A HENSOLDT fornece uma câmera Z: NightOwl M de alto alcance, bem como três radares Spexer 2000 3D com excelentes recursos de detecção para proteger as bases de operações avançadas das Forças Armadas Alemãs contra drones. Foto: HENSOLDT

Nos últimos anos, a venda de drones cresceu muito no mundo. Esses objetos voadores, cada vez mais comuns em áreas públicas, colocam em risco a segurança de civis e das forças armadas. Há muitos exemplos que vimos de aeroportos na Inglaterra, França, Colômbia e Brasil (apenas para citar alguns países), que tiveram suas operações interrompidas por várias horas.

Devido ao exposto, as autoridades europeias, norte-americanas e brasileiras têm trabalhado arduamente em normas e regulamentos. Ao mesmo tempo, eles também têm se preocupado em fortalecer o cuidado com os céus para controlar a invasão de dornes em áreas restritas.

No Brasil, por exemplo a empresa alemã HENSOLDT recebeu um pedido para dois sistemas avançados de defesa antidrone Xpeller. O volume de encomendas ultrapassa os 5 milhões de reais.

Este é o primeiro pedido resultante de um acordo-quadro com o cliente brasileiro. O contrato foi precedido por testes ao vivo após o primeiro simpósio de defesa de drones, durante o qual a HENSOLDT demonstrou as capacidades do sistema Xpeller modular com uma equipe multidisciplinar da Europa, África do Sul e América Latina.

“Causamos uma boa impressão em termos de velocidade de instalação e configuração do sistema, desempenho de detecção e proteção contra drones intrusos”, disse Luis Guerén, Diretor Regional de Marketing para a América Latina.

As variantes do Xpeller agora adquiridas consistem em uma combinação otimizada para o cliente de tecnologia de sensor EO/IR, radar, detecção de RF, bem como bloqueio como uma contramedida para defesa contra drones intrusos.

Já na Alemanha, o sistema Xpeller (com o radar Spexer 2000) é usado como parte dos sistemas de defesa antidrones para proteger as chamadas bases operacionais avançadas das Forças Armadas Alemãs em suas áreas operacionais.

Sistemas GUARDION baseados em contêineres para detecção antecipada e defesa eficaz contra drones para proteção de áreas de implantação e missão das Forças Armadas Alemãs

A HENSOLDT forneceu três radares Spexer2000 3D e uma câmera Z: NightOwl M como pacotes do módulo Xpeller como parte do sistema de defesa geral GUARDION da ESG Elektroniksystem-und Logistik-GmbH e seus parceiros com um total de cinco sistemas de proteção antidrone para proteger as chamadas bases operacionais avançadas das Forças Armadas.

O radar Spexer2000 3D é caracterizado por excelentes recursos de detecção. A câmera Z: NightOwl M foi desenvolvida especialmente para vigilancia de grandes distâncias permitindo a identificar drones de pequenos ou grandes tamanhos.

O sistema Xpeller

O Xpeller é capaz de proteger áreas sensíveis contra intrusões ilícitas de grandes e pequenos drones, que vão desde edifícios individuais, grandes eventos até aeroportos e campos militares.

Este sistema permite usar diferentes tipos de radares e sensores óticos dependendo do tipo de área a proteger. Tambem é possivel adicionar RF e outros sensores para detectar e identificar o drone e avaliar seu potencial de ameaça em distâncias de algumas centenas de metros a vários quilômetros.

Assim que a ameaça for identificada, um jammer interrompe o link entre o drone e o piloto e/ou sua navegação. Com base em uma extensa biblioteca de ameaças e análise em tempo real dos sinais de controle, um jammer interrompe o link entre o drone e o piloto e/ou sua navegação.

A abordagem Hensoldt - sob medida
A abordagem Hensoldt – sob medida

Além disso, o localizador de direção rastreia a posição do piloto que posteriormente pode ser preso. Devido à tecnologia Smart Responsive Jamming desenvolvida pela HENSOLDT Sensors, os sinais de interferência bloqueiam apenas as frequências relevantes usadas para operar o drone, enquanto outras frequências nas proximidades permanecem operacionais.

Como a tecnologia de interferência contém recursos versáteis de recepção e transmissão, medidas mais sofisticadas, como classificação de controle remoto e falsificação de GPS, também podem ser utilizadas. Isso permite um bloqueio eficaz e específico e também uma tomada controlada do UAV.

O conceito de sistema modular “Xpeller” depende da seleção de dispositivos individuais da família de produtos, dependendo dos requisitos do cliente e das condições locais.

O Xpeller já foi amplamente testado nas próprias instalações da HENSOLDT e durante várias apresentações para clientes na Europa (Alemanha, França e Suíça), como também na Ásia e América Latina. O sistema operacional está disponível no mercado.

Aumento das capacidades do sistema com o radar Spexer 2000 3D

“O Spexer 2000 é baseado na mais recente tecnologia AESA, com varredura eletrônica de feixes. Isso significa que vários modos de operação ou missões de radar são possíveis ao mesmo tempo, aumentando drasticamente os recursos de detecção de radar. Como resultado, um radar Spexer pode substituir vários sistemas de radar convencionais” – Luis Gueren, Diretor de Marketing da Hensoldt para a América Latina.

Sendo uma família de radares de vigilância no solo, o Spexer 2000 inclui vários sistemas de radar otimizados para missões de vigilância específicas, como vigilância de fronteiras, infraestrutura, perímetro ou costeira. A versão militar original do radar foi desenvolvida para o Exército Alemão.

A HENSOLDT fornece uma câmera Z: NightOwl M de grande alcance, bem como três radares Spexer 2000 3D com excelentes recursos de detecção para proteger as bases de operações avançadas das Forças Armadas Alemãs contra drones. Foto: HENSOLDT

Devido à unidade de banda X com alta resolução e velocidade Doppler o Spexer 2000 é capaz de detectar, rastrear e classificar objetos muito pequenos e em movimento, além de objetos rápidos. Da mesma forma também é capaz de detectar aeronaves que voam a baixa altura.

Até agora, mais de 150 sistemas de radar Spexer foram implementados ou estão sob contrato em todo o mundo. Eles provaram seu valor em mais de 1,7 milhão de horas de operação quando usados, por exemplo, para vigilância de fronteiras e costeiras, para proteção de infraestrutura crítica ou para vigilância militar no campo de batalha.

“Como o radar é de varredura eletrônica, ele cobre um setor de 120 graus sem se mover, mas pode girar fisicamente 360 graus em sua montagem para maior cobertura. Uma câmera pode ser montada em cima do radar para identificar objetos suspeitos” – Luis Gueren

O radar é portátil por duas pessoas (e pode ser montado em 20 minutos), permitindo também instalações temporárias em um tripé. Não são necessários armários e abrigos, pois o radar é à prova de intempéries e pode suportar a submersão em 1 metro de água.

Opcionalmente, pode ser equipado com um radome com ar condicionado para proteger contra condições climáticas extremas (por exemplo, temperaturas extremas, radiação solar ou tempestades de areia).

DIVULGAÇÃO: Hensoldt

A Hensoldt tem uma grande história
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Denis Peres

Isso seria muito útil para Armênia!