A China enviou 25 jatos de combate à ADIZ (Zona de defesa aérea) de Taiwan em uma grande demonstração de força no Dia Nacional da China, 1 de outubro.

O Exército de Libertação Popular (PLA) enviou 18 jatos de combate J-16, bem como dois bombardeiros H-6, entre outros aviões. Taiwan mobilizou forças de patrulha aérea em resposta e rastreou as aeronaves chinesas em seus sistemas de defesa aérea, disse o Ministério da Defesa da ilha em um comunicado.

A China enviou aviões para a ilha que reivindica como parte de seu território quase diariamente nos últimos dois anos, intensificando o assédio militar com exercícios.

Na semana passada, o PLA voou com 24 caças em direção a Taiwan depois desta anunciar que se candidataria a ingressar em um grupo comercial do Pacífico, ao qual a China também se inscreveu.

Taiwan e China se separaram durante uma guerra civil em 1949, e a China não descartou a possibilidade de se reunir com Taiwan. Pequim se opõe ao envolvimento de Taiwan em organizações internacionais.

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Teste ! Teste !
Testando 1.2.3.

Antonio Cançado

Não passa disso…

Up The Irons

Caso uma guerra entre os dois países ocorra, as motivações serão muito diferentes para os combatentes: chineses lutarão porque sua ditadura expansionista mandou. Taiwaneses lutarão para garantir sua própria existência. Isso me lembra Israel e as guerras em que seu povo teve que lutar. As motivações dos israelenses eram as mesmas do povo de Taiwan. Deu no que deu. Vem tranquila, China! Vai ser facinho, acredite!

Vinicius Momesso

Seria pior do que o Vietnã foi para os EUA, até por que hoje Taiwan é muito mais preparado e capaz do que seu colega de continente era à época.
Só queria ver se Washington seria capaz de na iminência de uma guerra entre os dois, de instalar armas nucleares em Taiwan a ponto de tentar evitar.

Rodrigo

Com certeza. Os EUA vão entrar em guerra com uma potência nuclear, por conta de uma ilhota que eles nem reconhecem como país. Assim como defenderam a Ucrânia da Rússia.. Pacificaram o Iraque, o Afeganistão.. Eles são de muita confiança mesmo.. Pode dormir tranquilo. Ahaha

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo
Antonio Palhares

Se os americanos instalassem armas nucleares em Taiwan.
Seria tudo que os Chineses poderiam desejar. Pois teriam um motivo real para fazerem uma guerra total contra a “província rebelde “.

Caerthal

Lendo essas coisas inteligentes não há como não xingar o Paulo Freire.

Cristiano de Aquino Campos

O que tem uma opinião pessoal haver com um educador aclamado mundialmente por suas ideias de educação inclusiva? Agradeça a Paulo Freire pelo fato de no Brasil ter educação pública e grátis pois do contrário estaríamos como antes de sua epoca, quando a educação era toda privada, gratuita só a dada por fundações ou igrejas e que eram muito limitadas.

Jadson Cabral

Paulo Freire virou o bode expiatório preferido da extrema direita reacionária, né?

Luciano

Putz….Mais um que não entende nada de educação, fazendo conexões onde não existem,para apenas fazer eco de gritos de torcida de pessoas que também nunca entenderam nada de educação!

Agnelo

Hahahahahaahhahahaahahahhahah

Antoniokings

Se Taiwan é um espinho na garganta da China, a Coreia do Norte é um tronco de árvore na garganta dos EUA.
kkkkk

E não esquente, que os vários ‘balizadores’ que a China está construindo em suas ilhas artificiais serão bem mais eficientes que Taiwan.

Zeus

Prezado. Não seria pior que o Vietnã porque antes de um desembarque a China poderia transformar Taiwan numa paisagem lunar com um ataque de saturação massivo com milhares de mísseis diversos e artilharia de longo alcance. 250 km é bem perto para isto. Porém, como já foi levantado antes, eles querem a ilha intacta, com toda sua capacidade de produção, e estão tendo paciência pois cedo ou tarde, sabem que lograrão êxito. E esta pressão ininterrupta será mantida para firmar posição. Para deixar claro que não haverá desistência. E se os EUA instalarem nukes em Taiwan, que eles nem reconhecem… Read more »

Antoniokings

Prezado Zeus.

Perfeito.
Para variar.

SDS

Jagdverband#44

Você elogia seus próprios comentários. Patético.

Agnelo

Perfeito….
Uma paisagem lunar com milhares e milhares de civis mortos intencionalmente.
Bem o padrão chinês de respeito….
Depois continuam reclamando dos japoneses q fizeram o mesmo….
Parabéns!
Isso aí…..
É o tipo de pensamento q evidencia o quanto devemos nos afastar de quem comunga esse tipo de ideologia, ou admiração/apoio a uma das piores ditaduras q ainda existe.
Com China…. Fazer comércio e só! Podendo substituí-la, o quanto mais, melhor.

Antoniokings

Nunca devemos esquecer que a utilização de armas nucleares apenas ocorreu com o massacre de duas cidades indefesas pelos americanos.
Padrão americano de defesa e respeito pela vida de civis.
Como foi na Coreia, no Vietnã, Afeganistão e etc.

Agnelo

Pra tu ver… os russos conseguiram matar mais sem arma nuclear….. q aliás, pouparam muitas vidas.
E os chinas, só na reforma agrária, 70 milhoes…. Do próprio povo….

Inimigo do Estado

KKKKKKKk ôh comparação tosca meu Deus, qual o míssil de longo alcance que os árabes tinham? naquela época era na base do velho obus e ataques aéreos para fustigar os inimigos. Israel atacou sempre primeiro graças as imagens aéreas de U-2 que os EUA davam para eles. Não é isso que ocorrerá em Taiwan. A China com sua intricada rede de satélites vai mirar cada buraco de Taiwan para ser atingido com mísseis de longo alcance. Bases militares, portos, aeroportos, rodovias, estações de energia e comunicações, radares, depósitos de combustíveis e munições. Paralelo a isso a aviação chinesa, navios e… Read more »

Augusto

Inimigo do Estado, somente um adendo, os alemães não derrotaram os soviéticos em Leningrado.

Concordo com você em caso de uma hipotética invasão chinesa contra Taiwan provavelmente seria dessa forma. Mas duvido muito que essa questão seria resolvida dessa forma.

Cristiano de Aquino Campos

Dificil dizer que uma guerra da China nesse caso especifico seja expansionista. Só pode ser expansionista se o objetivo for conquistar um território que nunca foi seu. E Taiwan era território Chinês a bem menos tempo que Hong Kong por exemplo.

Alexandre

Ainda é meu nobre , a treta ali pra resumir seria tipo se no Brasil tivesse um governo de uma determinada corrente ideológica , dai esse governo perdeu para o outro de ideologia política diferente em uma guerra civil , e o perdedor fugisse tipo para “Fernando de Noronha” e fundasse outro país do nada rsrrs , mas quem não estuda a história prefere chamar Taiwan de outro país (detalhe não sou baba ovo da China , e nem gosto do modo como eles reprimem os direitos e controlam sua população).

Jadson Cabral

Claro, porque Taiwan tem tudo a vem com Israel a China com a coalizão árabe… iguaizinhos… será que Taiwan tem bombas nucleares também?

Augusto

Não desmerecendo os Israelenses, mas não da para comparar alguns pequenos países árabes sem doutrina militar nenhuma com uma potencia militar do nível da China.

Realmente sem fundamento nenhum essa comparação.

André Macedo

Fonte: Algum livro de conto de fadas kkkkkkkk é cada uma, patriotismo não carrega fuzil nem enche barriga, colega emocionado.

Augusto

Exatamente isso Teropode!!!

Slow

Até porquê essa não é a intenção da China ..

elias

se nao fosse uma ditadura do partido unico, talvez houvesse uma possivel aproximação …
mas vai tentar explicar para os ” obtusos” homo sapiens latynus amerhycanus

M.@.K

É a China apenas fazendo uma singela homenagem de demonstração aérea a Taiwan pelo seu Dia Nacional…

Wellington Kramer

Tivessem seguido o General MacArthur essa merd@ de comunismo faria parte apenas das tristes lembranças da história.

André Macedo

Sim, no lugar estaria o glorioso Chiang Kai-shek, que declarou abertamente que “preferia matar 100 inocentes a deixar um comunista escapar” (e com certeza fez isso muitas vezes na guerra civil chinesa), mas o importante pra sua turma é não ser comunista, cumprindo esse requisito pode cometer todas as atrocidades desejadas.

elias

se nao fosse uma ditadura do partido unico, talvez houvesse uma possivel aproximação …
mas vai tentar explicar para os ” obtusos” homo sapiens latynus amerhycanus

Hellen
Allan Lemos

Boa notícia. Espero que o VLM realmente saia do papel, ele é muito menos do que precisamos mas é melhor do que nada. É interessante essa parceria com os alemães. Tomara que o Tim Sam não crie caso, como fizeram com os ucranianos.

Jadson Cabral

Não vão. Se fossem criar já teriam criado, porque esse programa não começou agora. Além do mais, são projetos muito diferentes e com capacidades muito diferentes. A proposta da Ucrânia era trazer um míssil balístico para o Brasil. Os yanks ficaram desconfiados

Allan Lemos

Não era um míssil balístico, era um VLS, assim como o VLM será(só que este será bem menor obviamente). Os americanos nunca quiseram que o Brasil dominasse a tecnologia de foguetes justamente porque ela é de uso dual. Se colocarmos de forma autônoma um satélite em órbita, estaremos um passo mais perto de criamos um míssil balístico.

Pablo

É muito menos que precisamos, mas é o primeiro passo, so espero que nao pare!

Saldanha da Gama

Hellen, boa noite!!!! Obrigado pelo link!
Parabéns BRASIL!!!!

Edu

Infelizmente Taiwan será uma nova Crimeia. Ninguém terá coragem de intervir.

Zorann

Infelizmente? A gente não tem nada a ver com isto. Aliás, o Brasil reconhece, desde 15 de agosto de 1974, a República Popular da China como detentora da jurisdição sobre o território taiwanês. Isto é um problema interno da China…. eles que resolvam.

Concordo com a segunda parte: ninguém vai ter coragem de intervir, E nem devem intervir.

Jadson Cabral

Não é? O povo aqui tem uma mania feia de tomar a dor dos outros… de querer comprar problema…

Hellen

Exato !!!!
A invasao a Taiwan esta com os dias contados e sera igual a crimeia .
A cada dia que passa os chineses estão aumentando quantidade de aviões da esquadrilha invasora no espaço aereo de Taiwan !!!!

Luiz Trindade

De tanto mordiscar o calcanhar de Taiwan uma hora ela volta e dar uma mordida doida… Vai ser razão para invasão da ilha?!? Certamente vão alegar isso mas no final não sei se irão prosseguir… Por parte da Taiwan deveria plotar as aeronaves chinesas todo o tempo que estivesse no espaço aéreo taiwanês!

pupu

eu vejo os comentários e penso que os que aqui comentam não se informam em outras areas ! Taiwan e responsável por 90% de todos os semi condutores e processadores de alta tecnologia do mundo! em qual mundo vcs acham que os E.U.A e o ocidente iria deixar os amarelos tomarem essa tecnologia vital para o mundo para eles ? imaginem a L.M ou a Boing tendo que negociar com Pequim para ter acesso aos processadores ! e a nasa ….. uma coisa e montar ifones e caixas da jbl….! outra coisa e controlar e ter o monopólio do futuro… Read more »

pupu

me lembro de um livro do fim da década de 80. foi escrito por um ex 1° ministro do Japão no qual me esqueci do nome . o titulo do livro era- O Japão que sabe dizer não- em uma passagem do livro ele reclama da relação de submissão que o Japão vivia em relação aos E.U.A. e ele da um exemplo dizendo que o programa espacial e os misseis balísticos dos americanos só eram superiores aos soviéticospor conta dos micro processadores japoneses ! pra bom entendor já basta ! sera que os americanos deixariam um país soberano como o… Read more »

Antoniokings

Sempre achei interessante (e vou tentar pesquisar) como os inimigos dos americanos fabricaram seus computadores. Até supercomputadores que são utilizados na fabricação de armas. O que estou observando é que vários países, inclusive a Rússia estão desenvolvendo a nova arquitetura RISC V. Está uma corrida acelerada. anandtech.com/show/16827/russia-to-build-riscv-processors-for-laptops-8core-2-ghz-12nm-2025 Todos os países e inclusive empresas que utilizam x86 (Intel) e ARM (Qualcomm e etc) estão investindo pesadamente nesta tecnologia. E o interessante é que parece que essa arquitetura permite a produção de chips extremamente eficientes sem a necessidade de tamanhos menores, como os de 7nm, que a China está começando a produzir… Read more »

Richard Stallman

Acho difícil acreditar, já que na história, o japão não produzio nenhum processador relevante ou que os Estados Unidos já não dominassem, talvez no máximo algum processo de fabricação, mas em relação a arquiteturas ou teorias os EUA dominavam disparado.

Antoniokings

Pois eu acho bom Taiwan começar a colocar as barbas de molho. Em sede de competição internacional, Coreia do Sul, China e até os EUA e Europa estão investindo pesadamente na produção de chips. Os EUA até com pesados subsídios. Até a própria TSMC está aproveitando esses subsídios para abrir fábrica nos EUA. forbes.com.br/forbes-money/2021/05/tsmc-planeja-dobrar-fabricas-de-chips-nos-eua/ O mesmo estão fazendo Samsung e Intel. A China, prevê triplicar sua produção de chips e se tornar praticamente autossuficiente, bem como busca novas tecnologias para não depender mais de empresas ocidentais. gazetadopovo.com.br/vozes/missao-china/opiniao-china-deve-triplicar-producao-domestica-de-chips-nos-proximos-anos/ A Europa está um pouco mais devagar, mas anunciou semana passada o lançamento… Read more »

Antoniokings

O que eu pesquisei é que a Rússia tem uma arquitetura própria de CPUs, herdada da União Soviética, chamada Elbrus.

Leandro Costa

Que fabrica os processadores via insumos importados da TSMC, de Taiwan.

Antoniokings

O processo de produção de chips de até 14 nm já é de pleno domínio da China, através da SMIC. Para produzir esse tipo de chip, a China já tem toda a cadeia de máquinas e insumos já nacionalizada. avalanchenoticias.com.br/noticias-e-analises-financeiras/a-smic-chinesa-alcanca-a-tsmc-na-qualidade-de-fabricacao-de-chips-de-14-nm/ O problema começa nos chips de 7 nm, onde as máquinas de EUVL (monopólio da holandesa ASML) são mais eficazes do que o processo que a SMIC está lançando agora que eles chamam de N+1 e que utilizam máquinas não embargadas pelo americanos.. Ou seja, os chineses poderão fazer, mas de uma maneira menos eficiente dos que com as máquinas… Read more »

Leandro Costa

Tá. E daí? Os Russos adotaram o padrão da TSMC. E importam de lá. Já tem gente fazendo de 2NM (acho que a própria TMSC) e a Intel quer mudar até a nomenclatura para ‘A’ ao invés de ‘NM.’ A SMIC tem sim uma máquina de EUVL.

Nada impede os Russos de desenvolverem seus próprios semi condutores, mas o último Elbrus acho que ainda usa 25NM. Os embargos devem fazer eles pensarem em outra coisa, mas vai levar tempo. E dinheiro.

.

Antoniokings

O fato é que para a grande maioria das aplicações, os chips de 14 nm são mais que suficientes.
Por exemplo: automóveis, ioT, eletrônicos, infra-estrutura de telecomunicações e etc.

mundoconectado.com.br/noticias/v/19024/china-produz-299-bilhoes-de-chips-em-maio-de-2021-e-bate-recorde-mundial

E isso, a China produz aos bilhões e vai dominar o mercado.

E agora está avançando na produção dos 7nm e inferiores que são mais que suficientes para produção de receptores 5G.

E devo lembrar que a China é apontada como líder mundial em 5G pela própria Qualcomm e está na frente na pesquisa da rede 6G que deverá lançar em 2030.

avalanchenoticias.com.br/mercado-de-ti/qualcomm-aponta-a-china-como-lider-em-5g-levara-muitos-anos-para-atingir-o-mesmo-nivel/

Antoniokings

Em tempo.
Os chineses compraram uma máquina de EUV da ASML,mas ela não foi entregue pela empresa holandesa, por causa do embargo, apesar da empresa jurar que sua tecnologia não é sujeita ao embargo americano.

‘Neste sentido, há algum tempo que a China se tem preparado para desenvolver as suas próprias fundições. Em 2018 a SMIC, a maior fabricante de Chips da China, encomendou uma máquina de EUV à ASML. Mas, devido às restrições dos EUA, o governo holandês não conseguiu obter licença para a ASML. Por conseguinte, a máquina ainda não chegou às mãos da fabricante chinesa.’

pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/eua-querem-proibir-a-china-de-aceder-a-litografia-ultra-violeta-extrema-euv/

Luiz Trindade

Teu comentário esta todo ok e concordo com ele. Só acho que vc deve se referir à eles, chineses do continente com chineses e dos Taiwan como taiwaneses. Amarelos fica muito preconceituoso e não acho legal!

Caerthal

Mais um dia enfadonho no mais pacífico país do mundo…

RodolfoL

A China pacientemente sabe que os dias de dominação dos semicondutores por Taiwan estão chegando ao fim e que depois disso ninguém vai queimar uma palha pra defender a ilha.

Antoniokings

RodlfoL Eu queria falar isso, mas vc foi mais rápido. Exemplo do mercado de Memória NAND flash, aquelas usadas em HDs tipo SSD. 3dnews.ru/1050251/peredovuyu-128sloynuyu-kitayskuyu-nand-nazvali-vsadnikom-apokalipsisa-na-rinke-fleshpamyati Em um tempo inimaginavelmente curto, a empresa chinesa YMTC preparou e lançou a produção dos primeiros semicondutores chineses competitivos no campo da memória flash NAND – chips TLC 3D NAND de 128 camadas de 512 Gbit 3D. Esta é uma verdadeira obra-prima que supera todas as contrapartes modernas Samsung, SK Hynix, Micron e Intel. A rápida expansão da produção chinesa de NAND mudará para sempre o mercado global de memória flash, e esse tempo está chegando . Outro alerta para o… Read more »

pupu

podem estar migrando a montagem ! mas nao o desenvolvimento e engenharia ! isto ninguém faz !agora a montagem poderá ser feita na China ..ate pelo custo ! mão de obra qualificada a preço de escravos …! mas o know-how ficará na matriz em Seul !

Antoniokings

Existem dois grandes problemas para os chineses e que se restringem em grande parte aos chips: 1) A utilização de licenças para utilização da arquitetura ARM e x86 que são controladas pelos americanos em grande parte. 2) A litografia para a produção física desses chips, também com processos controlados pelos americanos (apesar da máquina ser holandesa). Por isso que várias empresas estão desenvolvendo essa arquitetura RISC V, que é livre como o software Linux. Quem quiser desenvolver é bem vindo. Paralelo a isso, chineses, pricipalmente estão desenvolvendo máquinas de litografia (inclusive a laser) para a fabricação desses chips. E como… Read more »

pupu

li um artigo que o grande abismo chinês se da na area de matemática avançada , física avançada e astrofísica ! e que os russos estão a frente disso até em relação dos ocidentais ! o que diz sobre isso Antônio ?

Antoniokings

Manda esse artigo para mim que eu dou uma olhada.

sub urbano

As baterias antiaéreas chinesas já cobrem toda a ilha de Taiwan, isso quer dizer que um caça ao decolar de Taiwan já pode ser fulminado por um míssil disparado a partir do continente.

Vendéen

Bonjour et bon Week-end à tous,

Com essas idas e vindas repetitivas de aviões chineses, os taiwaneses F-CK-1Ching-Kuo, F-16 e M-2000 acabarão minando seriamente seu potencial e tudo isso inevitavelmente pesará muito no orçamento.

Com um total de 38 aviões (Parece-me: o maior número de aviões presentes até hoje (?)) A China certamente desejou marcar os espíritos no dia do aniversário da criação da República Popular da China. lol

Luiz Trindade

Sendo realista agora… A oportunidade da China tomar Taiwan já passou! Isso foi antes dos países terem ogivas nucleares. Agora EUA e China os tem para um último recurso e nenhum dos dois querem realmente usar porque vai ser um desastre para eles e desastre monstruoso para o mundo!

Kayron

Por qual motivo os EUA arriscariam uma guerra nuclear contra os chineses por causa de Taiwan?

Luiz Trindade

Eles não arriscariam uma guerra nuclear de cara mas ficaria no fio da navalha pois Taiwan é um ponto estratégico que talvez os EUA não abram mão. Porém os EUA são que são… Uma hora tá do teu lado dizendo que não vai te abandonar e quando o bicho pega larga de mão sozinho o parceiro! Além do mais é uma fronteira antes do Japão!

Romão

O que eu acho mais engraçado é que o Brasil passa por um processo de desertificação, com direito a tempestades de areia e tudo. Mas a extrema direita brasileira está preocupada mesmo é com a geopolitica dos Han contra uma ilha de etnia também Han. Show de bola!

Kayron

Deve ser porque acham que a China retomando sua província rebelde é uma vitória do bloco chinês para o mundo e uma derrota para o Ocidente democrático.

Luiz Trindade

Se eles não se preocuparam em gerenciar a pandemia aqui dentro… Vão se importar com as agressões ao meio ambiente aonde pensam que arvores é obstáculos para se criar pasto?!?

Angelo

Guerra fria 2