O primeiro veículo aéreo não tripulado RQ-4B Global Hawk japonês completou seu voo inaugural, atingindo um marco importante para o programa internacional.

O voo foi concluído com sucesso o primeiro voo do RQ-4B Global Hawk do Japão em 15 de abril de 2021 de Palmdale, Califórnia.

Com uma combinação incomparável de alcance, autonomia e capacidade de carga útil, o Global Hawk é a única plataforma que oferece maior flexibilidade de coleta de dados do que recursos espaciais ou de média altitude.

“O RQ-4B Global Hawk desarmado fornecerá ao Japão inteligência sob demanda, informações de vigilância e reconhecimento para apoiar as missões da Força Aérea de Autodefesa do Japão de proteger as fronteiras, monitorar ameaças e fornecer assistência humanitária em momentos de necessidade”, disse Jane Bishop, vice-presidente e gerente geral de sistemas autônomos da Northrop Grumman. “Este primeiro voo bem-sucedido é um marco significativo na entrega do Global Hawk aos nossos aliados japoneses.”

O Global Hawk é o único veículo aéreo não tripulado (VANT) de alta altitude e longa duração a fornecer dados sob demanda quase em tempo real 24 horas por dia. Uma vez em campo, o Global Hawk se integrará a outros recursos de inteligência japoneses, incluindo unidades de comando e controle baseadas em solo. A capacidade fornecerá soluções para monitorar e deter ameaças regionais para garantir que o Japão tenha uma postura de segurança nacional altamente eficaz no futuro.

A família de sistemas HALE autônomos da Northrop Grumman, incluindo o Global Hawk, é um componente crítico da coleção ISR global em rede para nações aliadas e organizações de defesa mútua em todo o mundo. O Global Hawk coleta dados de ISR que permitem que os tomadores de decisão ajam com as informações certas no momento certo. Quando a frota japonesa do Global Hawk estiver totalmente operacional, ela fará parte de uma lista crescente de nações aliadas que operam UAV de longa autonomia de alta altitude. Os Estados Unidos, Austrália, OTAN e Coreia do Sul terão todos versões operacionais desse recurso de vigilância nacional vital.

A Northrop Grumman resolve os problemas mais difíceis no espaço, aeronáutica, defesa e ciberespaço para atender às necessidades em constante evolução de nossos clientes em todo o mundo. Nossos 97.000 funcionários definem possíveis todos os dias usando ciência, tecnologia e engenharia para criar e fornecer sistemas, produtos e serviços avançados.

DIVULGAÇÃO: Northrop Grumman

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Momesso

Não foi um desse que o Irã abateu ano passado?

Carlos Campos

sim.

Leandro Costa

“Beauty is in the eye of the beholder.”

JuggerBR

Em breve vigiando China e Coréia do Norte…

Adriano Madureira

O bichinho pode ser bom, mas é caro… Lembro dos Euro hawks alemães que a luftwaffe se desfez, iria comprar cinco mas desistiram…

Na época cada aeronave custava €275,7MI parece…

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Carlos Campos

Eu acredito que esse drone junto do LRASM, os EUA não vendem para o Brasil, nem o Brasil tem dinheiro para comprar eles, um satélite espião mais barato, ágil que pode ficar ouvindo o inimigo pelo tempo que for necessário em uma operação, pode seguir navios, patrulhar o mar, pena ser tão caro.

Cleber

Pois e , pensei a mesma coisa . Mas vale o investimento se e para espionar o inimigo antes , saber suas posicoes etc .. e tal … Evitando inumeras perdas humanas .Vale a pena .

angelo

Somente pelo título da matéria, dá a entender (erroneamente) q o drone teria sido produzido pelo Japão….rsrsrs…mas é americano.

Tomcat

Esses drones com essas linhas lembram a V-1 alemã.

Adriano Madureira

Lembra? Passa longe heim TomCat…

comment image
comment image