A Força Aérea Brasileira divulgou novas imagens do primeiro voo do caça F-39E Gripen no espaço aéreo brasileiro. Nas imagens, o avião é acompanhado por dois caças F-5M a caminho das instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hugo Vigneron

Belas fotos, com um céu lindo desses Acho que o piloto sueco deve ter babado na viagem.

FFerreira

Haaa sim, com certeza!

Daniel

Aposto que a gente baba mais quando vamos para lá.
Ahhhhh as suecas!!!

Antonio Renato Cançado

A FAB já tem pilotos qualificados no Gripen…

Saldanha da Gama

Não me canso de ficar arrepiado!!! Rezo para que aproveitem o Tot gasto, façam mais 1 lote e depois desenvolvam o 5a geração “HARPIA”

OSEIAS

Essa é a ideia, mas sempre pensei que faríamos isso com a SAAB. Mas eles já estão no programa tempest, logo teremos que tomar uma decisão muito importante, porque se ficar parado, todo esse tot será perdido, a tecnologia evolui muito rápido. Abraço.

Jadson Cabral

É exatamente isso que vai acontecer. Melhor ir tirando cavalinho da chuva pra não se decepcionar no futuro. A FAB vai voltar a operar uma aeronave no estado da arte só depois de 40 anos. O Gripen será o caça da FAB pelos próximos 40 anos. Não dá pra imaginar de onde tiraríamos dinheiro pra desenvolver um caça de 5 ou 6 geração.

RenanZ

Espetacular!

Marcos Rêgo

Muito, muito, muito, muito bonito!

Queira ver a repercussão desses fatos na imprensa especializada sul-americana.

OSEIAS

Veja o site argentino Zona Militar, é muito bom. Mas eles apenas replicam o que está aqui, e os comentários são poucos.

Pablo

poe na tela mais “ibagens” por favor!!

Last edited 3 anos atrás by Pablo
Saldanha da Gama

Meu caro, eu acho um 2o lote imprescindível e talvez um 3o seria o país da Alice, mas com o conhecimento adquirido, poderíamos e temos condições de desenvolver um de 5a geração ou até mais além no lugar do 3o lote, afinal foi para podermos desenvolver um caça BRASILEIRO e avançado, que gastamos $$$$ na transferência de tecnologia. Abraços

Leandro Costa

Saldanha, eu discordo. O desenvolvimento de uma nova aeronave é algo que leva anos e anos, enquanto a contratação de um novo lote de aeronave já em linha de produção (que não impede que novos sistemas sejam incorporados para posteriormente sejam ‘retrofitados’ às aeronaves anteriores) é algo completamente diferente e bem mais fácil de se fazer. Realmente o número ideal seria acima de 100, mas no contexto econômico atual eu acho difícil que isso se realize. Resta torcer para que aconteça, justamente para dar maior escala de produção, ter a possibilidade de substituição de toda a frota de F-5’s e… Read more »

Cinturão de Orion

Penso como vc, que o que deve (ou irá) acontecer é desenvolver “direto” um de 5a geração, como o Projeto (ou esboço) FS2020.

Jadson Cabral

Vocês devem estar malucos… a Embraer levou 10 anos e gastou mais de 5 bilhões pra desenvolver um cargueiro pra FAB só comprar 28 e ainda assim ter problemas pra pagar… imagina se íamos desenvolver sozinhos uma aeronave de 5º geração…

Camargoer

Caro Jadson. Os EUA gastaram mais do que isso para fazer apenas vinte bombardeiros B2. Tudo depende do interesse estratégico no projeto.

Antônio de padua

É muito bonito e da um sentimento de orgulho ver a nossa soberania protegida por militares dentro destas máquinas maravilhosas.

Alem

Pergunta de quem só entende de avião de papel.. Tem ar condicionado nesse cockpit?

Hellen

Vc é um fanfarrão, pedi pra sair kkkkkk !!!!!!

fresney

Não tem!!! É ventilador de teto!!!!

Camargoer

Olá Fresney. Tem ar condicionado sim. Si não pode ligar na subida ou na ultrapassagem porque tira potência do motor.

JT8D

Não tem ar condicionado. Quando dá calor o piloto abre uma janelinha parecida com o “quebra vento” do fusca. Só não pode fazer isso quando estiver supersônico

Last edited 3 anos atrás by JT8D
José Vital Silva

E acreditaram… kkkkkk

Pavan

De arrepiar… Que venham mais unidades !!

Michel Moreira

Parabéns a FAB e ao Sgt Johnsson pelas lindas fotos!!!
Agora o segundo momento histórico será o vôo do Gripen F e o terceiro o disparo do Meteor em céus brasileiros.

Last edited 3 anos atrás by Michel Moreira
Djorkaef

Um gripen contra todos os f5 em
Operacao no brasil…quem leva?

Jadson Cabral

Quem tiver mais motivado

Djorkaef

Pela sua teoria, entao, bastaria contratar um coach motivacional pros nossos Pilotos e deixar eles com avioes da decada de 70….

Camargoer

Ou quem tiver mais fé….

Maurício.

Lindas imagens, não vejo a hora de ver o Gripen operacional aqui na BACO.

A C

Gostaria de compartilhar com os colegas que ainda nao conhecem o video:

https://www.youtube.com/watch?v=iljVzauaIx0

Rodrigo Maçolla

Belas e históricas fotos, esta já virou fundo de tela
comment image

Antonio Renato Cançado

Perguntinha: POR QUÊ F-39E?
O Gripen é o 39o. modelo de caça operado pela FAB?
E pra termos a versão “e” dele, não deveríamos ter operado antes as versões “A”, “B”, “C e “D”?
Só pra saber…

Wagner

Belíssima ave! Alguém sabe dizer se a FAB adotará para o Grippen o mesmo padrão de pintura cinza e verde?

Solskhaer

Esse par hoje dia 21 de outubro com varias passagens sobre a Esplanada dos Ministérios. Me deliciei..