TAIPEI — A Força Aérea de Taiwan aterrou sua frota de F-16 depois de perder um avião em uma missão de treinamento, disse o presidente Tsai Ing-wen na quarta-feira, a segunda perda de um caça a jato em menos de um mês, em um momento de aumento das missões para interceptar aeronaves chinesas.

Embora a Força Aérea de Taiwan seja bem treinada e bem equipada, principalmente com equipamentos feitos nos EUA, ela é ofuscada pela China. Pequim reivindica a ilha democrática como sua e nunca renunciou ao uso da força para colocá-la sob controle chinês.

No mês passado, o ministro da defesa de Taiwan disse que quase US$ 900 milhões foram gastos este ano para acionar caças da Força Aérea contra as incursões chinesas, descrevendo a pressão que estão enfrentando como “grande”.

No final da terça-feira, a Força Aérea de Taiwan disse que um F-16 fabricado nos EUA desapareceu logo após decolar da base aérea de Hualien, na costa leste, em uma missão de treinamento de rotina.

Isso se seguiu à queda de um F-5 – um jato que entrou em serviço pela primeira vez em Taiwan na década de 1970 – no final de outubro. Falando a repórteres, Tsai disse que a Força Aérea já havia mantido a frota de F-16 no chão para verificações.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Bronca, além dos F16 e F5 quais outros caças Taiwan possui?

M.@.K

De cabeça, sem consultar google: Mirrage 2000 e um outro nativo deles que não me lembro no nome FC alguma coisa

Eduardo Lima

AIDC F-CK-1 Ching-kuo, um caça nacianal desse tem em media uns 100

M.@.K

isso ai.. sabia que tinha FC no nome, obrigado.

Mauro J F

comment image

JORGE PETROLA FERREIRA

F-5
Mirrage – 2000
F-1 deles aeronave semelhante a um F-16
F-16

Total de mais de 200 anv de caça.

Flanker

O F-CK-1, aeronave produzida em Taiwan, não é parecida com o F-16. Bem semelhante ao F-16 é O Mitsubishi F-2 do Japão.

Flanker

F-CK-1 – Taiwan

Flanker

Mitsubishi F-2 – Japão

Conan

Vamos de Gripen? Pensando bem acho que os EUA não vão gostar, muito menos a China.

João Fernando

Cumé que é, assusta mas não mete medo?

nonato

Será sabotagem chinesa?
Hackers?

Peter nine nine

Até que algo do género me passou pela cabeça.

Mas é também probavel que possa ser resultado do stress operacional

Fabio Araujo

Também pensei, mas eles devem ser muito preparados contra isso, já que o risco é imenso, tal qual a Coreia do Sul em relação à Coreia do Norte!

Leandro Costa

Como hackers invadiriam um sistema contido? Estilo stuxnet? Os estragos seriam generalizados e mais fáceis de localizar. Datalink de comunicações entre as aeronaves muito provavelmente não dá qualquer tipo de acesso remoto aos controles de vôo ou instrumentos.

Ou seja… os F-16 não estão conectados na internet não, tá?

Kemen

Caro colega não acredito em sabotagem dos chineses, mas não seja por isso, hackers entram até em redes privadas, depois qual a diferença fisica ou de linguagem entre um chines de Taiwan ou da China Continental?

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Leandro Costa

O problema não é exatamente uma questão de linguagem falada, mas sim de linguagem de programação hehehe. Mas mesmo assim é relativamente simples quando se tem um time grande de hackers com acesso infinito à tecnologia. Porém, redes privadas que tenham acesso à internet de alguma forma, que sejam accessíveis à internet podem ser sempre acessadas, legal ou ilegalmente. Já uma rede físicamente separada da internet, a coisa fica um pouco mais difícil porque não há meios de se acessar essa rede. Eu citei o stuxnet porque existem meios de se tentar modificar programas/sistemas exatamente como o stuxnet fez com… Read more »

Kemen

Hackers sabotando o Fly By Wire. KKKKKK

Luiz Trindade

Rapaz… Vai parecer teoria da conspiração mas tem de ver se a China comunista não descobriu uma maneira de interferir no funcionamento desses caças e e neutralizar isso e rápido viu?!?

Teropode

Será que a Rússia venderia S400 prá eles ? Com S400 eles não precisam enviarr seus caças para a ADIS , basta iluminar os intrusos , sai bem mais barato , isso se a Rússia não ficar intimidada pela xhina .

Andre

o único sistema de defesa que eles podem usar para não serem invadidos é o apoio dos EUA. Seria um grande tiro no pé comprar o S400 e correr o risco de perder esse apoio.

JORGE PETROLA FERREIRA

Mais fácil ficar com o patriot.

Kemen

Eles tem o Patriot-2, um sistema de defesa Skyguard, Sky Bow e outros.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Kemen

O F-CK-1 foi desenvolvido por Taiwan após a recusa de venda de F-16 pelos E.U.A.N. na época, pelo interesse das industrias norte americanas em entrar na China Continental e seu enorme mercado.__ Não se pode confiar em nenhum aliado, outro detalhe que que justifica o desenvolvimento da industria militar nos paises que ainda tem dúvida sobre essa importancia.__ O mais estranho é que esse caça usou alguns componentes norte americanos…

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Flanker

Agora, 10:27 so dia 19/11/20, tem 24 comentários. Todos, repito, todos tem 1 negativação, exceto 2, que tem mais. Mas, 22 tem 1 negativação. Claramente, tem um descerebrado que entra em todos os tópicos e dá um negativo para cada comentário. Gostaria de saber qual é a doença ou tara que leva um sujeito a fazer isso….não que me importe, por mim pode me negativar, mas gostaria de saber….por curiosidade mesmo….

JuggerBR

Vai que o cara acha que o dedão pra baixo é positivo…
O que não falta nesse mundo é gente doida…