IMAGENS: Desembarque do caça Saab F-39 Gripen FAB 4108 no Porto de Navegantes (SC)
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que mais uma aeronave F-39 Gripen chegou ao Brasil, nesta segunda-feira (23/09). O caça, de matrícula 4108, foi transportado de navio, a partir de Norrköping, na Suécia, até o porto de Navegantes, no litoral catarinense, em uma viagem de cerca de 20 dias.
Depois de desembarcada, a aeronave seguiu até o Aeroporto Internacional de Navegantes, onde serão realizados os procedimentos técnicos necessários que permitirão a decolagem rumo à Base Aérea de Anápolis (BAAN).
FONTE: Assessoria de Imprensa da FAB
Eu fico imaginando como estão os executivos da SAAB que formularam uma proposta vencedora para o FX2 acreditando na conversinha do brasileiro que o vencedor substituiria os Mirage, AMX e F-5.
Tá certo eles, tem que demorar mesmo para mandar os caças fabricados lá. O máximo possível, até onde o contrato permitir. Porque foram enganados.
Não existem ingênuos no mundo dos contratos militares (exceto, é claro, o pessoal que comprou a tecnologia de Jet Nozzle para enriquecimento de urânio).
Segundo reportagem sobre o orçamento militar para o ano que vem, no G1 !
Em 2025… Estão previstos apenas 2 Gripens !
Não por acaso, pararam ate de divulgar os cronogramas !
Aos torcedores do 2o lote… Do caça da Embraer…. Que disseram “não” para os F-16… É só mais um capítulo da novela que assistimos ha décadas.
Continuamos sendo o pais onde a elite embolsa todo o dinheiro…
A elite do funcionalismo e políticos…
Mas vamos ser otimistas e comemorar a chegada de mais esse Gripen.
Quem preciona as elites do funcionalismo e políticas são as elites econômicas, indústria e agro. Eles é que tem o cheque! E duvido muito que o interesse deles seja um Brasil soberano. Estão nem aí pra Gripen, Tamandaré etc.
Um país vai para onde suas elites querem que vá.
O funcionalismo público brasileiro é o maior câncer desse país.
Suponha…. o país sem a PM ou sem qualquer funcionário das policias civil, militar, guardas municipais.. sem a PF, sem polícia rodoviária.. ou sem hospitais públicos, sem SUS, sem UPA ou UBS… sem programa de vacinas, já que não teria mais servidores no MinSaúde… também não tem mais forças armadas, porque são servidores públicos também. Sem escola pública, nem creche nem ensino fundamental nem médio nem superior.. nem pós-graduação, porque não teria mais CAPES.. sem CETESB, nem Ibama… sem previsão do tempo porque não teria mais INPE ou INMET.. nem Embrapa então sem nada de cultivo no centro oeste.. sem… Read more »
O funcionário público brasileiro é corporativista, ele não pensa no melhor para om país, ele pensa no que é melhor para ele, seus parentes e “parceiros”. Desse jeitão mesmo, como qualquer quadrilhinha.
Pra piorar, ele faz isso usando o dinheiro que ele não cria. Contra aquele que cria. Ou seja, é um ser muito parecido com a Ameba.
Espero que ninguém se ofenda com a generalização. Se você é funcionário público e não é corporativista, parabéns. Acho que você também sabe que o establishment se protege a qualquer custo. Principalmente contra o progresso, ou seja, contra o liberalismo economico
A elite de políticos com certeza!
Usam e abusam do dinheiro público, desculpe voltar a essa esfera política, mas lembrem-se, que R$5bi foram usados do nosso dinheiro para “patrocinar” as eleições municipais e daqui a 2 anos tem mais eleições… Quantos caças poderiam ter sido adquirido com tal grana?
Quando o último gripen for entregue, o primeiro já estará no MUSAL. 🤣
Não se preocupe,se continuar nesse ritmo de entrega ,haverá desses vídeos até 2051.
Na atual situação, todos os nossos programas de aquisição de meios,ja deveriam ter sido dobrados e acelerados ao extremo, mas…………………
As vezes eu me esqueço do quanto esse cocar da FAB é bonito…
Alguma coisa pelo menos>
o que seria o cocar? seria esse símbolo da FAB?
Isso.
É o cocar da antiga Arma de Aviação do Exército, enquanto a Aviação Naval tinha o cocar tipo “roundel” tricolor, ainda hoje presente em suas aeronaves. Foi escolhido quando da criação da FAB nos anos 1940.
Eu acredito que tudo que voa (e, preferencialmente “anda” também…) no Brasil deveria usar o mesmo cocar, deveria ser escolhido um novo, unificando tudo como em outras forças de defesa.
Aliás, patentes, uniforme, armamento… mas aí é delirar muito.
Olá José., a Argentina tem uma solução legal.. tem o cocar da força aérea e o mesmo cocar com uma âncora para a aviação naval… Os EUA padronizaram quando o MacNamara foi secretário de defesa.. inclusive padronizou a nomenclatura. Acho que eles padronizaram as patentes também… mas não tenho certeza O EB abandonou aquele sinal usado na II Guerra que ficou marca até meados dos anos 90, eu acho… a FAB tinha as duas cores (verde e amarelon) no estabilizados vertical… era bonito principalmente nos avioes camuflados que tinha um quadradinho Acredito que a partir do momento que o MinDef… Read more »
MacNamara não padronizou os postos (ranks). Na Navy continuam diferentes. Lt Commander = Major; Commander = Lt Colonel; Captain = Colonel. Fora os Almirantes.
Não é delírio. É só um pensamento racional.
Sei que a beleza é relativa e adoro o cocar da FAB por sua história e por reportar ao Brasil, patriotismo e tudo o mais. Mas, com o seu perdão por discordar, acho difícil achar algo como qualidade estética nele.
A chegada de caças a conta gota está ligada a desoneração dos tributária de 17 setores econômicos para ajudar a normalização da produção no pós-pandemia.
Pelo visto, a FAB so vai ter dinheiro pra receber quantidades expressivas de Gripens, a partir de 2028, quando a arrecadação voltará ao normal.
Ah, entendi. Então, quer dizer que o resto da economia e das contas do governo estão todas em dia, tudo correndo bem? É só a desoneração dos 17 setores que mais empregam no país que causam essa dificuldade orçamentária? Hummm…tá bom, então….
Mas obrigado pela informação.
Não te entendi…
Tá falando do setor de produção cultural e dos servidores públicos? Esses são os setores que mais empregam no Brasil e melhor pagam. O Agro não chega perto da Cultura…
Que bobagem cavalar…e tu quer dizer que a “cultura” gera mais arrecadação e contribui mais para o PIB do que a produção agropecuária?? E os servidores públicos geram mais valor no PIB do que o agro?? Deixa desse ranço ideológico contra o agro. E eu não tenho nada que me faça defender produtor rural…mas, basta olhar e enxergar os números e a realidade…bota a ideologia de lado um pouco…
A compra foi toda financiada e os “repagamentos” ao banco iniciam ano que vem. Não tem relação com grana. Alguns foristas afirmam que é decisão da própria FAB.
Não foi decisão da FAB. Garanto
Agora fiquei com medo. Se não é grana e não foi decisão da FAB, isso é sinal que problemas existem.
Sim. Problemas com grana.
As vezes acho q pode ser devido a guerra(operação especial) da Rússia na Ucrânia. Os Suecos devem estar fazendo estoques.
Tem uma particularidade do Direito Financeiro que é a seguinte: mesmo quando é o banco pagando, tem que entrar no orçamento como dívida contraída. Não é como um simples orçamento de uma família. Então já estão sendo feitas dotações orçamentárias pra isso desde o início lá (e entra no orçamento da FAB normalmente e no déficit). Agora que vai sair do tesouro de fato pro dinheiro ir pro banco. Tem que ter espaço no orçamento mesmo pra “dividir a dívida”. Se já foi problemático até hoje, nada indica que agora que o dinheiro vai ter que sair dos cofres de… Read more »
Exato. Alguém que entende, afinal.
Obrigado pela explicação.
Leia a série de matérias publicadas aqui no Aéreo que mostram que o problema é sim, grana!!!
As responsabilidades no governo são separadas… até em empresas é assim, Que cuida da parte financeira do governo federal são os ministéruis da Fazenda e do Planejamento. Incluive, foram feitas duas tentativas de unificar estes dois,.. a primeira com a Zélia e depois com o Paulo Guedes… deu errado nas duas.. quem planeja não pode autorizar o gatos… e quem autoriza o gasto nao pode planejar… é a cobra comendo o rabo. Nem o MinDef nem a FAB podem aprovar gastos… o que alias é prerrogativa do Congresso pela lei orçamentária… e quem administra o dinheiro é a Fazenda… no… Read more »
E a oneração das brusinhas da Shein e das minhas tranqueiras do Ali?
Se tu é patriota, deveria defender a indústria nacional contra importação de tranqueira sem imposto.
Você tá errado. O pessoal daqui importa da China e apenas coloca um percentual a mais. No máximo manda vir com um logo da empresa brasileira. Se é pra defender a indústria nacional o caminho é reduzir burocracia e impostos.
Amigo… No ano passado… Batemos o recorde de dinheiro liberado para o judiciário e para o legislativo… Ate o caixinha da imprensa voltou.
Temos 36 ministérios (Alguns com mais de 18.000 funcionários)… A Argentina tem 9, para comparação.
Você acha mesmo que vai sobrar dinheiro para o Gripen ? Esses 17 setores, vão é se lascar tbem !
A Argentina não parece uma boa comparação, kkkk
Lembrei da Regina Duarte.. “eu tenho medo”
Chirs.. ao fundamental.. existem trẽs poderes independentes. Tem o Judiciário, o Legislativo e o Executivo. Quem faz e administra o orçamento do Judiciário é o próprio judiciário… o mesmo para o legislativo e o mesmo para o executivo, ainda que o orçamento de cada um tenha que ser aprovado pelo Congresso um ano antes e quem é o responsável pela execução tributária seja o executivo. O executivo pode ter 1 ou 100 ministérios.. o impacto disso no judiciário é zero. O judiciário pode ter 1, 5 (como agora) ou 10 TRF, isso é uma decisão do judiciário ainda que a… Read more »
Daqui 50 anos teremos na trilogia a minissérie sobre a chegada dos Gripens do que seria o primeiro lote. O planejamento previa 108 aeronaves novas que seriam o único tipo de caça da FAB. Porém,cortes no programa levaram a aquisição de somente 50 aeronaves,as 36 inicias e um posterior aditivo de 14…
Nossos netos irão ler isso
Novinho em folha. Parabéns.
O site Defesanet em um editorial afirma que “enfrentamos problemas com os caças F-39 E/F Gripen sem uma solução a vista”. Pode ser que eles estejam se referindo às entregas em conta-gotas ou podem ter informações de outros problemas. Algum dos foristas sabe alguma coisa?
Ouvi de fontes que alguns dos caças F-39 tem.apresentado panes na implementação, e que quando ocorre isso ficam muito tempo fora para elucidar o problema todo…
Isso é normal de qualquer projeto novo (veja o F-35) mas para.uma.força q carece urgentemente de caças o problema fica maior
Que fontes? Poderia deixá-la aqui?
Obrigado pela informação. Se for apenas isso, tudo bem. Mas acho estranho que até agora a SAAB não tenha anunciado, com um megafone, o primeiro voo “supercruiser” de uma aeronave “operacional”. Isso pode sinalizar que as capacidades prometidas não estão acontecendo na prática.
Trouxeram o avião junto com carga a granel?
Era o que o resíduo no porão?
Enxofre, açúcar, nitrato, soda, etc?
Onde, em qual parte, em qual imagem tu viu resíduo do que quer que seja no porão de carga onde o Gripen veio??
É o turtle gripen. 1 por ano. Faltam 27.
É o terceiro desse ano? Acho que falta mais um de quatro.
Nesse ritimo sei não
Nesse ano de 2024 é o primeiro Gripen entregue…
Suecos estão entregando a conta gotas devido receio da Rússia, só pode. Ou alguém aqui tem alguma outra suspeita. Se financiamento está em dia, que será! Suécia na Nato deve estar boicotando o Brasil devido as posições do governo? Ou por mando do chefe da NATO?
O financiamento está em dia. A autorização para o uso da grana do financiamento não está em dia.
Nem um nem outro, senão os E da Suécia estariam todos entregues, não? Bobagem de teoria conspiracionista. O Brasil tem peso zero hoje na disputa entre Rússia e OTAN. Tivesse alguma relevância estaria sendo pressionado pelos dois lados ou por um deles e não tá, além dessas bobagens que inventam.
O problema é: orçamento e capacidade de entrega MUITO ABAIXO do esperado mesmo, unindo o inútil ao desagradável. A Saab tem entregado poucas unidades por ano, muito abaixo de basicamente qualquer fabricante (só no caso dos gripen msm).
E a Embraer começou agora.
Vou tocar fogo na casinha, hehehe. Este veio com o IRST montado, heheheh.
Respeito todas as opiniões postadas aqui. Mas abem da verdade ninguém sabe o que realmente está acontecendo nos bastidores, entre a SAAB e a EMBRAER
Entre a SAAB e a Embraer provavelmente nada. O cliente é que ferra tudo.
Essa é uma opinião interessante, por sensata. Basicamente, o interesse da imprensa por temas militares é nenhum, temos pouquíssimos jornalistas especializados cobrindo temas técnicos por área, e, por outro lado, a comunicação das FFAA com a sociedade é pouco mais q nula (note-se q dificilmente se observa assessor de comunicação com posto superior a major – em geral são tenentes de quadro complementar, ou seja, civis de uniforme). Isso se aplica a todas as três armas – basta ver os vídeos divulgados ultimamente, pela MB e EB sobre testes de armamento em desenvolvimento. O da MB nem texto tinha e… Read more »
É devagar, é devagar
É devagar, é devagar, devagarinho
É devagar, é devagar
É devagar, é devagar, devagarinho
É devagar, é devagar
É devagar, é devagar, devagarinho
É devagar, é devagar
É devagar, é devagar, devagarinho
Devagarinho é que a gente chega lá
Se você não acredita, você pode tropeçar
E tropeçando, o seu dedo se arrebenta
Com certeza não se aguenta, e vai me xingar
Eu já preocupado aqui com os elevons em posições diferentes com medo que tenha escaralhado no transporte (mas tá tudo bem)
Só Jesus sabe o parto que é cada avião desse
36 Gripens + 24 Tejas = 60 caças monoplaces de primeira linha
Caro. O Telhas não faz o que o Gripen faz…. O Gripen tudo que o Tejas faz e faz melhor.
Eu não consigo entender essa tara por outro avião. É Tejas, é M-346, é F-16 usado… Não tem grana, o que tiver tem que ser gasto no Gripen e só. Se realmente não tiver jeito, aí é A-29.
O problema é que a Suécia não deseja comprar nada em troca. Já a Índia poderá comprar o cargueiro da Embraer.
Bicho, a Suécia já fez um mega programa de offsets que aparentemente foram melhores que os oferecidos por EUA e França. Não lembro exatamente qual matéria aborda isso, mas se procurar no campo de busca, você consegue maiores informações sobre os montantes dos offsets do programa Gripen. Não há contrato assinado que obrigue a Suécia à comprar nada do Brasil para que a gente compre os Gripen. O que foi acordado é que pagaríamos X a cada ano e estamos falhando miseravelmente em fazer isso. Ao mesmo tempo, mesmo que a Suécia compre o KC-390, por exemplo, essa grana vai… Read more »
Ok. 80 KC-390 não significam nada. Fora que o negócio poderia ser realizado no âmbito dos BRICS. Então beleza. Não tem o que discutir. Agora, contingência orçamentária existe, quiçá, desde a criação da FAB, em 1941.
Boa Leandro! Não sei de onde o povo tirou essa ideia de condicionar a compra de mais caças em troca de KC. Isso não existe.
Nunca existiu.
De onde será? O comandante da FAB nunca manifestou em suas entrevistas o desejo de empurrar o cargueiro da Embraer para a Suécia ou Índia. “É mentira esse bilete”.
Construtor, se o comandante da FAB ou qualquer outro representante Brasileiro, seja da indústria, seja do governo em si ou das FFAA que não queira empurrar produtos da indústria de Defesa Brasileira para qualquer país que seja, não está fazendo o trabalho dele.
O KC-390 por si só já é um produto competitivo o suficiente para brigar de igual para igual com qualquer avião da mesma categoria. Normalmente o que falta é mais participação e condições favoráveis que deveriam ser engendradas pelo governo Brasileiro.
“. “É mentira esse bilete”.’
Claro que é! Onde diz,no contrato assinado lá em 2014,que o segundo lote de Gripen estárá “condicionado à compra do KC-390” pela Suécia???
Sem outro avião barato, a FAB vai encolher terrivelmente, e talvez nunca mais crescer.
Se o problema é só quantidade, compra uns 500 Cessnas 156, pinta de cinza ou camuflado e espalha pelas bases aéreas do país.
Poderia avaliar o Pucará..
Gostamos de variedade kkk
Um Gripen não pode estar em dois locais ao mesmo tempo…. Isso ele não faz
Isso que não entendem.
Não se faz uma força com 36 caças.
Colega Camargoer, não me entenda mal, o Gripen é ótimo, mas para quem voa feliz F-5EM, Tejas é um belo upgrade.
Tejas é caro….e na fração por dólar investido, não compensa…..
Custa a metade do gripen, mas o Gripen deve ter uma tx kill rating deve ser 7 a 8 vezes maior para um mesmo adversário
Se fosse por quantidade, pegaria o JL9 que custa 4 vezes menos que o Tejas e tem capacidade igual ao F5M….
Mas não é simples….pois também tem de entrar o custo de estrutura e pilotos
Dei um zoom bem forte na imagem do piloto na cabine e vi uns ” defeitos de lataria ” no Gripen
Alguém mais teve essa impressão ?
Parece amassado , furado , canopi com arranhado na moldura .
Mostra na imagem onde tu viu defeitos e arranhões. Eu não vi nada de errado.
Na moldura do canopi tá arranhado, no O antes do força aérea brasileira, tem rebites que parece que já foram recolocados, e placas que parece que foram marteladas.
É sério isso ? Meu deus…já já reclama que a viseira do HMD não deve ser do material que ele deseja e tal ou vai reparar nas cvestimentas íntimas dos pilotos… Reclamando de arranhado num avião de caça que tem atrito toda hora..por mais novo que seja.É cada uma !
Senhor o bicho voa a 2.400km/h e eu leio isto…
Tem imbecil em todo lugar. Aqui não é diferente. Pela primeira vez na vida vou concordar com o careca: “a Internet deu voz aos imbecis”.
Concordo em todos os sentidos.
O gripen Brasileiro não voou ainda nessa velocidade, a não ser que não divulgaram. Não vi nenhum reportagem falando que algum gripen já voou acima de M.2
Acho que você está confundindo parafusos de painéis, molduras e carenagens removíveis (o que pode incluir algum que dê acesso ao sistema de ejeção do canopi) com rebites de painéis fixos.
Os “furos” que aparentemente você menciona são dos encaixes da escada de acesso à cabine.
Veja imagem de outras aeronaves, tanto do Brasil quanto da Suécia:
Ah, tem arranhado? Tu quer que não tenha marca alguma? Simples, é só deixar no hangar, coberto com uma capa. Quanto aos amassados, martelados, rebites, etc…por favor, não veja chifre em cabeça de cavalo…
Chato bagarai…
Referente a sua análise é que isto non ecziste!! Não vi nada de anormal.
Muito que bem,legal e tudo isso. Mas não deveriam dar tanto espaço pra isso,opinião minha. É sempre a mesma coisa,as mesmas imagens. Uma nota basta.
Eu acredito que algum aditivo vai sair para o primeiro contrato do Gripen E/F, se vai ser 4, 6, 12 ou 14 caças a mais eu não sei. Ajudaria muito se a Suécia comprasse uns KC390 , que aliás é o melhor produto da sua categoria. Mas também acredito que o Gripen vai ser limitado a duas Bases devido ao seu valor, Anápolis e Santa Cruz ou Canoas (40 a 50 Gripen). As demais vão com um caça mais barato e podem ser F-16C/D usados, temos que estar prontos para esta possibilidade. E gostem ou não 50 Gripen mais 24… Read more »
Dúvida de leigo: porque as aeronaves viajam embarcadas sem as rodas traseiras do trem de pouso?
Em todas as fotos das aeronaves que chegaram ao Brasil embarcadas, elas ostentam essa condição.
Alguém poderia me esclarecer?
Seria para evitar que a aeronave se movesse, com o balanço do mar, durante o trajeto?
Mas, se essa for a explicação, não seria mais fácil apenas travar as rodas, como é feito nas aeronaves embarcadas em porta-aviões?
Obrigado.
Observe nas fotos que o trem de pouso principal, sem as rodas, está preso em uma estrutura que permite mais fixação e estabilidade à aeronave. Observe também, que o trem dianteiro, mesmo que esteja com a roda, não está tocando no chão, e há uma outra estrutura que apoia o nariz da aeronave e lhe dá mais estabilidade e firmeza durante o transporte, visto o balanço e jogo do navio em alto mar.
Também agregaria pelo menos mais um conceito, prezados Francisco e Santamariense: claro que os trens de pouso são muito solicitados durante a vida útil de qualquer aeronave, mas acredito que em 22 dias de viagem através do Atlâtico a quantidade de ciclos de esforços impostos ao mecanismo em questão (devidos às ondas e outras turbulências oriundas do deslocamento do navio) já é da mesma ordem de grandeza. Como estes conjuntos de trens de pouso são suportados pela estrutura do avião, vc fixar não atraves das rodas mas sim por dispositivos otimizados para, inclusive, amortecer tais solicitações mecânicas, me parece mais… Read more »
Com isso, como vai conseguir pagar por Gripens!
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/09/com-r-405-bi-em-gastos-fora-da-meta-fiscal-governo-lula-tera-rombo-de-r-69-bi-em-2024.shtml
Um bom começo para resolver isso seria uma grande reforma das inúmeras previdências públicas existentes no Brasil. A ideia seria deixar apenas o INSS e acabar com todas as outras previdências públicas (dos municípios, dos estados, das autarquias, das estatais, dos políticos e dos militares) e jogar todas as contribuições e obrigações para o INSS, respeitando a atual legislação do INSS inclusive referente à natureza e tetos dos benefícios. Mas claro que algo assim teria grande resistência das castas que se beneficiam do atual sistema. Nesse assunto, não importa o partido, todos se fingem de morto.
Olá Wilson… a ideia não é ruim…. O problema é ir na direção oposta. O INSS movimenta por anos cerca de R$ 800 bilhões… é recorrente a ideia de extinguir o INSS e repassar a administração deste fundo para os bancos privados…. nem preciso discutir o desastre que seria isso. No âmbito do executivo federal, exitem dois regimes. 1) dos servidores civis e 2) dos servidores militares. Além destes dois, as empresas estatais adotam a CLT. O legislativo e o judiciário têm os seus sistemas também. Os governos estaduais também tem seus regimes próprios. A previdência do sistema previdênciários dos… Read more »
No começo da década de 80 a Venezuela comprou 24 caças F16 que para a época era o caça mais moderno do mundo, um País até hj sem expressão mas com seu governo na ocasião preocupado com sua soberania, o Brasil um país continental riquíssimo no século 21 fica se vangloriando com super tucano sem falar do resto e deprimente.
Falando de Gripen , segue Video da Aeroplane Show Sweden 2024 , belos exemplares da Força Aérea da Suécia
https://www.youtube.com/watch?v=wBWFyHWMFEg&ab_channel=WanderWithVicky
Não entendo o motivo da pressa em receber as aeronaves, pois segundo o governo federal, as FFAAs do Brasil não precisam se preparar para a guerra (enquanto o mundo beira a III GM!!!), mas sim para combater incêndios e atender ilhados pelas enchentes….deviam trocar o restante da encomenda por material de combate a incêndios e botes!!!!
Kkkkkkk bem isso mesmo. Entendi o contexto, chega a ser piada mesmo.
Sim.. mas existe um fundo de verdade no que você falou. As forças armadas têm um histórico de combater o “inimigo interno”, Canudos é o maior exemplo e as sucessivas revoluçoes e golpes de estado também entram nesta conta. O Brasil esteve envolvido em duas grandes guerras.. a Guerra do Paraguai e a II Guerra.. nos dois casos, as forças armadas estavam despreparas, mal equipadas e mal treinadas… talvez hoje esteja melhor que naquelas vezes. Contudo, a história recente reforça que os militares ainda querem exercer um papel de “polícia moral, estética e politica”. Vale a pena discutir a dificuldade… Read more »
Gripen a conta gotas…
A FAB precisa de um spray de W40 para desingripar