FC-31/J-31

Caça J-20A com motores WS-10C

Novas imagens divulgadas nos fóruns chineses mostram o caça J-20A com novos motores WS-10C e o caça J-31/FC-31 visto em novo ângulo.

Forma divulgadas também imagens de detalhes do novo avião AEW&C chinês KJ-600, que voou em agosto de 2020, para uso no futuro porta-aviões Type 003.

Foto mais recente do caça J-31/FC-31. Nas images abaixo, a possível configuração da versão naval com asas dobráveis que deve voar esse ano

Detalhes do novo avião embarcado KJ-600 de alerta aéreo antecipado para a Marinha Chinesa. Nas imagens abaixo detalhes do avião em voo

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Impressionante.
E esse avião, esteticamente, ficou muito bom.

Em tempo. Por falar em motores, os russos estão lançando um novo motor para caças que será o mais potente do Mundo, chamado Saturn 30.
Vão equipar o Su-57.

Paulo Siqueira

Sim,e vão ultrapassar até a estratosfera depois de serem atingidos por um meteor,é claro!

João Vitor

Pensei que os motores ws 15 já estivessem prontos…

Matheus S

Ainda não. Está em processo de desenvolvimento e poderá terminar ainda esse ano com a produção em massa acontecendo a partir de 2025. Os motores WS-15 equiparão o J-20 na sua versão “B”.

João Vitor

Entendi, valeu a informação!

Agressor's

Aceita que dói menos Chicago Boys. Ave China!

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Paulo Siqueira

Ave corona China!

PACRF

Ave corona Brasil! Até a conhecida e reconhecida capacidade do Brasil de produzir vacinas e imunizar sua população virou “mito”.

Agressor's

Aveee, Fênix!

Andre

A China avança rapidamente e já tomou o posto de segunda super potência da Russia. Já tem uma marinha maior e mais capaz que a marinha russa e caminha rapidamente para ter uma força aérea maior, pois já passou tecnologicamente a Russia, afinal, além dos EUA, é o único país do mundo a colocar um avião de 5 geração em operação

Parabéns para a China!

Marcos Cooper

êêê complexo de “vila-lata” hein agressor…. meodeos!

Marcelo Andrade

É, podem falar tudo mas os caras não estão de bobeira não!!

Agressor's

Nada mais fere um orgulhoso do que o orgulho alheio. O falatório continua. E a vida também!

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Paulo Siqueira

Verdade!Usaram de todos os artifícios possíveis para conseguirem chegar aonde chegaram!Inclusive os biológicos!

Antoniokings

De onde saiu esse ‘mimizento’?

Nilton L Junior

É um daqueles que tomar vacina faz mal, que o vírus foi feito em laboratório e o remédio contra o covid é cloroquina e vive no século 19, coisas do novo normal, já os Chineses seguem consolidando sua liderança, a carruagem passa e os cachorros ladram.

Luciano do Prado

E qual potência na história da humanidade não utilizou artifícios desagradáveis para conseguir chegar onde queriam?

PACRF

E vão continuar a se expandir, pois a única alternativa que sobrou para os EUA e seus aliados é a realização de manobras militares no Mar da China, com o objetivo de tentar estrangular a economia chinesa.

Leandro Costa

J31 Laptor! 😛

Saldanha da Gama

Essa foi ótima

Agressor's

O J-31 é um caça de médio porte, diferente do F-22. Ele foi desenvolvido para se contrapor ao F-35. É da mesma categoria que desse caça estadunidense, com a diferença que só um destes dois projetos que acabou se consolidando como um grande abacaxi!

Paulo

Será que foi por isto que o ‘abacaxi’ foi comprado por 10 países (fora o produtor) até o momento?

E o projeto de ‘sucesso’ só pelo país produtor, até o presente?

Guga

Os 10 países que você diz são financiadores do projeto, como a Turquia, o qual os States proibiram a entrega do avião a eles. Cada um destes 10 países fabricam peças para o F-35. Se você buscar alguns artigos apresentados aqui no Poder Aéreo, poderá ver quantos problemas o avião apresentou, sendo uma delas uma falha catastrófica: a falta de oxigênio na máscara em altos G, criando vertigens nos pilotos. Eles tiveram que aterrar todas as unidades para sanar o problema. Agora, que iria entrar em cadência de produção em série, não mais em cadência de projeto, não pode ocorrer… Read more »

Leandro Costa

Eu faço piada, e querem discutir… ok. Primeiro, o F-35 se consolidou como controverso, e não como abacaxi. Até ele atingir capacidade operacional total vai ser um longo caminho por ser uma arma bastante complexa. Normal. Vida que segue. O que é anormal no programa F-35 foi seu custo de desenvolvimento. E aposto que, por causa disso, muita coisa foi ‘aprendida’ sobre todo esse processo, inclusive de financiamento. A outra coisa são as capacidades dos J-20 e J-31. Não se sabe. A China não divulga muita coisa, né? O que mais existe de informações sobre essas aeronaves são especulações de… Read more »

Agressor's

Primeiro que o número de pedidos desse abacaxi foi menor que o propagado. O número de encomendas acabou muito menor que o esperado. E o fato de alguns terem sido entregues não significa que estejam operacionais e sem problemas/erros de projeto para resolverem.

Agressor's

“Leandro Costa

Eu faço piada, e querem discutir… ok. Primeiro, o F-35 se consolidou como controverso, e não como abacaxi”

Usar de expressões e frases de efeito para tentar amenizar ou diminuir a repercussão negativa que se resultou deste programa não mudará o fato de que foi um fracasso, tanto de projeto como de exportação!

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Leandro Costa

Difícil ainda dizer se foi um fracasso ou não. Afinal de contas nem entraram em FOC ainda. Mas por enquanto está parecendo que está sendo bem sucedido.

Rui chapéu

Eu boto mais fé nesse j-31 do que no j-20…

Deve ser o sussurro do Marcel Dassault na minha cabeça…

Flavio

Os militares chineses não, tanto que ja tem mais de 50 j-20 produzidos enquanto o J-31 é um protótipo. O j-20 tem um alcance maior e acomoda um radar mais potente, além de ter uma carga útil maior.

Karl Bonfim

Laptor?!
kla kla kla kla kla !!!!

Last edited 3 anos atrás by Karl Bonfim
Carlos Campos

Se a situação continuar ruim com nossos fornecedores clássicos de armas, eu não ficaria triste de depois do Gripen viesse um J20 ou J31 para cá.

filipe

Os Chineses e Russos ainda estão dando os primeiros passos na 5ªGeração, o Ocidente já vai na 6ªGeração… F-35 + F-22 já estão operacionais e em produção de larga escala, projectos de 6ª Geração já estão ganhando forma (Tempest do Reino Unido + FCAS da França + F/A-XX da US Navy + FX da USAF), logo o caminho dos Chineses ainda será longo.

Matheus S

A China já iniciou o pré-estudo dos requisitos para caças de 6ª geração. De 8 modelos que foram apresentados, 4 modelos foram aceitos para avaliar os conceitos e desenvolver os primeiros protótipos, todo o trabalho ficará a cargo do “Institute 611” sob a Chengdu. A China planeja construir os caças de 5ª geração até 2035, o que significa que a 6ª geração pode vir até mesmo antes de 2035, tempo suficiente de desenvolver ao mesmo tempo que os demais países, pois alguns países ainda vão começar a produzir o caça apenas em 2040, a China não ficará para trás nessa… Read more »

Paulo

Pré-estudo até a Somália pode fazer.

E apresentar maquetes chamando-o de sexta geração até o Irã faz.

Produzir em larga escala e tornar o avião plenamente operacional é completamente diferente.

A não ser, é claro, que você suponha que quando sequer os projetos de quinta geração estavam prontos, a China e a Rússia já ‘trabalhavam’ no de sexta.

Matheus S

Senhor, dai-me paciência. “Produzir em larga escala e tornar o avião plenamente operacional é completamente diferente.” “A China planeja construir os caças de 5ª geração até 2035, o que significa que a 6ª geração pode vir até mesmo antes de 2035, tempo suficiente de desenvolver ao mesmo tempo que os demais países, pois alguns países ainda vão começar a produzir o caça apenas em 2040, a China não ficará para trás nessa corrida global em direção aos caças de 6ª geração.” “A não ser, é claro, que você suponha que quando sequer os projetos de quinta geração estavam prontos, a… Read more »

Andre

Os Chineses estão dando os primeiros passos, os russos, talvez darão neste ano.

Jodreski

EU sou cético em relação ao caça europeu ser de 6ª geração, agora quer dizer que os mesmos estão tão avançados que estão pulando gerações? Qual caça europeu de 5ª geração foi desenvolvido, fabricado e posto em operação? Ai do nada…. eles vem com um caça de 6ª geração? Me perdoem os amigos mas essa balela ai eu não engoli não! Dizer que os caça deles é um caça de 5ª geração melhorado, aí ok! Mas de sexta geração não é nem a pau Juvenal! Essa nomenclatura europeia é pura jogada de marketing.

Agressor's

Graças a espionagem, principalmente a cibernética, eles conseguiram pular etapas em diversas coisas.

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Leandro Costa

Jodreski, então pela sua lógica, se o Brasil fosse fabricar um caça hoje, ele teria que ser de ‘primeira geração?’

Não faz sentido isso. Existe um apanhado de tecnologias que fazem parte de um projeto. Se você já domina essas tecnologias ou se pelo menos tem um ponto de partida para seu desenvolvimento, então é uma questão de investir grana e gente capacitada no projeto. Pode demorar mais ou menos tempo, mas eventualmente vai sair do papel.

ADAIR HAMES

Os europeus até podem construir um caça de 6ª geração, mas ainda não possuem um caça de 5ª nem no papel. Se estiver errado que provem.

Franklin Apaza

O J-31 tá lindo! Nota-se que melhorou ainda mais sua furtividade.

Só falta os motores.. ??

João Vitor

Teria de se saber sobre os sistemas também, será que usarão os de quarta geração ou terão mudança significativas.

Defensor da liberdade

Se a Índia não correr para o Su-57 vai acabar em desvantagem contra o Paquistão, pois é só uma questão de tempo para o J-31 estar nas fileiras paquistanesas.

Jodreski

Ou vão de F-35! Ainda existe essa possibilidade! Mas se eles querem participar do desenvolvimento ai complicou… a janela do F-35 passou faz tempo (há décadas) e do caça Russo tb, pouco os Indianos somariam ao desenvolvimento do Su-57 e não ser financeiramente.

JuggerBR

Quando temos notícias de recordes de exportação brasileira de commodities pra China, uma fração disto está indo pros navios, aviões e alimentação da tropa chinesa.
Seria esta uma boa notícia?

Nilton L Junior

Curiosidade em saber porque a foto do trem de pouso esta desfocada.

Leandro Costa

Porque é zoom digital em cima da foto digital original que provavelmente fotografou à longa distância.

Nilton L Junior

Bem bem, teremos que esperar para ver no próximo show aéreo Chinês para ver melhor.

Leandro Costa

Acredito que sim.

Denis

Impressionante como o tempo é o senhor da razão. Há dois anos a maioria dos comentaristas não respeitava a capacidade de desenvolvimento dos chineses.

Last edited 3 anos atrás by Denis
Mgtow

Que venham mais novidades. Parabens aos chineses!