KF-X

A empresa de defesa sul-coreana LIG Nex1 desenvolveu um sistema de autoproteção de guerra eletrônica (EW) para integração com a aeronave de caça Korean Fighter eXperimental (KF-X) que está sendo desenvolvida para a Força Aérea da Coreia do Sul (RoKAF).

Funcionários da empresa disseram ao Jane’s que um protótipo do sistema foi entregue ao fabricante de aeronaves Korea Aerospace Industries (KAI) no segundo semestre de 2020 para equipar os protótipos KF-X atualmente sendo montados na sede da KAI em Sacheon, província de Gyeongsang do Sul. O primeiro protótipo deve ser lançado formalmente em abril.

A KAI espera concluir a construção do segundo e terceiro protótipos do KF-X este ano e terminar a montagem das três aeronaves restantes no primeiro semestre de 2022. O quarto e o sexto protótipos devem ser variantes de dois assentos.

Os funcionários disseram que o pacote de EW interno, que foi desenvolvido sob um contrato de KRW114,5 bilhões (US$ 101 milhões) assinado no final de outubro de 2016, deve entrar em produção em série após uma série de testes e avaliações.

Em seu site, a LIG ​​Nex1 descreveu o sistema, ao qual se referiu simplesmente como “KFX EW Suite”, como um “jammer de autoproteção EW” que é projetado para detectar, analisar e bloquear sinais de radares inimigos e/ou mísseis atacantes.

A suíte também será integrada com contramedidas e iscas no KF-X, incluindo chaffs e flares.

A LIG Nex1 entregou um protótipo de sistema de autoproteção EW interno para integração no futuro avião de caça multirole KF-X da RoKAF. (clique na imagem para ampliar)

FONTE: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando C. Vidoto

Suite eletronica + towed decoy. Show.

Mas ainda uma aerona dedidaca ao EW.

Fernando C. Vidoto

Opa ficou faltando o final hehe.

Queria dizer que com mais uma aeronave EW ficaria?

Pode vir J20!

Maurício.

“Pode vir J-20”
Fernando, você é brasileiro certo? Eu não acho uma boa idéia chamar o J-20, até porque, ainda só temos F-5, e o Gripen ainda vai demorar um pouco…rsrsrs

leandro

acredito que o “pode vir j-20” seria em relação ao kf-x e não ao brasil. abraços

Maurício.

Leandro, sim, ele estava falando em relação ao KF-X, mas eu achei estranho um brasileiro chamando o J-20 para combater o KF-X, sendo que no máximo, ele acompanharia esse embate no conforto da casa dele, aí eu quis dar uma zoada.
Eu, particularmente, jamais quero ver um confronto entre esses caças, só lunáticos clamam por guerras.
Abraços.

Fernando C. Vidoto

Entre Gripen e J20 eu sou Gripen pode apostar.

Os chinas mentem d++

Maurício.

Os coreanos da KAI mentiram/inflacionaram até o preço do T-50 para o governo, só para mostrar para você que todos mentem, inclusive os coreanos.
Não esqueça também, que os suecos também mentem, quando chamam o Gripen de “matador de Sukhoi.”
Sobre o Gripen vs J20, ainda não tenho uma opinião formada sobre o J-20, ainda tenho um pé atrás com esse caça, inclusive, gosto mais do J-10 que do J-20.

Lúcio Sátiro

Mas você sendo brasileiro gosta mais do J10 do que do J20 por que ? Kkkkkkk

Maurício.

Lúcio, acho que você não entendeu o meu comentário quando eu falei com o Leandro. O comentarista Fernando estava “chamando” o J-20, uma aeronave chinesa, para combater contra o KF-X, uma aeronave coreana, ele sendo brasileiro, o que ele ganharia com isso, entendeu? Já eu, gosto mais do J-10, primeiro pelo design, acho ele um caça bonito rsrsrs, e segundo, por achar ele um projeto de caça mais pé no chão, mais tradicional, mais simples, e com possibilidade de menos complicações que o J-20, um caça supostamente stealth de 5° geração, algo que até então, os chineses não tinham experiência… Read more »

Fernando C. Vidoto

Olá Maurício, Hehe bons pontos. Nossa vantagem sobre outros vetores deve ser analisada sobre os sensores: Fusão de dados(data link), radar, RWR e Eletrônic Warfare. Quanto maior a consciência situacional, maior a chance de vitória. O axioma da USAF: “First look, First shot, First Kill”. ———— Na minha visão de leigo estamos ótimos. Mas claro, vejo espaço pra melhorias como utilização de “Towed decoys”, aeronaves dedicadas a jammer e mísseis TALD. Mas se tivéssemos tudo isso, com certeza seria um grau de excelência, muito acima da necessidade do momento. Mas claro, eu, fã de armamentos militares, sempre vou chorar ao… Read more »

sergio

Mais como vc afirma que os suecos mentem quando chamam o Gripen de matador de Sukhois???
ja houve embate real entre os caças ?
Que eu me lembre não houve, então como vc pode afirmar que os suecos mentirão?
Em simulações, inclusive aqui no site, os da Venezuela levaram uma surra.

Maurício.

Sergio, você pode dizer que o Gripen foi feito/pensado para combater os sukhois e isso está certo, é verdade, mas dizer que o Gripen é um matador de sukhoi aí já é forçar um pouco a barra, já que como você mesmo afirmou, nunca houve um combate real entre eles, e o Gripen nunca abateu nada, muito menos algum sukhoi.
Então sim, se os suecos afirmam que o Gripen é um faixa preta matador de sukhoi, sim, eles estão mentindo.
E simulação, só serve para simular, só isso.

Flanker

Mas…não “mais”
Mentiram…não “mentirão”

Agressor's

“Os chinas mentem d++”

Chineses, Vietnamitas, Franceses, Russos, Brasileiros….Enfim, todos mentem nesse mundo exceto essa gente dos eua …E lembrem-se, quem inventou a rapadura e o avião foram eles…e o nosso país finalmente agora está guinando para o rumo certo….

Nilo

Repito o que foi dito, por outro comentarista: Sou mais a competencia da SAAB no Gripen E.

Diego

Os chineses conseguiram desenvolver o caça de 5a geração J-20, fato! No entanto, no momento que os russos perceberam que a China se tornou um sério concorrente, a boa vontade dos russos em fornecer motores de ponta acabou, agora a China está sofrendo em desenvolver o seu próprio motor, já que, o desenvolvimento do motor WS-15 não está sendo nada fácil. Dito isso, fica aquela pergunta: até quando os americanos irão continuar fornecendo motores para o KF-X? Quando os coreanos desenvolverem (na próxima fase), o seu caça de 5a geração, os EUA fatalmente cortarão as asinhas dos coreanos, pois este… Read more »

Andromeda1016

Talvez sim, talvez não. A Coreia do Sul já vem desenvolvendo tecnologia de turbina nacional faz décadas e esse esforço está começando a dar resultado, conforme se verifica nas notícias abaixo. Já possuem turbina para geração de energia elétrica a gás e a sua primeira turbina para UAV estará pronta até 2025. Oficialmente a turbina para UAV está prevista para ter 5.000 lbs de empuxo mas dizem que na verdade ela chegará a 7000 a 8000. O próximo passo depois disso será desenvolver turbina para os seus caças. Extra oficialmente dizem que o país já tem as tecnologias necessárias para… Read more »

Joelson Almeida

Pode ser o substituto do F-16.

Icarus

Se o Brasil tivesse dado certo como país talvez tivéssemos um desses.

Cristiano de Aquino Campos

Esse caça não tem muita diferença em relação ao nosso Gripen. Na verdade e da mesma categoria.