A Força Aérea dos EUA (USAF) enviou dois bombardeiros B-52 e um MC-130J Commando II para as proximidades do Estreito de Taiwan na manhã desta quarta-feira depois que as forças navais e aéreas chinesas sobrevoaram a ilha duas vezes esta semana, disse o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan.

O MC-130J voou de norte a sul ao longo do espaço aéreo sobre o Estreito de Taiwan, enquanto os B-52 voaram ao longo da costa leste de Taiwan, disse a porta-voz da Força Aérea do Pacífico, Maj. Victoria Hight. Eles foram “monitorados de perto”, disse o ministério da defesa em comunicado nesta quarta-feira.

O estreito de 110 milhas de largura separa a China continental de Taiwan, que Pequim considera como uma província.

O voo ocorreu depois que a China realizou exercícios aéreos consecutivos perto de Taiwan nesta semana.

No domingo, a China enviou bombardeiros, caças a jato e aeronaves de alerta aéreo que voaram pelo canal Bashi e pelo estreito de Miyako, informou no domingo um comunicado do Ministério da Defesa chinês. Vários destróieres e fragatas também estiveram envolvidos no exercício.

“A patrulha de combate das forças armadas chinesas é completamente legítima e é a ação necessária para lidar com a atual situação de segurança no Estreito de Taiwan e salvaguardar a soberania da China”, disse o comunicado do Ministério da Defesa chinês.

Na segunda-feira a China realizou exercícios aéreos e navais conjuntos nas águas da costa sudeste de Taiwan, incluindo exercícios de ataque ar-terra e de apoio de fogo, disse um comunicado do Ministério da Defesa na terça-feira.

Os caças chineses durante o exercício de segunda-feira cruzaram a “linha intermediária” do Estreito de Taiwan, aproximando-se mais de Taiwan do que da China continental, disse terça-feira um relatório do jornal estatal chinês Global Times.

O especialista militar chinês Song Zhongping disse ao Global Times que as manifestações “não são apenas avisos aos secessionistas de Taiwan, mas também demonstrações das capacidades do PLA para resolver a questão de Taiwan pela força”.

Song acrescentou que os exercícios chineses visam aprimorar habilidades “úteis em possíveis batalhas contra a força militar de Taiwan”, disse o relatório do Global Times.

A China fez uma “incursão profunda” pela última vez na linha intermediária do estreito em 2019, depois de 20 anos, disse Bonnie Glaser, consultora sênior do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, em Washington no mês passado.

Os exercícios ocorrem um mês depois que Tsai Ing-wen foi reeleita presidente de Taiwan com a promessa de preservar a soberania da ilha, depois que o líder chinês Xi Jinping descreveu a unificação como “inevitável”.

FONTE: Stars & Stripes (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Eu sei que cada B-52 em operação leva um absurdo poder de fogo, mas quantos B-52 estão atualmente em serviço?

Peter nine nine

Olha fábio, não faço a mínima, mas deve variar entre qualquer coisa como 60 a 100? Mas posso estar errado. Duvido que sejam mais de 80.

Adriano RA

“There are 58 still in active service and 18 in reserve out of 744 that were built”…
https://newatlas.com/b-52-scrapped-return-service/59825/

Cristiano

Boa noite Fábio pelo o que eu li da última vez a um tratado entre as nações que tem bombardeiros de longo alcance para que somente 76 unidades de cada modelo sejam operados
Posso está errado quem souber mas pode dá a opinião aqui no post

Adriano RA

Caros, ativos mesmo são 58 B-52s. Outros 18 estão na reserva, perfazendo um total de 76 unidades.

Leandro Costa

Será que praticaram a transferência de tripulações em vôo? Hehehehhehe

Luiz Trindade

Faz nada… Lá não tem essa frescura não. Missa dada é missão cumprida!

Carlos Campos

Bom isso não colocar medo na china, Taiwan tem ter bombas nucleares, além de bombas sujas que possam ser lançadas de submarinos, aí seria Invadir Taiwan e garantir que Pequim e Xangai sejam varridas do Mapa ou então que a população seja afetada com radiação por meio de bomba suja.

Luiz Trindade

China não deixaria… Se ela desconfiasse disso o próximo passo seria invadir Taiwan e colocar a China em alerta de lançamento de misseis balísticos para os EUA… Estaríamos na mesma situação da crise dos mísseis de Cuba. Mas o uso de bombas sujas poderiam mesmo ser empregadas se Taiwan visse que a situação estava perdida e ae fariam a tática da terra arrasada com o máximo de vítimas das Forças Armadas da China.

Tadeu Mendes

Luiz,

Se a China invadir Taiwan, os EUA irão intervir militarmente.

Carlos Campos

Duvido disso. No final do dia vai só mais uma Ilha invadida. A China tomou o mar do Sul da China. Os EUA poderiam apoiar uma guerra de uma coalização asiática para acabar cos as ilhas chinesas mas não fez. Agora se fosse o Japao o invadido eu acreditaria numa guerra. Erro não ter deixado o Mccarthur não explodir Pequim

Carlos Campos

Luiz a Bomba Suja seria nem uma tática de Terra Arrasada e sim de Vingança, afinal não teriam mais nada a perder

Cristiano de Aquino Campos

A diferença e que taiwan e a Cuba dos Chineses
Obs. Ao contrário de cuba, Taiwan era parte do território Chines ate a revolução comunista.
Mesma lingua, costumes, tradições enfim meemo povo só que divididos por ideologias politicas. Similar a Coreia.

Chris

China não vai invadir Taiwan ! Sua economia depende demais do ocidente. Da mesma forma, que russos e americanos evitaram qquer conflito na Siria… Repare que ficaram caladinhos, no caso Huawei !

Na prática… É sempre assim !

E… Se quisessem, ja teriam feito ! E quem realmente quer guerra, não manda aviso !

Tadeu Mendes

Chris,

A Huawei aqui nos EUA, já era.

Joli Le Chat

Eu acho que se a coisa fosse realmente séria, os EUA não enviariam B-52 e C-130 para lá. Afinal de contas, são aeronaves indefesas num local como aquele. Ou não?

Luiz Trindade

Os EUA estão dando um recado a China para não tentar invadir Taiwan pois haverá resposta imediata da base dos EUA no Japão.

Antoniokings

As respostas dos EUA a uma invasão de Taiwan seriam meia dúzia de embargos econômicos inúteis e uma tentativa de conseguir uma Resolução da ONU condenando a invasão.
E só.

Flanker

Missão para mostrar bandeira…marcar presença.

Tadeu Mendes

Flanker,

A messages americana enviando B-52, é do tipo, não vem que não tem.

Leandro Costa

Ou não. De qualquer maneira, é apenas para flexionar os músculos e não há nada à revelar que já não fosse conhecido pelos Chineses, por exemplo. Acho que o Mundo inteiro conhece a assinatura radar de B-52’s e C-130’s, né? Ao mesmo tempo, a inteligência eletrônica e de sinais coletada por esses meios pode ser útil.

Chris

Podem até ter enviado aviões e drones stealth. A questão é que nunca divulgariam isso.

Bosco

Os B-52 levam até 12 Harpoons.
Outra arma muito interessante nesse contexto são as minas submarinas planadoras guiadas por GPS que podem ser lançadas a 100 km da área a ser minada. http://imagesvc.timeincapp.com/v3/tardis/image?urlcomment image&w=1000&f=jpg&q=80

Alessandro

Com todo o respeito mas Taiwan está dormindo demais, eles estão esperando oq para ter sua ARMA NUCLEAR? A China mandar um oficio com um desenho bem bonito com a inscrição: “Prezados camaradas taiwaneses vamos invadir seu país a força e tomar tudo, com amor República Popular da China” Estão de brincadeira né, vão confiar nos americanos pra fazer sua defesa? Eu duvido que o congresso americano vai aprovar qualquer medida extrema contra a China que coloque em risco milhões de civis americanos, e a vida de soldados americanos por uma ilha. Quero muito estar errado, mas no máximo vão… Read more »

Chris

Cara.. O maior sonho do Trump é que a China faça uma besteira dessas ! E eles sabem disso !

Só as sanções econômicas que viriam.. Afundaria os chineses, altamente dependentes de exportações para para o ocidente.

So com a brincadeira da Huawei e de sobretaxas, diversos fabricantes ja anunciaram que sairão da China.

Na prática a coisa é complicada.. Até o Putin usa Windows XP no seu computador pessoal.

Alessandro

Chris, os aliados pensaram que Hitler e o regime nazista só blefavam, e deu no que deu, sei que os autores e o tempo são diferentes, mas nunca duvide da capacidade do ser humano de fazer mer…. Taiwan é uma questão de honra para os comunas.

“O especialista militar chinês Song Zhongping disse ao Global Times que as manifestações “não são apenas avisos aos secessionistas de Taiwan, mas também demonstrações das capacidades do PLA para resolver a questão de Taiwan pela FORÇA”.

Luiz Trindade

Alessandro… Não é tão simples e nunca será. Se Taiwan fizer um movimento qualquer, pois mais pequeno que seja, em ter armas nucleares, China invade Taiwan e apresenta esse pretexto no conselho de segurança da ONU ainda acusando o ocidente de ter facilitado a produção da mesma. Veja que Cuba para se defender de uma possível e improvável invasão norte-americana na ilha concordou com Kruschev em instalar misseis soviéticos nucleares em Cuba. E quase que o mundo vai para saco… O tempo de Taiwan ter sua arma nuclear passou. Agora é contar com o que sempre contaram para a China… Read more »

Alessandro

Luiz eu entendi perfeitamente o seu ponto de vista, e até concordo com vc, mas Taiwan precisa por necessidade de SOBREVIVÊNCIA arranjar uma maneira na surdina pra criar sua bomba atômica, talvez eles tenham mesmo perdido o tempo para fazer isso, mas vai por mim, esses comunas não estão de brincadeira, a história mostra isso, se os taiwaneses não fizer algo a respeito disso será o fim da liberdade para eles num futuro em breve, e os comunas nem fazem mais questão de esconder isso, falam a toda hora publicamente que vão tomar a força.

Sérgio Luís

Os caras estão arrebentando de “corona vírus ” na região e tem tempo para brincar de “guerrinha”?!?

Flanker

Pode ter certeza de que o governo chinês está combatendo a epidemia e atendendo as pessoas somente por conta do medo que uma epidemia descontrolada causaria à sua economia….economia essa que é a única preocupação do governo chinês. A vida do povo é o de menos. Olha o que eles fizeram com o médico que descobriu o início da epidemia. Primeiro o calaram e puniram e depois tentaram esconder sua morte. Não se esqueça que a China é uma ditadura de esquerda. E todas as ditaduras, sejam de esquerda, direita, centro, tem aversão à imprensa livre, direitos políticos e civis… Read more »

Mgtow

Um belo alvo. Taiwan é da China.Estados Unidos que vá cuidar do seu quintal.

Carlos Campos

Taiwan é dos taiwaneses