VÍDEO: Embraer C-390 Millennium em testes de operação em pista não-pavimentada

41

A Embraer continua os testes do cargueiro C-390 Millennium para operação em pista não-pavimentada em Gavião Peixoto (SP).

Uma pista específica de 1.800m foi construída em GPX, onde avaliações estão sendo realizadas para analisar a operação efetiva da aeronave multimissão nesse tipo de ambiente.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat4,2

Que máquina fantástica, bruta to doido pra ver este bichão no combate a incêndios !!! Mais uma vez, parabéns a Embraer//FAB !!!!

Myrtes Ferraz Pereira de Jesus

Lindão, quando olhei pensei que fosse o
O antonov 225 Mira, robusto

Renato

Torço e muito que outros KC-390 sejam incorporados a FAB.
Brasil é continental e precisa sim de uma rede estratégica de cobertura nacional a todos os pontos do país, tanto com os KC-390 bem como com os F-39 GRIPEN.

Renato

Se alguém tiver a notícia a respeito, peço encarecidamente, esclarecimentos.
O KC-390 já foi testado ou não, em pistas de gelo como a Antártida?
Acho que ele seria importantíssimo para a base brasileira.

Flanker

Se foi testado, eu não sei. Mas, ele vai precisar operar lá de qualquer maneira, pois quando os C-130 forem desativados, os KC-390 precisarão assumir a missão.

Luis Carlos
Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
Tomcat4,2

O Kc-390 já foi até parte do caminho pra Antártica para prestar apoio a um C-130 que teve pane no motor em Ushuaia.comment image

Jefferson Henrique

Que foto incrível.
Excluindo a pane, que isso é comum em qualquer avião de qualquer fabricante e de qualquer Força Aérea, essa imagem mostra a capacidade de FAB de projetar o transporte tático por todo o continente Sul-Americano.

Renato

Concordo Jeferson.
O KC-390 é lindo demais.
Pela 1ª vez na minha vida consegui ver um sobrevoando minha Niterói a baixa atitude.
A silhueta desse avião é inconfundível.
Fico como criança com doce na boca ao saber que a indústria nacional é capaz de produzir uma obra prima dessas.
Se nossos gestores tivessem mais atenção com o país, seríamos top das galáxias.
Agradeço a todos os colegas esclarecimentos e atenção dispensada ao meu comentário
Obrigado!

Last edited 2 anos atrás by Renato
Marcelo Andrade

Também vi da Linha Vermelha a decolagem do Galeão mês passado, uma decolagem bem acentuada, o bicho é lindo!!! Lembrando que o Parque de Material Aeronáutico do Galeão – PAMAGL será a OM mantenedora do Projeto.

Bueno

Este KC-390 da foto o FAB2855,eu acho que é o que tem mais carimbo no passaporte!
Já voou para Colômbia, Argentina, participou do Exercício ‘Culminating’ nos EUA ( tem fotos maravilhosas) , Alasca, missão humanitária no Líbano.

Last edited 2 anos atrás by Bueno
Marcelo Andrade

Renato, acho que será no próximo verão , dezembro ou janeiro. Tudo depende da liberação da Base chilena Eduardo Frei que é utilizada para a logística de Cmte Ferraz. Vçao fazer toques e arremetidas e pousos e decolagens, assim como lançamentos de carga para a Base. A base chilena está fechada para voos estrangeiros por caus da covid. Mas, acho que temos aqui outros foristas, inclusive pessoal da FAB que pode informar melhor. Abs!!

Luis Carlos

Belíssima maquina, levantando poeira é de arrepiar, parabéns a Embraer e a FAB!!

SGT MAX WOLF FILHO

Essa aeronave é uma belezura mesmo, seria legal ver ela fazendo isso em um BR comum, ou em uma praia, não sei se foi projetada pra isso, mas se for vai ser um ótimo marketing!

Jadson Cabral

Grande de mais pra pousar em BR e areia de praia é muito fofa. O avião ia atolar e tirar de lá seria um problema gigantesco

Luiz Antonio

Nas imagens não visualizei o acionamento dos reversores de empuxo, momento crítico para injestao de detritos pelos motores. A imagem impressiona. Uma aeronave fantástica.

JT8D

É prática usual evitar a utilização do reverso (desde que a extensão da pista permita) em situações de pista suja, mesmo na aviação comercial. Talvez o comandante Nery possa nos informar mais a respeito disso

Last edited 2 anos atrás by JT8D
Luiz Antonio

Partindo do pressuposto que os reversores de empuxo não são essenciais e sim auxiliares é muito provável que não foram utilizados em função da eficiência do sistema de frenagem, incluindo recursos de arrasto (speedbrakes etc).

Clésio Luiz

Mesmo sem reverso ele desacelerou muito bem. A Embraer deve ter encontrado um excelente fornecedor de sistema de frenagem.

Muitos não se dão conta disso, mas os materiais empregados atualmente são muito mais resistentes ao calor do que na época dos C-130.

Saldanha da Gama

Sem palavras, só me resta aplaudir e o peito estufar de orgulho….

Rafael Cordeiro

Achei muito interessante, principalmente o primeiro vídeo, dá pra notar como a engenharia da EMBRAER foi precisa com a adição das portas do trem de pouso central e como a poeira é canalizada para o centro da aeronave. Gostaria de ver o vídeo com a aeronave fazendo manobras na pista em baixa velocidade, assim poderíamos verificar se os motores ficam demasiadamente expostos a ingestão de detritos.

Satyricon

Espetacular, mais uma etapa vencida, com louvor. Imagino que não falte muito para a certificação definitiva.
Qual a previsão de entrega do próximo exemplar à FAB, alguém sabe?

Jefferson Henrique

E seguem as qualificações. Avião incrível.
E estão voando o tempo todo, só dar uma olhadinha no FlightRadar24.

Pablo

Alguém sabe quando começará as certificações de combate a incêndio?

Rafael Cordeiro

Também gostaria de informação a respeito, visto a calamidade em que se encontra em várias regiões do país, o KC-390 jogando água nas queimadas por aí faria uma grande diferença. Mas ainda acho que carecemos de um avião que possa fazer a captação de água em voos rasantes em rios, como os Canadair CL-415, seriam de extrema utilidade na região amazônica, entre outras regiões.

Jadson Cabral

Não adianta. Mesmo que estivessem certificados para isso não faria tanta diferença assim, porque o governo é incompetente demais e não dá prioridade pra isso. A FAB já tem vários kits de combate a incêndio para os Hércules e quando o país tá pegando fogo, quantos deles você vê efetivamente combatendo o incêndio? Um? Dois? Se o governo quisesse apagar o fogo usaria todos os aviões possíveis e ainda contrataria outros especializados pra evitar o desastre que aconteceu no ano passado, onde 1/4 do pantanal foi devastado. No início desse mês um incêndio chegou perto da região de Bonito, que… Read more »

Flanker

Concordo com tudo que vc escreveu, mas só um reparo/contribuição: a FAB possui apenas 2 kits para combate à incêndios para uso nos C-130. É o sistema MAFFS. Entretanto, nos incêndios recentes e de agora, ainda não vi os C-130 sendo usados, mesmo.

Pablo

Acho que cabe um segundo reparo, eu nunca vi um governo realmente empenhado em prevenir/combater incendios no pantanal/Amazônia.
Éramos pra ter aviões especificamente com essa missão, se tiver eu desconheço.

Marcelo Andrade

A FAB até pode mas lembre-se que os Estados são responsaveis pela Defesa Civil, querem jogar tudo nas costas das FFAA.

peter nine nine

O governo so actua quando ocorre uma calamidade com notável número de vítimas. Falo a viver em Portugal, onde foi preciso haver um ano onde só numa estrada, morreram mais de 60 pessoas nos seus carros, emboscadas por um fogo florestal (pesquise Pedrógão grande, no YouTube). Depois disso, entregaram o controlo do dispositivo aéreo para combate a incêndios à Força Aérea, com claro resultado positivo na contenção de incêndios em anos seguintes. Há hoje uma maior organização entre as entidades envolvidas, desde polícia, proteção civil, bombeiros e militares. Meios são agora escolhidos tendo em conta o seu potencial para duplo… Read more »

Hcosta

Quem comprar o KC390 ou semelhante com o objetivo que este seja o principal meio para combater incêndios é porque não está interessado em combater incêndios.

E não foi pela Força Aérea assumir a gestão dos meios aéreos que deixaram de haver menos incêndios e os problemas de gestão.
Até me parece que não houve qualquer melhoria em relação ao esquema anterior.
Os Koalas já são usados como observadores. Não tenho a certeza se são utilizados com um balde mas se não são e têm capacidade para isso é mais um sinal de incompetência.

Antonio Carlos Vianna Braga

Nosso maior orgulho!

Jadson Cabral

O bichão é lindo mesmo. Parece que a Embraer acertou mais uma vez (nunca duvidei) no designer. É um avião a reação que pode sim fazer tudo o que o C-130 faz, incluindo pousar em pistas não pavimentadas. Excelente!

fewoz

Lindos vídeos! Teve um pobre coitado que foi engolido pela poeira ali haha

Andreo Tomaz

Bonita e robusta aeronave. E lembra muito o Xi’an Y-20.


Atirador 33

Moro a 100 km de GPX, e agora descobri de onde vem essa poeira que cobre o norte do interior paulista, esses profissionais da Embraer deveriam ser presos, minha casa não para limpa, deveriam esperar a chegada das chuvas. Brincadeira a parte 1, muito legal esses vídeos, o GF deveria construir várias dessas pistas assim no interior do país, esse KC 390 me trás um sentimento de orgulho por essa empresa. Testem mais o avião por ai, que aqui em casa agente limpa com mais frequência. Brincadeira a parte 2, seria interessante saber se o KC 390, pousaria e decolaria… Read more »

Marcelo Andrade

Atirador, o Brasil tem mais de 4.500 pistas homologadas. A utilização de pista de terra é para a sua homologação caso precise , por exemplo, utilizar esta pista, na Africa, por exemplo. Nem na Amazônia tem tantas pistas assim de terra, em que se pode desdobrar aviões de combate. Veja o trabalho da COMARA.

Alan

Boa tarde galera apaixonada por avião será que um kc 390 pousaria em um porta aviões já que ele pousa fácil em pista curta ?

Bueno

não canso de dar parabéns para este projeto extraordinário;

Hoje um KC390 na Colombia o FAB2855

https://www.flightradar24.com/BRS55/28faa416

Last edited 2 anos atrás by Bueno
Bueno

Curiosidades
sobre o  KC-390 do Vídeo PT-ZNJ:
 
O  PT-ZNJ faz o primeiro teste em pista não preparada, primeiro
reabastecimento em voo diurno e noturno entre KC-390 e para
caças, primeiro lançamento de chaff e flare, lançamento de cargas em voo,  lançamento de paraquedista e emprego de NVG.

FRAS OR

Na boa, esse avião é top demais!