Caças da Força Aérea Francesa atualmente enviados para a Estônia como parte da missão Enhanced Air Policing (eAP) realizaram seu primeiro exercício multinacional em 6 de maio, ao lado de seus colegas finlandeses e suecos.

Três Mirage 2000-5s começaram a treinar pela manhã, acompanhados por quatro F/A-18Cs finlandeses. Durante um voo de cerca de duas horas, eles sobrevoaram a Finlândia e treinaram em combate. Na parte da tarde, seis JAS-39 Gripen Cs suecos participaram do mesmo exercício ao lado de caças franceses.

Esses voos foram realizados no âmbito do protocolo “Exercício de Treinamento Sueco Finlandês” (FSTE). Como a Finlândia e a Suécia não fazem parte da OTAN, esse protocolo permite que os países envolvidos na operação “Baltic Air Policing” (BAP) e “Enhanced Air Policing” (eAP) treinem com os dois países nórdicos, mas depois de terem sido desarmados. Este exercício é uma oportunidade para fortalecer a interoperabilidade entre nações europeias e será repetido durante a missão francesa na Estônia.

A eAP faz parte das missões de polícia aérea da OTAN nos países bálticos (Baltic Air Policing, BAP). Essas missões visam garantir a integridade do espaço aéreo do Báltico em tempos de paz, e a França participa regularmente desde 2004.

Além disso, quando a OTAN implementou a eAP em 2014 como medidas de segurança para os países bálticos, a França respondeu. As forças francesas, em solidariedade com seus aliados, concluíram seu engajamento no BAP ao propor missões de alerta como parte da missão eAP, cujo último contingente acabou de chegar ao solo da Estônia.

FONTE: Força Aérea Francesa

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

“Este exercício é uma oportunidade para fortalecer a interoperabilidade entre nações europeias” em outras palavras estão se mantendo preparados para uma possível guerra contra a Rússia “Si vis pacem, para bellum”.

Marcos10

Os europeus teimam em manter seus caças desarmados por conta de firulas. No passado, caças F86 italianos tiveram de fugir dos Mig17 por estarem desarmados, tudo por conta de que políticos italianos não queriam “melindrar” os russos.

Fabio Araujo

Infelizmente sofreram muito nas das Guerras Mundiais e para evitar uma terceira estão tentando ir por um caminho diferente para não repetir os velhos erros mas estão fazendo novos erros ( e repetindo ) que podem ser catastróficos também.

Luiz Galvão

Trata-se se uma obrigação da França perante seus compromissos com a OTAN. Certamente por Isso , e por ser apenas um treinamento, não mandaram o que tem de melhor, os Rafale.

Fabio Araujo

OFF – Foguete chinês de 20 toneladas cai sem controle na Terra e um pedaço menor atinge uma vila na África e o pedaço maior 20 tonelada cai no Atlântico.
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/05/12/foguete-chines-de-20-toneladas-cai-na-terra-destrocos-atingem-africa.htm

Pedro

Olha o disco voador de magé explicado.

Robsonmkt

Essa parceria operacional entre Finlândia e Suécia extra-Otan é um ponto favorável – ainda que pequeno – ao Gripen E/F na concorrência finlandesa para substituir os F-18C.