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F/A-18 e EA-18 atingem 80% da capacidade de missão enquanto os F-35 têm dificuldades

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Um F/A-18E Super Hornet e um F-35C Lightning II a bordo do porta-aviões USS Abraham Lincoln (CVN 72). Foto: Marinha dos EUA
Um F/A-18E Super Hornet e um F-35C Lightning II a bordo do porta-aviões USS Abraham Lincoln (CVN 72). Foto: Marinha dos EUA

Os Boeing F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA (USN) e os EA-18G Growler superaram uma taxa de capacidade de missão de 80%, cumprindo uma diretiva estabelecida pelo ex-secretário de defesa Jim Mattis no ano passado.

Mas a principal aeronave de combate da USN, a variante de porta-aviões Lockheed Martin F-35C Lightning II, não alcançará a meta de 80% do Departamento de Defesa dos EUA (DoD), anunciou a USN em 24 de setembro.

O secretário de Defesa, Mark Esper, disse ao Comitê de Serviços Armados do Senado dos EUA durante sua audiência de confirmação em julho que foi parcialmente o resultado da falta de canopis, entre outras questões.

A USN diz que a taxa de capacidade da missão para o F/A-18E/F e EA-18G foi de cerca de 50% no ano passado. Uma taxa de 80% se traduz em 343 caças F/A-18E/F e 95 caças EA-18G, diz o serviço.

Mattis em 2018 havia pedido que as aeronaves de caça e ataque dos EUA ultrapassassem uma taxa de capacidade de 80% até setembro de 2019.

As taxas de capacidade da missão são a porcentagem de frotas capazes de executar pelo menos uma missão designada durante um período de tempo. A taxa é importante, pois fornece ao DOD uma compreensão aproximada de quão pronta qualquer frota de aeronaves está para realizar missões de combate.

F-35C Lightning IIs e F/A-18E/F Super Hornets

A USN diz que aumentou as taxas de capacidade das missões emprestando as melhores práticas do setor comercial, o que resultou em melhores práticas de manutenção. Esper disse em sua audiência que essas reformas incluíam inspeções periódicas, adicionando pessoal de manutenção extra, melhorando o processo de produção de componentes e melhorando a coleta e circulação de dados da cadeia de suprimentos.

Também se espera que os Lockheed Martin F-16 da Força Aérea dos EUA (USAF) atinjam uma taxa de capacidade de missão de 80%.

Além do F-35C da USN, a variante convencional F-35A da USAF e a variante de decolagem curta e aterrissagem vertical do US Marine Corps F-35B não devem alcançar a meta da taxa de capacidade da missão.

O mesmo ocorre com a frota do Lockheed Martin F-22 Raptors da USAF, que sofre de falta de manutencão da capacidade de baixa observação, agravada por danos na base da força aérea de Tyndall causados ​​pelos efeitos do furacão Michael em outubro de 2018, disse Esper.

FONTE: FlightGlobal

22 COMMENTS

  1. Teoricamente se 1 F-35 é mais eficiente na execução de missão que 1 F/A-18E, mesmo com uma teórica disponibilidade menor, ainda seria mais eficaz.

    Essas são as famosas comparações sem sentido, pois o F-35 é um caminho sem volta.

    Simples assim.

  2. Levando em conta apenas os valores médios é necessário multiplicar o numero de caças necessários para as missões pelo inverso da taxa de capacidade, ou seja, com 50% (ou 0,5) são necessários 1/0,5 = 2. Assim são necessários 2 esquadrões para que se tenha 1 em capacidade de missão.

    Com esse incremento de 50% para 80%, um Porta-Aviões com 4 esquadrões que tinha a efetividade média de 2 esquadrões, agora possui a efetividade média de 3,2 esquadrões com os mesmo 4 esquadrões embarcados. Isso é uma melhoria de 60%!

    • Único detalhe contra F 35 revelado em matéria aqui no PA é que o mesmo não pode sustentar vôo supercruise por mais de 50 segundos, pois sofre deformação no revestimento e em partes da estrutura, logo ele não tem esta disponibilidade comentada aqui comparado o SH.

  3. A materia diz apenas que o F-35C não atingiu a taxa desejada mas também não diz a taxa atingida que poderia servir se parâmetro pra saber se está tão ruim assim.

    • Na verdade nenhuma variante do F-35 atingiu a capacidade e está no próprio texto: “Além do F-35C da USN, a variante convencional F-35A da USAF e a variante de decolagem curta e aterrissagem vertical do US Marine Corps F-35B não devem alcançar a meta da taxa de capacidade da missão.”

      Segundo o GAO, apenas 27% dos caças F-35 em todo o mundo tiveram capacidade total para missões entre maio e novembro de 2018, e 50% dos caças tiveram disponibilidade para apenas uma missão no mesmo período.

      O diretor executivo do JPO, o vice-almirante Mathias Winter disse esperar que a frota operacional do F-35 deve atingir uma taxa de capacidade de missão de 80% até setembro de 2020, o que era a determinação de James Mattis, tanto para o F-35, o Lockheed Martin F-22, o Lockheed Martin F-16 e o ​​Boeing F / A-18.

      A frota F-35 está sofrendo de peças incompatíveis.
      O DoD compra certos conjuntos de peças do F-35 anos antes do tempo para apoiar aeronaves em operações, incluindo porta-aviões da Marinha dos EUA (USN) e navios de assalto anfíbio do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC). Mas as peças não atendem totalmente às necessidades dos serviços militares porque as aeronaves F-35 foram modificadas ao longo do tempo.

      “Por exemplo, 44% das peças compradas eram incompatíveis com aeronaves que o Corpo de Fuzileiros Navais adotou em uma implantação recente”, diz o GAO. “Sem um processo para modificar os conjuntos de peças para implantações, o Departamento de Defesa pode não conseguir atender às necessidades operacionais dos serviços”.

      Para piorar a situação, o Departamento de Defesa gastou bilhões de dólares em peças de reposição do F-35, mas não possui registros de todas as peças que comprou, onde estão ou quanto custam.

      “Por exemplo, o DOD não mantém um banco de dados com informações sobre as peças do F-35 que os EUA possuem e não possui os dados necessários para poder fazê-lo”, diz o GAO. “Sem uma política que defina claramente como manterá o controle das peças compradas do F-35, o Departamento de Defesa continuará operando com um entendimento limitado das peças de reposição do F-35 que possui e como elas estão sendo gerenciadas. Se deixados sem tratamento, esses problemas de responsabilidade impedirão a capacidade do DOD de obter prontidão suficiente dentro das restrições de acessibilidade. ”

      Além disso, a rede de reabastecimento do DoD para mover peças do F-35 ao redor do mundo é imatura, diz o GAO.

      “Os clientes estrangeiros do F-35 passaram por longos tempos de espera pelas peças necessárias para reparar aeronaves”, diz o GAO. “Sem um plano detalhado para a rede, o DoD pode não estar pronto para apoiar uma frota em expansão.”

      Fonte: Flightglobal

  4. Um projeto base com mais de 30 anos de operação e só 80%???? Esses americanos são incompetentes mesmo.

    Legenda do comentário: Foi usado ironia em sua mais forte dose.

  5. Desde 2001 a frota de caças dos EUA está em constante combate no Oriente, boa parte dela caças supersônicos e bombardeiros estratégicos fazendo serviço de A-10 e A-29. São quase vinte anos. Mesmo aparelhos 20 anos mais novos estão mais voados que os F-5EM de primeiro lote da FAB. Assim não tem frota que aguente.

    Se eles querem ter a frota pronta para enfrentar um inimigo de verdade, tem que parar de dar tapa em bêbado e reagrupar. Caso contrário, correm o risco de não terem o grosso da frota em bom estado quando mais precisarem.

  6. O Ponto chave é que essa taxa de disponibilidade inviabiliza que varias forças aéreas o empreguem como o caça multimissão único.

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