quinta-feira, março 4, 2021

Gripen para o Brasil

Indicados para levar oxigênio a Manaus, aviões da FAB sofrem com falta de verba para manutenção

Destaques

Defesa aérea da Sérvia atingiu outro F-117 durante a Operation Allied Force

A história de como um jato de ataque stealth F-117 Nighthawk da Força Aérea dos Estados Unidos foi abatido...

HENSOLDT: Sistemas antidrone e de proteção de áreas críticas e estratégicas

Nos últimos anos, a venda de drones cresceu muito no mundo. Esses objetos voadores, cada vez mais comuns em...

FAB coordena Operação Escudo Antiaéreo

Operação aconteceu de forma conjunta entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira No período...
Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

C-130 da FAB

Capital do Amazonas enfrenta colapso do sistema de saúde por falta de insumo

Por Tânia Monteiro

BRASÍLIA – Oficiais da Aeronáutica ouvidos pelo Estadão informaram nesta quinta-feira, 14, que a Força Aérea Brasileira (FAB) está enfrentando falta de recursos para manutenção de aeronaves. Esse problema também atinge o Exército e a Marinha em todos os seus equipamentos.

Dos 12 aviões cargueiros Hércules C-130 que a FAB tem, uma média de apenas três ou quatro estão voando. No momento, um está efetivamente em operação e o segundo, saindo da fase de manutenção, possivelmente ainda esta noite, para também fazer o transporte de cilindros de oxigênio de São Paulo para Manaus, que enfrenta colapso no sistema de saúde com a pandemia de covid-19.

De acordo com esses militares, outros dois tipos de aeronaves estão trabalhando no atendimento à pandemia, seja no transporte de equipamentos, seja no de pessoal de apoio e também de pacientes: dois C-99 e dois KC 390.

KC-390

O Brasil já deveria ter mais aviões KC-390, que vão substituir os Hércules em operação, mas as entregas foram atrasadas por causa da crise econômica. Com três anos de atraso em relação ao previsto, o primeiro KC-390 só foi incorporado à Força Aérea em setembro de 2019. Até agora, a FAB já recebeu quatro KC-390. Dois estão participando de trabalhos ligados à pandemia e os demais, em outro tipo de missões.

A família de aviões tipo Hércules C-130 começou a voar em 1954. Trata-se do avião produzido por mais tempo na história. A FAB recebeu seus primeiros três C-130E em 1964. Já chegou a ter 39 aviões desse tipo. Em 2001, foram compradas as últimas 10 aeronaves C-130H da Itália. Na época, já eram aviões de segunda mão.

FONTE: Terra

NOTA DO EDITOR: A FAB já deveria ter 18 KC-390 segundo o cronograma original:

Cronograma de entregas do KC-390

- Advertisement -

373 Comments

Subscribe
Notify of
guest
373 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo

E tem quem ainda sonha com jaca, f-35. Existe inteligência na FAB.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Fernando Turatti

Sim, não há nada mais inteligente do que jogar no lixo um orçamento colossal com mais de 70 mil soldados, deixando literalmente todas as áreas de equipamentos totalmente indecentes.

Salomon

Rá! Mas tem mais dentistas do que eletrotécnicos de radar, mais motoristas do que pilotos, mais servidores de lanche do que mecânicos. E os taifeiros, pedreiros, arrumadores de camas…

Luiz

Concordo em gênero, número e grau. Faz sentido que o exercito tenha uma quantidade significante de soldados, mesmo assim, é preciso limites. A Marinha e aeronáutica, deveria investir pesado em equipamento e mão de obra especializada, e cortar pela metade em número de soldados, e oficiais de baixo escalão. Só assim pra compensar o problema do orçamento e aposentadorias, pensões e regalias. Uma força enxuta, com engenheiros, técnicos, cientistas pesquisadores e equipamento de ponta.

Emanuel

Não podemos esquecer do número desproporcional de oficiais em relação a outras nações com forças semelhantes a nossa.

Teropode

Um número gigantesco para tempos de paz , não há orçamento que resista a este nível de parasitagem.p

Joao Moita Jr

Soldados não são o problema, e sim uma peste inacabável de politicos e funcionários ladrões, que como uma nuvem de gafanhotos estão levando atéo ulitmo centavo sem darva minima para a nação.

Last edited 1 mês atrás by Joao Moita Jr
Fernando Turatti

Não, claro que não. Ter mais do que o dobro do pessoal da RAF é super normal, não é um problema de modo algum.
Nada mais normal.

M65

A BR 319, Manaus – Porto Velho, construída com asfalto nos anos 70, seria uma alternativa pra trazer rapidamente Oxigênio e outros produtos . Mas só ficou transitável uns 16 anos e depois um governador deu ordem para destruir as terras as pontes, a estrada ficou abandonada, sem manutenção e o asfalto degradou. Virou estrada de 500 km de terra na “seca” para motos, veículos pequenos e leves caminhões e ônibus) e 4×4 mas intransitável no período chuvoso.

Diogo

Novamente a “TriloChina” retirou a possibilidade de não concordar com alguma opinião?

GripenBR

Nesta sexta-feira (15), o governo federal lançou um edital de licitação em que prevê gastar mais de R$ 4,5 milhões em coquetéis, almoços e jantares promovidos por militares. O edital inclui inclui jantar à francesa, que tem preço de referência de R$ 190 por pessoa. Em ocasiões como esta, haverá opções como timbale de robalo com risoto de cítrico de camarões, postas de bacalhau assadas ou tornedor ao molho de vinho do Porto com purê de emmenthal ….etc … etc

Rinaldo Nery

Posta o link aqui.

Top Gun Sea

O decepcionante é saber que a vedete da FAB – KC390 não está ainda qualificado para transportar tanques de oxigênio. Essa foi demais!

Flanker

Tanques de oxigênio líquido, sob alta pressão. Já para cilindros comuns, ele está habilitado.

Marcelo Andrade

Oi?

M65

Manaus só tem acesso terrestre para o Roraima, via BR 174, deve ser por isto que a White Martins queria trazer Oxigênio da sua fábrica na Venezuela. É o modo mais rápido (menos de 4 dias provavelmente ) de trazer grandes quantidades que não podem chegar por aviões. A balsa Belém – Manaus leva 5/6 dias.

Pedro Matta

E os C105 Amazonas?

Maurício.

Pedro, os C-105 da FAB já estão trabalhando pelos Hércules há muito tempo, os Hércules estão na capa da gaita, mas uma hora essa conta vai ser cobrada pelos C-105.

M65

Colocam muitas coisas nas costas de alguns, mas olhem aí no Google : Valeiko, primeira dama de Manaus, enteada do Prefeito Arthur, Operação Boca Raton…

Rafael Coimbra

É muito importante esse tipo de notícia para que o povo que sonha com F-35, Rafale, SU-35 Etc… entenda que tudo tem um custo… e a logística é a parte determinante em uma missão, sem ela nada chega onde deveria chegar…. Uma pena, mas já era previsto que no momento em que tivéssemos uma anormalidade as deficiências que só quem está dentro da casinha conhece ficariam expostas ao mundo.

Yuri Dogkove

Qualquer coisa tem custo! Até a casa onde vc mora! Então é isso: “O desconto é maior se vc não comprar nada”? Piada!

Helio Silva

Boa noite! Eu acho que o amigo entendeu bem o que o colega quis dizer…
É a questão de devaneios, exageros, gente fora da realidade.
Se não tenho dinheiro pra consertar um fusca eu posso pensar em comprar uma Ferrari?
Mais claro e óbvio que isso não existe…
Saudações!

Saldanha da Gama

Meu caro, se não estão conseguindo efetuar manutenção dos aviões citados, você acha que irão fazer a contento no Gripen? Nos subs etc…..Temos que repensar o Brasil em seus gastos, seja quantidade da tropa, seja de políticos(militares, executivo, judiciário e legislativo em todas as esferas) e seus assessores e suas benesses. Abraços

Marcos10

Concordo.
O problema é que os que estão lá em cima não querem mudanças.

Michel

Concordo com o sr., curiosamente embora os equipamentos estejam deficientes, lutaram (e conseguiram) ficar de fora da reforma da previdência e também tiveram o soldo aumentado em plena crise epidemiológica.

Teria sido mais interessante e produtivo terem esse espírito combativo e aguerrido para melhorias em equipamentos a fim de prestarem melhor serviço à população civil que os paga, como aconteceu nesse caso emergêncial.

igortepe

Militar Brasileiro Patriota?????? Só querem mamata, desde sempre.

Satyricon

Saldanha, não se preocupe, (desespere-se) pois os malucos ainda acham condizente o Brasil ter um SubNuc.

Helio Silva

Eu acho que a ideia de manter tanta gente, mesmo sem ter meios, parece mais uma questão de ego. Quando sai os rankings das forças militares um dos critérios é o quantitativos de pessoal. Só pode ser isso…
Pra não investir naquilo que realmente interessa e funciona, então vamos mascarar…
É farda demais pra pouco equipamentos.
Saudações!

igortepe

É muito importante essa noticia, para que o povo perceba que que está no governo federal é um louco, sádico e genocida.

Kornet

Vc gostava era do ladrão mor de 9 dedos e de seus saques contra o Brasil né?

Questionador

Enquanto isso kc 390 nos EUA na culminating. Seria hora de empregar recursos valiosos no exterior sendo que estamos atravessando um período de crise financeira, humana e política?

Carlos

Deixa esse KC lá. ele vai garantir que FAB tenha mais KC’s no futuro

Questionador

Enquanto isso pessoas morreram sem ar… bom, eu sou brasileiro e não gostaria que isso acontecesse com meus compatriotas nem com meus entes queridos. A crise também é de solidariedade.

Diego Tarses Cardoso

Morrem de ar por corrupção, está na hora de acordarmos e enfrentarmos nosso verdadeiro inimigo: A corrupção e o que leva ela a ser tão forte aqui.

Edilson

Concordo plenamente!! Querer culpar o Presidente pela irresponsabilidade de prefeitos e governadores onde não executam com zelo o dinheiro público é muita inocência…

Marcos R.

Concordo plenamente, já existem informações que desde novembro o governo amazonense tinha ciência da necessidade de oxigênio adicional e não tomou qualquer providência… Comece a responsabilizar criminalmente políticos por seus atos ou omissões que verão este país tomar jeito.

Cosme Eustáquio

Mas será mesmo que o STF vai permitir que algum politico seja verdadeiramente punido nessa nossa pseudo democracia. Democracia às avessas, pois nada tem a ver com o significado da palavra “Democracia”, que deveria ser um governo do Povo, pelo Povo e para o Povo? Acho que não. Estamos vivendo o ditadorísmo do judiciário no Brasil, e não vejo luz ao fim do túnel, pelo contrario, vejo muito mais trevas num futuro bem próximo, uma vez que o “Povo não reage a essa situação”

Rinaldo Nery

Exato. o STF deu um golpe há meses.

Carlos

ta e você quer ques seja feito o que? Que ignore a venda do KC só pra ele voltar aqui e perder a divulgação e não revolver o problema do oxigênio (até pq é um KC e não um carrier da shield)? Só da pra chegar rápido em Manaus de Avião… A FAB que é chamada pra resolver os orangotangos econômicos dos prefeito/governador/governo federal que criaram essa sustação ai e ela não tem os meios e recursos pra resolver isso. Dai a FAB/Embraer tão tendo resolver o problema de falta de avião e você ta querendo que continue faltando avião…… Read more »

Luciano

Não era pra ter sido enviado! Se temos recursos limitados, eles devem estar a disposição do objetivo mor para qual existem: proteger o povo brasileiro! Propaganda se faz em outro momento! O portfólio da Embraer em bem conhecido! A FAB nao sabia que os gordos estavam com uso limitado e mesmo assim desdobrou um meio útil para longe agora?

Carlos

meu deus…… outro cara torcendo pra FAB não ter recursos….

FAB tentando resolver o problema de falta de avião e a população, como sempre, chorando pq ela ta tentando resolver o problema. se dependesse do pessoal aqui a FAB teria 1 avião só

Luciano

Boa tarde, Carlos. Vou fazer das palavras do forista Wagner as minhas: “Se fosse sua mãe morrendo por falta de oxigênio você diria o mesmo?”

igortepe

É muito importante essa noticia, para que o povo perceba que que está no governo federal é um louco, sádico e genocida.

Kornet

Ė muito importante que o povo veja que a ladroagem do P4rTido e de seus corruPTos refletem até hoje no Brasil.

Marcelo Andrade

Não amigo, notícia é importante bem fundamentada, esse portal Terra faz parte da mesma mídia que está acabando com o país!!! Mas a hora deles está Chegando!!

Last edited 1 mês atrás by Marcelo Andrade
Marcelo Andrade

Quastiona o prefeito e o Governador do AM! Agora é remediar e a FAB está fazendo seu papel!!

Michel

E isso é relevante nesse atual momento em que vivemos? Com milhares indo a óbito? Até mesmo os hospitais militares deveriam servir à população civil.

Flanker

1 KC-390 resolve tudo?

Michel

Tudo não, mas ajudaria bastante.
Esse meio aéreo e a utilização pela população civil dos hospitais militares.
Ideia esta que poderia partir do próprio comando das forças. Custava nada ajudar.
Tantas pessoas morrendo com falta de ar.

Nadir Kossmann

Além do kc 390 passou da hora da FAB operar um cargueiro de longo alcance como um c17 globemaster ou similar .

Teropode

Praias lotadas , bares cheios , festinhas clandestinas e muita burrice junto ,

Marcelo Andrade

Os hospitais militares não estão vazios meu amigo. Minha prima no Hospital Naval Marcilio Dias e eles abriram mais 10 leitos de UTI além dos 30 que já tinham! UTI não atende só quem está com COVID. As outras doenças não acabaram como a Globolixo quer passar

Wagner

Se fosse sua mãe morrendo por falta de oxigenio você diria o mesmo?

Luciano

Perfeiro, Wagner. A morte desconhecida é muito fácil de se processar. O exercício de alteridade, trazendo a situação pra si, é que nos faz ter dimensão sobre a dor alheia! Adoro o patriotismo dessa galera que relativiza a dor dos outros compatriotas!

Rinaldo Nery

Diria que o governador Wilson Lima é o grande culpado. Não um KC-390 nos EUA.

Sergio Cintra

Se for para reforçar a logística existem aqui no Brasil 2 outros KC-390 de posse da Embraer, inclusive o que fez os voos recentes de treinamento dos paraquedistas no Campo dos Afonsos – seria a 1a. aeronave a ser entregue a FAB o 2852 – e que não foi entregue, estando na condição de substituta do 1o. protótipo acidentado e inutilizado. Há também o 2o. protótipo oficial ( que deve estar instrumentado- chute).

Saldanha da Gama

2, concordo plenamente

Nilo

Publicado Folha SP-15.jan.2021 às 8h52. Um dos 4 KC-390 da FAB, peça central para levar materiais na pandemia, ficará fora até fevereiro. FAB é bode expiatório.

Nilo

Como Eduardo Pazuello? E quantos mais?
General de Divisão
Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras.
Cursou Comando e Estado-Maior no Exército.
Comandante do Depósito Central de Munição do Exército Brasileiro.
Comandante do 20° Batalhão Logístico Paraquedista e dirigiu o Depósito Central de Munição.
Coordenou a Operação Acolhida.
Secretário da Fazenda no Governo do Estado de Roraima.
Comandar a 12ª Região Militar.
Ministro da Saúde.
Este é o Brasil.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Luciano

Tô vendo como ele cuida bem da intendência!

igortepe

General PançaUelo.

MÁRIO FILHO

General PESADELO

Salim

Só esta preocupado com soldo. Planejamento zero, mandou avião pra índia e parece que não vão entregar vacina. SE o pazuello e padrão de eficiência dos oficiais de defesa, estamos bem mal.

Marcelo Andrade

Acho que você tem que culpar a india né?

Marcelo Andrade

Levanta o currículo dos ministros e secretários que o PT colocou na boquinha também…… vai desde sindicalistas, até doleiros e ladrões, ah mais meu filho pobre e negro agora está na UFRJ…..

Pablo

Esse exercicio ja está programado há dois anos (pelo menos), ou seja, ninguém contava com a covid. Essa participação do avião possivelmente pode render mais negocios no futuro.
E já que é o questionador, questiona o governo do estado, pelo que sei, receberam um dinheiro bem gordo, o que fizeram com essas verbas? E os tais hospitais de campanha? Falta verba pra fab, mas da saúde nao falta!!!

Last edited 1 mês atrás by Pablo
Alexandre

Que todos responsáveis sejam processados e punidos. Mas nada ,nada nunca pode ou deve ser mais importante que a vida! Enquanto se faz promoção do vetor o mesmo deixa de salvar vidas!

Pablo

independente da promoção do avião ou não, o estado não era nem pra estar passando por isso, como falei antes, receberam um bom valor para combater a epidemia. Agora se uma unica aeronave da FAB nao esta no país a culpa é deles por não ter aviões disponíveis?

Last edited 1 mês atrás by Pablo
Marcelo Andrade

Pablo, a Saúde no Brasil tem o maior Orçamento, tem os repasses constitucionais , além das verbas emergenciais da pandemia. Não é possível que as Secretarias de Saúde de manaus e do AM não sabiam que ia ter uma segunda onda. A própria White Martins não está conseguindo suprir a demanda. Sem querer culpar tb o GF, mas jogar toda a culpa em cima dele e do MD ou Pazuello é, no mínimo, questionável.

Samuca cobre

Só requisitar 2 aeronaves da Latan 2 da Azul e duas da Gol…poderia ser mais KC?? Sim poderia se tivesse mais, porém o cronograma está SUPER atrasado ( já éra pra ter 18)

Marcelo Andrade

Samuca, esqueceu que tem que porduzir o oxigênio. É 100% puro, a White Martins não consegue atender essa explosão de demanda. Estão desviando o foco , não adianta ter aviões se não tem cilindros disponíveis!!

Vovozao

15/01/2021, sexta-feira, btarde, Questionador, o Brasil nao é para amadores, paraquedistas que foram para a “”Culminating”” foram avião fretado, KC 390 indo para participar e conseguirem vender alguns; enquanto isso; pedimos aos USA cederem aviao de grande porte para transportar OXIGÊNIO para Manaus, isto realmente um país contraditorio.

Rogerio

Segundo o Brig. Batista Jr. “Para transportar oxigênio liquido é necessário uma válvula de alívio juntamente com um sistema de interligação dos cilindros/tanques, e apenas 2 C-130 possuem esse recurso.” Então o C-390 não poderia ser usado de qualquer jeito.

Tomcat4,2

A bola de cristal da FAB falhou em avisar que haveria esta gravidade em Manaus!!!

MÁRIO FILHO

Falhou também em não interpretar os recados do negacionista para a população ir para as ruas , coisa que o filho do bozo comemorou no final de dezembro a respeito de manaus estar liberando a população , a conta esta aí agora .

Marcelo Andrade

O que a FAB tem a ver com aincopetencia dos governantes do AM?

Rogerio

Segundo o Brig. Batista Jr. “Para transportar oxigênio liquido é necessário uma válvula de alívio juntamente com um sistema de interligação dos cilindros/tanques, e apenas 2 C-130 possuem esse recurso.”

Nilo

Obrigado Rogério.
Publicação na AEROIN Por Carlos Martins- 15 de janeiro de 2021
Ontem, foram embarcados no Boeing 767 cerca de 500 cilindros (ou cerca de 5.000 m3), o que pode parecer muito, mas que não é “nada”, já que o Amazonas estava com um déficit de 40 mil m3 do gás por dia – seriam necessários oito voos com o Boeing 767 só para suprir a demanda por 24 horas.
As ferramentas que voce cita a FAB, esta providenciando para que o KC-390, que tem maior capacidade de carga e voa mais rápido e longe, possa levar os cilindros.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Nilo

Polícia apreende 33 cilindros de oxigênio escondidos em caminhão em Manaus, por “reter produtos para o fim de especulação”, 26 deles cheios.

João Fernando

Ué um capitalista liberal, em caso de falta quem pode paga.

Marcos10

Isso não e capitalismo, é bandidagem mesmo.

igortepe

Falou em bandido já me lembra a famiglia BoçalNaro.
Culpar o PT não vale mais.

Kornet

Vamos culpar ad eternum por todo o mal,roubalheira e mentiras que o partido das trevas fez ao povo e ao país .

Wilson França

Apreenderam os cilindros que o especulador estava guardando. Isso é um absurdo!!!
Acabou o respeito com a propriedade privada nesse país!!! Estamos virando comunistas! O Estado fica se metendo em tudo. O sujeito não pode nem mais estocar cilindros de oxigênio livremente…

MÁRIO FILHO

Se 500 cilindros não é nada , 33 é o que então ????

Marcelo Andrade

Sou a favor da pena de morte para um caso desse!!

Doug385

O que fazer com um indivíduo que faz esse tipo de coisa? Realmente o homem é o lobo do homem.

francisco

O lobo quando ataca o gado, o que o fazendeiro faz?

RPiletti

Se for no Brasil e fizer o que deveria ser feito, vai para trás das grades.

Nilo

No Brasil o lobo bandalho, o corruptor, vira Secretário de Segurança Pública, Procurador, Deputado, é aclamado pelo lulismo como vice-presidente, elevado ao status de presidente e aclamado com representa do Povo Brasileiro a Nação Libanesa pelo Bolsonarismo. E pagaras as poupudas pensões a jovem esposa quando do seu falecimento por longos anos. Este é o Brasil.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Kemen

Carinha, baita mistureba, vc esta bem?

Nilo

Explique a mistureba

Last edited 1 mês atrás by Nilo
igortepe

O PT não governa já fazem 5 anos. Faz arminha que passa.

Kornet

O partido das trevas fez um estrago que vai perdurar ainda por muitos anos.
Grita fora … que passa

igortepe

O PT não governa já fazem 5 anos. Faz arminha que passa.

Heinz Guderian

calma viúva do nove dedos.

Saldanha da Gama

Eu sou um dos que sonham em ver na defesa de costa, SU35, Raffale, f35 ou f18, mas pelo visto nem do Gripen poderão efetuar manutenção a contento! E por sinal, os jatinhos que levam políticos (executivo, judiciário e legislativo) Estão também nesta “draga” de falta de $$$ para manutenção e sem voar? Bom dia a todos

Gelson

Bom dia, muito boa pergunta, Saldanha da Gama! Nem vamos aguardar pela resposta…já sabemos, né?

João Adaime

Caro Saldanha da Gama
Soube por um primo cuja cunhada tem uma vizinha cujo marido é amigo de um faxineiro no GTE que também ali a crise pegou feio. Os jatinhos não são mais polidos semanalmente. Só de 15 em 15 dias. E eles trocaram o vinho importado por vinho nacional, desde que tenha sido premiado, é claro.
Abraço

Faver

Sem esquecer alguns feudos das FA também. Manter uma justiça Militar é desperdício de dinheiro. O STJM gasta igual ao STF, tem mais ministros, vitalícios, com menor número de processos julgados… Isto tem de acabar… Casas e vilas militares subsidiadas também… Sem isto não tem para equipamentos…

Rinaldo Nery

Sim. Vamos vender TODAS as vilas e comprar UM F-39.

igortepe

Judiciário, legislativo, executivo e forças armadas sempre existiram.
Acorda!!! O Temer e BoçalNaro quebraram o Brasil.

Flanker

Para lá! Temer e Bolsonaro não são exemplo de nada de bom…..mas, dizer que eles quebraram o Brasil??? E os 16 anos de PT???

Leandro Costa

Na verdade quem quebrou veio antes dos dois. Dois errados não fazem um certo.

Quem diria que um dia sentiria falta de Fernando Henrique Cardoso…

Rinaldo Nery

Um dos idealizadores/fundadores do Foro de SP? Tá de sacanagem…

Kornet

Quem quebrou , ou melhor,pilhou ao longo de 16 anos foi o partido das trevas e sua caterva.

Zorann

O principal responsavel por isto, é o efetivo enorme da FAB. 70.000 militares torrando o orçamento. Efetivo grande demais para uma Força Aérea que vai depender de somente 36 Gripens para defender um país inteiro.

DOUGLAS TARGINO

Sabe quem são os culpados? TODOS! Forças armadas com soldados sobrando, com mordomias exageradas, unidades espalhadas ao redor do brasil sem necessidade (podemos dizer como exemplo os tiros de guerras inúteis que temos aos montes), mal uso do dinheiro no geral (inclusive monte de pensão fraudulenta). Políticos que estão nem ai para nossa defesa, um monte de gente que acha que defesa é ultimo plano. Enfim, todos tem uma parcela de culpa, e no final, temos isso ai, um pais com uma forças armadas vergonhosa para um pais como o BRASIL!

Saldanha da Gama

2!

Marcos10

Esqueceu do Congresso, que sozinho tem 25 mil funcionários, sem contar terceirizados.

Marcelo

25 mil no esquema da rachadinha…..uma bela grana !!!!

Saldanha da Gama

2

Doug385

Tiros de Guerra são mantidos em parceria com as prefeituras de onde estão instalados. O custo para o EB é mínimo. Somente fardamento e um pouco de munição.

igortepe

É minimo, mas é custo.

Solskhaer

Discordo de você em relação aos TG´s. Ainda formam soldados do bem e lhes dão cidadania aos jovens que não tem perspectivas nenhuma, além do mais, quando servi atuamos na comunidade em emergências sobrenaturais e epidêmicas! No demais, concordo!

Marcos10

Sobrenaturais?!

DOUGLAS TARGINO

Temos agora até soltados do inferno! kkkkkkkkkkk

Solskhaer

Desculpa pelo meu erro. quis dizer “ambientais”.

Solskhaer

Desculpa amigo, quis dizer: “Ambientais” Desculpa aí

Marcos10

Blz

Michel

Em caso de emergência chamemos os… Caça-Fantasmas.

MATHIAS

o General Pançuelo deve ser o Geleia

João Rodrigues dos Santos

Para que atacar o general Pazuelo, o que ele fez com vc?
Tá comendo o vomito da Folha de São Paulo, Estadão, Veja e Globo tambem?
O que vc ganha com isso?
Que fazer melhor? Vai lá, se candidatar a ministro da saúde!!
Só assim, todos os tipos de cepas e mutações do #VirusChines, irão de encontro a vc e deixarão o povo em paz! Pois, os semelhantes se atraem!

Wilson França

Ministro da saúde é escolhido. Não se candidata a ser.
Mas diga aí o que o ministro atual desde bom? Não tem vacina, não tem seringa…. O plano de vacinação começa no dia D e na hora H…. Só tem cloroquina e remédio pra piolho.

Jorge

O que ele fez de bom? Depende para quem…
Para ele mesmo, ele diz “sim” à BOÇALnaro. Deixa o presidente e vários generais bastante felizes. E com isso acumula o salário de general com um de ministro…

Salim

Pelo menos colocar cara do ramo, Este general ( e talvez muitos outros ) são carreiristas como funcionário publico. Brasil esta regredindo em todos os setores, temos que acordar. Se General e afins de nossas forças fossem competentes e com o orçamento anual de nossas forcas defesa, teríamos uma força de defesa top.
Defender incompetentes nunca, defender Brasil e Brasileiros sempre.

MÁRIO FILHO

Se general resolvesse a venezuela era o melhor país do mundo , o maduro promoveu e tem em postos chaves (não o Chaves ) 2400 generais .

igortepe

Emergências sobrenaturais???? Já sei estavam combatendo os BolsoZumbis do inferno.

Kornet

As F4s devem combater os s4t4nist4s da esquerd4.

mazzeo

O papel das Forças Armadas é defender o pais, não formar cidadania para ninguém.
Se o restante do sistema estatal funcionasse (principalmente a Justiça e a Educação) não haveria essa necessidade.
Assim como reclamar da presença da Policia quando ela é a única face do estado que entra na favela.
Eu mesmo servi o SMO na marinha, e posso afirmar que não forma ninguém, apenas reforça as características que vem de sua formação.
Precisamos de forças de tamanho adequado, treinadas com esmero, equipadas com o melhor que seja possível pagar, não de dez milhões de buchas de canhão.

Faver

A formação tem de ser profissional em guerra, tática, tecnologia militar. Fora isso é desvio de função e desculpas para manter privilégios, que não são poucos.

José de Souza

Exato! Servi no EB e essa balela de “formar caráter” é um engodo de marca maior! FFAA é pra ser FFAA, profissional!

Marcos10

Já tivemos 39 C130. Vão ser substituídos por 28 kc390.
Para um país que demanda cada vez mais esses 28 deveriam ser 56.
E não adianta agora espernear pelo óbvio. Daqui a pouco demandam caças e não tem. Depois demandam navios patrulha e não tem.
E aí vem um procurador do MP, sentado atrás da escrivaninha, e reclama que a FAB não está atendendo direito.

LucianoSR71

O texto lhe induziu ao erro: essas 39 unidades são o total operado em toda história da FAB, nunca se operou tantos simultaneamente.

DOUGLAS TARGINO

Correto! Mas já que tocou no assunto, pelo tamanho do nosso pais, realmente era para se ter pelo menos 50 unidades + 6 unidades de um avião ainda maior para transporte. Fora os C-105 que ficaria para algo mais específicos.

Marcos10

Teve um estudo uns anos atrás, ainda, na época do C130, que indicava que a quantidade mínima para o Brasil seria de 50 aeronaves. Coisa feita lá fora, então. Ao seu se era de fato estudo ou propaganda.

Rinaldo Nery

Nunca vi ou ouvi sobre esse estudo. E fui da COPAC…

Flanker

A informação contida no texto da matéria, de que a FAB já teve 39 C-130 está completamente errada. A FAB recebeu em 1964 seus primeiros C-130, seguidos com o passar dos anos de mais celulas, até os últimos, que foram os 10 ex-itália. As matrículas, desde o primeiro até o último, vão do 2450 até o 2477 – 28 aeronaves, mesmo número da encomenda de KC-390. E desses 28 C-130, nunca os 28 operaram ao mesmo tempo, pois houveram acidentes com perdas totais. O máximo que a FAB teve ativos, ao mesmo tempo, foram 23 células, logo após o recebimento… Read more »

Sergio Cintra

A FAB nunca teve 39 c-130, mas o numero correto é 29 ( do 2450 ao 2479 ). Dos primeiros ( os ” E “) só o 2453 sobrou e que está no Musal. Os “H” originais temos os 2 KC’s (2461 e o 2462 < em programa de manutenção na OGMA – contrato de manutenção para os 12 aeronaves assinado em 2018 > e ainda os 2467 e 2469. Dos 10 Italianos, temos 8, sendo que o 2474 – o da foto que ilustra a matéria, fez pouso de barriga em Anápolis e não sei o que resultou após.… Read more »

Flanker

Bah….exato….foram 30 C-130 (do 2450 ao 2479 são 30). Eu escrevi no meu comentário anterior que era do 2450 ao 2477. Como escrevi de cabeça, acho que embaralhei com a memória do último F-5E da FAB, que é 4877….minha memória me traiu, hehehe.

Wilton Santos

Quanta incompetência! General Pazuelo especialista em logistica à frente do Ministério da Saúde não consegue disponibilizar oxigênio em hospitais, imagem se tivéssemos em uma guerra. Com generais assim o Brasil é capaz de perder uma guerra para o Suriname.

Marcos10

Se você leu o artigo deveria entender que não há aviões disponíveis.

João Fernando

Uai o General Pazuzu não é especialista em logística pela AMAM?

João Rodrigues dos Santos

O que determinou o STF no começo da pandemia??
E o que fez o governo do Amazonas com o dinheiro da desoneração fiscal e os repasses de Bilhões dos cofres públicos??
Responde ai, cérebro de azeitona!!

Teropode

Foi um festival de brigas de EGOS 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 , agora ninguém assume o filho monstro 😂😂😂😂😂😂

Salim

Manaus foi a segunda capital que menos recebeu fundos federais contra pandemia. STF náo e executivo, talvez terá que agir para prender responsáveis por este desastre humanitário.

João Rodrigues dos Santos

Só lembrando ao ilustre cérebro de azeitona…

STF dá poder a estados e municipios 2.png
Luciano

Boa noite. Você sabe o que é “competência concorrente”?

Kornet

E esquerdist4 tem cérebro, kkk

Flanker

AMAN

Wilton Santos

É só requisitar os aviões da iniciativa privada!

João Fernando

Viramos uma nação comunista e não sabia, empresariado não tem culpa dos erros do governo.

Camargoer

Caro João. O MS fez uma requisião destas (pagando pelo frete) de um A330 da Azul. Pode fazer o mesmo tipo de requisição (pagando o frete) de outros aviões de transporte das companhias aéreas que oferecem este serviço de logística.

Marcos10

Pelo tamanho dos “cilindros”, tem de ser cargueiro militar.

Samuca Cobre

Creio que não…

Tutu

A questão é só os Hércules podem levar oxigênio líquido (Para levar mais por vez).

OBS: Alguém que esteja mais por dentro, pq os KC-390 não podem receber as válvulas de segurança para levar oxigênio líquido?

MATHIAS

tem que ser um 747, AN124, C-5 Galaxy ou o AN225

MMerlin

Existem aqueles que falam que quem tem um não tem nenhum. Quem tem dois, tem apenas um.
De repente, ter apenas um para casos (como este) de emergência, é melhor do que ter nenhum.

Last edited 1 mês atrás by MMerlin
Luciano

Olá, Camargoer. A White Martins avisou ao governo do AM, que avisou ao governo federal dias atrás sobre a falta de oxigênio medicinal….e este resolveu pressionar a prefeitura de Manaus a usar “tratamentos preventivos”! (inúteis!)

João Rodrigues dos Santos

Seja sincero, de onde vc tirou isso? Vc estava e está lá no estado do Amazonas, para dizer que o tratamento precoce foi inútil? Qual a sua formação em infectologia e farmacologia para dizer que foi inútil? Fez alguma pesquisa baseado na “CIÊNCIA” para determinar que não houve efeito no tratamento precoce? Com base em que, pode fazer tal afirmação? É a mesma da máscara? Do fica em casa? lock down total que cura ou até a vacina chegar e economia a gente ver depois? Conta para eu, por gentileza!! Se caso não tiver respostas para as minhas perguntas, por… Read more »

Last edited 1 mês atrás by João Rodrigues dos Santos
Luciano

João, boa noite. Do que adianta mostrar diplomas e curriculo Lattes se vcs adoradores do alecrim dourado não conseguem aceitar os erros que estão postos explicitamente? São iguais aos adoradores do governo do barbudo, que o idolatram e o santificam até hoje! A diferença é que vcs negam a ciência no meio da maior crise sanitária dos últimos 103 anos e vão seguir assim até o fim! Então, passar bem e que vc não precise de “tratamento preventivo”!

EduardoSP

A Sociedade Brasileira de Infectologia levantou 44 estudos, revisados por pares, publicados em revistas científicas que apontam a inutilidade da cloroquina. Mandou para o MP, em resposta a um questionamento de um procurador negacionista/ bolsonarista que exigia provas de que a cloroquina era inútil.
Mas tenho clareza de que vc deve achar que a SBI está tomada por comunistas e petistas.

Luciano

Pois é!

Luciano

Quanto ao letramento precoce, pergunta ao médico Anthony Wong o que ele acha de tratamento precoce!
….

Falando nisso, alguns técnicos da Anvisa e do conselho diretor (este dirigido por um oficial general escolhido a dedo pelo Alecrim Dourado) acabaram de dizer, ao aprovar emergencialmente a vacina que transforma as pessoas em jacaré, que nao existe profilaxia para o Corana Virus. Talvez vc possa revolucionar a medicina e ganhar o Nobel mostrando que eles e a comunidade científica decente não estão certas quanto a “tratamento precoce”!

Wilson França

Os tratamentos preventivos funcionam, para seu conhecimento!
Diminuiu enormemente o número de infestações de piolho e de tênia no Brasil.

Luciano

Boa! rsrs

Flanker

Sério? E todos os benefícios que vez por outra, as companhias aéreas recebem? Os governos, municipal, estadual e federal, tem culpa, sim. Porém, o povo, em todas as classes e categorias tb tem culpa. Só não vê isso quem não quer ou é tendencioso.

Samuca Cobre

Foi o que eu falei lá em cima….

Salim

E isto, simples e rápido. Falta planejamento e competência, ta pior que o governo da estocadora de vento ( pensava que pior do que aquilo fosse impossível, esta corja se supera na incompetência )

Salim

Tem centenas de aviões parado/subutilizado e só requisitar estas aeronaves e fazer uma força tarefa de urgência, se fosse feito hoje estaria Amazonas abastecido. Lembro que temos poucos brasileiros na região norte e qualquer perda de vidas e trágico , ainda mais região norte.

Pedro

O Ministro da Saúde não é responsável pelos hospitais! Esses sao responsabilidade de cada prefeitura a quais estão lotados. Se a falta de Oxigênio acontece nesses hospitais, responsabilidade da gestao do mesmo que não fez pedidos de compras. Se quer responsabilizar alguém, responsabilize o ex-prefeito que, por ser um “Aiatolá” do Tucanistao, ninguem na mídia quer responsabilizar. Antes que falem que a cidade de Manaus é pobre e não tem capacidade e tal, já fui lá varias vezes a trabalho e, mesmo morando em Curitiba, nunca vi uma cidade ter tanto luxo em bairros de classe alta que são dominados… Read more »

José de Souza

Hein? Como assim o MS não é responsável? Tem hospital nas 3 esferas de governo, mas o MS deveria ser o coordenador do plano de ação anti-Covid. Se é pra deixar ao Deus dará melhor nem ter MS! E o governo do AM tentou implementar um lockdown, lembra, mas apoiadores desse governo genocida boicotaram a ação e pressionaram a não adotar o lockdown! E o governo do AM avisou ao MS que não tinha mais O2 e a capacidade fabril do estado tinha sido atingindo. A reposta do MS? “Não posso fazer nada, tem que esperar”!

João Rodrigues dos Santos

O que determinou o STF?
Vc sabe ler mesmo ou tem falta de noção de interpretação de texto?
Ou é só um malcaratismo disfarçado de ser um sem noção?

José de Souza

Quem tá precisando de melhorar a interpretação de texto é você, jovem. Sem contar em melhorar a educação. O texto do STF reconhece a competência de outras esferas em combater a COVID, não exclui o GF dessa competência. Isso foi feito exatamente para tentar driblar a ineficiência e incompetência negacionista desse governo inepto.

Luciano
Mauricio

O Sistema Único de Saúde é de responsabilidade das três unidades da federação, então não adianta um por a culpa no outro, neste caso a falha foi em cascata. Não vamos esquecer que os epidemiologista a muito tempo tem alertado pelos riscos da segunda onda do Covid 19, mas o pessoal preferiu curtir as festas do final de ano. Uma das funções das forças armadas é atuar em auxílio no caso de calamidades públicas e desastres naturais e, com grande preocupação que nos vemos que a FAB não está em condições de atuar satisfatoriamente neste caso. Fica a dúvida, em… Read more »

MATHIAS

opa opa opa, faltou Oxigênio no Getúlio Vargas ligado ao Ministério da Educação e Saúde lá governo estadual e Municipal não mandam nada

Pedro

Minha gente. Vai que você está certo, vai que o Governo Federal encaminhou, trata-se do “discurso” e da inércia até proposital. Veja as coisas como realmente elas são. “Gripezinha”, “sorrisos”, “dia D, da hora H” …

Michel

Se ele, como ministro da saúde, não é responsável, o que está fazendo lá? Talvez acumulando funções civil e militar?

Quem sabe como “não responsável” receberá uma (ou várias) medalhas por “ótimos serviços prestados” ao final do mandato.

igortepe

General Sancho Pançuelo e BoçalNaro Dom Rachadinha.

Kornet

Cadê o maior rachador do Brasil André Siciliano e a Rosângela Barbiere?
A mídia podre e os jornazist4s silenciam pq ele é do partido das trevas?

Pedro

Que sejam caçados! Não precisamos de mais mentiras, o país e o povo cansou!

João Rodrigues dos Santos

Lembrando aos que tem cérebro de azeitona, mas na realidade é titica de bode!!
Para que vomitar tanta idiotice e desinformação da imprensa tradicional??
Quem tem culpa se onde vc se abastece com essas informações lixo, é em um chiqueiro??
Leia isso, seu sem noção e desinformado!!

Wilson França

Em vez de se o informar em veículos tradicionais de imprensa, recomendo se informar com a tia do whatsapp e com o blogueiro fulano de tal. Esses sabem o que estão dizendo.

Leandro Costa

Então… se você está postando isso para apresentar uma ‘desculpa’ de que o governo estaria de mãos atadas, então você não sabe o que é competência concorrente e está dando uma de cérebro de azeitona.

MAS… se você está postando isso e dizendo que o governo simplesmente não fez o que deveria ser feito, e que o STF deu carta branca à estados e municípios para se virarem enquanto a união não liberava qualquer normativo geral em relação à pandemia, então é… uma pena que esse governo seja tão incompetente.

Lécio

Por acaso você sabe o que é competência concorrente? Para sua informação, o governo federal através da lei nº 13.979/20 queria para si competência EXCLUSIVA nas medidas de enfrentamento da emergência nacional covid-19. O STF apenas confirmou o artigo 24 (competência concorrente dos estados e municípios,) da Constituição Federal, inciso XII. Inclusive, existe ADPF (vide ADPF 672) por Ações e omissões do Poder Público Federal, especialmente da Presidência da  República e do Ministério da Economia, no âmbito da condução de políticas públicas emergenciais nas áreas da saúde e da economia em face da crise  ocasionada pela pandemia do novo coronavírus – COVID-19. O problema de grande parte do povo brasileiro é ser papagaio de pirata de político, repete o que não… Read more »

José de Souza

CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP!

Leandro Costa

Lécio, pelo que eu entendi, Estados e Municípios tem total liberdade de criarem seus próprios mecanismos para o enfrentamento da crise enquanto não existe uma ‘regra geral’ superior do governo federal, que aí sim seria utilizada por Estados e Municípios para nortearem seus esforços contra essa pandemia. Aparentemente tal ‘regra geral’ nunca foi feita pelo governo federal, que pelo visto utilizaram a declaração do STF sobre a competência concorrente como desculpa para dizerem que estavam de mãos atadas.

E depois temos cérebro de azeitona…

João Rodrigues Dos Santos

NÃO É SÓ QUE VCS TEM CÉREBRO DE AZEITONA, MAS NÃO SABEM PESQUISAR ANTES DE ESCREVEREM BOBAGENS!!
VEJA AQUI QUANTO FOI TRANFERIDO SÓ PARA O GOVERNO DO AMAZONAS!!
E PESQUISE ONDE E COMO FORAM GASTOS ESSES RECURSOS EM PLENA PADEMIA!
OS EQUIPAMENTOS MANDADOS E OS MAIS DE 80 LEITOS DESATIVADOS PQ SEGUNDO O GOV DO AMAZONAS, ESTAVA TUDO SOB CONTROLE!
SE DEPOIS DE TUDO AINDA CONTINUAREM A FALAR ASNEIRAS SEM JUSTIFICATIVAS, ENTÃO EU SEI A SERVIÇO DO QUE E DE QUEM ESTÃO AQUI NO SITE..

http://www.portaltransparencia.gov.br/transferencias/consulta?de=01%2F01%2F2020&ate=31%2F12%2F2020&uf=AM&ordenarPor=mesAno&direcao=desc

Leandro Costa

Então, mongol, o Governo do Amazonas, em teoria poderia gastar essa grana da maneira que achar melhor no que eles enxergam como combate a pandemia. Sabe por que? Porque NÃO EXISTE UMA ‘CARTILHA’ DE COMO ENFRENTAR ESSA PANDEMIA PORQUE O GOVERNO FEDERAL NÃO A FEZ. Então, se o governo do AM acha que gastar essa grana toda contratando Xamãs porque é o que acreditam que funciona, eles teoricamente teriam respaldo legal para isso já que não existe orientação Federal dizendo o contrário. Sacou? Precisa desenhar? Fluxograma? Se desviou grana ou não, isso é assunto de polícia, mas se o GF… Read more »

Luciano

“mongol” kkkkkkkkkkkkk…tem uns 500 anos que nao leio algo assim!

Leandro Costa

Às vezes para fazer entender a mensagem, a gente tem que falar a língua do nativo 😛

Kemen

Me contendo um pouco para não “pisar na bola” hehehe. Analisando friamente.

E novos hospitais de campanha em Manaus? Os hospitais estão lotados e os pacientes sendo encaminhados para o Para e Piaui.

Por que esperaram acabar o oxigenio para tomar providencias ou avisar? Já morreu mais gente. O govêrno do Amazonas esperou demais!

Previsão: não teve.
Aviso imediato: não teve.
Por que o fornecedor de oxigênio não preveniu do fim dos estoques? White Martins?

Last edited 1 mês atrás by Kemen
Saldanha da Gama

2

João Fernando

Pazuzu estava lá e não viu isso?

Marcos10

Pelo que se sabe é a nova variante do COVID, que se espalhou muito mais rapidamente.
Só criticar governos também não resolve. Boa parte da população não está nem aí para máscara, distanciamento ou higiene.

João Fernando

Boa parte da população que segue o Dilmo correto? Ou fazer aglomeração na praia sem mascara é o que?

Marcos10

Bozó não obriga ninguém a sair sem máscara. Saem sem máscara porque querem.

Junior

Boa Marcos, não existe só um culpado para isso tudo, todo mundo tem a sua parcela de culpa, inclusive boa parte da população que não tá nem aí para nada, essa explosão de casos já era previsível por causa das festas de fim de ano, creio que a única coisa que não estava na conta era essa nova variante que é muito mais contagiosa. Que o que esta acontecendo em Manaus sirva de alerta para o resto do país, tanto para autoridades, como para a população.

Marcelo

Agora que acabou o oxigenio a white martins vai vender a preço de ouro e sem licitacao !!!!! Alguem vai ganhar um bela de um comissao com essa venda sem licitacao !!!!
Nao espera nada de uma multinacional,a unica preocupação delas sao lucros !!!!!
O capitalismo vive da carne,da morte !!!!
Em quanto uns chorao enterrando os enti queridos no cemiterio outros ficam rico vendendo lenços na porta !!!!!
Capitalismo selvagem !!!!

Kemen

A W. M. já poupou o custo do transporte.

Last edited 1 mês atrás by Kemen
Marcos10

Se vc tem conhecimento de algum crime pela WM, por favor, denuncie.

Kemen

Incompetência ou malvadesa de empresa privada não tem como denunciar, por acaso vão denunciar a Ford pela sua incompetência de disputar o mercado e o desemprego que vai causar? Se fosse estatal estaria f***da. A Ford mamou o quanto pode nas tetas do govêrno com descontos em impostos, com facilidades para se instalar nos municipios, como todas as outras similares, e ainda queria mais. Como não obteve a margem de lucro por unidade obtida na Argentina ou Uruguai resolveu cair fora do Brasil.

Last edited 1 mês atrás by Kemen
Salim

Pela sua logica a fila de empresas saindo será grande. O mais logica e falta de organização, simplicidade impostos, menos impostos produção, etc… quem tem que fazer e o executivo junto com legislativo. Infelizmente são dois poderes bem mal representados.

João Rodrigues Dos Santos

VC NÃO SABE LER OU SÓ SE INFORMA COM A IMPRENSA LIXO?
TODAS ESSAS REFORMAS QUE VC CITOU, O RODRIGO BOTAFOGO MAIA COM AQUELE TRAZEIRO GORDO, SENTOU EM CIMA PARA QUE NÃO ANDASSEM, POR BIRRA, PORQUE O DINHIERO DA CORRUPÇÃO SECOU!!
TUDO OQUE VC IMAGINAR DE REFORMAS, O RODRIGO MAIA ATRAPALHOU!!
AGORA SE JUNTOU AO PT PARA BAGUNÇAR O PAIS!
ENTÃO, VEM VC, TODO DESPRETENCIOSO, DIZENDO QUE O GOV FEDERAL E LEGISLATIVO SÃO IGUAIS!
SÓ PODEM ESTAR DE BRICADEIRA!

Last edited 1 mês atrás by João Rodrigues Dos Santos
CESAR ANTONIO FERREIRA

Qual é o problema que você vivencia para entrar com Caps Lock?
Qual é a necessidade em gritar?

Cláudio Severino da Silva

Fabrica na Argentina, com incentivos, depois exporta para o Brasil através de acordos do Mercosul. Mais lucros.

Otavio

A White Martins é uma empresa brasileira com atuação internacional…

Bjj

Pelo o que está sendo divulgado a empresa que comercializa os tubos de oxigênio lá já tinha avisado tanto o ministério da saúde quanto o governo estadual que a demanda estava crescendo além da capacidade de produção. Ao que parece ninguém deu muita bola e o resultado nós estamos vendo.

Defensor da liberdade

Foi avisado 4 dias antes da falta de oxigênio.

MATHIAS

Hospital de campanha era uma Jabuticaba muito da mal feita, que com muito da boa vontade funcionava como triagem

Luciano

Olá, Kemen. A White Martins avisou desde o final de 2020 que estava no limite, o governo do AM avisou ao Ministério da Saúde há dias sobre a falta do oxigênio medicinal….mas o GF preferiu fazer pressão para distribuir cloroquina!

José de Souza

Exato.

Nilo

Desde quando Fornecedor (Empresa privada como W.Matins) tem que prever (gerenciar) estoque de hospital seja público (ou particular)???

Cláudio Severino da Silva

O governo do Amazonas sumiu com 312 milhões de reais. A PGR e PF andam atrás deste dinheiro, cuja finalidade era aquisição de respiradores e oxigênio.

José de Souza