Reino Unido e Japão desenvolverão futuro demonstrador de motor a jato para caça

11

Os dois países anunciam planos para desenvolver um futuro demonstrador de motor de caça e concordam em explorar novas tecnologias de combate aéreo

  • Reino Unido e Japão desenvolverão demonstrador conjunto de motores a jato
  • Parte crucial da Estratégia de Combate Aéreo do Reino Unido, apoiada por £ 2 bilhões nos próximos quatro anos
  • Memorando de Cooperação assinado para possibilitar futuras oportunidades de desenvolvimento

O trabalho conjunto no demonstrador de motor terá início no início do próximo ano, com o Reino Unido investindo inicialmente £ 30 milhões em planejamento, projetos digitais e desenvolvimentos de fabricação inovadores.

Espera-se que mais £ 200 milhões de financiamento do Reino Unido sejam destinados ao desenvolvimento de um sistema de propulsão demonstrador em grande escala, apoiando centenas de empregos altamente qualificados, incluindo muitos nas instalações da Rolls-Royce em Filton em Bristol.

Nos próximos quatro anos, o Reino Unido está investindo mais de £ 2 bilhões em seu maior esforço nacional e internacional para projetar um Sistema Aéreo de Combate do Futuro líder mundial. Paralelamente, por meio de seu programa F-X, o Japão está procurando desenvolver uma futura aeronave de caça em escala de tempo semelhante para substituir a aeronave F-2.

Projeto F-X do Japão

Tendo explorado as oportunidades com o Japão em futuros sistemas de combate aéreo por algum tempo, ao lado da crescente parceria do Reino Unido com as nações europeias, as discussões se aceleraram após uma reunião entre o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, e o ministro da Defesa do Japão, Nobuo Kishi, em Tóquio, no verão.

A parceria internacional permanece no centro da abordagem do Reino Unido para o combate aéreo, conforme estabelecido na Estratégia Aérea de Combate publicada em 2018.

O Reino Unido e o Japão também concordaram com um ‘Memorando de Cooperação’ que permite que ambas as nações busquem tecnologias conjuntas. Juntos, os Ministérios da Defesa do Reino Unido e do Japão explorarão a viabilidade de mais colaboração de subsistemas ao longo de 2022. No Reino Unido, este trabalho será realizado pelos parceiros da indústria Team Tempest: BAE Systems, Leonardo UK, MBDA UK e Rolls-Royce.

Esta notícia segue os planos anunciados no Documento do Comando de Defesa do Reino Unido, publicado em março de 2021, para aprofundar e expandir as relações industriais de defesa na região Indo-Pacífico, incluindo o Japão.

Também ocorre depois que o HMS Queen Elizabeth e seu Carrier Strike Group navegaram para o Japão em seu primeiro desdobramento operacional, e o anúncio de outubro de que o Reino Unido e o Japão iniciariam negociações formais para aumentar a cooperação de defesa bilateral.

FONTE: Governo do Reino Unido

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Momesso

E quanto a tecnologia desenvolvida no projeto: Quais as chances dela ir para nas mãos dos EUA via Reino Unido?

André Macedo

Não acho que vá ter algo que os EUA não tenham semelhante, no máximo vão querer saber pra dar aquela espiada que eles gostam…

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Antoniokings

Todos os países estão buscado independência nessa área.
Japão e Reino Unido.
Alemanha, França e Espanha.
Coreia do Sul.
Turquia.
Muitíssimo interessante.

Theo Gatos

Vários já tem independência há décadas na área de motorização..
.
Sds

Marcelo Bardo

Vários não, mas alguns tem.

Gustavo

Muitos estão desesperados com o F-35. Gastaram muito e estão preocupados com o caça. Quem desenvolver sua própria solução se salva do fiasco.

Antoniokings

Exatamente.
Com todas as potências europeias desenvolvendo seus aparelhos, essa conclusão parece lógica.

kahllil

Não quero ser estraga prazer mais …… parceria na area de aviação com o japão e furada em……

Carlos Campos

ué pq?

Carlos Campos

Japão passou anos comprando, aperfeiçoando e recheando projetos dos EUA, agora vai ser um parceiro em parte do UK, nesse caso do motor, o Japão faz parte de um pequno grupo de países que consoguem projetar e fabrocar motores jato turbo-fan para aeronaves, pelo que já tinha visto o UK queria não só um motor confiável, mas um potente o suficiente para gerar muita energia para sustentar o radar e armas de energia, faz muito bem o Jp trocar os americanos pelos ingleses pois pelo que tinha lido também, os EUA não queriam dar todo o conhecimento de motores para… Read more »

Nonato

Não vi nada demais.
O Japão precisa se preparar melhor para enfrentar a China.
Os Estados Unidos não entregarão cereja do bolo para ninguém.
Há algum tempo falo sobre a necessidade de inovação na área de motores.
Tanto pode ser uma tecnologia revolucionária ou “apenas” melhorias significativas que melhorem desempenho, velocidade, consumo, tamanho, peso, assinatura térmica…