Projeto F-X do Japão

A agência Asahi relata que o Japão decidiu que desenvolverá o motor do caça F-X com a ajuda da Grã-Bretanha.

A Rolls-Royce da Grã-Bretanha fará parceria com a IHI Corporation do Japão. Ambos também oferecerão o motor para o mercado externo.

Autoridades japonesas anônimas disseram à agência de notícias que o primeiro-ministro japonês Suga falou sobre o assunto com o primeiro-ministro britânico Johnson durante a cúpula do G7 no mês passado.

No final de junho, funcionários do Ministério da Defesa do Japão viajaram para a Grã-Bretanha para conversas sobre o assunto.

O Rolls Royce da Grã-Bretanha também está atualmente envolvido no programa do caça Tempest.

 

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Carlos Campos

pelo que eu sei os EUA não estavam muito a fim de passar tecnologia para motores modernos ao Japão, lembrar que um motor turbo-fan é uma das máquinas mais complexas que se existe para fazer, tem gente que faz na garagem uns pequenos, mas para aviões de caça e outros militares só 7 países fazem,,, o Japão já faz motores para aviões, mas os novos modelos além de potência e confiabilidade, precisam gerar energia de forma eficiente para manter toda a eletrônica do avião, além de permitir a evolução com novos sistemas, como armas lasers por exemplo.

Diego

O protótipo do turbofan para o caça de sexta geração japonês já está praticamente pronto, o problema deles é o seu alto custo de produção, já que o motor XF-9 da IHI para o programa F-X japonês carece de escala de produção, logo, uma parceria com os britânicos poderia reduzir os custos… A IHI não teria problemas em fazer uma parceria com os britânicos, pois já fornecem os eixos de baixa/média pressão para os turbofans Trent fabricados pela Rolls-Royce. Acho que o obstáculo mais difícil no desenvolvimento de qualquer nova tecnologia é conseguir desenvolver algo que não esteja já patenteado,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Diego
Demolidor

O Japão esta desenvolvendo um caça de quinta geração

Diego

Demolidor, é de sexta geração.
O programa F-X japonês incluirá tecnologia nunca vista em nenhum caça de quinta geração, incluindo capacidades de controle remoto de drones, um visor montado no capacete estilo VR e um radar que pode funcionar como uma arma de micro-ondas para fritar mísseis inimigos etc.
Fonte:
https://www.popularmechanics.com/military/aviation/a34979905/japan-new-fighter-jet-features/

Hcosta

É o que estão a planear, se é viável no final é que se vê.

Clésio Luiz

Esse motor da RR promete agumas coisas interessantes que, se forem pra frente, o tornarão um baita motor: O ciclo variável não é novidade, fazendo ele se comportar entre turbojato e turbofan (simplificando a grosso modo); O alternador envolvendo o motor, teoricamente fazendo um dos estágios se comportarem como um gigantesco alternador. Isso elimina o modelo convencional, o que reduz tamanho e peso global da instalação, ao mesmo tempo gerando muito mais energia, importante para as necessidades futuras de eletrônica e quiçá, um laser de uso ofensivo: Vetoração de empuxo sem bocal móvel. Isso é meio que especulação e não… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Clésio Luiz
carcara_br

Clésio já existe alguma estimativa da relação peso-potência desses novos motores?

Jadson Cabral

Curioso que eu já havia pensado num alternador que ficasse ao redor do próprio motor, como um anel, mas não para gerar energia, e sim em um motor híbrido.

Filipe

Esse motor não é de plasma ?

Augusto L

Eu duvido muito que os britânicos vão entregar toda sua tecnologia.

A manufatura de motores é uma dos poucos produtos que o RU atualmente fabrica e talvez seja o de maior valor agregado da sua economia.

E todos nos sabemos que os japoneses quando dominam uma tecnologia são difíceis de competir.

Segatto

A indústria automobilística dos anos 80 que o diga

Carlos Alberto Soares

Rolls Royce, muito bom.

J-20

Fizeram uma escolha bastante segura em ir de Rolls Royce.