Desta vez deu certo e o lançamento da missão SpaceX Demo-2 ocorreu como previsto. A primeira nave espacial tripulada desenvolvida e operada pela iniciativa privada, sob contrato da NASA, foi ao espaço. E você, também quer ir pro espaço? Veja as imagens e informações desse marco da exploração espacial em mais uma matéria oferecida pela banda Abduzidos do iê iê iê 

Depois do adiamento da missão originariamente planejada para a última quarta-feira, cujo lançamento não ocorreu devido às condições meteorológicas, muita expectativa estava depositada na nova tentativa deste sábado. E desta vez o lançamento aconteceu!

O foguete comercial SpaceX Falcon 9, carregando em sua nave Crew Dragon os astronautas astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley da NASA, foi lançado do Centro Espacial  Kennedy às 15h22 locais (16h22 no horário de Brasília). O lançamento foi feito da histórica plataforma 39, de onde saíram as missões Apollo para a Lua, na virada dos anos 60-70.

Para a agência espacial americana e para a companhia privada SpaceX, o lançamento oficialmente inicia uma nova era nas missões tripuladas de astronautas americanos, decolando de instalações no território dos EUA. Alguns minutos após deixar a terra, o controle do voo foi transferido do centro SpaceX instalado no Cabo Canaveral (Flórida) para o quartel-general da empresa em Hawthorne, na Califórnia.

Enquanto isso, os nove motores Merlin do primeiro estágio do foguete Falcon geravam mais de 1,7 milhão de libras de empuxo. O desligamento dos nove motores ocorreu como esperado e foi seguido da separação dos estágios. O segundo possui um único motor Merlin, que queimou por aproximadamente seis minutos.

Praticamente ao mesmo tempo em que o segundo estágio finalizava sua queima, o primeiro estágio descia para pouso no navio-drone da SpaceX, no Oceano Atlântico. Esta é uma inovação desenvolvida pela empresa pertencente ao magnata Elon Musk, permitindo reutilizar o primeiro estágio em futuras missões. A transmissão ao vivo do evento mostrou o estágio já pousado perfeitamente em seu ponto, enquanto se iniciava a separação da nave Crew Dragon do segundo estágio, o que se deu doze minutos após o lançamento.

Nesse ponto a nave finalizou sua subida e iniciou a entrada em órbita, que segundo a NASA foi bem-sucedida. No momento em que esta matéria era publicada, começava uma queima controlada para colocar a Crew Dragon numa trajetória de encontro com a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês). A previsão de docagem com a ISS será, conforme informado pela NASA,  às 10h29 deste domingo (11h29 no horário de Brasília).

Nesse meio-tempo, os astronautas Behnken e Hurley deverão assumir controle da nave para os testes de voo manuais, demonstrando a capacidade de controlar a espaçonave em qualquer contingência.

Saiba mais sobre o Commercial Crew Program

A missão representa um marco não só para a empresa SpaceX do magnata Elon Musk, também conhecido por ser o CEO da Tesla Motors, mas também para a NASA. Trata-se da iniciativa “Commercial Crew Program” (grosso modo, programa tripulado comercial), em que a agência espacial deixou a cargo de indústrias aeroespaciais americanas não só o desenvolvimento, mas a operação de uma nova geração de naves espaciais e sistemas de lançamento.

Boeing e SpaceX competiram no programa, cujo objetivo é levar tripulações para órbitas baixas e para a ISS. O projeto da SpaceX mostrou-se melhor que o de sua competidora, que sofreu com falhas de software. Segundo a NASA, o transporte comercial de e para a estação espacial permitirá expandir a utilidade da ISS, com mais tempo de pesquisa e mais oportunidades.

A estação é considerada como fundamental para o entendimento e superação de desafios das missões espaciais de longa duração, como as que se espera realizar para Marte. Passando à iniciativa privada a tarefa de transportar carga e pessoas para órbitas baixas, a NASA espera conseguir expandir seu foco na construção de naves e foguetes para missões longas de exploração do espaço profundo.

Esta matéria é oferecimento da banda Abduzidos do iê iê iê, que acaba de lançar o clipe da música “QUEM QUER IR PRO ESPAÇO?

Esta notícia é um oferecimento do trio de rock Abduzidos do iê iê iê, que alega ter sido abduzido nos anos 60. Fato ou fake, uma coisa é certa: a banda está se mantendo ativa mesmo nesta pandemia planetária e acaba de lançar seu novo clipe,”QUEM QUER IR PRO ESPAÇO?“. É uma nova música, que não está no primeiro álbum dos Abduzidos do iê iê iê.

Clique no link ou na imagem acima conferir esse lançamento da banda! Áudio e vídeo foram gravados nesta quarentena do planeta Terra, com os integrantes em isolamento social, cada um gravando suas partes em suas casas no meio dessa pandemia do Covid 19.

Conheça a banda!

Esse powerpop trio do outro mundo lançou, há poucos meses, o seu primeiro disco, “Em Órbita” (Clique no link para acessar o álbum no Spotify ou na imagem abaixo)

Veja também os mais recentes clipes (além do álbum completo) lançados no canal da banda clicando nas imagens abaixo, ou clique aqui para acessar o canal no Youtube.

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Bigliazzi

Muito legal, impressionante o nível de trepidação dentro da espaçonave, bem pequeno.

Segue o jogo na conquista do Espaço, nossa saída de emergencia… hahahah

Junior

Fico imaginando a cara do pessoal da Boeing, no começo muita gente nos EUA perguntou porque a Nasa tinha dividido o dinheiro desse programa entre a Boeing e a Spacex, ao invés de dar todo o dinheiro para a Boeing que tinha mais experiência do que a novata Spacex, com um dono excêntrico como o Elon Musk, e o detalhe é que a divisão do prêmio nem foi igualitária, a Nasa deu mais dinheiro para a Boeing que a Spacex , no final a Novata com dono esquisito e com menos dinheiro colocou os astronautas na estação espacial antes da… Read more »

Vinicius Momesso

A SpaceX é uma empresa 100% focada no setor aéreo espacial, diferente da Boeing que precisa divisionar pessoal e maquinário para isso.

Ricardo Bigliazzi

Legal essa ação da Nasa, governo e iniciativa privada. Até agora é um sucesso.

Fico espantado sempre que vejo o 1o. estagio do foguete voltar para a terra e pousar no lugar pre-determinado. Nessa hora a esperança na humanidade aumenta um pouquinho.

Grozelha Vitaminada Milani

Isso mostra que a Embraer pode voar pelas próprias asas. Embraer se fez descobrindo e criando produtos em nichos de mercado e sendo a percursora de lançamento de produtos inovadores.

Quem diria que um Estrangeiro, ex-dono da PayPal, em poucos anos fizesse um foguete retornavel, multiuso e superasse a Boeing???

Parabéns Elon Musk, pela coragem de desafiar o ESTABLISHMENT e criar um novo conceito no universo Astronáutico.

Parabéns ao nosso Brasileiro OSIRES SILVA, quando em 1969 criou a Embraer.

MMerlin

A vida não é só suco de frutas Grozelha.
O “Estrangeiro” não criou um foguete do zero como a grande maioria pensa. Foram disponibilizadas várias tecnologia e patentes, que a Nasa como gestora, para a Space X (assim como é feita com as demais).
Mas isto de longe tira o mérito do Musk, que tem uma visão alienígena de horizonte, ou seja, pensa muito a frente dos demais. Consegue liderar baseado em sua genialidade e mente criativa.

Peter nine nine

Junior, foi um pouco mais complexo que isso. Você está certo, mas não foi bem assim, nem é. A NASA desde o início demonstrou preferência por ter múltiplos métodos de ir ao espaço e, neste caso, de se deslocar à ISS. Neste sentido, a existência de múltiplos “fornecedores” estava desde o início garantida. A Boeing adoptou conceitos mais tradicionais, funcionais, mas tradicionais, com todas as desvantagens daí decorrentes. A SpaceX adoptou ideias mais inovadoras, que vão desde a forma expectacular como recupera o que a matéria denomina, no caso, como o primeiro estágio (o conceito irá melhorar ainda mais e… Read more »

MMerlin

Impressionando ver algumas pessoas criticando a Boeing, Lockheed, Airbus, etc. São as maiores empresas aeroespaciais e das maiores relacionadas a tecnologia e defesa. Conglomerados enormes, que empregam milhares de engenheiros e cientistas de mais alto nível acadêmico e profissional. Possui competência em diversas áreas e gerenciam inúmeros projetos simultaneamente.
 
 

nonato

Elon Musk já pode lançar a promoção compre um Tesla e concorra a uma viagem ao espaço…

Ricardo Bigliazzi

Muito legal os astronautas a se dirigir para a espaçanove a borde de veículos Teslas com o logotipo da NASA… pelo jeito a GM vai perder espaço com os Corvettes que os astronautas usavam.

Fabio Araujo

Como postei no outra matéria agora com uma empresa privada no mercado vão procurar outras formas de ganhar dinheiro por conta disso vão procurar baratear o turismo espacial!

Jota Ká

Marcos Pontes curtiu essa! Sua primeira viagem turística custou uma grana alta!?

Icarus

A Maçonaria agradece!

Junior galvao

Os caras fizeram e fizeram bem feito ..investimento em ciência e tecnologia demoram mais tai o resultado. .. Os caras tao sempre inovando

filipe

A America é America , em plena a pandemia, com protestos raciais, eles ainda são a primeira nação a inovar, a primeira democracia , são a nação mais forte, e os lideres mundiais. O Brasil desempenha o mesmo papel aqui na America Latina, somos meio gringos aqui na America Latina.

Luiz Antonio

Poxa, voce estava indo muito bem, então nas últimas duas linhas, a erva fez efeito.

Junior galvao

Aqui no brasil a unica coisa que è lançada è investigaçao para políticos ea maioria vai para o espaço rs

filipe

Mesmo assim , têm muito Venezuelano , Cubano e até Argentinos que querem morar no Brasil, tudo porque somos uma nação que inspira confiança no continente, talvez o único país que esta melhor do a gente seja o Chile, mas se você analisar Colômbia, Bolívia, Peru, Uruguai e Paraguai todos eles querem vir morar aqui, apesar de tudo o Brasil é uma grande nação, claro que de tempos em tempos temos os nossos problemas, mas ainda assim somos melhores do que os outros… Tal como os EUA lançaram o space X, nos vamos lançar os nossos satélites, vamos lançar os… Read more »

Luiz Galvão

Filipe,

Menos.

Antoniokings

Sugiro que vc assista o documentário ‘América em ruínas’..

É grátis e está passando imagens ao vivo na televisão.

Ricardo Bigliazzi

estou assistindo a parte da Venezuela…

Tadeu Mendes

Parece que o próximo capítulo será filmado no Brasil. Aqui de fora dá para concluir que o Brasil está a caminho de uma guerra civil.

Diego Tarses Cardoso

Infelizmente parece que estamos a caminho disso, precisamos acordar e tirar da vida pública os atores que estão incitando esses movimentos.

Carlos Gallani

Concordo, o impeachment tem que ser levado a diante!

Tadeu Mendes

Carlos Gallani,

Se você está querendo vêr um banho de sangue no Brasil, vai em frente com o impeachment.

Eu não sou bolsonarista, mas te asseguro que uma guerra civil irá eclodir no país.

iran freitas

quero ver como que vai romper o dome

André Bueno

Muito bom. Lançamento nominal.

É sempre emocionante observar um lançamento. Imagino como deve ter sido assistir in loco o lançamento de um Saturno V!

Também impressionante é o retorno e pouso do primeiro estágio do Falcon 9!

Godspeed Doug e Bob.

Aguardemos a acoplagem amanhã, senão me engano prevista para as 11h29 de Brasília.

Vinicius Momesso

Paulo Kogos estava certo:
A iniciativa privada otimiza melhor os recursos e por isso gera resultados muito mais rápido.

Imagina se as forças armadas fossem 100% privadas?

Clésio Luiz

Boeing é estatal? É tão privada quanto a SpaceX. Assim como todos os projetos anteriores da NASA, tem dedo de empresas privadas.

Matheus Santiago

Clésio, ele está dizendo que deixando tudo a cargo das empresas privadas, o nível de desenvolvimento militar seria igual ou maior do que o nível apresentado atualmente. Isto é, até mesmo excluindo o aparato estatal em financiar o exército, tudo a cargo de empresas inteiramente privadas. É aquela balela anarcocapitalista. Há um vídeo que o Kogos fala como isso aconteceria. Seriam exércitos descentralizados regionalmente, cada exército mantendo seu aparato militar por taxas voluntárias de cidadãos dessas localidades para financiar os militares, e se for uma guerra contra um exército maior, esses exércitos regionais podem se agrupar a um corpo de… Read more »

Cal

Isso é quase o sistema feudal, só falta prender o cidadão à terra e oficializar (porque já há) as linhas de nobreza na sociedade.

Vinicius Momesso

Mas estão sob o jugo do Estado, não estando “livres” fazer o que ‘bem entenderem’ com o que criam.

Last edited 3 anos atrás by Vinicius Momesso
Rival Sensor

Inclusive a NASA é uma entidade privada.

Tadeu Mendes

Rival,

A NASA é uma agência militar, do govêrno Americano.

André Bueno

A NASA é civil mas com estreita cooperação com os militares.

Edson Parro

Clésio Luiz;
certamente “tem dedo”, mas pelo que entendi, agora a NASA somente especifica e homologa (não constrói e nem monta mais nada), todo esse desenvolvimento é de empresa privada, no caso Boeing e SpaceX e eventuais parceiros. O din din continua, sempre, sendo do Estado – na verdade de todo aquele cidadão ou empreendedor que paga impostos ao Estado.
 

Last edited 3 anos atrás by EParro
Renato B.

A África está cheia de companhias mercenárias e países com estado mínimo MESMO, não entendo porque tanta gente sai de lá.

Grozelha Vitaminada Milani

Hoje foi um dia de Quebra de Conceitos e Valores.

Hoje, um MACONHEIRO colocou 2 Astronautas da NASA no espaço, em um foguete que pode ser reutilizável.

Antoniokings

E foi um dia de quebra-quebra nos EUA.

A situação está pegando fogo (literalmente) por lá.

Alguns analistas acreditam que já está ocorrendo uma ruptura na sociedade americana.

OSEIAS

É assim em países livres, em ditaduras você não pode protestar, as pessoas são mortas pelas forças de repressão e tem que ficar quietinho. Em países livre você tem direito de lutas e defender suas ideias, assim como você faz aqui, Brasil democrático você fala o que quer.

Antoniokings

É assim em países livres.

O sujeito coloca o joelho no pescoço do outro até matá-lo, em nome da Lei,.

Vamos deixar de filosofias baratas e vamos cair na realidade do Mundo

Renato B.

Os EUA estão em crise? Certamente, mas não é a primeira vez e historicamente eles sempre aguentaram o tranco. Enfrentaram até uma guerra civil e se recuperaram.

Ainda é cedo para dizer o que vai acontecer, de qualquer forma um colapso americano abrupto dificilmente seria benéfico para a maior parte do mundo. Mesmo que eles estejam muito longe da santidade.

Antoniokings

Renato B.

Hoje a situação é diferente.

Os problemas americanos, atualmente, são estruturas e não meramente conjunturais, como no passado.

Concordo contigo no sentido de que não podemos ter uma queda abrupta, porque isso pode gerar tensões desnecessárias.

Deixemos que os fatos acontecerem de maneira progressiva e suave, como até então.

Marcos10

Os EUA estão de fato em crise. E a causa essencialmente a socialização dos estados americanos.
A China se torna uma potência porque adotaram o capitalismo e a globalização.

Antoniokings

Os EUA estão em crise porque sua economia está afundando, estão altissimamente endividados, suas empresas perderam força e prestígio, não investiram em educação e saúde, existem diferenças sociais e raciais gritantes, a concentração de renda disparou e por aí vai.

É questão de tempo ocorrerem problemas mais graves do que estamos presenciando hoje.

Carlos Campos

Uê mas na China a concentração de renda é enorme também, as dívidas então nem se fale, as diferenças sociais o governo resolve na porrada e vc aplaude, eu lembro dos seus comentários chamando os uigures de terroristas e que eles mereciam tortura,

Tadeu Mendes

Renato,

A anarquia está sendo patrocinada e organizers por grupos subersivos e terroristas, infiltrados na multidão de protestos

OSEIAS

Então o que os massacres que ocorreram na praça da paz celestial em Pequim foi pouco, ou os massacrados em protestos no Egito que derrubaram o ditador de plantão, ou o massacre na Venezuela. Qualquer governo está sujeito a maus agentes públicos, mas em geral os ditadores usam as forças armadas para massacrar sua população que protesta e a grande diferença é que em democracias o povo tem liberdade de se expressar e as coisas são cobertas pela impressa. Já em ditaduras as coisa acontece e só vamos descobrir anos depois. Mas quero deixar claro que não concordo com o… Read more »

Antoniokings

O que os analistas estão argumentando (e que é óbvio) é que esse episódio nos EUA mostrou um racismo estrutural na sociedade americana.

Isso esta misturado à pobreza em que eles vivem e que está se alastrando pelos EUA.

Semana passada, o site MarketWatch publicou que 2/3 dos americanos que recebem auxílio do Governo por causa da pandemia estão recebendo mais do que quando estavam empregados.

O empobrecimento dos americanos é visível e isso foi o mote da campanha de Trump.

Só que ele está piorando tudo e os americanos vão pagar caro por isso.

Carlos Campos

Quando se pega os dados e vemos que os Americanos tiveram seus salários aumentados no governo Trump acima da inflação, eu me pergunto, será que vc espalha fake news sem saber ou sabe que espalha?

Andre

“A pobreza em que eles vivem”, isso foi dito sobre o 8° maior IDH do mundo, por uma pessoa que é fã declarado e põe toda sua fé no futuro no país que, apesar de já ter sido a segunda potência mundial, é apenas o 50° IDH. Se é verdade que 2/3 dos americanos recebem ajuda do governo, isso mostra que ter uma econômica liberal, onde um imigrante africano pode fundar 3 empresas de extremo sucesso, ficar trilhardario, contribuir para o desenvolvimento tecnológico global, e ainda assim o governo provê ajuda para grande parte da população, é o modelo a… Read more »

Abner

vamos aos fatos 1)ano passado foram mortas 37 pessoas desarmadas pela policia,sendo 19 brancas,9 negras e 9 hispânicas. 2)apesar dos negros representarem apenas 15% da população são responsáveis,proporcionalmente, por 70% a 80% dos assassinatos Esses são alguns dos exemplos… Um pequeno comentário: a um pequeno tempo atrás um afro americano abriu fogo em um cemitério dos veteranos matando um casal de idosos brancos que visitavam o tumulo do filho.Não cheguei a ver isso em nenhum jornal daqui ou algum comentário. Enfim,por favor,não confundam o meu discurso como aprovação ao racismo,de maneira alguma.Ele existe e deve ser combatido,porém dizer que ele… Read more »

Edson Parro

Por falar em filosofia barata, você sabe me dizer como é no China?
 

Last edited 3 anos atrás by EParro
Antoniokings

Dentro em breve, vc poderá saber.
Ela está dominando tudo, mesmo.
Sugiro, até, que vc aprenda mandarim.
Será útil.

Andre

Não se esqueça que muito antes de nós precisarmos falar Mandarim, seus amados russos já terão abandonado sua industria e defesa e já estarão comprando equipamentos chineses. A URSS acabou em 1991 e depois de 30 anos ainda não surgiu um produto de ponta entregue pela industria de defesa russa que não seja derivado de um projeto soviético. Patinam com o Su57 e o Armata e já ficaram para trás da China.

Ricardo Bigliazzi

Não esta, são apenas manifestações democráticas contra um idiota. Segue o jogo, é normal me países livres.

Edson Parro

É Hong Kong tá uma candura!

Antoniokings

Pelo menos, Jiping não teve de se esconder em um bunker, como Trump fez ontem.
Pessoal nos EUA está meio revoltado.
Melhor Trump abrir os olhos.

Tadeu Mendes

Xings,

Melhor você ir se acostumando com outra vitória de Trump em Novembro, e a consequente decadência da China.

A guerra entre os EUA e a China já começou e vai esquentar.

O govêrno Americano está se mobilizando para desconstruir a economia da China, e ao mesmo tempo limpar o mar do sul da China.

Matheus Santiago

Tirando o ufanismo, concordo com o começo da guerra entre EUA e China.
 
O discurso de Trump na saída da OMS foi além disso, falou sobre Hong Kong e que poderia acontecer o mesmo aos países do mundo livre e sempre culpando a China. Aquele não foi um discurso comum.

Grozelha Vitaminada Milani

O MACONHEIRO botou a Boeing no bolso.

Kkkkkkkkkl

Edson Parro

É, um copo com água pode estar meio vazio ou meio cheio.

XFF

O retorno e pouso do primeiro estágio do Falcon 9 foi muito estranho. Não mostraram a chegada dele e quando a câmera mostrou ele, já estava no lugar. Parece que foi colocado lá. Nenhum momento mostraram a chegada do primeiro estágio, nem reprise……..

SmokingSnake ?

Sério que ainda tem gente que nega o pouso? kkkk. Na balsa é normal travar, geralmente trava quando entra em uma nuvem e na hora do pouso por causa da vibração. Mas se tem gente que nega até quando pousa na terra, que não trava e tem várias outras pessoas filmando… https://www.youtube.com/watch?v=VBlIvghQTlI

nonato

Realmente.
Problema do cinegrafista.
Mas você já viu outros videos dela pousando, não?

XFF

De testes tem vários, mas da missão real pousando não tem, nem no Youtube. Parece que fizeram telespectadores de idiotas.

Rogério Loureiro

Iniciativa privada.

É o foco que o Brasil deveria mirar utilizando a Base de Alcântara.

Empresas privadas do setor aeroespacial do mundo todo.

A Embraer, Avibras dentre outras empresas nacionais poderiam mergulhar de cabeça nisso, investindo tanto na base quanto no setor aeroespacial.

Antoniokings

Empresas privadas (principalmente no Brasil) não têm dinheiro para pagar três meses de salários.

Aí, correm para ter ajuda estatal.

Menos.

Paulo

Empresas privadas não são instituições filantrópicas.

E a ‘ajuda estatal’ não deveria existir, sem dúvida.

Mas a espoliação estatal é muito pior.

Edson Parro

A tal da “ajuda estatal” é na forma de empréstimos com valor, juros e prazo bem definidos. Não é mais “ad aeternum” como há algum tempo atrás. Em alguns casos o Governo Federal compra ações ao preço de mercado e quando quiser (depois de um tempo de carência) vende a preço de mercado. Simples assim.
 

Last edited 3 anos atrás by EParro
Carlos Gallani

Esquece Alcântara, isso é um delírio de quem não entende nada da área!

Dr. Pimpolho

Falem o que que quiserem, o tal do Musk é foda!

nonato

Como sempre digo. Isso aí é fácil. Não que EU saiba fazer, antes que venham dizer. Mas se os americanos fizeram a mesma coisa há 50 anos, não seria agora que seria difícil. Mas uma empresa privada de fundo de quintal mostra que não é nada do outro mundo. Você não precisa torrar bilhões. Tem que chamar pessoas que tenham um conhecimento mínimo e colocá-los para trabalhar. Simplificar o processo de trabalho. Ou sabe ou não sabe. Foguete é coisa que até o Irã e a Coreia do Norte conhecem. Então, precisa de foguetes com potência e qualidade, material da… Read more »

nonato

A space x gastou 500milhões de dólares…

Abduzidos do iê iê iê

Nesta manhã de domingo a NASA tá mostrando a aproximação da Crew Dragon para acoplar na ISS. Tem câmeras da ISS mostrando a nave. Acoplagem prevista para 10:29 hora local, 11:29 horário de Brasília. Quem quiser se liga no link.

https://www.nasa.gov/content/live-launch-america-nasas-spacex-demo-2-mission-to-the-international-space-station

RENAN

A conjuntura deste missão nos mostra o quanto somos incompetentes.
Um empresa privada consegue lança um astronauta e ainda recuperar seu estágio do foguete.
O Brasil desde a explosão de Alcântara não fez nada similar.
Iremos sempre ficar de juelhos
Pois nunca teremos tecnologia para impor nossas vontades.

sub urbano

Se me derem 1 trilhão de dólares de linha de crédito e livre acesso aos laboratórios e projetos da NASA eu também monto uma empresa e lanço foguetinhos por aí… Lembrando que o Comunismo realizou esse mesmo feito 60 anos antes da Iniciativa Privada kkk

SmokingSnake ?

Ignorância total, vc não conseguiria lançar é nada hehe

Pelo jeito não sabe que a NASA nunca constrói nada, nos EUA quem sempre construiu os foguetes e módulos espaciais foram empresas privadas. Uma simples pesquisa e acha que os fabricantes do foguete que levou o homem à Lua foram a Boeing, Douglas e North American, além da participação da IBM e várias outras empresas. O módulo lunar foi construído pela Grumman que hoje é a Northrop Grumman, comunismo fracassou isso sim kkkk

Ricardo Bigliazzi

Relaxa, nunca irão entender.

Matheus Santiago

É a única defesa do socialismo, a vitória espacial soviética ante os EUA. Ainda não aprenderam nada com a queda da URSS. Vamos aos fatos: Sim, a URSS tinha satélites, foguetes e tanques. Só que, exatamente para poder ter essas coisas desnecessárias, sua economia era incapaz de produzir outras muito mais essenciais. Havia foguetes, mas não havia geladeiras, carros, fogões, máquinas de lavar e nem sapatos. As pessoas tinham de ficar em filas humilhantes para deixar seu nome numa lista para, dali a vários meses (ou anos), conseguir um sapato do governo. No socialismo é assim: ou você imobiliza matéria-prima… Read more »

Andre

Lembrando que o comunismo fracassou catastroficamente como modelo político econômico, sendo o responsável pelo maior número de mortes no sec xx, e foi abandonado por todo mundo que se importa com a sociedade.

Defensor da liberdade

Exploração privada do espaço, impressora 3D, indústria 4.0, criptomoedas, tribunais privados de arbitragem, inteligência artificial, a máfia estatal está com os dias contados, a anarquia é o futuro. Políticos, funcionários públicos e seus asseclas arrependam-se agora, ou terão um fim trágico e melancólico.

Aos jovens de hoje esqueçam carreiras públicas e tornem-se mais produtivos, criativos e flexíveis em termos de aprendizado e conhecimento, ou terão o mesmo fim trágico da parasitagem estatal.

Marcos10

Enquanto isso, em Banania X…
Comenta-se que FAB acaba de receber seu primeiro Gripen, lá na Suécia.
Essa aeronave vira para cá ou ficará por lá, participando da certificação?

Zorann

Enquanto isso, em Banania XI…

A FAB reativa os Comandos Aéreos Regionais (COMAR) e os comandos de bases aéreas, para arrumar lugar onde enfiar tanta gente. Estava faltando “mesa” para tantos oficiais.

Elintoor

Há 51 anos, os norte-americanos já pisavam na Lua. Enquanto isso, em pleno ano de 2020, o grande “pogrâma ispacial brasirêru” sequer conseguiu lançar com sucesso um mísero foguete com um mini satélite por méritos próprios. Corrupção, roubos, desvios, descaso e deboche. Impossível levar esse país a sério. Absolutamente lamentável…

Last edited 3 anos atrás by Elintoor
Claudio

Cara tem muito anúncios e add na página na versão mobile, muito chato isso

Alessandro

Terrra planista não curtiu muito essa foto não rsrs….

comment image

Parabéns para a spacex provando na prática que a iniciativa privada é o caminho certo para as nações que almejam o desenvolvimento tecnológico de ponta.

XFF

Os Olavistas devem estar muito chateados.rs

nonato

Esse video mostra a ida e a volta do falcon heavy sem cortes 2019.
https://m.youtube.com/watch?v=uLCXn445-eQ

XFF

E o de dois dias atrás na missão oficial? Aquele retorno do primeiro estágio de 2 dias atrás é fake. A câmera só mostrou quando ele já estava no lugar.

nonato

Eu nunca tinha visto esse processo completo.
Inclusive esse “incêndio” na reentrada.
Estava vendo um vídeo de acordo com o qual esse primeiro estágio vai até uns 70 km de altitude (nem parece tanto para um foguete) e atinge velocidade máxima entre 6.500 e 8.300 km/h.
Os vídeos oficiais não mostram o processo completo.
Não entendo como eles conseguem manter o foguete na vertical na descida (observar que geralmente os foguetes não sobem na vertical) e descer quase no mesmo local de onde saíram.

zézão

Esqueceram do UFO na foto do desacoplamento do 2º estágio.

Leitor Sincero

Coisa chata essa banda… só de olhar já irrita.