Algumas horas atrás, no céu sobre a Síria, foram avistados os caças MiG-29 da Força Aérea Síria, que começaram a patrulhar o espaço aéreo do ATS na área frontal nas províncias de Aleppo e Idlib.

Após o surgimento dos MiG-29 sírios no céu, aeronaves militares turcas anteriormente localizadas nas fronteiras da SAR foram forçadas a recuar profundamente no território, devido ao fato de o MiG-29 estar armado com mísseis de muito maior alcance do que os F-16 turcos.

Em qual região da Síria estavam localizados os caças MiG-29 sírios, a fonte não especifica, no entanto, os especialistas observam que essas aeronaves são uma excelente medida preventiva contra aeronaves de combate turcas – no caso de um ataque por estes últimos, caças MiG-29 podem atacar o F-16 a uma distância de 70 a 80 quilômetros, enquanto o alcance máximo de mísseis em serviço com os F-16 turcos é de apenas 50 quilômetros.

Especialistas dizem que depois que a Turquia abateu outra aeronave militar, como resultado da morte de um dos pilotos, a defesa aérea síria está pronta para atacar aeronaves de combate turcas na primeira violação do espaço aéreo, independentemente de serem atingidas no espaço aéreo do ATS, ou já no espaço aéreo turco.

Caças Mikoyan MiG-29 (OTAN: Fulcrum) da Força Aérea Síria fotografados em 2016, equipados com mísseis ar-ar da família R-77 (AA-12 Adder)

FONTE: Avia.pro

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Evgeniy (RF).

Avia.Pro, um site criado para distribuir falsificações. Este é um dos sites mais enganosos da Internet russa. Eles escrevem um absurdo assustador.

Leo Neves

Evgeniy(RF)
Então os MiG-29 não estão lá?
A parte sobre o alcance dos misseis está totalmente errado mesmo.

Evgeniy (RF).

Provavelmente não. Agora existe no Twitter, há uma batalha de dois ou três botofermas.O Twitter sírio já lançou o Caliber sobre os turcos várias vezes. Os turcos divulgaram um vídeo do segundo Pantsir destruído. Mas há instalação perceptível e sinais de falsificação. Os inimigos morrem aos milhares … Ondas de bots turcos vão para a Internet russa, que sujou todos os comentários em vários sites. Mas a realidade ainda é diferente. O fato é que os drones turcos começaram a abater ontem, anteontem, e foram abatidos na realidade cerca de seis em dois dias. Anteontem, o exército sírio recapturou a… Read more »

Leo Neves

O que esta sendo usado para derrubar os drones turcos?

Evgeniy (RF).

Pantsir, Buk-M2. Cotão de 23 mm. Talvez a pistola de 57 mm S-60, mas duvidosa.

Evgeniy (RF).
Ricardo Barbosa

Qualquer coisa derruba drone, ZSU-32-4, reparos duplos de 57mm, GSh 14.5mm , qualquer MANPADs,BUK, Pantsir, drones turcos são absolutamente indefesos, e lentos. Sem falar que são facilmente jameados.

Evgeniy (RF).

Os turcos transferiram a estação de interferência Coral para Idlib. Portanto, os drones não são tão impotentes quanto parecem. E o mais importante, existem muitos pequenos drones e quadrocopters voando no ar, russos, iranianos, sírios e turcos. Pode ser confundido com o seu

francisco Farias

E onde estão as notícias verdadeiras?

Nilton L Junior

Su-34? ou Su-24

Luís Henrique

Evgeniy,
Sabe dizer qual míssil a Rússia entregou para a Síria?
O RVV-AE ou o RVV-SD de maior alcance?

Bosco

Luís,
Sem querem me meter na resposta do Evgeniy, mas o RVV-SD (R-77-1) só foi adquirido em quantidade reduzida pela própria Rússia e não se sabe dele ter sido exportado ainda apesar de haver essa versão.
Só de curiosidade o míssil BVR padrão russo é o R-27 e o R-33/37 , utilizado em quantidade reduzida para fins específicos (ex: anti-AWACS, etc).

Luís Henrique

Bosco, Isso já mudou bastante. Realmente os russos demoraram muito para adotar o R-77. Eles tiveram problemas na finalização do míssil após o fim da URSS. E também não viam necessidade urgente, já que estavam envolvidos apenas em conflitos de contra-insurgência ou contra players pequenos como a Geórgia. Em 2009 os russos adquiriram o R-77-1 (RVV-SD) realmente em pequena quantidade, para equipar os caças Su-35. Mas fizeram um novo pedido em 2012. E um pedido grande de 13 bilhões de Rublos em 2015. A Rússia nunca adotou o R-77 como armamento padrão de seus caças, isso é verdade. Mas fez… Read more »

Bosco

Luís,
Eu li uma matéria recentemente onde se coloca em dúvida essas aquisições do R-77-1 por parte da Rússia. Vou ver se acho e posto.
Claro, não sei se o artigo terá credibilidade mas é interessante e provocativo no sentido de tentarmos saber a realidade acerca do assunto.
Um abraço.

Luís Henrique

Bosco, eu li o artigo. É de 2016 e fala de caças russos sem os R-77 em 2015. O contrato grande foi fechado no final de 2015, portanto em 2015 muitos caças russos na Síria só dispunham de R-27 mesmo.
Hoje, estamos em 2020, já se passaram 4 a 5 anos dessas informações.
Existem relatos de pessoas do governo russo indicando recebimento de quase 100 mísseis em 1 ano e mais de 100 mísseis em outro ano.

Veja uma matéria de fonte russa com algumas informações interessantes sobre os mísseis RVV

http://bastion-karpenko.ru/rvv-sd/

Bosco

Só pra situar melhor a discussão, o artigo que apresentei é de novembro de 2016.

Evgeniy (RF).

Bosco
Só pra situar melhor a discussão, o artigo que apresentei é de novembro de 2016.

O artigo é copiado dos blogs ucranianos. A julgar pelo texto. Na Ucrânia, houve uma produção de RVV-AE. E a informação foi tão sufocada que, sem a Ucrânia, a Rússia não seria capaz de produzir tal míssil. E quando o lançamento do RVV-SD começou, a histeria começou na Ucrânia.
Agora RVV-SD, entre em serviço com o Su-35S e parcialmente para o MiG-31BM.

Luís Henrique

O contrato de 2015 de 13 bilhões de Rublos, que da cerca de U$ 195 mi não foi divulgado o número de mísseis R-77-1
Porém especialistas russos estimam que o número de mísseis adquiridos neste contrato foi de 400 unidades.
O que também é interessante, pois notamos o preço de U$ 487 mil cada. Bem mais barato que um AIM-120-C7

Evgeniy (RF).

Luís Henrique
Evgeniy,
Sabe dizer qual míssil a Rússia entregou para a Síria?
O RVV-AE ou o RVV-SD de maior alcance?

É difícil dizer agora. Se foi um contrato direto, então RVV-AE. Se já for transmitido posteriormente, pode haver RVV-SD. A imprensa síria escreveu hoje que eles entregaram o RVV-SD, mas quão difícil é entender o quão verdadeiro é. É possível que RVV-SD.

Luís Henrique

Obrigado Evgeniy, também acredito mais no RVV-SD, mas até agora não achei confirmação.

Vinicius Momesso

Não apareceu no topwar.ru então é fake!

Alessandro

Agora o toinho vai a loucura nos comentários rsrs…

Antoniokings

Devagar e com calma.
Não me interessa o avião ‘A’ ou ‘B’.
O que interessa é a vitória final dos sírios/russos e a expulsão da Turquia.
Depois terá de ser tratada a situação dos curdos e a presença americana no leste do País.

Bosco

Toinho, Fosse você não me arvora em ser defensor de ninguém mas só de espectador isento. Não temos base para, daqui, de nossas confortáveis casas, nos arvorar em entender o que se passa lá , que já tem história de 3000 anos de confusão, muito menos de fazer juízo de valor. Os turcos veem razão na luta senão não a estariam lutando. Para você é simples questão de implicância do Erdogan com os curdos mas a coisa toda é muito mais complicada. Outro motivo para ficar com um pé atrás é que a turma da esquerdalha geralmente fica do lado… Read more »

Antoniokings

‘Os turcos veem razão na luta senão não a estariam lutando.’

Sim.
Como tiveram razão em expandir o Império Otomano pela Europa e Ásia, quando massacraram os armênios e quando oprimem os curdos.
Mas, pode ficar calmo que o dia do juízo deles está chegando.
E pelo jeito não será nada agradável.

WVJ

Nunca duvido de ridículos delírios das pessoas no poder.
Não pode fazer sentido estender mais essa guerra com tantos refugiados e crianças morrendo de frio.
Síria/Rússia deveriam poder pacificar a região.

Antoniokings

WVJ

E que seja logo.

WVJ

Gostaria mas parece difícil acontecer pois a Turquia tem um pé no ocidente e outro no oriente.

Antoniokings

WVJ

Conforme mencionei acima, as autoridades sírias comunicaram que após a operação em Idlib, o Exército Sírio se concentrará no leste do Eufrates.
Espero que logo unifiquem seu território expulsando todas as forças invasoras.

Bosco

Toinho,
Mas outro que massacrava os curdos era o Saddan e esse, quando o dia do juízo dele chegou, você se incomodou como se tivesse sendo cometido uma imensa injustiça e covardia. Várias vezes já vi você fazer referências à mentira das armas de destruição em massa do Saddan de modo a demonizar os EUA que o alijou do poder na marra.
A você não parece ser uma indignação seletiva de sua parte e em sendo é não seria de cunho muito mais ideológica do que humanitário?

Bosco

Sem falar das suas declarações emocionadas a respeito dos turcos no caso do S400 onde você não mostrava todo esse rancor com esse assassino e opressor Erdogan. Na época o caráter opressor do líder turco parece foi relativizado por você em nome de bons negócios com seu querido mor, o Putin.

Nilton Reis Jr.

O Bosco quando sai do quadradinho dele se perde completamente, meu deus inexistente do céu.

Bosco

Então me corrige aí. Onde foi que eu me perdi?

Antoniokings

Vc está cheio de mmmi.
Apenas aguarde o desfecho da situação.

Nilton L Junior

kings, a direitona esta mas perdida que cusco quando cai do caminhão da mudança, os Russos estão sabendo jogar, sabem se posicionar no contexto da geopolítica e soma há isso o fato dos Chineses serem também protagonista deste cenário, ai já viu né.

Rafael Coimbra

Mig-29 armado com lançadores de foguetes não guiados (foto1) … Acho que eles não estavam procurando F-16 coisa nenhuma… Migs sendo abatidos em 3…2…1…

SmokingSnake ?

Ele vai te negativar várias vezes

Felipe Fg

Bolão do primeiro MIG 29 indo pro chão
Me: Quinta feira 05/03

Hélio

Basta mandar o MIG 21 para lá que o F 16 vai para o chão.

Peter nine nine

Hélio, aos F16 turcos não lhes falta apetrechos, nem para fazer rir se compara o Mig21 ao F16.
O que se passou na Índia? Amigo, caças da mesma geração que o viper, estão todos aptos de se verem na mesma situação mediante as mesmas variáveis. No meio da parafernalha de movimentos, tudo pode acontecer.

Quanto à notícia, ora bem, eu desconheço qual a versão do Amraam operada pela Turquia, mas suponho que é aceitável que o Mig29 consiga, de facto, projectar uma presença mais intimadora.

Andre

Hélio, liga lá para o comando aéreo sírio e avisa que você tem a solução para o problema dos aviões sirios abatidos…

Como é possível que a força aérea síria, mesmo com todo o suporte dos russos, não percebeu isso ainda?

rui duque

mandar mig 21 para enfrentar os f 16 so se for para serem abatidos.

Lucianno

Sexta-feira 06/03

Sérgio Luís

Ai agora sim uai!!
Vamos aguardar!
Cola logo os russos pra pilotar!

Peter nine nine

Ignorando todas as consequências que daí poderiam provir, positivas e negativas, para nós entusiastas, bem que nos podíamos “deliciar” com umas belas estórias de combates aéreos na Síria, onde, para variar, máquinas e pilotos se igualassem.

Entusiasta Militar

Por enquanto a balança esta pendendo para os turcos, mas, pode mudar sim, depois de todos esses anos de guerra, o melhor para a Síria é mesmo a saída da Turquia, do Irã, dos EUA e deixar a Rússia cuidar assuntos curdos e da reconstrução do País .

Victor Filipe

Se eles estão armados com R-77 então não é um alcance “muito maior” que o AIM-120 C-7 que os turcos tem…

Na melhor das hipóteses tá com alcance parelho…

Peter nine nine

É o c7 que os turcos têm?

Peter nine nine

A c7… A título de exemplo, Portugal, que tem os seus F16 num padrão MLU que, de acordo não comigo, mas com a grande maioria da opinião da área, os coloca como uns dos melhores da Europa (estado estrutural, actualização das tranches e MLU’s, armamento disponível, etc), usam a versão C5 e os espanhóis, nos seus Eurofighters, usam a B, sendo que não sei se estão também apetrechados com versões mais modernas ou se esta é a única. Sendo assim, os Turcos estão a fazer o trabalho de casa. Julgo que os F16 deles não falham nas actualizações e pelos… Read more »

Eliel Santos

A Força Aerea Turca está com problemas sérios. O Erdogan demitiu todos os pilotos de caça, ou mandou prender a maior parte deles. Os pilotos que vemos hoje nos caças turcos são pilotos que se aposentaram anos atrás e foram obrigados a voltar ao serviço, para suprir a lacuna deixada pelos demitidos. Muitos deles tiverem que se atualizar as pressas. Portanto, a Força Aerea Turca, apesar dos bons aparelhos, tem sérios problemas. Para enfrentar a força Aerea siria até que vai, mas enfrentar a Russia ou Israel (sonho de Erdogan) levaria uma sova daquelas

JOSE CARLOS RANGEL TOLEDO JUNIOR

Mandou prender naquele episódio do fracassado golpe de estado, coreto?

Eliel Santos

Sim. Mas desde aquele episódio praticamente toda a estrutura da força aerea antiga foi desmontada. Portanto, o calcanhar de aquiles dos turcos é sua Força Aerea.

Fabio Araujo

Esse é um problema sério, mas por enquanto os turcos mesmo com essas limitações estão se saindo bem.

Eliel Santos

Estãos e saindo bem contra aeronaves antigas e pilotos sem apoio de alerta aereo antecipado. Contra uma força aerea do nível da russia ou israel, esse problema turco ficaria evidente. Não basta ter bons caças, é preciso toda uma estrutura. E o cerne desta estrutura é o Piloto. E os pilotos turcos são velhos, retirados da aposentadoria ou do serviço aereo civil. Portanto, a força aerea turca é o calcanhar de aquiles da turquia. Se a Russia quer proteger o regime sirio, bastaria deslocar a nata de sua força aerea para a siria.

Italo Souza

C5

Italo Souza

O R77 em questão é de longo alcance, os turcos tem a versão do míssil de médio alcance C5

Peter nine nine

Não sei italo, olhe que o R77 que entrou em serviço com os russos por volta de 2015, tem um alacance máximo (ou seja, no limite, sendo pouco probavel que seja efectivo a esta distância contra um aparelho moderno e “avisado”) de 110 km. O c5 tem um alacance máximo, sobre pena das mesmas variáveis, que ronda os 75km a menos de 105km… Bastante comparáveis nesse quesito portanto.
Estes alacances raramente são fiáveis, portanto ambas as versões deverão se limitar a uma prestação no maximo comparável.

Bosco

Italo e Peter, Há dois R77 em operação. O R77 (só) que não é adotado pelos russos e que só foi exportado e tem alcance de 70/80 km. E tem o R77-1 que foi adotado pelos russos e tem alcance de 110/120 km. Não há nenhum outra versão desse míssil em operação. – Nenhuma versão “C” do Amraam tem desempenho máximo menor que 100 km. O C5 tem desempenho na faixa de 100 a 110 km e o C-7 na faixa de 110/120 km. *O lançamento de mísseis ar-ar em velocidade supersônica e grande altitude pode aumentar em 50% o… Read more »

Bosco

Ops!!!
Me equivoquei.
“É sabido que um AIM-120 lançado por um F-22 em supercruise (Mach 1.7) a 15 mil metros permite UM ALCANCE 50% MAIOR. “

Peter nine nine

Sim bosco, mas eu refiro-me ao alcance minimamente fiável, pressupondo combate aéreo entre forças aéreas com pilotos e máquinas minimamente comparáveis, onde dificilmente ocorreria abates às distâncias por si apresentadas, usando os mísseis nas versões por nós referidas. Na norma, um AMRAAM tem um alcance vulgarmente apresentado como nada menos que 100km, mas, esse alcance é contraditório. Em combate real, contra sistemas minimamente modernos, os alcances descem seguramente para os por mim apresentados. Na teoria, o prórpio AMRAAM – b tem um alcance de 100 km, mas na realidade, seguramente que não passará dos 75km, a menos que empenhado contra… Read more »

RICARDO NUNES BARBOSA

Tem um erro claro. O AIM-120C7 tem mais alcance do que o RVV-AE do MiG-29.

glasquis 7

Que comecem os jogos!!!

Bosco

Há apenas uma versão do R-77 usada pelos sírios que tem 70/80 km de alcance (comparável ao AIM-120A/B)
*A outra versão existente usada pelos russos é a R-77-1 com alcance de 110/120 km (comparável ao AIM-120C7)
Os turcos têm o AIM-120C5/7 com alcance de 110/120 km.

Fabio Araujo

No mínimo a presença dos caças Mig-29 sírios vão fazer com que os turcos operem com os F-16 um pouco mais afastado da fronteira, fora do limite dos mísseis sírios, mas dentro do limite dos mísseis turcos.

Bosco

Fabio,
Sem dúvida! Mudam-se as peças muda-se a estratégia do jogo.

Munhoz

Esses Migs não tem capacidade para combater os F 16, nem a nível de treinamento quanto tecnicamente, agora o que pode ocorrer é os russos abaterem um F 16 e depois alegar que foi o Mig sírio!

Felipe

Logico que tem, são caças compatíveis em tecnologia, performance e geração. A vantagem dos turcos é a presença do Awacs apenas.

Munhoz

O radar, o missil de medio alcance e o treinamento dos turcos é melhor, alem de ter o Awacs como vc falou.

O Mig leva vantagem em curto alcance com os misseis R 73 e em algumas manobras especificas devido a aceleração de seus 2 motores.

Até da para combater mas a principio a vantagem é dos turcos, eles tem um pesado treinamento com a OTAN alem de estarem em constante atrito com os gregos .

Fabio Araujo

Se depender só do equipamento será uma lavagem dos F-16 em cima dos Mig-29, mas tem o fator humano que é imponderável, uma distração e/ou um erro de um piloto turco e pode entrar no alcance do Mig e ser abatido. Nós os seres humanos as vezes deixamos de obedecer as normas por achar que sabemos mais do que os que as fizeram. Se um cara mais ousado deixa de seguir uma norma e quando o faz por sorte nada ocorre ele passa a ficar mais ousado e abusar cada vez mais, mas uma hora a sorte acaba e se… Read more »

Francisco Vieira - Brasilia DF

O que me surpreende é a Síria ainda ter avião depois de tantos bombardeios.

Fabio Araujo

As bases usadas pelos russos não foram atacadas, devem ter guardado alguns aviões por lá.

Francisco Vieira - Brasilia DF

Verdade. Pode ter sido isso. Só tomahawk foram mais de cem de uma vez! Será que pode está chegando novos aviões da Russía já com a pintura da Síria?

Bosco

Mísseis BVR americanos e russos, atuais: Americanos: AIM-120 A/B: 70 km AIM-120 C: 100/120 km AIM-120 D: 180 km *Em desenvolvimento o AIM-260 provavelmente com alcance de 300/400 km, que deverá entrar em operação em 2022 – Russos: R-27: 70 a 130 km (200 km?) dependendo da versão. É o míssil BVR padrão da Rússia R-77: 70/80 km (apenas destinado à exportação) R-77-1: 110/120 km (adotado a partir de 2016 em quantidade reduzida) R-33: 250/300 km (quantidade reduzida) R-37: 350/400 km (quantidade muito reduzida – pesa 600 kg) R-40: 80 km (está sendo retirado) *Em desenvolvimento o K-77M (versão do… Read more »

Fabio Araujo

Além dos russos quem mais usa o R-27?

Brunow

K-77M “Produto 180”, foi assinado um contrato de compra com a Vympel em 2019 no “Army-2019”..
Por isso não demorará até 2024 para entrar e operação, talvez ano que vem esteja..
Às opções que deverão demorar mais é a K-77ME “produto 180PD” e K-37M “Produto 610M” ( uma versão menor compatível com Su-35 e Su-57).
O R-27 de maior alcance se não me engano é o EM com 170km…

Bosco

Brunow, Assinar um contrato de compra em uma feira é apenas propaganda. O míssil ainda não está pronto. Vale salientar que há 15 anos os russos já divulgavam ter uma versão do R77 com ramjet e hoje sabemos que ela nunca foi sequer iniciada de fato e que só tardiamente os russos adquiriram o R77 na forma do R77-1. Eles têm uma mania feia de contar com o ovo no orifício galinácio muito prematuramente. Como podemos notar nesse artigo de 2008 até experientes especialistas em sistemas de armas caiam nessas “propagandas” https://www.ausairpower.net/APA-Rus-BVR-AAM.html Acho que agora o K-77 sai de fato… Read more »

Brunow

“Assinar um contrato de compra em uma feira é apenas propaganda”
Em alguns casos realmente pode ser isso..
Já li em algumas fontes especializadas que o ramjet (RVV-AE-PD) teria finalizado os testes há uns 5 – 6 anos atrás, que devido ao preço proibitivo não teria sido adotado, mas até agora realmente só vi maquetes.
Agora falam que haverá uma versão do do K-77M o tal Produto 180PD (que seria o ramjet ).
Aqui vc pode acompanhar uma “linha” destas notícias:
http://nevskii-bastion.ru/rvv-ae-pd/

Munhoz

O R 27 é comparavel ao AIM 7F, alias este ainad esta em serviço nos EUA ?

Bosco

Munhoz,
O alcance do R27 é maior que do Sparrow, que não passava de 40 km.
Creio que ainda deva existir unidades do Sparrow se não na USAF/USN/USMC pelo menos na Guarda Aérea Nacional.

Raphael

Alcance máximo é uma coisa, alcance efetivo práticos é outra coisa e depende de várias circunstâncias, tanto para o AIM-120 quanto para o R-77, ali, caso haja algum embate, a doutrina mais bem aplicada e a melhor consciência situacional decidirá.

Bosco

Raphael,
Mas a forma de aferir o desempenho de uma arma é pelo alcance máximo , que ocorre em situações de altitude , direção e velocidades ideais dos envolvidos. O alcance prático ou qualquer que seja a denominação adotada estará inserido dentro do alcance máximo e nunca além.

SmokingSnake ?

Fake, a Turquia tem AIM 120 c-7 que tem alcance maior que 100km. O que falta para a Turquia é lançar aim120 do chão mesmo

comment image

Fabio Araujo

Os russos não vão atacar os F-16 turcos em território turco, mas os caças Mig-29 sírios se tiverem oportunidade vão fazê-lo e neste caso os sírios alegariam que estariam respondendo ao ataque dos turcos. Afinal os turcos estão atacando os sírios!

MGNVS

Fábio
Exatamente isso.
Putin nao vai cair nas provocacoes do Erdogan e nao dar brecha para a Turkya acionar a Otan. Muito provavelmente vai acontecer o que vc disse, os Migs poderão disparar contra os caças turcos e alegarão legitima defesa.

Jonny!

Os Su-51 foram embora da Síria? uma grande chance de botar a cara a tapa.

Felipe Morais

SU 57, não?

Andre

Ou P-51?

JuggerBR

Aquele SU-51 feita na mesma fábrica dos Mig-28 de Top Gun?

Leandro Costa

O próprio!

Andre

Imagine a FAB com uns Mig-28…só fazer o upgrade para o padrão EM…nem precisa dos Gripen

Matheus

Estarão lá apenas pra patrulhar a apoiar as forças avançando em Idlib.
Duvido muito que esses caças ataquem os F-16 em território Turco.

Rodrigo

Atacar a Turquia legitimaria a convocação da OTAN para auxilio turco, o que hoje não se aplica pois foram os turcos que atacaram a Síria.

Fabio Araujo

Não se o ataque for feito pela Síria, já que a Turquia vem atacando a Síria, seria uma resposta aos ataques turcos, mas se os russos atacassem aí a conversa seria outra.

Felipe Morais

Se os russos atacassem não ia dar nada frente à OTAN. Quem é que vai comprar briga do Erdogan? Passou foi da hora da Turquia ser convidada a se retirar da OTAN. Só não o fazem pois ainda é estrategicamente justificável manter a Turquia. Mas se esse regime continuar com essa postura agressiva, contra tudo e todos, em breve receberão o aviso de desligamento.

Perdidos no Oriente

Muito estranho isso. Não estou entendendo mais nada. Mas a ONU colocou a Rússia contra a parede por ataques a civis na Síria. Precisamos entender todas as partes envolvidas e seus motivos para poder começar a destrinxar seu quebra cabeças, mas de fato a Turquia passou a ser uma nação chave nos acontecimentos no Oriente médio.

Flávio H.M.C.O

O problema da Rússia é o fato de boa parte dos bombardeio serem feitos com armas não guiadas, o que faz a mesma despejar grande quantidade de munições e com isso provocar muitas baixas civis… Hoje a cultura do pós guerra do Viatnã ou de qualquer país muito bombardeado na SGM repudia esse tipo de ação…

tomcat4.0

Mais um capítulo desta bélica novela e uma pitada de mentirinha e exagero por parte da mídia puxando pro eqp russo pra variar!!!

André Luís

Estes MiG’s são de alguma versão modernizada?

MGNVS

DSC
Excelentes informaçoes.
Obrigado.

NikolaD

Sorry that I have to answer in English, but Syrian AF MiG-29SM is using N019M1. This is the export upgrade package which is more capable than N019M radar. The old antenna and transmitter were retained on the aircraft, while everything else is discarded and the completely new electronics added. N019M1 is fully digital radar. Received analog signal converts to digital using high-resolution AD converters, and then radar computer processes the data. That is why the range is increased to 120km and in SNP mode (Track While Scan) it can attack up to 4 targets. Most of the components of the… Read more »

groosp

É importante levar em consideração as regras de engajamento. Pode ser que o cenário seja muito confuso para os caças turcos dispararem sem identificação visual. Vai que acertam um outro avião russo por engano. Já os sírios devem operar em estreita coordenação com os russos e a identificação visual talvez não seja tão necessária. Os turcos não sabem se os sírios vão engajar em BVR. Será que vão pagar pra ver? Boa jogada da Síria.

Italo Souza

Existem rumores de helicópteros Russos na região próxima a idlib e aviões de reconhecimento Russo, parece que a Síria vai usar isso como escudo.

MGNVS

groosp
Excelente análise.

Carlos Gallani

Talvez não como diretor de tiro mas não duvido que algum tipo de awacs russo preste suporte!

Luiz Henrique

Parece uma notícia escrita pelo próprio ditador da Síria, com direito a super trunfo sobre pseudos mísseis e blablabla.

AQUINO

será qui esses mig-29 sírios foram modernizados si não estiver enganado e estão mesmo usando os r-77 russos fica a pergunta.

USS Iowa

O sultão de Ancara parece que se empolgou:

https://voiceofeurope.com/2020/03/video-erdogan-framed-turkish-military-offensive-as-religious-war/#.Xl7AMkHYdVw.vk

Eu já vi esse filme antes, e se eu não me engano ele termina com os janízaros marchando sobre a capital da Pérsia.

Alien vs Predador, nessa pendenga eu sou xiita desde criancinha. Já passou da hora do Ayatollah parar com essa obsessão doentia com Israel e começar a levar reforço pro norte da Síria, se não eles correm um sério risco de perder seu protetorado que suaram tanto pra conquistar. Se não fizerem nada, vai acabar sobrando pra eles também…

Nicolas_RS

Os Russos e seus aliados sempre estão prontos para o combate, mais especificamente para ir direto para o caixão.

Plinio Jr

Os sírios tem tido muitas dificuldades em manter suas aeronaves de combate operacionalmente, tem deixado boa parte das ações para os russos…não creio que tenham enviado os poucos Mig-29s disponíveis….se tivessem boa operacionalidade, já os teriam enviado sabendo das ações dos turcos na região….a tendência é que as aeronaves sírias evitem a região depois de perderem 3 aeronaves em poucos dias….

Carlos Gallani

Tempo para um suporte russo chegar nos Migs?

Maurício.

Supostamente a Síria tem cerca de uns 20 mig-29 modernizados, eles operam até um pod de interferência eletrônica.
Se é verdade eu não sei, mas tem até foto:comment image

groosp

O que é essa coisa destacada em vermelho sob a asa do MiG? Pod ECM?

Maurício.

Groosp, é um pod ECM fabricado na Bielorrússia, o nome dele é Talisman.
https://m.youtube.com/watch?v=g3IsXusG1HU&feature=youtu.be

EDUARDO DE SOUSA PEREIRA

Talisman, então é o pod da Ladybug!!!!!rs
Não resisti!kkkkk

groosp

Valeu!

RENAN

Será um último suspiro?

RENAN

A Síria tem que comprar logo um novo lote de SU30 mig 35 e SU35 logo irá acabar seus equipamentos

Rafael Coimbra

Nossa, sabe muito, como eles não pensaram nessa opção até hoje? …

ADRIANO MADUREIRA

Pelo jeito,Assad tem que arranjar um cartão de crédito para adquirir uns Sukhois e renovar a frota…

comment image

Dod

Rússia diz: Cada um com seus problemas,eu só ajudo colocar a lenha na fogueira.

Nilton L Junior

Interessante aos poucos o governo Russo na Síria vai retomando o território ocupados pelos Turcos.
Não sabia que a Síria possui Força Aérea, muito provável que haja alguma reunião mediado pelos Russos para evitar baixas maiores, se isso der certo o kzar Putim marca mas um golaço na diplomacia de oportunidade.

Italo Souza

E segura que ficou estranha a situação

MGNVS

Primeiro precisamos analisar a veracidade dessa noticia.
Sendo veridica, se os avioes e armamentos forem equivalentes entao em tese a Siria se tiver apoio de um AWACS tbm poderá disparar contra os caças turcos de dentro de seu proprio territorio igual a Turkya faz. Usando essa tática a Siria podera alegar legitima defesa ja que a Turkya é uma força agressora e a Russia de novo sai ganhando no cenario geopolitico.

Bosco

Não entendo essa lógica que vocês estão adotando pra esse caso. O que tem a ver o fato do avião atacante, de origem conhecida, estar ainda sobre seu território quando lança um míssil e este atinge um avião no território vizinho?
Quer dizer que pela lógica de vocês se um país ataca o outro com fogo de artilharia mas os obuseiros estão além da fronteira não há motivo de revide ou de se declarar uma guerra ou de se implementar fogo de contrabateria ou um contra-ataque?

MGNVS

Bosco O problema ali é a Russia. E essa tbm nao pode ser considerada uma guerra aberta por causa dos varios fatores envolvidos ali. Se a Russia se envolver diretamente no conflito entao Erdogan vai acionar a Otan para vir no socorro da Turkya e o Putin nao vai cair nessa armadilha. Agora se os Migs 29 sirios forem equivalentes em armamentos e com avionica atualizada iguais sao os F-16 turcos entao eles tbm poderao em tese atacar de dentro do proprio territorio sirio e com a vantagem de poderem alegar legitima defesa pois nesse caso a Turkya é a… Read more »

Antonio Palhares

Senhores.
O agressor ali é a TURQUIA e quem contratou os terroristas cortadores de cabeça para derrubarem o governo legítimo de um país soberano.
Podem fazer isso igualmente em nosso pais. Fora disso é papo de torcedores.

MGNVS

Antonio Palhares
É justamente essa questao.
A Turkya é a agressora e Erdogan sabendo q nao tem apoio de ninguem entao provoca a Russia para que esta entre diretamente no conflito. Se fizer isso, entao a Russia da a desculpa perfeita para q Erdogan peça o apoio da Otan pelo fato da Turkya ser um país membro. So q o Putin nao vai fazer isso. Os sirios sim, podem retaliar os ataques turcos e de acordo com as leis internacionais isso sera considerado legitima defesa pois a Turkya vai ser tratada como uma força invasora e hostil.

Flávio H.M.C.O

Mesmo assim a OTAN “teria” que agir pois poderia a precedentes para um ataque as suas forças dentro de seu território…. Seria como abrir a caixa de Pandora, fora que abalaria a estrutura da OTAN.

A Turquia jogo “certa” nesses abates porém se uma eronave da Turquia entra na Síria a mesma estará “sozinha”. A OTAN não fará nada para ajudar a Turquia na sua aventura mais qualquer ataque a alvos em território turco vai gerar um reação. Não existe essa de legítima defesa pois para uns a ação turca é legítima para outros é ilegal.

MGNVS

Flavio
Foste direto ao ponto qndo disse q “para uns a ação turca é legítima para outros ilegal”… e é exatamente por isso que a Russia nao vai fazer nada.

Andre

Foi o que eu falei na outra notícia. Não entendo a Rússia não estar escoltando os aviões sírios. Se a Turquia, mesmo qie de dentro de seu territorio, atacar um avião russo, basta a Rússia atacar de volta.

Eduardo

Glória Eterna à Eterna Rússia! ???

Mickey

After Indian Mig21 Bison shot down Pakistani F16, i am not even surprised anymore.

Andre

It happens as offen as a meteor hits Earth killing most os the animals on the planet.

nopc

Depois de uma ano, foi provado o abate do f16 do Pakistan? Alguém poderia ajudar. Grato

Juan soares

Esse artigo e propaganda russa O R-77 sirio/russo e o AIM-120C-5 a Turquia tem alcances similares mas o AIM-120 e superior em detecção e eletrônica, más não muito, a verdade é que a Siria ficou no fundo do país por causa dos radares e sistemas c4 da Turquia que são muito mais avançados sem falar que a Turquia já desceu 2x SU-24MK que são mais avançados que os mig-29 9.12 que a Siria usa em questão de eletrônica, sem falar que eles só adaptaram o radar pra usar o R-77 é não mudaram o radar, contínua o mesmo radar que… Read more »

Daniel

Agora o negócio ficou sério.

Antunes 1980

E eles serão chamados de Kamikazes do Assad.

Renato B.

O que quero saber é quem vai iluminar os alvos para esses Mig’s. Afinal, os F-16 estão fazendo essa festa com o apoio do 737 AEW Turco.

Rodrigo Maçolla

Verdade, Se eu fosse os Siríos primeiro, como prioridade planejaria uma missão de emboscada para colocar fora de ação o(s) 737 , entenda-se abater estes

Rafael Oliveira

Penso que o ideal seria tentar abater o 737 AEW turco.

Renato B.

Taticamente eu concordo, mas imagine o impacto político da Rússia derrubar esse avião dentro do território turco. Ia ficar complicado para a OTAN deixar isso quieto, o que para o Erdogan seria ótimo.

Rodrigo Martins Ferreira

A hora que cair o primeiro Mig29, quero ver a desculpa

Vinicius Momesso

Haverá desculpas de ambos os lados. Basta qualquer um dos dois cair.

Juliano

Agora que estes sírios agem , não aprenderam com os russos , tiveram que perder três aeronaves para mudar a estratégias , hoje em dia não tem como fazer uma operação terrestres sem ter um escudo aéreo . Nem que perca alguma aeronaves mas pelo menos impõe respeito . Não torço pela siria mas o território deles virou zona e quem sofre e seu povo .

Jonathan Pôrto

Erdogan pediu por isso !!

Miguel

A OTAN está pouco se lixando para ditador Erdogan, ele já deu muitos sinais de não alinhamento com o Pacto, adicione isso à tradicional brutalidade turca e russa e veremos que a bucha de canhão será o povo sírio e os curdos. Esses vão morreram aos milhares(crianças).

Sei um pouco poís minha origem é libanesa e ouvi muitas histórias dos Otamanos no Líbano(dos Sírios também rsss) bem como os milhões de Armênioos refugiados do genocídio promovido pelos turcos também…

Guilherme Poggio

Ótimo. Agora só faltam os pilotos sírios terem experiência e treinamento em combate aéreo e uma aeronave AWACS.

Plinio Jr

Coisa que provavelmente não tem….passaram quase que a ultima década se dedicando ao combate de rebeldes no solo…mesmo modernizados , este punhado de Migs não tem chances contra as versões mais recentes do F-16 dos turcos, com bom treinamento e principalmente, eles tem suporte de aeronaves AWACS…..vão se manter à distancia….será que os russos vão ajudar ??

Ricardo Bigliazzi

Sempre bom começar a ler os textos checando as fontes.

Fabio Araujo

Os sírios alvejaram um F-16 turco com o sistema S-200, mas não conseguiram abater o caça, o F-16 estava na Síria e detectou o lançamento e conseguiu escapar do míssil e voltar para a Turquia.

https://defence-blog.com/news/syria-attempted-to-shoot-down-turkish-f-16-fighter-aircraft.html

marcelo alves

mais uma fake news divulgada por esse site.