A Rússia enviou três bombardeiros de longo alcance Tupolev Tu-22M3 para a Base Aérea Russa de Hmeimim (ou Khmeimim), no oeste da Síria, após melhorias nas pistas do local. As aeronaves participarão de exercícios de treinamento no leste do Mediterrâneo antes de retornar à Rússia, disse o ministério.

Se confirmada, a implantação demonstraria uma extensão do alcance de ataque nuclear baseado em aeronaves da Rússia bem no Oriente Médio e na região do Mediterrâneo. Moscou já voou com Tu-22 em missões de combate na Síria antes, mas eles não estavam baseados no país.

Hmeimim foi construída em 2015 como a base central de operações do Exército Russo em apoio ao presidente sírio, Bashar al-Assad, em meio à guerra civil no país.

O Kremlin mantém a base como um ponto principal de sua presença militar de longo prazo na Síria, ao lado da base naval de Tartus.

Assista abaixo ao vídeo da chegada dos Tu-22M3 na base aérea de Hmeimim.

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Mais uma peça nesse jogo de xadrez sanguinario que é o Oriente Médio.

Wagner

O curioso é que a ampla maioria dos comentaristas o mais perto que chegou de guerra foi no tiro-de-guerra (arrisco-me a dizer que muitos ainda deram um jeito de pedir a dispensa da incorporação). Quem nunca viu de perto um conflito de verdade acha que tudo é bonito e lindo e heróico… Sinto ao mesmo pena e asco daqueles que, de suas cadeiras confortaveis e ares condicionados, anseiam por batalhas e morte.

Rui

Então nos conte sobre suas experiências nas várias guerras em que lutou..

Wagner

Eu vivo há dois anos no Oriente Medio, onde atuo como voluntario no trabalho de recuperação e apoio a refugiados sírios, iraquianos e iemenitas. Ja estive na Siria (sob fogo) e no Iraque em áreas recém libertas pelo ISIS. Me conte você agora sobre sua experiência, Rui.

MAB

Ninguém solicitou sua opinião sobre guerras. Aí você posta em um fórum focado em material bélico e geopolítica um belíssimo discurso mela cueca e depois fica ressentido porque não gostaram de sua visão lúdica. Complicado hein. E o pior , nada contra sua escolha de vida, é louvável o que você escolheu, porém me parece paradoxal passar o dia cuidando de pessoas vítimas de guerra e ao mesmo tempo ser assíduo, novamente lembrando, em um fórum focado em equipamentos militares e nas forças armadas. Um que de bipolaridade.

Wagner

Creio que se você ler o comentario do Sr Rui, ele pediu para que eu contasse minhas experiências “nas várias guerras em que” lutei, o que eu fiz. Não por ficar “ressentido por “não gostaram” da minha “visão lúdica” e sim porque o mesmo pressupôs coisas que não correspondem aos fatos. Quanto à sua opinião sobre minhas escolhas, apesar não ter muito significado para mim, lhe responderei: bem vindo ao mundo real. Os assuntos geopoliticos e militares se cruzam, quase se amalgamam. Não é possível tratar de um sem tratar do outro (se você pensa que isso é possível, repense).… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Wagner
Pedro Bó

É a geração Call of Duty, criados a leite com pera e ovomaltine…

Wagner

Excelente definição.

Antoniokings

Há pouco temo, assisti o filme ‘Good Kill/Morte Limpa’.
Interessante visão de como a operação de drones parecia ser uma coisa limpa, mas que causava repúdio em problemas psicológicos em alguns operadores.

Antonio Palhares

Com a mais absoluta certeza. São encantados as guerras do cinema. Gente que nunca rastejou na lama dos brejos.

Agressor's

“Toda propaganda tem que ser popular e acomodar-se à compreensão do menos inteligente dentre aqueles que pretende atingir.”

Adolf Hitler

Rui

Pois é Teropode.. Eis que sempre vejo nos fóruns essa discussão entre dois grupos: O primeiro são garotos que cresceram assistindo filmes de guerra e vídeos do YT e imaginam a vida como um videogame. Normal.. Até aí tudo bem, felizmente ainda podemos nos dar ao luxo de vermos as guerras como algo distante da nossa realidade. . E tem o segundo grupo: Assim como o primeiro grupo também nunca fizeram P*** nenhuma e nunca estiveram nem próximos de uma região belicista, sequer conhecem alguém de uma dessas regiões.. Mas adoram se imaginar “fora da casinha” conhecedores acima da média… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Rui
Wagner

Como escrevi acima:
Eu vivo há dois anos no Oriente Medio, onde atuo como voluntario no trabalho de recuperação e apoio a refugiados sírios, iraquianos e iemenitas. Ja estive na Siria (sob fogo) e no Iraque em áreas recém libertas pelo ISIS. Me conte você agora sobre sua experiência, Rui.

Last edited 2 anos atrás by Wagner
Rui

Eu alguma vez disse que tenho experiência em guerras? Não senhor, felizmente não tenho e espero que continue assim pelo resto da vida. Mas pelo seu discurso inflamado em tom de superioridade e menosprezo aos demais comentaristas, imaginei que você fosse algum comandante de forças especiais, um soldado altamente treinado e testado em combate, talvez um sniper etc.. Até me lembrou os filmes do Rambo com seus desabafos por sofrer tantos traumas e percas na guerra.. Mas vejo que és um enfermeiro ou coisa do tipo. Muito bom, aliás excelente, é uma escolha muito digna e louvável. Mas faça nos… Read more »

Wagner

Novamente, cheio de pressupostos equivocados… Menosprezo, sim, as ideias daqueles que endeusam a morte e acham que a guerra é linda. Seu comentário caricato, como se apenas os militares fossem dignos de “desabafar” “percas” (talvez “perdas” encaixaria melhor, posto que é substantivo, enquanto “perca” é uma conjugação do verbo perder) é
surreal, muito triste. Ademais esse espaço é aberto a opiniões contraditórias, direito que exerço sem medo e com satisfação, para o desespero/raiva/frustração daqueles que admitem apenas seu ponto de vista como válido. Abraço!

Last edited 2 anos atrás by Wagner
Carlos

De fato.

Agressor's

“Toda propaganda de guerra, toda a gritaria, as mentiras e o ódio, vem invariavelmente das pessoas que não estão lutando.”

George Orwell

Wagner

O trabalho de Orwell é fod@!

Agressor's

“A morte de uma pessoa é uma tragédia; a de milhões, uma estatística”

Joseph Stalin

Wagner

Temos muito desse tipo de pessoas soltas pelo mundo, muitas delas comentam por aqui.

Allan Lemos

Sempre foi assim desde os primórdios da humanidade. E sempre será.

Agressor's

Estamos nesse mundo, essencialmente, para que coisas sejam destruídas…depois da destruição, Deus inicia seu trabalho…

Assista a destruição…!!!…

Wagner

Sad, but true.

Agressor's

Tem lugares que a vida vale mais!.. Tem lugares que a vida vale menos!.. Tem outros locais onde a vida nada vale!.. Somos nós que colocamos os valores das vidas, das pessoas, dos andantes, dos desgraçados na vida, dos bons, dos maus ou dos bens instruídos? Tudo leva crer que sim… Ou estão nos manipulando e querem a todo preço e custo, um valor pré determinar onde um homem, mulher ou criança tem que custar!… Agregar algum valor!.. Se em certa região morre um, é notícia, se espalha, inflama!.. Tem áreas que é preciso ter uma demanda bem mais alta… Read more »

Wagner

Essa reflexão dá um livro!

Antoniokings

Nova realidade para a região do Oriente Médio e adjacências.
Fortalecimento militar russo.
Influência econômica chinesa (começam a aparecer notícias de cancelamento dos F-35 para os EAU por causa dos laços econômicos do País com a China).
Um pouco acima, no Mar Negro, a Ucrânia terá sérios problemas com a conclusão do NordStream 2 pela Rússia.
Ao lado da conturbada região, o rã começa a se preparar para duplicar ou triplicar as exportações de petróleo
Conforme previsto, as peças estão se movendo no tabuleiro.

pangloss

Esse movimento de peças pelo tabuleiro não é necessariamente prenúncio de paz ou prosperidade. Pode ser justamente o contrário: trombetas de guerra e desastre.

100nick-Elã

Guerra e desastre que tem um torcedor: você. Torcendo para a Guerra salvar o Ocidente. Você sabe que é o único jeito.

pangloss

Muito curiosa a sua inferência quanto à minha torcida.
Conte-me mais sobre o que eu estou pensando, isso está ficando interessante…

Jacinto

Meu avo que gostava de pescar tilápia com minhoca dizia que tinha dias que eram dos peixes e outros eram do pescador, mas que as minhocas sempre morriam.

Wagner

Cara, essa vou levar para minha vida!

Wagner

Todo mundo por aqui anda de orelha em pé. É quase palpavel a tensao.

Wagner

O jogo está ficando grosso.

Antunes 1980

Apesar da grande vitória russa na Síria, vejo seu avanço estagnado.
A Síria ao meu ver, perdeu definitivamente os territórios ao norte para os curdos (Estados Unidos) e a nordeste para as separatistas islmâmicos (Turquia).
Nestes pontos em questão o governo sirio e russo, realizam campanhas aéreas quase que diariamente, porém não reconquistam praticamente nenhum metro a mais.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Antoniokings

FSP – 26/05/21 – 07:30h

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/nelsondesa/2021/05/xi-biden-e-modi-entram-em-disputa-pela-russia-de-putin.shtml

É a volta da Rússia ao cenário internacional como superpotência.
Depois do Governo omisso de Gorbatchov e da bizarrice que era Boris Yeltsin.

Tomcat4,2

Putin é um baita estadista e um belo e exímio jogador do xadrez geopolítico, na minha modesta opinião, atualmente é o melhor jogador, e os resultados começam a ser percebidos.

Carlos

Penso assim, Tomcat. Isso acontece quando a pessoa estuda e leva a sério o que aprende. Certo? Errado? O fato é que ele é um ator (aquele que tem papel ativo em algum acontecimento) no mundo.

Last edited 2 anos atrás by Carlos
Antoniokings

Assino embaixo.

Matheus S

Na realidade, Gorbachev terminou o que Kruschev começou lá atrás, e ambos foram os piores líderes da URSS. Gorbachev não “entregou os anéis para preservar os dedos”, mas definitivamente foi um dos principais responsáveis pelo colapso do império soviético. Muito pouco estudado no Ocidente, havia um reformador que poderia ter reformulado toda a URSS, esse cara se chama Andropov. Antes de assumir o cargo principal da URSS, ele havia trabalhado como chefe da KGB por 15 anos, esse sujeito sabia de tudo o que acontecia na URSS, se alguém tinha alguma ideia de como estava o sistema soviético, Andropov era… Read more »

Pedro

As operaçoes aereas em grande maioria sao para atacar o que ainda resta do ISIS nos desertos orientais e sudeste da Siria, e uma parte apenas que é contra os terroristas patrocinados por Ancara no Noroeste do país. Os curdos estao, lentamente, reforçando as relaçoes com emissarios russos a ponto de no futuro haver uma chance de reconciliaçao com Damasco. Com relaçao a parte Siria ocupada pela Turquia repetesse a historia do Sul do Libano, onde com o passar dos anos manter tais tropas lá se provará um esforço inutil, sangrento e caro.

Jacinto

Os curdos formam a maior nação apátrida do mundo e estão levando porretada desde a repartição do Oriente Médio ao fim da 1ª Guerra Mundial. Historicamente, os turcos, sírios, iraquianos e iranianos se revezam em atacá-los. Por que abririam mão da possibilidade de formar um país próprio e retornar ao controle do Assad?

Jacinto

O que houve na Síria foi uma tragédia. O gasoduto que passaria pela Síria, além de ser fonte de renda direta com o “pedágio” que se paga quando o gás atravessa o país, também fomentaria a indústria de óleo e gás deles, já que tipo de estrutura demanda manutenção especializada. Mas ao invés de receita para o país, o que os sírios obtiveram foi uma guerra que já dura muitos anos com centenas de milhares de mortos e refugiados, evasão intelectual (porque a elite cultura síria deixou o país) e ainda perderam o controle da região norte/nordeste (onde estão as… Read more »

Bueno

 em 52 seg de video um provavel Beriev A-100 ou um A-50,

Meguri

Um dos tripulantes ta fora de forma… rsrs

Adriano Madureira

Geralmente eles usam pilotos experientes, da velha guarda para pilotar as aeronaves estratégicas, basta ver os que trabalham pilotando os 160…
comment image

Vinicius Momesso

É um “benefício” em ser piloto de bombardeiro estratégico. Rsss

Manock

pessoal russo na Síria tá barrigudinho, heim?!

victor

caraca, essa base ja operava grandes cargueiros e aviões de transporte soviéticos (podem ser vistos pelo google earth, aonde a foto do satélite é de 2020) e mesmo assim precisou de melhorias na pista para atender aos TU-22. Alguem saberia dizer quais são essas demandas do TU-22?

Leandro Costa

Talvez extensão de pista, aumento de faixa preparada ou alguma outra adequação. Cargueiros geralmente são aviões bem robustos, mas pode ser que o Tu-22 precise de um pouco mais de finesse.

Maurício.

Victor, esses dias eu estava olhando as bases da FAB, vi que a de Santa Cruz tem até toboágua rsrsrs, e por algum motivo, é a base que mais tem antes que eu não faço a mínima idéia para que servem, e é a base que aparece as melhores imagens do satélite do Google, dá para ver os P-3 bem de perto, tem base que não tem nem hangarete, e dá para ver umas obras em Anápolis, talvez para receber os Gripen.

Flanker

“…é a base que mais tem antes que eu não faço a mínima idéia para que servem,…”

O 1ue seriam “antes”?

Maurício.

Bah, flanker, só agora que eu vi o erro, o certo seria “…é a base que mais tem antenas que eu não faço a mínima idéia para que servem,…”

Jacinto

Mais relevante do que a pista em si são as estruturas logísticas que formam a base e que permitem a manutenção, o rearmamento, etc., dos aviões que operam lá.

Maurício.

Eu lembro que o Vader falava que a Rússia nunca iria se meter na Síria, porque os russos sempre ficavam em cima do muro, depois que a Rússia se meteu, ele falava que só ficaria em ataques aéreos e que nunca colocariam as botas em solo sírio, no fim, até base os russos fizeram, quando um interesse de uma potência está em jogo, eles se metem mesmo, não importa as consequências.

LUIZ BELO

Exatamente!! Ucrânia e Síria era é de FATO de interesse político,economico e energético para a Rússia. Um gasoduto passando pela Síria vindo do Qatar para abastecer a Europa era tudo o que os russos não queriam. Com os problemas enfrentados pelos russos na Ucrânia a situação virou um caminho sem volta para resolver o trânsito de gás da Rússia para a Europa. Os russos mataram 2 coelhos (Ucrânia e Síria)com um único tiro. O Nordestream 2 vai estrangular a economia da Ucrânia.

Jacinto

Já há outro enorme depósito de gás do Oriente Médio para abastecer a Europa e ainda melhor do que o do Catar por estar mais perto. É o Leviatã (nome sugestivo) e que contém mais de 500m3 de gás natural que fica no Mediterrâneo Oriental. O gás é explorado por empresas dos EUA e de Israel (e uma parte pelos russo) e Israel exporta gás bruto para o Egito (!!!), que o industrializa (liquefaz) e o enviará para a Europa.
Dai o barulho que os turcos estão fazendo na costa do Chipre.

Nilton L Junior

Salve onde voce buscou essa informação, venho tentando encontrar alguma coisa sobre isso.

Jacinto

Se você prefere fonte árabe, procure por um artigo chamado “Egypt agrees with Israel on new gas pipeline project“; se você prefere fonte israelense procure por um artigo chamado “Israel to build new natural gas pipeline from its offshore rig direct to Egypt”. E so copiar e colar no seu buscador preferido. O que está acontecendo é que estão tentando transformar o Egito em um hub energético; um local bem protegido – basta ver que tipo de material militar o Egito está adquirindo – longe do Irã e do Golfo Pérsico, longe da Rússia, longe da Turquia e por onde… Read more »

Jacinto

E o fato delas serem, em sua ampla maioria, europeus. Quid pro quod.

100nick-Elã

Dá uma olhadinha nos comentários quando a Rússia começou a instalar os aviões dela na Síria. Comentários de Bosco, Vader, Pangloss, HMS Tireless (flanker), etc. É patético. Segundo o The National Interest: “Nós estávmos tratando a Rússia como uma potência em declínio, mas as atuações da Rússia na Síria, Venezuela e várias outras partes do mundo comprovam, de forma inequívoca, que a Rússia é uma Potência em expansão e não declinante. ” Não concorda? vai discutir com os especialistas da Revista The National Interest.

Jagdverband#44

O piloto (matador de barbudinho com AK47) está meio gordinho hein.

100nick-Elã

Não existe um, eu digo sequer unzinho, piloto norte-americano que não tenha sérios problemas de obesidade. Se encontrar um sequer, mande a foto e me calo.

carcara_br

É bom os russos flexionarem os músculos principalmente pelo que vem acontecendo na Armênia.

Nilton L Junior

É um exercício, logo retornaram para a RF.

Peter nine nine

Bem alimentado o “home” ^^

JuggerBR

Aqueles ‘paraquedas’ como freios aerodinâmicos, num avião tão grande, são só pra enfeite…

Alex Barreto Cypriano

Já estão voando com misseis anti navio supersônicos. Acho engraçado perorarem contra supostos desejos belicosos de comentaristas num site que quer desenvolver a “cultura de defesa” entre os civis. Muito estranho e fora de lugar, quase uma pegadinha, já que entre avaliação estratégica/tática e análise de meios e capacidades tudo pode ser considerado encômio de guerra e destruição vindo de psicopatas homicidas e covardes justamente por não matarem ninguém. Desconstrução pura. Assim não dá…

Anderson Sousa

qual o raio de combate desta aeronave?

João da Lua

Pesquisem sobre como a base aérea de Khmeimin e a base naval de Tartus ficaram imensas indicativo de que a Rússia veio para ficar. A melhora das relações com a Arábia Saudita é outro sinal de que a Federação Russa se firmou como um dos grande jogadores no OM.