Aeronaves da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF)
Aeronaves da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF)

Fontes do Departamento de Defesa dos EUA relatam que o governo do Irã está negociando com muita probabilidade a compra de novas tecnologias militares russas e/ou chinesas de última geração.

A liderança iraniana quer comprar mísseis modernos superfície-ar e sistemas de defesa costeira, bem como novos caças para a Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) e equipamentos para o Exército (IRIA). Eles querem isso há muitos anos, já que grande parte de suas forças armadas está extremamente desatualizada.

Em 2020, o embargo de armas das Nações Unidas contra o país expirará. Acredita-se que especialmente a Rússia e a China preencherão a opção de vender armas ao Irã em meio às crescentes tensões na região.

Fontes de inteligência do Departamento de Defesa dos EUA afirmam que há indicações de que o Irã já está conversando com a Rússia para a compra de Su-30 e Yak-130, além de tanques T-90, SAMs S-400 e sistemas de defesa costeira Bastion. A China, por outro lado, tenta vender seus J-10 e JL-15 ao Irã há alguns anos.

Embora o orçamento iraniano de defesa seja muito baixo (dados oficiais mostram apenas US$ 20,7 bilhões até 2019), espera-se que a maioria das armas seja doada ou comercializada por petróleo. Outra opção é a compensação, oferecendo infraestrutura iraniana local (como portos, aeroportos) aos fornecedores de hardware.

A Resolução 1929 do Conselho de Segurança da ONU insta todos os seus membros a não transferirem armas para o Irã. Obviamente, a pressão política internacional dos EUA aumentará ao máximo para impedir entregas. O Irã pode enfrentar outras sanções que afetem o país inteiro.

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

143 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Irã está mais defesado que nós em termos de caças, só ai temos ideia do quanto estão lascados nesse quesito. Se eles não comprarem umas 100 aeronaves para defender aquele país, em uma eventual guerra não podem contar com os caças deles, pois farão no máximo o mínimo.

Space Jockey

Mas eles tem a possibilidade de lançarem uma chuva de mísseis de todos os tipos sobre aventureiros.

Andre

Mais defasados que nós? Eles tem f14, nós f5…

Thulio manhaes

Mais defasados que o brasil doeu na alma!!!….hahahaha

Rick

Se for comparar os F-14 com os F-5BR e só olhar o tipo de aviônica, os tipos de misses que podem ser empregados, sua comparação por si só já ficou no passado como aqueles jatos que até bem pouco tempo não tinham nem material de reposição André.

paddy mayne

O F-14 deles não recebe upgrades decentes há anos, e é uma máquina de manutenção complexa e cara (o que pesou muito na aposentadoria da US navy). Comparativamente, é como os F-16 venezuelanos.

Thulio manhaes

E sejamos honestos, 100 caças SU 57 não seriam capazes de conter o ímpeto americano e israelense naquele país!

Jorge

Mesmo com caças antigos, Israel não sabe exatamente, segundo National Interest, o lastro da resposta de contra-ataque dos mísseis iranianos e os prováveis danos que poderão ser causados nos aliados americanos na região do Golfo e a possibilidade de êxito de ataque por saturação no Iron Done sobre Tel Aviv.

Roberto Medeiros

10 SU57 são capazes de destruir Israel?????
Nem sonhando.
100 su57 não conseguem isso.
200 Su57 não conseguem isso.
Por um motivo simples: tecnologicamente Israel está quase emparelhado com os seus vizinhos. Mas estrategicamente está séculos à frente.
Israel é muito superior aos seus vizinhos no componente inteligência ( informações)

Felipe

fonte?

Tadeu Mendes

Eduardo,

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….Thanks for the joke.

Shalom.

Salim

Alem de antisemita e ignorante e incapaz de entender que um caça que náo existe ainda pode fazer algo que VC nem faz ideia do que seja. Veja ataque misseis em Damasco semanas atrás, ate agora estão se perguntando de onde apareceu Missel. Ira e o ultimo que falta pra ser dobrado e virar pais descente, esta semana mataram cerca 100 manifestantes pois aumentaram preço gasolina, ditadura teocrática sanguinária.

Space Jockey

Porque o Irã não é deCente ? Eles não tem o direito de ter armas nucleares porque ? Porque os EUA podem ter nukes e eles não ? Eles não podem ter o direito de se defender poque ?

tomcat4.0

Eduardo(xará) tá passando vergonha com este comentário de todas as formas e ângulos possíveis que possamos avaliar.

XFF

O cara fala da força de Israel como se fosse da outra galáxia. È muito

fanatismo. Eles tem força adequada para se defender, mas não para travar uma guerra longa, não aguenta. O Tio Sam vai ter que intervir para socorrer Israel. Foi assim em todas as guerras que Israel lutou.

Flanker

E daí??? Todo mundo fala isso como se fosse um crime!!! Isso é resultado de Israel ser o principal aliado dos EUA no OM. E o Irã?? Tem capacidade de manter uma guerra longa?? Claro que não!! Também precisaria de auxílio dos russos e dos chinas! E hoje, comparando as capacidades tecnológicas de Israel e Irã, tecnologias próprias, qual é o melhor??? “Ah, Irã sofre embargo!”…E daí??? Tecnologia sensível não se compra…com embargo ou sem embargo….e os israelenses possuem uma variedade gigantesca de tecnologia militar própria, desde sistemas eletrônicos de combate, como HUD’s, MFD’s, pods embarcados, radares, mísseis de todos… Read more »

Antoniokings

Calma que o laço está apertando.

paddy mayne

Com que dinheiro? E talvez não saiba, mas a linha da produção do SU-57 levaria décadas para entregar 100 unidades no ritmo atual.

Valgo

É apenas um problema de pilotagem,os caças russos são ótimos!!!

Fabio Mayer

100 SU-57 formam um poder dissuasório fantástico. É isso que o Irã necessita, já que, é sabido, não tem ambições expansionistas.

Luís Henrique

Brasil possui cerca de 50 caças modelo F-5. Irã possui: 60 F-5 +30 Saeqeh (nacional baseado no F-5) +10 Kowsar (nacional baseado no F-5) 24 J-7 (mig-21 chinês) 23 Mirage F1 64 F-4 45 MiG-29 45 F-14 Tomcat +75 Su-22, Su-24 e Su-25 Além do Saeqeh e do Kowsar, o Irã fez o Azarakhsh que é um F-5 modificado para ataque. Fez o Saeqeh 2, mais avançado que o Saeqeh 1. E fez o Qaher-313 que segundo eles é Furtivo. A aquisição de caças Su-30 Ou caças chineses deve ocorrer no ano que vem, com o fim do embargo, e… Read more »

paddy mayne

Entre ter e manter é um abismo. Entre manter e operar é outro.

Luís Henrique

Entre a frota de caças da FAB e a frota do Irã tem uns 10 abismos. Rss.
Se pegar um país do nosso tamanho (populacional, territorial e econômico) aí tem uns 100 abismos.

Flanker

As quantidades e tipos de aeronaves iranianas estão corretas. Só não se sabe quantos ainda continuam ativos. Mas, você não acredita que o Qaher-313 seja de verdade, né? Você acha que aquele mockup apresentado, de papelão, plastico, isopor e fibra de vidro, todo torto e feito a facão é um projeto sério e ainda por cima com capacidade furtiva?

Luís Henrique

Não. Mas não sabemos ao certo. Aquele apresentado sabemos que é um mockup. Mas não sabemos se avançaram, se já possuem caças do tipo em operação e se realmente são furtivos.
Para mim acredito que consigam produzir o tal caça e até acredito que tenha algumas tecnologias de redução de RCS, mas não acredito que chegue perto de caças conceituados no mercado mundial.

Será provavelmente um F-5 melhorado e um pouquinho furtivo, no máximo.

Minuteman

Igual nossos hermanos, fazem o test drive em 5 versões por mês, fazem a simulação do financiamento, imprimem o contrato, mas na hora de assinar…

Elton

E difícil imaginar como eles ainda mantém voando os F14 e F4 mesmo sob embargo há mais de 40 anos,mesmo com canibalização e respeitável o feito de manter aviões com mais de 50 anos operacionais sob circunstâncias tão adversas.

Clésio Luiz

Embora a nossa imagem indique o contrário, o Irã é um país industrializado. No quesito industria aeronáutica, por exemplo, a Grumman construiu lá nos anos 70 uma filial bastante completa para manter o F-14. Tinha uma vila/cidade com americanos lá treinando mão de obra iraniana quando a revolução estourou. Imagino que algo semelhante tenha sido feito pela McDonnell Douglas com o F-4, também adquirido em grande quantidade.

Olha esse video feito pela própria Grumman para mostrar o progresso do contrato iraniano:

https://www.youtube.com/watch?v=sfCmpsHjtNg

CLAUDIÃO

acho que os argentinos estão mantendo seus pilotos treinas e atualizados de tanto fazer test driver nos aviões dos outros kkkk

paddy mayne

Rárárá, boa! Os hermanos são aqueles caras que entram na loja, testam, provam, e no final dizem “só tô dando uma olhadinha”.

CLAUDIÃO

TREINADOS

Adriano Madureira

Mas ao contrário de nossos hermanos, eles tem dinheiro, só estão esperando a resolução da ONU perder a validade.

Minuteman

Tem nada.

tomcat4.0

Minuteman, ao menos bem mais que a Argentina o Iran tem $$$ e isto é um fato e sua indústria bélica(em muitos quesitos/áreas, não todos) da um banho em qualquer país da AL e isto é outro fato.

Antoniokings

E foi publicado que será uma compra muito grande.
E, paralelo a isso, Israel está pedindo aos EUA que aumente a pressão militar contra o Irã.
Tarde demais, Bibi.

JPC3

Só não podem botar essas armas na Síria e no Iraque porque serão destruídas como sempre.

Tadeu Mendes

JPC3,

F-35 nêles…refers.

Minuteman

Ele realmente acredita que os Irans vão comprar algo.

Andre

Israel deve estar se borrando para os yak 130, para o su30 ou o j10…

Geferson

Su30 ou j10 ta de brincadeira, vc não conhece os caças de Israel: F16 ou F35.

Thulio manhaes

São operadores dos F15 tbm!

Flanker

Yak-130…..Israel tem o M346
Su-30….Israel tem o F-15
J-10….Israel tem o F-16
De lambuja, Israel tem o F-35

Plinio Jr

Ué…mas a Rússia e a China não eram todas poderosas , tem que esperar acabar o embargo para poder vender ??

ADRIANO MADUREIRA

Eles ao contrário dos eua ,preferem mostrar que respeitam a ONU e suas resoluções,e afinal,2020 está logo aí e os eua não poderão fazer nada,pois com certeza a resolução para ser renovada,terá que ir para votação no CS de segurança,e quando a resolução 2231 for levada a votação,chineses e russos poderão vetar a renovação e pouco se poderá fazer,e nem mesmo os eua com sua deplorável lei CAATSA(Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act),lei essa feita especialmente para barrar vendas de armas russas pelo mundo,que ameaça de sanções qualquer um que compre armas de moscou,forçando-os a comprar ou armas americanas ou… Read more »

Valgo

Isto é respeito ou medo dos russos….

Brunow

Rússia já vendeu armas para o Irã durante o Embargo, o S-300PMU e uma delas, o que o Irã não pode comprar são armas consideradas “ofensivas” para defesa sim…

fewoz

A Rússia alega que apenas estava cumprindo com sua responsabilidade no contrato (que foi assinado antes das sanções). Então, tecnicamente, essa venda foi legal.

Flanker

Aham….então tá! Embargo é embargo…..conversa pra boi dormir…

Flanker

Então, mostra que os russos não respeitam resoluções da,ONU…..e os chinas tb não……se não desrespeitam essa, desrespeitam outras……Nào tem santo nenhum no CS da ONU….

Antoniokings

‘Ué…mas a Rússia e a China não eram todas poderosas , tem que esperar acabar o embargo para poder vender ??’

Calma! Uma coisa de cada vez.
Primeira respeito às Resoluções.
Depois ‘cooptar’ os amigos para formar novos aliados na região como o Iraque.
Desta forma vai aumentando o arco de alianças.
E para isso, o Irã é fundamental.
Tudo dentro do script.

JPC3

Estamos há uns 15 anos escutando as profecias de fãs da Rússia, não cansam.

Aquelas sobre o fim dos bombardeios de Israel eram as melhores…..

Valgo

Os capachos do Tio Sam,odoram!!!

JPC3

Uns discutem com base em fatos e outros discutem com bases em sonhos.

Plínio Jr

Chega a ser piada falar em respeito as resoluções por parte de americanos, russos e chineses, é sabido que as sanções foram impostas por pressão americana…os demais abaixam a cabeça…tudo dentro do script

Antoniokings

Pode ser.
Mas o fato é que China e Rússia estarão livres de quaisquer pressões para aumentar muitíssimo sua influência na área.

JPC3

A Rússia não é livre nem para fechar o espaço aéreo da Síria.

Antoniokings

Vai repetindo isso até vc mesmo acreditar.

JPC3

Só olhar os fatos né, Kings.

Dois dias atrás saiu o vídeos de mais uma dúzia de mísseis Israelenses destruindo instalações e matando 21 militares na maioria iranianos..Pelos vídeos os sírios só conseguiram abater dois ou três.

Isso com Israel avisando antes, imagina se não avisassem.

Flanker

Então por que ela não fecha???

Flanker

Ae precisa cooptar, nao não é amigo…..e ninguém é amigo de ninguém nesse meio….é tudo apenas interesse…e pode ficar tranquilo, ou exatamente o contrario…..teu sonho, de ver a derrocada dos EUA e de Israel, você não irá assistir….Só se fores parente de Matusalém……pois se acontecer, só daqui a muuuuiito tempo!!! Espera deitado…..

Eduardo

A Rússia é a Maior Potência Militar do Planeta e o Maior País do Mundo!

Antoniokings

Se ela é, não podemos saber, mas não convém pagar para ver.
Quem o fizer corre o risco de ser varrido da face da Terra.

JPC3

Não é e em breve vai perder o segundo lugar para China.

Valgo

Sem problemas, são parceiros….

tomcat4.0

King’s, antes do Iran criar doutrina de emprego no uso de qualquer destes armamentos(se e somente se conseguir comprar), Israel manda tudo pro saco capiche ,pior ainda se colocar na Síria ou na Palestina com o Hezbolat.

Flanker

“Foi publicado que será uma compra muito grande”…..mimimi…blábláblá….vai conversar pra fazer um boi dormir……

XFF

Quando acabar as sanções da ONU em 2021, Irã irá ao mercado fazer compras. Os invejosos vão roer os dentes…

jagderband#44

Essa foto é de 1978?

Matheus

Engraçado quando é algo sobre o Irã os comentários aqui ficam azedos.

Luiz Trindade

Meus caros… Rússia e China devem estar contando os dias para vender material bélico para o Irã. Vai ser uma compra grande viu… Imagino a inclusão de todo tipo de material bélico a troca de petróleo, poços, entregas de obras de infraestrutura e etc… Tio Sam vai dar salto mortal triplo no grand Cannion de raiva…

Antoniokings

Será a união do útil ao agradável para russos, chineses e iranianos.
O Irã poderá se armar até os dentes e promover o desenvolvimento do País com capitais chineses e russos.
E ainda, Rússia e China poderão aumentar a influência na Região.

fewoz

Tira o “capitais russos” da mesa, pois ele estão quebrados…

Brunow

fewoz
Tira o “capitais russos” da mesa, pois ele estão quebrados…

Os mais de U$16 bilhões enfiados na Venezuela desmente isso, os U$10 bi gasto na ponte da Criméia também é um exemplo de país “quebrado”, as sexta maiores reservas do mundo também é outro exemplo, Rússia tem mais milionários hoje que o Japão…

Adriano Madureira

As pessoas desconhecem o capital financeiro da Rússia, e até mesmo suas riquezas, mas fazer oque?⁉️ Tem gente que ainda acha que os russos são URSS, que são comunistas e estão mal das pernas… Quem está mal das pernas, não fica comprando ouro e muito menos paga suas dívidas com outros países ou perdoa dívidas de países pobres.

Gustavo

Se fosse para apostar, diria que da China talvez saia uma venda de J-10 e da Rússia talvez o Su-30 + S-400, ou só o S-400.

Antoniokings

Tanques, mísseis, armas leves, radares, etc. etc. e etc.

Tadeu Mendes

Kings,

Israel agradeçe.

Matheus

Provavelmente serão esses dois e mais alguns radares.

RENAN

Se eu fosse a Rússia venderia o mig 35
Assim financiava a linha de produção deste item

bjj

Idem. Até porque o Irã já opera o MIG 29, o que deve facilitar a logística e treinamento.

Brunow

Em Outubro de 2020 as sanções da ONU termina, isso se os EUA não arrumar um jeito de novas sanções ser colocada; Irã provavelmente interesse em Mig-35 e Su-30SM (Su-35 e Su-57E caso os Russos venderem), Yak-130, helicópteros Mi-28/35 ou nos casos mais otimistas K-52, sistemas antiaéreo eles tem interesse nos S-400, resta saber se a Rússia venderá (boatos dizem que esta venda foi negada há alguns meses atrás).. Dificilmente Irã comprará armas Chinesas em grandes quantidades, não tiveram uma experiência agradável com alguns mísseis comprado da China, tanto ar-ar como anti-navio.. Saiu alguns detalhes sobre a compra Egípcia dos… Read more »

TukhMD

O problema vai ser arranjar “la Plata” pra comprar tudo isso. Se a economia deles já está no vinagre pelos custos da guerra na Síria e pelas sanções… Se a população já está nas ruas pelos recortes sociais para pagar o belicismo dos aiatolás.

Brunow

Petróleo, gás e minerais… Eles estão conseguindo pagar os Russos na Construção de Usinas Nucleares, regimes assim pouco importa pelo sofrimento da população, o Iraque democratizado já eliminou mais de 250 pessoas em protestos nas últimas semanas, imagine o que o Irã mais rígido e fechado faria..

Adriano Madureira

“Lá planta” tem meu caro, se informe sobre isso…

Vinicius Momesso

Enquanto Bibi for primeiro ministro de Israel, a Rússia não comercializará armas com o Irã! As indas dele à Moscou não são atoa.

Eduardo

Bibi está sendo processado por corrupção…

Rprosa

Então o caminho esta livre para Rússia, pois o seu Bibi renunciou ao cargo ante a impossibilidade deste sujeito de formar um governo de maioria, sendo que em decorrência de Gantz também não ter conseguido formar um governo de coalização o presidente israelense deu três semanas aos deputados do Knesset para escolher um novo nome para ser o primeiro ministro israelense, o qual precisa vencer uma polarização entre Bibi, Gantz e Liberman para obter uma maioria de 61 deputados Vale lembrar que seu Bibi esta mais preocupado com uma possível condenação de corrupção do que com o governo israelense, sendo… Read more »

Brunow

E por falar no Irã, esta semana dois indivíduos da “Unidade 840” desembarcaram na Venezuela, foram fragados no aeroporto de Caracas, a unidade 840 é uma unidade operacional secreta relativamente nova da inteligência iraniana, responsável, entre outros, pelo planejamento e construção de infra-estrutura terrorista fora do Irã contra alvos ocidentais e de oposição…

Flanker

Só esse teu comentário já mostra a “gente boa” que os iranianos são….”planejamento e construção de infraestrutura terrorista fora do Irã”……é uma Unidade Exportadora de Terror…….gente louca e fanática pra cadete……

fewoz

Nem a Rússia nem Israel querem azedar as relações. Lembrando que quase 1 milhão de judeus russos emigraram para Israel… O que explica alguma coisa.

Brunow

1 milhão de judeus/Soviéticos,Russos (também incluídos Ucranianos, Bielorrussos, Cazaques etc ) completou no ano de 2000, hoje todos os judeus que viviam ou tiveram origens no bloco soviético vivendo em Israel ultrapassam 1.4 milhão de pessoas, atualmente a emigração de judeus/Russos para Israel está na faixa de 8 a 10 mil pessoas ano, muitos estão indo para Israel em busca de melhores condições de vida e fugindo da perseguição religiosa (denunciam que estão sendo forçados a converter ao cristianismo), o russo é a quarta língua mais falada em Israel, soldados de origem Russa são uma das maiores forças de soldados… Read more »

Adriano Madureira

Com mais de USD 100 BILHÕES em ativos descongelados, com certeza tirará os iranianos do século XX para o século XXI em tecnologia aérea, terrestre e naval…

Que consigam oque querem e voltem a ser uma força aérea forte???‼️
Chineses e russos devem estar ansiosos para que 2020 chegue logo.

Tadeu Mendes

Adriano,

Eu também estou ansiôso para vêr o Iran sair da toca.

Matheus

Brasil poderia usar de sua “imparcialidade” pra tentar vender um ou dois equipamentos.
Mas o atual presidente decidiu virar cadelinha Israelense.

Minuteman

Claro, você com sua visão de especialista do Instituto Rio Branco, não se importa com os problemas diplomáticos que isso trará ao país, pior, sanções dos Estados Unidos.

Se bem que, para tchurma da foice e do martelo, quanto pior, melhor.

ADRIANO MADUREIRA

Engraçado que para pessoas como você,qualquer um que tenha opinião contrária ao que vocês pensam,certamente essas pessoas já são taxados de correligionários do comunismo, Interessante que os eua e suas empresas podem negociar livremente com regimes ditatoriais e sanguinários e eles não são sancionados por isso,mais um país de merda como esse que vivemos não podem comercializar com os países classificados como “eixo do mal”,sobre pena de recebermos punições. Mas como o nosso Rei é um vassalo de Washington e lambe bolas de Israel e seu saco sagrado,ele jamais teria culhões para deixar as empresas brasileiras venderem armamentos para o… Read more »

Matheus

Sim cara, eu sou comunista, voce me pegou. Ave Maduro, Ave Lenin.

(se você não sabe interpretar, isso se chama sarcasmo)

Antunes 1980

Pelo que eu havia lido, os russos não se dão bem com os iranianos.
Nunca houve um consenso em utilização de bases no sudeste do Irã, assim como sobre o seu programa nuclear.
Na Síria os russos não interferem em nenhum ponto da estratégia iraniana, tanto que Israel tem passe livre para seguir destruindo bases de mísseis e quartéis iranianos.
Desconfio que muito menos a China quer se indispor com os Estados Unidos; logo depois de uma acordo comercial.
Desconfio que o Irã está sem fornecedores.
No máximo consegue caças da era soviética de segunda mão.

Jorge

Se acaso não sabes, Moscou tem o Irã, com seus parceiros iraquianos e o Hezbollah (supertemidos por Istael), como aliados de 1a linha na Síria, apenas não se metem nas brigas pessoais deles com Israel.

Space Jockey

A Rússia se dá muito bem com Israel, acho que é por isso que não se metem.

ADRIANO MADUREIRA

Com certeza os bilhões em ativos descongelados na Europa e por Obama terão um bom uso na república islâmica que precisa urgentemente se remodernizar frente aos inimigos ao seu redor… Os fundos congelados eram mantidos em bancos no exterior. Eles foram desbloqueados e fez-se a transferência de alguns fundos que estavam no Japão e na Coreia do Sul para outros bancos na Alemanha e Emirados Árabes. Os estados unidos até tentaram não devolver o dinheiro roubado dos iranianos que está em seu poder,acusando o governo iraniano de terem ligação com os 11 de setembro,cobrando do Irã USD 7 Bilhões em… Read more »

Delfim

Aquela dúvida bateu, ataque a alvos militares é terrorismo ou guerrilha ?

ADRIANO MADUREIRA

Rússia e China devem estar ansiosos para vender material bélico para o Irã. Com certeza o faturamento será bom,pois com certeza os iranianos precisam de armas modernas nas três forças armadas… Pena que o Brasil não poderá participar pois o Rei do momento é um beija bunda subserviente de Washington e cadelinha Poodle de Israel,que é idolatrada pelos seus acólitos evangélicos,e com certeza ele jamais iria fazer algo para prejudicar o povo escolhido e se indispor com seu bom eleitorado. Com certeza Avibras e outras empresas poderiam vender aos persas,mas com certeza alguns produtos devem ter algum componente americano,Israelense ou… Read more »

Peter nine nine

Essa pintura ficaria top no su57 ?

ADRIANO MADUREIRA

Algo que os Iranianos precisarão e muito são de aeronaves AEW,e isso os chineses podem oferecer…
Uma aeronave como o Shaanxi KJ-200

O KJ-2000 possui cinco tripulantes de vôo e possivelmente espaço para 10 a 15 operadores. A aeronave realiza missões de patrulha a uma altitude de 5.000 a 10.000 m.
O alcance máximo de vôo da aeronave é de 5.000 km e a resistência do vôo é de 7 horas e 40 minutos. A uma distância de 2.000 km, a aeronave pode permanecer em patrulha por até 1 hora e 25 minutos.

comment image

Plinio Jr

O Irã vem prometendo comprar novos equipamentos há muito tempo, antes até mesmo dos embargos, vamos ver se sai desta vez….

Mauricio R.

O Irã antes de mais nada deve procurar por uma aeronave moderna, que possa ser adquirida em quantidade, o equivalente a 3, 4, ou 5 alas dependendo do orçamento disponível, em uma compra governo a governo e em seguida licenciar essa mesma aeronave, montando kits CKD ou SKD, evoluindo então para a fabricação local. Dois bons candidatos seriam o Su-30 e o JF-17, o primeiro sucederia aos Tomcats e Phamtons herdados do regime do Xá e o segundo sucederia as aeronaves ad hoc adquiridas no curso da Guerra Irã/Iraque e as aeronaves que fugiram do Iraque e por ventura ainda… Read more »

Señor batata

Pra mim uma das piores abordagens tomadas pelos EUA foi tentar estrangular o Irã. Devia ao contrário é tentar abrir o máximo possível tanto em mercado como em liberdade civil lá. Olha a china peidando sangue pra lidar com Hong Kong. Liberdade e dinheiro é como crack, provou uma vez e já era. Nunca mais vai estar satisfeito. Mesmo nos regimes q eles apoiam devagar vai chegando arábia já liberou a direção de carros pelas mulheres e tem devagar dando mais direitos. Quem sabe com a China e Rússia eles já não começam a caminhada.
Tchau e saudações.

Peter nine nine

Senor, mas foi precisamente isso que eles fizeram e, em parte, foi um dos factores, por incrível que pareça, que deu força à revolução. O ocidentalismo não foi ali muito bem aceite, criando um sentimento anti-americano, que reforçou o já histórico sentimento anti-imperialismo. O país e o respectivo povo, principalmente as classes jovens, os de classe baixa e média-baixa, os agricultores e habitantes rurais, não estava(m) pronto(s) , quando se forçou, rebentou.

Señor batata

Olá Peter, td susa? A queda do xá precisa ser olhada sobre um pano de fundo mais abrangente. É possível fazer um paralelo com a revolução francesa onde a opressão brutal (sabak pra citar um elemento no caso iraniano) somada com uma situação econômica lamentável para a população acabou por levando a um estado de insatisfação q estourou pelo comportamento ridículo apresentado pelas lideranças (no caso do Irã alem de adotar costumes ocidentais havia tb um regime de gastos da família real que era obsceno). Isso sem ignorar q o Irã já tinha um histórico de sofrer interferências dos EUA,… Read more »

Auricelio José de oliveira

Concordo totalmente, EUA financiam os Chineses, comunistas, mas não querem que outros países comercializam com eles, são hipócritas, o BR está sofrendo com o 5G, e acredito também que o caminho pra derrubar ditaduras é o comércio capitalista, não devem colocar embargos, e sim ir implantado liberdades, como foi falado sobre Arábia Saudita com o tempo os sistemas socialista e comunistas se autodestroem como sabemos que aconteceu com União soviética.

Señor batata

Olá Auricelio. Blz? A questão da china me parece menos comunismo econômico e mais liberdades individuais. Hoje mesmo o chinês q vai estudar, trabalhar ou mesmo passear fora e volta pra china, acaba por trazer cada hora mais uma vontade de acessar direitos q se espera em mundo civilizado. Conforme a classe média chinesa cresce a represa da liberdade se enche.
Tchau e abs.

ADRIANO MADUREIRA

Hong Kong só é livre porque passou 100 anos sendo aproveitada pela Inglaterra,que depois sem alternativa teve que devolver aos chineses…

Señor batata

Boa noite Adriano. Realmente hong kong tem uma história bem interessante, a população de lá pode se orgulhar realmente. Agora eles tem escrito mais um capítulo de resistência contra a tirania do partido comunista chinês. Quem sabe aonde esse ato de resistência pode levar.
Tchau e saudações.

Flanker

E parece que nâo estão muito felizes com a troca de colonizadores……eles querem é ser independentes , mas se não conseguirem, prefeririam mil vezes voltar a ser colonia britânica……

Fabio Mayer

Havia um tratado, a China cedeu Honk Kong para a Inglaterra por 99 anos, e os ingleses cumpriram à risca, entregaram a ilha ao final o prazo. Mais do que isso, Hong Kong só tem a pujança econômica por conta do modo inglês de administrar negócios. Não tivesse estado sob influência inglesa, seria um fim de mundo miserável perdido no oceano.

Nilton L Junior

Bem essa será uma compra tipo só acontecendo para crer, existe muitas questões que precisam ser resolvidas, a China tem com o Paquistão o desenvolvimento do JF-17, esse por sua vez é alinhado com os sauditas que pode comprar sistema de defesa russo para impedir ataques dos misseis Iranianos ou proxy ( Yemen ).
Se bem que negócios é negocio e o inimigo do meu inimigo é cliente.

Defensor da liberdade

Para quê comprar muitas armas caras, se o Irã já provou que pode dar dor de cabeça com ataques de enxames de dones suicidas nos aliados dos EUA e da OTAN?

nonato

Hora de Trump agir e passar o rodo no Irã, China e Rússia.
O que já era para ter sido feito há muito tempo.

ADRIANO MADUREIRA

Só nos seus sonhos mais alucinógenos meu caro… Isso seria o fim de boa parte da raça humana,apesar que não me importaria se eles e alguns países da Europa se destruíssem e deixassem os outros fora de sua maldita guerra geopolítica… Que Parassem de achar que a terra é o grande playground deles onde acham que podem por suas botas como se fosse um território americano,russo,ou chinês. Washington que não é santo, praticam seus atos e se esconde sob a égide da democracia,da paz e da liberdade,se intitula o defensor da liberdade,um país que se preocupa com a integridade humana… Read more »

Tadeu Mendes

Eu fico feliz com essa notícia. Israel está precisando de alvos par treinar. Nada como aviões e tanques russos para calibrar a pontaria da IAF.

Destruir armamento russo é uma tradição na IDF.

Space Jockey

Você que é inteligente, vc não pode olhar as coisas apenas pelo ponto de vista dos americanos, pra esses só existe eles no mundo, mas não é assim que a coisa funciona, muito antes dos EUA existiam civilizações no que hoje é o Irã, e eles ja foram invadidos algumas vezes, então porque eles não tem o direito de se defender ? Essas sansões que a maioria aqui apóia serão as mesmas que o Brasil sofreria SE, um dia se dispusesse a fabricar uma bomba nuclear.

ADRIANO MADUREIRA

Alguns melam a cueca só em falar de Israel ou estados unidos da América Spacey Jockey…

Defensor da liberdade

Cuidado com as palavras, a soberba precede a ruína. O Irã pode estar aprendendo com as surras que já levou. O ataque com drones na refinaria Saudita é prova disso.

Vinicius Momesso

Tadeu é antítese do kings, logo seus comentários não fedem e nem cheiram.

Rafael G Oliveira

Devido as sanções impostas nas ultimas decadas o país sofreu com equipamentos que foram sucateados por falta de logística…provávelmente continuará investindo na própria indústria armamentista e buscará contratos que envolvem transferência de tecnologia, pode parecer loucura, mas futuramente o irã poderá exportar armas também

Space Jockey

Na parte de foguetes/mísseis estas sansões surtiram o efeito contrário e hoje eles estão muito bem nessa área, são vários tipos.

Gabriel BR

Muito Bom ! Mas acredito que quem fará a oferta mais vantajosa para o Irã será a China…J-10( Pode ser adquirido em grande quantidade) com o novo motor chines , tanques Type 99, baterias antiaéreas HQ9 e FD2000, sistemas de segurança eletrônica da Huawei.

Brunow

Iranianos já tem seu próprio MBT doméstico, e também seus sistemas antiaéreo cópia dos S-300PMU, por que eles iam comprar a cópia chinesa dos S-300, e não investir na sua ?
O interesse deles é em algo melhor, tipo S-400..
O único possível Interesse Iraniano seria nos radares JY-27, de resto a principal necessidade do Irã é em caças avançados, helicópteros de transporte e ataque, cargueiros, aviões tanques e de alerta aéreo..

Gabriel BR

“Iranianos já tem seu próprio MBT doméstico, e também seus sistemas antiaéreo cópia dos S-300PMU, por que eles iam comprar a cópia chinesa dos S-300, e não investir na sua ?” Tudo Maquete , tudo porcaria para enganar o povo e fazer propaganda interna.

Brunow

Maquete não pode lançar mísseis, senão o isopor derrete, aquele Global Hawk é um exemplo de como funcionam..
HQ-9 = versão exportação FD-2000, HQ-9 cópia S-300PMU e HQ-9B cópia do PMU2 adquirido depois, Irã não se interessa por estas cópias…

Brunow

Sistema Iraniano Bavar-373 cópia dos S-300:

https://youtu.be/l9ngqKqYG5k

A mais nova criação iraniana, o transportador Kian-700, está equipado com um motor de 800 cavalos de potência que pode puxar até 200 toneladas, permitindo efetivamente transportar dois tanques de 60 toneladas em seu semi-reboque “Suleiman-3”, é derivado do modelo “Kian 500” mais antigo:
https://ibb.co/h9rRg3q

Os caras estão investindo não estão parados…

Leonel matos

Além da Rússia e China não tem muito mais mercado onde comprar por isso essa ponderação é mais que lógica

Andre Luis

Este embargo poderá ser renovado, correto?

Brunow

Difícil, para um novo embargo tipo ONU precisaria do apoio dos membros do CS, hoje China, Rússia e possivelmente até a França não votaria contra o Irã;
a não ser que eles testem algum artefato nuclear..

Luís Henrique

Muito difícil. São 5 membros permanentes com poder de veto. China é Rússia são dois deles. Um único veto já é suficiente para não aprovar nada.
A Rússia e a China vão ganhar muitos bilhões com venda de armas ao Irã. Porque eles não vetariam?

ADRIANO MADUREIRA

Com certeza será levado a votação no CS da ONU,onde possivelmente tal renovação seria vetada, e então o Irã estaria livre para passar no Shopping-center Moscow ou no Pequim Mall para fazer compras a vista ou a prazo,e não haverá nada que eles possam fazer contra isso,nem mesmo usando sua cretina CAATSA Act (Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act) contra chineses,russos e até mesmo norte-coreanos…

Andre

E o tal caça de “oitava geração” que eles estavam desenvolvendo ?

IBZ

A influência dos EUA vem diminuindo no mundo, mesmo q em ritmo pequeno. Quem vai mandar agora vai ser a China. Com isso os Iranianos vão ter mais facilidade em reaparelhar suas forças armadas. Daqui a algumas décadas praticamente só a América Latina e principalmente o Brasil vão continuar sendo capachos dos americanos!

Julio

Temos que reconhecer uma coisa o Irã por falta de opção investe na indústria bélica deles enquanto nos não. E outra EUA não ataca o Irã porque teme uma retaliação e a mesma coisa o por que Não ataca a Coreia do Norte medo de retaliação da China é a mesma coisa que s China não ataca a ilha de Taiwan

Fabio Mayer

Seguindo essa lógica, porque os EUA não atacam o Brasil? Ou, ainda, porque a China não ataca o Brasil? E a Rússia?

Mgtow

Está certissimo. Parcerias com China e Russia é o caminho. Vida longa ao Irã

Fabio Mayer

Quem tem medo de tecnologia militar importada é quem não à produz.

EUA, Rússia e China, estão pouco se lixando para países que compram armamentos de seus concorrentes super-potências, o negócio deles é desenvolver mais tecnologia para anular a tecnologia do adversário.

Se o Irã adquirir armamentos russos e chineses, vai receber dos EUA a mesma atitude que o Japão ou a Coreia recebem da China ao adquirir armamentos americanos – mais investimento em pesquisa, para produzirem armamentos melhores.