Home Aviação Militar Aviões Tu-160 e Il-78 da Rússia treinam reabastecimento em voo noturno

Aviões Tu-160 e Il-78 da Rússia treinam reabastecimento em voo noturno

1570
14

As tripulações das aeronaves Tu-160 e Il-78 de longo alcance das Forças Aeroespaciais Russas (VKS) exercitaram o elemento mais difícil do treinamento de voo — o reabastecimento em voo noturno.

Os voos ocorreram em condições climáticas adversas, com forte vento lateral.

Somente equipes experientes estavam envolvidas no turno de voo e realizaram duas operações de reabastecimento durante o voo de muitas horas.

Mais de cinco unidades de aeronaves estiveram envolvidas nos voos. O reabastecimento foi realizado à noite em altitudes superiores a 5 mil metros e a uma velocidade de cerca de 600 quilômetros por hora, usando iluminação adicional instalada nas aeronaves-tanque e nas aeronaves de reabastecimento. Ao mesmo tempo, a distância entre os aviões foi inferior a 30 metros.

A prática desses elementos aéreos é uma das mais complexas e, ao mesmo tempo, necessárias no treinamento de voo das tripulações de longo alcance, permitindo que elas aumentem significativamente o alcance do combate e realizem tarefas com o objetivo pretendido a uma grande distância de suas bases.

FONTE: Ministério da Defesa da Rússia

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
4 meses atrás

O cockpit do “Cisne Branco” parece ser muito analógico. De qualquer forma, acho o TU-160 o bombardeiro mais bonito que existe

Pedro Rocha
Pedro Rocha
Reply to  Willber Rodrigues
4 meses atrás

Saudações Willber Rodrigues! Eu pensei a mesma coisa! Eu chuto que esse ai ainda não foi modernizado!

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Willber Rodrigues
4 meses atrás

Cockpit atual modernizado…
 comment image
 
 
 
 
 

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
4 meses atrás

Esse cockpit é de um helicóptero. Olha a “alavanca” no lado esquerdo do assento, a configuração dos pedais e a claridade proporcionada pelas vigias próximas aos pés do piloto…

Pedro Rocha
Pedro Rocha
4 meses atrás

Saudações senhores! Eu vou aproveitar o tópico e perguntar se já foi homologado abastecimento noturno e abastecimento a helicópteros no KC-390. Inclusive utilizando iluminação de baixa visibilidade com NVG.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
4 meses atrás

Não é para fracos.

Leandro Costa
Leandro Costa
4 meses atrás

Sem querer encher o saco e nem colocar lenha em fogueira alguma, mas não vejo novidade nisso. Se é novidade para os Russos (e acredito que não seja), os EUA vem fazendo isso desde a década de 1950 tanto com USAF quanto com USN/USMC.

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Reply to  Leandro Costa
4 meses atrás

Não é novidade também para os russos, a diferença entre os países é que um mantém a doutrina operacional treinando e o outro que efetivamente realiza essas operações implementando em guerras assim como em treinamentos constantes. Entretanto, nem precisamos argumentar desde 1950, basta colocarmos desde a queda da URSS.   Acredito que desde a queda da URSS, não sobrou dinheiro para a realização constante deste tipo de treinamento, mas sim simulações pontuais. Assim como acredito que isso esteja mudando desde a entrada da Rússia na Síria e o ressurgimento do poder militar russo, e esse tipo de capacidade é muito… Read more »

PACRF
PACRF
Reply to  Leandro Costa
4 meses atrás

Acredito que a intenção do Poder Aéreo não foi dar um “furo de reportagem”, apresentando uma “novidade”, mas informar seus leitores sobre uma operação de treinamento complexa da força aérea russa.

paulo osta
paulo osta
4 meses atrás

A cesta da sonda de reabastecimento fica iluminada.
Assim fica mais fácil o contato,boa ideia.

Glaison
Glaison
4 meses atrás

Vamos aumentar o desafio?
Bora, realizar reabastecimento em voo a noite, com chuva e voando invertido.

Teropode
4 meses atrás

Se pintarem o B 1 de branco fica igual , aliás acredito que os russos mantem a cor branca no Cisne porque em caso de conflito com os EUA elle vai se aproximar pelo extremo norte , voando subre o gelo e entre as brumas . Branco pra ataque nuclear não é mais necessário, não precisam mais voar sobre o alvo .

fresney
fresney
4 meses atrás

O bixo é grande pacas, sugestao ao poder aereo fazer um artigo comparando o mesmo junto ao B-1 Lancer

Luiz Trindade
Luiz Trindade
4 meses atrás

Treinamento server para isso… Se antecipar as condições ambientais hostis e ter soluções de modo que isso não impeça o cumprimento da missão! Estão de parabéns a Força Aérea Russa!