A Ação, que faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, apreendeu mais de uma tonelada de cocaína

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, em operações simultâneas, neste domingo (02), duas aeronaves classificadas como suspeitas, segundo informações de inteligência da Polícia Federal (PF), reforçando a capacidade de monitoramento e atuação na fronteira. As ações, realizadas em conjunto com a PF, envolveram quatro caças A-29 Super Tucano da FAB e um E-99, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

Na primeira ação, uma aeronave monomotor, modelo EMB-720 Minuano, foi interceptada a nordeste de Campo Grande (MS). O monomotor foi abordado por um A-29 e passou pelos procedimentos de averiguação e persuasão. A aeronave foi escoltada até o pouso obrigatório em Rondonópolis (MT), onde a Polícia Federal assumiu as ações. Os pilotos da aeronave foram presos em flagrante e 487 kg de cocaína foram apreendidos.

Na segunda ação, um bimotor B-58 Baron foi interceptado a sudoeste de Campo Grande (MS), sendo orientado a pousar em Três Lagoas (MS). O bimotor não cumpriu as determinações dos órgãos de Defesa Aérea e evadiu-se, realizando pouso forçado em campo não preparado, localizado em Invinhena (MS), com cerca de 518 kg de cocaína a bordo.

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, classificou a operação como de extremo sucesso. “Atuamos em duas regiões do país, fazendo interceptações simultâneas. Comprovamos nossa capacidade de controlar múltiplas interceptações e o resultado não poderia ser melhor. Nós comprovamos que o nosso Sistema de Defesa Aeroespacial (SISDABRA) é capaz de desencadear operações simultâneas de defesa aérea onde quer que seja necessário”, ressaltou.

As ações fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, e em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Turatti

A primeira ação é um indiscutível sucesso: o cara pousou onde mandaram… A segunda, entretanto, não deveria ser considerada assim, uma vez que ao descumprir as ordens deveria ser abatido. Como um avião civil simplesmente “evade-se” de um Super Tucano impunemente?
Curiosidade: a carga apreendida valia o bastante pra comprar pelo menos 4 super tucanos(quantidade envolvida na operação).

Rival Sensor

Vc está certo, mas pensando por outro ângulo, a segunda abordagem tb teve sucesso, pois a droga não chegou aos destinatários, foi apreendida, e o traficantes ainda perderam um avião, deu PT pros bandidos.

M65

Parafraseando o dito popular “CPF Cancelado ! “, temos uma matrícula cancelada ! Ou não ? Brincadeira à parte parabéns à FAB e Policiais !

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Por falar em Perda Total, será fake uma foto que está rodando a Internet de um ex presidente com um dos pilotos desses aviões?

Meira Ricci

Segundo um Sargento do Aeroclube preso na Espanha, é verdadeira a foto! Falsa é a prisão dele na comitiva do Capitão Cloroquina!

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Excelente lembrança Ricci, até para entenderem a diferença entre presidentes. Um o STF soltou já uma vez a pedido de um dos presidentes e o outro continua preso. Advinha que presidente articulou a soltura do piloto? Façam suas apostas….

Peter nine-nine

Alguém faz o favor de explicar do que se fala? Qual presidente? ª_ª

Eu não sou brasileiro mas o tema parece de relevância.

Andre B

o EMB-720 Minuano foi interceptado, acatou as ordens, pousou e foram presos e apreendida a carga.
O B-58 Baron viu que não tinha saída e “pousou” pra se evadir da prisão. Droga apreendida e aeronave fora de operação.
Operação linda e com êxito!

No mais, caso a dúvida seja real, vale a pena se familiarizar com a Lei do Abate e a dinâmica de uma interceptação.

Alguem sabe se o trem de pouso do Baron quebrou? Ainda que emergencial, a área parece bem “pousável”.

Fernando Turatti

André, não me entenda errado, a operação não foi um fracasso, afinal, como você mesmo disse: a droga não chegou ao destino e perderam um avião. Caso a lei seja o que impeça abater uma aeronave “evadindo-se” da Força Aérea Brasileira, bem, o não sucesso pode ser colocado na lei ao invés das aeronaves e pilotos, mas não muda o fato: um criminoso que deveria ter sido tirado de circulação não foi… E enquanto estava no ar, não havia certeza alguma sobre a carga e o objetivo, sendo ele então um perigo para o próprio país.

Salim

Veja, missão cumprida, o cara se auto abateu jogando avião roça. Economizamos balas e inquérito/mimimijustica/imprensa. Muito bom.

Art

Porque nenhum piloto quer sofrer ação na justiça por isso não abatem a aeronave. MPM e justiça do BR. Quem aprovou o procedimento foi a Dilma logo tem muitas restrições.

Last edited 3 anos atrás by Art
Camaergoer

Caro Art. O procedimento para abater aeronaves hostis foi introduzido no artigo 303 da lei 7.565 de 1986 pela lei 9.614 de 1998, determinando que o abate deveria acontecer por ordem presidencial. O decreto de 2014 delegava essa autoridade ao comandante da FAB para efeito durante os eventos esportivos (copa e jogos olímpico), mas este decreto foi revogado em 2019, retornando ao texto de 1998 que institui a autorização ao presidente de república ou á autoridade por ele delegada. Um bom hábito é checar as informações antes de colocar. Dá trabalho, mas evita confusão.

Fabio Araujo

Ele tentou fugir como viu que não ia conseguir fugir o piloto pousou num campo em vez de ir para o aeroporto indicado para abandonar a aeronave e fugir. Não ficou claro se o piloto que pousou no campo fugiu ou não, mas a operação foi um sucesso pois a droga e o avião foram apreendidos. Quanto ao que pousou no aeroporto segundo as orientações foi um sucesso completo inclusive o avião deve ir para leilão em boas condições, já o outro quem comprar no leilão vai ter um gasto para deixar o avião em condição de uso.

Nunão

Conforme esta outra reportagem, o bimotor da segunda interceptação foi acompanhado, após arremeter do pouso ao qual estava obrigado em Três Lagoas, até o pouso forçado em Ivinhema. E o piloto, que já foi vice-prefeito de Ponta Porã, foi preso.

https://www.google.com.br/amp/s/amp.campograndenews.com.br/cidades/interior/preso-em-aviao-carregado-com-cocaina-ja-foi-vice-prefeito-e-presidente-de-camara

Last edited 3 anos atrás by Nunão
Rodrigo Maçolla

Nunão e também segundo esta matéria, este bimotor foi alvejado por tiros de Advertência:
comment image

Fabio Araujo

Depois de uma advertência dessa ou pousa ou cai!

Cristiano de Aquino Campos

Isso dai não foi dano causado por tiro de advertència nem aqui e nem na China. Dúvido de uma rajada de .50 só faria uk buraco desse tamanho numa fuselagem leve dessas.

Renato B.

O maior dano da bala é no buraco de saída e não no de entrada.

carvalho2008

A razão de disparo fariam mais buracos….não tem a menor cara de ser .50

Kemen

Temos a lei do Abate, mas se puderem manter o avião do traficante inteiro, ele depois sera leiloado ou até integrado a um orgão do Estado.
Parabéns pela operação à FAB, radares ligados a toda potência, é importante que esses traficantes vejam que aqui não passarão facilmente, tal como passaram ou alçaram vôo facilmente nos paises de onde se originam.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Talisson

Os tripulantes também são fontes de informação.

J L

Justamente o que pensei, essas aeronaves poderiam ser disponibilizadas para algum orgão ou do governo estadual ou até mesmo ser utilizada em algum orgão de fiscalização ambiental, assim cala a boca de um monte de bio ativista que diz que o governo não toma providências para fiscalizar a degradação ambiental.

Antonio Palhares

Tinha que atirar neste criminoso com a .50 até este vagabundo e seu avião virarem peneiras. Não sei porque as autoridades brasileiras são tão lenientes com criminosos. No caso do outro. Certamente será solto pelo “supremo”.

Welington S.

Parabéns a PF e FAB.

FernandoEMB

Parabéns a FAB e a polícia pelo sucesso da operação. Porém fica o indício de que estes voos são frequentes e que a vigilância precisa ser contínua.

Fabio Araujo

Um detalhe importante foram duas ações praticamente simultâneas e com os A-29 trabalhando em conjunto com o E-99!

Last edited 3 anos atrás by Fabio Araujo
Funcionário dos Correios

Quero parabenizar a FAB pelo excelente trabalho empregado para coibir esse tipo de situação em solo nacional.

sagaz

“Funcionário dos correios”, logo logo funcionário da Amazon, Fedex, etc para alegria da nação!

Salim

Aqui são Paulo e tudo privado, tem ate concorrência, ate que trabalho e bem razoavel., pelo menos meu bairro.

Karl Bonfim

Sucesso total nas duas missões cumpridas! Parabéns a FAB e a PF!

J L

Por sinal, esse ano está batendo recorde de apreensões de drogas, tanto pela PF como pela PRF.

JuggerBR

Quem duvida que os dois aviões voando quase juntos não eram coordenados? Talvez prevendo que a FAB só conseguisse interceptar um avião, deixando o outro escapar? Ter 4 A-29 no ar juntos fez toda a diferença, sem contar o E-99

Leandro Costa

Pensei a mesma coisa, até porque a quantidade de drogas foi relativamente parecida. Restaria saber qual o horário em que foi dado o alarme, desde onde começaram à ser rastreadas e cruzar as informações.

De qualquer maneira, excelente trabalho por parte da FAB e A-29 + E-99 é só sucesso hehehehe

Salim

Quando li titulo pensei que traficante estava voando com escolta rssss

Billy

Como assim evadiu-se? Derrubem !

Talisson

Um abate não faria sentido. O avião ia pousar de qualquer jeito, a carga ia ser apreendida de qualquer jeito. Porém o único jeito de chegar em algum “cabeça” é interrogando os tripulantes. Na guerra às drogas, bem como na contra insurgência, informação vale mais do que corpos, abates, confrontos. Não que uma coisa elimine ou invalide a outra. Mas conseguir um “nome” ou “endereço”, por mais dificil que seja conseguir, vale mais do que o prazer em derrubar essa aeronave.

Last edited 3 anos atrás by Talisson
Camaergoer

Caro Billy. Abater o avião significaria aplicar uma pena desproporcional ao delito. No Brasil, o homicídio simples tem uma pena de reclusão de 6 a 20 anos. O crime de tráfico de drogas não pode ter uma pena mais severa do que o crime de homicídio. Ao abater uma aeronave sem ordem, o piloto estaria cometendo um homicídio doloso contra um civil (que seria um crime julgado pela justiça militar). Por outro lado, a “lei do abate” tem uma série de procedimentos que devem ser obedecidos (comunicação por radio, depois comunicação visual, disparos de advertência e por fim, disparos para… Read more »

Christyano

Só eu que notei que o EMB tem o cocar da USAF?

Ten Murphy

Isso deveria ser 24h 7 dias na semana 100% do espaço aéreo fronteiriço patrulhado e helicópteros com infantaria dando apoio para o piloto não fugir a pés.

nonato

Concordo plenamente.
É o que eu defendo.
Se passar 2 meses de patrulha 24 h, do Paraná até o Amazonas, 7/24, quebra os traficantes.

Rodrigo Maçolla

sim também notei, acho que os caras queriam se passar por amigos 🙂 Aliados

JuggerBR

Num país onde os recursos fossem empregados de maneira correta, sem desvios ou desperdícios, seria sim um gasto prioritário pois proporcionaria economia brutal com força policial e custo hospitalar de internação de drogados, fora a violência. Mas estamos no Brasil, logo isso não ocorrerá…

Rinaldo Nery

É um esforço inútil. Aprendemos a trabalhar com o uso da inteligência. A PF já sabe de onde, data e hora que o traficante vai decolar. E lá estaremos nós aguardando ansiosamente.

Camaergoer

Olá Cel.Nery. De fato, o combate ao tráfico internacional (de drogas, armas, pessoas…) se faz por meio de ação policial investigativa contra a lavagem de dinheiro. Isso é trabalho de polícia, promotores e juízes. Aliás, acho que já chegou o momento de avaliar com sensatez a política de repressão ás drogas. A tal “guerra ás drogas” é um fracasso pois nunca foi capaz de interromper o tráfico ilegal, jamais foi capaz de combater o enriquecimento ilícito além de ampliar a violência social. Segundo dados da polícia civil de SP, praticamente 1/3 dos homicídios estão diretamente relacionados ao tráfico de drogas… Read more »

Salomon

No segundo caso, a PM prendeu os dois tripulantes, que se esconderam numa mata próxima. Estão na tranca, mas se o STF já soltou uma vez..

Delfim

Como Policial, não me surpreende. Dividiram a carga por 2 aviões, logo tentarão por 3, 4… tática padrão de facções criminosas, múltiplas ações simultâneas e dispersas visando a saturação dos sistemas de segurança.

Rodrigo Martins Ferreira

Isto sempre explica o pq a maior parte das zelite intelequitual do Brasil odeia a polícia e as FFAA..

Estão sempre cortando o suprimento e fazendo subir o preço do bagulho.

Camaergoer

Caro Rodrigo. Bom ter noticias suas nestes tempos difíceis. Creio que a crítica à política de segurança pública baseada na “guerra ás drogas” seja pelo seu fracasso em reduzir a criminalidade e violência urbana, e não ao seu sucesso sem interceptar o tráfico de drogas. O fracasso da Lei Seca nos EUA havia mostrado que a criminalização do consumo de álcool amplia a corrupção policial e política e eleva o ganhos dos traficantes, além de aumentar a violência urbana devido a disputa entre os traficantes dos espaços e do mercado consumidor. Segundo os dados da polícia civil sobre os homicídios… Read more »