Home Aviação de Caça Jato de treinamento M-345 obtém certificação

Jato de treinamento M-345 obtém certificação

2506
33

A autoridade de certificação do Ministério da Defesa italiano emitiu a certificação inicial para o novo avião de treinamento M-345 da Leonardo.

O programa de testes para o M-345 conduziu duzentos voos dedicados com o apoio do Centro de Testes de Voo da Força Aérea Italiana, 61ª ala e 10ª unidade de manutenção de aeronaves.

Lucio Valerio Cioffi, diretor da Divisão de Aeronaves Leonardo, disse: “A conquista da Certificação Inicial do M-345 confirma que a aeronave apresenta excelentes características e capacidades e a disponibiliza para o mercado internacional”.

A certificação inicial do M-345 marca o primeiro caso de aplicação da nova regra AER (EP) P-21 para uma aeronave de asa fixa. Essa regra adota o EMAR-21 europeu — (Requisitos de aeronavegabilidade militar europeia) — um rigoroso requisito de certificação internacional que também será benéfico para a exportação da aeronave.

De acordo com Leonardo, o M-345 fornece uma melhoria na eficácia do treinamento, maior eficiência e redução de custos operacionais. A aeronave complementa os M-346s usados ​​na fase avançada do treinamento de pilotos e, no âmbito do projeto “International Flight Training School”, apoiará o reforço e a internacionalização da oferta de treinamento lançada por Leonardo em parceria com a Força Aérea Italiana.

O sistema de treinamento integrado baseado no M-345 para aeronaves de geração atual e futura inclui o recurso “Live Virtual Constructive”, que integra aeronaves a bordo com elementos simulados de “amigo” ou “inimigo”, permitindo que o futuro piloto seja exposto a a complexidade de todos os cenários operacionais possíveis.

FONTE: Aerospace Testing International

Subscribe
Notify of
guest
33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Filipe Prestes
Filipe Prestes
4 meses atrás

A Argentina já demonstrou interesse?

Marcos10
Marcos10
Reply to  Filipe Prestes
4 meses atrás

Esse é um concorrente direto do Pampa argentino.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Filipe Prestes
4 meses atrás

Esse é subsônico feito o Pampa III, eles precisam de um supersônico!

Alan
Alan
Reply to  Filipe Prestes
4 meses atrás

Saquei a ironia kkkkk

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Alan
4 meses atrás

Bem-aventurado seja, mestre Alan! kkk

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Filipe Prestes
4 meses atrás

Ironias a parte, eu acho interessante para a FAB com a finalidade de treinar os pilotos do Gripen ng. Por melhor que seja o super tucano, ele é um turbo hélice, inadequado para preparar pilotos para um caça de alto desempenho e tecnologias como nosso futuro F-39, sempre ficará um lacuna nem F-39 biposto pode suprir (eu acho). Sei que a maré não estar pra peixe, mas pelos menos uma meia dúzia baseados em Natal, ai poderia liberar uns A-29 para patrulhar as nossas fronteiras.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Karl Bonfim
4 meses atrás

Falou um instrutor do 1° GDA…

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Rinaldo Nery
4 meses atrás

Não, só mais um palpiteiro e achista praticante (como muitos neste site). Mais e daí é só uma opinião mesmo, qual o problema? Contra-argumente!

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Karl Bonfim
4 meses atrás

¨inadequado para preparar pilotos para um caça de alto desempenho e tecnologias como nosso futuro F-39¨. Já sentou o rabo num A-29? Por que é inadequado? A FAB, ou alguma UAE da primeira linha disse que é?

Rui Chapéu
Rui Chapéu
4 meses atrás

A existência desse avião ai é muita estranha….

Primeiro que a Leonardo já tem o M-346 que já tem ótimas vendas externas e parece ser um projeto com um conceito mais novo e atualizado…

Pq criaram um concorrente pro mesmo é de estranhar.
Além dele ser parecido com os projetos antigos igual nosso Xavante que não parecem mais ter um lugar ao sol …

E pra todos que querem uma EMBRAER fazedora de LIFT, tá ai 2 concorrentes diretos de uma mesma empresa…

Fora a chuva de outros …

Marcos10
Marcos10
Reply to  Rui Chapéu
4 meses atrás

M-346 é um avião de treinamento para país rico. Esses ai para países “em desenvolvimento”. E para alguns países, ao invés de colocar o piloto em um avião turbo-hélice, dá para colocar em um jato leve.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Marcos10
4 meses atrás

Como o Brasil!

rui mendes
rui mendes
Reply to  Marcos10
4 meses atrás

Tudo dito.

Bardini
Bardini
Reply to  Rui Chapéu
4 meses atrás

Ele não é concorrente direto do M346. Ele está inserido em uma categoria inferior, que conta com aeronaves como o Pilatus PC-21 ou L-39NG (usa a mesma motorização inclusive), por exemplo.
.
Força Aérea Italiana precisa de mais de 40 dessas aeronaves para substituir os seus MB-339A.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Rui Chapéu
4 meses atrás

Os dois motores do M346 geram mais de 10.000 lbs de empuxo juntos. O M345 tem cerca de 3.600 lbs. Grosso modo o 345 está para o 346 como um Universal está para um Super Tucano.
Como diz o Bardini, isso aí é uma opção dos italianos para o PC21.

Ramon Grigio
Ramon Grigio
Reply to  Marcos10
4 meses atrás

Nos dados da wiki são cerca de 12.000lbs. Mais que F-5E.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Rui Chapéu
4 meses atrás

Esse não é concorrente do M346 Master, é inferior, mas muito superior ao Xavante, que também era Italiano, este é um avião deste século, não do século passado.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
4 meses atrás

Que bela aeronave!

Luiz Floriano Alves
Luiz Floriano Alves
Reply to  FABIO MAX MARSCHNER MAYER
4 meses atrás

Aeronaves italianas sempre tiveram design aprimorado. Pecam pelo raio de ação e resistência a danos de combate. A Italia jamais projetaria um F-15. Parece um excelente Lift. Até a FAB se beneficiaria com oma esquadrilha de treinamento avançado, com esse vetor. Hora de voo muito mais econômica que a do Gripen biposto.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Luiz Floriano Alves
4 meses atrás

Os italianos participaram do projeto do Tornado e do Thyphoon

Satyricon
Satyricon
Reply to  Luiz Floriano Alves
4 meses atrás

É vero

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  FABIO MAX MARSCHNER MAYER
4 meses atrás

Vero, ma una bella macchina italiana!!1

Robsonmkt
4 meses atrás

Suas dimensões e design o deixam bem próximo do Pampa argentino. A diferença mais notável são as asas levemente enflechadas. A outra grande diferenças é ter o grupo Leonardo por trás, o que dá segurança comercial aos potenciais clientes acerca de pós-venda e suporte de longo prazo.

ZamZam Pampa
ZamZam Pampa
4 meses atrás

Eu sonho com essa aeronave lá em Natal!

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  ZamZam Pampa
4 meses atrás

Nem canhão orgânico tem… Bom pra acrobacia.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Rinaldo Nery
4 meses atrás

Não precisa, coloca em pod’ pendurado ou debaixo da fuselagem!

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Karl Bonfim
4 meses atrás

Gambiarras…

rui mendes
rui mendes
Reply to  Rinaldo Nery
4 meses atrás

Não, bom para o que foi feito, treino de pilotos de caças, um intermediário entre um turbo hélice e um jato moderno como o M 346 Master, para quem pode.

DLV
DLV
4 meses atrás

Esta aeronave é o antigo SIAI MARCHETI S 211 , que foi atualizado. Era na época inferior ao MB 339 dos Italianos,em dimensão e em desempenho. Agora atualizam uma aeronave antiga e vendem como novo nicho de mercado. Não vai colar.

rui mendes
rui mendes
Reply to  DLV
4 meses atrás

Isso é igual a comparar um T38 com o novo avião de treino Americano-Sueco T-7 Red Wank, ou seja, nada a ver.

Sergio
Sergio
4 meses atrás

Lindo aparelho !

Flanker
Flanker
4 meses atrás

Basta aparecer uma matéria sobre um treinador a reação que aparecem os que querem um desses na FAB……sempre isso!!! Vocês já pararam para pensar que desde o final de 2010, com a desativação do AT-26 Xavante, o treinamento é feito pelo A-29? Será que um jato faz falta? Pelo visto, não! A progressão operacional, saindo do A-29 para o A-1 e o F-5, tem sido insuficiente…ineficaz? Acredito que não! Do A-29 para o Gripen vai ser mais fácil ainda, devido à docilidade do novo avião, que possui pilotagem bem mais suave que os atuais jatos da FAB. Portanto, se fosse… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Flanker
4 meses atrás

Concordo contigo, caro Flanker.

Esses Lifts a reação teriam até teriam espaço numa FAB abonada, o que não é o caso. Esses Lifts são o “nice to have”, não o “must have”. Até imagino ser interessante ter um vetor destes como step na doutrina de treinamento e como interceptadores de aeronaves civis a jato (coisa que o A-20 não faz).
No entanto, na minha opinião, existem tantos projetos estratégicos na FAB hoje para se preocupar…. um Lift a reação assim é bem dispensável.

Abraços.