Home Aviação Militar Fotografia de Sargento da FAB está entre as melhores do mundo

Fotografia de Sargento da FAB está entre as melhores do mundo

3364
8

O Sargento Johnson Barros também produziu imagens de aeronaves militares que já foram premiadas

A fotografia noturna de um avião RV-8, pertencente a Esquadrilha Fox, produzida pelo Sargento Johnson Barros, da Força Aérea Brasileira (FAB), está entre as três melhores do mundo na categoria Aviação Geral, segundo a revista especializada Aviation Week, uma das mais conceituadas da área. A imagem intitulada “Ciranda Estrelar” foi produzida em julho desse ano, em Brasília (DF).

O Sargento Johnson explica que, para que ocorresse o clique, foi necessário o planejamento de toda a composição da imagem. Começou com um desenho e para que ela se tornasse realidade foi feita com uma mistura de técnicas – light painting (pintar com a luz), exposure stacking (empilhamento de fotos para aproveitar as partes iluminadas) e astrofotografia, um tipo especializado que envolve gravar imagens de corpos celestes e grandes áreas do céu noturno.

Segundo o militar, tudo começou pelo planejamento que envolveu o estudo do mapa da região, da meteorologia e da carta celeste do dia mais favorável. Colocando todos os elementos em seus respectivos lugares, a câmera começou a registrar o movimento das estrelas no céu, juntamente com a impressão das luzes de flash e lanterna, com as quais o fotógrafo revelava o avião invisível aos olhos humanos naquela situação. “A única coisa que não foi prevista foi uma estrela cadente que apareceu na fotografia”, comenta.

Reconhecimento

Para o Sargento Johnson, mais importante que um prêmio e uma fotografia, o trabalho é a expressão de paixões que cultiva desde a infância, iniciada com desenhos de aviões nos cadernos. “Ao longo dos anos, a fotografia se tornou minha maneira de me comunicar e, por isso, acabei somando o time do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica [CECOMSAER]. Na FAB, quando penso em uma fotografia, imagino milhares de jovens que podem se empolgar ao ver uma imagem e se ver futuramente vestindo o azul”, opina.

Carreira

Outras fotografias do Sargento Johnson já receberam o reconhecimento de diversas publicações, entidades e sites. A própria Aviation Week já o colocou como um dos melhores do mundo outras vezes (2009, 2013, 2014, 2015). Há cinco anos, a foto de um A-29 Super Tucano da FAB apareceu na lista das 25 melhores imagens do mundo, selecionadas a partir da rede social Flickr. Em 2017, a foto do helicóptero Bell H-13 da FAB foi escolhida entre as quinze melhores do Flickr Brasil.

Em sua formação, o militar fez o curso Seeing Through Photographs, no Museu de Arte Moderna de Nova York, no Estados Unidos. Também se capacitou nas áreas de Criação e Elaboração, Direção de Fotografia e Tecnologia em Processamento de Dados.

Com 20 anos de serviço ativo na FAB, o Sargento Johnson é especialista em Manutenção de Aeronaves. Sua carreira de fotógrafo começou quando servia no 1° Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis (GO), onde registrava os Mirage III que operavam naquela Unidade. Atualmente, ele trabalha no CECOMSAER.

Veja outras imagens dos fotógrafos da FAB no perfil oficial do Flickr.

Sargento Johnson Barros – CECOMSAER

FOTOS: Sargento Johnson Barros / CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Adaime
João Adaime
10 meses atrás

Parabéns ao sargento Johnson.
Não vi no currículo postado aqui a função de professor de fotografia. Pode ter sido esquecimento de citar. Porém, se ele não ensina sua técnica, está na hora de passar seus conhecimentos adiante.
Desejo voos mais altos ainda ao sargento Johnson.

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
10 meses atrás

Que trabalho incrível!
Parabéns ao sargento e sucesso!

Samuca cobre
Samuca cobre
10 meses atrás

Parabéns!!! Fotos maravilhosas !!! Que venham mais!!!

Clésio Luiz
Clésio Luiz
10 meses atrás

À quem ainda não visitou, vale muito a pena dar uma olhada na página da FAB no Flickr. Tem muita foto lá que foi direto para a minha coleção. Dá gosto de ver.

E tudo gratuito, sem malabarismos ou marcas d’água nas fotos.

Nilo Rodarte
Nilo Rodarte
10 meses atrás

Belas fotos. Parabéns pelo talento e pelo empenho em conseguir o melhor resultado!

Mauro
Mauro
10 meses atrás

Grande Johnson.

Rommelqe
Rommelqe
10 meses atrás

Prezado Johnson, sou seu admirador, seu trabalho é excepcional! A foto do A29 é simplesmente um espetáculo. Tenho- na na minha coleção como a melhor foto de aviões no alvorecer/entardecer…PARABÉNS! Fotografia é uma arte que exige muita sensibilidade e um foco muito lúcido daquilo que se pretenda transmitir.

cwb
cwb
10 meses atrás

putz…,primeira matéria que não tem dislikes….
Parabéns ao militar pela fotografia…
queria fotografar metade disso…