A Saab recebeu um pedido da Panavia Aircraft GmbH para atualizar o equipamento de alerta de radar na aeronave Tornado operada pela Força Aérea Alemã. O valor do pedido é de aproximadamente 400 milhões de SEK

A Saab fornecerá componentes digitais modernos, o que aumentará o poder de processamento e estenderá a vida útil do equipamento de alerta de radar do Tornado. As entregas ocorrerão entre 2021 e 2025. A Saab executará as obras em Nuremberg, na Alemanha, e em Järfälla, na Suécia.

“Confiança mútua, confiabilidade e desempenho são os pilares da parceria de longo prazo de sucesso entre a Panavia, as Forças Armadas Alemãs e a Saab. Estamos ansiosos para apoiar a Luftwaffe com as tecnologias mais recentes, contribuindo para a sobrevivência da plataforma e o sucesso da missão. Um trabalho essencial será realizado na Alemanha, o que está em linha com a estratégia da Saab de expandir nossa presença no mercado de defesa alemão”, disse Anders Carp, vice-CEO da Saab e chefe da área de negócios de Vigilância.

O equipamento de alerta de radar de última geração da Saab fornece às tripulações uma consciência situacional superior do espectro eletromagnético em ambientes desafiadores. A Saab recebeu o pedido inicial de equipamento de alerta de radar para os caças Tornado da Alemanha em 1999.

DIVULGAÇÃO: Saab

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FabioB

Interessante.

Sinceramente, não acompanho muito a questão, mas achei que os Tornados da Alemanha seria operados no estado que estão, em função de sua provável substituição por Typhoon e/ou SH.

Leandro Costa

Aparentemente julgaram prudente gastar uma grana para mantê-los atualizados enquanto o substituto não aparece. O que me leva à crer que a Alemanha vai dar uma de Brasil e demorar um pouquinho até resolver quem vai substituir de vez os Tornado.

Marcelo

mas creio que ja compraram alguns F-18. Ou nao?

Leandro Costa

Nada confirmado ainda. Tem um canal de um alemão no YouTube (mas faz vídeos em inglês) chamado “Military Aviation History” que é muito bom, e ele aborda o tema dos Tornado/Super Hornets/F-35 e apresenta uns argumentos interessantes. Vale à pena dar uma olhada para saber a perspectiva de um não-leigo local:

https://www.youtube.com/watch?v=D6vrIa3EKog&t=1247s

Nilo

Interessante Costa, pelo que entendi, o rico M. da Defesa Alemão decide em virtude da atual situação econômica e da saúde pública…..
O governo alemão  fortalece as relações com indústria bélica europeia. 

Marcelo M

A Alemanha ainda tem os Tornados Tranche 1, sem capacidade multirole, e que não serão atualizados, mas desativados. Notícias do ano passado indicavam a possibilidade de substituição dos tornados e dos tranche 1 por FA 18 e EA 18 e mais tranche 3. https://rusi.org/publication/rusi-defence-systems/german-decision-split-tornado-replacement-poor-one Parecem estar seguindo outro caminho…

Adriano Madureira

Isso quer dizer então que os alemães irão prolongar a vida dos tornados?