Nesta quarta-feira William Shatner, ator eternizado no papel de capitão Kirk de Jornada nas Estrelas, voou ao espaço numa missão de 10 minutos, incluindo 4 em gravidade zero (mesma duração de uma música dos Abduzidos do iê iê iê, que oferece esta série “Vale a pena Abduzir de novo”)

Aos 90 anos de idade, William Shatner, o capitão Kirk da franquia televisiva e cinematográfica Jornada nas Estrelas (Star trek), tornou-se a pessoa mais velha a ir ao espaço. O voo ocorreu nesta quarta-feira, dia 13, na cápsula New Shepard da empresa Blue Origin, pertencente ao bilionário Jeff Bezos.

A decolagem ocorreu às 11h50 (horário de Brasília), partindo de uma base no Texas, nos Estados Unidos e o pouso da cápsula em terra firme (desacelerada por para-quedas) se deu por volta do meio dia. O foguete que levou a New Shepard ao espaço pousou perto dali, na vertical, para ser reaproveitado assim como a pequena nave.

Outras três pessoas voaram com Shatner: Audrey Powers, vice-presidente de missão e operações da Blue Origin, Chris Boshuizen, cofundador da empresa de satélites Planet Labs e Glen de Vries, cofundador da empresa de softwares Mediata.

“Eu espero nunca me recuperar disso”

Ao ser recebido fora da cápsula por Bezos em pessoa, Shatner confessou ao bilionário da Amazon suas primeiras impressões sobre o breve voo espacial: “Eu espero nunca me recuperar disso […] é muito maior do que eu e do que a vida”, disse. “O que você proporcionou para mim foi a mais importante e profunda experiência”.

Este tipo de missão de turismo espacial da empresa Blue Origin tem curta duração: dez minutos no total, com cerca de 4 minutos experimentando gravidade zero no apogeu de uma trajetória balística, a cerca de 100km da superfície terrestre.

A nave não entra em órbita, mas mesmo este pouco tempo deve trazer experiências bastante fortes. Einstein já afirmou que o tempo é relativo e o personagem Kirk também deve saber algo a respeito, afinal sua nave da ficção, a Enterprise, dobrava o espaço-tempo para se deslocar a velocidades acima da luz.

Esta série é um oferecimento da banda Abduzidos do iê iê iê, cujo hit “Gravidez 10, Gravidade Zero” dura praticamente os mesmos 4 minutos que Shatner experimentou hoje na gravidade zero

Os Abduzidos do iê iê iê não voaram na Blue Origin nem em outras iniciativas turísticas espaciais de outros bilionários terráqueos. Eles alegam que deixaram a Terra num disco voador, sendo abduzidos em meados dos anos 60, e que fizeram algum sucesso em outros planetas nos últimos 50 anos.

Mas será que eles entendem alguma coisa de espaço? Afinal, no hit estilo surf-music da imagem acima, “Gravidez 10, Gravidade Zero“, acontecem coisas que desafiam a ciência, como um surfista prender o strap da prancha num foguete para pegar carona e surfar em Plutão.

Será possível? Mas uma coisa é certa: a música fala de gravidade zero e tem praticamente a mesma duração de 4 minutos que os passageiros da cápsula New Shepard experimentaram de gravidade zero, em sua missão de 10 minutos. Confira clicando aqui para ver o videoclipe ou na imagem acima.

Uma banda do outro mundo

A crítica galáctica define o grupo como uma banda de rock, poprock ou rock retrô, ou mesmo um powertrio ou powerpoptrio, e alguns acham que é apenas uma piada em forma de banda. Mas o fato é que nenhum outro grupo de rock do mundo pode dizer, como eles, que também é uma banda do outro mundo.

Porém a glória e o sucesso ainda não chegaram para a banda no planeta Terra. Desde que voltaram, há cerca de três anos, começaram a embalar uma série de shows e então veio a pandemia, cancelando tudo. Preparando sua volta triunfal aos palcos, eles insistem em lançar novas músicas e apoiar esta série, divulgando também seus vídeos aqui no site. Confira abaixo outros dois recentes lançamentos, cada um cantado pelos demais integrantes da banda, o baterista Jack Abdo e o guitarrista Jimmy Zildo.

Barbarella - Abduzidos do ie ie ie