Home Asas Rotativas China revela o Z-8L, novo helicóptero de 15 toneladas

China revela o Z-8L, novo helicóptero de 15 toneladas

5384
65

O Exército de Libertação Popular da China (PLA) revelou seu mais recente tipo de helicóptero de transporte, o Z-8L, o primeiro da classe de 15 toneladas na China. O novo helicóptero é capaz de transportar um veículo de assalto todo-o-terreno e outro equipamento pesado. Espera-se que ele entre em serviço com tropas de assalto aéreo e desempenhe um papel importante em vários cenários, incluindo missões de assalto anfíbio, disseram especialistas na terça-feira.

Em sua primeira aparição pública oficial, um helicóptero Z-8L afiliado a uma unidade de voo de teste do PLA com base em Jiangxi passou recentemente por uma série de testes para carregar e içar um veículo de assalto todo terreno Bobcat para examinar a estabilidade e segurança do procedimento de transporte, relatou a revista Aerospace Knowledge de Pequim no fim de semana.

Desenvolvido na China e baseado no Z-8 original e sendo outra variante do Z-8 além do Z-8G, o Z-8L tem um corpo mais largo para que possa acomodar um veículo de assalto todo-o-terreno Bobcat dentro de sua cabine bem protegida, cujo tamanho é comparável à do helicóptero Mi-17 fabricado na Rússia, disse a reportagem da revista, observando que o Z-8L de tamanho maior é o primeiro helicóptero da classe de 15 toneladas do PLA.

Em comparação, o Z-8 original pertence à classe de 13 toneladas, e o outro novo helicóptero do PLA, o Z-20, pertence à classe de 10 toneladas.

O Z-8L tem uma fuselagem mais larga e mais baixa comparada à do Z-8G

Modelo da AVIC do Z-8L
Arte em 3D do Z-8L

Equipado com um novo tipo de dispositivo fotoelétrico e sistemas de autodefesa, incluindo receptor de alerta de radar e decoys infravermelhos, o Z-8L tem maior capacidade de sobrevivência, disse a revista.

O Z-8L será comissionado nas forças de assalto aéreo do PLA para melhorar o transporte abrangente das tropas e a capacidade geral de combate, disse a reportagem.

Além de operar em uma ampla variedade de terrenos, incluindo planícies, vales e planaltos, o Z-8L também pode participar de missões de assalto anfíbio cruzando o mar quando embarcado em navios anfíbios de desembarque e assalto, disse ao Global Times um especialista militar chinês que pediu para não ser identificado.

Vários Z-8Ls transportando veículos de assalto todo-o-terreno significam que as tropas de assalto vertical terão veículos para usar no momento em que estiverem com os pés no solo, o que lhes permitirá ganhar oportunidades táticas cruciais, disse o especialista.

O PLA tem dado grande importância aos helicópteros e táticas de assalto vertical em suas missões de desembarque anfíbio. Lançou dois navios de assalto anfíbio Type 075, também conhecidos como porta-helicópteros, desde 2019.

Além disso, vários tipos de helicópteros ligados ao 71º Grupo das Forças Terrestres do PLA praticaram recentemente decolagem e pouso, reabastecimento e reparo de emergência em um navio semissubmersível civil no Mar Amarelo, informou a China Central Television na semana passada.

O especialista naval Li Jie, baseado em Pequim, disse ao Global Times em uma entrevista anterior que os navios semissubmersíveis têm grandes conveses e podem servir como porta-helicópteros temporários, plataformas de pouso e centros de manutenção.

Em uma grande missão potencial em grandes ilhas ou recifes, eles podem ser desdobrados para se tornarem plataformas de retransmissão marítima para estender o raio de combate dos helicópteros, disse Li.

Z-8L (no alto) comparado ao Z-8G
Z-8G, Z-8L e Z-20
Comparação da largura da fuselagem do Z-8/18 original e do Z-8L
Veículo dentro do Z-8L
O Z-8G é mais alto
Z-8G
Z-8G
Z-8G
Z-8G
Família Z-8/SA321 que precedeu os Z-8G/L

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest
65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo
Fabio Araujo
3 meses atrás

Deram um “tapa” no projeto, esta diferente dos outros da família Z-8, ficou até mais bonito.

Gabriel BR
Gabriel BR
3 meses atrás

Esse helicóptero é muito bonito

Vitor Freitas
3 meses atrás

Ate não parece uma copia do AgustaWestland_EH101

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
Reply to  Vitor Freitas
3 meses atrás

É porquê é uma cópia do S-92…

Karl Bonfim
Karl Bonfim
3 meses atrás

Mais uma cópia chinesa, dessa vez uma mistura de Agusta Westland aw101 Merlin com Sikorsky S-92!

pangloss
pangloss
Reply to  Karl Bonfim
3 meses atrás

Eu lembrei do Super Frelon francês.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  pangloss
3 meses atrás

O modelo antigo parece!

gordo
gordo
Reply to  pangloss
3 meses atrás

Exatamente isso, o Super Frelon é fabricado na China como Z8 e agora ele ganha um upgrade agregando novas tecnologias a um bom projeto. As vezes me passa pela cabeça que as pessoas acreditam que copiar um helis ou caça é como copiar um CD ou fita k7 (devo estar ficando velho), isso é algo de uma ingenuidade ou maldade que não agrega absolutamente nada ao contexto. Seja lá como for essa maquina de copiar está fazendo um estrago a ponto de vermos manobras conjuntas no Oceano Pacifico dedicadas a China o que mostra a real dimensão do que é… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  gordo
3 meses atrás

Qual grande país nunca copiou nada ? Até para copiar se precisa de muito conhecimento e capacidade técnica. Para transformar em produto aquilo que é copiado.

Francisco Herês
Francisco Herês
Reply to  Antonio Palhares
3 meses atrás

Copiar é uma coisa, mas roubar não vejo nenhum mérito. A China tem departamentos estatais exclusivamente destinados a roubar planos dos outros países, são mestres em roubar. E com a ajuda das empresas que transferiram suas fábricas pra lá para aproveitar a mão de obra escrava, bingo, tá o resultado, bem feito para o ocidente.

Last edited 3 meses atrás by Francisco Herês
Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Francisco Herês
3 meses atrás

Concordo contigo.
Porém, o jogo ai é esse mesmo.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Francisco Herês
3 meses atrás

Do jeito que você fala até parece que os EUA ou qualquer outro país ocidental nunca roubou por meio de espionagem, projetos, técnologias e informações de outros países.

JDSSJúnior
JDSSJúnior
Reply to  gordo
3 meses atrás

Esse aspecto que você colocou é importante, engenharia reversa não é algo simples e a lógica dela e agregar conhecimento a partir de modelos constituídos. Isso permite na fase posterior aperfeiçoar o modelo “copiado” e depois produzir as derivações “originais”. Essa é uma política industrial, acadêmica, científica e de defesa. É um agregado que oferece resultados. China trilha o mesmo caminho que Japão e Coreia trilharam, esses dois num contexto diferente onde se adquiriam as licenças para a produção…

Francisco Herês
Francisco Herês
Reply to  JDSSJúnior
3 meses atrás

Quem faz engenharia reversa tem de estar no mesmo nível, não se consegue obter nada de tecnologia se não sabe absorver o conhecimento. Mas a China, por ter nas última décadas ganhado de graça todas as fábricas ocidentais , aprenderam a montar e também a roubar dados pela internet.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Francisco Herês
3 meses atrás

Verdade e nós somos um exemplo disso já que mal conseguimos aproveitar a técnologia que nós é repassada. Tivemos que reaprender a construir navios e submatinos.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  JDSSJúnior
3 meses atrás

Observar que muitos projetos que chamamos de cópias, foram até fruto de repasse de técnologia légitimo pelo fabricante. Pelo menos a maioria das aeronaves. O olho do ocidente foi grande e os Chineses souberam usar o peso de ser o 3° mercado de aviação.
Burros somos nós que somos o 2° e só temos uma montadora de uma única marca de helicoptetos aqui.
E não investimos um único centavo em qualquer projeto de desenvolvimento de helicopteros.

Francisco Herês
Francisco Herês
Reply to  gordo
3 meses atrás

Sim, verdade, copiar não é NADA fácil, mas, peço vênia para acrescentar que CRIAR é muuuuuuuito mais difícil!!!!!! Isso os chinos não sabem fazer, sabem muito copiar dos outros(roubar?), é mérito deles e TAMBÉM das fábricas que se instalaram na China e ensinaram-nos a produzir tudo que eles jamais imaginariam, mas não fazem nada original como um F-22, F35…

gordo
gordo
Reply to  Francisco Herês
3 meses atrás

Sr Francisco concordo, mas como falei devemos levar em consideração o contexto já que essa discussão não é algo exato, na melhor das hipóteses é uma equação diferencial com uma família de soluções. O contexto que Eu cito é o fato de a China lá no inicio dos anos 80 ser um fazendão e hoje segundo alguns copia caças de 5G e porta aviões nucleares, além de ter desenvolvido tecnologia 5G para a telefonia a ponto de embaixadores amigos ameaçarem com retaliação quem compra-la. Uma outra coisa que se deve levar em conta, algo muito comum na engenharia e até… Read more »

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  pangloss
3 meses atrás

O engraçado é que a série Z-8 era a versão chinesa do Super Frelon, Depois veio o Z-18 com uma revisão cosmética do Z-8. Agora voltaram para o Z-8″L” (large?) em uma configuração alargada do Z-18.

Matheus S
Matheus S
Reply to  Ricardo da Silva
3 meses atrás

Isso na realidade é uma assimetria de informações para causar confusão nas análises estrangeiras – um dos principais preceitos da Arte da Guerra. Esse helicóptero Z-8L sempre foi descrito como uma variante “larga” do Z-8G(também chamado de Z-18A por alguns), e o Z-8G é uma variante do Z-18. Por isso essa confusão toda. Então o Z-8L é muito mais largo e alto que o Z-8G, e apresenta uma grande melhoria em desempenho e design, o que definitivamente o torna um vetor de outra classe de helicóptero, embora tenha essa designação para confundir os analistas. Isso me parece ser semelhante ao… Read more »

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
Reply to  pangloss
3 meses atrás

Não, esse eles já tinham copiado…

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Antonio Renato Cançado
3 meses atrás

Foi feito sob licença lá….

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Karl Bonfim
3 meses atrás

Realmente!

Juan soares
Juan soares
Reply to  Karl Bonfim
3 meses atrás

O veículo é um super frelon fabricado sobre licença desde os anos 80, basicamente eles podem fazer o que quiser com o helicóptero mas whatever vamos taxar como cópia

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
3 meses atrás

Que feio a Sikorsky copiando projeto chinês ahahahaha

Luiz Trindade
Luiz Trindade
3 meses atrás

Rapaz… O que a espionagem eletrônica de internet feita por hackers chineses não fizeram heim….

Paulo Neves
Paulo Neves
3 meses atrás

Super Frelon versão cabine estendida…

Marcos Cooper
Marcos Cooper
3 meses atrás

Cópia do Merlin?
Pronto,falei…

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
Reply to  Marcos Cooper
3 meses atrás

Não, do S-92…

rui mendes
rui mendes
Reply to  Marcos Cooper
3 meses atrás

E é mesmo, a ser cópia, é do Merlin.

gari
gari
3 meses atrás

Uns desses resolveriam a choradeira do EB pelo sherpa?

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
Reply to  gari
3 meses atrás

Não.

Antoniokings
Antoniokings
3 meses atrás

Está difícil de parar a China.

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

É só os fabricantes processarem esses bandidos, que o que eles terão de gastar com advogados os parará na hora…

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Antonio Renato Cançado
3 meses atrás

Vai denunciar para quem, para o todo poderoso? Já viu algum país com armas nucleares cumprindo qualquer legislação internacional que seja? Isso aí é para republiquetas bananeiras como o Brasil.

Daniel Alves
Daniel Alves
Reply to  Defensor da liberdade
3 meses atrás

Perfeito….pessoal leva essa paixão por Ocidente e Oriente muito a sério. …

Daniel Alves
Daniel Alves
Reply to  Antonio Renato Cançado
3 meses atrás

Bom dia. Amigos, acho engraçado as acusações contra os chineses, porque eles copiam. Creio que eles não se preocupam muito com isso, acho que o mais importante para eles é garantir que seu território jamais seja repartido entre as potências ocidentais e que sua população fique vulnerável as vontades dos “impérios” do Ocidente. Óbvio que não são “santos”, mas qual nação é? O nosso Ocidente que cresceu as custas de intromissão, promoção de golpes, invasão e exploração de outras nações? Chineses estão certíssimos. Nesse mundo ou vc é predador ou presa. O resto é coisa de torcedor . Ninguém é… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
3 meses atrás

Se você fala que o que é feito no Ocidente é tão inferior ao que vem da Rússia e da China, por que eles copiam na cara dura um aparelho da Sikorsky ?

Tomcat4,2
Tomcat4,2
3 meses atrás

CH-53 chinês !!!

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
Reply to  Tomcat4,2
3 meses atrás

S-92

Ersn
Ersn
3 meses atrás

Enquanto isso pagamos caro por uma ToT de faz de conta,de uma matriz para uma filial .

rodrigo
rodrigo
3 meses atrás

Acho que a Sikorsky teve seus projetos hackeados…

rui mendes
rui mendes
Reply to  rodrigo
3 meses atrás

A primeira construção de um helicóptero parecido a esse, foi do EH-101Merlin, da Agusta-Westland.

Tiger 777
Tiger 777
3 meses atrás

Antes de criticar a China, veja como está o Brasil…

Pedro
Pedro
Reply to  Tiger 777
3 meses atrás

Pelo menos vc tem internet livre e pode andar na rua sem ter que pedir permissao e o melhor de tudo: o churrasco aqui é de boi e nao de escorpiao e barata. Se estas achando ruim comuna, vc tem a Venezuela e a Venezuela do Sul para se mudar.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Pedro
3 meses atrás

Tem certeza que ele é comuna meu caro?!

Agora se a pessoa discordar ou criticar algo ou governo, já é taxado de comunista, vai se tratar meu amigo, você parece ser mais um desses doentes que não aceita o contraditório.

É ele não está errado, é quanto ao Brasil?!

Não conseguimos nem construir um VLS de vergonha para levar nossos mini-nano satélites, somos consumidores de tecnologia estrangeira, temos bons produtos, alguns podem ser promissores, mas muitos não recebem apoio governamental no tocante aquisição e são preteridos pelas três forças que adquirem produtos estrangeiros.

JuggerBR
JuggerBR
3 meses atrás

Pergunta: a engenharia nacional teria condições de desenvolver uma família de helicópteros como os chineses? Se sim ,porque não fizemos?

Pablo
Pablo
Reply to  JuggerBR
3 meses atrás

Muito vai ser gasto em desenvolvimento e fabricação, depois procurar mercado, o que não é fácil frente a grande concorrência na área.
É como o caso do nosso KC-390, foi desenvolvido com requisitos da FAB mas também pensando na saída de serviço dos hércules em um futuro próximo, o que acarretará mercado e não ficará apenas com 30 unidades fabricadas para a FAB.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  JuggerBR
3 meses atrás

Acredito que há, empresas como embraer, helibras, Avibrás certamente teriam condições de apresentar tal projeto de aeronave, mas será rentável?

Halley
Halley
Reply to  JuggerBR
3 meses atrás

Capacidade se desenvolve. Mas falta uma visão de nação. Os indivíduos do brazil perderam a vontade do crescimento coletivo. Projetos que demandem empenho coletivo estão fadados ao fracasso.

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
3 meses atrás

IGUALZINHO ao Sikorsky S-92…

rui mendes
rui mendes
Reply to  Antonio Renato Cançado
3 meses atrás

Que por sua vez, é igualzinho ao EH-101 Merlin.

Jodreski
Jodreski
3 meses atrás

Muita gente critica os chineses mas uma coisa é um fato: eles estão evoluindo em todas as frentes…
Tem muito chão, água e ar para chegar nos EUA? Com certeza!
Mas outra certeza é que eles nunca estiveram tão perto…

Caio
Caio
3 meses atrás

B prático o bichão. Por aqui precisamos de helis de ataque os planos parecem que morreram na praia ou estou enganado?

sub urbano
sub urbano
3 meses atrás

Tremam diante do poder da China.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
Reply to  sub urbano
3 meses atrás

Tremam mesmo! Porque se eles exportarem suas práticas políticas, até pensar nas palavras liberdade e democracia, passará a ser punido com prisão e até morte.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  sub urbano
3 meses atrás

Tremer pq copiaram o S92 ?

rui mendes
rui mendes
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
3 meses atrás

Que por sua vez copiou o Merlin da Agusta-Westland.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  rui mendes
3 meses atrás

Só por que os dois são quadradinhos ?

Pelo menos os chineses foram espertos e não copiaram a Kombi.

Art
Art
3 meses atrás

Sacanagem a AW copiar o Z-8 e fazer o Merlin trimotor. kkkk

Arariboia
Arariboia
3 meses atrás

Pra mim é um cruzamento entre o mi-38 russo, com o S-92 e o Merlin. Resultado é esse trem aí.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
3 meses atrás

A Saga continua:

Control C Control V

Italo Souza
Italo Souza
3 meses atrás

Uma clara expansão de meios, parece que se tornou ideal diversificar os meios disponíveis.

ALTAIR IGNEZ DE SOUZA
ALTAIR IGNEZ DE SOUZA
3 meses atrás

qualquer semelhança com modelo ocidental é mera coincidência kkkkkkkkk

leonidas
leonidas
3 meses atrás

Parece uma mistura de Super Frelon com S 92…rs