A-29 Super Tucano em missão de treinamento no Afeganistão

Um avião da Força Aérea Afegã caiu no Uzbequistão no domingo, na região de Surcã Dária, segundo informação do Ministério da Defesa do país.

Pelas imagens divulgadas nas redes sociais, o avião era um Embraer/Sierra Nevada A-29 Super Tucano.

As primeiras informações diziam que os pilotos voaram para o Uzbequistão a fim de escapar do Talibã, mas não teriam se identificado propriamente, por isso foram abatidos pela artilharia antiaérea.

Segundo informações mais recentes, o A-29 colidiu em voo com um MiG-29 da Força Aérea do Uzbequistão e caiu em seguida.

Os dois tripulantes do A-29 ejetaram, foram socorridos no solo e levados um a hospital.

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando C. Vidoto

Seria o primeiro abate do Super Tucano por AAA?

Att.

Last edited 2 anos atrás by Fernando C. Vidoto
Marcos

Não foi derrubado. Saiu novas informações na mídia do Uzbequistão. Um MIG-29 colidiu no ar com o Super Tucano, ambos caíram. Felizmente, os pilotos dos dois aviões conseguiram ejetar, ninguém morreu.

Isso significa que pela primeira vez o Super Tucano derrubou um avião de quarta geração?

Fernando C. Vidoto

Ola Marcos não entendi seu comentário. Não atribui qualquer valor positivo ou negativo em minha pergunta, foi curiosidade (tenho ctz que Super Tucanos já foram abatidos).

*Foi atualizado só agora sobre o MiG-29, antes dado como AAA

Att.

Last edited 2 anos atrás by Fernando C. Vidoto
Saldanha da Gama

Boa noite, se me permite… Significa sim kkk e foi empate técnico….

Denis

kkkk. Boa.

Last edited 2 anos atrás by Denis
Caio

Sorte terem sobrevivido, mas se voltarem para o Afeganistão o azar é certo.

Agressor's

A farra da cultura estadunidense em solo afegão terminou: prostituição, misticismo, bebida alcoólica, drogas e criminalidade…No governo Talibã o povo de lá só plantava alface, mas depois com a queda dos talibãs em 2001 a criminalidade assim como o cultivo e o tráfico de ópio explodiu para transformar o país no maior produtor mundial. Em todo o país os comandantes de milícias regionais, organizações criminosas e funcionários corruptos do governo envolvidos no tráfico de drogas como uma fonte de receita… Terroristas para o Ocidente, se o Talibã tomou o poder fácil lá é porque boa parte da população afegã apoiam… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Ronei Silva de Andrade

Isso tudo é informação de alguém que apoia o Talibã? Sem comentários. É muita vontade de alguém que não concorda com EUA, tudo bem, agora concordar com os absurdos do Talibã, aí já é demais!

Satyricon

É, vc tem razão:
Quem corta a cabeça de opositores amarrados e indefesos não é terrorista…
Quem arremessa homossexuais de prédios
não são terroristas…
Quem explode bombas em mercados cheios de civis não são terroristas…

São exemplos de direitos humanos a serem seguidos pelo resto do mundo!

Me desculpem, mas este nível de comentários me causam asco (e pena).

Provavelmente vc deve ter alguma razão para escrever tais abominações, afinal de contas, não será vc ou sua família a sofrer nas mãos desses facínoras do Taleban.

É um valentão do teclado

Hélio

Quem reclama do talibã está com medo de ser jogado do prédio ?

Ricardo

Sempre tem um filho de satanás para inverter a liberdade com o terrorismo. Mulheres e crianças estão sendo “casadas”, ou seja, estupradas e violentadas pelo taleban. Funcionários do governo enforcados e mortos.
Só alguém desprovido de um mínimo de humanidade para falar uma asneira assim.

Allan Lemos

Terroristas para o Ocidente, se o Talibã tomou o poder fácil lá é porque boa parte da população afegã apoiam eles,

É, com certeza as mulheres que não poderão nem mesmo mostrar os pés os apoiam, os homens que verão suas filhas pré-adolescentes tiradas de dentro de suas casas e forçadas a casar com os terroristas os apoiam, as crianças que passarão fome com certeza os apoiam bastante.

É exatamente o mesmo tipo de “apoio” que as milícias e as organizações criminosas que atuam nas comunidades cariocas recebem da população local.

rui mendes

Concordo com tudo, não fosse o pormaior, de aqui mesmo, uns dias atrás, um tarado fan-boy USA, dizia que os USA deviam era mesmo sair do Afeganistão, e bombardear com B-52 todos os Afegãos, pois eles não são capazes de viver em paz e democracia, por isso ´mereciam era mesmo ser bombardeados, mas sem soldados no terreno, para prevenir perda de vidas USA, o pior de tudo, era que a maioria apoiava esse comentário, pelo menos a ver pelos likes, mas depois dependendo do contexto entre os fan-boys, já se preocupam muito com as mulheres e crianças de lá.

Atirador 33

Você de fato acredita que após a invasão ao Afeganistão em 2001, que o país se tornou em um dos maiores produtores das matérias primas para fabricação de drogas?
O Taleban sempre se financiou com o tráfico e a hotelaria para terroristas. E os americanos que os criaram.

wilson

No Afeganistão a cultura da sociedade organizada em torno de lideres tribais, do cultivo do ópio e da interpretação extremista do Islã são muito anteriores à invasão americana, basta lembrar que tanto Inglaterra como a URSS também tiveram seus dias de derrota no Afeganistão quando tentaram impor seus valores naquele país. Por isso acho que esta análise carece de embasamento histórico, para dizer o mínimo.

Blind Man´s Bluff

Ja tinha visto por essas bandas alguns sujeitos que falavam muita besteira, porem nunca vi tanta besteira em tao pouco tempo de um mesmo sujeito. Parabens, voce acabou de bater o recorde; pode levantar o trofeu e aproveita as ferias para desconectar-se um pouco. Leve um livro contigo.

Last edited 2 anos atrás by Blind Man´s Bluff
marcos.poorman
JT8D

Não serve para nada, mas é comprado por muitas forças aéreas. Das duas uma, ou essas forças aéreas não entendem de aviação, ou…

Up The Irons

Então o F-16 não presta, porque mais de 700 já foram perdidos em acidentes…

GFC_RJ

Pra piorar… O próprio Taleban punha prêmio para o assassínio de pilotos de A-29 em terra. Não lembro onde que eu li que 7 chegaram a ser assassinados assim…
Mas isso deve ser por nada…

pedro

Novamente, se todos esses fujões estivessem combatendo, o talibã nao teria chance alguma! Mostraram a esse povo que basta um tiroteio lá dentro e pronto, ja pode virar refugiado e ter papinha na boca, que jamais eles lutam por nada pois é mais facil viver indo para um lado e para outro.

Allan Lemos

Como eles vão lutar se não há motivação? O moral das tropas é baixo. Se nem a maior potência bélica do planeta conseguiu eliminar o grupo, as forças regulares afegãs não teriam chance alguma. No máximo seria um novo jogo de paciência até que eventualmente sucumbiriam.

rui mendes

Mas querem fazer de conta que aqui ninguém sabe, que os EUA entregaram o poder aos taliban, na negociação que foi feita lá atrás???
Só que era só para ser daqui a uns meses, e o presidente Afegão como sabia isto, fugiu, e os soldados Afegãos não iam lutar, sabendo que mais mês menos mês, iriam perder, e aí sim, depois nem fugir podiam, seriam massacrados pois nada havia a fazer, os EUA entregaram o poder aos Talibans, nas negociações que fizeram de forma unilateral, com os talibans.

rui mendes

É Ridiculo, só isto.

Fernando C. Vidoto

Pq o ódio?

Att.

Fernando C. Vidoto

Ola Roberto,

Senti um certo desprezo pelo avião no seu comentário quando vc diz  finalmente encontrou uma utilidade, fugir. Até ser abatido

Gostaria de ouvir mais dos seus argumentos sobre o a29 para entender as razões do Super Tucano:

  • ‘não serve para treinar’
  • ‘não serve para atacar’

Pq acha isso?

Att.

Last edited 2 anos atrás by Fernando C. Vidoto
wilson

O Texam II é um avião com mesmo conceito de uso do super tucano, e é mais recente, só por aí você já vê que o ST tem sua utilidade.

Fernando C. Vidoto

Olá Roberto, obrigado pela resposta. Com seu argumento fui atrás de respostas sobre a vulnerabilidade do manpad(ok existe esse risco). – Sobre seu ponto sobre o JPATS americano, existe muita politicagem em compra de armamentos militares estrangeiros pelos americanos (msm assim, os EUA compraram os ST para o Afeganistão) – acho que cada licitação tem uma história. – O super tucano também tem capacidade de treinamento de pilotos muito boa (Vc não criticou esse ponto). – Voltando sobre o manpads, não seria possível com a doutrina de vôo eliminar esse risco? Ou fazer ataques conjuntos com tropa terrestres, drones e… Read more »

GFC_RJ

“Qual seria outra aeronave COIN superior a ele? O Super Tucano tem o nicho dele meu caro!” Já tive esse debate com ele há um tempo. Vai falar que deveria utilizar o Reaper. No entanto, a gente não tem uma constelação de satélites que permita utilizar esse vetor com boa frequência, redundância e segurança. Daí, o investimento e a complexidade tecnológica para isso é enorme! No Brasil, hoje, é inviável. Imagina há quase 20 anos atrás quando o ST foi concebido? “Procurei na Net informações de super tucanos abatidos por manpads com poucos resultados”. EU nunca ouvi falar. Mas se… Read more »

Rinaldo Nery

Só uma correção: não necessitamos e constelação de satélites. Já empregamos nossas ARP por meio do SGDC.

Rinaldo Nery

A EMBRAER não aproveitou nada. Eu fui um dos que escreveu os Requisitos Operacionais Preliminares (ROP) do AL-X, em 1992, e fui lá no EMAER apresentar. O cenário de emprego do avião não é a ¨guerra moderna¨ no Iraque de 1991, ou de 2003. É aqui nas nossas próprias fronteiras amazônicas, e, pra isso, ele voa muito bem. Vide os colombianos contra as FARC. Os nigerianos também farão bom uso de dele. Também, NUNCA foi concebido para treinador acadêmico. A FAB que, à época, pediu que eu incluísse nos ROP a capacidade de substituir oAT-26 Xavante no 2°/5° GAV, o… Read more »

GFC_RJ

Tava demorando… kkkk
Seguindo o mesmo princípio… Nem Blackhawk serve pra m… nenhuma. Vários foram capturados pelo Taleban, outros abatidos na Somália…
Aliás, falando nisso… E o Hércules, hein? Não teve um argentino perdido nas Malvinas??? Hhhmmm… Acho que não serve para p… nenhuma também!

C M

Roberto, para de falar asneira.

Mauricio

vai ser desinformado lá no Uzbequistão!

Gil U

“não serve para treinar, não serve para atacar” … kkkkk esse bait foi fraco hein, não merece nem levar um deslike rsrs

Eduardo Holanda

De acordo com a imprensa local, aparentemente não foi abate. O Super Tucano colidiu com um MiG-29 da Força Aérea Uzbeque e as duas aeronaves caíram. O piloto do MiG também consegui se ejetar e sobreviveu.

https://www.gazeta.uz/ru/2021/08/16/borders-uzbekistan

GFC_RJ

Ih, caramba! Podes crer…
Mas o MIG-29 já é provado ser bem mais útil, pois serviu muito bem pra fugir do Iraque para o Irã… além de que serve muito bem de interceptador, afinal, ele abateu o A-29, né verdade?. Não foi bem da forma como deveria segundo as doutrinas, mas que ele abateu, abateu.

Marcos

Especialista em falar abobrinhas na internet.

Fernando C. Vidoto

Jay Jay o jatinho ????

Rinaldo Nery

E colocam status de ¨membro¨ no caboclo… Tá ruim, hein, editores!

Ricardo Rosa Firmino

Fico me perguntando pra que serviu todo o investimento que fizeram mas FAAS Afegãs, se na hora que o País precisa, fugiram quase todos…

Luciano

Alguém com certeza lucrou. As engrenagens da indústria bélica giraram nessas décadas!

rui mendes

Iam lutar sem apoio de ninguém, depois de saberem que o poder já havia sido entregue.

Renato B.

É necessária toda uma cadeia logística para manter qualquer força funcionando. Sem isso é derrota mesmo. Tem matérias por aqui falando sobre os problemas para manter os Tucanos sem apoio americano. Tanto que a maior parte das antigas aeronaves afegãs terminaram no ferro-velho antes da invasão americana.

PACRF

Prezado Roberto, o Super Tucano é um dos melhores ou, muito provavelmente, o melhor caça turboélice de interceptação e ataque leve atualmente em produção. Não é atoa que a Força Aérea dos EUA resolveu adota-lo, assim como forças aéreas de outros 15 países. No entanto, assim como qualquer caça, seja à jato ou turboélice, não está 100% imune a ataques antiaéreos.

rui mendes

Toda a razão, na parte onde diz, que o super tucano não é caça, mas por aqui arranjaram o adjectivo leve, para poder dizer ´´caça leve.
É um excelente avião de ataque turbo-hélice e também avião de treino.

Welder

Pelo menos conseguirão sobreviver.

Last edited 2 anos atrás by Welder
Sagaz

O insano é que no cockpit não tem espaço para a família. Não têm pais, filhos, esposas? Afinal a luta pela pátria é isso, lutar pelos seus e não a luta cega por um “líder” ou por ideologia. Ou seriam mercenários com familiares fora do Afeganistão?

victor

Baseado no vídeo dos americanos tentando ensinar os afegãos polichinelo, infelizmente não dá pra crer que eram bons operadores do A-29

rui mendes

Como se os Afegãos, fossem menos inteligentes que os outros povos.
Rídículo essa do polichinelo.

Welington S.

Para de falar m****, cara. Pelo amor de Deus.

BK117

Treina com excelência, ataca com excelência e, principalmente, não sai por aí falando asneira. Será porque que o mundo inteiro gosta dele? Que coisa, né?
Tenha santa paciência!

Franklin Apaza

O Ministério da Defesa do Uzbequistão disse na segunda-feira que um avião da Força Aérea Afegã caiu no Uzbequistão enquanto tentava cruzar a fronteira ilegalmente, e dois pilotos estão em estado grave no hospital.

A Mídia do Uzbequistão afirma que o Tucano foi derrubado pelo sistema FD-2000 (HQ-9 chinês)

Agora eu não sei quem está falando a verdade.. ??‍♂️

Marcelo Mendonça

nossa, comentário mais ridículo, não agrega nada…
Há outra utilidade, “deixar imbecis falarem m…..”
Faça-me o favor, é cada idiota sem ter o que falar..

Joao Moita Jr

Colapso total, com consequências geopolíticas piores que o colapso no Vietnam.
Gente caindo dos aviões, gente deixada ao Taliban para dar lugar a cachorros.
Que desastre. Deprimencia imensa me daá tudo isso. Perdi muitos companheiros lá, outros inválidos, suicídios. E para quê?
Meu Deus.

Renato B.

Tem um livro da Svetlana Alexijevich chamado Meninos de Zinco que conta sobre soldados do exército vermelho que lutaram no Afeganistão. Nesse aspecto os veteranos americanos e ex-soviéticos provavelmente teriam muito o que conversar.

rui mendes

Pois, mas não foram os únicos que estiveram lá.

Samuca cobre

Oque não serve pra nada é um comentário igual ao seu…

Régis

A-29 Super Tucano, o matador de MiGs kkkkk

Funcionário da Petrobras

Brincadeiras a parte, lembrei da piada do pinscher que matou o pitbull, engasgado!

Cadillac

“Membro”

Marco

Ele não caiu, foi derrubado… Não é a mesma coisa não, um é “acidente”, o outro não!