Em 20 de dezembro de 1941, os “Flying Tigers” voaram suas primeiras missões sobre os céus de Kumming na batalha contra o Japão Imperial.

Composto por aviadores voluntários do Exército, Marinha e Fuzileiros Navais dos EUA, esse famoso esquadrão lutou bravamente pela República da China.

O First American Volunteer Group (1st AVG) da Força Aérea da República da China, ou Flying Tigers, voava o P-40B Tomahawk.

Em 20 de dezembro, dez bombardeiros Kawasaki Ki-48 do 21º Hikōtai estavam a caminho de bombardear Kunming quando quatro P-40 do 1st AVG interceptaram o grupo.

Sem escolta de caça, os japoneses perderam quatro bombardeiros naquele dia. A tripulação alijou suas bombas enquanto escapava.

Um dos que voou naquele dia foi o ás Edward F. Rector, que marcou 10,5 kills com o 1st AVG.

Líder de voo e ás de caça Robert R.T. Smith, ao lado de seu caça P-40 em Kunming, China. A insígnia Flying Tiger foi criada pela Walt Disney Company
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Murder Nova

Nose art icônica

Leandro Costa

Sim. Ganhou mais fama do que os que as usaram originalmente hehehehe

Tomcat4,3

Fantástico !!! A história é maravilhosamente reveladora.

Palpiteiro

Foi inspiração para a cargueira Flying Tiger (que operava também no Brasil) e posteriormente foi comprada pela Fedex.

Flanker

Exato!! Seus pilotos de 747 Cargo eram bem arrojados.

Saldanha da Gama

Composto por aviadores voluntários do Exército, Marinha e Fuzileiros Navais dos EUA, esse famoso esquadrão lutou bravamente pela República da China.” Xiiii acho que o Kings vai infartar…….

Leandro Costa

Nem tanto. A posição oficial é que havia uma trégua entre RoC e a galerinha do Mao. A trégua nem sempre foi respeitada, mas havia contato entre ambos para derrotarem os japoneses de forma mais ou menos coordenada. Não funcionava sempre, claro.

WSilva

Voluntários basicamente dos mesmos países que saquearam a China muitas décadas antes. Você causa o problema e depois oferece uma solução, clássico.

Guerra dos Boxers mandou um abraço. rs

Varg

Ué, e a ocupação japonesa da China tem alguma coisa a ver com a Guerra dos Boxers?

WSilva

Está tudo relacionado. Tiveram que unir várias nações para acabar com um movimento nacionalista de chineses que almejavam soberania e o fim da exploração ocidental da China e também dos territórios invadidos para o ladrãozinho Japão. Tiro o chapéu para aqueles chineses, enfrentar várias nações poderosas, brutais e armadas até os dentes de peito aberto usando basicamente os punhos… Nunca foi interessante para o ocidente uma China forte, por isso fizeram de tudo para quebrar a China e estraçalhar a alma dos chineses, não é por acaso que esses vagabundos saqueadores borram as calças da China de hoje, esses caras… Read more »

Leonardo Rodrigues

Parabéns pelo comentário. Só podemos analisar as coisas do ponto de vista histórico. Qualquer comentário sem contextualização é subjetividade sem embasamento teórico algum. Óbvio que desde o império pacífico chinês as nações tentam saquear sua prosperidade. Foi assim desde a busca por especiarias e as grandes navegações europeias. A China finalmente se libertou! Do ponto de vista ocidental é um regime ruim, mas para o povo que sempre foi trucidado em operações fratricidas por diversos povos desde os mongóis, japoneses, assírios, ingleses, americanos. A muralha da china não está lá a toa. Mao não surgiu a toa. O modelo autocrático… Read more »

WSilva

Acontece que os chineses nos tempos imperais também colonizaram, exploraram e mataram outros povos, o meu problema com o ocidente é que o ocidente que também matou, explorou e colonizou boa parte do mundo se acham exemplo, querem impor suas vontades sobre o mundo, querem estar acima do bem ou do mal e só sabem respeitar o próximo quando há uma força nacionalista cujo objetivo é jamais abrir mão de soberania como é o caso de China, Rússia, Coreia do Norte, Irã, Afeganistão etc, se você dobrar o joelho para o ocidente, vai ser difícil se levantar… A verdade é… Read more »

Santos BR

Sugiro aos mais jovens lerem o livro do Henry Kissinger “Sobre a China”. É um resumo da história chinesa desde a antiguidade até a abertura para o ocidente. Era chamada de Império do Meio. boa leitura…

Flanker

“…o meu problema com o ocidente…”. Esse trecho diz muito. Barbaridade!!

Last edited 2 anos atrás by Flanker
pangloss

Daqui a pouco você vai tomar a defesa de Cartago, tentando debater sobre as Guerras Púnicas.

André Macedo

Acho que é bem diferente um período de 40 anos de um de 2500, mas quem sabe né, talvez arredondando um pouco fique mais próximo…

André Macedo

Você infartaria ao saber que Chiang Kai-Shek era conhecido como General Vermelho e tinha relações bem próximas com os soviéticos?

Joao Moita Jr

Sovieticos? Sei disso nao.
Adivinha aonde o Chiang Kai-Shek mandou seu filho estudar…

Leandro Costa

Moita, na época alemães e soviéticos eram amiguinhos. Você podia ver tanto aviões alemães quanto soviéticos à serviço dos chineses, que tiveram grande influência da whermacht no exército.

O filho de Chiang Kai-Shek foi colega de turma do Martin Drewes, que posteriormente foi para a Luftwaffe, virou às da caça noturna e depois da Guerra veio para o Brasil, onde usou um Fw-58 para o levantamento aerofotogrametrico do que veio à se tornar Brasília. Sua autobiografia ‘Sombras da Noite’ é bem interessante.

Antoniokings

Prezado Saldanha

Saudosos tempos para os americanos.
Não voltarão nunca mais.

SDS tricolores.
Em tempo. Os vovôs estão chegando para reviver a Máquina.

Joao Moita Jr

Não bem assim. Esses foram os primeiros pilotos mercenários da história da aviação. Foram muito bem sucedidos, com um kill ratio excelente vis a vis os japoneses.

Leandro Costa

Roberto, com certeza um piloto de P-40B/C enfrentando tanto um A5M quanto um A6M tinha mesmo que ser muito bom. Mas provavelmente foram pilotos americanos nas Filipinas que tiveram que fazer isso, visto que muito provavelmente nenhum piloto do AVG enfrentou qualquer um desses aviões na China, já que esses aviões eram da Marinha Imperial. Não que o argumento deixe de ser válido, já que os Ki-27 e Ki-43 também eram extremamente manobráveis. Era comum no início da guerra os aviadores, inclusive do AVG, relatarem terem enfrentado Zeros quando na verdade estavam enfrentando os Oscars. Tendo dito isso, o P-40… Read more »

Leandro Costa

Sim, com certeza, mas quando o AVG entrou em cena, após Pearl Harbor, o Exército Imperial tinha a predominância na região, pois a Marinha estava concentrada nos ganhos iniciais japoneses concomitantes com Pearl Harbor. É interessante às vezes ver relatos até de pilotos do AVG na China que diziam claramente estarem interceptando bombardeiros japoneses, claramente identificados como modelos do Exército, escoltados por Zeros, o que não acontecia. Com o tempo isso foi sendo clarificado, mas naquela altura o AVG já havia sido fundido com o 23o Grupo de Caças. Acho que muito do que os Chineses usavam para enfrentar os… Read more »

Leandro Costa

Os Fiat CR. 32 e CR. 42 eram aeronaves muito bonitas. E embora eu ache o MC. 200 horroroso, os MC. subsequentes eram lindos. Realmente o Lancer foi mais um degrau na evolução para o P-47 à partir do P-35 que qualquer outra coisa, mas sua capacidade de operação à grande altitude era impressionante para a época. Lembro-me que Robert Scott no seu livro ‘God is my co-pilot’ conta como foi o primeiro à fotografar o cume do Everest à partir de um P-43. Eles foram usados para escoltar aeronaves de transporte pela ‘hump’ Mas ele admite que estava lá… Read more »

Antoniokings

Os japoneses, em algumas áreas, entraram bem preparados para a guerra, mas não tiveram um desenvolvimento adequado dos armamentos no seu transcorrer.
O Zero foi um exemplo disso.
Era um caça de primeira linha no início do conflito, mas ao final já não era oponente para os caças aliados.
Sem considerar algumas áreas em que não tinham grande proeminência como blindados, artilharia e etc.
Talvez até pelo fato do tipo de guerra que estavam lutando, mas na Manchúria, com campos mais abertos e uma guerra de movimento, foi presa extremamente fácil para o altamente mecanizado Exército soviético

Antoniokings

O primeiro conflito entre soviéticos e japoneses foi em Khalkhin Gol em 1939 com vitória soviética.
Já o segundo conflito, em muito maior escala foi a Operação Tempestade de Agosto (1945) com mais de um milhão de efetivos envolvidos em cada lado..
A este grande conflito a que me refiro quando digo que o Exército japonês foi presa fácil frente ao altamente mecanizado Exército Vermelho.
Não estou me referindo ao uso do Zero nestas batalhas, mas ao pouco desenvolvimento das armas japonesas, principalmente nos campos de blindados e artilharia.

Leandro Costa

Além do que o Roberto falou, o exército soviético não era altamente mecanizado, mas era bem mais mecanizado do que o exército imperial e inclusive com carros de combate bem superiores aos dos japoneses.

Antoniokings

Apenas para a Operação Tempestade de Agosto, os soviéticos utilizaram mais de 5.000 tanque e cerca de 26.000 peças de artilharia.
A tática soviética era moer os adversários com sua artilharia e depois passar por cima com seus tanques.
Ficou conhecido como o ‘Rolo Compressor Soviético’..

Leandro Costa

Eu imaginei que tivesse falando de Khalkin Gol mesmo. Por alguns motivos simples. Primeiro que no caso de 1945 os soviéticos estavam batendo em cachorro morto. Por mais numerosa que fosse a presença japonesa na Manchúria ainda em 1945, eles já eram um exército vindo de diversas derrotas, desgastado pela falta de suprimentos de guerra, cansados de anos e anos de combates, ou seja, simplesmente não teriam como vencer. Já os soviéticos contavam com comandantes e soldados extremamente experientes e endurecidos pelas campanhas vitoriosas contra os alemães, com moral elevadíssima. Muito do equipamento de transporte, a mecanização, era americana. Inteligência… Read more »

Leandro Costa

Roberto, o P-40N que está lá no MUSAL é um exemplar lindo, e um dos exemplares em exposição estática que está com o cockpit completo (o P-47 ‘D5’ não tem quase nada por dentro, e tem um cabo de vassoura no lugar do manche).

Leandro Costa

Eu sou chato. Normalmente prefiro as versões iniciais, mas existem exceções. O F-5E é uma delas, mas amo os P-47 razorbacks, por exemplo.

Flanker

Eu já acho o Razorback, com aquele canopi “gradeado”, muito antiquado. O P-47D, pra mim, é o mais bonito, entre todas versões desse caça.

Chal

Lendo os comentários, aqui pensava, pouco se fala e se publica sobre as aeronaves Japonesas da 2ª guerra, com maior destaque talvez para o “Zero”…é a histórica contada pelos vencedores…

Alfredo Araujo

Procure pela editora Osprey.
Existem publicações sobre quase todas as aeronaves que voaram em um conflito armado. Desde publicações focando nas aeronaves, quanto nas batalhas.

Fica um exemplo:
https://www.amazon.com.br/Aichi-99-Kanbaku-Val-Units/dp/1841769126/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=T765Y6G2T9DS&keywords=AICHI+99+KANBAKU&qid=1640263611&sprefix=aichi+99+kanbaku%2Caps%2C1399&sr=8-1&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.e05b01e0-91a7-477e-a514-15a32325a6d6

Lakeemerald

Grande Ilusão, China era mais livre que hoje ,Comunistas desgraçados hoje são a Maldição do Mundo e Japão hoje luta pelas Democracias do Mundo, até Vietnam hoje pede ajuda dos EUA contra Rússia e China

Valentimas

Quem diria que os Estados Unidos defenderam a China para ela hoje ser uma das maiores ameaças ao mundo livre.