Seis caças F-16 Block 50 da Força Aérea dos Estados Unidos pousaram na tarde de 1º de julho, no Aeroporto Internacional José María Córdova, na cidade de Rionegro (Antioquia) para participar do exercício international Lightning.

A sexta versão do exercício recebe dois esquadrões de superioridade aérea e tripulações da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e da Força Aérea Colombiana (FAC) com o objetivo de fortalecer a interoperabilidade entre as duas nações aliadas.

Pelas normas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), as tripulações serão treinadas para unificar diretrizes e critérios relacionados a técnicas, táticas e procedimentos no desenvolvimento de operações militares.

As seis aeronaves F-16 pousaram em território colombiano, com homens e mulheres dispostos a trocar experiências e conhecimentos como parte do desenvolvimento deste exercício conjunto, que também permitirá às equipes de voo colombianas dar a conhecer suas capacidades adquiridas na execução de operações reais.

As aeronaves de superioridade aérea serão colocadas temporariamente no Comando Aéreo de Combate nº 5, de onde partirão para missões de treinamento de combate aéreo com aeronaves de combate colombianas.

Por sua vez, a Força Aérea Colombiana participará com aeronaves Kfir, fortalecendo a doutrina aeronáutica e permitindo o fortalecimento das capacidades de exercer o domínio no ar, espaço e ciberespaço, mantendo assim a liderança nas missões de defesa aérea do país.

FONTE: webinfomil.com

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heinz Guderian

Na minha opinião está ai o próximo caça da FA Colombiana, cedo ou tarde eles terão que aposentar seus Kfirs, e o caminho mais natural é o F-16, não sei qual versão, mas provavelmente será ele, tendo em vista o apoio histórico americano a Colômbia. E cá pra nós, os F-16 aguentariam o tranco contra os SU-30 Venezuelanos, num hipotético conflito, obviamente, depende do armamento que os colombianos adquirissem também.
Saudações!

Fabio Araujo

Os Kfirs colombianos sofreram upgrade tem uma boa capacidade BVR e podem enfrentar os SU-30 venezuelanos, mas já a idade esta pesando e precisam ser substituídos por algo mais novo com um tempo de vida maior, e a mesma coisa vale para os SU-30 venezuelanos que precisam sofrer um upgrade ou serem trocados!

Pedro EsiE

o apoio histórico americano a Colômbia” Panamá fazia parte da Colômbia, como os Colombianos não estava tão afim de construir o Canal do Panamá, os EUA financiaram a independência do Panamá para construir o canal. Eles tem memória…

Andre

Você sabe que o canal começou a ser construído pela França 20 anos antes da independência do Panamá e que Os EUA são o maior parceiro comercial colombiano, né?

Francisco Santos de Oliveira

Estava demorando para aparecer o entendido de plantão kkk

Rogério Loureiro Dhierio

A meu ver ele é o único candidato.

Carlos Alberto Soares

Também dos pilotos e de quem enxergar primeiro.

Dart

Comentário repetido ao menos 20x ao longo de uma década após exercícios militares idênticos envolvendo os dois países.

ALISON

Block 50 e sem misseis modernos não rola amigo…

Rodrigo LD

Esqueceram de acrescentar que o exercício também visa promover o F-16 para uma possível venda à Colômbia. Acredito que o país acabe comprando o F-16 usado do estoque da USAF. Não por acaso, enviaram justamente o Block 50 para lá. Americano não deixa nada ao acaso.

Francisco Santos de Oliveira

Qual fonte oficial que certifica essa tua informação?

Fabio Araujo

O chefe da CIA no Brasil e caças da USAF na Colômbia, ontem o Maduro já foi reclamar falando que estavam tramado contra ele! Mas deixando de lado a loucura do Maduro esses exercício são bem interessantes! A FAB vai participar?

Welington S.

Não!

Peter nine nine

Sabido que não vai, mas porque o uso do “!”?

Antoniokings

É gravíssima a situação interna da Colômbia.
Analistas consideram a possibilidade de uma guerra civil.

Antoniokings
Mgtow

Ora ora ora, chefe da CIA visitando a região. O comandante do SOUTHCOMM tambem, e tudo mais.
Provocação barata pra cima dos Venezuelanos. Estão sendo enxotados do Oriente Médio e querem trazer todas as agruras politico-militar para a america do sul. Só não se esqueçam o que o Putin falou:
...” poderia empregar armas nucleares se a Rússia tiver “informações confiáveis” de que serão lançados mísseis que visam seu território ou seus aliados”….
O recado foi dado.

Last edited 2 anos atrás by Mgtow
pangloss

Não acredito que a Rússia vá promover uma guerra nuclear (nem mesmo convencional) por conta da Venezuela.

L G

Verdade ,aliados da Rússia para empregos de armas nucleares seria a Bielo Rússia, Cazaquistão , etc. Áreas da antiga URSS. Nem a China está nessa lista. E coitada da Venezuela.

Mgtow

Meu amigo pois eu te digo: se mexer com um aliado da Russia a ponto de atacar militarmente vai abrir uma caixa de pandora com resultados inimagináveis. A Venezuela caiu de bandeja na esfera de influencia Russa eles não abrirão mão nem pau desse aliado.estrategico.

Renato Carvalho

Aliado falido e incapaz militarmente, não tem uma marinha que preste, força aérea que não voa, e soldados famèlicos, belo aliado.

Francisco Santos de Oliveira

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk????????????????

francisco

Israel ataca a Síria e o Irã, tantas vezes quanto queira e a Russia não faz nada. Pelo contrário aproveita para vender armas a Síria e ganhar dinheiro em cima.
Na Venezuela a Russia está cobrando em ouro pela venda de armas.

Welington S.

”Ora ora ora, chefe da CIA visitando a região.” O chefe da CIA visitou o Brasil e não a região como você diz. Detalhe: Não houve aviso de sua chegada ao Brasil. Ele simplesmente chegou de surpresa. ”O comandante do SOUTHCOMM tambem, e tudo mais.” O comandante sempre que possível, faz presença por aqui. Qual a novidade? ”Provocação barata pra cima dos Venezuelanos.” É mesmo é? E provocações por parte da Venezuela não existe? E as provocações que Maduro já fez pra cima da Colômbia, também não existe? Provocações contra o Brasil? Nada? Inclusive, toda vez que aparece alguém do… Read more »

Renato Carvalho

E o que tem o c* com as calças????

Francisco Santos de Oliveira

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkjkkkkkkkkkkkkkkkk Que medo. Uhhhh ????????

Luiz Antonio

Independentemente de EUA, Colômbia, Rússia ou o escambau a quatro, o negócio em Banânia é o cirquinho permanente e passeio de motoca, regado a rachadinhas, propinas, bla,bla bla de desocupados funcionais e outras porcarias. Banânia já é irrelevante até no cenário local.

Tomcat4,2

Tem uma turma tão vira latas q até matéria q não tem nada a ver com o Brasil vira motivo pra diminuir o país e resmungar de seu atual governo??‍♂️??‍♂️??‍♂️. Me ajuda aí pô ???????

Zico

Que país criança?

Jedai

que governo?

ALISON

Block 50?? kkkkk