terça-feira, junho 22, 2021

Gripen para o Brasil

Boeing 737-800 da Ucrânia foi abatido por míssil, dizem fontes

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Imagens doa restos do Boeing 737-800 (UR-PSR) mostram sinais claros de perfurações na cauda, asas e fuselagem, possivelmente causados por estilhaços de uma ogiva de míssil

O Boeing 737-800 ucraniano que caiu nos arredores da capital iraniana de Teerã foi atingido por um sistema de mísseis antiaéreos, disseram um oficial do Pentágono, um oficial de Inteligência americano e um oficial de Inteligência do Iraque à revista Newsweek.

O voo 752 da Ukraine International Airlines, saindo do Aeroporto Internacional de Teerã Imam Khomeini para o Aeroporto Internacional Boryspil de Kiev, parou de transmitir dados na terça-feira logo após a decolagem e pouco depois do Irã lançar mísseis balísticos contra bases militares que abrigam forças dos EUA e de aliados no vizinho Iraque.

Acredita-se que a aeronave tenha sido atingida por um sistema de mísseis terra-ar Tor-M1 construído na Rússia, conhecido pela OTAN como Gauntlet, disseram à Newsweek os três oficiais que não estavam autorizados a falar publicamente sobre o assunto.

Um oficial do Pentágono e um oficial sênior de Inteligência disseram à Newsweek que a avaliação do Pentágono é de que o abate foi acidental. Os sistemas antiaéreos do Irã provavelmente estavam ativos após o ataque com mísseis do país, que veio em resposta ao ataque que causou a morte do major general Qassem Soleiman, comandante-geral da Força Revolucionária Quds, disseram fontes.

“Bem, tenho minhas suspeitas”, disse o presidente Donald Trump a repórteres na Casa Branca após a reportagem da Newsweek. “Ele estava voando em um bairro bastante difícil e alguém pode ter cometido um erro.”

O Comando Central dos EUA se recusou a comentar o assunto quando contatado pela Newsweek. O Conselho de Segurança Nacional e o Departamento de Estado ainda não tinham respondido até a publicação da notícia.

As imagens do Boeing 737-800 (UR-PSR) mostram sinais claros de perfurações na cauda, asas e fuselagem, possivelmente causados por estilhaços de uma ogiva de míssil

Restos de um míssil antiaéreo nas proximidades do local da queda do 737-800 ucraniano
Restos de um míssil antiaéreo nas proximidades do local da queda do 737-800 ucraniano

  Tor-M1
Tor-M1

- Advertisement -

281 Comments

Subscribe
Notify of
guest
281 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
horatio nelson

contra fatos não há argumentos…mais um crime cometido pelo regime terrorista iraniano…mas em breve serão varridos do mapa e a justiça será feita.

DOUGLAS TARGINO

Mas os EUA já fizeram o mesmo e inclusive na guerra contra o Irã.. Seu comentário valeia para os EUA também? kkkkk

Ricardo Barbosa

Naquele caso o navio americano advertiu o avião que cruzava em zona de exclusão e o avião iraniano não respondeu ao chamado. Casos bem diferentes.

Antoniokings

Vc pode me dizer o que um navio americano estava fazendo a milhares de quilômetros de sua casa lançando mísseis em um avião civil?

José Marco Fernandez

Na verdade na época os navios civis eram ameaçados pelo Irã o navio militar estava fazendo patrulhamento para defender esses navios e outra o sistema mesmo de ataque independente disparou o início confundindo com avião militar porque direto se tinha mísseis atingindo petroleiros e outros navios então era um momento de guerra agora o sistema iraniano no caso hoje falhou porque é muito antigo não tenho sistema que diferencia avião inimigo de avião amigo era um avião civil que tem o transpoder e o sistema de defesa alguns sistemas de defesa iranianos não possuem tal equipamento.

Chris

Talvez o mesmo que os aviões russos foram fazer na Venezuela…

Jorene

Naquela época os iranianos atacavam os petroleiros usando minas. Por outro lado os iraquianos atingiram a fragata americana Stark por engano. Navios de guerra de vários países passaram a escoltar navios petroleiros. Não há novidade nenhuma nisso. Mas a derrubada do avião iraniano foi o motivo final do fim da guerra, me lembro bem.

João Souza

Não responderam o chamado pois esse foi feito numa frequência diferente da usada por civis.

Tadeu Mendes

João,

Não foi assim não. A US Navy tentou a frequência padrão para a aviação internacional.

Rodrigo Martins Ferreira

E ainda existe a frequência internacional de emergência para aviões civis 121.5 MHz

Os aviões da FAB quando fazem uma interceptação, pelo protocolo da lei do abate devem exibir esta placa antes para os pilotos do alvo.

Aéreo

A aeronave voava em aerovia, em aguas internacionais e a chamada não foi feita na frequencia internacional convencionada para esta situação.

Richard

Dois pesos, duas medidas

MGNVS

Richard
Exatamente isso.
Aqui na Trilogia tem acontecido isso com frequencia – dois pesos, duas medidas.

Alexandre Cardoso

Uso de dois pesos, duas medidas têm ocorrido com muita frequência aqui na trilogia, muita frequência mesmo.

Chris

Olha a notícia mega importante publicada, dizendo que um mero funcionário da Boeing… Disse que o MAX foi projetado por palhaços… heheh

Italo Souza

Neste caso a companhia da Ucrânia foi avisada, se me lembro bem tem até fontes com o comunicado que ela recebeu avisando e solicitando que no houvesse decolagens e vôos na região naquele horário específico.

Marcos R.

E ninguém avisou a Torre de controle que autorizou a decolagem? Avião não decola pq deu na telha do comandante, só mediante autorização do controle de tráfego aéreo!

Italo Souza

em um país com um sistema de controle de trafego aéreo bem sofisticado, deve levar uns 5 a 10 minutos para a torre de controle receber uma ordem impedindo qualquer aeronave no espaço aéreo local. em um país com deficiência nisso, pode demorar uns 20 a 30 minutos para isso acontecer, levando em conta que um aeronave decola de 2 em 2 minutos em um aeroporto movimentado, acho que no deu tempo para eles cancelarem a decolagem. mas existe o relato de que a aeronave em vôo fez uma curva acentuada planejando retornar ao aeroporto e por esse motivo que… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Mas o plano de vôo já havia sido devidamente autorizado.

Rodrigo Martins Ferreira

E ainda autorizaram o plano de vôo…

Fabio Araujo

Americanos, soviéticos, searatisas ucranianos, exemplos de aviões civis que foram atingidos por engano em área de conflitos tem vários casos e infelizmente este caso não vai ser o último!

Antoniokings

O USS Vincennes derrubou criminosamente um avião civil iraniano – Voo 655.
Mais um crime de guerra americano.
O navio foi ‘aposentado’ em 2005 e até agora ninguém foi condenado pelo crime.

Flanker

Depois, os EUA admitiram o abate e pagaram indenizações de mais de 130 milhões de dólares . Agora de noite, 10/01, o Irã anunciou que amanhã irá divulgar a causa da queda do avião da companhia ucraniana. Investigacao5em tempo recorde!!! Ridículo! Mais ridículo ainda é quem defende isso….

Daniel Ribeiro.

Na manhã de 3 de julho, o Montgomery observou sete pequenos barcos (do IRGC – Islamic Revolutionary Guard Corps) se aproximando de um navio paquistanês. O número de barcos pouco depois cresceu para 13 e eles começaram a ameaçar os mercantes próximos. O Vincennes foi mandado para a área para apoiar o Montgomery e lançou um helicóptero para reconhecer a área. No processo, o helicóptero recebeu fogo dos barcos iranianos. O Vincennes e Montgomery fecharam as áreas gerais dos pequenos barcos. Dois dos barcos se voltaram para o Vincennes e Montgomery, enquanto os outros começaram a manobrar erraticamente. Essas ações… Read more »

Antoniokings

Ótimo texto, mas vc pode me explicar por que o USS Montgomery estava se metendo em uma disputa entre barcos iranianos e paquistaneses na costa do Irã?

Leandro Costa

Livre navegação. Já ouviu falar na Tanker War que estava acontecendo durante o conflito Irã x Iraque? Navios de guerra tinham que escoltar petroleiros entrando e saindo do Golfo Pérsico na tentativa de deterem os ataques à esses navios de DIVERSAS bandeiras, inclusive BRASILEIROS e AMERICANOS. Se não consegue entender o que ele estava fazendo lá, então lamento, mas você não serve para debater geopolítica. O comandante americano efetuou uma ação bastante ofensiva e insegura, e deveria ter sido punido por isso, mas o abate não foi, de forma alguma intencional. O fato de que a carreira dele acabou ali… Read more »

SmokingSnake 🐍

NOS DOIS CASOS A CULPA É DO IRÃ, já que eles deixam os aviões comerciais decolando normalmente mesmo estando em estado de guerra.

Chris

Nao deve estar sendo fácil é pro governo russo…

Esses sistemas de misseis russos so derrubam aviões civis… Eqto Israel passeia a vontade sobre a Síria.

Andre

Pensei a mesma coisa. Ótimos sistemas aa contra aeronaves civis, mas não dão conta nem de proteger o segundo homem mais importante do Irã nem as instalações iranianas na Síria.

Felipe

Isso tudo é consequência do ataque descabido/inconsequente/covarde dos EUA ao general Iraniano

Nei

E do que você sabe amigo? Ninguém sabe os motivos que levaram os EUA atacarem o General, comandante de uma Força Nacional Iraniana que ajuda terroristas, ou isso não é verdade? Uma coisa é certa, prefiro paz a guerra.

Fabio Araujo

Esse cara só não morreu antes porque os EUA seguraram a mão do Mossad, esse cara era um terrorista responsável por inúmeras mortes vítimas de atentados terroristas covardes.

francisco Farias

Ele foi vítima de um atentado terrorista covarde perpetrado pelos USA.

Flanker

E todas as pessoas que morreram por ataques terroristas organizados e ordenados pelo general “salame”, são o que? Não são vítimas tb?

Leandro Costa

Se em um lugar onde não há polícia, um cara te jura de morte repetidas vezes, já atacou sua família, sua casa, seu comércio, e várias vezes matou diversos outros e você tem a oportunidade de eliminar o cara, você não faria isso? Se os papéis fossem inversos, você acha que o Irã não faria exatamente a mesma coisa?

GuilhermeSp

Descabido, realmente faz sentido, ele se indispor mais ainda internamente perto das eleições porque acordou de madrugada, olhou no celular e decidiu bombardear um general, o Universo não é tão simples assim…

Jacinto

A se aplicar este tipo de argumento, também poderíamos dizer que a culpa é do Santos Dumont (ou irmãos Wright, conforme seus preferências), porque se ele não tivesse inventado o avião, ele não teria sido abatido.

Andre

“Vcs americanos malvadões mataram o n°2 do nosso governo. De raiva, vamos derrubar um avião ucraniano. O culpado pela morte desses quase 200 seres humanos foram vocês”.

Rogerio Schneider

Pobrezinho do general. Ele tinha por tarefa fomentar rebeliões, fornecer armas e explosivos, matar soldados, organizar milícias para limpeza étnica de não xiitas, sem falar na organização dos dois ataques terroristas na Argentina, um contra a Associação Judaica AMIA e o outro contra a embaixada de Israel.

Ronaldo

Bom Dia Felipe,Bom se não tem o que comentar fique de boca fechada e para de dizer sandisses

Kemen

Sem fazer apologia a nada. Dificil dizer quem esta errado, qual a diferença entre um Predator matar pessoas escolhidas com um misil, um combatente matar pessoas escolhidas com uma arma de fogo? Ou um aluno matar outros alunos dentro de uma escola? Todas são mortes premeditadas.

Jagderband#44

O cara era militar, o resto não preciso explicar.

Kemen

Você acha que mataram só ele, não morreu mais ninguém?
Tá de brincadeira? Deve ter iraniano, iraquiano e sei lá quem mais.
Não se informou o número de mortos e suas nacionalidades, algo curioso e intrigante não acha?

Jacinto

O meio pelo qual uma pessoa mata a outra, em geral, é irrelevante. O que é relevante é o motivo pelo qual isso ocorre. Se Fulano mata alguém com um drone porque achou o corte de cabelo dele feio, isso para mim seria inaceitável. Mas se usou o mesmo drone para matar alguém que planejava um ataque isso, para mim, é aceitável. O mesmo método, motivos completamente diferentes.

Kemen

Tá legal… Provas, não somente informações como justificativa. Vejamos, Kadafi era terrorista ou apoiador, Hussein era terrorista ou apoiador, esse general comandante também era terrorista ou apoiador, é um conluio arabe-persa-terrorismo geral, notadamente em paises produtores de petróleo do Oriente Médio e norte da África, quem sera o próximo? Próxima invasão; Iran.
Por outro lado, esse sim foi mais que provado, Bin Laden terrorista e financiador que se escondia no Paquistão e era saudita.

Kemen

Erdogan que se quide, logo logo pode entrar na lista de apoiadores do terrorismo, mas ah! a Turquia não é grande produtora de petróleo, dai só tentaram tirar ele do poder com um golpe, mais fácil pois todo governante tem opositores… dai a posição dúbia dele agora. Isso esta muito estranho. Nas Filipinas e na Indonésia os muçulmanos atacam e matam, fazem atentados em outros paises, na India também fazem atentados, mas ah… ali não são grande exportadores de petróleo, e também não devem existir apoiadores do terrorismo… que estranho esse foco no Oriente Médio. E no Yemen, por que… Read more »

EduardoSP

A diferença está no contexto, meu caro. E o contexto faz toda a diferença.

GuilhermeSp

Duvido que serão varridos, mais cuidados com noticias assim nunca se sabe se na verdade não é uma contrainformação.

Luiz

Teve um acidente aéreo em território americano nos anos 90 onde ate hj não foi bem esclarecido. A suspeita é que a aeronave(Boeing) tinha sido abatida por um míssil disparado de um submarino da marinha dos Estados Unidos ou seja disparo acidental.

Luiz

Nos Estados Unidos tem a Klan lembra??

Fabio

Cara o governo americano condena as ações da Klan, muitos membros dela foram julgados e condenados. O Governo do Ira nas suas leis mesmo enforca homossexuais e ate cristãos.
Estudar e pesquisar antes de falar abobrinha é sempre bom.

Eduardo

Por favor procure se informar melhor para não fazer comentários absurdos… O Irã é uma sociedade multiétnica e pluriconfessional…

Jorene

Reportagem na tv esta semana com jornalistas brasileiros lá no Irã mostrou o medo dos homossexuais, a absoluta falta de liberdade, a opressão ao sexo feminino, o moralismo exacerbado, a vigilância sobre todos, o radicalismo, a perseguição aos judeus e cristãos, o militarismo. Tudo tendo que ser mostrado de forma muito discreta pelos jornalistas, pois lá não tem liberdade de imprensa.

Flanker

Tem, sim! Cometeram crimes raciais terríveis no passado. E hoje? A Ku Klux Klan conrinua enforcando pessoas?

Antoniokings

O papel do Irã no presente momento e fomentar a revolta do povo iraquiano contra os americanos e depois expulsá-los de lá.
Depois a gente analisa a situação interna do Irã.
Cada coisa tem sua prioridade

Kemen

O Congreso e o presidente do Iraque ordenaram a retirada das tropas estrangeiras do Iraque. Alguns paises já providenciaram a sua retirada até antes disso. Ontem o Trump disse que não vai retirar suas tropas do Iraque, Ora vejamos, o Iraque atualmente não é um pais independente?
O Congresso norte americano vai limitar as ações militares que o Trump pode executar sem autorização do Congreso, isso significa que a maioria do Congreso desaprova as ultimas operações militares ordenadas pelo Trump.

Tadeu Mendes

Luiz,

Foi um 747 da TWA em 1996, se não me engano. O míssil não foi disparado de um submarino.

Mas há quem diga que foi um ato terrorista. Uma bomba no compartimento de bagagem.

Flanker

Tem míssil antiaéreo em submarinos??

Hermes

Eu tinha pensado a mesma coisa kkkkk. E não adianta colocarem projetos e mísseis atuais, gostaria de saber um que estivesse operando em submarinos americanos naquela época

FRITZ PILSEN

Quanta ignorância. Os EUA e a URSS já derrubaram meia dúzia de aviões de passageiros, por engano; e nem por isso desejamos que fossem varridos do mapa. Por isso que digo: todo radical (seja de esquerda, seja de direita) é ignorante.

Marcos R.

Já tem um vídeo circulando com o momento que o míssil atinge o avião e veiculado pelo NY Times que é abertamente anti Trump.

Madmax

Será que foi barbeiragem?
Quando a coisa tá ruim o cara compra o circo e o anão cresce.

Bueno

Os corpos dos Canadenses terão que ser repatriados.. algum vestígio vão encontrar

Fabio Araujo

Vai depender de onde os fragmentos do míssil atingiu o avião. No caso do avião da Malásia abatido na região separatista da Ucrânia nos corpos dos pilotos tinham fragmentos do míssil.

Bruno w Basíllio

Vestígio kkkk
Furos na fuselagem compatível com a ogiva do míssil 9M330, cabeça do mesmo míssil encontrada próximo ao “acidente”, para piorar agora apareceu um vídeo do lançamento do míssil…

Fabio Araujo

Além destes, mas no caso do avião que caiu na Ucrânia os fragmentos que estavam nos pilotos devido ao formato e composição foram decisivos para identificar o tipo de sistema AA utilizado!

Jorene

Tem vídeo do míssil atingindo o Boeing. Mas desde a primeira filmagem já dava para ver que o avião tinha sido atingido e caia em chamas. Além disso quando foi atingido houve interrupção total do transponder e de comunicação. O avião já estava destruído e os tripulantes estavam mortos ou inconscientes.

Jorene

Agora nesta noite de sexta para sábado os iranianos se renderam a verdade e admitiram que derrubaram o Boeing, algo que era evidente desde a primeira imagem da madrugada do incidente.

Kemen

Fake, não escutei isso não! Vamos aguardar a investigação.

Kemen

Hoje informaram que derrubaram mais um avião. KKKKKKKK

Jacinto

Antes de repatriar precisa identificar, o que significa manipulação dos corpos. Ou seja, se houver vestígios nos corpos, eles serão eliminados antes da repatriação.

Sagaz

O fato é, eles derrubaram. A dúvida é, foi intencionalmente? Havia algum indivíduo prioritário naquele avião? Alguma informação sensível?

paddy mayne

Acredito que não. Foi incompetência mesmo. Mas por outro lado, imagino que seria relativamente fácil diferenciar um aviao civil de um militar ao radar, e ainda mais um alvo tão proximo…

Fabio Araujo

Duvido que tenha sido intencional, mas tem um artigo do Guga Chacra no Globo em que ele cita o abate do avião iraniano em 1988 pelos EUA e que o Irã até hoje fala que não foi acidente e sim um atentado terrorista e que na narrativa do Irã um acidente deste tipo não pode ocorrer e o Guga fala que se o Irã admitir que este avião foi derrubado por acidente vai derrubar toda uma narrativa de mais de 30 anos que eles criaram. Existe uma lógica cruel nesta analise, mas se os iranianos fizessem como os americanos e… Read more »

Eduardo

Os EUA não erraram! Cometeram intencionalmente um Crime contra a Humanidade!

Chris

Fora financiar grupos terroristas. O Irã vem derrubando drones americanos… Atacando navios petroleiros… Atacando refinarias de outros países…

Os EUA estão deixando é isso barato pra eles.

ednardo curisco

dedos nervosos.

cadeia de comando ansiosa.

controle de tráfego aéreo que não foi consultado.

Tadeu Mendes

Ednardo,

O 737 foi abatido várias horas depois do vale ataque iraniano.

Provavelmente pensaram que era algum avião americano vindo atacar Theran e mandaram bala.

Êsse pessoal deveria estar uma pilha de nêrvos, com mêdo de um contra ataque americano.

Fabio Araujo

Você precisa ter muita coragem para não tomar uma decisão errada num momento de tensão, existe uma história da época da Guerra Fria de um oficial de defesa soviética que apesar de todos os seus radares mostrarem que estava havendo um ataque nuclear dos EUA ele acreditando que era uma falha de instrumentos, que ele sabia que podia ocorrer, não acionou o sistema de defesa soviético e assim evitou a retaliação nuclear dos soviéticos, ele teve que ter muita coragem e segurança no que acreditava para tomar a decisão de não acionar a defesa e isso pode ter faltado na… Read more »

ednardo curisco

o que me espanta é que um avião desses é enorme em qualquer radar e é muito facilmente identificado e fácil de confirmar com o tráfego civil.

DOUGLAS TARGINO

Quando se fala em proibir aeronaves nessas regiões tem gente que não concorda e acha que isso não acontece! Pobre pessoas que morrem de graça!Por isso o Irã não quer entregar as caixas pretas!

Bom, uma fatalidade que não teve volta… Por conta da morte de um general, morrem quase 250 pessoas… Engraçado como é o destino!

Rodrigo

Pobre pessoas..mas devido a incompetência e do péssimo treinamento dos iranianos, talvez até dado pelo péssimo pós vendas russo, centenas de pessoas morreram. Esse crime é responsabilidade do estado terrorista, ditstorial, do Irá
Logo serão varridos do mapa.

Bruno w Basíllio

O que tem haver pós venda com o abate do avião?
Pelo jeito o pós venda é bom, já que o míssil funcionou…Mas é cada um que aparece…

Antoniokings

Eu acho que os americanos devem se preocupar com o sistema anti-aéreo iraniano.

Jorene

A Boeing e a Airbus estão preocupados.

pampapoker

Ahh, o chaff e o flare não estava funcionando no avião civil.

Jorene

Próxima tecnologia em Airbus e Boeing será um sistema anti-mísseis, rsrsrsrs Principalmente mísseis russos.

Hermes

Os aviões de passageiros da EL AL de Israel possuem MAWS, chaffs, flares ou outras coisas.

paddy mayne

Realmente, kings. Pelo dedo nervoso e pela incapacidade de diferenciar características de radar tão distintas, vê-se que são profissionais de alto nível.

Felipe Morais

Que coisa sem sentido que você escreveu Rodrigo. Pós venda Russo? O que tem a ver?Temos vários exemplos na história, em FA’s de conhecida qualidade, em que o mesmo ocorreu. Provavelmente foi um disparo por engano. Fruto de incompetência? Péssimo treinamento? Talvez. Talvez o nervosismo da situação tenha influenciado. De todo modo, é uma situação que infelizmente acontece. Pra mim, o erro maior está em permitirem decolagens num momento em que acabia de ocorrer disparos de mísseis e uma possibilidade de retaliação muito grande por parte dos EUA.

Evandro

“Logo serão varridos do mapa”
Esses são os famosos combatentes de Call of Duty e Battlefield, que do conforto de seus lares clamam por sangue. 😐

Gabriel BR

Mais uma do Regime criminoso e terrorista de Teerã…o regime dos aiatolás precisa ser destruído e a monarquia restaurada.

Antoniokings

Depois de Israel.
Olha a fila!!!!!

João Moro

Antoniokings, especifique melhor a frase “Depois de Israel. Olha a fila!!!!!” pois dá pra interpretar que você quer a destruição do provo e do estado de Israel …

Antoniokings

Claro que eu não quero destruir.
Quero que Israel, de início, cumpra as Resoluções da ONU, pare de atacar civis indiscriminadamente nas áreas ocupadas e que promova eleições limpas de modo que se um árabe muçulmano ganhar, assumae o Governo.

Flanker

Substitua Israel por Síria ou Irã no seu comentário…..vai ficar bem bom….

Rodrigo Martins Ferreira

A monarquia iraniana era tão tirana e terrorista quanto os aitolás..

Por isto foram depostos.

Marcos R.

Rodrigo, no OM a única forma de governo que funciona e algum tipo de ditadura, nossa ocidentais é que não conseguimos aceitar isso.
Pode ver que toda nação que apresenta estabilidade lá e governada por algum tipo de ditadura, seja religiosa, monárquica ou simplesmente um governo com pulso de ferro, toda experiência democrática Lda acaba em conflito.

Baaz

Israel está no OM e é uma democracia.

Rodrigo Martins Ferreira

Você pode ser uma monarquia e não ser tirana..

A Jordânia está longe de ser uma democracia e nem por isto a família real é déspota.

Idem para os UAE…

Kemen

Mas como era bonita a Farah Pahlavi, muito linda.

João Souza

Pesquisa sobre a “Savak”, a polícia secreta da monarquia que sequestrava, torturava e executava pessoas que discordavam do Xa. Povo acha que todo mundo com uma coroa na cabeça é rainha Elisabeth.

Eduardo

Pesquisa sobre a Rainha Elizabeth e os Crimes contra a Humanidade da Monarquia da Inglaterra!

João Souza

Concordo.

Antoniokings

E os crimes da Monarquia Belga no Congo, considerados os maiores da Humanidade,
Maiores até que o Holocausto dos Judeus.

Caravaggio

Isso só mostra sua ignorância politica, não faz ideia do q foi a monarquia iraniana.

Kemen

Nada cara, põe um presidente norte americano lá. E aproveita no Brasil também. kkkkkk

gordo

A alguns dias atrás achei que o Irã iria deixar o rojão na mão do Trump e fazer ganho politico com a morte do general, mas aparentemente entraram no jogo de provocações em nome da vingança e optaram bater de frente com algo do porte dos EUA. Vingança não é coisa para se fazer de cabeça quente, exige bem mais ponderação que oração. Como disse Khan para o capitão Kirk,, “conhece o provérbio Klingon que diz que a vingança é um prato que se come frio” (Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan).

Leandro Costa

O melhor filme de Star Trek.

Leandro Costa

Os que negativaram esse comentário devem ser fãzocas das aberrações do JJ Abrams 😛

carvalho2008

Muito bom mesmo, tenho toda a coleção de cinema e das diversas series….desde kirk (Original) Picard (TNG), Cisco (DS9), Janeway (Voyager), Archer (Star Trek Enterprise a melhor em minha opinião), Discovery (surpreendeu e devolveu a tonica e retorna agora em janeiro), e estou ansioso por Star Trek Picard em lançamento….

gordo

Com certeza é o melhor da serie Star Trek original. Gostei muito da regravação que lançaram em 2013 Star Trek Into Darkness (Além da Escuridão).

Leandro Costa

Achei o ‘Into Darkness’ um insulto. É um filme que não faz qualquer tipo de sentido mesmo dentro da narrativa do Jar Jar Abrams.

Rodrigo

Eu gostei de ambos são leituras diferentes. mas claro falta a questão científica tanto explorada nos filmes antigos… O 1 que mostra a voyager no final foi ótimo

Leandro Costa

Eu também gostei muito do primeiro. O que não gosto nesses novos é que eles tem uma dinâmica diferente. É corrido, sem imaginação, fazem cenas inteiras apenas pela grandiosidade das imagens sem ao menos ter algum sentido para a narrativa. Virou uma tentativa de filme de ação em que elementos clássicos são integrados de forma desconcertada com o objetivo de apelar para os fãs originais. O resultado é que esse apelo barato acabou enfurecendo mais do que encantando. Existem tantos furos naquele filme que são tão ridículos que fica até difícil de listar. Mas basicamente o ‘Into Darkness’ e o… Read more »

Coutinho

Sim, esses novos filmes de Star Trek (como os de Star Wars) são feitos por quem não entende nada do assunto original.

Antoniokings

A notícia do dia é que o novo Comandante da Guarda Republicana afirmou que não há como negociar com os EUA e que as ações estão apenas no começo.
E o Aiatolá Khamenei disse que os EUA devem se retirar do O.M.
Aguarde que esta história está só no começo.

Flanker

Qual é a novidade no que você escreveu??

MÁRIO FILHO

Gordo meu bisavô já falava isso à mais de cem anos atrás .

Antoniokings

Fique tranquilo que os sistemas de armas anti-aéreas iranianas e iraquianas serão muito melhorados.
O Irã certamente receberá novos sistemas com o fim do prazo da proibição de vendas.
Já o Iraque, hoje, anunciou que começou a consultar os russos para aquisição do Sistema S-300.
Alegam as autoridades iraquianas que é para defender, inclusive, as bases da PMU xiita de ataques como ocorreram nesses dias.
Confuso o Iraque, né?
Querer comprar armas russas para abater alvos dos EUA ou OTAN que ocupam o próprio País.
Acho que isso não vai dar boa coisa.

Jorene

Está mais parecendo que querem derrubar Boeings com essa compra.

Antoniokings

Talvez os F-18.
Mas, não creio que os americanos queiram tentar a sorte por lá.

Alessandro

O interessante dessa tragédia, é que não vemos nenhuma dessas hashtag levantada pelos “humanistas” na luta em prol dessas vítimas, quando esse tipo de ação acontece nesse tipo de regime, não é curioso isso??

Jorene

Não é curioso, é esperado.

Wilson França

Levanta aí vi então.

Ricardo Barbosa

Então morreram o General Suleiman, mais 40 iranianos no funeral do próprio general, e mais esses 180 tripulantes e passageiros do avião ucraniano, 80 deles iranianos. Já os mísseis balísticos IRANIANOS endereçados a destruir os EUA destruíram um hangar, um gazebo e um guarda-sol.

Jorene

Olhando as fotos, parece que destruíram dois caixotes, três barracas de lona e uma carriola.

Recruta zero

Parece ser o míssil 9M331(9M330).
Com a palavra sr. Bosco!!!

Matheus

Mas quais são essas fontes?
Tem gente aqui já acusando sem nem sabermos de onde é essa fonte?

PRAGMATISMO MINHA GENTE, PELO AMOR DE DEUS.

Andre

A minha fonte é o https://www.aereo.jor.br/. O que você acha desse site? É confiável?

Caravaggio

Não, pq ele não acesso a isso, só reproduz de outros, no caso a “inteligência americana”.

Andre

Caravaggio, fiquei um pouco confuso com seu comentário. Vc quis dizer que minha fonte não é confiável prq ela só reproduz textos da inteligência americana? É isso?

Flanker

Então você não confia no que o Poder Aereo publica. Sí eu pergunto ocque você faz aqui, então??

Coutinho

Essa parece ser a primeira “Grande Pérola” do ano.

Rodrigo Maçolla

Putz que merda , nas duas ultimas fotos da pra ver claramente os destroços do míssil

Isso não é fatalidade , isso é barbeiragem e tem culpados sim… e a Ironia maior é que em sua grande maioria os passageiros são iranianos

Jorene

Os iranianos já limparam o terreno para esconder as evidências do uso do míssil.

Fabio Araujo

São muitas evidências que levam a crer realmente que o avião foi abatido, agora deveriam ter cancelado as decolagens de aviões civis para evitar isso, pois existia a possibilidade de um contra-ataque americano e combates aéreos nos céus do Irã. Alguém estressado e talvez até cansado após horas de prontidão pode ter confundido o avião civil com algum caça ou bombardeiro americano e decidiu agir, as baterias suspeitas fazem parte da defesa aérea de Teerã, eram responsáveis por defender de um ataque eminente as principais autoridades do governo e levando em conta que servem em uma ditadura na dúvida atire… Read more »

Jorene

Os coitados da bateria AA Tor já devem ter sido enforcados na calada da noite. Sobre a questão de combates aéreos, um F35 enfrentando um teco-teco não é combate aéreo, é massacre.

Kemen

Moral da história: os grandes ordenam as bobagens e coitados que não tem nada com o caso pagam com suas vidas. Imaginem num clima de tensão altissimo se paises que dispõe de armas nucleares erram acreditando que estão sendo disparadas ogivas contra eles e ordenam contra atacar dispandos contra cidades. E isso vale para todos.

Rene Dos Reis

Melhor comentário ate agora , la pra cima ta difícil torcida pra todo lado, investigação vai ter que ter e se for erro do Irã a verdade vai aparecer, muito difícil de esconder. Rapaz imaginei esse cenário de escalada com a Russia acuada cercada de bases oque e realidade , bombardeando duas bases da Otan com armamento nuclear tático,o desfecho de tal ato fica por conta da imaginação de cada um , o mundo esta se tornado um lugar muito perigoso.

Kemen

Já aconteceu na Ucrania, no Golfo Pérsico e agora no Iran.

Bruno w Basíllio

Na Ucrânia duas vezes, em 2001 foi um Tu-154M que foi “pego” pelo S-200V.

EduardoSP

E na União Soviética. Vôo KAL 007. Um 747 abatido por um caça soviético em 1983.

Gabriel

Cegueira ideológica é um M.

Se os americanos tivessem abatido o avião Civil, os anti-americanos estariam “gritando” em todas redes sociais.

Mas como foi o Irã, simplesmente preferem não ver.

Esse “mesmo povinho” gritou e esperneou com os incêndios na Amazônia (porque o atual governo brasileiro está mais alinhado com os EUA, que o anterior), mas ainda não descobriram os incêndios na Austrália.

Mais uma vez, as vítimas são os inocentes, mas a moral relativa de alguns prefere “não perceber”, porque não lhes convém.

Leandro Costa

Perfeito.

cerberosph

cegueira ideologica, o fogo não é um elemento natural na floresta amazônica, ela não pega fogo naturalmente ao contrario de outros biomas como o cerrado, coniferas nos Eua, floresta em portugal e austrália onde o fogo é endêmico, natural e até benéfico vide os bombeiros dos eua que são especializados em atear fogo controlado nas florestas coniferas.

Antoniokings

Não é cegueira ideológica.
A questão é: O que os EUA estão fazendo lá que não foram chamados?
Voltem para suas casas em paz.
Seria o equivalente a um navio russo derrubar um avião panamenho no Caribe.

Paulo

Alguns, por aqui, são capazes de afirmar que foram os estadunidenses que derrubaram o avião.

Caravaggio

E outros q ele foi derrubado por um missil……….

Flanker

Ah, ele não foi derrubado? Então todos os vídeos que mostram os impactos e a queda são forjados? Então a velocidade recorde com que o Irã limpou a área dos destroços é sem motivo? O tempo recorde com que o Irã vai anunciar a causa da queda também não quer dizer nada?? Que tipo de droga vocês usam para ficar tão bitolados assim??

Ricardo Bigliazzi

Relaxa Gabriel, lá no Oriente eles vivem uma situação de atrito real e bem tensa… aqui é apenas Guerra de torcida… segue o jogo… pena que para os passageiros desse infeliz voo não pode ser chamado o VAR.

cerberosph

Cegueira ideológica, o fogo não é um agente natural na floresta amazônica, a floresta amazônica não pega fogo sozinha, ao contrário de outros biomas, como no cerrado, as florestas coníferas nos EUA, em Portugal, na Austrália etc, nesses biomas o fogo é endêmico, natural e faz parte do desenvolvimento da floresta sendo até necessário. Vide os bombeiros do fogo nos EUA, que trabalham colocando fogo controlado na floresta para evitar os incêndios florestais de grandes proporções. Coisa impensável na Amazônia.

Mauro

SA-15 Gauntlet. Falei dessa hipótese aqui logo no primeiro dia desta notícia, dos vários furos de fora pra dentro na fuselagem deste avião, e que poderia ter sido derrubado por um míssil. Caiu pegando fogo e é raro que isso ocorra. Serviços de inteligência detectaram sinais de acionamento de uma bateria SA-15 minutos antes do avião cair, seguido de assinatura infra vermelha equivalente ao lançamento de dois mísseis. Citei de maneira específica este furo no leme da aeronave, claramente de fora pra dentro, vi esta imagem em rede social. Agora é a imagem de destaque desta postagem. Resultado: Recebi dezenas… Read more »

Ricardo Bigliazzi

É apenas “torcida”, na verdade estão putos dessa besteira indefensável que o “time” deles cometeu, só resta vaiar os outros. Pode ter certeza que que vão abafar o caso.

Jorene

Agora querem analisar as caixas pretas no aeroporto, dois anos de prazo para divulgarem o resultado, kkkkk, só no Irã mesmo. Sabem o que a as caixas pretas vão mostrar? Comunicação da tripulação e aos três minutos de vôo um forte estrondo e… silêncio total, pane elétrica e hidráulica total, interrupção do transponder. Mas basta verificar os furos na fuselagem e os restos do míssil aa Tor para saberem a resposta.

Jorene

Agora melhorou… segundo a imprensa, os iranianos vão dar o resultado das análises das caixas pretas amanhã, sábado, 10 de janeiro. Incrível ! Análise em um, dois dias, rsrsrsrsrs. E eu pensava que república bananeira era na América latina…

Jorene

Mudou tudo de novo, o que era impossível de ter acontecido, segundo eles, se tornou realidade, Admitiram ter derrubado o Boeing.

Leandro Costa

O problema agora é que devido ao isolamento iraniano, será muito difícil uma investigação imparcial que possa trazer algum tipo de alento às famílias das vítimas. Eu queria poder dizer que precisamos esperar até o resultado das investigações, mas infelizmente não sei se esta investigação realmente vai investigar qualquer coisa.

Ricardo Bigliazzi

“Investigação imparcial”… esquece isso… no máximo vão pedir que especialistas estrangeiros da Coreia do Norte, Venezuela, Cuba, Siria e do Hesbolla façam a analise do acidente para darem o veridito que o avião caiu de causas naturais… apesar que o disparo foi perfeito…

claro que é brincadeira o que escrevi… mas o Irã dá provas a cada dia que não vive os seus melhores dias…

Delfim

Só lembro do 707 da Varig que por pouco não foi abatido no conflito Falklands/Malvinas, graças à intuição do Comandante britânico que na última hora pediu identificação visual.
.
Não estou invertendo a culpa, mas em situações de conflito voos comerciais devem ser cancelados. Aqui mesmo durante eventos a FAB cria zonas de exclusão e aperta o controle aéreo.
.
Vai acontecer a mesma coisa que houve com o voo Iran Air 655: oferta de indenização. Ninguém vai à guerra por gatilho nervoso contra aeronave civil.

Antoniokings

Várias empresas já cancelaram seus voos para Iraque e Irã.

Rodrigo Martins Ferreira

Só que os americanos admitiram o erro..

Acho muito difícil o Irã fazer o mesmo..

Vão negar até não ter mais condiões..

E quando n puder mais negar vão culpar alguém..

Vão dizer que estavam mirando em algum avião americano e todo aquele lixo que só os russófilos acreditam

Delfim

Assumiram mas se justificaram e o comandante do USS Vincennes acabou condecorado e promovido.
Assim como aconteceu com o voo KAL 007, os soviéticos abateram, assumiram e ficou por isso mesmo.

Rodrigo Martins Ferreira

Uma coisa foi a ação militar e o processo de decisão do evento..

Duvido que este comandante apesar da promoção n relembre isto todo dia.

Delfim

O Comandante Rogers foi afastado do comando do USS Vincennes em 1989, foi para terra firme e pediu reserva em 1991. O USS Vincennes foi scrapeado em 2011.

Se os artilheiros antiaéreos da Guarda Iraniana dispararam na pressão ou sob ordens é algo ainda a saber, se.

Flanker

O avião abatido pelos EUA em 1988 foi uma m… igual à essa de agora. Os EUA acabaram reconhecendo o erro e pagaram 130 milhões de dólares em indenizações às famílias das vítimas. O Irã vai reconhecer o erro? Vai pagar indenizações?

Jorene

Não vão reconhecer nem vão pagar porque seu rico dinheirinho está reservado para construir bombas atômicas com o intuito de destruir Israel, Arábia Saudita, Estados Unidos, Vaticano, etc, etc… O Irã é só paz e amor.

Rodrigo Martins Ferreira

Acabei de ver que eles reconheceram..

Depois daquelas fotos com restos do míssil, não tem muito mais o que esconder..

Parabéns ao Irã e a sua vingança avassaladora.

Fabio Araujo

Vão negar enquanto puderem, mas por outro lado os responsáveis pelo abate vão ser punidos em segredo. Mesmo o que aconteceu tendo sido um erro dificilmente o governo iraniano vai admitir enquanto não surgirem provas irrefutáveis!

Tadeu Mendes

Fabio,

A essas alturas, os responsáveis já foram eliminados. Queima de arquivo.

Jorene

Enforcamento dos operadores do Tor numa salinha qualquer. Padrão iraniano.

Mauro

Os argentinos estavam usando aviões 707 civis da Aerolíneas Argentinas para praticar inteligência e localizar a frota britânica, voavam baixo inclusive. Os ingleses perceberam e decidiram que não iriam tolerar mais essa prática, a ordem era abater, foi dada autonomia ao comandante da frota inglesa, que alegou já estar ao alcance dos aviões argentinos, tinha ordem de disparar sem necessitar da autorização de Londres. O comandante do avião da Varig que voava a 2 mil Km do Rio de Janeiro acendeu as luzes internas, os passageiros viram um avião cinza escuro ao lado do DC-10, era um Sea Harrier. Não… Read more »

Delfim

Correção, era um DC-10 da Varig, conforme o Mauro citou. Tks.

Jefferson Ferreira

Já tem vídeo rolando de fato foi abatido o avião!! No site do NYT tem! Pelo que dá pra ver explodiu junto a cauda do avião!!

Marcos R.

Link para o vídeo:
https://youtu.be/Xu81zRh7i68

Franklin Apaza
Maurício.

Eu até já sei a desculpa que o Irã vai dar, eles vão dizer que confundiram o 737 com um Super Hornet, os americanos abateram um A300 e disseram que o confundiram com um F-14.
Como tem um pessoal que acreditou na historinha americana, provavelmente vai ter um pessoal que vai acreditar na historinha do Irã.

Jagderband#44

Segundo o tonho da lua o avião foi abatido por um americano.

Antoniokings

Levando-se em conta que os americanos não deveriam estar lá, que estão criando conflito indevidamente e que para serem expulsos poderá haver uma grande guerra na região, SIM, eles têm parte da culpa.

Bosco

No mundo encantado do faz de conta de Toinha da Lua os americanos não deveriam estar lá. O Ocidente não deveria ter utilizado o petróleo do OM, Ford não deveria ter nascido, o avião não deveria ter sido inventado, o Velho Mundo não deveria ter invadido as Américas, o RU não deveria ter colonizado a Índia, etc. Vive no mundo da Lua. Toinho, o mundo é como é. Não fossem os americanos seriam os chineses ou russos ou franceses. Não tente mudar ou relativizar os eventos históricos que nos levaram até o ponto atual. O que se faz hoje determina… Read more »

Antoniokings

Apenas assista os fatos que estão ocorrendo.
Dependendo de sua idade, vc poderá assistir até o final as mudanças históricas que estão acontecendo.
Está sendo tão rápido que acho vc conseguirá.

Jorene

“Negacionismo histórico em andamento” do Totonho.

Antoniokings

O Governo iraquiano pediu a retirada das tropas americanas no País !0/01.
Washington recusou.
Acredito que o próximo passo será o Governo iraquiano comunicar que não pode mais assegurar proteção aos americanos.
As coisas estão ficando interessantes.

Flanker

E desde quando os iraquianos garantem proteção aos norte-americanos ???

Rodrigo

Concordo mesma lógica.. capotei um carro da GM vou lá xingar a GM por estar fabricando o carro.

Rodrigo Martins Ferreira

E mais uma vez os sistemas de defesa aérea russos, mostram a sua extrema letalidade contra aviões civis..

ednardo curisco

São bons mesmo viu. 🙂

Jorene

Até Tupolev derrubam.

Jacinto

Provavelmente foi derrubado por um ou mais míssil, mas não com o intuito de derrubar uma aeronave comercial. Foi acidente mesmo.
Agora, em se confirmando isso, que história estranha! O que teria levado os militares que estavam operando a bateria a acreditar que uma aeronave que decolara de Teerã e que ainda deveria estar em trajetória ascendente era uma aeronave americana?

Bruno w Basíllio

Além de estar próximo ao aeroporto, altitude, velocidade, tamanho do alvo, a aeronave não estava se aproximando mas se afastando para oeste, provavelmente o radar pegou a aeronave desde que levantou vôo…
Já não estou acreditando em “engano”, o radicalismo por aquelas bandas tem matado muito inocentes ultimamente…

carcara_br

Falta de coerência, se fosse “radicalismo” era mais fácil radicalizar no ataque de vingança que num avião sem nenhum alvo com significância, mas vai tentando quem sabe você consegue…

Bruno w Basíllio

“era mais fácil radicalizar no ataque de vingança que num avião sem nenhum alvo com significância,”
Fala isso para os autores de dezenas de ataques terroristas que aconteceram pelo mundo, afinal as vítimas desses ataques tinha “Significância” né…

Antoniokings

Russos e iranianos estão negando que o avião foi derrubado.

Flanker

Ah, e ru esperava que eles fossem admitir? Se não foi derrubado, por que limparam, em tempo recorde, o terreno da queda dos destroços? E a8nda tem a cara de pau de dizer que amanha5, 11/01, vão anunciar a causa da queda….

carcara_br

Boa pergunta, deviam está numa tensão só, atiraram na primeira mancha que surgiu no radar. Isto demonstra uma certa falta de coordenação dos sistemas antiaéreos, provavelmente trabalham de forma individual, sem integração como nos sistema mais modernos.
Sinal de transpônder não deve valer muita coisa neste tipo de situação porque bastaria um adversário “emular” uma aeronave civil pra atacar. Somente um verdadeiro IFF pra amenizar a situação, coisa que aeronave civil não dispõe.
É a maior vantagem dos EUA, levarem a guerra até o território inimigo, qualquer erro fica por conta dos outros.

ednardo curisco

dedo nervoso, cadeia de comando suando em bicas e má comunicação entre controle de tráfego aéreo civil e sistemas de defesa e alerta