22 aviões e 24 helicópteros militares do Afeganistão cruzaram a fronteira com o Uzbequistão

116

Em dois dias, 22 aeronaves e 24 helicópteros militares, transportando 585 militares afegãos armados, cruzaram ilegalmente o espaço aéreo do Uzbequistão. Durante a escolta, um avião MiG-29 do Uzbequistão e um Embraer EMB-314 colidiram e caíram

Nos dias 14 e 15 de agosto, 22 aeronaves militares e 24 helicópteros militares do Afeganistão, transportando 585 militares armados do país vizinho, cruzaram ilegalmente o espaço aéreo do Uzbequistão. As aeronaves pousaram à força no aeroporto internacional de Termez, informou nesta segunda-feira a assessoria de imprensa da Procuradoria Geral do Uzbequistão.

Em 15 de agosto, três aeronaves militares afegãs Embraer EMB-314 (A-29 Super Tucano) solicitaram permissão para pousar no aeroporto de Khanabad, em Karshi. Eles foram redirecionados para o aeroporto de Termez acompanhados por duas aeronaves militares MiG-29 da Força Aérea do Uzbequistão.

“No entanto, durante a escolta, uma aeronave Embraer EMB-314 e um MiG-29 colidiram e caíram no distrito de Sherabad, na região de Surkhandarya. Os pilotos dessas aeronaves foram ejetados e pousaram com paraquedas”, diz a mensagem.

No mesmo dia, 158 cidadãos e militares afegãos entraram ilegalmente no território da região de Termez, no Uzbequistão, através do rio Amu Darya.

O Procurador-Geral do Uzbequistão abriu um processo criminal ao abrigo do parágrafo “b” da Parte 2 do Artigo 223 do Código Penal (viagens ilegais ao estrangeiro ou entrada ilegal na República do Uzbequistão por conspiração prévia por um grupo de pessoas). Uma investigação está em andamento.

Anteriormente, a Gazeta.uz escreveu que dois pilotos do Afeganistão e um piloto do Uzbequistão foram hospitalizados em Termez. O Ministério da Defesa do país esclareceu posteriormente que as Forças de Defesa Aérea da Força Aérea impediram uma tentativa de cruzar ilegalmente a fronteira de um avião militar afegão.

FONTE: Gazeta.uz

Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Fullback

A maioria dos militares que estão fugindo são de altas parentes. Isso mostra que na guerra, quem guerreia, quem luta, e quem dá a vida são os praças.

Agressor's

Eles não podem mais ficarem lá pois serão taxados como traidores do Islã e terão que dar “explicações” aos Talibãs sobre isso…

Thor

não sei o que é pior…um comentário de m…desse ou os likes…

Luiz Trindade

E que infelizmente irão morrer ou sendo alvejados pelos fuzis ou esgoelados pela espadas dos Talebans (Os praças).

Mas o que mais compadece é a população civil que irá sofre o pão que diabo defecou e não amassou com o rabo com os Talebans. Principalmente as mulheres e crianças.

Gabriel

Quando você entender o mínimo de organização Militar vai ficar com vergonha desse tipo de comentário. Inicialmente a formação do Of e Praça são diferentes devido a finalidade de cada função. Porém, independentemente da Força, a atividade Militar depende do trabalho dos Oficiais e dos Praças, cada um fazendo aquilo que sabe fazer. O grau de importância de cada função não pode ser medido separadamente, pois nenhum atua sozinho. Isso vale, por exemplo, para o Of piloto de caça, que precisa do Praça para fazer a manutenção do avião; como para o Sgt Chefe de Peça de Artilharia, que precisa… Read more »

Guacamole

Assiste qualquer documentário sobre a guerra das Falklands, no final da guerra quando os recrutas argentinos foram apreendidos.
Eram um bando de garotos mal nutridos com medo e sem saber o que fazer.
E os oficiais? Bem, tudo mundo sabe a fama de “apreciador de Whiskey” do Galtieri, aproveitando a vida na Casa Rosada e depois de perder a guerra, uma pensão vitalícia.

Thor

Só para mostrar como exemplos podem ser dados a critério da honestidade intelectual do interlocutor, relembro que na própria Guerra das Falklands, a única baixa argentina na invasão de 2 de abril foi um Oficil…

Quando um navio de guerra afunda, do Comandante ao marinheiro mais moderno, todos estão “no mesmo barco”…

rodrigo sassi dos santos

Depende do exercito, na segunda guerra os oficiais alemães e sovieticos tinham praticamente o mesmo índice de baixas dos soldados alemães.

Rodrigo Maçolla

As noticias estão ainda desencontradas, porque fica a duvida: Seriam dois A-29 Super Tucano perdidos ? o que foi abatido pela defesa antiaérea e agora este que colidiu com o MIG-29 ?

Alexandre Galante

Seria apenas um A-29 perdido, na verdade não houve abate e sim uma colisão com um MiG-29.

Rodrigo Maçolla

Então Galante obrigado pela confirmação, Porque a 1º noticia não informava esta colisão, então surgia a duvida se seria dois eventos distintos.

Fabio Araujo

São dois casos diferentes, nesse link abaixo tem uma matéria afirmando que abateram um A-29!
https://ria.ru/20210816/samolet-1745940475.html

ALISON

Que burrice do piloto do MIG-29 bicho… Meu Deus…

Paulo Neves

O Talibâ capturou um Supertucano.
Há fotos deles diante do aparelho.

Agressor's

É incrível como o maior e mais moderno exército do mundo não consegue dar conta de guerrilhas, imagine se fosse no Brasil, com a selva e mais de 200 milhões de pessoas…Mais um karma para os EUA, nuvens negras se avolumam sobre a nação estadunidense…

Marcos

É disso que o debate precisa, um choque de realidade. E tem maluco achando que os EUA vão entrar em guerra contra a Venezuela, ou que a França vai entrar em guerra contra o Brasil 220 milhões de pessoas. O Brasil já mostrou que é capaz de fazer guerra de desgaste com a Coluna Prestes, nunca foi derrotada em combate contra as forças regulares. Edit: olha o que aquele Lázaro fez. Conhecia a região, teve ajuda de alguns fazendeiros e deu um baile em mais de 1200 policiais e 6 helicópteros. Agora troque os indivíduos por soldados treinados, com equipamentos… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Marcos
Inimigo do Estado

Comparar grupos de radicais islâmicos que dão a vida numa guerra santa, com o brasileiro que pela cultura católica teme a morte, é meio que idiotice.

Eu não consigo imaginar milhares de brasileiros sendo feitos de escudos humanos para que um inimigo externo não jogue bombas por aqui.

horatio nelson

pelo contrario no mundo só a 2 registros de combate bem sucedido de guerrilha…no araguaia e outro não me recordo sei q foi na asia…

Agnelo

No Araguaia? Bem sucedido?
Então….

MAB

É divertido ver especialistas de iutubi debatendo, O mais engraçado é que conseguem deturpar um fato carimbado, registrado, translúcido. Esta lógica está tomando conta de tudo, quem teve um ensino pífio de interpretação de texto ou não tirou proveito nos tempos de escola, agora vira equisperti de tudo. Sem ter movido um músculo ou lido um livro.

Antoniokings

Acho que ele quis dizer ‘no Mundo só há (houve) dois casos de combate bem sucedido à guerrilha.
Pelo contexto deve ser isso, não?
Porque não foram apenas 2 casos de sucesso na História.

Carlos Campos

sim os fantasmas dos comunas estão lutando até hj.

Antoniokings

E dos habitantes do local que foram torturados e mortos também.

Carlos Campos

Araguaia foi bem sucedido por um tempo, depois os militares acabaram com a festa, o bem sucedido são as FARC, mas lá o terreno montanhoso e a floresta ajudam.

Antoniokings

horatio nelson

A Guerrilha do Araguaia era composta de meia dúzia de integrantes.
O mesmo da Serra do Caparaó.
Nem vale como exemplo de confronto militar.

Inimigo do Estado

Né, eram estes que iriam dominar o Brasil kkkkk lampião tinha 100 homens e não conseguiu dominar nenhuma cidade maior que 10 mil habitantes, uma dúzia de mortos de fome iria conseguir. Essa é boa…

Guerrilha do Araguaia foi uma bela peça de propaganda isso sim. Do jeito que as coisas funcionam em Banânia, não vou duvidar que os fulanos não foram contratados pelo próprio governo para dar um susto no país…

Carvalho

A história de Caparaó chega a ser hilaria.
Os guerrilheiros (a maioria militares) foram vencidos praticamente sem combate.
Um guerrilheiro apanhou um gripe e desceu da serra para comprar remédio na Vila. Foi preso e levou a PM até o acampamento.

Segatto

A ”Pacificação” da Líbia pelo regime fascista italiano, era o exemplo que eu conhecia, a ordem Senussi travou a guerra de guerrilha de viés islâmico; contra isso os fascistas desarmaram as tribos líbias, tomaram a fonte de sustento e esconderijo dos rebeldes: a população civil, enfiaram cerca de metade da população em campos de concentração de maneira que os rebeldes não pudessem usa-los onde boa parte desses civis pereceram, além de construírem uma barreira de arame farpado na fronteira com o Egito e patrulharem as fronteiras com veículos e aviões; qualquer suspeito de ligação com os senussi era morto. Cortaram… Read more »

Inimigo do Estado

Araguaia foi como caçar patos. Eram 80 pé rapados com armas velhas, que acho que sequer sabiam táticas de sobrevivência no mato.

Até eu colocaria um fim nestes guerrilheiros, experiência de caça eu tenho de sobra…

Flanker

Tu estás sendo irônico, né?

Luisão

A pinga que você é da boa camarada!

Zeus

Combater uma guerrilha bem estruturada e com combatentes capazes e obstinados é como
tentar enxugar gelo, e na selva então…..vide os vietcongs!

Exemplos de guerrilhas bem sucedidas são muitos ao longo dos séculos e no O. Médio sempre houveram diversas.
E mesmo a maioria daquelas que não atingiram seus objetivos, não foram totalmente eliminadas.

PACRF

Muito estranho. Com tantos meios de boa qualidade em mãos, por que não combateram? Acredito que vários comboios de combatentes do Taliban se deslocaram entre as cidades do Afeganistão e poderiam ter sido bombardeados, inclusive suas linhas de suprimento e apoio logístico. Até onde é conhecido, o Taliban não possui meios aéreos para combater. Onde estavam os satélites militares, aviões de reconhecimento, inteligência e contra-inteligência? Parece uma deserção em massa. O que restou da suposta forças armadas do Afeganistão serão torturados ou até mesmo sumariamente executados. Só espero que não sejam queimados vivos, como o Estado Islâmico fazia.

Gustavo Abrantes

(pontuando que minha resposta, não estou levando nenhuma opnião politica, só analise mesmo) Acredito que a realidade do que realmente ocorria no dia a dia daquele pais veio a toma. Realmente o governo não tinha nenhum apoio popular e os poucos militares que não mudaram de lado, se virão sozinho numa guerra perdida e preferiram se salvar.

Jadson Cabral

Meu amigo, se os EUA que são os EUA não conseguiram depois de gastar trilhões em 20 anos você acha mesmo que as forças afegãs iam conseguir resistir ao talibã sozinhas??? Você não entendeu ainda que é inútil? Os caras simplesmente fugiram e muitos se uniram a eles. Os que ainda resistem (e são pouquíssimos) estão morrendo como moscas.

carcara_br

Numa situação de desespero dá pra espremer umas 3-4 pessoas num cockpit de a-29?

Marcos

Mal cabe 1 pessoa. E como fica a questão da ejeção? É morte na certa se espremer 2 ou 3 pessoas

Last edited 2 anos atrás by Marcos
carcara_br

Esqueça ejetar, é só fugir mesmo, condições mínimas de pilotagem, um vai no colo.
Missão: transporte de refugiados. Seria possível?

Jadson Cabral

Pendurada no trem de pouso, amarrado nos pods das asas até que da sim desde que voo baixo. A França já retirou soldados feridos amarrados no trem de pouso de helicópteros de ataque em um certo TO que eu já esqueci

Carlos Campos

não sei, mas eu tentava levar minha esposa se fosse piloto de A29

Jadson Cabral

Eu tbm. Ia sentadinha no meu colo. De quebra recriaríamos a imagem romântica do filme Pearl Harbor

Carlos Campos

kkkkkkkkkkk

Caio

A sogra leva na hélice.

Carlos Campos

com muito amor eu ia levar ela no coração

Fers

Cara cê me quebro aqui kkkkkkkk

Flanker

Lembro de ter lido algo do tipo, de em uma evacuação, não lembro onde nem quando, terem levado mais de 1 pessoa no cockpit de cacas. Vou dar uma procurada no Google.

Marcelo M

O Talibã é um grupo homogêneo, motivado coeso e com muita experiência de combate. O governo do Afeganistão foi montado de modo improvisado, com governantes corruptos e um exercito sem coesão e motivação. Presidente fugiu do país sem sequer avisar os ministros de estado.

MAB

Grupo homogêneo? De onde você tirou isto, aquilo é uma babel de etnias e tribos (afeganistão). Chamar de improvisado 20 anos é no mínimo uma análise leviana. Se é corrupto ou qualquer outro adjetivo ruim, não quer dizer que não existia um governo. Alguém nos comentários de outra notícias mencionou um fato que é interessante, todos estão culpando a forma como os EEUU saíram, mas o outro lado não ganhou terreno de forma mágica, ou lutando bravamente, tem apoio local. Ontem na tv o secretário de estado do governo obama (Chuck Hagel) foi entrevistado, ele falou que os EEUU sentaram… Read more »

Marcelo M

A homogeneidade está na comunhão de propósitos. Do Islã e da Jihad. Do objetivo de expulsar os invasores. Não importa se os guerrilheiros vêm de tribos distintas. Coisa que não existia no exército Afegão, que lutava com medo, sem propósito, sem união, sem o espírito de luta. E os americanos logo perceberam isso, mas continuaram tentando criar um exército com base na importação artificial das ideias democráticas e ocidentais, que simplesmente não colam por lá.

Juggerbr

E o que eles vão fazer com as aeronaves? Incorporar, vender, mandar de volta? Perder um mig por colisão com aeronave muito mais lenta é barbeiragem das grandes…

Tutu

Se eu fosse esse povo eu ficava, para compensar o Mig-29.

Franklin Apaza

Isso que dá apoiar intervenções militares, ficam querendo brincar de “Donos do mundo”.
Se Allah quiser, veremos coisa assim no Iraque é na Síria. ? ????

Esperando ansiosamente pela saída dos EUA no Iraque. O parlamento Iraquiano já aprovou tal ação. ??

Carlos Campos

Iraque vai ser dominada pelos Xiitas apoiados pelo Irã, o Norte pode se rebelar e ter uma guerra civil, e os Curdos também querendo independência.

Tutu

Cara, na boa, aproveite que está cheio de C-17 batendo lata para Cabul e pega carona, ah, se tiver esposa e filhas e bom levar tbm.

Antoniokings

Questão de tempo.
E de pouco tempo.

MAB

Torcendo aqui também pela saída da Rússia da Criméia, da China do Tibet e por ai vai ! Que ALAH ouça a todos !

Carlos Campos

no caso da China não era Xinjiang? na Rússia, Daguestão e Chechenia? que Allá acabe com todos.

100nick-Elã

Contagem regressiva para os EUA saírem do Iraque e, logo depois, da Síria. E os Curdos pagarão o preço por terem escolhido os EUA.

Antoniokings

Os curdos parecem que estão sendo mais espertos.
Estão negociando direto com a Rússia.
Inclusive, parece que já passaram os direitos de exploração e comércio de petróleo a empresas russas.

Claudio

Na Síria os Estados Unidos estão lá porque invadiram mesmo , não foram convidados a estar lá

Carlos Campos

os curdos podem sofrer, mas ninguém vai acaabr com eles, estão armados, e estão negociando com Rússia e China pelo que li está disposta a conversar com eles, além de que o Assad uma vez disse que foi um erro eles confiarem nos EUA, que a Síria era o país deles e uma parte passou a lutar de novo pelo Assad.

Wagner

Disse o expert em OM que nunca pisou no OM. ???

100nickElã

E com pós-graduação na rádio Jovem Pan, mestrado na Globo e MBA na BBC.

Carlos Campos

eles viviam relativamente bem na Síria sob o Assad, mas aí veio a tentativa de revolução, finaciadas sabemos por quem e por que, e Curdos tiveram que lutar por si, acreditaram que poderiam criar um Estado seu, engano, a Turquia, o Irã, entre outros atores não iam deixar, o melhor seria lutar pelo Assad e tentar uma maior autonomia em sua áreas, onde qualquer Curdo perseguido poderia viver em paz.

Rafael Cordeiro

Já podemos dizer que um A-29 abateu um MIG-29! (Contém ironia)

Como sempre, quem mais sofre é a população civil, nesse caso, principalmente a população feminina, onde muitos direitos serão retirados, uns por questões culturais, outros por pura ignorância e assim, segue o jogo da geopolítica e da guerra pelo poder.

NBK

Lista de aeronaves militares no Afeganistão nas últimas 48 horas.

Dados coletados dos sites Flightradar24, ADS-B Exchange e Plane Finder.

Diego

Esses militares afegãos estão fugindo porque não tinham como vencer a guerra sozinhos, pois os EUA nunca os prepararam pra lutarem com as suas próprias pernas, os burocratas americanos não tinham interesse nisso, simples assim. Oras, bilhões e bilhões de dólares do contribuinte americano foram transferidos das contas do Pentágono para as empreiteiras americanas e aliadas pra prestarem serviços naquele país miserável, quanto de comissão não foram pagas (por debaixo dos panos). para os generais e burocratas do governo que estavam nas posições chaves que decidiam pelos contratos? O Afeganistão era extremamente lucrativo pra eles, especialmente para os ex-seals, ex-rangers,… Read more »

OSEIAS

Mais que tragédia humanitária deixada pelo tal mundo livre.

Adriano RA

Tragédia mesmo. Não se pode esquecer que os EUA não agiram sozinhos e sim como uma coalizão. E agora vem o Sr. Macron posando de Sr. Humanitário…. é muita lata a desse senhor…

Heinz Guderian

*Lacron

Carlos Campos

e a qualidade de vida inferior na Guyana Francesa em relação a França? ele poderia começar um trabalho social por ali.

Carlos Campos

mundo livre, não querem nem te deixar trablhar se não tomar vacina kkkkkkkkk

LUIZ

Ai é questão de sobrevivência da coletividade. Já imaginou vc numa empresa com um funcionário sem está imunizado? Vc ia contrair a doença dele e levar pra seus familiares. Vc quer levar a morte pra sua família por causa de uma pessoa que não quer tomar a vacina?

Last edited 2 anos atrás by LUIZ
Flanker

Exato! Pensamento coletivo…viver em comunidade….mas, vai ver que é medo da vacina chinesa com chip……ou medo de virar jacaré…..

Carlos Campos

estou vacinado, mas defendo o Direito sobre o próprio corpo.

Luiz Antonio

Devemos agradecer ao nosso Mestre pelo privilégio de estarmos aqui comentando. Imagino o drama e o terror dessas pessoas, o desespero pelo risco da própria vida. O ser humano não aprenderá jamais. É a praga deste planeta que seria perfeito se não fosse esse lixo.

Agressor's

A história se repete, só que agora não tem mar para jogar os helicópteros e armamentos. Agora sim os talibãs estão armados, já que tomaram todo o armamento que E.U.A deixaram lá. Talibãs estarão bem armados e treinados devido a herança deixada pelo Ocidente.

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Salim

Equipamentos e bases tornam vulnerável o espírito da guerrilha. Tudo isto vira alvo rapidamente. A grande vantagem do talibã e estar mesclado ao povo, vira um inimigo invisível. A grande verdade e que quando população apoia ou e conivente a guerrilha fica muito difícil qualquer operação. Exemplo são as comunidades ( favela e politicamente incorreto ) o meliante geralmente e da comunidade, o trabalho para destruir esta realidade e dar um caminho melhor a população esvaziando esta opção.

Francisco Vieira

“Quanto menos a perder tem um homem, mais perigoso ele é.”

L G

No prazo de 1 ano haverá guerra civil no Afeganistão, com vários grupos dominando várias regiões. E a vida seguirá no resto do mundo. Aquele lugar não tem conserto viverá eternamente na idade média. E coitado daquele que querer concertar aquilo.

100nick-Elã

Gente, uma dúvida: o Uzbequistão vai ficar com esse equipamento? não pertence ao Afeganistão?

LucasSchmitt

Boa noite a todos, fugindo do assunto, eu gostaria de saber se alguém teria alguma ideia de TCC para engenharia mecânica, relacionado com alguma das 3 forças. Eu sou grande admirador/forista da trilogia a anos, e acho que seria uma boa relacionar meu curso com essa admiração.

Desde já, grato pela atenção.

Rodrigo LD

Esse é o momento ideal para a China partir para a conquista de Taiwan. Depois dessa desmoralização americana, militar e política, e a visível derrota contra um grupo terrorista mal equipado, não creio que o fraco presidente Joe Biden apoie Taiwan contra a segunda maior potência mundial. Taiwan está com os dias contados e ninguém fará nada, especialmente sem o suporte americano.

100nick-Elã

Calma, os chineses são pacientes. Tomarão Taiwan sem sangue, ou com muito pouco sangue. Aguarde e verás.

Rodrigo LD

Uma charge americana que sintetiza tudo…a história se repete.

Phenix

Os EUA estão certos, cada país cuida dos seus problemas, o Afeganistão que se vire com os talibãs.

Agressor's

Os EUA não promovem nenhuma intervenção onde não há como roubar…

Adriano Madureira

o afeganistão é rico, eles só não tiveram paz e oportunidade para explorar tranquilamente…

Fabio

O engraçado e ver os mesmos que chamam o presidente brasileiro de genocida , machista , racista e homofóbico , são os mesmos que estão comemorando , sim , comemorando o retorno de um regime que joga aviões em prédios que mata inocentes por não seguirem sua religião , que tratam as mulheres feito lixo , explodem bombas em aeroportos e metralham jornalistas . Os americanos nem de longe são santos , mas vibrar com gente que e a escória da humanidade beira o ridículo .

Fabio

Procura os comentários nas news mais antigas aí e vc vai ver o que eu tô dizendo . Tem gente dando até boas vindas a nova república islâmica do Afeganistão . Só vc olhar aí …

Luiz Antonio

Entendo que os problemas do Afeganistão são dos afegãos e os EUA devem realmente sair de lá e ou de outros países. Quanto ao Brasil, criamos nossas próprias desgraças, primeiro com o PT e agora com essa turminha brava que está acabando com o que restou desta república medíocre; e ainda tem espaço para piorar mais segundo o Excrementíssimo.

Last edited 2 anos atrás by Luiz Antonio
Carlos Campos

o PT teve seu lado positivo, mas caiu sobre sua própria ganância por poder e dinheiro, quanto ao atual não é melhor, mas é o melhor do que antes.

LUIZ

Melhor que antes ? Antes porquê a imprensa não divulga toda as maracutaias desse governo. Estão alinhados com as pautas economicas do Guedes.

CESAR ANTONIO FERREIRA

PeeeTeee!
Aquela desgraça que deixou o país como 6ª economia do mundo e viabilizou todos os programas de aquisição de material militar ora em curso…

Cristo é Rei, Deus é Pai, como sinto falta de um emoticon de risada aqui…

Carlos Campos

pessoal ainda acha que estão na guerra na fria, que os EUA é o malvado opressor capitlaista, a Rússia é boazinha e a China é comunista.

LUIZ

Engano seu. Os únicos que estão apoiando é do PCO. Esses ai não sei qual esquerda eles representam. Pois a maioria lá no Twitter não está feliz com a situação do Afeganistão.

carvalho2008

https://twitter.com/pco29/status/1426634985012932612

O PCO – Partido da Causa Operária soltou nota:
“A vitória do Taliban contra o Imperialismo, é uma vitória de todo o Povo Oprimido”
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

os democratas do P C O….isto pode falar, não censurar, não proibir redes…..democracia equilibrada não…?

Sou contra qualquer censura….mas é estranho não….?

carvalho2008

banner deles no twiter…comment image

100nick-Elã

E o seu mote, assim como da maioria aqui, é: “A vitória dos Estados Unidos sobre os terroristas islâmicos é uma vitória de todo o mundo livre.”
.
Vocês não passam de dois lados da mesma moeda.

carvalho2008

O amigo não tem acompanhado meus posts….. pouco atras, em outro topico relativo ao mesmo acompanhamento de assunto dentro os varios que este site publica, eu disse que existe uma dimensão em que apesar de sermos totalmente solidarios e condoídos com a situação, não podemos nos esquecer que o Taleban não é o ET de varginha e veio de outro planeta, são afegãos, fruto de uma cultura afegã, com valores afegãos. Apesar das inúmeras manipulações e porque não c r i m e s do ocidente, a auto-determinação de cada um impele o sujeito para aquilo que acredita e ensina… Read more »

100nick-Elã

Boa argumentação.

Carlos Campos

se você pegar o que diz certos mebros do ParTido e do PCO, PCdoB etc, e quem eles apoiam, não tem nda de democrático neles.

carvalho2008

pois é……

CESAR ANTONIO FERREIRA

Eita PCO, esquerda raíz, enfurecendo a vibe identitária.
Viva o PCO!

Tô rindo muito disso tudo.

Francisco Vieira

É bom lembrar que, antes dos capitalistas, os comunistas já tinham sido expulsos…

Paulo Drusnam

São marxistas de boutique, de caviar, nenhum deles divide seus salários ou suas casas com quem não tem nada.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Caríssimo…
O Talibã foi uma invenção da CIA e do ISI, portanto, ver a porca voltar-se contra o criador causa em mim, ou em qualquer outro dotado de espírito cínico, um largo sorriso.

É assim. A história não se lamenta, vive-se. Mesmo porque lamentos nada significam.
15 de agosto de 2021, dia que em termos práticos nasceu o Emirado Islâmico do Afeganistão.

Segue o fluxo…

CESAR ANTONIO FERREIRA

Suposta perda?
Perda real de poder, caríssimo.
Salta aos olhos!

tsung

parte dos militares era dos talebans infiltrados e outros fizeram acordos, eu acho que é assim.

Vendéen

Bonjour le Brésil, Dada a situação no terreno, você precisa entender os pilotos afegãos. Eles estão muito envolvidos no apoio aos combates a ele associados com os americanos. Não acho que eles possam esperar qualquer clemência do Talibã. Por outro lado, para as famílias destes …………… (?) Caso contrário, o presidente Macron deve assegurar que pretendia repatriar os afegãos que colaboraram com o exército francês. https://www.letemps.ch/monde/chute-kaboul-suivi-lundi-16-aout https://www.youtube.com/watch?v=_1t-Gujx440 Espero que cumpra a palavra porque, por enquanto, a postura francesa é escandalosa. Em suma, tenho vergonha do meu país! https://www.la-croix.com/Monde/Moyen-Orient/interpretes-afghans-scandale-francais-2019-02-05-1201000423 https://www.rtl.fr/actu/international/afghanistan-macron-doit-tendre-la-main-a-ceux-qui-ont-aide-notre-pays-plaide-me-ory-7900061661 Por enquanto, o conteúdo das letras de Macron parece ser factual.… Read more »

Antunes 1980

O Brasil poderia adquirir estas aeronaves por um preço módico.

Junior

Militar de alta patente, sendo corrupto, covarde e bunda mole em qualquer lugar do mundo…

Last edited 2 anos atrás by Junior
Marquês de São Vicente

Super Tucano, the MIG killer

Fábio

Pelo o que eu li, o exército afegão de 300mil soldados era uma ficção. Metade deste efetivo eram na verdade de policiais militares. A corrupção era deslavada e boa parte das unidades só existiam no papel. As que existiam, o salário estava atrasado a meses. Em suma, o Afeganistão não tinha um exército. Diga-se de passagem, é uma situação que lembra muito o Vietnã do Sul antes da derrocada.

L G

O Afeganistão terá paz o dia que suas fronteiras étnicas, de povos linguas forem delimitados e estabelecidos. Hoje existe Uzbequistão, tadjuikstao, persas,etc. Não haverá paz. As fronteiras são artificial igual a África. Não podemos comparar com o Brasil, Japão, China Han, EUA, Inglaterra, França,etc. São muitos povos separados por fronteiras artificiais criadas pelas grandes potências. Sem concerto. Igual a Índia outro grande problema de raças artificiais. A explodir a qualquer momento. Outros são a indonésia , Paquistão,e a Nigéria. Vamos aguardar.

Mangano

Quem lê alguns comentários aqui até pensa que o exército americano tomou uma coça e saiu com o rabo entre as pernas … A verdade é que entre 2001 e 2014 os talebãs acabaram confinados às umas poucas e isoladas posições …. O problema começou quando a ISAF passou apenas a dar apoio as tropas afegãs no final de 2014…. As forças afegãs se provaram inaptas ao combate e os talebãs retomaram com facilidade e velocidade grande parte das regiões libertadas….custo a acreditar que as tropas regulares afegãs performaram tão mal por falta de preparo ou material bélico…. Um com… Read more »