Indicados para levar oxigênio a Manaus, aviões da FAB sofrem com falta de verba para manutenção

368

C-130 da FAB

C-130 da FAB

Capital do Amazonas enfrenta colapso do sistema de saúde por falta de insumo

Por Tânia Monteiro

BRASÍLIA – Oficiais da Aeronáutica ouvidos pelo Estadão informaram nesta quinta-feira, 14, que a Força Aérea Brasileira (FAB) está enfrentando falta de recursos para manutenção de aeronaves. Esse problema também atinge o Exército e a Marinha em todos os seus equipamentos.

Dos 12 aviões cargueiros Hércules C-130 que a FAB tem, uma média de apenas três ou quatro estão voando. No momento, um está efetivamente em operação e o segundo, saindo da fase de manutenção, possivelmente ainda esta noite, para também fazer o transporte de cilindros de oxigênio de São Paulo para Manaus, que enfrenta colapso no sistema de saúde com a pandemia de covid-19.

De acordo com esses militares, outros dois tipos de aeronaves estão trabalhando no atendimento à pandemia, seja no transporte de equipamentos, seja no de pessoal de apoio e também de pacientes: dois C-99 e dois KC 390.

KC-390

O Brasil já deveria ter mais aviões KC-390, que vão substituir os Hércules em operação, mas as entregas foram atrasadas por causa da crise econômica. Com três anos de atraso em relação ao previsto, o primeiro KC-390 só foi incorporado à Força Aérea em setembro de 2019. Até agora, a FAB já recebeu quatro KC-390. Dois estão participando de trabalhos ligados à pandemia e os demais, em outro tipo de missões.

A família de aviões tipo Hércules C-130 começou a voar em 1954. Trata-se do avião produzido por mais tempo na história. A FAB recebeu seus primeiros três C-130E em 1964. Já chegou a ter 39 aviões desse tipo. Em 2001, foram compradas as últimas 10 aeronaves C-130H da Itália. Na época, já eram aviões de segunda mão.

FONTE: Terra

NOTA DO EDITOR: A FAB já deveria ter 18 KC-390 segundo o cronograma original:

Cronograma de entregas do KC-390

Subscribe
Notify of
guest

368 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo

E tem quem ainda sonha com jaca, f-35. Existe inteligência na FAB.

Last edited 3 anos atrás by Nilo
Fernando Turatti

Sim, não há nada mais inteligente do que jogar no lixo um orçamento colossal com mais de 70 mil soldados, deixando literalmente todas as áreas de equipamentos totalmente indecentes.

Salomon

Rá! Mas tem mais dentistas do que eletrotécnicos de radar, mais motoristas do que pilotos, mais servidores de lanche do que mecânicos. E os taifeiros, pedreiros, arrumadores de camas…

Luiz

Concordo em gênero, número e grau. Faz sentido que o exercito tenha uma quantidade significante de soldados, mesmo assim, é preciso limites. A Marinha e aeronáutica, deveria investir pesado em equipamento e mão de obra especializada, e cortar pela metade em número de soldados, e oficiais de baixo escalão. Só assim pra compensar o problema do orçamento e aposentadorias, pensões e regalias. Uma força enxuta, com engenheiros, técnicos, cientistas pesquisadores e equipamento de ponta.

Emanuel

Não podemos esquecer do número desproporcional de oficiais em relação a outras nações com forças semelhantes a nossa.

Joao Moita Jr

Soldados não são o problema, e sim uma peste inacabável de politicos e funcionários ladrões, que como uma nuvem de gafanhotos estão levando atéo ulitmo centavo sem darva minima para a nação.

Last edited 3 anos atrás by Joao Moita Jr
Fernando Turatti

Não, claro que não. Ter mais do que o dobro do pessoal da RAF é super normal, não é um problema de modo algum.
Nada mais normal.

M65

A BR 319, Manaus – Porto Velho, construída com asfalto nos anos 70, seria uma alternativa pra trazer rapidamente Oxigênio e outros produtos . Mas só ficou transitável uns 16 anos e depois um governador deu ordem para destruir as terras as pontes, a estrada ficou abandonada, sem manutenção e o asfalto degradou. Virou estrada de 500 km de terra na “seca” para motos, veículos pequenos e leves caminhões e ônibus) e 4×4 mas intransitável no período chuvoso.

Diogo

Novamente a “TriloChina” retirou a possibilidade de não concordar com alguma opinião?

GripenBR

Nesta sexta-feira (15), o governo federal lançou um edital de licitação em que prevê gastar mais de R$ 4,5 milhões em coquetéis, almoços e jantares promovidos por militares. O edital inclui inclui jantar à francesa, que tem preço de referência de R$ 190 por pessoa. Em ocasiões como esta, haverá opções como timbale de robalo com risoto de cítrico de camarões, postas de bacalhau assadas ou tornedor ao molho de vinho do Porto com purê de emmenthal ….etc … etc

Rinaldo Nery

Posta o link aqui.

Top Gun Sea

O decepcionante é saber que a vedete da FAB – KC390 não está ainda qualificado para transportar tanques de oxigênio. Essa foi demais!

Flanker

Tanques de oxigênio líquido, sob alta pressão. Já para cilindros comuns, ele está habilitado.

Marcelo Andrade

Oi?

M65

Manaus só tem acesso terrestre para o Roraima, via BR 174, deve ser por isto que a White Martins queria trazer Oxigênio da sua fábrica na Venezuela. É o modo mais rápido (menos de 4 dias provavelmente ) de trazer grandes quantidades que não podem chegar por aviões. A balsa Belém – Manaus leva 5/6 dias.

Pedro Matta

E os C105 Amazonas?

Maurício.

Pedro, os C-105 da FAB já estão trabalhando pelos Hércules há muito tempo, os Hércules estão na capa da gaita, mas uma hora essa conta vai ser cobrada pelos C-105.

M65

Colocam muitas coisas nas costas de alguns, mas olhem aí no Google : Valeiko, primeira dama de Manaus, enteada do Prefeito Arthur, Operação Boca Raton…

Rafael Coimbra

É muito importante esse tipo de notícia para que o povo que sonha com F-35, Rafale, SU-35 Etc… entenda que tudo tem um custo… e a logística é a parte determinante em uma missão, sem ela nada chega onde deveria chegar…. Uma pena, mas já era previsto que no momento em que tivéssemos uma anormalidade as deficiências que só quem está dentro da casinha conhece ficariam expostas ao mundo.

Yuri Dogkove

Qualquer coisa tem custo! Até a casa onde vc mora! Então é isso: “O desconto é maior se vc não comprar nada”? Piada!

Helio Silva

Boa noite! Eu acho que o amigo entendeu bem o que o colega quis dizer…
É a questão de devaneios, exageros, gente fora da realidade.
Se não tenho dinheiro pra consertar um fusca eu posso pensar em comprar uma Ferrari?
Mais claro e óbvio que isso não existe…
Saudações!

Saldanha da Gama

Meu caro, se não estão conseguindo efetuar manutenção dos aviões citados, você acha que irão fazer a contento no Gripen? Nos subs etc…..Temos que repensar o Brasil em seus gastos, seja quantidade da tropa, seja de políticos(militares, executivo, judiciário e legislativo em todas as esferas) e seus assessores e suas benesses. Abraços

Marcos10

Concordo.
O problema é que os que estão lá em cima não querem mudanças.

Michel

Concordo com o sr., curiosamente embora os equipamentos estejam deficientes, lutaram (e conseguiram) ficar de fora da reforma da previdência e também tiveram o soldo aumentado em plena crise epidemiológica.

Teria sido mais interessante e produtivo terem esse espírito combativo e aguerrido para melhorias em equipamentos a fim de prestarem melhor serviço à população civil que os paga, como aconteceu nesse caso emergêncial.

igortepe

Militar Brasileiro Patriota?????? Só querem mamata, desde sempre.

Satyricon

Saldanha, não se preocupe, (desespere-se) pois os malucos ainda acham condizente o Brasil ter um SubNuc.

Helio Silva

Eu acho que a ideia de manter tanta gente, mesmo sem ter meios, parece mais uma questão de ego. Quando sai os rankings das forças militares um dos critérios é o quantitativos de pessoal. Só pode ser isso…
Pra não investir naquilo que realmente interessa e funciona, então vamos mascarar…
É farda demais pra pouco equipamentos.
Saudações!

igortepe

É muito importante essa noticia, para que o povo perceba que que está no governo federal é um louco, sádico e genocida.

Kornet

Vc gostava era do ladrão mor de 9 dedos e de seus saques contra o Brasil né?

Questionador

Enquanto isso kc 390 nos EUA na culminating. Seria hora de empregar recursos valiosos no exterior sendo que estamos atravessando um período de crise financeira, humana e política?

Carlos

Deixa esse KC lá. ele vai garantir que FAB tenha mais KC’s no futuro

Questionador

Enquanto isso pessoas morreram sem ar… bom, eu sou brasileiro e não gostaria que isso acontecesse com meus compatriotas nem com meus entes queridos. A crise também é de solidariedade.

Diego Tarses Cardoso

Morrem de ar por corrupção, está na hora de acordarmos e enfrentarmos nosso verdadeiro inimigo: A corrupção e o que leva ela a ser tão forte aqui.

Edilson

Concordo plenamente!! Querer culpar o Presidente pela irresponsabilidade de prefeitos e governadores onde não executam com zelo o dinheiro público é muita inocência…

Marcos R.

Concordo plenamente, já existem informações que desde novembro o governo amazonense tinha ciência da necessidade de oxigênio adicional e não tomou qualquer providência… Comece a responsabilizar criminalmente políticos por seus atos ou omissões que verão este país tomar jeito.

Cosme Eustáquio

Mas será mesmo que o STF vai permitir que algum politico seja verdadeiramente punido nessa nossa pseudo democracia. Democracia às avessas, pois nada tem a ver com o significado da palavra “Democracia”, que deveria ser um governo do Povo, pelo Povo e para o Povo? Acho que não. Estamos vivendo o ditadorísmo do judiciário no Brasil, e não vejo luz ao fim do túnel, pelo contrario, vejo muito mais trevas num futuro bem próximo, uma vez que o “Povo não reage a essa situação”

Rinaldo Nery

Exato. o STF deu um golpe há meses.

Carlos

ta e você quer ques seja feito o que? Que ignore a venda do KC só pra ele voltar aqui e perder a divulgação e não revolver o problema do oxigênio (até pq é um KC e não um carrier da shield)? Só da pra chegar rápido em Manaus de Avião… A FAB que é chamada pra resolver os orangotangos econômicos dos prefeito/governador/governo federal que criaram essa sustação ai e ela não tem os meios e recursos pra resolver isso. Dai a FAB/Embraer tão tendo resolver o problema de falta de avião e você ta querendo que continue faltando avião…… Read more »

Luciano

Não era pra ter sido enviado! Se temos recursos limitados, eles devem estar a disposição do objetivo mor para qual existem: proteger o povo brasileiro! Propaganda se faz em outro momento! O portfólio da Embraer em bem conhecido! A FAB nao sabia que os gordos estavam com uso limitado e mesmo assim desdobrou um meio útil para longe agora?

Carlos

meu deus…… outro cara torcendo pra FAB não ter recursos….

FAB tentando resolver o problema de falta de avião e a população, como sempre, chorando pq ela ta tentando resolver o problema. se dependesse do pessoal aqui a FAB teria 1 avião só

Luciano

Boa tarde, Carlos. Vou fazer das palavras do forista Wagner as minhas: “Se fosse sua mãe morrendo por falta de oxigênio você diria o mesmo?”

igortepe

É muito importante essa noticia, para que o povo perceba que que está no governo federal é um louco, sádico e genocida.

Kornet

Ė muito importante que o povo veja que a ladroagem do P4rTido e de seus corruPTos refletem até hoje no Brasil.

Marcelo Andrade

Não amigo, notícia é importante bem fundamentada, esse portal Terra faz parte da mesma mídia que está acabando com o país!!! Mas a hora deles está Chegando!!

Last edited 3 anos atrás by Marcelo Andrade
Marcelo Andrade

Quastiona o prefeito e o Governador do AM! Agora é remediar e a FAB está fazendo seu papel!!

Michel

E isso é relevante nesse atual momento em que vivemos? Com milhares indo a óbito? Até mesmo os hospitais militares deveriam servir à população civil.

Flanker

1 KC-390 resolve tudo?

Michel

Tudo não, mas ajudaria bastante.
Esse meio aéreo e a utilização pela população civil dos hospitais militares.
Ideia esta que poderia partir do próprio comando das forças. Custava nada ajudar.
Tantas pessoas morrendo com falta de ar.

Nadir Kossmann

Além do kc 390 passou da hora da FAB operar um cargueiro de longo alcance como um c17 globemaster ou similar .

Marcelo Andrade

Os hospitais militares não estão vazios meu amigo. Minha prima no Hospital Naval Marcilio Dias e eles abriram mais 10 leitos de UTI além dos 30 que já tinham! UTI não atende só quem está com COVID. As outras doenças não acabaram como a Globolixo quer passar

Wagner

Se fosse sua mãe morrendo por falta de oxigenio você diria o mesmo?

Luciano

Perfeiro, Wagner. A morte desconhecida é muito fácil de se processar. O exercício de alteridade, trazendo a situação pra si, é que nos faz ter dimensão sobre a dor alheia! Adoro o patriotismo dessa galera que relativiza a dor dos outros compatriotas!

Rinaldo Nery

Diria que o governador Wilson Lima é o grande culpado. Não um KC-390 nos EUA.

Sergio Cintra

Se for para reforçar a logística existem aqui no Brasil 2 outros KC-390 de posse da Embraer, inclusive o que fez os voos recentes de treinamento dos paraquedistas no Campo dos Afonsos – seria a 1a. aeronave a ser entregue a FAB o 2852 – e que não foi entregue, estando na condição de substituta do 1o. protótipo acidentado e inutilizado. Há também o 2o. protótipo oficial ( que deve estar instrumentado- chute).

Saldanha da Gama

2, concordo plenamente

Nilo

Publicado Folha SP-15.jan.2021 às 8h52. Um dos 4 KC-390 da FAB, peça central para levar materiais na pandemia, ficará fora até fevereiro. FAB é bode expiatório.

Nilo

Como Eduardo Pazuello? E quantos mais?
General de Divisão
Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras.
Cursou Comando e Estado-Maior no Exército.
Comandante do Depósito Central de Munição do Exército Brasileiro.
Comandante do 20° Batalhão Logístico Paraquedista e dirigiu o Depósito Central de Munição.
Coordenou a Operação Acolhida.
Secretário da Fazenda no Governo do Estado de Roraima.
Comandar a 12ª Região Militar.
Ministro da Saúde.
Este é o Brasil.

Last edited 3 anos atrás by Nilo
Luciano

Tô vendo como ele cuida bem da intendência!

igortepe

General PançaUelo.

MÁRIO FILHO

General PESADELO

Salim

Só esta preocupado com soldo. Planejamento zero, mandou avião pra índia e parece que não vão entregar vacina. SE o pazuello e padrão de eficiência dos oficiais de defesa, estamos bem mal.

Marcelo Andrade

Acho que você tem que culpar a india né?

Marcelo Andrade

Levanta o currículo dos ministros e secretários que o PT colocou na boquinha também…… vai desde sindicalistas, até doleiros e ladrões, ah mais meu filho pobre e negro agora está na UFRJ…..

Pablo

Esse exercicio ja está programado há dois anos (pelo menos), ou seja, ninguém contava com a covid. Essa participação do avião possivelmente pode render mais negocios no futuro.
E já que é o questionador, questiona o governo do estado, pelo que sei, receberam um dinheiro bem gordo, o que fizeram com essas verbas? E os tais hospitais de campanha? Falta verba pra fab, mas da saúde nao falta!!!

Last edited 3 anos atrás by Pablo
Alexandre

Que todos responsáveis sejam processados e punidos. Mas nada ,nada nunca pode ou deve ser mais importante que a vida! Enquanto se faz promoção do vetor o mesmo deixa de salvar vidas!

Pablo

independente da promoção do avião ou não, o estado não era nem pra estar passando por isso, como falei antes, receberam um bom valor para combater a epidemia. Agora se uma unica aeronave da FAB nao esta no país a culpa é deles por não ter aviões disponíveis?

Last edited 3 anos atrás by Pablo
Marcelo Andrade

Pablo, a Saúde no Brasil tem o maior Orçamento, tem os repasses constitucionais , além das verbas emergenciais da pandemia. Não é possível que as Secretarias de Saúde de manaus e do AM não sabiam que ia ter uma segunda onda. A própria White Martins não está conseguindo suprir a demanda. Sem querer culpar tb o GF, mas jogar toda a culpa em cima dele e do MD ou Pazuello é, no mínimo, questionável.

Samuca cobre

Só requisitar 2 aeronaves da Latan 2 da Azul e duas da Gol…poderia ser mais KC?? Sim poderia se tivesse mais, porém o cronograma está SUPER atrasado ( já éra pra ter 18)

Marcelo Andrade

Samuca, esqueceu que tem que porduzir o oxigênio. É 100% puro, a White Martins não consegue atender essa explosão de demanda. Estão desviando o foco , não adianta ter aviões se não tem cilindros disponíveis!!

Vovozao

15/01/2021, sexta-feira, btarde, Questionador, o Brasil nao é para amadores, paraquedistas que foram para a “”Culminating”” foram avião fretado, KC 390 indo para participar e conseguirem vender alguns; enquanto isso; pedimos aos USA cederem aviao de grande porte para transportar OXIGÊNIO para Manaus, isto realmente um país contraditorio.

Rogerio

Segundo o Brig. Batista Jr. “Para transportar oxigênio liquido é necessário uma válvula de alívio juntamente com um sistema de interligação dos cilindros/tanques, e apenas 2 C-130 possuem esse recurso.” Então o C-390 não poderia ser usado de qualquer jeito.

Tomcat4,2

A bola de cristal da FAB falhou em avisar que haveria esta gravidade em Manaus!!!

MÁRIO FILHO

Falhou também em não interpretar os recados do negacionista para a população ir para as ruas , coisa que o filho do bozo comemorou no final de dezembro a respeito de manaus estar liberando a população , a conta esta aí agora .

Marcelo Andrade

O que a FAB tem a ver com aincopetencia dos governantes do AM?

Rogerio

Segundo o Brig. Batista Jr. “Para transportar oxigênio liquido é necessário uma válvula de alívio juntamente com um sistema de interligação dos cilindros/tanques, e apenas 2 C-130 possuem esse recurso.”

Nilo

Obrigado Rogério.
Publicação na AEROIN Por Carlos Martins- 15 de janeiro de 2021
Ontem, foram embarcados no Boeing 767 cerca de 500 cilindros (ou cerca de 5.000 m3), o que pode parecer muito, mas que não é “nada”, já que o Amazonas estava com um déficit de 40 mil m3 do gás por dia – seriam necessários oito voos com o Boeing 767 só para suprir a demanda por 24 horas.
As ferramentas que voce cita a FAB, esta providenciando para que o KC-390, que tem maior capacidade de carga e voa mais rápido e longe, possa levar os cilindros.

Last edited 3 anos atrás by Nilo
Nilo

Polícia apreende 33 cilindros de oxigênio escondidos em caminhão em Manaus, por “reter produtos para o fim de especulação”, 26 deles cheios.

João Fernando

Ué um capitalista liberal, em caso de falta quem pode paga.

Marcos10

Isso não e capitalismo, é bandidagem mesmo.

igortepe

Falou em bandido já me lembra a famiglia BoçalNaro.
Culpar o PT não vale mais.

Kornet

Vamos culpar ad eternum por todo o mal,roubalheira e mentiras que o partido das trevas fez ao povo e ao país .

Wilson França

Apreenderam os cilindros que o especulador estava guardando. Isso é um absurdo!!!
Acabou o respeito com a propriedade privada nesse país!!! Estamos virando comunistas! O Estado fica se metendo em tudo. O sujeito não pode nem mais estocar cilindros de oxigênio livremente…

MÁRIO FILHO

Se 500 cilindros não é nada , 33 é o que então ????

Marcelo Andrade

Sou a favor da pena de morte para um caso desse!!

Doug385

O que fazer com um indivíduo que faz esse tipo de coisa? Realmente o homem é o lobo do homem.

francisco

O lobo quando ataca o gado, o que o fazendeiro faz?

RPiletti

Se for no Brasil e fizer o que deveria ser feito, vai para trás das grades.

Nilo

No Brasil o lobo bandalho, o corruptor, vira Secretário de Segurança Pública, Procurador, Deputado, é aclamado pelo lulismo como vice-presidente, elevado ao status de presidente e aclamado com representa do Povo Brasileiro a Nação Libanesa pelo Bolsonarismo. E pagaras as poupudas pensões a jovem esposa quando do seu falecimento por longos anos. Este é o Brasil.

Last edited 3 anos atrás by Nilo
Kemen

Carinha, baita mistureba, vc esta bem?

Nilo

Explique a mistureba

Last edited 3 anos atrás by Nilo
igortepe

O PT não governa já fazem 5 anos. Faz arminha que passa.

Kornet

O partido das trevas fez um estrago que vai perdurar ainda por muitos anos.
Grita fora … que passa

igortepe

O PT não governa já fazem 5 anos. Faz arminha que passa.

Heinz Guderian

calma viúva do nove dedos.

Saldanha da Gama

Eu sou um dos que sonham em ver na defesa de costa, SU35, Raffale, f35 ou f18, mas pelo visto nem do Gripen poderão efetuar manutenção a contento! E por sinal, os jatinhos que levam políticos (executivo, judiciário e legislativo) Estão também nesta “draga” de falta de $$$ para manutenção e sem voar? Bom dia a todos

Gelson

Bom dia, muito boa pergunta, Saldanha da Gama! Nem vamos aguardar pela resposta…já sabemos, né?

João Adaime

Caro Saldanha da Gama
Soube por um primo cuja cunhada tem uma vizinha cujo marido é amigo de um faxineiro no GTE que também ali a crise pegou feio. Os jatinhos não são mais polidos semanalmente. Só de 15 em 15 dias. E eles trocaram o vinho importado por vinho nacional, desde que tenha sido premiado, é claro.
Abraço

Faver

Sem esquecer alguns feudos das FA também. Manter uma justiça Militar é desperdício de dinheiro. O STJM gasta igual ao STF, tem mais ministros, vitalícios, com menor número de processos julgados… Isto tem de acabar… Casas e vilas militares subsidiadas também… Sem isto não tem para equipamentos…

Rinaldo Nery

Sim. Vamos vender TODAS as vilas e comprar UM F-39.

igortepe

Judiciário, legislativo, executivo e forças armadas sempre existiram.
Acorda!!! O Temer e BoçalNaro quebraram o Brasil.

Flanker

Para lá! Temer e Bolsonaro não são exemplo de nada de bom…..mas, dizer que eles quebraram o Brasil??? E os 16 anos de PT???

Leandro Costa

Na verdade quem quebrou veio antes dos dois. Dois errados não fazem um certo.

Quem diria que um dia sentiria falta de Fernando Henrique Cardoso…

Rinaldo Nery

Um dos idealizadores/fundadores do Foro de SP? Tá de sacanagem…

Kornet

Quem quebrou , ou melhor,pilhou ao longo de 16 anos foi o partido das trevas e sua caterva.

Zorann

O principal responsavel por isto, é o efetivo enorme da FAB. 70.000 militares torrando o orçamento. Efetivo grande demais para uma Força Aérea que vai depender de somente 36 Gripens para defender um país inteiro.

DOUGLAS TARGINO

Sabe quem são os culpados? TODOS! Forças armadas com soldados sobrando, com mordomias exageradas, unidades espalhadas ao redor do brasil sem necessidade (podemos dizer como exemplo os tiros de guerras inúteis que temos aos montes), mal uso do dinheiro no geral (inclusive monte de pensão fraudulenta). Políticos que estão nem ai para nossa defesa, um monte de gente que acha que defesa é ultimo plano. Enfim, todos tem uma parcela de culpa, e no final, temos isso ai, um pais com uma forças armadas vergonhosa para um pais como o BRASIL!

Saldanha da Gama

2!

Marcos10

Esqueceu do Congresso, que sozinho tem 25 mil funcionários, sem contar terceirizados.

Marcelo

25 mil no esquema da rachadinha…..uma bela grana !!!!

Saldanha da Gama

2

Doug385

Tiros de Guerra são mantidos em parceria com as prefeituras de onde estão instalados. O custo para o EB é mínimo. Somente fardamento e um pouco de munição.

igortepe

É minimo, mas é custo.

Solskhaer

Discordo de você em relação aos TG´s. Ainda formam soldados do bem e lhes dão cidadania aos jovens que não tem perspectivas nenhuma, além do mais, quando servi atuamos na comunidade em emergências sobrenaturais e epidêmicas! No demais, concordo!

Marcos10

Sobrenaturais?!

DOUGLAS TARGINO

Temos agora até soltados do inferno! kkkkkkkkkkk

Solskhaer

Desculpa pelo meu erro. quis dizer “ambientais”.

Solskhaer

Desculpa amigo, quis dizer: “Ambientais” Desculpa aí

Marcos10

Blz

Michel

Em caso de emergência chamemos os… Caça-Fantasmas.

MATHIAS

o General Pançuelo deve ser o Geleia

João Rodrigues dos Santos

Para que atacar o general Pazuelo, o que ele fez com vc?
Tá comendo o vomito da Folha de São Paulo, Estadão, Veja e Globo tambem?
O que vc ganha com isso?
Que fazer melhor? Vai lá, se candidatar a ministro da saúde!!
Só assim, todos os tipos de cepas e mutações do #VirusChines, irão de encontro a vc e deixarão o povo em paz! Pois, os semelhantes se atraem!

Wilson França

Ministro da saúde é escolhido. Não se candidata a ser.
Mas diga aí o que o ministro atual desde bom? Não tem vacina, não tem seringa…. O plano de vacinação começa no dia D e na hora H…. Só tem cloroquina e remédio pra piolho.

Jorge

O que ele fez de bom? Depende para quem…
Para ele mesmo, ele diz “sim” à BOÇALnaro. Deixa o presidente e vários generais bastante felizes. E com isso acumula o salário de general com um de ministro…

Salim

Pelo menos colocar cara do ramo, Este general ( e talvez muitos outros ) são carreiristas como funcionário publico. Brasil esta regredindo em todos os setores, temos que acordar. Se General e afins de nossas forças fossem competentes e com o orçamento anual de nossas forcas defesa, teríamos uma força de defesa top.
Defender incompetentes nunca, defender Brasil e Brasileiros sempre.

MÁRIO FILHO

Se general resolvesse a venezuela era o melhor país do mundo , o maduro promoveu e tem em postos chaves (não o Chaves ) 2400 generais .

igortepe

Emergências sobrenaturais???? Já sei estavam combatendo os BolsoZumbis do inferno.

Kornet

As F4s devem combater os s4t4nist4s da esquerd4.

mazzeo

O papel das Forças Armadas é defender o pais, não formar cidadania para ninguém.
Se o restante do sistema estatal funcionasse (principalmente a Justiça e a Educação) não haveria essa necessidade.
Assim como reclamar da presença da Policia quando ela é a única face do estado que entra na favela.
Eu mesmo servi o SMO na marinha, e posso afirmar que não forma ninguém, apenas reforça as características que vem de sua formação.
Precisamos de forças de tamanho adequado, treinadas com esmero, equipadas com o melhor que seja possível pagar, não de dez milhões de buchas de canhão.

Faver

A formação tem de ser profissional em guerra, tática, tecnologia militar. Fora isso é desvio de função e desculpas para manter privilégios, que não são poucos.

José de Souza

Exato! Servi no EB e essa balela de “formar caráter” é um engodo de marca maior! FFAA é pra ser FFAA, profissional!

Marcos10

Já tivemos 39 C130. Vão ser substituídos por 28 kc390.
Para um país que demanda cada vez mais esses 28 deveriam ser 56.
E não adianta agora espernear pelo óbvio. Daqui a pouco demandam caças e não tem. Depois demandam navios patrulha e não tem.
E aí vem um procurador do MP, sentado atrás da escrivaninha, e reclama que a FAB não está atendendo direito.

LucianoSR71

O texto lhe induziu ao erro: essas 39 unidades são o total operado em toda história da FAB, nunca se operou tantos simultaneamente.

DOUGLAS TARGINO

Correto! Mas já que tocou no assunto, pelo tamanho do nosso pais, realmente era para se ter pelo menos 50 unidades + 6 unidades de um avião ainda maior para transporte. Fora os C-105 que ficaria para algo mais específicos.

Marcos10

Teve um estudo uns anos atrás, ainda, na época do C130, que indicava que a quantidade mínima para o Brasil seria de 50 aeronaves. Coisa feita lá fora, então. Ao seu se era de fato estudo ou propaganda.

Rinaldo Nery

Nunca vi ou ouvi sobre esse estudo. E fui da COPAC…

Flanker

A informação contida no texto da matéria, de que a FAB já teve 39 C-130 está completamente errada. A FAB recebeu em 1964 seus primeiros C-130, seguidos com o passar dos anos de mais celulas, até os últimos, que foram os 10 ex-itália. As matrículas, desde o primeiro até o último, vão do 2450 até o 2477 – 28 aeronaves, mesmo número da encomenda de KC-390. E desses 28 C-130, nunca os 28 operaram ao mesmo tempo, pois houveram acidentes com perdas totais. O máximo que a FAB teve ativos, ao mesmo tempo, foram 23 células, logo após o recebimento… Read more »

Sergio Cintra

A FAB nunca teve 39 c-130, mas o numero correto é 29 ( do 2450 ao 2479 ). Dos primeiros ( os ” E “) só o 2453 sobrou e que está no Musal. Os “H” originais temos os 2 KC’s (2461 e o 2462 < em programa de manutenção na OGMA – contrato de manutenção para os 12 aeronaves assinado em 2018 > e ainda os 2467 e 2469. Dos 10 Italianos, temos 8, sendo que o 2474 – o da foto que ilustra a matéria, fez pouso de barriga em Anápolis e não sei o que resultou após.… Read more »

Flanker

Bah….exato….foram 30 C-130 (do 2450 ao 2479 são 30). Eu escrevi no meu comentário anterior que era do 2450 ao 2477. Como escrevi de cabeça, acho que embaralhei com a memória do último F-5E da FAB, que é 4877….minha memória me traiu, hehehe.

Wilton Santos

Quanta incompetência! General Pazuelo especialista em logistica à frente do Ministério da Saúde não consegue disponibilizar oxigênio em hospitais, imagem se tivéssemos em uma guerra. Com generais assim o Brasil é capaz de perder uma guerra para o Suriname.

Marcos10

Se você leu o artigo deveria entender que não há aviões disponíveis.

João Fernando

Uai o General Pazuzu não é especialista em logística pela AMAM?

João Rodrigues dos Santos

O que determinou o STF no começo da pandemia??
E o que fez o governo do Amazonas com o dinheiro da desoneração fiscal e os repasses de Bilhões dos cofres públicos??
Responde ai, cérebro de azeitona!!

Salim

Manaus foi a segunda capital que menos recebeu fundos federais contra pandemia. STF náo e executivo, talvez terá que agir para prender responsáveis por este desastre humanitário.

João Rodrigues dos Santos

Só lembrando ao ilustre cérebro de azeitona…

Luciano

Boa noite. Você sabe o que é “competência concorrente”?

Kornet

E esquerdist4 tem cérebro, kkk

Flanker

AMAN

Wilton Santos

É só requisitar os aviões da iniciativa privada!

João Fernando

Viramos uma nação comunista e não sabia, empresariado não tem culpa dos erros do governo.

Camargoer

Caro João. O MS fez uma requisião destas (pagando pelo frete) de um A330 da Azul. Pode fazer o mesmo tipo de requisição (pagando o frete) de outros aviões de transporte das companhias aéreas que oferecem este serviço de logística.

Marcos10

Pelo tamanho dos “cilindros”, tem de ser cargueiro militar.

Samuca Cobre

Creio que não…

Tutu

A questão é só os Hércules podem levar oxigênio líquido (Para levar mais por vez).

OBS: Alguém que esteja mais por dentro, pq os KC-390 não podem receber as válvulas de segurança para levar oxigênio líquido?

MATHIAS

tem que ser um 747, AN124, C-5 Galaxy ou o AN225

MMerlin

Existem aqueles que falam que quem tem um não tem nenhum. Quem tem dois, tem apenas um.
De repente, ter apenas um para casos (como este) de emergência, é melhor do que ter nenhum.

Last edited 3 anos atrás by MMerlin
Luciano

Olá, Camargoer. A White Martins avisou ao governo do AM, que avisou ao governo federal dias atrás sobre a falta de oxigênio medicinal….e este resolveu pressionar a prefeitura de Manaus a usar “tratamentos preventivos”! (inúteis!)

João Rodrigues dos Santos

Seja sincero, de onde vc tirou isso? Vc estava e está lá no estado do Amazonas, para dizer que o tratamento precoce foi inútil? Qual a sua formação em infectologia e farmacologia para dizer que foi inútil? Fez alguma pesquisa baseado na “CIÊNCIA” para determinar que não houve efeito no tratamento precoce? Com base em que, pode fazer tal afirmação? É a mesma da máscara? Do fica em casa? lock down total que cura ou até a vacina chegar e economia a gente ver depois? Conta para eu, por gentileza!! Se caso não tiver respostas para as minhas perguntas, por… Read more »

Last edited 3 anos atrás by João Rodrigues dos Santos
Luciano

João, boa noite. Do que adianta mostrar diplomas e curriculo Lattes se vcs adoradores do alecrim dourado não conseguem aceitar os erros que estão postos explicitamente? São iguais aos adoradores do governo do barbudo, que o idolatram e o santificam até hoje! A diferença é que vcs negam a ciência no meio da maior crise sanitária dos últimos 103 anos e vão seguir assim até o fim! Então, passar bem e que vc não precise de “tratamento preventivo”!

EduardoSP

A Sociedade Brasileira de Infectologia levantou 44 estudos, revisados por pares, publicados em revistas científicas que apontam a inutilidade da cloroquina. Mandou para o MP, em resposta a um questionamento de um procurador negacionista/ bolsonarista que exigia provas de que a cloroquina era inútil.
Mas tenho clareza de que vc deve achar que a SBI está tomada por comunistas e petistas.

Luciano

Pois é!

Luciano

Quanto ao letramento precoce, pergunta ao médico Anthony Wong o que ele acha de tratamento precoce!
….

Falando nisso, alguns técnicos da Anvisa e do conselho diretor (este dirigido por um oficial general escolhido a dedo pelo Alecrim Dourado) acabaram de dizer, ao aprovar emergencialmente a vacina que transforma as pessoas em jacaré, que nao existe profilaxia para o Corana Virus. Talvez vc possa revolucionar a medicina e ganhar o Nobel mostrando que eles e a comunidade científica decente não estão certas quanto a “tratamento precoce”!

Wilson França

Os tratamentos preventivos funcionam, para seu conhecimento!
Diminuiu enormemente o número de infestações de piolho e de tênia no Brasil.

Luciano

Boa! rsrs

Flanker

Sério? E todos os benefícios que vez por outra, as companhias aéreas recebem? Os governos, municipal, estadual e federal, tem culpa, sim. Porém, o povo, em todas as classes e categorias tb tem culpa. Só não vê isso quem não quer ou é tendencioso.

Samuca Cobre

Foi o que eu falei lá em cima….

Salim

E isto, simples e rápido. Falta planejamento e competência, ta pior que o governo da estocadora de vento ( pensava que pior do que aquilo fosse impossível, esta corja se supera na incompetência )

Salim

Tem centenas de aviões parado/subutilizado e só requisitar estas aeronaves e fazer uma força tarefa de urgência, se fosse feito hoje estaria Amazonas abastecido. Lembro que temos poucos brasileiros na região norte e qualquer perda de vidas e trágico , ainda mais região norte.

Pedro

O Ministro da Saúde não é responsável pelos hospitais! Esses sao responsabilidade de cada prefeitura a quais estão lotados. Se a falta de Oxigênio acontece nesses hospitais, responsabilidade da gestao do mesmo que não fez pedidos de compras. Se quer responsabilizar alguém, responsabilize o ex-prefeito que, por ser um “Aiatolá” do Tucanistao, ninguem na mídia quer responsabilizar. Antes que falem que a cidade de Manaus é pobre e não tem capacidade e tal, já fui lá varias vezes a trabalho e, mesmo morando em Curitiba, nunca vi uma cidade ter tanto luxo em bairros de classe alta que são dominados… Read more »

José de Souza

Hein? Como assim o MS não é responsável? Tem hospital nas 3 esferas de governo, mas o MS deveria ser o coordenador do plano de ação anti-Covid. Se é pra deixar ao Deus dará melhor nem ter MS! E o governo do AM tentou implementar um lockdown, lembra, mas apoiadores desse governo genocida boicotaram a ação e pressionaram a não adotar o lockdown! E o governo do AM avisou ao MS que não tinha mais O2 e a capacidade fabril do estado tinha sido atingindo. A reposta do MS? “Não posso fazer nada, tem que esperar”!

João Rodrigues dos Santos

O que determinou o STF?
Vc sabe ler mesmo ou tem falta de noção de interpretação de texto?
Ou é só um malcaratismo disfarçado de ser um sem noção?

José de Souza

Quem tá precisando de melhorar a interpretação de texto é você, jovem. Sem contar em melhorar a educação. O texto do STF reconhece a competência de outras esferas em combater a COVID, não exclui o GF dessa competência. Isso foi feito exatamente para tentar driblar a ineficiência e incompetência negacionista desse governo inepto.

Luciano
Mauricio

O Sistema Único de Saúde é de responsabilidade das três unidades da federação, então não adianta um por a culpa no outro, neste caso a falha foi em cascata. Não vamos esquecer que os epidemiologista a muito tempo tem alertado pelos riscos da segunda onda do Covid 19, mas o pessoal preferiu curtir as festas do final de ano. Uma das funções das forças armadas é atuar em auxílio no caso de calamidades públicas e desastres naturais e, com grande preocupação que nos vemos que a FAB não está em condições de atuar satisfatoriamente neste caso. Fica a dúvida, em… Read more »

MATHIAS

opa opa opa, faltou Oxigênio no Getúlio Vargas ligado ao Ministério da Educação e Saúde lá governo estadual e Municipal não mandam nada

Pedro

Minha gente. Vai que você está certo, vai que o Governo Federal encaminhou, trata-se do “discurso” e da inércia até proposital. Veja as coisas como realmente elas são. “Gripezinha”, “sorrisos”, “dia D, da hora H” …

Michel

Se ele, como ministro da saúde, não é responsável, o que está fazendo lá? Talvez acumulando funções civil e militar?

Quem sabe como “não responsável” receberá uma (ou várias) medalhas por “ótimos serviços prestados” ao final do mandato.

igortepe

General Sancho Pançuelo e BoçalNaro Dom Rachadinha.

Kornet

Cadê o maior rachador do Brasil André Siciliano e a Rosângela Barbiere?
A mídia podre e os jornazist4s silenciam pq ele é do partido das trevas?

Pedro

Que sejam caçados! Não precisamos de mais mentiras, o país e o povo cansou!

João Rodrigues dos Santos

Lembrando aos que tem cérebro de azeitona, mas na realidade é titica de bode!!
Para que vomitar tanta idiotice e desinformação da imprensa tradicional??
Quem tem culpa se onde vc se abastece com essas informações lixo, é em um chiqueiro??
Leia isso, seu sem noção e desinformado!!

Wilson França

Em vez de se o informar em veículos tradicionais de imprensa, recomendo se informar com a tia do whatsapp e com o blogueiro fulano de tal. Esses sabem o que estão dizendo.

Leandro Costa

Então… se você está postando isso para apresentar uma ‘desculpa’ de que o governo estaria de mãos atadas, então você não sabe o que é competência concorrente e está dando uma de cérebro de azeitona.

MAS… se você está postando isso e dizendo que o governo simplesmente não fez o que deveria ser feito, e que o STF deu carta branca à estados e municípios para se virarem enquanto a união não liberava qualquer normativo geral em relação à pandemia, então é… uma pena que esse governo seja tão incompetente.

Lécio

Por acaso você sabe o que é competência concorrente? Para sua informação, o governo federal através da lei nº 13.979/20 queria para si competência EXCLUSIVA nas medidas de enfrentamento da emergência nacional covid-19. O STF apenas confirmou o artigo 24 (competência concorrente dos estados e municípios,) da Constituição Federal, inciso XII. Inclusive, existe ADPF (vide ADPF 672) por Ações e omissões do Poder Público Federal, especialmente da Presidência da  República e do Ministério da Economia, no âmbito da condução de políticas públicas emergenciais nas áreas da saúde e da economia em face da crise  ocasionada pela pandemia do novo coronavírus – COVID-19. O problema de grande parte do povo brasileiro é ser papagaio de pirata de político, repete o que não… Read more »

José de Souza

CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP!

Leandro Costa

Lécio, pelo que eu entendi, Estados e Municípios tem total liberdade de criarem seus próprios mecanismos para o enfrentamento da crise enquanto não existe uma ‘regra geral’ superior do governo federal, que aí sim seria utilizada por Estados e Municípios para nortearem seus esforços contra essa pandemia. Aparentemente tal ‘regra geral’ nunca foi feita pelo governo federal, que pelo visto utilizaram a declaração do STF sobre a competência concorrente como desculpa para dizerem que estavam de mãos atadas.

E depois temos cérebro de azeitona…

João Rodrigues Dos Santos

NÃO É SÓ QUE VCS TEM CÉREBRO DE AZEITONA, MAS NÃO SABEM PESQUISAR ANTES DE ESCREVEREM BOBAGENS!!
VEJA AQUI QUANTO FOI TRANFERIDO SÓ PARA O GOVERNO DO AMAZONAS!!
E PESQUISE ONDE E COMO FORAM GASTOS ESSES RECURSOS EM PLENA PADEMIA!
OS EQUIPAMENTOS MANDADOS E OS MAIS DE 80 LEITOS DESATIVADOS PQ SEGUNDO O GOV DO AMAZONAS, ESTAVA TUDO SOB CONTROLE!
SE DEPOIS DE TUDO AINDA CONTINUAREM A FALAR ASNEIRAS SEM JUSTIFICATIVAS, ENTÃO EU SEI A SERVIÇO DO QUE E DE QUEM ESTÃO AQUI NO SITE..

http://www.portaltransparencia.gov.br/transferencias/consulta?de=01%2F01%2F2020&ate=31%2F12%2F2020&uf=AM&ordenarPor=mesAno&direcao=desc

Leandro Costa

Então, mongol, o Governo do Amazonas, em teoria poderia gastar essa grana da maneira que achar melhor no que eles enxergam como combate a pandemia. Sabe por que? Porque NÃO EXISTE UMA ‘CARTILHA’ DE COMO ENFRENTAR ESSA PANDEMIA PORQUE O GOVERNO FEDERAL NÃO A FEZ. Então, se o governo do AM acha que gastar essa grana toda contratando Xamãs porque é o que acreditam que funciona, eles teoricamente teriam respaldo legal para isso já que não existe orientação Federal dizendo o contrário. Sacou? Precisa desenhar? Fluxograma? Se desviou grana ou não, isso é assunto de polícia, mas se o GF… Read more »

Luciano

“mongol” kkkkkkkkkkkkk…tem uns 500 anos que nao leio algo assim!

Leandro Costa

Às vezes para fazer entender a mensagem, a gente tem que falar a língua do nativo 😛

Kemen

Me contendo um pouco para não “pisar na bola” hehehe. Analisando friamente.

E novos hospitais de campanha em Manaus? Os hospitais estão lotados e os pacientes sendo encaminhados para o Para e Piaui.

Por que esperaram acabar o oxigenio para tomar providencias ou avisar? Já morreu mais gente. O govêrno do Amazonas esperou demais!

Previsão: não teve.
Aviso imediato: não teve.
Por que o fornecedor de oxigênio não preveniu do fim dos estoques? White Martins?

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Saldanha da Gama

2

João Fernando

Pazuzu estava lá e não viu isso?

Marcos10

Pelo que se sabe é a nova variante do COVID, que se espalhou muito mais rapidamente.
Só criticar governos também não resolve. Boa parte da população não está nem aí para máscara, distanciamento ou higiene.

João Fernando

Boa parte da população que segue o Dilmo correto? Ou fazer aglomeração na praia sem mascara é o que?

Marcos10

Bozó não obriga ninguém a sair sem máscara. Saem sem máscara porque querem.

Junior

Boa Marcos, não existe só um culpado para isso tudo, todo mundo tem a sua parcela de culpa, inclusive boa parte da população que não tá nem aí para nada, essa explosão de casos já era previsível por causa das festas de fim de ano, creio que a única coisa que não estava na conta era essa nova variante que é muito mais contagiosa. Que o que esta acontecendo em Manaus sirva de alerta para o resto do país, tanto para autoridades, como para a população.

Marcelo

Agora que acabou o oxigenio a white martins vai vender a preço de ouro e sem licitacao !!!!! Alguem vai ganhar um bela de um comissao com essa venda sem licitacao !!!!
Nao espera nada de uma multinacional,a unica preocupação delas sao lucros !!!!!
O capitalismo vive da carne,da morte !!!!
Em quanto uns chorao enterrando os enti queridos no cemiterio outros ficam rico vendendo lenços na porta !!!!!
Capitalismo selvagem !!!!

Kemen

A W. M. já poupou o custo do transporte.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Marcos10

Se vc tem conhecimento de algum crime pela WM, por favor, denuncie.

Kemen

Incompetência ou malvadesa de empresa privada não tem como denunciar, por acaso vão denunciar a Ford pela sua incompetência de disputar o mercado e o desemprego que vai causar? Se fosse estatal estaria f***da. A Ford mamou o quanto pode nas tetas do govêrno com descontos em impostos, com facilidades para se instalar nos municipios, como todas as outras similares, e ainda queria mais. Como não obteve a margem de lucro por unidade obtida na Argentina ou Uruguai resolveu cair fora do Brasil.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Salim

Pela sua logica a fila de empresas saindo será grande. O mais logica e falta de organização, simplicidade impostos, menos impostos produção, etc… quem tem que fazer e o executivo junto com legislativo. Infelizmente são dois poderes bem mal representados.

João Rodrigues Dos Santos

VC NÃO SABE LER OU SÓ SE INFORMA COM A IMPRENSA LIXO?
TODAS ESSAS REFORMAS QUE VC CITOU, O RODRIGO BOTAFOGO MAIA COM AQUELE TRAZEIRO GORDO, SENTOU EM CIMA PARA QUE NÃO ANDASSEM, POR BIRRA, PORQUE O DINHIERO DA CORRUPÇÃO SECOU!!
TUDO OQUE VC IMAGINAR DE REFORMAS, O RODRIGO MAIA ATRAPALHOU!!
AGORA SE JUNTOU AO PT PARA BAGUNÇAR O PAIS!
ENTÃO, VEM VC, TODO DESPRETENCIOSO, DIZENDO QUE O GOV FEDERAL E LEGISLATIVO SÃO IGUAIS!
SÓ PODEM ESTAR DE BRICADEIRA!

Last edited 3 anos atrás by João Rodrigues Dos Santos
CESAR ANTONIO FERREIRA

Qual é o problema que você vivencia para entrar com Caps Lock?
Qual é a necessidade em gritar?

Cláudio Severino da Silva

Fabrica na Argentina, com incentivos, depois exporta para o Brasil através de acordos do Mercosul. Mais lucros.

Otavio

A White Martins é uma empresa brasileira com atuação internacional…

Bjj

Pelo o que está sendo divulgado a empresa que comercializa os tubos de oxigênio lá já tinha avisado tanto o ministério da saúde quanto o governo estadual que a demanda estava crescendo além da capacidade de produção. Ao que parece ninguém deu muita bola e o resultado nós estamos vendo.

Defensor da liberdade

Foi avisado 4 dias antes da falta de oxigênio.

MATHIAS

Hospital de campanha era uma Jabuticaba muito da mal feita, que com muito da boa vontade funcionava como triagem

Luciano

Olá, Kemen. A White Martins avisou desde o final de 2020 que estava no limite, o governo do AM avisou ao Ministério da Saúde há dias sobre a falta do oxigênio medicinal….mas o GF preferiu fazer pressão para distribuir cloroquina!

José de Souza

Exato.

Nilo

Desde quando Fornecedor (Empresa privada como W.Matins) tem que prever (gerenciar) estoque de hospital seja público (ou particular)???

Cláudio Severino da Silva

O governo do Amazonas sumiu com 312 milhões de reais. A PGR e PF andam atrás deste dinheiro, cuja finalidade era aquisição de respiradores e oxigênio.

José de Souza

Ah tá, isso então justifica o GF não fazer NADA e lavar as mãos! Agora entendi, beleza! É o velho “e o PT, hein?” pra justificar qualquer coisa que não consigam fazer direito!

Kornet

E o PT? construiu estádios mega ,super e hiper faturados ,legadoscda malfadada copa,tá lembrado?

Luciano

Tava demorando….Esse partido aí foi defenestrado em 2016! Acorda! A crise do coranavirus tá inteiramente na gestão do Bozossauro!

João Rodrigues Dos Santos

AQUI O PT PARA JUSTIFICAR SER MAL CARATER, ASSASSINO E GENOCIDA!!
ESSE É O CARA QUE ESTÁ A FRENTE DA SAÚDE NO ESTADO DO AMAZONAS!!

Last edited 3 anos atrás by João Rodrigues Dos Santos
Yuri Dogkove

Sem comentários!!!

João Fernando

E mandou um 390 passear lá nos states?

E o general da saúde é especialista em logística pela AMAM?

Sorte que vamos ter piedade do Ditador Maduro, que pelo visto vai enviar oxigênio para Manaus

Podemos acabar com nossas FAs. Só servem para gastar nosso suado dinheiro.

Marcos10

Quando começou a faltar oxigênio em Manaus o kc já estava nis EUA.

João Fernando

Será mesmo? Pazuzu estava lá esses dias. Não viu nada de errado? Acho que esses caras colaram na AMAM

RPiletti

Prezado, diretores recebem dados de gerentes que os recebem de outros subordinados… Tu não queres que o “Pazuzu” entre em todos hospitais com uma planilha na mão fazendo levantamento de quantidade de oxigênio, esparadrapos e outro itens, correto? Quanto a disponibilidade de aviões, sim, poderiam estar requisitando os cargueiros de empresas privadas, mas quanto a falta de disponibilidade de oxigênio os culpados são outros…

José de Souza

Passada de pano nível Pazuzu!

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Mas não falta lagosta, nem caviar, nem bons vinhos, muito menos queijos e embutidos para os eventos que envolvem o alto oficialato (das 3 forças), mesmo em suas relações com a classe política.

E não tem nenhum jatinho do GTE que não esteja RIGOROSAMENTE no cronograma de manutenção, e em uso constante por politicos, ministros do STF, et caterva…

Saldanha da Gama

Este manjar, não está restrito apenas aos militares…. Tem também no executivo, legislativo e judiciário… Por exemplo, auxílio moradia para quem ganha muito bem e pior, para quem possui casa na região do trabalho e ainda recebe o mesmo….Quantidade excessiva de assessores, planos de saúde …Fora a corrupção, desvios de verba etc.. A podridão = carcinoma infestou por metástase todos os órgãos do governo (municipal, estadual e federal), ou extirpamos ou iremos definhar até a morte. Abraços

Marcos10

Só no Brasil mesmo que quem recebe auxílio moradia é pessoal com alto salário.

João Fernando

Não pode falar mal que os passadores de pano aparecem. Não temos militares. Temos encostados em bons cargos públicos.

Leandro Costa

Não era esse governo que tinha, durante a campanha, prometido acabar com esse tipo de coisa?

João Rodrigues Dos Santos

O PAÍS LUTANDO PARA SE REERGUER, EM UM ESFORÇO SOBRENATURAL DO GOVERNO FEDERAL PARA NÃO DEIXAR ACONTECER O PIOR..
ENTÃO, APARECEM AS AMEBAS.. PUTZ!
VC TEM QUE IR MORAR NA CHINA, VENEZUELA, CUBA, COREIA DO NORTE, LÁ É BOM PARA ESSE TIPO DE GENTE IGUAL A VC, FALADOR, LINGUARUDO E DESONESTO!
LÁ, NÃO EXISTE DEMOCRACIA E NEM ESPAÇO PRA FUTILIDADES DE GENTE SEM SEM NOÇÃO DE TUDO…
VIVE NO MUNDO E NÃO SABE EM QUE MUNDO VIVE!
PELO JEITO, NÃO PRECISA NEM USAR OREGANO, JÁ É UM ALUCINADO DE BERÇO..
COITADO…

Leandro Costa

Eu sou mais de direita do que você heheheheh

Desqualificar argumentos dos outros com ataques pessoais porque não tem contra-argumentos é coisa de gente que não respeita liberdade de expressão.

Então… não foi esse o governo que prometeu acabar com as mamatas? Estou esperando pelo cumprimento dessa promessa. Ainda falta mais um tempo de governo. Quem sabe eles não cumprem? Ou estão querendo agradar ao centrão da mesma forma que o PT fez?

Mas eu concordo com você. Eles estão fazendo um esforço sobrenatural mesmo. Só assim para explicar, porque lógica eu não vejo muita.

João Rodrigues Dos Santos

CAVIAR, VINHOS E QUEIJOS?? COMO VC SABE DISSO?VC PARTICIPA TAMBEM? TODOS OS DIAS TEM ESSAS COISAS?
É SÉRIO ISSO OQUE VC ESTÁ FALANDO?
PODE PROVAR O QUE FALOU?

Marcelo

As insituicoes do governo no brasil recebem salarios maraja em dia mais falta dinheiro para instituicoes funcionarem !!!!!!

Oráculo

Dinheiro pra manutenção de jatinhos dos Ministros, presidente da Câmara, Senado e membros do STF não falta né? Piada. O que falta na verdade não são verbas para manutenção na FAB. Falta um Comandante com SACO ROXO pra começar a priorizar o uso de verbas conforme as necessidades da nação. O que é prioridade? Ter aviões operacionais para atender as demandas do país? Ou ter Legacys pra levar o Nhonho de Brasília pro RJ e vice e versa 2 vezes por semana? O problema é que os comandantes das Forças Armadas também seriam atingidos por uma medida dessas. E sabem… Read more »

João Fernando

Falta lagosta pras FAs? Não

Camargoer

Olá João. Sobre lagosta eu não sei mas o CEAGESP (federal) em S.Paulo tem pressionado os comerciantes a vender mais barato para os militares da PMSP.

João Rodrigues Dos Santos

ONDE VC LEU OU SOUBE DISSO?
CADÊ A FONTE??
SE VIER COM FOLHA DE SÃO PAULO, VEJA, GLOBO…247…
JA ERA!!

Luciano

O UOL tá bom ou vc só aceita se chegar a notícia pelo Parler? https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/01/13/ceagesp-desconto-para-pms.htm

Dedoduro

Xiu…. A prioridade agora é só uma, abarrotar os deputados de emendas parlamentares pra eleger o Arthur Lira afim de que esse lute contra o centrão e salve Meeeu presidente ( .) ( .), pera ele também é centrao, pera a Dilma tb fez isso, impeachment a vista, aguardem.

GUSTAVO

Taí o momento pra acabar com a frota de transporte de autoridades. Converte pra uso exclusivo militar ou vende.

Saldanha da Gama

Onde assino, onde assino e onde assino

RPiletti

Imagina… fazer os nossos nobres políticos enfrentarem fila em aeroportos para viajarem em classe econômica? Calcula o barraco no primeiro overbooking que enfrentarem…

Fernando Turatti

Uso exclusivo militar tipo transportar militares e familiares né? Porque olha, se tem uma coisa que militar no Brasil quer é se servir da população.

Leandro Costa

Precisamos de uma frota para transporte de autoridades. É feio, é ruim, mas é necessária. O que precisamos são de regras mais estritas para esse transporte. Não faz muito tempo que baixou uma portaria autorizando o GTE efetuar o transporte de órgãos para transplante enquanto estivessem ociosos, e eles tem feito isso com muita regularidade. Antigamente tinham que transportar apenas autoridades. Acho que apenas autoridades em exercício da função em algum tipo de missão muito importante deveriam fazer uso do GTE, fora claro o Presidente e Vice-Presidente. Fora isso deveria ser apenas um esquadrão de transporte normal da FAB.

Gustavo

Certo, Leandro. Um transporte para as seguintes autoridades: PR em missão de chefe de Estado, ou os demais chefes de poderes, caso o estejam representando, além dessas ações citadas, importantes mesmo. Eles tem que restringir isso aí.

Leandro Costa

Nesse caso eu concordo. Pode-se usar o mesmo transporte para qualquer pessoa do governo que seja escalada para executar algum tipo de tarefa importante. Fora isso o resto que use de seus polpudos salários para viajar da maneira que acharem melhor.

Luciano

Pois, Leandro, eu tb acho que algumas autoridades em exercício da função tb necessitam de GTE. Porém, as regras precisam de maior restrição e de transparência!

Leandro Costa

Isso aí. É o tipo de coisa que somente deve ser utilizado em caso de necessidade mesmo, e não como taxi aéreo para senador e deputado ir visitar sua cidade natal.

Rinaldo Nery

Nine Fingers aumentou a relação pra 54 autoridades. Haja Legacy…

Leandro Costa

Não foi ele que fez a relação. Ele só assinou o que alguém escreveu. Ele não sabe contar até 54

gordo

Não estou surpreso nem um pouco com essa noticia, assim como não estou surpreso com o deu xabu na compra das vacinas (para poderem fazer propaganda de que estamos vacinando) da Índia. Quem está se transformando em jacaré são nossas FA por estarem acompanhando o tenente expulso (se fosse no tão amado EUA ou Israel Ele teria sido enforcado ou estaria saindo da cadeia em 2020). No dia D e na hora H, essa frase resume a nossa situação.

Saldanha da Gama

Bom dia, se fosse nos eua, muitos políticos que por aqui passaram, teriam o mesmo fim e não estariam desfrutando da liberdade e benesses que o governo proporciona… abraços

Jorge

Acompanhando, protegendo e ganhando!!!

Kornet

Se fossemos iguais um certo ladrão mor de 9dedos e sua caterva estariam todos presos e tudo que roubaram do país seria confiscado aos cofres públicos.
Mas com o STF que ele aparelho ė bem capaz de que seja indenizado e de que aqueles juízes que o prendeu sejam condenados.
Aqui o poste mij4 no cachorro,até quando o povo vai aguentar isso?

Doug385

Curioso que quando se falou num aumento do orçamento para a Defesa, a imprensa toda chiou. Eles acham que esse equipamento é mantido como? Com rifa, doação?

Reginaldo

O problema é que todos nós sabemos que qualquer aumento que se faça em defesa, só uma pequena parcela disso vai se reverter de fato em recursos de bens materiais…

Doug385

Uma pequena parte que você diz é quanto? Pode citar em números quanto do aumento do orçamento vai para qual área? Houve aumento do soldo?

Victor Filipe

Não precisa aumentar orçamento nenhum. a questão é criar vergonha na cara a se virar pra parar de gastar quase 90% do orçamento com pessoal, isso e ridículo e insustentável, só o brasil que faz essa palhaçada.

Fernando Turatti

Até um ano atrás, antes do ministério da defesa SUMIR com o gráfico de gastos, cerca de 81% de todo o orçamento ia apenas para pagamento de pessoal(ativos + inativos), com o restante sendo dividido entre manutenção e aquisição.
Para efeito de comparação, a OTAN recomenda que 20% da verba vá para aquisições de equipamentos.

Michel

Aumentar o orçamento para melhorar (ainda) mais os soldos e regalias? O sr. acha mesmo que esse aumento seria usado em melhorias em relação ao equipamento?

Bjj

Na matéria sobre a defesa antiaérea eu disse que a capacidade de aerotransporte era desnecessária porque cada bateria pode chegar facilmente a mais de 10 veículos e que a FAB muito dificilmente teria aviões disponíveis para transportar tudo de uma vez, e que por conta disso o transporte rodoviário ainda teria um melhor custo benefício.

Teve gente que “chiou”. Taí, menos de um terço de frota de transporte está operacional

Reginaldo

Por falar nisso, não acha que aqueles exercícios para fazer propaganda contra a Venezuela não possa ter prejudicado a disposição das aeronaves agora?

RPiletti

Se um exercício mequetrefe coloca a frota no chão então que se apague a luz, feche a porta e coloque corrente que é p/ ninguém mais voltar…

Leandro Costa

Se você realmente disse isso, que a capacidade de aerotransporte era desnecessária e que o deslocamento poderia ser feito via rodovia, então lamento, mas você é completamente maluco.

Se não há aeronaves disponíveis para transporte, que se adquiram aeronaves ou que se mantenha as aeronaves para que estejam disponíveis para transporte. Transportar qualquer coisa de cunho estratégico, em momento de crise, para onde quer que seja dentro do país via RODOVIA, é a receita perfeita para que o objetivo NÃO seja atingido.

bjj

O que eu disse foi que uma bateria antiaérea pode chegar a mais de 10 veículos no total, e que sendo formada em sua maioria por caminhões de 4 eixos, parte de tudo isso ainda teria de ser desmontado para o transporte. Então você pega 3 ou 4 C-130 disponíveis (considere que nesse momento de crise não há nenhuma outra missão competindo pelos aviões), desmonta tudo o que precisa ser desmontado, embarca nos aviões, faz sei lá, umas 10 viagens no total, depois monta tudo para só então colocar em operação. O custo e o tempo necessário nesse caso não… Read more »

Kemen

A falta de visão das autoridades do Amazonas me chocam.

Um politico de Manaus foi até Tabatinga sem avisar, visitar o Centro Cultural preparando sua próxima campanha eleitoral. Lá chegando perguntou a um homem uniformizado com uma AK 47 a tiracolo.

-Bom dia, por favor para que lado fica o Centro Cultural? O homem fardado respondeu…

-No se señor, no soy de aqui. Ao que o politico pensou…

-Mais um turista.

Brincadeira.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Victor Filipe

O Brasil é o seu próprio inimigo, Oque atrasa o Brasil é sua própria incompetência, sua própria comodidade e canalhice dos lideres que roubam a população Não teria problema nenhum aquele KC-390 estar nos EUA se tivéssemos o resto da nossa frota de transporte com capacidade operacional. Mas obviamente não temos, e é triste dizer que não estou surpreso com essa noticia, afinal é o Brasil né, pais onde todas as partes das forças armadas não tem o minimo de capacidade de retaliação contra ninguém porque os recursos da defesa são desperdiçados, desperdiçados em luxo para oficias de alto escalão… Read more »

Wellington Góes

Bem, entende-se os motivos de não se investir mais na manutenção dos Hércules… Na minha opinião e percepção, esse problema é mais por causa da desorganização da gestão pública da saúde (a politização que os governantes fizeram), do que um real problema da FAB, em especial, no transporte de mantimentos, equipamentos, etc, para o combate à Pandemia… Às restrições orçamentárias é um outro problema, de uma outra situação… É preciso separar os problemas e seus motivos.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Wellington… 25% de disponibilidade é humilhante.

Anthony

Vindo dessa “fonte confiável”…(SIC!)

Agora faz reportagem “investigativa”(SIC!), Sobre as obras da copa e olimpíadas… Como tanto $ não conseguiu terminar as obras???

Onde foram aplicados os recursos???

Alexandre

Obrigado Congresso Nacional por apoiar nossas Forças Armadas, vocês são 100% em comprometimento com a Soberania Nacional, só que não!

Fernando Turatti

Tem 110 bilhões de reais todo santo ano pingando no ministério da Defesa. Temos um orçamento maior do que o da Itália, você quer exatamente mais o que do povo e do governo? Ehm? Quer fritas também?
Em cano estourado, não há quantia de água que baste!

Trathanius

Direto ao ponto

Jmgboston

Eles precisam, na minha opinião, pedir ajuda americana para o transporte. Uns 2 C5B Galaxy. Cabe até o KC390 dentro. A verdade doi mas……..

Joelson Almeida

E não estão deixando o EB comprar os Sherpas….

pgusmao

Sempre a mesma desculpa, falta de recursos, sendo que 85% do orçamento são para pagar folha de ativos e inativos, o Brasil está entre os 15 maiores orçamentos militares do planeta, mas o gerenciamento é péssimo. Acho que a campeã de desperdícios é a Marinha do Brasil, a exemplo dos aviões KC-2 Turbo Trader adquiridos para porta-aviões, sendo que não temos mais tal tipo de navio, aviões A-4 que são baseados em terra, os excelentes submarinos IKL-209 parados por falta de manutenção e brevemente a base de Itaguaí terá que diminuir os seus serviços, pois não teremos demanda para construir… Read more »

Last edited 3 anos atrás by pgusmao
Glasquis 7

Me desculpem mas, isso é desleixo, não falta de verbas.

O orçamento do MINDEF é enorme e com certeza, os jatinhos que usam os políticos estão com a manutenção em dia.

Silvano

O C-130 da FACh que se desintegrou sobre a Antártida estava com a manutenção em dia??

glasquis 7

Nenhum C 130 se desintegrou sobre a Antártida.
Teve um que se perdeu a caminho, sobre o Mar de Drake. Esse estava com todo em dia e 100% operacional.

Agora me diz, o que tem a ver um C 130 perdido no Sul do Pacífico com a falta e verba da FAB pra seus vetores de transporte?

Last edited 3 anos atrás by glasquis 7
M65

Acho que ele quis dizer do C-130 FAB que deu pane na Antártida e está lá até hoje.

glasquis 7

Esse não deu pane, deu uma P… de uma barrigada na pista.

RPiletti

Viver eternamente em berço esplendido resulta nessas situações. Temos no BR forças armadas que aparentemente planejam viver em tempos de paz e sem eventualidades para sempre…

Foxtrot

Sério, só pode ser brincadeira?
Mas também torrando verbas em projeto de caça ultrapassado, armamentos importados para esse caça e salários e pensões não sobra muito mesmo.
E os 2 KC,s ? (Já que um está indo para Fort Braga).
São novos e está em ótimas condições.
Engraçado que verbas para manter o GTA operacional e em condições para transportar políticos e a família trololó tem né.
Absurdo!

Flanker

Fort Polk

Foxtrot

Obrigado pela correção!

Allan Lemos

Teremos mais aviões de transporte disponíveis no dia D e na hora H.

RPiletti

No ano A e no mês M, agora ficou mais completa a data…

IBIZ

Só pra não esquecer. Há MILHARES de militares da reserva e dá ativa integrando este (des)governo em diversos cargos por todos os ministérios. Agora imaginem nosso país entrando numa guerra! Dá pra manter a fé nesse país ainda desse jeito?

Pedro

Fácil, basta fazer copa do mundo! Pois milhares de esquerdistas como vc bateram palma e repetiram com entusiasmo a frase que “Nao se faz copa com Hospital” a 6 anos atras.
Detalhe, um dos mais caros e inúteis “Monumentos a Burrice” chamados de Estadios, foi feito justamente em Manaus e esta lá jogado as traças.

IBIZ

Lá vem os bolsonaristas querendo usar o PT como desculpa pra acobertar a incompetência desse (des)governo! Nunca fui a favor de Copa do mundo, aplaudi as manifestações de 2013 e a Lava Jato no início antes de se tornarem apenas mobilizações de gente desonesto e privilegiada. Essa ladainha de “esquerdistas” e “petismo” é só esperneio de um tipo de gente com nível intelectual equivalente à de um meme de wattsap.

Fabio Araujo

É bronca, os caras fazem das tripas coração para fazer tudo funcionar

vlademir baltazar

O que acho um absurdo e se vc fizer uma busca de vendas de aviões, vão achar desde airbus 330; boeing 747 e 767 (cargo) usados a venda….E nós não temos nenhum avião para realizar tal serviço.

Last edited 3 anos atrás by vlademir baltazar
Satyricon

Recentemente a França retirou do serviço ativo e leiloou A-340 a preço de banana:
https://www.aeroflap.com.br/veja-como-ficou-franca-conclui-leilao-de-dois-avioes-airbus-a340/amp/
Não que eu ache o ideal, que seria um avião novo, mas a FAB precisa de um vetor assim.
Mas vc tem razão Baltazar, com a atual crise na aviação mundial as companhias estão se desfazendo ou aposentando aviões relativamente novos. É a oportunidade única de concluir o tão necessário e malfadado KC-X.

sub urbano

Na China nos ultimos 8 meses ocorreu apenas 1 morte por Covid. O presidente deles não foi nadar pelado na praia.

Kornet

A Chin4 deveria era fornecer tudo ,de máscaras a vacinas ,e ainda indenizar todas as pessoas mortos por seu vírus

André Castro

Segundo uma notícia da CNN Brasil, governo brasileiro solicitou ajuda dos EUA com “Galaxy” para ajudar no trasporte de oxigênio para Manaus.

https://www.cnnbrasil.com.br/amp/nacional/2021/01/15/brasil-pede-ajuda-dos-estados-unidos-no-transporte-de-oxigenio-para-manaus?__twitter_impression=true

RPiletti

Vamos lá… aproveitando o gancho. O “Galaxy” é demais para nós, entretanto comprarmos alguns C-17 não seria nada ilógico. Pode ser visto como inadequado devido a pandemia, mas também adequado pelo mesmo motivo…

Marcos10

Primeiro você vai ter de encontrar quem queira vender C17.

glasquis 7

Nesse seria Melhor comprar Basler BT 67.

Victor Filipe

Duvido de um C-5 vir pra cá, seu numero é limitado (52 unidades) e entre manutenções + atender os requisitos operacionais padrão de uma força de alcance global como as forças armadas americanas, deve ser difícil achar um “livre” mas… mandar um C-17 é mais fácil…

MATHIAS

na verdade se o governo federal fosse competente já era para ter chegado um 747 ALUGADO da Europa ou dos EUA aqui

Leandro Costa

Por que não? C-5’s já vieram ao Brasil algumas vezes.

Hantony

O problema não os aviões. São as pessoas eleitas que não administram economicamente e politicamente o Estado do Amazonas e municipios isso é fato. E i sso a mídia podre não aborda.Apenas mudança de foco.

Brasil

A FAB está dando o seu melhor. Equipes se desdobrando em turnos extras. A imprensa (por nao receber o din din que rolava antes) o tempo todo querendo colocar a culpa no Presidente mas não dizem que a responsabilidade é primeiramente dos Prefeitos e em seguida do Governadores dos Estados. O Gov Federal fez a sua parte enviando milhões aos municípios e Estados que em grande parte foi para a corrupção como em Manaus e novamente está dando todo o apoio necessário. Não temos o Presidente Ideal mas querer colocar na conta dele tudo isso é demais. O Congresso no… Read more »

Luciano

Eu me pergunto: são esses os oficiais-generais que estão no governo que cuidariam de nossa defesa no caso de um ataque estrangeiro? É essa a nossa Intendência de Guerra que apoia Manaus? Não estou me referindo aos problemas endêmicos das FAs com falta de meios ou erros de administração, mas a grande ingerência de militares de alta patente no governo federal de forma incompetente! Negaram e seguem negando um problema de saúde pública global e só agem qdo são obrigado pela justiça ou quando isso pode render algum beneficio político! Vergonha!!

Jodreski

É simples! É só reduzir o efetivo que começará a sobrar dinheiro, qual a necessidade de ter 80 mil homens? A FAB tem tantas aeronaves assim? Não tem! Nós sabemos que não tem! Mas pergunta se a força quer enxugar a folha de pagamento? Quer nada! A prioridade de uma força determina o que ela vai ser, a da FAB é pagar a folha de pagamento, em segundo vem proteger a nação.

Kemen

Tenho uma solução para o que escreveu, vamos ver o que o colega acha. 1-Não existira mais dispensa por excesso de contingente, o serviço militar é obrigatório para todos. 2-Durante o periodo do serviço militar, os responsaveis ou familiares terão que cobrir as despesas de calçados, roupas e uniformes, bem como as despesas de manutenção alimenticia, depositando na conta das Forças armadas os valores correspondentes. 3-O treinamento militar, o gasto com armamento e munição, bem como a assistência médica continuara sendo de responsabilidade das Forças Armadas. 4-Dentro do período do serviço militar obrigatório, em periodos pré determinados os recrutas trabalharão… Read more »

Wellington Góes

Outro ponto é a típica miopia que imperou na FAB nos comandos anteriores, tivessem algumas aeronaves de transporte estratégico (de 4 a 6), de uma tacada só, poderiam transportar de duas ou três vezes, num único vôo, os equipamentos necessários nessa missão humanitária, que são transportados pelos Hércules ou Milleniums (patético esse nome)…
É ridículo essa situação de ter gente no governo federal, querendo pedir ajuda da USAF, para fazer essa logística.

Leandro Costa

Não concordo pelo fato de que pelo planejamento da FAB, já deveríamos ter mais unidades de KC-390’s em operação, porém, como diz o texto, o eterno contingenciamento de recursos para determinados programas continuam ocorrendo. Costumo dizer que é difícil planejar qualquer coisa neste país para médio e longo prazo. Difícil para não dizer impossível, pois somos instáveis política e economicamente. Ao mesmo tempo costumo dizer que em relação à guerras, sempre fomos pegos com as calças curtas. Se estamos combatendo uma pandemia, essa situação se enquadra e novamente fomos pegos com as calças curtas e seremos pegos assim de novo.… Read more »

Nilton L Junior

Não é novidade, além de ter um presidente simpático a milícia o mesmo é negacionista, essa conta vai cair no colo dos militares, ou melhor, no ombro.

Paulo Costa

Pela manhã ouvi uma entrevista no radio ,o governador do amazonas,dizendo que o secretario de saude ou um funcionario,cancelou a compra de mais oxigenio,e por isto a crise.O reporter perguntou,mas tem que responsabilizar
quem que fez isto,e o governador,estamos verificando o que houve ou quem foi.Vamos aguardar,afinal hospitais foram desmobilizados no pais afora.

Luciano

Depois dessa aventura absurda das FAs na política neste governo, qual será a imagem que ficará?

RPiletti

De incompetentes… e nem precisariam se expor para sabermos disto, basta vermos o orçamento da força e o que conseguem de equipamento com o uso dele…

Douglas Rodrigues

A imprensa brasileira não perde a chance de criticar o Governo Federal e as nossas Forças.
Mas a FAB tá lá a todo vapor, prestando assistência, levando oxigênio com os KC-130 e vai transportar pacientes com outros aviões. Bem ou mal, com uma, duas ou três aeronaves está lá!
Acontece que, quando se fala de adquirir mais aviões, o povo critica, quando se fala que estão em contingenciamento por dificuldades econômicas idem.

Leandro Costa

Criticar a FAB nesse momento eu acho besteira. A FAB realmente está presente da forma que pode com os meios que estiverem disponíveis, fazendo todo o possível para atender as necessidades que ninguém mais atende.

Mas criticar o governo federal… beleza! Afinal de contas são eles que deveriam estar no comando, mas nem isso conseguem fazer. Há falta de uma hierarquia definida, com planos definidos, com uma cadeia logística definida e em atuação constante.

Por sorte não era o governo brasileiro mandando na ponta aérea de Berlin quando os soviéticos fecharam as linhas de comunicação terrestres.

Astolfo

O comando é dos estados e municípios segundo determinação do próprio STF. O GF deve auxiliar e está fazendo, mas não é dele a tarefa principal de coordenar o uso dos estados e municípios no combate ao COVID. Acredito que o governo estadual do AM seja o maior culpado nessa história. A prefeitura de Manaus também.

Leandro Costa

Negativo. Todos são culpados, mas o GF precisa fazer a coordenação geral. O STF NÃO determinou nada disso.

glasquis 7

O STF determinou que cada estado pode seguir a sua própria estratégia mas em nenhum momento proibiu o GF de cumprir a sua função. Acho que é dever do MINSAU coordenar e zelar pela saúde dos Brasileiros. Se lavar as mãos não é a solução. O GF não pode se omitir diante do problema.

Leandro Costa

Estados e municipios podem fazer o enfrentamento da maneira como acharem melhor até que o GF faça o plano de ação federal, o qual todos deveriam seguir. Isso não foi feito.

Pedro

Pois é!!!! Só me lembro da mesma inércia que o Povo Alemão sofreu quando da ascensão de queda do nazismo, depois não me venham dizer que estavam seguindo estritamente as leis, eles também falaram isso durante seu julgamento (jus positivismo).

Obs: Se não gastassem com 25 mil garrafas de vinhos, talvez, eu disse talvez sobrasse um pouco para o que realmente importa.

Obs: Ainda dá tempo, não se espelhem no NeoPTismo ou BOLSOPTismo.

Kemen

Sera que já chegamos na miséria absoluta, onde garrafas de vinho são questionadas seja verdade isso ou não. Esse fim de ano comprei umas garrafinhas paguei 15 reais cada, A empresa que trabalhei anos atras dava aos funcionarios uma cesta de Natal, tinha champanhe, vinho, castanhas, figos, geléia e algumas coisinhas mais. Militar e funcionário público não tem direito não! Só na guerra como vemos nos filmes sobre a 2. Guerra, mas ai algo mais forte caia melhor, wiskhy escoces. Colocações assim nos deviam da realidade dos problemas que temos, nos colocam uma venda nos olhos, enfraquecem nossas instituições, tentando… Read more »

Pedro

Eles têm dever! o Direito deles, advém estritamente da lei, nem um passo a mais!

Kemen

E cai tudo sempre no mesmo, militar come lagosta, militar toma vinho, essa lenga lenga enche o s**o porque não é a verdade. As estruturas que temos se originaram de decisões de politicos, não de militares. A Anvisa, essa empresa que não sabe ou entende o que é USO EMERGENCIAL, foi criada por decisão de politicos, não de militares. Poderia ser até uma boa empresa, analisando e avaliando a permissão de uso de produtos de saúde no Brasil, mas agora esta mostrando uma inaptidão incalculavel com uma emergência, uma PANDEMIA. Vacinas que são utilizadas em varios paises com o cenário… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Pedro

Amigão, boa tarde. Se tem tempo de escrever um texto deste, procura no google, coisa rápida: “marinha” “exército” “aeronáutica” “Vinho”. Inclusive foi digno de nota, dizendo que trataria de uma ATA de Registro de Preços (pra quem é advogado e trata de licitação sabe do que se trata): https://www.marinha.mil.br/sites/default/files/nota_de_esclarecimento_-_veja.pdf

Estou aqui desde de 1998 e sou entusiasta sim das Forças de Defesas, mas, de falcatruas não.

Abraço.

Kemen

“Estou aqui desde de 1998 e sou entusiasta sim das Forças de Defesas, mas, de falcatruas não.”

Gostei disso ai encima cidadão. Mas selecione bem as fontes das quais lê as noticias e informações, é essa a minha recomendação.

Tenho plena certeza e convicção que acreditar no que se quer é direito de todo cidadão, lutei e lutarei por uma imprensa livre séria e democratica, dentro da minha insignificancia.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
João Bosco

Essa é uma das consequencias dos gastos desnecessários e de forma indiscrimnada: gasto demais em uma coisa e falta para gastar em outra coisa.
É como uma pessoa que mora numa casa e gasta as turras no churrasco de fim de semana, mas esquece que tem a conta de luz, água, gás, aluguel, etc….

CESAR ANTONIO FERREIRA

Desgoverno e descalabro.
Disponibilidade de rampa do C-130: 25%, Absurdo!

Dos 4 KC-390 recebidos, um deles está em uma operação de manobra que nada acrescenta: Operação Culminating;

E o fato de não se escalar o C-105 Amazonas para a operação de transporte não se justifica;

E segue o circo…

RPiletti

Aqui é terra de paz e amor… Temos que mostrar apenas números para justificarmos o efetivo, pois de material operativo a realidade é esta que estamos assistindo.

Marcos10

Não fale de coisas que você não conhece.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Caro Marcos;
Você me repreende por falar “coisas que desconheço”…
Pois…
O meu comentário foi totalmente calcado com as informações disponibilizadas pela matéria postada. Daí, que por comentar sobre a matéria repercutida pelo presente veículo, a partir das informações disponibilizadas pela matéria, que a sua intervenção se mostra totalmente desprovida de sentido.

Portanto a pergunta que se faz necessária é: qual é a sua autoridade para censurar os demais comentaristas?
Diga-nos! A curiosidade é muita.

Marcos10

Caro Cesar:
O transporte desse tipo de carga em aeronaves requer uma série de pré-requisitos, os quais o KC390 ainda não possui. Há uma longa caminhada ainda para certificação das capacidades dessa aeronave. Portanto se o KC390 estivesse aqui ou não, não faz diferença.

Flanker

Eu acho que o avião que está participando da operação nos EUA, não faria grande diferença, por ser apenas 1, MAS não diga inverdades! Quem disse que o KC-390 não pode cumprir as missões para Manaus??
https://www.aereo.jor.br/2021/01/14/kc-390-millennium-transporta-mais-de-8-toneladas-de-equipamentos-para-manaus/

Marcos10

O que está faltando não são insumos em geral, mas a questão de transporte de oxigênio, que se tornou critica. Conforme informação do Brigadeiro Batista Jr. o KC390 ainda não está apto ao transporte de cilindros de oxigênio.
Aliás, me estranho essa questão de falta de oxigênio, já que hospitais possuem geradores de oxigênio.

Flanker

Vou explicar: o oxigênio líquido, de alta pressão, precisa sim, dessas válvulas, mas para transportar os cilindros, aqueles comuns, que parecem ampolas gigantes, não precisa dessas válvulas. Hospitais possuem geradores de oxigênio? O oxigênio medicinal é considerado medicamento e classificado como tal. Existem muitas normas técnicas e de regulamentação para a produção de O² para uso medicina. Sua produção é realizada em empresas como White Martins e Air Liquide, entre algumas outras. As unidades dessas empresas dividem-se em Produtoras e Envasadoras de O². Nos hospitais existem as centrais de armazenagem de O². Vocé nunca viu caminhoes da White martins, ou… Read more »

CESAR ANTONIO FERREIRA

Sim, Flanker…
Foram disponibilizados imagens com o KC-390 transportando oxigênio líquido envasado em alta pressão. O KC-390 dispõe de válvula de alívio para este tipo de transporte.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Caríssimo…
O KC-390 está a transportar insumos para Manaus.
Ademais, a matéria é clara em dizer que são duas aeronaves KC-390 disponíveis para esta missão e outras 3 C-130; vá e leia.

Cristo É Rei, Deus É Pai!
Você tem que comentar sobre a matéria postada. Ou você diz que a matéria é desinformativa e cheia de equívocos e demonstra, ou traga informações complementares. Ponto.

A matéria informa que são 3 C-130 disponíveis em uma frota de 12. 25% de disponibilidade; 1/4…
Ponto.

Quer discutir?
Procure o redator e o editor.

Roberto Bozzo

Segundo ele, uma válvula de alívio seria necessária, juntamente com um sistema de interligação dos cilindros/tanques, e apenas dois C-130 Hércules teriam esse recurso. Por sua vez, o KC-390 ainda não tem e, portanto, está levando uma quantidade muito inferior de cilindros do que poderia.”

aeroin.net/entenda-porque-fab-nao-utiliza-avioes-para-levar-oxigenio-amazonas/

Flanker

Isso é para o oxigênio líquido. Para os cilindros normais, não.

CESAR ANTONIO FERREIRA

O oxigênio na forma liquida permite o transporte em volumes muito maiores, amigo Flanker.
É lógico que o desespero não se importa com peculiaridades…

Abs.

CESAR ANTONIO FERREIRA

o KC-390 transportou, hoje, cilindros com oxigênio líquido envasado em alta pressão. Portanto, dispõe além dos C-130H citados, a válvula de alívio.

Tomcat4,2

Fonte, Estadão/Terra !!! Ninguém mais fala do secretário da saúde do Amazonas preso no meio do ano passado por “suspeita” de fraude na compra de respiradores a 138% mais caro que o valor praticado no país e que o governador tbm é investigado, fora as medidas tomadas lá e o problema antigo da falta de estrutura. Vale lembrar que a turma petista segurou o dindin do projeto do KC-390 e o mesmo só saiu pois a Embraer colocou dinheiro dela e segurou a onda até o governo pagar e isso ,claro, impactou o cronograma assim como o de outros tantos… Read more »

CESAR ANTONIO FERREIRA

È culpa do PT os 25% de disponibilidade em rampa dos C-130?
O PT deixou a gestão federal em 2016, estamos em 2021…

Vou ser claro: não tenho lembrança de você ter redigido alguma matéria, comentário que seja, que fosse informativo ou relevante, caríssimo Tomcat.
Nunca vi! Nem em fóruns, nem nos grupos.

Caro comentarista Tomcat, não é por nada, mas você adora discutir política e verbalizar preconceito de origem de material. Tudo bem, creio todos nós gostamos disso e temos as nossas paixões….
Todavia, você não presta atenção no que fala.

Tomcat4,2

Tire a lente vermelha de seus olhos que vc verá melhor meu caro. A propósito, sua memória deve estar beeeem ruim,mas muito ruim meeeesmo pois aqui na trilogia é onde mais debato sobre os temas propostos e já compartilhei muita coisa tbm, além de não ter predileção por material vindo de A ou B ,mas vc está certo em agir como agiu comigo e outros tantos,comigo demorou até demais pra acontecer.hauhauhauhauhau!!!

A velha e conhecida tática do;
Chame os do que vc é e acuse-os do que vc faz !!!”

CESAR ANTONIO FERREIRA

Vou repetir para você entender, caro Tomcat que nunca contribuiu com alguma coisa que seja, que não fosse verve ideológica:
O PeeeTeee saiu da governança em 2016… Estamos em 2021.
Está difícil ou se faz necessário um desenho?

Bruno

César foi você que em seu comentário veio discutir política, aliás você e o Antônio Kings fazem todos os comentários com viés político e ideológico, eu vejo seus comentários faz mais de 4 anos. Por falar nisso você estava sumido e agora vem ao site novamente trazer seus belos comentários políticos e tendenciosos sobre os equipamentos dos países de sua preferencia. É uma pena que este site aceite pessoas como vocês que vivem de fazer propaganda de nações governadas por tiranos que ocupam o cargo maior da nação em eleição antidemocrática.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Bruno… Quem discutiu aqui a disponibilidade em rampa dos C-130H da FAB? Quem estranhou a cifra de apenas 12 aeronaves C-130H na FAB? É uma pena que você, que não sei quem é, venha me repreender quando os meus comentários partiram da noticia postada. Se deram em função dela. Estou nessa seara há mais de 25 anos! Participei de fóruns, brasileiros e estrangeiros, bem como produzi conteúdo. Entendeu, agora? Posso fazer um desenho para você, caso seja necessário… Fica assim: o meu comentário se deu em função da noticia postada, como é o correto de se fazer nas colunas de… Read more »

Bruno

Como os seus comentários sempre tendem a criticar as mesmas partes, pessoas, países, autoridades e etc, são tendenciosos sim e de cunho ideológico também e você sabe disso, tem em seu subconsciente o que está fazendo e a carapuça coube certinho pelo que estou vendo em seus argumentos. O que você diz que é, e o que faz não lhe traz mérito algum, especialmente se não posta qualquer argumento em uma discussão de forma ISENTA.

FERNANDO

Estou cansado.
Acho que depois de tanta notícia ruím.
Chega!!!!