenho dó dos russos que vão morrer dentro dos tanques e de outros veículos atingidos pelos Javelins e NLAW’s. Esses soldados não deveriam estar ali e só estão por causa de um louco que foi colocado no poder por oligarcas corruptos. Mas como você está no conforto da sua casa escondidinho atrás do monitor e teclado tanto faz quem está morrendo. Não é, Tonho… Read more »

Maurício.

Meia dúzia de mercenários você quis dizer né? Ou tu ainda tem esperança que a cavalaria americana/inglesa crie coragem e se meta pra valer na guerra?

Rodrigo Martins Ferreira

Mercenários tem dos dois lados ou o Wagner num sei o q, fregueses dos Boinas Verdes, lutam de graça ?

Maurício.

Por falar em boinas verdes, esse pessoal não deveria estar ajudando a Ucrânia? Ah, já sei, eles só chutam cachorro morto.

Rodrigo Martins Ferreira

Certamente estão lá…

Como oficialmente não estão na Síria..

Maurício.

“Certamente estão lá…”

Olha, se estão lá, não é oficialmente, se não estão oficialmente, esses supostos boinas verdes não estão como membros das forças armadas americanas, aí só sobra um termo para esse pessoal, mercenários, ou vai ver eles são como o “fantasma de Kiev”…
Eu queria ver os boinas verdes reais, chegando com a tropa americana, mas, isso não vai acontecer, já que os grandes não se enfrentam…

Sensato

Não tenho como afirmar que estão ou que não estão mas tenho como contestar a validade de seu comentário já que FEs, frequentemente, quando entram em outros países, não é oficialmente.

Rodrigo Martins Ferreira

Oficialmente o Ocidente não está ajudado e você vê fotos no perfil oficial das FFAA ocidentais diariamente enviando suprimentos.

Oficialmente tb n estão ajudando, mas estão lá do mesmo jeito.

Maurício.

Rodrigo, você sabe que eu estou falando de uma ajuda de verdade, com tropas e equipamentos no solo, tudo oficial, como manda o figurino, essa “ajuda” que eles dão é mandando um punhado de armas como o Javelin ou o NLAW, é o mesmo que você dar um soco-inglês para o José Aldo enfrentar o Júnior Cigano, até vai causar um dano, mas o resultado final todo mundo sabe.

Rodrigo Martins Ferreira

Só fazendo isto uma operação de 3 dias, já vai chegando em um mês..

Se a OTAN entra de vez a Rússia perde até a Criméia.

Maurício.

“Se a OTAN entra de vez a Rússia perde até a Criméia.”

Rodrigo, o problema é esse “Se”! Em guerras não existe isso de “se”, “poderia”, “seria diferente”, a guerra só tem resultados concretos, não prognósticos e exercícios de futurologia e imaginação.

rui mendes

Já avisaram quando entram a valer na guerra, a bater de frente, a NATO e os EUA já disseram á Rússia, com ameaças nucleares ou sem elas, quando os Russos pisarem 1 cm de território da NATO, vão levar com tudo.

Maurício.

Confia.

Victor Filipe

Os caras herdaram a maior parte do armamento da URSS. Mesmo que eles não quisessem ser a segunda maior potência militar, seria extremamente difícil se livrar de tudo isso de uma hora pra outra.

Fábio

Teriam a opção de despachar toda a velharia deles pro ferro velho, mas aí não ia sobrar muita coisa.

Érico

Azar que eles n tem um Brasil da vida pra empurrar velharia como os EUA fazem

Antoniokings

Sim. Sim. Sim.
Então manda OTAN lá encarar essa velharia.
Lembra que Putin falou que a OTAN era MUITO mais poderosa que a Rússia.
Eu falei que era papo de ‘mineirim’.
Acertei de novo.

Chris

Kings… Você não cansa de levar negativada não ?

Mano… Eu nunca vi coisa igual em 25 anos na internet ! Kkkk

Last edited 2 anos atrás by Chris
Maurício.

Chris, vai ver ele não se importa em levar deslikes, eu mesmo, quando digo que a OTAN/EUA só chuta cachorro morto, levo vários, nem por isso eu vou deixar de falar essa verdade, doa a quem doer

DFA

Se EUA e OTAN só chutam em cachorro morto, então é porque seus generais e líderes leram e estudaram Sun Tzu e Maquiavel.
Talvez os generais russos e Putin devessem fazer o mesmo.

Lideranças querem-se acima de tudo com inteligência e em saber vencer com o mínimo de perdas possíveis.
Mas prontos os russos, que sacrificam seus homens em estratégias falhadas tem genitália gigante…

Maurício.

Sun Tzu? Vish…

Flanker

Entao, tu acresita que a OTAN, tendo um de seus membros atacado pela rússia, ficaria quieta?

Maurício.

Flanker, eu não coloco a minha mão no fogo, dependendo do país atacado…Sei não…
O que eu sei, e o que temos de fato concreto é que até hoje a OTAN só chutou cachorro morto.

Atirador 33

Cara concordo com você, a OTAN só chutou cachorro morto na sua história de vida, porém com a Rússia não foi diferente, qual cachorro grande a Rússia chutou? Respondo nenhum tomou pau no Afeganistão nos anos 80, passeou pela fraca Chechênia, e agora tem dificuldades de vencer o mini vira lata da Ucrânia anabolizado com equipamentos da OTAN. Porém acredito que não veremos a Rússia bater de frente com o propósito da OTAN Europeia ter sido criada, defesa territorial. De resto concordo em vários aspectos com os irmão comunistas, que os maiores beneficiários dessa carnificina toda está sendo o EUA,… Read more »

Wagner

Ucrania minivirata? Cara, voce subvaloriza as forcas armadas da Ucrania. Igual o Putin.

otto

A questão é a seguinte. Caso um dos membros da Otan seja atacado, os EUA trocaria Nova York por Berlim?

Wagner

Mauricio, quem se importa com deslike são os guerreiros de teclado (tipo o bolssointrutor de tiro que sujou a cueca quando viu que guerra nao é selfie com arminha na mao) , os raivosos do instagram e do facebook, os dummyes do tiktok. Gente adulta e séria nao ta nem aí.

Chris

Uma guerra da OTAN hoje é eletrônica, Kings.

Não uma queda de braço a estilo 1945 ou 1980… Como essa da Rússia !

Uma rede de satélites, AWACS e até navios interligados… Os 700 F-35 já fábricados poderiam atacar nem sequer precisarem de seus radares ou derrubar quem os conseguir detectar. Com inteligência artificial fazendo os cálculos devido a complexidade do cenário.

Quem compra o F-35 tá entrando na rede.

Como é que você acha que os EUA sabiam até que a Rússia iria atacar ?

Os AWACS da OTAN estão operando. Sem sequer entrar na Ucrânia.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Slow

“ Como é que você acha que os EUA sabiam até que a Rússia iria atacar ? “

Eles fizeram de tudo pra Rússia atacar ..

Vendeu milhões em equipamentos justamente pra provocar ainda mais e forçar uma invasão ..

Chris

Claro… Pediram até pra Rússia tomar a Criméia… Pois sabiam que obviamente a Ucrânia iria querer entrar na OTAN !

Nem havia armamento americano nos países próximos a Rússia (Só europeus), até o começo da guerra !

E queriam tanto uma guerra, que mesmo com um pretexto deste tamanho, não entraram !

Difícil saber quem fala a verdade, certo?

Mas a mídia ocidental é variada e independente e a russa é controlada pelo governo e eles prendem até seu próprio povo, se criticar. Não precisa de muitos neurônios !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Ze das Couve

É simples. Eles sabiam que a Rússia iriam atacar (e visaram com antecedência) porque possuem meios para isso. Satélite, interceptação de comunicações, de sinais eletrônicos, etc. Ou você acha que o Rivet Joint fica voando à toa na frotneira?

Flanker

Por que tu acertou de novo?? A rússia não tem como enfrentar convencionalmente a OTAN!!! Por que putin logo colocou as armas nucleares na discussão? Porque sabe que não poderia enfrentar a OTAN inteira lutando contra ele!! O resto é devaneio e contorcionismo teu! Aterrissa, mané!

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Ze das Couve

A Rússia não consegue dar conta de Minas Gerais da Europa, vai dar conta da OTAN? Ah, conta outra.

Alecs

A OTAN sabe que é muito mais poderosa que a rússia, e Putin também sabe disso. Mas, ao contrário do czar louco de Moscou, o comando da OTAN sabe que por trás de seu poder está a riqueza, tecnologia, cultura e trabalho de sua população. População está que foi ameaçada por um louco imbecil e cagão. Em tempo a rússia será tão estrangulada economicamente que aos poucos perderá seu poder militar. Vai demorar, mas foi feito com a união soviética e agora será a vez dos russos. Só tenho pena da população russa que também vai sofrer os efeitos das… Read more »

Jefferson 2022

Não seria o oposto? Manda a Rússia encarar algum país da OTAN. Atacar um país bem menor, pobre, levando mercenários da áfrica e chechenos árabes, atacando cidades lotadas de civis, é fácil e bem covarde. Agora quero ver o seu PUTIN, depois de 5 exames de COVID (medo imenso de morrer, coisa que vai acontecer logo) quero ver encarar a Polônia da OTAN ou a Turquia da OTAN.

rui mendes

Livrar???!!!!
Nos anos da década de 90 e primeira de 2000, os Russos desfiseram-se de muita sucata nuclear, como não tinham dinheiro para manter tanta sucata nuclear, teve que ser os EUA e a UE a pagar para desativar essa sucata nuclear com segurança.
Eu digo sucata, porque foi ao estado em que os Russos deixaram chegar esses meios militares, pois não havia dinheiro para a manutenção desses meios e muito menos para os retirar com segurança.

Ze das Couve

Não se preocupe. Os fazendeiros ucranianos estão dando conta dos tanques russos. Em breve serão a segunda maior força blindada na Europa.

RPiletti

Voando por cima de nossas cabeças? Tu estás fazendo estágio em que parte da Rússia?

hellen

Estou fazendo estágio na china sobre a estação espacial chinesa que passa todo dia por cima da sua casa kkkk !!!!!

Andre

Já perderam esse posto para a China, ainda mais com os mais de 200 MBTs perdidos na Ucrânia, o único braço armado que ainda parecia não ter sido superado, já que a marinha e força aérea ficaram muito para trás dos chineses.

Antoniokings

Dezinho do 57.

E os Su-57 vistos sobre Zhytomyr?
E não foi um só
Foi um esquadrão
E confirmado.

https://militarywatchmagazine.com/article/did-russia-s-first-su-57-squadron-just-see-combat-over-ukraine-stealth-fighter-seen-over-zhytomyr

Esses útlims dias não têm sido fáceis para vcs, né?

Hank Voight

Esse site tem a credibilidade de uma nota de 3 reais….

Tente de novo Xings! E cuidado para não ser expulso!

Antoniokings

A mesma credibilidade do site que só vc comenta, né HMS?

kkkkkkk

Chris

Sabe o que é o F-35, Kings ?

Apenas uma peça num tabuleiro composto por uma rede de satélites, navios, AWACS, etc… Todos interligados…

Não é so stealth… F-35 nem precisa de seu radar para saber onde, quando e como atacar… Chovendo mísseis em quem tentar derruba-los, antes de chegar perto !

E só de F-35 já são mais de 700.

Como é que você acha que os EUA sabia onde a Rússia estava e até que iria atacar?

Esse é o tipo de cenário de uma guerra da OTAN hoje.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Maurício.

HMS Tireless, para com essa ladainha de querer expulsar o cara, tu não tá mais no Plano Brazil nem naquele outro site lá onde você queria mandar, que por sinal, anda às moscas, a trilogia tem editores, e só cabe a eles expulsar alguém ou não, para com esse teu chilique que já está feio!

Antoniokings

Ah!
E não se esqueça que o MW foi um dos primeiros a noticiar as bombas que o pessoal do Mossad levou na cabeça.
Só acesso sites com informações ‘credíveis’

Significado de Credível … adjetivo [Pouco Uso] Que é aceito por possuir credibilidade; possível de se acreditar; crível.

Hank Voight

Tão credível que noticiou o bombardeio de uma casa de civis como ataque a uma instalação do Mossad, o que o governo do Curdistão inclusive já negou…..

A propósito a “fonte” seria um jornal libanês ligado aos terroristas do Hezbollah…..Piada né?

Agora isso aqui foi real! uma fábrica de drone da teocracia fascista iraniana bombardeada dentro do próprio Irã por Israel

https://www.timesofisrael.com/israel-decimated-iranian-drone-fleet-in-february-airstrike-inside-iran-report/

Sinto muito Xings! Sua lama como de costume não resiste a um traque…rs!

Flanker

Reportagem vaga e repleta de achismos. um esquadrão? Com supostas 5 aeronaves? Um esquadrão de 5? E cadê as imagens?

Ze das Couve

Nem para a Rússia. Já torrou mais de três bilhões de dólares nessa empreitada e até agora nada. Com a cotação de hoje do rublo nunca mais vão se recuperar de tudo que estão gastando.

Alecs

O mundo todo sabe que não era Su-57. Até os russos sabem que não era pois só tem 4 e se algum fosse perdido seria um vexame para sua propaganda de guerra(mesmo que por acidente). Só o Tonho da Lua insiste nisso. 1 Rublo russo igual a 0,048 Real brasileiro.

Renato Carvalho

O SUcatão57 subiu no telhado faz tempo, as poucas unidades que tem só servem pra desfile, melhor pedir pro Xi um punhado de J 20.

Andre

Um esquadrão com 3 aerinaves?? E não tem uma única foto??

Hahhaahahj

Devem estar enfrentando o fantasma de kiev com o papai noel pilotando.

Alecs

Tem razão. Mais um motivo para sanções intermináveis contra o governo russo. Uma pena que a população russa vai sofrer e não merecia isso. A única maneira de acabar com a rússia é estrangulando suas finanças até eles não terem mais recursos para manter o arsenal nuclear. Depois dessa barbaridade na Ucrânia vejo que o ocidente inteiro errou em manter relações comerciais com os corruptos governantes russos, em especial Putin. Afirmo isso sem a menor culpa, pois o cagão do Putin se esconde atrás do arsenal nuclear e chantageia toda a população mundial sem o menor escrúpulo. Gostaria que houvesse… Read more »

Antoniokings

Deixa de onda.
E vc acha que com a máquina militar que a Rússia tem o orçamento dela é menor que o da Alemanha?
Só com os submarinos nucleares e as milhares de ogivas que e a Rússia passa essa ‘merreca’ que vc está falando.
Sem contar as dezenas de milhares de tanques, blindados, canhões lança-mísseís, caças, sistemas anti-aéreos e etc. etc. e etc.
Ademais, vá lá e fale para os ucranianos que o orçamento russo é menor que o alemão.
Eles vão falar? Aham.

Victor Filipe

A maior parte modelo velho né… Tão usando até T-64 modernizado na Ucrânia…

A velharia da guerra fria tá cobrando o preço.

Maurício.

Victor, eu tenho que concordar que a Rússia tem muita velharia, mas eu só vou acreditar que essa velharia não mete medo, quando os EUA, a OTAN ou algum país europeu se meter, até lá, eu acho que a velharia ainda mete medo em muitos países por aí.

Victor Filipe

Não é a velharia que mete, são as nukes.

Maurício.

Mas é o que eu sempre digo, o que vale de verdade no quesito poder militar são as nukes, se você tem, você é respeitado militarmente, se você não tem, você é invadido, é simples.

Ze das Couve

Que também são velhos, diga-se de passagem.

Fora Putin

F 35 é o avião da Otan, fora os turcos! Quanto a tanques a otan europeia tem quantos diferentes? Sós americanos tem um modelo só.

Flanker

Maurício, tu é mais inteligente que isso! Tu sabe que a OTAN não iria se meter na Ucrânia. E sabe também que, se putin mexer com algum país membro, a coisa muda de figura. Sabe disso, né? Ninguém é obrigado a gostar dos países da OTAN e muito menos dos EUA, com seus métodos nada elogiáveis. Mas, na hora de analisar o que está acontecendo com a Ucrânia e analisar o que aconteceria no caso de um ataque a um país da OTAN, tu tens que perceber, e concordar, que são coisas completamente distintas. Ou não?

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Maurício.

Flanker, eu não nutro qualquer afeto pela OTAN/EUA, como eu já disse, eu acho que existem dois EUA, o da política interna, esse eu respeito, é um país lindo e com liberdade, já os EUA da política externa, esse eu considero igual a Rússia, China, UK, França, Arábia Saudita e outros, são todos farinha do mesmo saco. Também não nutro qualquer afeto pela Rússia, mas a Rússia é uma ditadura, todo mundo sabe, e ela não se vende como o paraíso da liberdade e da democracia, por isso eu não espero nada de bom dela. Agora, quanto a OTAN/EUA só… Read more »

Ze das Couve

A velharia teria que sobreviver à guerra com a Ucrânia. Mas parece que não está.

Maurício.

Zé, a Rússia está perdendo a guerra? Se está, em qual linha do tempo está acontecendo essa derrota? ?

Ze das Couve

90% do que estão usando foi produzido na URSS. Vai de ração a bomba. Já vu as bombas que os aviões estão soltando. Todas são bombas burras de alto arrasto. Parece coisa da segunda Guerra Mundial.

Ze das Couve

A Rússia está usando todo o estoque que tinha de material da época da URSS. Até ração daquela época. Não vai ter dinheiro para repor tudo. O PIB deles é do tamanho do PIB do Brasil. Sem chances.

Alecs

Agora babou nos ovos do Putin com vontade! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Lembra de 1991? Vai acontecer novamente. Os russos vão pedir arrego para desativar as velharias nucleares novamente. Vai demorar, mas vai acontecer. 1 Rublo russo igual a 0,048 Real brasileiro.

Silvano

Sete mil ogivas nucleares, 500 delas dentro de submarinos, só essas acabam com toda a Europa e Estados Unidos. Hoje o Putin não dorme.

Victor Filipe

A Europa e os EUA também tem ogivas nucleares. Esse argumento é coisa de retardado. “Hurr durr, Putin tem nuke” é deixa ele usar, ele, vc, eu e todo o resto morre junto.

Já vi um babuíno mais inteligente do que pessoas que usam esse argumento

Rodrigo Martins Ferreira

Pelos alemães ele n perde o sono, pela campanha pífia na Ucrânia..festejando eu tenho certeza que ele não está.

Silvano

Pela tua lógica, quem está comemorando deve ser o Pianista, que já sente o bafo dos russos no cangote dele dentro de Kiev. Todo dia perde uma parte do seu território, mas a imprensa mundial passa a ideia que ele é um estadista e está ganhando a guerra. Putin não vai parar, esquece isso, uma coisa é a vontade de imprensa mundial e de “estudiosos”, outra coisa é a realidade. Dez anos no Afeganistão, e com 20 dias na Ucrânia a imprensa mundial vem com essa que acabou a munição. Empreas multinacionais que sairam de lá já estão doidas para… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Campanha de 3 dias já tem 20….

Quem você acha que está suando ?

Ze das Couve

Rússia tomando uma coça brava dos ucranianos. E olha que só sobrou infantaria.

Antoniokings

Pois é.
Putin está muito preocupado com 35 aviões.
E problemáticos.

Chris

A OTAN tem 30 países….

Mas eu acho engraçado… Ninguém aqui está dizendo que a fraca Ucrânia tem chance de vencer a guerra… Parece que só você está com dúvidas disso, de tanto que torce e propaga informações da “confiável” mídia russa ! Heheh

Last edited 2 anos atrás by Chris
Slow

Bom mesmo é pegar informações da mídia inimiga ..

Chris

É difícil saber quem fala a verdade, nao é?

Mas a mídia ocidental é livre, privada, variada e independente e nunca foi repreendida, se criticarem seus governos.

Já a russa é estatal e prendem até os russos que criticar o governo.

Não precisa ser muito inteligente !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Ze das Couve

Aquela que está censurada pelo governo russo?

Alecs

Apesar do ataque próximo da Polônia a OTAN declarou que vai continuar dando ajuda militar para Ucrânia. E o cagão do Putin não é macho suficiente para atacar um comboio, uma aeronave ou navio que esteja transportando esses armamentos até eles entrarem na Ucrânia. Por mais que você babe nos ovos do Putin ele jamais fará um ataque desses, pois se fizer sabe que está garantida a destruição da rússia. E antes que você venha falar mais besteiras, eu sei que a garantia de destruição mútua está assegurada. Os pobres soldados russos ainda vão sangrar muito na Ucrânia, infelizmente. 1… Read more »

Carlos Gonzaga

Tonho. Aceita que dói menos. A Ucrânia com números muito menores, com equipamento russo mais velho, e praticamente só com armamento portátil ocidental, está dando uma canseira braba para a poderosa Rússia. Todo mundo sabe que a Ucrânia não tem chance mas está vendendo bem caro a derrota. Hoje, aos olhos do mundo, aa forças russas estão passando vergonha.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Gonzaga
RPiletti

7000 operacionais? Sei… os americanos do norte devem ter mais aviões no deserto de Mojave do que toda Europa tem de operacional, mas, estão parados no deserto…

André Sávio Craveiro Bueno

E pela sua lógica os russos disparariam suas 6,02×10^23 armas nucleares e os EUA ficariam a esperar o resultado? Não disparariam de imediato seu arsenal? E vice-versa.

Silvano

O problema é que o inverso dá tua opinião também é verdadeiro. Entende ou não?

Reza a lenda que a França pediu três bombas atômicas ao EUA em Dien Bien Phu, estes negaram, em Ke San os EUA chegaram a cogitar o uso de armas nucleares para romper o cerco, os soviéticos lhes disseram que se fizessem isso, forneceriam armas nucleares aos Congs. Pensaram melhor e deixaram pra lá.

Por que ninguém invade a Coreia do Norte como fizeram com Iraque, Líbia, Kosovo?? entende a parada de ter armas nucleares?

André Sávio Craveiro Bueno

Sim, claro que entendo. Foi o que quis dizer. A opção pelo uso de armas nucleares é a opção pelo destruição mútua.
Ninguém ficará esperando.

Last edited 2 anos atrás by André Sávio Craveiro Bueno
Antoniokings

Voltemos à realidade do dia a dia.
Sabe aqueles heroicos civis ucranianos que receberam armas de Zelenksy para combater os russos.
Pois bem.
Estão entregando para os russos que estão pagando pelas armas.

youtube.com/watch?v=B5irMI4vMuA

Ou seja.
Ganham duas vezes.
Salvam suas vidas e ainda ganham um dinheirinho.

Ze das Couve

A realidade é uma só. 20 dias de combate e o poderoso exército russo não conquistou as Minas Gerais da Europa. Imagina se fosse contra a OTAN.

Andre

“só” no sentido de “só sobraram as ogivas soviéticas para a Rússia se apoiar”.

Silvano

Quantas guerras convencionais os russos perderam em toda a história? Alemanha é saco de pancadas deles faz tempo.

Como diria Romário: Alemanha ganhou o que?

DFA

Os russos perderam na primeira guerra mundial.
Tiveram que aceitar as condições impostas pelos Alemaes.

Ze das Couve

Acho que todas.

Andre

No sec XX perderam a primeira guerra mundial, perderam no Afeganistão e perderam a primeira guerra na Chechênia. Ganharam apenas a segunda guerra mundial, com muita ajuda dos malvadões ocidentais, prq em 1943 Stalin ameaçou se render se os EUA não atacassem a Europa.

Flanker

Acabam com europa e EUA….e são “acabados” em resposta….”brilhante” estratégia!!

Ze das Couve

Se a manutenção delas for no mesmo nível dos tanques que estão na Ucrânia quem tem que ter medo disso são os próprios russos.

Marcelo Baptista

Provavelmente o Putin não dorme, pois se alguma delas estourar, umazinha só, não haverá mundo, não só Europa e EUA, nos minutos seguintes.

O Putin, o Biden, o Chines, o Macron, o Boris, todos eles sabem o que espera o dia seguinte a uma BA, o nada.

Esta é uma guerra como as outras, demonstração de força, para obter mais vantagens na negociação que se segue.
O erro do Putin foi achar que os Ucranianos iam recebe-lo de braços abertos, se identificando como Russos, não foi o que aconteceu.

Last edited 2 anos atrás by Marcelo Baptista
Luís Henrique

A Rússia não investe somente U$ 61 bi em Defesa. O orçamento militar da Rússia REAL é de cerca de U$ 170 bi. A explicação para isso é simples: O PIB russo em PPC Paridade do Poder de Compra é de U$ 4,7 tri pouco abaixo dos U$ 5,2 tri da Alemanha. A Alemanha investe 1,5% do PIB em defesa e disse que passará a investir pelo menos 2%. Ocorre que a Rússia investe 4,3% do PIB em Defesa. O valor de U$ 61 bi não mostra a realidade do orçamento militar russo, porque a moeda russa, o Rublo é… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Luís Henrique
Victor Filipe

O PIB Russo deixou de existir tem 19 dias

Antoniokings

Antes a OTAN ia derrotar.
Depois, os ucranianos iam resistir.
Agora as sanções vão derrubar a Rússia.
E não podemos esquecer do complô entre magnatas e generais russos.
Veja se engole o choro e componha-se!

Ze das Couve

A Bolsa da Rússia abriu? A resposta para essa pergunta já diz alguma coisa sobre a economia deles.

Alecs

Vamos lembrar dessas asneiras que você fala daqui um ano. Esse é o prazo que o Ursinho Pimpão vai baixar o bumbum para o Dragão. A economia russa já era meu amigo e mesmo que a Europa continue comprando gás e petróleo russo, isso vai diminuir drasticamente no futuro, a russia vai entrar num atoleiro igual a união soviética em 1991.

RPiletti

Chip e material eletrônico que eles precisam comprar fora da Russia não é cotado em PPC…

Antoniokings

E nem precisam.
Chips do tipo usados em armas são fabricados pelos chineses de forma independente.
E como chineses e russos agora são BFF…..

Ze das Couve

Para comprar da China precisa ter “plata”. O dinheiro da Rússia acabou.

Alecs

Daqui um ano, também, você vai ver o que os chineses vão fazer com os russos. kkkkkkkkkkkkkk Tonho da Lua, os chineses não são loucos como você e o Putin eles sabem que precisam de mercado para vender. Se você deixasse sua ideologia doente por um momento perceberia isso. A China não é boba! 1 Rublo russo igual a 0,048 Real brasileiro.

Last edited 2 anos atrás by Alecs
Luís Henrique

Isso representa 0,1% do que eles gastam com defesa? Ou será que chega em 0,2%?

Pode indicar quais são os drones militares importados pela Rússia?

Andre

Quando eles forem comprar drones chineses e os chineses disserem que o preço do drone é de UD$100.000 eles vão responder: ok, vamos querer, mas considerando o PPP vamos pagar apenas US$60.000.

Antoniokings

Quando os russos venderem as milhões de toneladas de petróleo para a China, vão receber em yuan.
Aliás, não é só a Rússia que vai usar yuan.

Valor Econômico – 15/03/22
‘Arábia Saudita cogita aceitar yuan nas vendas de petróleo à China

A medida poderia prejudicar o domínio do dólar no mercado global de petróleo e representaria uma guinada na postura do principal exportador mundial de petróleo

Dezinho do 57.
Bem-vindo ao novo Mundo que se iniciou em 24/02/22.

Ze das Couve

O novo mundo é assim. Tem poder econômico? Compra qualquer coisa em qualquer moeda. Não tem? Então um abraço amigo. Passa amanhã

Alecs

E vão usar os Yuans só para o comércio com a China. Vai ser praticamente troca de produtos mais nada. 1 Remimbi igual a 17,38 Rublo russo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Andre

“Cogita usar”, põe junto do seu post da compra do seu adorado su57 pela Algeria.

E vai ser isso que irá sobrar para a “antes rival em tecnologia aos EUA”, vender petróleo aos chineses. Quem sabe a Rússia possa pagar por alguns j31 com petróleo.

Luís Henrique

Eu achei que era um debate sério. Virou piada? Os russos fabricam 99,9% dos seus equipamentos, caças, helicoptetos, fragatas, corvetas, submarinos nucleares e convencionais, MBTs, blindados, mísseis, sistemas antiaereos, satélites e mesmo drones. Não será um contrato de drone com a China (que já foi desmentido) nem alguns chips que farão grande diferença no orçamento militar russo que é em Rublos e paga seus soldados em Rublos e compra seus equipamentos em Rublos.

Last edited 2 anos atrás by Luís Henrique
Ze das Couve

Bobagem. O PIB da Rússia é do tamanho do PIB do Brasil. O Antoniokings postou exatamente isso. Você copiou dele ou é o próprio?

horatio nelson zhirinovsky

tem um ponto: a russia não compra nada militar em dollar…o q pode ser 10 dollares pra alemanha pra russia sai 10 rublos(00000,1 dolar)

Ze das Couve

Ahahaaha. Você sabe muito de economia mundial.

Chris

Bem que alguém aí falou que agora o F-35 iria vender como pão quente !

Nada menos que a Rússia… Agora se tornou a maior ameaça !

carcara_br

Alemão investindo em equipamento militar? Ou vão cortar as asinhas deles, ou em 10 anos não vai ter americano na europa.

Bardini

A lógica prevaleceu.

carcara_br

A lógica vai prevalecer quando a industria alemã pegar essa grana pra ela.

SteelWing

Não seria melhor gastar esse dinheiro no projeto do FCAS? os russos com certeza não vão ataacr um país da OTAN. podiam operar ainda um Me-262 que não seriam atacados.

Antoniokings

Quero ver botar combustível depois.

A Alemanha deve ter percebido que 35 aviões não vão ajudar muito na hora do ‘vamos ver’ contra um País com o poder como o da Rússia..
Que a Ucrânia sirva de exemplo.

Pedro

Pelo contrário. Se a Ucrânia esta dando canceira na Rússia e várias falhas ficam evidentes no exército russo, imagine o que esses aviões poderiam fazer.

MAGNO BARBOSA

Tá dando uma “canceira” mesmo tanto é que o exército russo já voltou pra casa derrotado.

Carlos Gallani

Se do jeito que esta a Rússia ainda tem percalços no céu da Ucrânia é bem razoável supor que apenas 35 F-35 fariam o caos!

Antoniokings

Percalços?
A Força Aérea Ucraniana acabou no primeiro dia.
Sobraram apenas alguns (sim, mais de u,) aviões que o MD da Rússia avisou que foram para a Romênia.
Os que tentaram voltar foram abatidos.
Sem contar os incontáveis drones, Bayraktar inclusive, que foram abatidos.

Andre

Os velhos alvos feitos pela MIG mostraram mais uma vez que não servem para muita coisa….

Fora Putin

Pensei que a rainha tinha morrido, parece carniça comprando vitória de ditador! Vai defender o coreano também tio

Ze das Couve

Rússia levando um calor danado para enfrentar a Ucrânia. Imagina se fosse a Polônia.

SteelWing

Não é nem isso, é tirar dinheiro da construção de um caça nativo sem necessidade, a não ser bajular os EUA.

Fora Putin

Final ing é pra combinar com a rainha?

Ze das Couve

Depois de 10 anos, quantos Su-57 estão operacionais?

Alecs

Quem tem que se cuidar é a russia! kkkkkkkkkkkkkkkk Se a Ucrânia está dando toda essa canseira na “poderosa” rússia, imagina a OTAN o que faria? Que a Ucrânia sirva de lição para o czar imbecil e seus puxa saco que o apoiaram nessa loucura!

Thom

Um projeto desse levaria uns 10 anos para se tornar viável. Os F-35 estão com problemas, mas recebem atualizações.
Rússia não vai atacar a OTAN, mas e se a Filândia quiser entrar na OTAN? Irão somente aceitar outro país ser invadido pelos russos?Não sei e tenho medo da resposta.

SteelWing

Mas o que tem haver a Finlândia? PComprar f-35 só vai tirar dinheiro do FCAS.

André Sávio Craveiro Bueno

O F-35 de agora não é concorrente do FCAS de amanhã. A urgência de adquirir o Lightning II não deve competir com verbas para o futuro 6a geração. Possivelmente o incremento no orçamento militar deve resolver esta questão. Todavia é algo a observar.

Jefferson 2022

Onde você viu que o FCAS será cancelado? Esse projeto é para depois de 2035, estamos em 2022.
Vão de F-35 pelos próximos anos, depois FCAS (será de 6 geração e não de 5 geração).
Observe uma coisa, o orçamento alemão será gigante nessa década, haverá dinheiro para pelo menos 1 dúzia de grandes projetos.
Virá muita coisa…leopard3, porta-aviões, submarinos, destroiers, satélites…tudo isso gerando empregos na Alemanha (quase tudo é feito lá, por empresas deles).

Denis

Não dá mais tempo.

Rodes

Grande dia.

Renato Vilhena

Havia dois projetos, dois consórcios europeus, para a produção de caças de quinta geração: um basicamente francês e o outro capitaneado pela Alemanha, Está decisão significa na pratica que um destes consórcios morreu, o alemão. Resta no máximo o francês. Podem falar o que quiserem: “nada impede que a Alemanha produza um caça de projeto próprio de quinta geração.” Etc, etc, etc… O fato é que isto não ocorrerá. Não haverá dinheiro para se fazer isto e se houver dinheiro, a pressão dos EUA pela compra de mais F-35s não permitirá o sucesso de nenhum empreendimento político próprio alemão para… Read more »

Hcosta

Dois projetos. Um França, Alemanha e Espanha e o outro com o RU e Itália…

E os dois seguem em frente…

Neste momento não há alternativa ao F35. E eles precisam de encontrar um substituto rapidamente. Mas isso não significa que desistiram do projeto europeu..

Renato Vilhena

Continuidade de projeto de caça de quinta, ou de sexta geração (pior ainda) própria da Europa, após a compra do F35? Impossivel. Você está sonhando. Qual foi o custo de desenvolvimento do F-35? Como um país europeu, ou mesmo um consorcio irá custear sozinho um investimento deste? E para queê? para qual resultado final? Para vender 50 unidades para a força aérea nacional? Basta observar os EUA como exemplo. Quantos F-22 os EUA conseguiu comprar antes de fechar a linha de produção? Se nem os EUA conseguiram isto será a França ou a Alemanha que conseguirão? Impossível! O único avião… Read more »

Hcosta

Dinheiro não falta. Tem dinheiro da França, que desenvolveu um de 4,5 sozinha, a Alemanha e a Espanha. E até parece que a UE poderá colocar algum dinheiro. Mas por enquanto dinheiro não é problema, pelo menos nesta fase. Até porque estes são projetos políticos e económicos. Só o argumento de criar novos empregos e tecnologias é mais do que suficiente para o dinheiro aparecer. E não disseram isso do Tornado, Eurofighter, A400, etc…? Agora a questão é se será um 5G, 6G ou o que for, se consegue ter as mesmas capacidades dos Americanos e se é viável. E… Read more »

India-Mike

Acho q existe uma certa confusão no seu comentário pois não existe projeto nenhum europeu de caça de 5° geração, mas sim de 6°… então sim, o F-35 é basicamente a única opção viável de caça de quinta geração pra Alemanha. Tirando isso, evidentemente que a pressão americana por outros lotes de F-35 ocorrerá, mas essa seria uma compra ‘emergencial’ e não vejo necessariamente como uma impossibilidade de seguir com o projeto Franco-germânico de 6° geração. O Tempest (RU, Itália, Suécia), por exemplo não me parece enfraquecido pela aquisição de F-35 por parte de RU e Itália… Outra coisa, agora… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Em vista do cenário atual, parece ser a melhor opção. E precisa ser rápido.

Hellen

A pressao de Washington para venda de seus produtos de guerra é monstruosa e por tabela acaba destruindo a industria militar do país que depende da ajuda militar dos estados unidos !!!
Deixaram de comprar os eurofigter que gera milhares de empregos na alemãnha e na europa para comprar o f-35 com colera yankee !!!

Last edited 2 anos atrás by Hellen
Antoniokings

E vem muito mais problemas para a Alemanha. Ela começou a ceder a Washington na questão do NordStream2, fazendo doce para aprovação. Agora, vê-se na iminência de ter seríssimos problemas com essa situação. ‘O ministro da Energia da Alemanha, Robert Habeck, prevê “desemprego em massa, pobreza” com o boicote dos EUA e outras nações ao petróleo russo.’ O ministro da Energia da Alemanha, Robert Habeck, afirmou nesse domingo (13) que o boicote dos Estados Unidos e de países europeus ao petróleo da Rússia podem causar “desemprego em massa, pobreza, pessoas que não podem aquecer suas casas, pessoas que ficam sem… Read more »

FOX

Pobreza na Alemanha ? Qual país que está afundando em sanções mesmo ? Você é débil mental ? Burro ? O mal caráter mesmo ?

Antoniokings

Afundando?.
Quem está afundando é a Ucrânia.

comment image

Daniel Lopes

As três opções são válidas para os “kings”.

Antoniokings

Prezado Fox

Siga o Kings.
Ele entende um pouco de geopolítica e economia
Quando ele disse, há alguns dias, que a Europa (e em especial a Alemanha) teria sérios problemas industriais se perdesse o gás russo barato para sempre e que outros países (leia-se China) recebesse esse gás russo barato teriam mais vantagens comparativas, vcs não levaram fé.

Valor Econômico 15/03.

Volkswagen considerará expansão fora da Europa se a guerra na Ucrânia continuar

I

Almeida

Enquanto isso TODAS as montadoras que tinham fábricas na Rússia já anuciaram sua saída rs

Antoniokings

Ótimo!
Imagine as empresas chinesas com um mercado cativo de 2 a 3 milhões de autos por ano.
Estou torcendo por isso.
Mas, infelizmente a Lada, a maior disparada do País e que pertence ao Grupo Renault anunciou que nada mudou.
Uma pena.

Ze das Couve

E os russos vão comprar com qual dinheiro? O rublo nao vale nada.

Alecs

“que pertence ao Grupo Renault” Só pela sua fala da para ver que a rússia já era! kkkkkk E será que a Renault vai continuar investindo muitos Euros em maquinário na rússia? Só o tempo dirá… Eu e muita gente aqui não investiria um Rublo furado por lá!

Ze das Couve

Calma, em breve os russos voltarão a andar de Lada.

Alecs

Entende tanto quanto o porquinho da índia do filho de um dos foristas! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Antoniokings

Converse com o Ministro Alemão para saber o que ele considera pobreza. Alemanha adverte: boicote à Rússia pode causar pobreza em massaO ministro da Energia da Alemanha, Robert Habeck, prevê “desemprego em massa, pobreza” com o boicote dos EUA e outras nações ao petróleo russo O ministro da Energia da Alemanha, Robert Habeck, afirmou nesse domingo (13) que o boicote dos Estados Unidos e de países europeus ao petróleo da Rússia podem causar “desemprego em massa, pobreza, pessoas que não podem aquecer suas casas, pessoas que ficam sem gasolina” se o governo alemão parasse de usar petróleo e gás russos.… Read more »

Alecs

Sputnisse! kkkkkkkkkkk 1 Euro igual a 119,00 Rublo russo.

Ze das Couve

O cara é maluco. Olha a cotação do Euro frente ao Rublo. Em breve o rico na Rússia será o pobre alemão.

Alecs

Todas as respostas acima são corretas! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Agressor's

A União Europeia compra por dia 1 bilhão de euros de gás e petróleo da Rússia, basicamente é a União Europeia quem financia a guerra !

GFC_RJ

Como eu gostaria de ser pobre igual a Alemanha!

Antoniokings

Eu também.
Só não queria passar frio.

Ze das Couve
Ze das Couve

Só religar as usinas nucleares deles e pronto. Baubau gás da Rússia.

Alecs

Como cabe tanta asneira num comentário só! Tonho da Lua, será que os alemães vão ficar de braço cruzado esperando a solução cair do céu? Esqueceu que a Alemanha é a maior economia da Europa e a 4 do mundo? Eles não estão nessa posição por ficarem escrevendo lorota ideológica em sites. Pode ter certeza que aprenderam a lição de confiar na opinião dos eurobambis verdes. Lá se estuda muito ciências exatas e se trabalha muito também! Dojeito que você fala parece que os russos são os picas da galáxia e os alemães uns coitadinhos. Pare de passar vergonha nos… Read more »

Paulo1

Putin foi o corretor e o Zelensky o agenciador.
Só não vê quem não quer.
Eua não brin$$ca em serviço.

Luiz

Aos seus interesses né? Os europeus são muito burros. Estão aumentando cada vez mais a influência dos EUA no seu quintal.

Paulo1

Tem que beijar a mão do padrinho e pedir benção.

Last edited 2 anos atrás by Paulo1
Antoniokings

Essa é a jogada.
Conflito de interesses.
E isso ficará evidente quando os europeus perceberam daqui a um tempo que suas fábricas estarão fechando e os americanos vendendo para eles.

Paulo1

Com certeza, E vão ter que comprar lenha também, o inverno chegará na Alemanha.

Bosco

Paulinho,
O inverno no hemisfério norte acaba domingo agora.

leandro

e até o próximo as plataformas flutuantes para conversão de gnl em gnv estarão operacionais e adeus russia…

Antoniokings

Prezado.
O GNL é bem mais caro que o gás natural e a sua conversão encarece ainda mais o produto.
Isso acarretará mais perda de competitividade da Europa frente a outros produtores, principalmente chineses.
Não por isso, a VW anunciou que pode acelerar sua expansão fora da Europa se a guerra continuar (leia-se perderem o gás russo).

Carlos Gonzaga

Tonho, gnl significa gás natural líquido por efeito de temperatura e pressão. Sim, o custo aumenta porque tem que comprimir e descomprimir mas navios gaseiros e fontes de gás natural no mundo não falta. A Petrobras queima mais gás natural no pré-sal do que o Brasil consome de gás natural. Seria ótimo ter um cliente para exportar. Você acha que, sem o gás da Rússia, não comprariam esse excedente nacional. Você não é burro. É teimoso, o que dá na mesma.

Antoniokings

Bosquim

Em que pese temperaturas baixas o suficiente na Europa para o uso de aquecimento, ocorrerem não só no inverno, a estimativa dos europeus para ‘se livrarem’ do gás russo é para 2030.
E mesmo assim, terão para sempre um combustível mais caro.
Não tem solução para eles, a não ser o gás barato russo.
Ou então, centrais nucleares.
Aí, a solução fica para 2040.
Creio que Putin pensou isso junto com Jiping antes da guerra começar.
Ponto para eles.

Alecs

“a estimativa dos europeus para ‘se livrarem’ do gás russo é para 2030.” Para países desenvolvidos isso não é muito tempo (8 anos). E claro que sabendo da situação atual todos vão buscar alternativas que, mesmo sendo mais caras em um primeiro momento, são apenas uma solução intermediária. Acredito que as centrais nucleares podem voltar não só na Alemanha, mas também crescer por vários outros países europeus. Pode ter certeza, a Alemanha sairá dessa situação fortalecida assim como toda União Europeia. Já a nação pária bem… O Ursinho pimpão vai mostrar a b#nd@ para o dragão e pedir arrego. 1… Read more »

Antoniokings

Alecs Bosquim

Policial alemão fazendo a ronda em 2030.

comment image

kkkkkkk

Alecs

Aposto que pegou a imagem na Sputnik news!

Paulo1

Hahaha! Boa! Prezado Bosco, jura q vc não sabe. Sendo que, eles utilizam gás no verão, cozinhar, hotéis, chuveiros… Setor do turismo é alto.
Talvez alguns incautos acreditem que não se utiliza gás no verão.
E o petróleo entra nessa conta.
Os alemães vão pagar esse bilhete.

Last edited 2 anos atrás by Paulo1
India-Mike

Talvez vc não saiba mas na Europa praticamente não existe forno a gás, os fornos são todos elétricos. Fogões a gás ainda são a maioria, mas os elétricos — seja de cerâmica ou indução — tem uma participação grande no mercado. E o mesmo acontece com o aquecimento, que em muitas casa é elétrico e não a gás. Ou seja, ainda não são maioria, mas existem muitas casas q já são independentes de gás, e isso não tem a ver com a crise atual mas sim com o fato que gás sempre foi muito mais caro pro europeu q eletricidade.… Read more »

Paulo1

Ok, mas na Alemanha, o gás é 15%, carvão é 28% da energia elétrica, 43% é muito. As fábricas utilizam gás e agora energia renovável.
A demanda é alta ainda. A maioria da população na Alemanha não é tão abastada assim.

Last edited 2 anos atrás by Paulo1
Marcelo Baptista

Paulo1, gas é utilizado basicamente para aquecimento da agua que circula nas casas e vai para os heizung (aqueles radiadores que vemos nos filmes(, o chuveiro e torneiras.
O cozimento é feito basicamente em fogões elétricos.
No verão este uso cai drasticamente, pois vc usa basicamente para aquecer o chuveiro e as torneiras, então vc regula o aquecedor para baixo. Vai por mim, é caro para caramba, mas nao vai destruir a economia Alemã.

Chris

Pelo menos aqui no Japão… Já esquentou bastante !

Paulo1

O próximo, nobre Bosco.

RPiletti

Sim, no próximo ano. Eles estão no hemisfério norte…

Paulo1

A pois é, prezado RPiletti.
Fora que eles cozinham o ano todo, tomam banho, setor do turismo, hotelaria, logo terão que terem gás.
E tem a questão do petróleo.
Tem muita coisa por aí…

Paulo1

Bingo.

Alecs

“Inteligente” é só você e o Putin, os Europeus são todos uns “asnos”. Tonho da Lua, volta pra novela que você faz mais sucesso! kkkkkkk 1 Euro igual a
119,00 Rublo russo.

Hcosta

Não, não desistiram dos Eurofighter´s. Vão ser atualizados.
A questão é que não podem transportar as bombas nucleares e a viabilidade de de fazerem isso parece não ser a melhor.

Almeida

A Alemanha NÃO irá parar de comprar Eurofighters, são mais de 100 Tornados IDS e ECR para serem substituídos. E muito menos vai desistir do FCAS, pelo contrário, no discurso do chanceler ele menciona investimento neste projeto. Então assim, menos, é apenas uma compra de oportunidade que trará vantagens e conhecimentos indispensáveis aos alemães no curto e médio prazos.

Fábio Mayer

“O F35 é um fracasso cheio de problemas, ninguém vai comprá-lo” diz o sábio forista, que é amigo pessoal de Vladimir Putin é Xi Jingping.

Allan Lemos

O F-35 como caça nāo é um fracasso, mas o JSF é. Nem os americanos negam isso.

EduardoSP

Deu o esperado, tendo em vista os compromissos relativos a armas nucleares que os alemães têm no âmbito da OTAN

Vendéen

Bonsoir EduardoSP, Você está absolutamente correto. Essa escolha é bastante lógica porque apesar da forte presença de ecologistas no novo governo, eles não queriam abandonar a participação alemã no conceito de dissuasão nuclear da OTAN (se necessário, alguns aliados têm acesso a armas nucleares americanas). Portanto, para substituir o Tornado, a preferência vai muito logicamente para um avião americano moderno (o F-35) com capacidade de emprego do B61-12. Caso contrário e de acordo com Christine Lambrecht (Ministra da Defesa): A compra do F-35 não significa que a Alemanha pretenda abandonar o projeto SCAF. Por isso, continuará a investir neste programa.… Read more »

dod

100 b de Euros!!!!!!! Caraca hein, quem pode, pode!

Varg

A aquisição de um substituto para os Tornado já estava na agulha há bastante tempo, restava saber qual jato seria o escolhido: Eurofighter, SH e o Lightning. O Eurofighter tem uma deficiência que é a impossibilidade de fazer uso do arsenal nuclear da OTAN/EUA. E entre o SH e o Lightning, com valores semelhantes, prevaleceu o último. Escolha lógica, por se tratar de um sistema mais novo, stealth e com maiores possibilidades de atualizações e modificações. Mas isso, de forma alguma, significa o fim do FCAS, que é um projeto de geração superior ao F-35 e que demandará um bom… Read more »

Hcosta

Não creio, tal como o Tornado não cancelou o Eurofighter, o F35 não irá cancelar o FCAS.

Kemen

Se a compra se concretizar, o FCAS esta em perigo, além dessa compra existem problemas entre a Airbus da Alemanha e a Dassault da França, aparentemente os dois querem liderar o projeto, a Indra só aguarda..

Jefferson 2022

Kemen, é o contrário do seu discurso. O FCAS nunca esteve tão bem, é agora que terá dizendo para pesquisas. O FCAS é 6 geração, não é 5 geração, será apenas para 2035 em diante.
A Alemanha vai desenvolver vários projetos ao mesmo tempo, há muito dinheiro no orçamento.

Almeida

Parte desses 100bi vai direto pro desenvolvimento do FCAS, tá no discurso do chanceler ao parlamento.

Carlos

Parabéns Putin por ter ressuscitado as FA da Alemanha kkkkkkkkkkkk
.
Mais uma vitória pra lista kkkkkkk

Silvano

Tá é enterrando a indústria de defesa deles. Vendendo algo de prateleira pago pelo contribuinte alemão, sem pena. Outra, tu acha que depois dessa a sociedade alemã vai aceitar querer liberar ainda mais dinheiro para o programa do avião de quinta geração europeu???

Foi enterrado hoje, numa canetada só. Se é que não rolou propina pesada, como no caso dos F104.

kkkkkkkkkkkk quem diz é a Lockheed Martin… wow… eles caíram como patos, diria o executivo.

Carlos

na aula de hj aprendemos que se você compra F35 automaticamente toda a indústria de defesa morre junto
.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
.
logica dos caras aqui é sensacional kkkkkkkkkkkkkkk, só perola

Last edited 2 anos atrás by Carlos
Silvano

Tu acha que com um F-35 no hangar, que custou bilhões, algum europeu vai querer pagar pela construção de um avião caríssimo que é só promessa?? tem que dizer isso para quem paga impostos.

Os militares alemães eram contra comprar o F-35. Essa decisão é do poder político, pressionado pelo baidi e pela máquina de guerra Yanke.

Ao menos ficou provado que é um avião sub aquático.

Bruno Vinícius

Os militares eram favoráveis à compra do F-35, quem se opunha era o poder político (inclusive exoneraram um general que defendeu publicamente a compra do Lightning II).

glasquis7

Tu acha que com um F-35 no hangar, que custou bilhões, algum europeu vai querer pagar pela construção de um avião caríssimo que é só promessa?? tem que dizer isso para quem paga impostos.”

Tem quem paga, aqui pertinho.

Antoniokings

Prezado.
Alemanha tem apenas 235 tanques.
Para ressuscitar terá de gastar bem mais do que isso.

Carlos

Prezado.
Agora ela vai ressuscitar/gastar pq deram um bom motivo pra isso.
.
Ainda bem que temos o Putin pra trazer esses motivos.. imagine se ele ficasse quietinho no canto dela e ficasse só fomentado blogs anti fracking e anti otan/gasto militar, mas não né tem mostra pra todo mundo que ele sabe fazer mais m3rda que os eua…kkkkkkkkkk

Jefferson 2022

Sim, 235 blindados extremamente modernos para um país que era PACIFISTA, imagina com um orçamento extra de 100 bilhões de euros. Já a Rússia militarista, virado em pobreza, tem 10 mil tanques dos anos 60 que não aguenta 1 javellin.

Bosco

Mas 235 tanques com tanque cheio.

Silvano

Tanque cheio de petróleo russo. Não te destes conta que esse guerra está é acelerando uma nova ordem financeira mundial?? só como exemplo, a Arábia Saudita vai aceitar moeda chinesa Renminbi (nome oficial de sua moeda) na compra de petróleo. Já pensou quando os exportadores do agro brasileiro começarem a aceitar o Renminbi como forma de pagamento? EUA querem impor sua hegemonia à força, nota-se que estão desesperados, a útlima dos malucos do baidi é “sancionar” a China se esta ajudar militarmente a Rússia… uns brincalhões. Avião de Trump na China taxiando na pista adoidado, uma fucionária Yanke fula da… Read more »

Ze das Couve

Do jeito que o Panzerfaust está indo bem na Ucrânia, os alemães não precisam de mais tanques não. Mas os russos precisarão de uma melhor blindagem

Alecs

Mas a Alemanha não vai invadir a Ucrânia e nem outro país. Só nações pária com governos imbecis e czares cagões fazem isso! Para se defenderem precisam de 235, mas com o aumento dos gastos elevado para 2% do PIB podem comprar mais de uma versão mais nova e muito mais eficiente que a atual. Estamos falando do país da Mercedes, BMW e Volkswagen e não do país da Lada que teve sorte de ser comprada pela Renault. Além do mais vão comprar um dos melhores meios de destruir tanques no mundo, o AH-64E. Volte para novela Tonho da Lua… Read more »

Nilton L Junior

É a grande prostituta mesmo, o Rafale é produzido no Paraguay e o Gripem no Afeganistão e comedores de repolho podre vão comprar do Tio Sam, toma Macron.

Paulo1

Baita negócio!
É aquela história: enquanto uns ficam doentes outros vendem remédios.
No caso, condicinaram a midia mundial jogando um anzol e pronto. Enquanto pessoas morrem, mídias comovendo, outros ficam bilionários. Ajuda com armas Otan/EUA é um investimento inicial para faturar bilhões rapidamente.

Nilton L Junior

É como venho argumentando os EUA criaram um bode na sala da Europa com apoio dos seu fiel baba ovos os Ingleses, a história vai mostrar quem serão os derrotados.

JPC3

Não sei como as forças armadas da Europa não vem caçar talentos na internet brasileira……O que vocês sabem sobre os requerimentos deles e sobre as capacidades das aeronaves????? Nada???

Varg

Normal, JPC3. Aqui está repleto de testa lustrosa se achando mente brilhante. São uns tantãs mesmo.

Nilton L Junior

Ah se for igual aquele instrutor de tiro coxa branca ze ruela com certeza vão matar os Russo de rir.

leonidas

Passou da hora de Berlim tomar vergonha e honrar com seus compromissos em relação a segurança da Europa. Um canal do Youtube lançou recentemente um video onde dizia que Putin seria o responsável pelo despertar da Alemanha, não sei se é para tanto pois na verdade isso que a Alemanha esta fazendo agora só serve para recuperar o completo abandono de suas capacidades militares já denunciado por Trump a pelo menos 3 anos atrás. Logo não vejo um despertar alemão ao investir em aquisições e aumentar o investimento em defesa, considero até o momento uma simples obrigação que estava sendo… Read more »

FERNANDO

Putz, meia dúzia aqui fariam um estouro.

Carlos Gallani

Infelizmente perdemos esse bonde!

Rodrigo Martins Ferreira

Os eurobambis estavam todos contentes falando de linguagem neutra, ecologia, politicamente correto e demais assuntos da lacrosfera, enquanto bovinamente compravam bilhões em gás da Rússia..

Aí o “mago da KGB”, decide invadir a Ucrânia, com um monte de desculpas esfarrapadas. sai ameaçando todo mundo de retaliação, inclusive nuclear..

O que ele acabou conseguindo ?

Uma revisão dos orçamentos militares europeus e da sua matriz energética..

É um “jênio” mesmo…

Ze das Couve

Brilhante resumo, Rodrigo.

Bruno Vinícius

A revisão da matriz energética já estava nos planos (justamente pela preocupação dos Europeus com as mudanças climáticas). O que Putin fez foi acelerar o processo consideravelmente.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Marcelo Baptista

É isto mesmo Bruno.
Os europeus estão atuando na revisão da matriz energética a mais de vinte anos.
O gás russo era barato, valia a pena comprar deles.
Mas nao significa que a Europa ficará a mercê da escassez energética, pode ficar caro, pode desacelerar a economia, mas definitivamente nao ficarão sem energia.

Ivanmc

A Alemanha foi fisgada.
Guerra ao terror!
Ótimo negócio vender F-35.
Acho que eu vou falar com o Capitão lá em Brasília, tentar intermediar alguma coisa. Vai que cola.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Rodrigo Martins Ferreira

Então vai uma bem triste…

O F35 é o futuro e muito provável que um dia ele aterrisse por aqui.

Maurício.

F-35 no Brasil? O mesmo Brasil que ficou 10 anos sem dar um único tiro de canhão com os Skyhawk da MB? Acho muito difícil, para não dizer impossível, o Brasil vai usar o Gripen até a última gota, depois, só Deus sabe.

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Rodrigo Martins Ferreira

Velho…. tecnologia anda para frente, não anda para trás…

E o F35 é o futuro simples assim, não querendo ser chato mas a baixa escala de produção do Gripen que irá inviabilizá-lo em médio prazo, se continuar do jeito que está.

E digo mais..

A Suécia, é séria candidata ao F35.

Ivanmc

Para mim não é triste. Leu o meu comentário logo abaixo?

Fábio

Mais uma força aérea escolhendo a melhor opção. Prevejo brigadeiros de ar condicionado chorando…

glasquis7

Eita aviãozinho ruim, né? Se fosse bom, ninguém comprava. KKK

Silvano

Índios Mapuches receberam a ministra do interior do Chile Izquia Siches com rajadas de metralhadoras para o alto. Tá sabendo de algo? foi agora pouco. Saiu todo mundo correndo de lá.

Antoniokings

Com os Kalibr voando na sua porta, os alemães compram até palito de fósforo queimado.
Não é mérito nenhum para o problemático avião.

Ze das Couve

Tão gastando todos os Kalibr na Ucrânia. Na vai sobrar nada para a Alemanha.

Alecs

Bom mesmo é o Su-57 que é tão bom que só tem 4 e até a Índia desistiu de comprar!
1 Rublo russo igual a 0,0092 Dólar americano.

Ivanmc

Sabes que eu gostaria de uns Lightning na FAB.

Silvano

Melhor seria o Su-57, falo sério mesmo, outra opção seria o Su-75, monomotor de quinta geração, a Akaer poderia participar, essa empresa já fabrica a parte traseira de um avião de treinamento da Turquia. No Brasil só chega ao posto máximo da carreira quem é alinhado ao ocidente, pode prestar atenção, é tudo metido a ocidental, papinho furado de extra OTAN e bla bla bla. Não sou contra o Brasil fazer exercícios com os americanos, mas por que não podemos fazer o mesmo com os chineses por exemplo? Aquele Su-25 só voltou pra casa porque tem dois motores,o Brasil precisa… Read more »

Ivanmc

Com certeza, estimado Silvano. Seria interessante sim termos o Su-57, um caça de 5° geração é indispensável, assim como participarmos do desenvolvimento do Su-75 “Checkmate,” sem dúvidas. Quanto a termos um caça bimotor de grande capacidade, já discuti muito aqui no blog há uns 5 anos, eu creio, bah! Mas, claro talvez partir para um Su-35 4°G++ inicialmente não seria mal, já vai domando a fera. O meu preferido bireator para a FAB, na época, era o F-18SH. Nosso país é muito grande, riquezas naturais, povo ordero, deveríamos ter uns bons guarda-chuvas. Contudo, teria que mudar muita coisa para que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
leandro

tem uma turma rasgando calcinha com essa noticia…

Paulo1

A turma da Saab.

Rodrigo Martins Ferreira

Estes ai já rasgaram umas 3 lojas da Marisa de calcinha…

Maurício.

Rodrigo, disso você tem experiência própria né, já que você dizia que o Rafale era invendável…?

Rodrigo Martins Ferreira

Me fala um país que tenha comprado o Rafale, que o nível de corrupção seja baixo.

Maurício.

Quando você falava que o Rafale era invendável e que só ficaria na França você não mencionava o nível de corrupção dos países, até porque, se formos colocar isso na balança…A venda de caças americanos cairia para menos da metade fácil, fácil…Aliás, a Lockheed Martin é campeã nisso, vai desde os subornos do F-104, passando pelo F-16 e chegando até mesmo no F-35, tu deve saber do escândalo envolvendo o F-35 e a Dinamarca, portanto, você errou feio a sua previsão sobre o Rafale, isso você não pode negar.

Rodrigo Martins Ferreira

Só é vendável pela corrupção…

quer que desenhe ?

Sempre jusiticam os erros dos seus queridos, com os erros dos outros.

quem subornou pelo F104 foi pra cadeia. A França mandou quantos para a cadeia por causa do Rafale ?

Quem era pra vencer na Dinamarca, segundo o seu escandalo ?

Maurício.

“Só é vendável pela corrupção…”

Chora Rodrigo, você errou e errou feio quando falava do Rafale.

“Sempre jusiticam os erros dos seus queridos, com os erros dos outros.”

Você acha que eu tenho país de estimação igual você?

“quem subornou pelo F104 foi pra cadeia”

Foi, sim, confia….rsrsrs

“Quem era pra vencer na Dinamarca, segundo o seu escandalo ?”

Segundo meu escândalo? Só meu, tem certeza disso?

https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2020/11/amp/4889163-estados-unidos-sao-acusados-novamente-de-espionar-a-dinamarca.html

Paulo1

Hahaha

Carlos Gallani

Queria ser uma mosquinha pra ver o susto na comparação entre o tornado e o F-35, capaz ate do typhoon tomar uma chacoalhadada, certamente ajudará a estabelecer novos parâmetros para o FCAS!

Andre

E o gênio do xadrez geopolítico conseguiu mais um cliente para o F-35. Muito bem Putin!

Rocha

E sem ganhar comissão! Gnomo vermelho ataca novamente.Eita “genio”!

Carlos Gallani

Venho falando, o ocidente devia ligar para o Putin e perguntar quanto ele quer de comissão, “best salesman ever”!

Silvano

Tá matando a indústria de defesa europeia, tu acho isso bom para Alemanha e europeus? gerando emprego nos EUA… dependência, negoção realmente.

Carlos

matando a indústria pq? ter F35 não elimina a possibilidade de ter o avião da Alemanha não kkkk

Almeida

A Alemanha vai comprar o dobro disso de novos Typhoons e ainda vai continuar desenvolvendo o FCAS. Esses Lightning são apenas tapa buraco.

Carlos Gallani

A principio sim mas nada impede que após treinamentos e exercícios essa ideia mude, vai que o F-35 surpreende…

Rodrigo Martins Ferreira

Quem mata a indústria de defesa européia é o putin fazendo um monte de ameaças.

Alecs

A Alemanha encomendou mais de 140 Typhoons, acabou de anunciar que vai investir no desenvolvimento e produção de mais na versão ECR para substituir o Tornado ECR, e vai continuar desenvolvendo um caça de 6ª geração junto com os franceses. Não vejo onde está matando a indústria europeia. Além do mais, há uma grande possibilidade dos F-35 alemães serem montados em Turim, na Itália. Isso pode eventualmente acontecer. Mas pode ser que você seja um ispecialista que deveria trabalhar no governo alemão.

Andre

Matando? Qual fabrica fechou?

Carlos

E o gênio do xadrez geopolítico conseguiu mais um cliente para o F-35. Muito bem Putin!

e depois o comediante é o Zelensky kkkkkkkkkkkkkkkkk

Slow

Como se já não fosse o destino natural dela .. afinal ela só faz oque os EUA deixar ..

Last edited 2 anos atrás by Slow
Rodrigo Martins Ferreira

O Trump, foi bem claro contra a dependência do gás russo e nem por isto os alemães acataram..

Andre

Quem era o proeminente em português aqui do fórum, que andava corrigindo os colegas? Parece haver algo estranho aqui….

Essa venda já havia sido negada há alguns meses. Com a aventura do Putin, ela aconteceu.

Sua memória é tão ruim assim?

Tutu

Vão cancelar os F-18?

BK117

E mais uma venda do F35. Já está num ponto que eu não me surpreenderia se meu vizinho comprasse um. Espero que a FAB não perca o foco do programa Gripen…

Carlos

Gripen e qualquer família derivada dele é o caça da FAB pelos próximo 50 anos. Não vai ter F35 aqui, é delírio de brigaderinho

BK117

Assim espero, caro amigo.

Jagdverband#44

É co.o carro Honda: vende sozinho.

Jagdverband#44

* como

Jefferson 2022

Escrevam aí! Putin vai terminar a vida (com câncer terminal) vendo os russos comerem nas mãos da China e na outra ponta uma Alemanha poderosa militarmente. Essa guerra do Putin ferrou a Rússia, foi um erro imenso, o desgaste e os prejuízos jamais superar a conquista. Logo, logo a Alemanha entra no projeto do porta-aviões francês de próxima geração, vão ampliar a compra de novos destroiers, submarinos, satélites, defesa ant-aérea, caças etc… A Alemanha terá uma força aérea e marinha de outro nível…uma superioridade sem igual na Europa. A Rússia pode ter um orçamento de 60 bilhões de dólares, mas… Read more »

Slow

O primeiro a ser entregue será aquele que caiu no mar do sul da China, está novinho e lavado .

Paulo1

O F-35 não voa em dia de chuva parece. Nos dias de chuva a Alemanha ficará desprotegida.
Sem gás, sem petróleo, e com um elefante bilionário no hangar.

Maurício.

A lógica era o Eurofighter poder carregar as nukes americanas desde sua concepção, acharam que o Tornado iria durar para a vida toda, deu no que deu, os caras tem um dos caças mais avançados em serviço e ainda assim terão que comprar um caça americano.

fulcrum

Lockheed agradece, tudo que os eua queria

MAGNO BARBOSA

Os americanos conseguiram o que queriam: fomentar uma guerra longe de suas fronteiras. Com isso irão fragilizar a economia russa e ainda vender bilhões em armas. Bem típico dos EUA.

Material arquivo

A claro, o putin invade a Ucrânia, desaconselhado por toda a Europa, daí aparece um gênio para culpa os EUA.
A Rússia se meteu nessa situação por culpa dela, são burros pra caramba. Se eu que sou brasileiro estou com ódio desses russos, vendo idosos, gravidas e crianças morrendo…imsgina o europeu nas fronteiras da Rússia.
O estrago feito pelo putin é culpa dele, não dos EUA. A conta é russa não americana. Não distorce a realidade.

Allan Lemos

Os EUA sempre faturando com as tretas europeias.

Flavio

E os EUA (e talvez todos os atores) chega ao seu objetivo com essa guerra!!!
LOBY + GUERRA + GASTAR EM DEFESA + JUSTIFICATIVA = PROPINA

Zezonho

Ahh… não! Os krautz não leram ao opiniões abalizadas dos entendidos do blog aéreo? Esse pombo cheio de falhas logo agora que putin e suas máquinas maravilhosas assolam a Europa??

PETERSON MONTEIRO DA SILVA

Hoje estava acompanhando alguns comentários sobre os diálogos Rússia x ukraniana, reparei que a tendência é sempre a mesma,se ela (Rússia) dialoga demonstra fraqueza,se atacar é covardia sanguinária… que o ocidente Europa e EUA, não encluo os demais… São os protetores do mundo, recebemos imagens terríveis todos os dias a guerra é terrível mais muitos já não são mais cegos e enxergamos que essa guerra foi estimulada continuamente todos os dias até hoje,e chego a conclusão que vai ser estimulada até o último ukraniano!!! Só não morreu mais pessoas porque quem atacou não quer… Hoje vi um vídeo em que… Read more »

Ze das Couve

A Lockheed agradece o Putin.

Last edited 2 anos atrás by Ze das Couve
Ze das Couve

Mandaram um monte de helicóptero russo pro saco lá em Kherson. Imagens de sensoriamento remoto da NASA pegaram os focos de calor. Parece que 10 helicópteros e 20 caminhões viraram ferro retorcido. Guerra cara essa para a Rússia. Quanto tempo e dinheiro vai custar para recuperar tudo isso? Não vai sobrar nada para um enfrentamento com a OTAN.

https://firms.modaps.eosdis.nasa.gov/map/#d:24hrs;l:noaa20-viirs,viirs,modis_a,modis_t,street;@32.6,46.7,12z

https://twitter.com/JosephHDempsey/status/1503864619932205065?s=20&t=vBaWPNNjlGlis0ccI30hmg

Silvano

Pois é, só vai sobrar as sete mil ogivas nucleares mesmo.

Inimigo do Estado

Isso é sério? A Alemanha não é mais a mesma…