Telespazio construirá novo acesso de satélite para OneWeb em seu teleporto de Maricá, Brasil

11
  • Nicola Miccione, Secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, presidiu a cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a infraestrutura de satélites
  • O Teleporto de Maricá permitirá que a OneWeb aumente seu compromisso com a entrega de conectividade no Brasil e o fornecimento de serviços de internet de alta velocidade para instituições governamentais e mercados verticais para conectar partes remotas do Brasil
  • A Telespazio continua trabalhando com a OneWeb, reforçando seu papel como fornecedora internacional de serviços de segmento terrestre para grandes constelações de satélites

Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 2022 – A Telespazio, joint venture de Leonardo (67%) e Thales (33%), por meio de sua subsidiária Telespazio Brasil, fornecerá à OneWeb, empresa de comunicações via satélite de órbita baixa da Terra, infraestrutura e serviços para um novo acesso de satélites em seu teleporto em Maricá, no Estado do Rio de Janeiro (RJ).

A escolha do Teleporto de Maricá é um exemplo de comprometimento da OneWeb e do investimento de longo prazo no Brasil. A constelação de 648 satélites da OneWeb fornecerá internet de alta velocidade e baixa latência, comunicações de alta segurança para instituições governamentais, defesa, indústrias de petróleo e aviação, e navegação, além de empresas de telefonia móvel que trazem 3G, 4G e 5G para todas as partes do Brasil. Até o momento, a OneWeb já lançou dois terços de sua constelação, totalizando 428 satélites em órbita. O lançamento dos satélites deve ser concluído ainda este ano.

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada hoje,14 de fevereiro, na presença do Secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, do Embaixador italiano no Brasil, Francesco Azzarello, do Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia, Cônsul Geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, a Deputada Estadual Rosangela Zeidan, e representando o Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, estava presente o Presidente da Codemar, Olavo Noleto. A cerimônia contou com a presença do CEO da Telespazio Brasil, Marzio Laurenti, Vice-Presidente da Leonardo na América Latina, Francesco Moliterni e Christopher Casarrubias, Head de Regulação e Assuntos Governamentais da OneWeb.

A construção do acesso no teleporto de Maricá, que será um dos mais avançados da América Latina, é resultado de uma parceria entre a Telespazio e a OneWeb que começou em 2019 com a construção do portal para o sistema de satélite instalado no Centro Espacial de Scanzano, na província de Palermo, que hoje conta com 14 antenas operacionais.

“Estamos muito felizes que a One Web tenha escolhido a Telespazio novamente”, disse Marzio Laurenti, CEO da Telespazio Brasil. “Hoje, no teleporto de Maricá, iniciamos um trabalho voltado para a hospedagem dos acessos de satélite que estarão em funcionamento em toda a América Latina até o final do ano, mesmo período em que a constelação da OneWeb começará a iniciar serviços globais com sua rede. A Telespazio também está reforçando seu papel como operadora internacional de serviços por satélite, oferecendo soluções de segmento terrestre para constelações de satélites de baixa órbita em larga escala.”

Anjoum Noorani, cônsul-geral britânico no Rio de Janeiro, comentou “Tenho o prazer de celebrar o investimento da empresa britânica OneWeb e a parceria com a Telespazio em Maricá. A capacidade dos satélites da OneWeb permitirá que todos – da cidade mais remota até a fazenda mais distante – tenham acesso à internet com conectividade equivalente à fibra óptica. Isso inclui os cidadãos brasileiros, a economia e diferentes níveis de governo na transformação digital que está mudando o mundo. ”

Da esquerda para a direita: Christopher Casarrubias, Chefe de Assuntos Regulatórios e Governamentais da OneWeb; Anjoum Noorani, cônsul-geral britânico no Rio de Janeiro; Marzio Laurenti, CEO da Telespazio Brasil; Francesco Moliterni, Vice-Presidente da Leonardo na América Latina; Francesco Azzarello, Embaixador da Itália no Brasil; e Olavo Noleto, Presidente da Codemar

“Esse novo sucesso na América Latina consolida ainda mais a posição de liderança de Leonardo na indústria espacial em todo o mundo”, comentou Francesco Moliterni, Vice-Presidente da Leonardo na América Latina. “Estamos reforçando a presença de um Grupo que atua no Brasil desde os anos 70, com o desenvolvimento e produção de aviões de combate AM-X até o fornecimento de helicópteros que operam em diversas configurações nos setores VIP, de óleo e gás civis, das forças policiais, radar aviônico, radar naval, além de produtos e serviços espaciais. A Leonardo também está presente na segurança ambiental e territorial no Brasil, com radar meteorológico operando fora do sistema nacional de monitoramento e alerta do país para desastres naturais e para serviços de satélite com a Telespazio Brasil.”

Christopher Casarrubias, Chefe de Assuntos Regulatórios e Governamentais da OneWeb, comentou: “Este é um importante acordo para a OneWeb e que fortalece nossa parceria de longa data com a Telespazio. Trabalhando juntos, forneceremos internet de alta velocidade e baixa latência para uma variedade de indústrias e instituições governamentais, expandindo significativamente a conectividade em todo o Brasil e fazendo um investimento de longo prazo na infraestrutura de satélites do país. À medida que avançamos continuamente para construir nossa rede global, a OneWeb espera desempenhar um papel importante na conexão de partes remotas e rurais da América Latina com o apoio de parceiros locais.”

Maricá está investindo em infraestrutura de primeira linha com o objetivo de se tornar um novo polo da indústria de petróleo e gás, graças à sua posição estratégica, com o objetivo de apoiar a retomada do crescimento da Bacia de Santos, área mais importante do Brasil para exploração de petróleo e gás. Nos planos da administração para o desenvolvimento tecnológico, Leonardo, por meio de sua subsidiária Leonardo International, e a Codemar recentemente criaram a joint venture Leonardo&Codemar S.A. (49% Codemar e 51% Leonardo), com foco em segurança, resiliência, gestão de infraestrutura crítica e serviços inovadores.

Sobre a Telespazio

A Telespazio, joint venture da Leonardo (67%) e da Thales (33%), atua no Brasil por meio de sua subsidiária Telespazio Brasil desde 1997. A Telespazio Brasil é uma das principais fornecedoras de serviços via satélite do país. A empresa está sediada no Rio de Janeiro, cidade onde está localizada seu centro de serviços via satélite, e está presente em todo o país. A Telespazio Brasil oferece soluções personalizadas inovadoras voltadas para clientes corporativos e institucionais, no contexto de telecomunicações via satélite, serviços multimídia e serviços e aplicações de observação da Terra. Também oferece serviços de engenharia, operação e manutenção para sistemas terrestres de satélite. No campo da observação da Terra, a Telespazio Brasil vende dados de satélite gerados pela constelação italiana de radar COSMO-SkyMed para e-GEOS (80% Telespazio; 20% ASI). Os dados são utilizados para o monitoramento da Amazônia, apoiando a agricultura e para aplicações de defesa e segurança. Saiba mais.

Sobre a OneWeb

A OneWeb é uma rede global de comunicações alimentada a partir do espaço, com sede em Londres, permitindo conectividade para governos, empresas e comunidades. Está implementando uma constelação de satélites Low Earth Orbit com uma rede de estações de gateway globais e uma gama de terminais de usuários para fornecer um serviço de comunicação acessível, rápido, de alta largura de banda e baixa latência, conectado ao futuro de IoT e um caminho para o 5G para todos, em todos os lugares. Saiba mais.

DIVULGAÇÃO: Leonardo no Brasil / Approach Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Up The Irons

Excelente! Quanto mais empresas e polos de desenvolvimento e produção de tecnologia no país, melhor!

Rinaldo Nery

Não entendi muito bem. Estão na concorrência do 5G? Satélite de comunicações as FFAA já possuem: o SGDC. Pras FFAA, o que interessa agora, são satélites de imageamento: projeto CARPONIS.

Jadson Cabral

Eu sempre ouvi dizer que essa empresa fosse fornecer comunicação civil, tipo a spacex com o starlink. É que matérias jornalísticas tendem a ser assim memso quqndo se trata de assuntos mais técnicos.
Esses dias a band usou uma imagem do SLS para falar dos mísseis coreanos, vê se pode kkkk

Elias

Alguém poderia decifrar ,,,, esta meio confuso de entendimento

ZEUS

Para os que não entenderam, está no texto:

“O Teleporto de Maricá permitirá que a OneWeb aumente seu compromisso com a entrega de conectividade no Brasil e o fornecimento de serviços de internet de alta velocidade para instituições governamentais e mercados verticais para conectar partes remotas do Brasil”

É basicamente semelhante ao Starlink porém parece que se dedica mais a atender demandas de empresas e instituições governamentais.

Rinaldo Nery

Pensei que o SGDC fizesse isso….

ZEUS

E é de graça?

Se a Telebrás cobra pelos pacotes aos clientes corporativos e instituições, está disputando o mercado com outros.

Então se os pacotes da OneWeb forem mais convenientes para alguns, o SCGD não será a escolha.

Rinaldo Nery

Não. Uma banda seria leiloada, mas houve confusão nesse leilão.

Jadson Cabral

Rio de Janeiro? Já tenho certeza que tem alhuem tirando o seu por trás. Não quem em outro lugar fosse muito diferente, mas o rio… O Rio tem sua vocação

Equilibrium

Verdade, tem um tal presidente em exercício e seus filhos todos envolvidos em problemas por lá.

Rinaldo Nery

Quais problemas o PR tem por lá?