Jaguares sobre Brasília - Reprodução de pintura de Bryan Withams - 1979

Jaguares sobre Brasília – Reprodução de pintura de Bryan Withams – 1979

O Bródio dos Jaguares é o evento institucional do 1° Grupo de Defesa Aérea, sediado na cidade de Anápolis, Goiás.

Nessa cerimônia anual, diversas gerações de pilotos de caça se reúnem e é feita a sagração dos novos pilotos, os quais recebem o código “Jaguar”. Para assistir ao vídeo, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriano RA

Saudades dos Mirages prateados. Final dos anos setenta e início dos anos 80, vinham frequentemente para Viracopos treinar. Cheguei a ver dois deles simulando um dogfight em cima de Campinas. Barulho maravilhoso…. Bons tempos.

johnwolque

não duvidando mas só uma duvida ,fazer treinamento e simular dogfight em cima de uma cidade é comum? pela natureza das manobras não é arriscado?

Adriano RA

Olá. Sim, entendo que atualmente isso não aconteceria (manobras sobre uma cidade), mas foi o que meus olhos de adolescente viram… Mas lembremos que os tempos eram outros, como o Rodrigo comentou. Os carros que eu andava nessa época nem cinto de segurança tinham… rsrsrsrs.

Rinaldo Nery

Não era realizado NENHUM dogfight sobre Campinas ou Indaiatuba. Eram missões de interceptação A PARTIR de Viracopos. O 1° GDA também operava a partir de Confins. De onde tiram essas conclusões?

Rodrigo M

Anos 80.. Tudo era permitido. Em Anápolis era normal voarem supersônicos sobre a cidade. Realmente eram bons tempos..

Marcelo Andrade

Esse quadro e outros espetaculares, que mostram a operacionalidade da FAB através dos anos , se encontram no MUSAL, no RJ, na sala que simula o gabinete do então primeiro Ministro da Aeronáutica, Salgado Filho.

Daniel

Alguém saberia me dizer se os Mirages sobrevoaram alguma vez a cidade de São Paulo?

Flanker

Não sou paulistano nem paulista, mas com certeza devem ter sobrevoado muitas vezes.

Diego

Salvo engano não noite dos OVNIS em SP teve um Mirage que foi acionado, acho que foi em 86 esse episódio, tem no YouTube a reportagem do do fantástico

Daniel

Perguntei cidade de São Paulo, não o Estado.

horatio nelson

nesse caso o caçador passou a rojão e teve judite…foram mais de 50 plots segundo tor…muito embora os mirage estavam sobre goiás…na região de campinas eram os f-5.

Last edited 3 anos atrás by horatio nelson
Foxtrot

comment image
Isso sim é uma camuflagem de superioridade aérea de respeito.
Diferente do carnaval que é hoje com aquela camuflagem de floresta.
Ao invés de progredir estão retrocedendo.

JSilva

Essa questão da pintura é muito particular, ficarei muito satisfeito se for a pintura pixelada em tons de azul que foi apresentada nas asas do primeiro Gripen BR, desde que toda aeronave seja pintada desta forma e não essa mistura de cinza superioridade aérea com asas pixeladas em azul e verde, que suponho ser apenas comemorativa.

Luiz Antonio

Meus cumprimentos a todos os Jaguares. Linda cerimônia. O Coronel Thomas Anthony Blower, personifica o caçador. Parabéns Coronel Blower, a história dos Jaguares, se confunde com a sua.

Luiz Antonio

“fuçando” no Google Earth, aparecem 4 F-2000 na Ala 3 (Canoas). Alguém sabe dizer o que fazem (ou o que faziam) por lá?

Rodrigo M

Ué… É uma base aérea não é? Os caças voam de uma para outra.. Estranho seria se estivessem em um estacionamento do carrefour.

Luiz Antonio

Apenas para iluminar sua caixinha de bobagens, os F2000 deixaram de operar em 2013 e ficaram estocados em Anápolis até serem vendidos para uma empresa que presta serviços de treinamento como “agressors”. Se voce conseguir fazer uma continha em uma das mãos poderá concluir que esta foto é anterior ao ano da baixa, o que tornaria a atualização do google earth bem ruim. Quanto aos caças voarem de uma para outra base, nem sempre aconteçe, pois as vezes são transportados por telecinese pelo habitantes do terceiro planeta de “Pegasus III em seus discos velozes.
Abraços

Rodrigo M

Pois é.. Depois de tanta abobrinha fake minha a caixinha de bobagens encheu um pouco mesmo..
O que tem a atualização do google earth a ver? Já falaram que essa foto é anterior a baixa dos ditos. Acorda..
O resto só besteira pra variar..
Abraço.

Angelo Chaves

Veja a data da foto, se for após 2013 é estranho… Foram voando? Há fotos do google earth com todos os 12 em Anápolis após a baixa.

Luiz Antonio

É o motivo do meu comentário. Vejo que você entendeu, bem ao contrário de uns que tem dificuldades enormes com textos simples (deve ser por excesso de consumo de Poaceaes).

Last edited 3 anos atrás by Luiz Antonio
Juliano Lisboa

A foto em questão é de 10/12/2012

Luiz Antonio

Onde esta evidenciada a data de 10/12/2012? não consegui visualizar.

Luiz Antonio

obrigado pela resposta Juliano

Luiz Antonio

Verifiquei na foto. Realmente é de 10/12/2012. Se não estou enganado, os esqudrões de caça estavam em Canoas, inclusive os Jaguares, em campanhas de tiro aéreo e lançamento de misseis do estoque da FAB que seriam descontinuados.

Ivo

Por que os aviões dessa época usavam pintura prateada?

Thiago Telles

Nao era pintura. Era o alumínio sem pintura.

Ivo

Refazendo a pergunta: por usavam esse padrão alumínio?

Marcelo

porque como eram interceptadores puros, com funcao unica de defender a capital federal, nao precisavam de camuflagem para entrar em territorio inimigo. E pintura adiciona peso e necessidade de manutencao.

Wagner

Porque era muito mais legal essa época!

Billy

No tempo do barro.

JSilva

Parabéns aos novos Jaguares, que terão a honra de pilotar o caça mais moderno da FAB, que o Alto-Comando da Força tenha a competência, determinação e coragem de priorizar recursos e de persuadir as autoridades políticas para mais um lote de 36 Gripen de forma a padronizar todas as unidades de primeira linha com essa moderna aeronave.

Last edited 3 anos atrás by JSilva
Lúcio Sátiro

Me tirem uma dúvida, para que serve uma pintura de camuflagem quando os radares estão tão avançados? O caça vai se esconder de quem, e como ?