Estação será a quinta no país do sistema de navegação russo, que compete com o GPS

Uma nova estação de medição do sistema de navegação por satélite russo Glonass deve entrar em operação no Brasil até o final de 2020, declarou à agência de notícias TASS o representante da corporação espacial russa Roscosmos no país, Guennâdi Saenko.

“Esse contrato foi assinado com a Universidade Federal do Estado do Pará. A estação deverá ser construída e começará a funcionar no último trimestre deste ano”, disse Saenko.

Essa será a quinta estação do Glonass em território brasileiro. “Duas estações semelhantes já estão em funcionamento nas cidades de Recife e Santa Maria, mais duas estações de tipos diferentes estão localizadas na universidade da capital brasileira”, disse o representante da Roscosmos.

Os sistemas de instrumentação de precisão BIS foram desenvolvidos por especialistas da Corporação de Pesquisas e Produção para aumentar a precisão e melhorar o desempenho do sistema de navegação por satélite Glonass. “Além de desempenhar sua função principal, as estações podem ser usadas pelos cientistas brasileiros para suas próprias pesquisas”, completou.

FONTE: Russia Beyond

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Foxtrot

Uma ótima opção para o MT-300 e outros meios nacional seria usar um sistema redundante semelhante a SMKB, que utiliza os sistemas GPS, GLOSSNAS e Galileo .
Assim na negativa ou degradação do sinal de um temos outros dois de segurança.
E se aprendermos fazer os três trabalharem simultaneamente teremos uma precisão sem igual
Vale ressaltar que ainda tem o sistema chinês.

Joao Moita Jr

E o sistema brasileiro? Aonde está???

Junior

Que sistema Brasileiro? Nunca existiu essa possiblidade, um sistema desse custa mais de 5 bilhões de dólares, a própria Grã Bretanha quando foi expulsa do sistema europeu pensou em construir um sistema próprio, mas desistiu porque percebeu que era inviável economicamente, construir um novo sistema assim, além de ser extremamente caro, não trará nenhum grande novidade em relação aos outros já existentes

Marcelo

Grã-Bretanha sendo alinhada (para não usar outro termo) como é com os EUA, não precisa de um próprio.

Hélio

Existiu sim, o próprio Glonass, foi o FHC que decidiu sair do projeto.

Xerem

Decidiu sair nao foi mandado pelo Clinton a nao aceitar .

OSEIAS

E você brasileiro onde está? Qual sua participação para melhorar nosso país? Tem alguma coisa? Só falar mau não ajuda em nada.

Joao Moita Jr

Eu? Sai correndo dessa baderna faz muito tempo. Vai lá caçar “comunista” que melhora, vai.

naval762

Não é por nada não mas eu começaria a prestar atenção nos daí. A não ser que… de repente…

Pedro

Relaxa cara. fez o certo, como o País dará certo com negacionistas, terraplanistas, fora os famosos cupins estatais?

OSEIAS

Já eu estou aqui gerando riqueza para meu povo e população. Concordo que aqui é uma baderna, mas é por nossa culpa e só nós (os que ficaram e tem coragem) somos a solução para esse problema. Quem gosta dessa brincadeira de comunista é americano (Edgar Hoover), aqui é trabalho. E só venceremos pela democracia e voto. E tenho varias ideias e estou colocando em pratica. Quais são as suas para melhorar meu país, você já conseguiu ver algo ai que poderia ser útil aqui?

Kemen

Grande Oseias. Falou… digo… escreveu!

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Foxtrot

Kkkkk boa cara João Moita!

Nilton L Junior

Eu estou no Brasil, tentei Cuba, não me deram visto, a Venezuela disse que são um socialismo novo e como sou do velho comunismo (aquele que comia criança) não tem lugar pra mim, estou tentando a China.

horatio nelson

primeiro vc deve se decidir, ou vc é maoista ou stalinista sempre houve richas e divergencias entre eles…o comunismo presente na venezuela é o castrismo marxismo liberal…porém não creio q tenham negado seu visto pois precisam de mais pessoas para usar como massa e passar fome e cometer as atrocidades e genocidios q sempre fizeram desde o principio.

Xerem

Mais as FFAA americanas tambem precisam de buchas para fazer o mesmo mundo afora !

Kemen

Não achei nenhum! Aonde estariam?

Sagaz

É o famoso “goza com dos outros”. Imagina na hora de falar com a família, dinheiro que gosta de falar mal da própria origem…

Heinz Guderian

Esse ai nem patriota é, tanto que foi servi nos yankeers.

pedro freire

Falr mal, não “mau”.

OSEIAS

Pedro obrigado pela observação.
Mau – Bom
Mal – Bem.
Mas acredito que você tenha entendido o conceito.

horatio nelson

a patria tudo se dá,nada se pede !

Eduardo F.

A Pátria é um espelho…. Se o reflexo será bom ou ruim depende de nossos sonhos desejos e vontade de torná-los reais e cuidar deles.

Thiago

Como o Brasil poderia cogitar ter o sistema similar se nem domina o ciclo de operação e produção? Como iríamos manter um sistema tão estratégico se nem temos um próprio veículo lançador ? Um dos quesitos espinhosos da Brexit foi a participação do RU ao sistema Galileo, a indústria britânica tem ótimas capacidades e teve um papel relevante, chegou a gastar 1, 4 bilhões de euro, mas é fortemente dependente da colaboração norte-americana e europeia e de seus veículos lançadores. Airbus na época tinha ameaçado deixar o RU por medo que detalhes técnicos críticos caíssem em mãos dos concorrentes.

sergio ribamar ferreira

Concordo como sr. Thiago. Não há interesse nem em copiar ou evoluir em qualquer sistema que seja. Digo principalmente em Defesa. Essa dependência em tudo é que me causa repulsa. Salvo exceções, Nossa nação não possui algo que se possa defender. digo sempre. Defesa é arma. Tudo se copia e evolui. um bom exemplo, Mansup(só que parou). Outro exemplo interessante o míssil turco(cópia do harpoon).Gripen, excelente( será que teremos outro lote? 36 até 2025? tudo no pinga- pinga) Temos ótimos exemplos de evolução de equipamentos e armamentos para Defesa mas aqui, se o alto comando das Forças não possui interesse,… Read more »

rui mendes

O míssil turco, é baseado no harpoon??
Qual foi a fonte, para essa afirmação??

sergio ribamar ferreira

Observe. Procure ler. Saberá buscar entendimento. Não tente criar discussões no vazio. Putz. As pessoas parecem buscar apenas em um ponto e não procuram pesquisar e não observar os detalhes. De certa forma, em Defesa. quase tudo está baseado em cópia e evolução.

sergio ribamar ferreira

E desculpe a maneira de colocar as palavras. Não foi essa a intenção. grande abraço.

sergio ribamar ferreira

Desculpe a intenção não é essa é alertar o fato da não leitura e generalizar para outros pontos. . Não é o seu caso. Grande abraço.

Thiago

Com certeza prezado Sergio, podemos so criticar e lamentar realmente, pois os nossos tributos infelizmente descem pelo ralo sem um real benefício/retorno para à coletividade. E me desculpem os apoiadores do “Estado benfeitor redutor das desigualdades socioeconômicas”, mas a primeira e mais eficaz medida contra a desigualdade é o conhecimento -Até Piketty ( SOCIALISTA!) no seu ” o Capital no Século XXI “corrobora que a distribuição e democrátizacao do saber é e foi o melhor antagonista da concentração de renda e capitais. Bolsa nao serve, serve emprego! Investimento em infraestrutura que agrega valor ( uma malha ferroviária por exemplo !)… Read more »

Thiago

E sim a prosperidade tem ser protegida um ambiente estavel e seguro, isso vale para as nossas estradas/ ruas como para nossas fronteiras .

sergio ribamar ferreira

Reitero e concordo novamente com suas colocações caro sr. Thiago. Investimento, Gestão e Racionalidade. “miséria se combate com emprego, a riqueza com conhecimento”. Certíssimo.

Ten Murphy

Militar tem de parar de querer financiamento político. Precisam tomar vergonha na cara e separar parte do próprio orçamento de defesa para compras, dentro de um plano de aquisições baseado na estratégia nacional e montante disponível. Que seja 100 milhões ou 1 bilhão. Separa o valor, compra a vista ou financiado, sem depender dos políticos.

sergio ribamar ferreira

Caro Ten Murphy. Concordo em parte com o que disse. Como comentei anteriormente: Investimento, Gestão, Racionalidade. Só que para se obter algum financiamento para bons projetos estes tendem a parar nas mãos do Congresso e para isso há de ter força política através de deputados , senadores, (lobby, se quer chamar assim) que se interessem pela Indústria de Defesa. O que não ocorre é financiamento para projetos. Este é o problema. Não há interesse. Não existe continuidade. Sempre problema x,y,z. Grande abraço.

Xerem

Nao tem veiculo lançador ? Nao temos ,mais agora com o Bolsonaro na presidência e Alcântara indo parar nas mãos dos americanos vamos lançar pipas de la toda hora, porque foguetes podem esquecer a nao ser esses de testes e olhe la !

Fabio Araujo

Para que? Temos acordo para usar o GPS, o Glonass e o Galileo, temos que investir em outras coisas antes de pensar num sistema desse.

Foxtrot

Isso não existe e nunca existirá caro João.
Ainda mais agora que “alugaram” a base de Alcântara e sepultaram de vez o combalido PEB.

IgorLima

Perfeita colocação, João.

Rodrigo Martins Ferreira

no “espaço”

Foxtrot

Só sabemos lançar latinha de refrigerante disfarçadas de micro satélites com um engodo Alemão denominado VLM.
Enquanto os Alemães estudam nosso L-75 e americanos compram nossa base com um monte de pedrinhas coloridas João Moita.

Marcelo

com certeza, quem tem um não tem nenhum.

Fred

Por falar em SMKB, qual é a situação do projeto?

Kemen

Até onde sei as nossas Forças Armadas só utilizam o GPS, aliás misseis norte americanos ou israelenses que utilizem também o posicionamento do alvo por coordenadas, utilizam o GPS.

Foxtrot

Vai ler sobre a SMKB antes de escrever baboseiras Kemen.

Fabio Araujo

Se falava que seria em Manaus, mas então decidiram colocar em Belém. Esse acordo foi muito bom para os dois países.

Rival Sensor

Que venham muitas mais, parceria com os russos sempre é bem-vinda, não existe vida inteligente somente nos EUA, mas Rússia tb arrebenta em ciência.

Luiz Antonio

vai começar o Fla x Flu.

SmokingSnake ?

Sou contra, Brasil só está pintando um alvo nas próprias costas.

Lu Feliphe

Isso não irá prejudicar em nada as nossas relações com os Americanos, e muito menos nos fazer alvo de alguma coisa.

Junior

O mais engraçado é que acabei de ler um artigo, onde a própria USAF diz que pilotos de U2 usam o Glonass e o Beidou como back up do GPS

Artigo bastante interessante por sinal

https://www.voanews.com/east-asia-pacific/voa-news-china/chinas-rival-gps-navigation-carries-big-risks

Last edited 3 anos atrás by Junior
SmokingSnake ?

Isso é usado para guiar mísseis

Junior

Cara essas estações são operadas por brasileiros, estão em território brasileiro, desligar elas é a coisa mais fácil do mundo, é obvio que se tivermos qualquer desentendimento mais sério com os russos a ponto das coisas chegarem as vias de fato, pode ter certeza que essas estações seriam desligadas imediatamente. Nem os americanos parecem preocupados com o Glonass, a partir do momento que até eles o usam como back up. Nesse artigo do link, explica porque o beidou é diferente e perigoso se formos comparar com o Glonass e o Galileu, diferente desses dois últimos que operam de forma parecida… Read more »

Andre

Nós estamos em julho, vão começar a construir agora para ficar pronta em dezembro, em Belém? Em que mundo esse pessoal da TASS vive?

Vamos fazer um bolão? Essa estação fica pronta antes ou depois do su57 entrar em operação?

Ponho r$5 na estação ficando pronta em dez/22, e custando 4x mais que o valor original.

Oseias

Constituição federal:
Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

II – autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;”

Glonass é um equipamento militar russo,embora assim como o GPS americano, tenha um uso secundário civil. Basicamente temos universidades autorizando que equipamentos militares estrangeiros sejam instalados em seus campus.

O ministerio da defesa autorizou? O gabinete de segurança institucional autorizou? o Congresso autorizou?

Thiago

Aproveita e pede informações sobre o destacamento de apoio naval dos Estados Unidos em São Paulo , sobre a base de Alcântara e porque da mansidão e tranquilidade em relação a venda Da Embraer. Aguardo
Abraços

Oséias

O destacamento americano é autorizado por acordos internacionais assinados pelo Brasil. O tamanho do destacamento é fiscalizado pelo governo federal.
O acordo de Alcântara teve sua primeira versão rejeitada pelo Congresso, pois consideraram nocivo a segurança nacional. O Congresso só aprovou 20 anos depois uma versão com menos poderes para os americanos.
Se for o caso, que seja discutido um acordo para instalação dos equipamentos russos no nosso território. Com transparência e palavra final ao congresso.

Junior

“Basicamente temos universidades autorizando que equipamentos militares estrangeiros sejam instalados em seus campus.” Você tá achando que os russos vieram aqui, ignoraram o governo federal e fizeram acordo direto com as universidades? Na boa, ou você é preguiçoso em pesquisar ou você é mal intencionado. É obvio que para os russos fazerem essas parcerias teria que ter um acordo prévio assinado entre os governos anteriormente. O acordo de cooperação para pesquisa e utilização do espaço para fins pacíficos e para a proteção mútua de tecnologias foi assinado entre os dois governos em 14 de dezembro de 2006 e aprovado no final… Read more »

Ted

Os equipamentos russos já estão instalados em Minas Geraisp, no observatório astronômico. Detectam qualquer satélite em transito pelo hemisfério sul . É comandado por uma oficial da federação Russa.

Ted

Os equipamentos russos já estão instalados em Minas Gerais, no observatório astronômico. Detectam qualquer satélite em transito pelo hemisfério sul . É comandado por uma oficial da federação Russa.

Ricardo Bigliazzi

A base de Alcantara tem um tratado entre os dois países, vá se informar e deixa patrulhismo colorido por torcida

francisco

Amigo você está interpretando extensivamente o inciso II do art. 49. .FORÇAS ESTRANGEIRAS transitar ou permanecer no território nacional é uma coisa , instalar equipamentos para uso civil é outra coisa, totalmente diferente.
Se for do jeito que voce pensa, nenhum produto fabricado no exterior poderia ser importado pelas empresas brasileiras, pois tudo, até mesmo comida, é utilizado por militares. Assim, seria tambem proibido comprar rádios, telefones, computadores, tablets. etc…

Oséias

O Glonass, assim como o GPS norte americano, tem uso principal militar e uso secundário civil. Aliás, a precisão de nível mais alto é reservada justamente para uso militar, sendo vedada ao uso de civis comuns.

sergio ribamar ferreira

Caro sr. Francisco. analisando com frieza: há um benefício das próprias Forças Armadas sobre a utilização do satélite russo para fins civis. Universidade Federal vai utilizar que o diga os militares. Essa ideia de isso pode aquilo não pode é que demonstra nosso atraso. Concordo com o Sr. , Concordo com o Sr. Thiago. Deveríamos é estudar esse sistema. Estudar. Pesquisar. Levar o tempo necessário. Nada se cria, tudo se copia e se evolui. Um exemplo são as turbinas de foguetes. Um brasileiro desenvolveu uma turbina. O que não há é interesse( projeto fica parado) Grande abraço.

ALISON L C SILVA

Mostrou que nada sabe… quis posar de inteligente e… rsrsr Definição do que é o Glonass.

GLONASS é um sistema de navegação por satélite russo. Atualmente é um dos dois únicos sistemas GNSS completamente operacionais ao lado do sistema estadunidense NAVSTAR GPS”

É um sistema civil de geolocalização que tb é usado por forças armadas assim como o GPS do seu celular…

Nilton L Junior

Será que hoje em dia é possível não depender dessa tecnologia.

Ricardo Bigliazzi

Sim.

Eduardo F.

Antigamente os mares foram navegados os continentes descobertos e mapeados. O que eles tinham eram o sol a lua as estrelas a bússula e uma coragem/vontade danada.

Carlos Campos

Eu acho isso bem legal, por mim até o Beidou e o Galileo podem vir para cá, mas ainda defendo uma pequena constelação para o Brasil cobrir a america do sul e atlântico sul

Wellington Góes

O nível de alguns comentários…. Rsrsrsrs
Tem gente que acha que ainda vive na guerra fria, ou de quê estamos no nível de relações e importância, com os EUA, do Reino Unido… Rsrsrsrs

MFB

Ricardo Bigliazzi

Discussão sobre um sistema brasileiro chega a ser insólita, ainda precisamos dar água tratada e esgoto para toda população. Acho que o Titio Elon Munsk ainda coloca todos os lados no bolso, o cara está criando uma “skynet” que vai revolucionar tudo isso.

Last edited 3 anos atrás by Ricardo Bigliazzi
sergio ribamar ferreira

Concordo com o Sr Ricardo Bigliazi. Poderia ter sido feito há tempos. ótimo que esse marco do saneamento saiu. Mas Defesa é conhecimento também. Ainda se levará tempo amigo. temos muitos contra dar saúde preventiva para população e saneamento básico é isso. Temos de ter bons engenheiros, físicos, biólogos, químicos. Temos de rever quase tudo. Sou de humanas aposentado e digo: leio tudo. procuro buscar conhecimento e ao me aposentar totalmente buscarei outra área. Nosso alunado não sabe as quatro regras primordiais para matemática. Não sabe que 26 letras em nosso alfabeto. O básico. Não sabem o relevo a hidrografia… Read more »

Marcelo Andrade

Caramba, não tem um assunto hoje no Brasil que não descambe para discussões ideológicas!! Vamos focar na notícia pessoal!!! Gostei, sempre é bom ter redundância, depender de um único sistema não é sensato, ainda mais em Defesa!

frapal

Muito contente com esta informação. Espero que os “ideológicos” e patrioteiros que existem aos montes neste governo não interponham dificuldades a implantação desta estação.