Missões das aeronaves C-99 têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem previsão de iniciar, nesta sexta-feira (15), o transporte de pacientes, acompanhados de equipes de saúde, de Manaus (AM) para outros estados do País. Duas aeronaves C-99 do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, acionadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), cumprem as missões que têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense.

O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde.

O planejamento é de que partirão voos de Manaus (AM) com destino a São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Goiânia (GO), transportando pacientes e profissionais de saúde.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e 7 dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

A FAB tem atuado na Operação COVID-19, realizando missões de transporte em todo o território nacional, as quais foram intensificadas recentemente.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Billy

Pra onde?? São Luis, Teresina, Natal?? Verdadeiros pólos medicos-cientificos… Kkk se real a tal “variante amazónica”, vão espalhar virus e a incompetência e corrupção do governador do AM e prefeito de Manaus via aérea!

José de Souza

Estão transportanto do paciente com menor gravidade, e sem Covid, justamente para poder desafogar para centros com menor capacidade. É sempre melhor antes de postar com o fígado dar uma pesquisada antes.

Fábio CDC

O Senhor falou uma grande besteira. Eu sou de Natal, RN.
.
Saiba que os pacientes que aqui chegarão são de baixa ou média complexidade, tratáveis em enfermarias. Logo após sua recuperação, que será breve, regressarão a Manaus. Aqui, em Natal, ficarão em leitos de enfermarias de 1 Hospital Universitário Federal.
.
E para isso, para manter esses nossos irmãos do norte em enfermarias, não precisam enviá-los a, como disse o Senhor jocosamente, “Polos Médicos-Científicos”. O que temos sobrando aqui já será mais que suficiente.

Antonio Cícero

Billy, cala a boca

M65

O Prefeito atual só têm 17 dias, cobre do anterior. Veja na web : Operação Boca Raton, Valeiko, enteada do prefeito de Manaus, primeira dama de Manaus,.

Cristiano GR

Bem no começo haviam montado hospitais de campanha em várias cidades e foram desmontados, agora que o Amazonas passa por esse problema não há hospitais de campanha? E por que, em vez de levarem pacientes para outras capitais, não levam os hospitais de campanha com toda a estrutura para lá? Mesmo que seja uma operação que pareça mais cara num primeiro momento, a curto prazo já se mostra bem melhor que ficar transportando pacientes contaminados p outros lugares e expondo ao risco profissionais da FAB e agentes de saúde, além de se tornar mais econômico diminuindo o número de voôs,… Read more »

Anthony

Uai……. Culpa do “grande governo” do amazonas….

Matheus Mascarenhas

O governador do Amazonas ainda em novembro declarou que em janeiro o sistema de saude de Manaus ia colapsar. Sabe quando ele deu a ordem pra preparar um “hosital de campanha” em Manaus? Semana passada. Sabe quanto vai durar esse oxigenio enviado para Manaus, que tão fazendo toda uma midia em cima, se durar uma semana é sorte. Tão levando infectados de uma capital pra outra, tão transferindo o problema de um lugar pro outro, tudo desculpa pros governos poderem roubar mais. A FAB não consegue nem manter 12 C130 voando, como que ela vai manter essa operação? O povo… Read more »

M65

O Prefeito atual só têm dezessete dias. Cobrar do anterior que ficou 8 anos seguidos. E já tinha um mandato anterior na década de 90.

Rinaldo Nery

O C-130 está em phase out. Sabe o que é isso?

M65

A BR 319 Manaus – Porto Velho (criada e asfaltada nos anos 70) está intransitável há pelo menos 23 anos e seria uma alternativa viável.
Mas têm um impasse ambiental e judiciário (e outros interesses) que impede até a manutenção do piso de terra e pontes de madeira pelo DNIT no trecho do “meio” que tem uns 500 km.

M65

Manaus não tem ligação terrestre com o Centro Oeste e Pará. Somente com Roraima via BR 174.
Por isto a idéia de trazer Oxigênio da fábrica da White Martins na Venezuela. Mas parece que desistiram e a balsa da WM, vinda de Belém, após 5/6 dias de viagem chegou na capital do AM.
A BR 319 Manaus – Porto Velho, que já foi asfaltada, agora é de terra e só transitável para motos, veículos 4×4, caminhões e ônibus leves e somente no período com menos chuvas.