Carga foi entregue à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na Baía do Almirantado, que fica na ilha Rei George

No dia 26 de agosto, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte de vacinas e suprimentos na Antártica. A aeronave C-130 Hércules operada pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou o lançamento de 30 doses da vacina contra a COVID-19, além de 1.500 quilos de gêneros alimentícios e materiais de apoio à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Localizada na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, a Estação brasileira permanece guarnecida o ano inteiro com o apoio logístico prestado pela FAB. São realizados cerca de dez voos anuais.

Na EACF são conduzidas diversas pesquisas de interesse para o País, como, por exemplo, a utilização de vegetais nativos para a cura do câncer, além de outras demandas de pesquisas nacionais e de cooperação internacional, fundamentais para a produção científica no Brasil.

Durante o inverno, o suprimento da Estação se dá somente por meio de lançamento aéreo, com apoio das aeronaves C-130M operadas pelo 1º/1º GT. Nesta operação, o Esquadrão Gordo transporta alimentos e materiais diversos, necessários ao bom funcionamento da EACF, ao chamado “Grupo Base”, composto por militares da Marinha do Brasil. Neste contexto, a entrega da carga de vacinas representa mais um marco alcançado pela FAB no apoio ao Programa Antártico Brasileiro.

“Apesar das dificuldades encontradas durante toda a missão, dentre elas as condições climáticas extremas e adversas, a tripulação alcançou o êxito no lançamento aéreo, demonstrando mais uma vez nossa capacidade de atender às demandas de interesse do País”, destacou a Comandante da aeronave, Major Aviadora Joyce de Souza Conceição.

O Esquadrão Gordo foi engajado na Ação de Força Aérea de Ressuprimento Aéreo, modo de apoio prestado em épocas de inverno, quando a única forma de envio de suprimentos da Estação Brasileira é via lançamento de carga, devido ao congelamento da Baía do Almirantado.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guizmo

Incrível, eu nem imagino as dificuldades técnicas e operacionais para executar uma missão dessas…..parabéns! Imaginar a cena de um cargueiro militar, lançando vacinas para abastecer uma base remota de pesquisa no gelo, parece uma cena saída de filme de apocalipse zumbi….

Jefferson Henrique

Excelente capacidade! Ansioso pelo KC-390 realizar essa missão.
Uma pergunta, nunca foi necessário o uso de skis nas aeronaves da FAB para pouso lá? Geralmente o pouso ocorre com o trem de pouso normal da aeronave acredito que no verão.

Paulo Drusnam

Alguém sabe se alguma dessas pesquisas realizadas lá já deram resultados positivos?

Ramon

Cara é difícil de dizer porque aqui no Brasil, pesquisa não é divulgada da forma que deveria ser desde setores militares até de universidades, muitas pesquisas realizadas aqui geralmente tem como público outros grupos de pesquisadores, eu mesmo estudo em faculdade federal e quando preciso ler alguma pesquisa acho o acesso muito difícil e cheio de etapas e sem contar a linguagem empregada que acaba sendo confusa se você não tem um vocabulário mais acadêmico, geralmente é só uma pequena parcela dessas pesquisas que vão ao conhecimento do público geral.

Camargoer

Caro Ramon. A CAPES mantem um catálogo de todas as teses e dissertações defendidas no Brasil <https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/&gt;. Nesta página, você poderá digitar o assunto de interesse que será listada todas as teses e dissertações relacionadas com o tema. Você encontrará um link para as bibliotecas de onde você poderá baixar o PDF gratuitamente.

Camargoer

Olá Paulo. O clima no Brasil é influenciado por massas de ar vindas da Antártida. A previsão climática no Brasil depende de compreender como isso ocorre. As correntes no Atlântico sul também dependem da Antártida. Como a vida marinha depende do desempenho destas correntes, então o sucesso da atividade pesqueira no litoral brasileiro depende da compreensão do que acontece na Antártida. A camada de ozônio é monitorada na Antártida (aliás foi lá que se identificou buraco que levou ao banimento do CFC). Os efeitos das mudanças climáticas (que estão afetando o continente, portanto afetando o regime de chuvas, produção agrícola,… Read more »

Jadson Cabral

É por causa das pesquisas lá que nós conseguimos saber como era o clima e há séculos ou milênios atrás, né? Pessoal retira aqueles tubos de gelo e analisam os gases que havia na atmosfera no passado

Camargoer

Olá Jadson. Exatamente.

Jadson Cabral

Minha nossa! O vídeo é de uma aproximação de pouso??? Eu já imaginava que não era fácil pousar lá, mas essa quantidade de curvas é loucura

Guizmo

Tbm não entendi, mas não me pareceu aproximação, pensei se tratar de zonas de lançamento da carga

Rinaldo Nery

Ele quis se manter em condições visuais, evitando entrar nas camadas a baixa altura.

Luiz Antonio
Last edited 2 anos atrás by Luiz Antonio
Joao Moita Jr

Deveriam lançar é algumas dezenas de políticos só de sunga lá.
Minino diariamente, por uns 6 meses…

Last edited 2 anos atrás by Joao Moita Jr
Luiz Antonio

É proibido despejar estrume na Amtártida

Joao Moita Jr

OMG!!!! ?????

Michel C

Despejo politico acontece a cada 4 anos na hora de votar. Pena que o eleitor não sabe nem pra que serve o voto, muito menos que ele tem de escolher um cara que preste.
Aí ele teria que estudar os candidatos e ter uma opinião…. pensando bem, mas facíl ficar de fora e criticar