Força Aérea Real da Tailândia atualizará aeronaves de combate Gripen C/D para o padrão MS20

A Diretoria de Engenharia Aeronáutica (DAE) da Real Força Aérea Tailandesa (RTAF) concedeu um contrato para a atualização de 11 aeronaves de combate multifuncionais Saab JAS 39 Gripen C/D do serviço para o padrão mais recente MS20.
O contrato de THB 631,725 milhões (US$ 20,84 milhões), que data de meados de janeiro, foi assinado com a Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV), de acordo com documentos publicados pela RTAF.
O requisito para a atualização do MS20 foi declarado pela primeira vez em novembro de 2018 pelo Capitão do Grupo Prachya Tippayarat, da Ala 7 da RTAF na Base Aérea de Surat Thani, em uma entrevista ao Jane’s. No entanto, nenhum detalhe foi fornecido sobre a atualização na época.
A exigência foi reiterada no Livro Branco da RTAF de 2020, com uma data de início prevista em 2021, embora nenhuma informação tenha sido fornecida sobre quando o trabalho de atualização está programado para ser concluído.
De acordo com a Saab, a atualização MS20, que envolve atualizações de hardware e software, é projetada para aumentar a capacidade dos Gripens de engajar alvos terrestres ao incorporar bombas não guiadas e guiadas a laser no estoque de carga da aeronave.
A capacidade ar-ar da plataforma também deve ser aprimorada com a introdução de novos modos de radar. O padrão MS20, que oferece um sistema opcional de prevenção de colisão com o solo (GCAS), permitirá adicionalmente à aeronave disparar o míssil ar-ar Meteor da MBDA além do alcance visual (BVRAAM).

FONTE: Jane’s
Esse upgrade é o maior concorrente dos Gripens E/F, pois o C/D fica quase com o mesmo nível tecnológico do E/F pouco coisa inferior e ainda vai levar menos combustível e cargas que o E/F!
Não, não fica quase com o mesmo nível. Já começa com a diferença gigantesca de radar…
Não é o caso de quem tem os gripen C/D se desfazer dos mesmos para adquirir o E, mas é isso. Gripen C novo só se o país realmente tiver um orçamento severamente apertado a ponto de não conseguir adquirir o E.
?
Se aproxima em muitas capacidades daí porque a relação custo benefício dos E/F fica abalada… Não a toa que a Flygvapnet não quis mais adquirir mais unidades, das 60 já contratadas… Mas quanto a quem tem C/D, realmente, concordo contigo, não faz sentido se desfazer e optar pelos novos E/F…. Aliás, mais uma das mentiras que caem por terra, com o passar do tempo, pois muitos vendiam essa possibilidade, para justificar a escolha pelo Gripen NG (nome dado à epoca).
Também não é assim pouca coisa, mas a relação custo benefício não favorece ao novo produto…o Gripen C/D, com as devidas modernizações, é o Bom, Bonito e Barato, o E/F não se pode dizer o mesmo…
Em linhas gerais, sem entrar em detalhes, continuam sem radar AESA o que implica em algumas limitações normais de um radar pulse doppler PS 05/A a modernização da SAAB para o radar é para a versão Mk4, mas os tailandeses continuam com menor alcance (40 % menos combustivel), menor capacidade de carga e menos pilones. A RTAF interagiu anteriormente com oficiais da FAB para saber detalhes da nossa versão e também ficamos sabendo detalhes operacionais e as suas opiniões a respeito dos seus Gripen.
Nada diferente do que foi o F-18 A/C para o F-18 SH….dá para modernizar e compensa? Lógico….!!
É o mesmo avião com a mesma capacidade?
Lógico que não…!!
Muitas palavras? Lógico que não.
Ótima resposta? Lógico que sim!
Acredito que, havendo disponibilidade de recursos e de aeronaves, seria ideal para a Tailândia a aquisição de mais 13 aeronaves (um novo esquadrão + reposição da unidade perdida) e pelo menos 1 aeronave GlobalEye.
Em tempo: será que a África do Sul adotou/pretende adotar também o MS20?
Bom dia a todos! 🙂
Melhor isso do que pegarem F-16 atualizado ou similar no mercado.
Nada como um dragão ao lado para estimular a Defesa.
As vezes a ausência de uma ameaça ,apesar de alguns acharem benéfico, surte um efeito maléfico na defesa. Especialmente pela parte política, onde nossos sábios gestores e representantes do povo, por acharem que não há nenhuma ameaça a nação, por não termos inimigos, não sermos um país hostil e belicoso, um investimento grande em defesa não teria sentido. No continente sul-americano não há ameaças a nossa segurança, fala-se da Venezuela, mas duvido muito que eles iriam arranjar problemas conosco pois já tem problemas demais.. Para o Peru e Colômbia, uma incursão até nosso território seria até possível, mas para um… Read more »
Para o Chile nos invadir teria que passar, na melhor das hipóteses, pela Bolívia primeiro. Na pior, por Argentina e Paraguai. O dinheiro acabaria na metade do caminho.
Alguém ai acha que a SAAB vai vender uma atualização do Gripen C/D para melhorar essa aeronave e competir com o Gripen E/F dela mesma ?
Correto. Gripen C/D MS20, novo, só participão da correncia na Croácia, em razão de ter chances na correncia, já que o preço de compra é relevante para o pais, tanto que estavam dispostos a comprar o F-16 Barak, desativado, por 500 milhões de dolares sem atualização, portanto, nesta condição!!!!.
No restante as atualizações MS20, são oferecidas aos que já tem os Gripen C/D e não possuim disposição para compra do Gripen E/F.
Que coisa espetacular essa foto dos três Gripens manobrando. De arrepiar, cara.
Se houvesse planejamento de longo prazo, na época teríamos escolhido uns 12 Gripens C/D, ao invés dos Mirage2000.
Hoje eles estariam operacionais, poderiam ser atualizados e operados junto aos novos E/F.
Seria um ótimo negócio, haja vista que a familiaridade com o Gripen E seria otimizada.
Ocorre que na época, não se sabia o desfecho do famigerado programa FX-2, além do mais tudo dava a crer que o MD iria assinar o contrato de compra com a Dassault para adquirir o Rafale.
Acredito também que na época não havia Gripen C/D disponíveis na Suécia para oferecer à FAB.