Home Aviação de Caça Imagens da FAB do primeiro voo do F-39E Gripen sobre o Brasil

Imagens da FAB do primeiro voo do F-39E Gripen sobre o Brasil

4421
35

A Força Aérea Brasileira divulgou novas imagens do primeiro voo do caça F-39E Gripen no espaço aéreo brasileiro. Nas imagens, o avião é acompanhado por dois caças F-5M a caminho das instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

Subscribe
Notify of
guest
35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hugo Vigneron
Hugo Vigneron
2 meses atrás

Belas fotos, com um céu lindo desses Acho que o piloto sueco deve ter babado na viagem.

FFerreira
FFerreira
Reply to  Hugo Vigneron
2 meses atrás

Haaa sim, com certeza!

Daniel
Daniel
Reply to  Hugo Vigneron
2 meses atrás

Aposto que a gente baba mais quando vamos para lá.
Ahhhhh as suecas!!!

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
Reply to  Hugo Vigneron
2 meses atrás

A FAB já tem pilotos qualificados no Gripen…

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
2 meses atrás

Não me canso de ficar arrepiado!!! Rezo para que aproveitem o Tot gasto, façam mais 1 lote e depois desenvolvam o 5a geração “HARPIA”

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Saldanha da Gama
2 meses atrás

Essa é a ideia, mas sempre pensei que faríamos isso com a SAAB. Mas eles já estão no programa tempest, logo teremos que tomar uma decisão muito importante, porque se ficar parado, todo esse tot será perdido, a tecnologia evolui muito rápido. Abraço.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  OSEIAS
2 meses atrás

É exatamente isso que vai acontecer. Melhor ir tirando cavalinho da chuva pra não se decepcionar no futuro. A FAB vai voltar a operar uma aeronave no estado da arte só depois de 40 anos. O Gripen será o caça da FAB pelos próximos 40 anos. Não dá pra imaginar de onde tiraríamos dinheiro pra desenvolver um caça de 5 ou 6 geração.

RenanZ
RenanZ
2 meses atrás

Espetacular!

Marcos Rêgo
Marcos Rêgo
2 meses atrás

Muito, muito, muito, muito bonito!

Queira ver a repercussão desses fatos na imprensa especializada sul-americana.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Marcos Rêgo
2 meses atrás

Veja o site argentino Zona Militar, é muito bom. Mas eles apenas replicam o que está aqui, e os comentários são poucos.

Pablo
Pablo
2 meses atrás

poe na tela mais “ibagens” por favor!!

Last edited 2 meses atrás by Pablo
Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
2 meses atrás

Meu caro, eu acho um 2o lote imprescindível e talvez um 3o seria o país da Alice, mas com o conhecimento adquirido, poderíamos e temos condições de desenvolver um de 5a geração ou até mais além no lugar do 3o lote, afinal foi para podermos desenvolver um caça BRASILEIRO e avançado, que gastamos $$$$ na transferência de tecnologia. Abraços

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Saldanha da Gama
2 meses atrás

Saldanha, eu discordo. O desenvolvimento de uma nova aeronave é algo que leva anos e anos, enquanto a contratação de um novo lote de aeronave já em linha de produção (que não impede que novos sistemas sejam incorporados para posteriormente sejam ‘retrofitados’ às aeronaves anteriores) é algo completamente diferente e bem mais fácil de se fazer. Realmente o número ideal seria acima de 100, mas no contexto econômico atual eu acho difícil que isso se realize. Resta torcer para que aconteça, justamente para dar maior escala de produção, ter a possibilidade de substituição de toda a frota de F-5’s e… Read more »

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  Saldanha da Gama
2 meses atrás

Penso como vc, que o que deve (ou irá) acontecer é desenvolver “direto” um de 5a geração, como o Projeto (ou esboço) FS2020.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  Cinturão de Orion
2 meses atrás

Vocês devem estar malucos… a Embraer levou 10 anos e gastou mais de 5 bilhões pra desenvolver um cargueiro pra FAB só comprar 28 e ainda assim ter problemas pra pagar… imagina se íamos desenvolver sozinhos uma aeronave de 5º geração…

Camargoer
Camargoer
Reply to  Jadson Cabral
2 meses atrás

Caro Jadson. Os EUA gastaram mais do que isso para fazer apenas vinte bombardeiros B2. Tudo depende do interesse estratégico no projeto.

Antônio de padua
Antônio de padua
2 meses atrás

É muito bonito e da um sentimento de orgulho ver a nossa soberania protegida por militares dentro destas máquinas maravilhosas.

Alem
Alem
2 meses atrás

Pergunta de quem só entende de avião de papel.. Tem ar condicionado nesse cockpit?

Hellen
Hellen
Reply to  Alem
2 meses atrás

Vc é um fanfarrão, pedi pra sair kkkkkk !!!!!!

fresney
fresney
Reply to  Hellen
2 meses atrás

Não tem!!! É ventilador de teto!!!!

Camargoer
Camargoer
Reply to  fresney
2 meses atrás

Olá Fresney. Tem ar condicionado sim. Si não pode ligar na subida ou na ultrapassagem porque tira potência do motor.

JT8D
JT8D
Reply to  Alem
2 meses atrás

Não tem ar condicionado. Quando dá calor o piloto abre uma janelinha parecida com o “quebra vento” do fusca. Só não pode fazer isso quando estiver supersônico

Last edited 2 meses atrás by JT8D
José Vital Silva
José Vital Silva
Reply to  JT8D
2 meses atrás

E acreditaram… kkkkkk

Pavan
Pavan
2 meses atrás

De arrepiar… Que venham mais unidades !!

Michel Moreira
Michel Moreira
2 meses atrás

Parabéns a FAB e ao Sgt Johnsson pelas lindas fotos!!!
Agora o segundo momento histórico será o vôo do Gripen F e o terceiro o disparo do Meteor em céus brasileiros.

Last edited 2 meses atrás by Michel Moreira
Djorkaef
Djorkaef
2 meses atrás

Um gripen contra todos os f5 em
Operacao no brasil…quem leva?

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  Djorkaef
2 meses atrás

Quem tiver mais motivado

Djorkaef
Djorkaef
Reply to  Jadson Cabral
2 meses atrás

Pela sua teoria, entao, bastaria contratar um coach motivacional pros nossos Pilotos e deixar eles com avioes da decada de 70….

Camargoer
Camargoer
Reply to  Jadson Cabral
2 meses atrás

Ou quem tiver mais fé….

Maurício.
Maurício.
2 meses atrás

Lindas imagens, não vejo a hora de ver o Gripen operacional aqui na BACO.

A C
A C
2 meses atrás

Gostaria de compartilhar com os colegas que ainda nao conhecem o video:

https://www.youtube.com/watch?v=iljVzauaIx0

Rodrigo Maçolla
2 meses atrás

Belas e históricas fotos, esta já virou fundo de tela
comment image

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
2 meses atrás

Perguntinha: POR QUÊ F-39E?
O Gripen é o 39o. modelo de caça operado pela FAB?
E pra termos a versão “e” dele, não deveríamos ter operado antes as versões “A”, “B”, “C e “D”?
Só pra saber…

Wagner
Wagner
2 meses atrás

Belíssima ave! Alguém sabe dizer se a FAB adotará para o Grippen o mesmo padrão de pintura cinza e verde?

Solskhaer
Solskhaer
1 mês atrás

Esse par hoje dia 21 de outubro com varias passagens sobre a Esplanada dos Ministérios. Me deliciei..