domingo, junho 13, 2021

Gripen para o Brasil

Aeronave T-25 desativada vira monumento na cidade de Tubarão (SC)

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

A inauguração ocorreu na sexta-feira (28)

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) instalou, em uma praça da cidade de Tubarão (SC), uma aeronave T-25 desativada pela Força Aérea Brasileira (FAB), de matrícula 1854. A montagem do monumento ocorreu de 17 a 21 de maio e será a principal atração do Memorial Aeroporto Anita Garibaldi. A inauguração ocorreu nesta sexta-feira (27).

Antes de ser fixada na praça, a aeronave, que pesa duas toneladas, recebeu nova pintura e adaptações necessárias na fuselagem. Militares de diversos setores do PAMA-LS contribuíram para a realização da tarefa, sob a coordenação da Assessoria de Alienação. Executaram o trabalho de montagem da aeronave os Suboficiais Alexandre Pinto da Silva e André Vinhas Aguiar e os Sargentos Fábio Barbosa Moraes e Fábio Mendes Metzker.

“Os militares da equipe de montagem mostraram muito profissionalismo, determinação e zelo no cumprimento da missão, elevando o nome do PAMA-LS no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER)”, destacou o Chefe da Assessoria de Alienação do PAMA-LS, Tenente-Coronel Especialista em Suprimentos Gutemberg dos Santos Silva.

O Prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, falou da importância da homenagem. “Aqui, neste local, temos a cabeceira do antigo Aeroporto Anita Garibaldi, que funcionou durante três décadas, de 1950 a 1980, quando ligou e conectou Tubarão ao mundo. Esse aeroporto operava voos comerciais diários e essa memória acabou se perdendo com o tempo. A aeronave T-25, doação da FAB, será uma atração na praça. Nosso objetivo é resgatar, recuperar e preservar toda a memória do antigo aeroporto” ressaltou.

FONTE: Força Aérea Brasileira

- Advertisement -

28 Comments

Subscribe
Notify of
guest
28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jagdverband#44

Em Porto Alegre fizeram isso com um LeopardA1 do EB.
Resultado: uns 4 dias depois um vereador de esquerda incentivou a vandalização do monumento.
O exército recolheu o blindado.

antonio santos

Sai pra lá com essa fake news.

Marcos10

Espero que a Prefeitura mantenha em dia pelo menos a pintura dessa aeronave, porque o que tem de monumento abandonado pelo nosso Brasil, não tem como contar. Verdade que os artistas pichadores não ajudam muito.

Joao Moita Jr

Depende da quantidade de vereadores e seus exércitos de assistentes a ser mantidos na mamata . Para esse pobre avião, provavelmente não sobrará um centavo.

nonato

Existem vereadores nos Estados Unidos? City council members?
Quanto ganha um senador americano?
Brasileiro gosta de falar mal de seu próprio país…

Tutu

Qualquer município pode solicitar uma doação dessa?

Rinaldo Nery

Sim. Encaminhar o pedido ao Chefe de Gabinete do Comandante da Aeronáutica.

EdcarlosPrudente

Essas aeronaves T-25 podem ser adquirida para uso civil?!

Frederick

Não há qualquer registro relevante na cidade que tenha aderência com a história da aeronave. Nenhuma. Quem sabe teria algum SAR pra enchente de 1974. Ou a atuação do CAN, talvez. T-25 ou instrução? Jamais. Mas os valores estão invertidos em tamanha ordem, que o parlamentar embusteiro que sugeriu a doação da aeronave, o fez antes mesmo de entender a história do aeroporto. Um nó sem fim. O Universal está espetado na praça para lembrar também a morte de um desafortunado aviador tubaronense, que faleceu dando instrução em um… …Cessna 140. É uma crise de simbolismos e valores sem precedentes.… Read more »

Last edited 12 dias atrás by Frederick
Santos Dumont
Frederick

Bah…

JuggerBR

Uai, não pode ter uma aeronave na praça? Todas vão virar sucata reciclada? As crianças que vivem na cidade não tem nem mesmo a chance de visualizar o avião? Se um dia alguma quiser virar aviadora por causa do avião, não teria valido a pena? O estado Brasileiro é uma penúria em todas as dimensões, mas ter esses aviões espetados é uma das poucas alegrias que se pode ter…

Frederick

Preste atenção ao que foi escrito. Aponto a insanidade de homenagens e rememórias serem feitas com elementos que historicamente não se correspondem. A tal criança interessada (sempre elas, o bode expiatório “as crianças”) brilhará os olhos com qualquer jogo eletrônico sobre aviação. Até mesmo milhares de outras fontes de informação que hoje se tem. É uma percepção que não se sustenta e não justifica essa gratuidade. Jogar aviões em praças, cujo custo de exposição existe, como se joga milho a pombos não interessa. T-25 não rememora o aeródromo Anita Garibaldi. T-25 não rememora a trágica fatalidade do jovem Arthur Panseira… Read more »

JuggerBR

Qual teu problema com as crianças, senhor?

Frederick

Qual o teu problema com a interpretação de um texto?

Mayuan

Esqueçam o meteoro! O mundo vai se acabar mesmo é em gente chata!

Frederick

Conservadorismo é isso; prezo pela tradição, pela cultura e enaltecimento de todo o processo civilizatório.
Caso ache tudo isso muito chato, os vermelhos estão por aí de braços abertos.

Flanker

Barbaridade! Narrativa confusa, que começa num avião de treinamento da FAB, conservado em uma praça, e acaba em citação aos vermelhos comunistas…….tempos estranhos estamos vivendo…..

Frederick

Uma estranheza louca para aqueles que têm dificuldade em coadunar leituras textuais.

Fazer o quê?

Santos Dumont

Quando a gente vê a pobreza projetual de uma praça (Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi) como essa entende a falência estética (e ética) do Brasil: Um mar de piso de concreto, uma selva de postes, mais lixeira do que bancos, parco mobiliário ineficiente e obsoleto e NENHUMA sombra, vegetação nova, nem uma mudinha pra contar a história. Mas tem placa, nome de deputados e autoridades militares. Coitado do T-25.

Santos Dumont

A prefeitura de Tubarão lançou nesta semana o edital de licitação para construção da Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi, que já é popularmente chamada de “praça do avião”. O espaço cultural e de lazer ficará ao lado da avenida Afonso Pena, na entrada do bairro Recife, e terá como proposta manter vivas as recordações do antigo aeroporto, que existiu até os anos 70 na área onde hoje está a Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.   A principal atração do memorial será um avião que ficará em exposição como uma espécie de monumento. A aeronave, já inativa, foi viabilizada… Read more »

Santos Dumont

Curioso o “local diferenciado”!

Wagner

Olá St. Dumont. Quanta conversa mole para tomar quase 400 k e fazer essa praça meia boca (muita gente cai nesse papinho furado). Como você bem disse, é a demonstração da falência estética do Brasil, um sintoma de problemas estruturais severos (faltou só a beirada da calçada com pingos-d’ouro podados semi-quadradinhos para completar a ~feiúra~).

Rinaldo Nery

Já voei esse 1854.

Hilton

Com certeza deve ter boas recordações dessa aeronave!

nonato

Conheço uma pequena cidade do Nordeste que tem um xavante no chão mesmo.
Não é espetado.
Muito bom.

Tales

No RN tem um AT-26 XAVANTE em Parelhas e um AT-26A IMPALA no Aeroporto de Mossoró, sem contar três na ALA-10 e um na Barreira do Inferno.

Fernando EMB

Aproveitando a deixa… Aqui em São José dos Campos temos um T-27 espetado na entrada do DCTA, um Xavante espetado próximo a um dos hangares do DCTA, dois Bandeirantes (um espetado) dentro do DCTA, e mais um em exposição numa praça da cidade (terceiro protótipo)…
Além disso tem o Memorial Aeroespacial Brasileiro, onde temos um A-29, um AMX, um Brasília, um Xingu, um CBA-123, um Super Tucano (o Ana Raio), um Xavante e um Bandeirante… Além do segundo protótipo do Bandeirante.

Reportagens especiais

Poder Aéreo nos Estados Unidos: Fort Worth Aviation Museum – última parte

No Fort Worth Aviation Museum tivemos também a oportunidade de conhecer a área de restauração de aeronaves. Nela estavam os clássicos Republic...
- Advertisement -
- Advertisement -