J-20 em unidade de combate

Um J-20 com matrícula de unidade de combate

A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) liberou pela primeira vez uma foto de um caça furtivo J-20 mostrando o número de série de uma unidade de combate, indicando que o avião de caça terminou os testes e se tornou um poderoso avião de combate para proteger o país.

Uma foto com a legenda “Um caça J-20 da Força Aérea conduz treinamento de combate real” foi divulgada pela PLAAF na quarta-feira passada, juntamente com uma declaração sobre sua crescente capacidade estratégica.

Embora o avião de combate tenha sido visto em fotos e vídeos publicados anteriormente, a foto de quarta-feira atraiu a atenção, pois mostrava um J-20 com o número de cauda 62001.

Esta é a primeira vez que um J-20 é visto com um número inicial com um “6”, informou na sexta-feira Weihutang, um programa de assuntos militares afiliado à Televisão Central da China, observando que os números de J-20s anteriormente vistos começaram com um “7”

De acordo com a tradição da PLAAF, os números que começam com “7” indicam aeronaves pertencentes a uma unidade experimental, enquanto o “6” indica que o J-20 é afiliado a uma unidade de combate sob o Comando do Teatro Oriental, disse a Ordnance Industry Science Technology, um periódico baseado em Xi’an sobre a indústria de defesa nacional chinesa, em um artigo publicado em sua conta WeChat na Internet na sexta-feira.

Isso sugere que o J-20 já está pronto para o combate, tornando-se uma nova força importante na proteção dos céus da China, disse a revista.

O J-20 visto de outro ângulo, com um refletor de radar “Luneburg Lens” em forma cilíndrica sob a fuselagem, que aumenta o eco no radar durante os voos de testes (clique na imagem para ampliar)

Em fevereiro de 2018, a PLAAF anunciou que o J-20 foi comissionado em suas unidades de combate, mas uma foto dele não havia sido divulgada até agora.

A divulgação da foto de um J-20 com um “6” na cauda também indica que as unidades de combate dominaram o jato de combate, disseram analistas chineses.

Fu Qianshao, um especialista chinês em defesa aérea, disse ao Global Times no domingo que o treinamento sob uma unidade de combate é diferente do realizado em uma unidade experimental.

Embora a exploração de capacidades específicas seja provavelmente enfatizada no treinamento da unidade de teste, o foco do treinamento sob uma unidade de combate inclui a prática tática, disse Fu, observando que um plano de treinamento e um manual de manutenção provavelmente também foram concluídos para a aeronave.

Fu acredita que o J-20 é agora mais sofisticado que o F-35 dos EUA.

O J-20 está listado no último white paper de defesa nacional da China como uma das novas armas de alta tecnologia que os militares chineses encomendaram.

Fu disse que a aeronave será produzida em massa e melhorada no futuro. Seus motores, design aerodinâmico, armas e sistemas eletrônicos, incluindo radar, aviônicos e sistema de controle de voo, podem ser atualizados, disse ele.

O público poderá ver o J-20 em voo sobre a Praça da Paz Celestial em Pequim durante um desfile esperado para celebrar o 70º aniversário da fundação da República Popular da China em 1º de outubro, previram analistas.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

156 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo

Ficou bonito!

Junior

Aparentemente ele parece ser mais stealth que o SU-57 russo

carcara_br

Inegável que parece haver uma preocupação muito maior. Uma aeronave muito capaz e certamente possui características únicas.

Chris

Eu aposto que é ! Dá pra perceber que não há nem parafusos expostos, ao contrário do SU-57 !

Agora… Sair afirmando que é mais sofisticado que o F-35… Ao meu entender, só demonstra que os Chinas são mesmo capazes de mentir…

Simplesmente, ninguém pode afirmar nada ! Os EUA mantem sob segredo, inúmeras tecnologias do F-35 ! Não é mesmo, Turquia ?

Mas… Ele já ganhou, pelo menos, um motor ?

Coutinho

Só observando que segundo o texto o analista Fu Qianshao “acredita” que o J-20 é mais sofisticado que o F-35. Ou seja, parece ser uma opinião apenas dele.

Hugo

Su-57 não parece ser stealth, deve ter um observalidade pouco menor q do gripe se armas na asas

pampapoker

Cada um defende o seu lado…que nem torcedor de futebol…só em campo para saber quem vence.

zézão

Se os cavalos falassem também afirmariam que são superiores.

RockShooter

Ok! O J-20 é mais sofisticado do que o F-35… mas ainda precisa aperfeiçoar os seus motores, design aerodinâmico, armas e sistemas eletrônicos, o radar, aviônicos e sistema de controle de voo.
Resumindo… está quase mais perfeito do que o F-35!!!

sag

um bom comentário para esse artigo é “Eu acledito”.

Carlos Gallani

Outra opção é:
“É verdade esse bilete!”

Minuteman

As vezes o indivíduo está louco na droga.

Nilton L Junior

Também axxo

Han Sollo

Ópio de boa qualidade

Kemen

Han, na China tráficante tem pena de morte. Mas no que se refere a ser mais sofisticado que o F-35… sera que os chineses já pilotaram o F-35? Acho que não, então fica dificil dar razão a essa afirmação.

Alison Lene

Dizer o contrario pode ne? cada uma…

Elint Meteor

Pode ser sim!
Mas precisamos aprender a NUNCA subestimar um adversário, pois é uma grande receita pra se F…

WVJ

Você é estadunidense? Porque o Brasil nunca foi adversário da China.

Bosco

Mas a China já foi adversária do Brasil. Em 1963 ela já treinava “terroristas” do PC do B para derrubar o governo brasileiro.

Nilton L Junior

Quem sabe agora o treinamento pode ser melhorado

Alexandre

Caro Bosco
Em 1963 os estadunidense já eram avalistas do golpe que derrubou um governo brasileiro! Pela sua logica os E.U.A já eram adversários do Brasil!

MMerlin

Assunto totalmente off-topic, então não continuarei a discussão. Mas é necessário estudar o momento político vivido pelo Brasil para que seja de conhecimento público que o ocorrido não foi golpe. O país estava tão engessado, mergulhado na corrupção, incoerência musical e incompetência política, que a instabilidade e insatisfação era generalizada. A destituição ocorreu como amplo apoio popular. Inclusive, sendo alimentado pelos meios de comunicação. Vejam que a época era outra, sem a disseminação atual da informação, como temos hoje. Devido a isso, nossos livros de histórica (movido pelo grupo acadêmico) foram manipulados e os meios de comunicação (patrocinados por organizações… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

O que nos salvou dos comunas ? Só provam que são amigos.

Jorge Marques

Nesse governo atual os EUA também são avalistas…ou sócios majoritários como queiram.

Sequim

Não esqueça, Bosco, dos terroristas do Estado brasileiro treinados na “Escola das Américas ” mantida pela mui amiga CIA. Se recordar é viver, vivamos por inteiro.

Flanker

Nilton, Alexandre e Sequim…..o negócio é que os partidários do contra-golpe perderam……e conrinuaram perdendo até 2003….tiveram um pequeno período de poder…e então perderam de novo, com seu símbolo máximo estando preso em Curitiba. E não vão voltar a ganhar tão cedo…..e já digo por antecendência: votei em Bolsonaro apenas para evitar a vitória da esquerda. O atual presidente é um destrambelhado, fala o que não deve, na hora que não deve…..e se nao der certo mesmo, daqui três anos e pouco ele perde nas eleições…..mas, os do contra-golpe de 64 e seus descendentes vão continuar perdendo…..com isso, quebra-se essa madita… Read more »

Nilton L Junior

Flanker entendo a motivação do anti petismo o que não entendo é hipocrisia do Luiz preso em Curitiba e outras laranjas livre, a divisão existe e não vai ser superada tão cedo.

Jorge Marques

Luiz preso político. Se fosse por mérito outros que estão por aí gozando livre estariam em celas vizinhas. Inclusive seu filho que ninguém fala.

Alexandre

Flanker…Já deu errado!!!

Diogo de Araujo

“Foi minha mãe quem disse”

Sequim

“É verdade esse bilete”.

Jean Jardino

Produto Xing Ling, meu Deus, deve ser uma bela porcaria, menos vai, nao tem nem como comparar….

Clésio Luiz

Você devia expor sua opinião ao pessoal do Pentágono. Eles estão gastando bilhões em armas para enfrentar algo que é “Xing Ling” e “deve ser uma nela porcaria”.

Se brincar, eles até devem ser capazes de te dar uma parcela do valor a ser economizado, como agradecimento por desmascarar a incompetência dos analistas deles, que dizem ser necessário criar armas novas para barrar os avanços dos chineses …

Jorge Marques

Asia é o cérebro do mundo…não duvidem.

Kemen

Não é regra geral, estou aqui com um Lenovo (tecnologia chinesa) a mais de 3 anos, e acho exelente o custo / beneficio, antes tive um Dell (tecnologia norte americana) e não tive um bom custo / beneficio, acho até o HP (tecnologia norte americana) melhor. No Brasil temos varias centrais de comunicação da Huawei tecnologia IP, custo / beneficio bom, essa empresa foi acusada pelos USA de espionagem e deu aquele problema todo. Mas no que se refere a caças furtivos acho uma incógnita, sem dúvida.

Leandro Furlan

Lenovo não é chinesa. Pelo menos em partes. o notebook que tu tem é IBM (tecnologia americana), que fez um acordo com a Lenovo para que esta última empresa leve o nome. Mas o cérebro por trás de tudo isso é a IBM.

Kemen

Leandro, o produto é da Lenovo, a maioria dos componentes é chines, o processador é da Intel. A lenovo compra os componentes, monta e testa a Lenovo é chinesa, ou o mundo mente.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenovo

Kemen

Tive un notebook IBM, foi descartado, quebraram os dois suportes que abriam a tampa, eles endureceram em apenas um ano de uso. A IBM é uma exelente empresa para grande porte, mas para o resto não. Foi assim que a IBM resolveu vender sua parte de computadores pessoais para a Lenovo, foi assim ela entrou no mercado norte americano. Também não acho que o J-20 tenha componentes norte americanos.

Augusto L

Dell é a melhor do mercado atrás da Apple em computadores pessoais.
HP é no mínimo sofrível, ja teve seu auge na década passada, quanto a Lenovo eu concordo que é boa e tem um bom custo-benefício coloco ela de igual aos computadores da Samsung.

Chris

Desculpe te informar… Mas em tecnologia… É praticamente tudo americano hoje em dia ! Mas quem vem logo atras, é exatamente os chineses !

Papan

Amigo o Xaomi está batendo no IPhone! Kkkk

Leitor

kkkkkkkkkk ah coitado!

Masculino

Vivem em um pais que não fábrica nem uma bicicleta, e falam mal do outro que está a dez mil anos luz na frente.

DomSaf

Verdade!

Jorge Marques

Quando conseguem montar (Embraer) o governo permite o descaminho para o Exterior. Aqui o que prospera a a impunidade e a roubalheira sem fim. Com o aval do judiciário.

João Moro

É claro que o especialista chinês vai dizer que o avião deles é melhor… quero ver o que este avião faz em combate, se o J-20 entrega mesmo o que eles afirmam.

Cristiano de Aquino Campos

Nesse caso, a retótica serve pra o F-35 tambem. E lançar bombas e misseis em chineludos de k-47 não serve como parametro.

Diogo

Driblar os radares do s300 e sobrevoar o Irã por dois dias sem ser descoberto, já mais que um parâmetro. Já os chineses…

João Moro

Também concordo. O F-35 em que ter um bom testa pra ver se ele é bom mesmo.

Ricardo Bigliazzi

Israel faz isso todos os dias, mas Russos, Iranianos e Sírios não conseguem opinar nada pois não conseguem vê-los.

Recruta zero

Como “especialista brasileiro” digo que o F 5M e mais avançado!!!!

Daniel

O Ocidente diz o inverso.
E segue o jogo.

Heinz Guderian

Engraçado são os especialistas aqui dos comentários, falando que só porque é chinês é porcaria mds.. Parece que vivem no século 19 ou 20 ainda. No mais é um caça muito bonito, mas tem muito o que provar como todos os caças de 5G.

Daniel

Heinz.
Pra muitos aqui (leigos) só presta equipamento militar americano.
Tudo bem, fazer o que né?

Raul

É realmente camarada material Russo é show… Só ver o passado. Quanto a China, não dá pra acreditar que o Xingling 20 ta no mesmo patamar ou acima do f-35… Aí forçaram. Mas isso é propaganda socialista. Matéria pra difundir para os coitados dos escravos, que ficam 22 horas por dia montando iphone para os socialistazinhos filhos de papai usarem. Agora é inegável que a China está crescendo tecnologicamente, está trabalhando para diminuir o gap em relação aos americanos. Mas essa diferença ainda existe! E os especialistas estão de olhos abertos para manter essa diferença

Cristiano de Aquino Campos

Em três quesitos ele e superior ao F-35, velocidade, manobrabilidade e capacidade de carga. Foi um caça feito para ser multi-propósito ao contrário do F-35 que foi idelizado para ser um bombardeiro com capacidade limitada em combate aéreo.

JPC3

E por que eles precisam de Su-35 se tem o melhor caça do mundo?

Não dá para comparar uma coisa que se conhece, mesmo que um apenas um pouco, com outra completamente desconhecida.

Heinz Guderian

Pelo mesmo motivo que os EUA tem o F-22 e F-35 e ainda sim precisam do F-15.

JPC3

O F-15 é para manter a Boeing no negócio de caças (preservar a base industrial, ou seja, lobby) nunca foi ideia da USAF. Em segundo lugar, os chineses fabricam as próprias versões do Sukhois que poderiam ser equipadas com aviônica de 5º geração derivada do J-20 a um custo menor (ou não) que o Su-35.

JPC3

Ou o Su-35 é uma troca de favores ou compensação industrial para os russos, ou os caças chineses não são tudo isso que eles dizem.

Pode ser outra coisa talvez.

Evgeniy (RF).

JPC3 Ou o Su-35 é uma troca de favores ou compensação industrial para os russos, ou os caças chineses não são tudo isso que eles dizem. Pode ser outra coisa talvez. —– Na URSS, havia uma expressão: o partido disse que é necessário, o Komsomol (organização juvenil), respondeu sim. Isto é, se algo precisa ser colocado em operação, e isto não está pronto, então pode ser aceito como despreparado. Então, com o J-20. Adote, nada mais que PR chinês. O J-20 ainda usa motores russos. O grau de prontidão do radar também é desconhecido. Daí a lógica de comprar o… Read more »

JPC3

Confio mais nos caças russos também.

Nilton L Junior

É as drogas

Kemen

Heinz, realmente tem produtos chineses muito bons, a regra não é geral com certeza.

Defensor da liberdade

Esse pessoal que fala mal dos produtos chineses são aqueles que só podem comprar coisas de 5 “real” na 25 de Março. Os chineses não tem culpa deles não terem bufunfa para produtos de melhor qualidade. Afinal pode ser produto chinês, japonês, americano, brasileiro só pode comprar os de péssima qualidade mesmo, por que é pobre de marré de si…. O carro mais vendido no país é o Onix, 0 estrelas de crash test. Ou seja, bateu morreu….

Nilton L Junior

Perfeito.

Clésio Luiz

No quesito eletrônica embarcada, pode até ser. O J-20 é coisa de 10 anos mais novo que o F-35, e em informática/eletrônica isso é um longo tempo. Para quem não sabe, a China possui fábricas de microchips tão avançadas quanto outros países como Taiwan, Coreia do sul e Japão, além dos EUA. Os Taiwaneses da TSMC são os atuais líderes. Além disso, os chineses já projetam microprocessadores de forma independente, nas arquiteturas MIPS e RISC-V, além de projetos em parceria com líderes mundiais como AMD (PC e servidores) e ARM (celulares e portáteis). Tudo fabricado dentro da China. Recentemente foi… Read more »

Augusto L

Hardware do F-35 é o que tem de mais avançado hoje.
Nada na face da terra tem sensores tão avançados e fundidos como o mesmo.

Clésio Luiz

Pra começar, os americanos estão usando um casulo com sensor IR de melhor qualidade de imagem do que está atualmente disponível no F-35. Então sua premissa já começa errada daí… E fusão de sensores, isso é um termo marqueteiro para algo já disponível no F-18E, Gripen, Rafale, Typhoon e obviamente F-22. Então, sem ver os chips que estão lá dentro, fica difícil acreditar que uma aeronave com 12 anos de produção como o F-35 está no topo, apenas porque o marketing da Lockheed diz que sim. Mas ele provavelmente voltará ao topo, quando o projeto que citei acima se refletir… Read more »

Ricardo N. Barbosa

Na verdade a fusão dos 4.5G não é equivalente à do F-35/F-22. Só de partida eles não possuem um datalink com qualidade de fusão, usam o link 16. Os 4.5G usam uma fusão de nível alto, enquanto o F-35/22 usam uma fusão de nível baixo (dados brutos lançados diretos no motor de fusão). No F-35 o motor de fusão é que define o que é um alvo, enquanto nos 4.5G cada sensor faz essa definição cabendo ao motor de fusão eliminar a duplicidade. Na prática, são gerações diferentes de fusão.

Ricardo N. Barbosa

Existe o relato de um piloto de Typhoon que disse que o Typhoon tinha fusão de sensores, mas que a forma como o F-35 fazia a fusão e apresentava e gerenciava os dados estava em um nível diferente. No F-35 a fusão gerencia os sensores, ele não precisa colocar o IRST como escravo do radar, por exemplo, o motor de fusão vai comandar o IRST se julgar que precisa de uma posição angular mais acurada ou para confirmar um potencial contado do radar

JPC3

Não é exatamente a Lockheed quem diz, é a USAF apoiada pelos outros operadores.

Munhoz

O F 35 tem o DAS, o sensor IR talvez não seja uma preocupação no projeto.

Em exercícios a taxa do F 35 é de 20 x 1, a chance de um possível adversário é escapar do AIM 120, pegar a posição do lançamento com o RWR e partir pra cima com o IR atacando com mísseis IR, se não as chances são nulas.

Munhoz

Os chinas não tem motor, radar, hardware e software equivalente ao de um F 18 E, se não eles não precisavam comprar o Su 35 ?

O que o J 20 pode ter é uma boa aerodinâmica com um baixo RCS e isso sim pode ser uma ameaça para os EUA, pois ele pode conseguir chegar perto para lançar um ataque.

Talvez seja por isso que os EUA estão investindo em casulos IR mais potentes para caças de 4.5 G para possíveis missões de defesa, com os F 35 na ofensiva.

Wagner

Super trunfo!

sub urbano

Verba à toque de caixa para o projeto + vontade política + competência + escala de produção da industria chinesa… o resultado não poderia ser outro. O parque industrial e tecnológico chinês tem tudo pra produzir equipamentos de qualidade. Os bozzettes precisam se desvencilhar do conceito antigo que eles cultivam sobre a China. Os últimos 200 anos de história chinesa foi um ponto fora da curva, os demais 5.000 anos deles foram sempre de um país muito rico e próspero. Esse período está voltando agora.

Welt

Os chineses desenvolveram uma Have Glass ?

Carlos Campos

Pelo Olhômetro da para dizer que ele é mais furtivo que SU57, mas que é melhor que o F35 aí eu duvido.

Luis Fernando Curvo

Engraçado, nas fotos não aparece as turbinas, será que eles já conseguiram resolver a questão destas não serem exatamente stealth ???

Clésio Luiz

Na prática, nenhuma delas são, nem no F-22. Chegou-se a conclusão de que não compensa investir nos bocais como foi feito no YF-23 e no F-22A, pois acrescenta peso e custo, para um ganho mínimo de furtividade atrás. Veja que nem mesmo os europeus se preocupam com isso, baseado no que foi apresentado até agora de seus novos caças. Os russos chegaram a testar um bocal semelhante ao do F-22, mas também desistiram. Assim como a Lockheed voltou a um bocal convencional com o F-35. Há quem chame aquilo de bocal furtivo, mas é algo de eficiência limitada. Um caça… Read more »

Ricardo N. Barbosa

O F-35 usa um bocal muito mais furtivo do que o atual motor do J-20. Além de usar pétalas facetadas ele possui um bloqueador interno na parte de exaustão. O bocal do F-22 é mais furtivo fora da banda X, já que demora mais a entrar na região de ressonância por usar bordas maiores, mas dentro da banda X, o bocal com pétalas facetadas é tão eficiente quanto. O J-20, porém, ainda não usa nem um e nem o outro.

Ricardo N. Barbosa

Enquanto usar o AL-31 ou WS-10 o J-20 não será um furtivo verdadeiro (VLO), apesar de ainda assim provavelmente ter um RCS menor do que o Su-57 (este definitivamente não é e nem será um VLO).

BILL27

O J-20 tbm não usa ceramica no bocal dos motores que é o segredo do F-35 não emitir tanto calor na tubeira

Kemen

Bill27, não sei a do J-20, mas de uma olhada abaixo.
https://www.aereo.jor.br/2016/08/12/a-grande-assinatura-termica-do-f-35/

Chris

Como o Bosco explicou neste post… Os demais aviões não furtivos, produzem muito mais calor…

A propósito… A camera usada no vídeo não é a correta para analisar isso !

BILL27

Sim …tem de ser a imagem do IRST

horatio nelson

ispecialista

A.K. for T-7

“Palmeiras tem mundial” – diz especialista palmeirense.

Flávio

Se tiver a qualidade dos demais produtos chineses , estão bem arranjados .

Nilton L Junior

Bem era só que faltava ter um produto e não enaltecer seus atributos, embora só uma situação real de confronto para saber se F-35, Su-57 e J20 cumprem seu papel para qual foram desenvolvidos, a dúvida é se vai dar tempo de comentar depois.

Marcelo Machado

Nem uma situação real consegue provar isso definitivamente. A derrota dos MIG 21 pelos Mirage III e Nesher em 73 consegue provar a inferioridade dos MIG? Penso que não. São muitos fatores.

Nilton L Junior

Sem dúvida Marcelo e todos os conflitos envolvendo combate aéreo foi estudado os resultados para aprimorar as doutrinas de combates.

luiz antonio

Isso que publicaram são fotografias mesmo? Parecem mais “produções” de estúdio, inclusive a última com aquele indisfarçável “fundo azul” (o melhor céu de brigadeiro não é assim)..haja saco.

luiz antonio

complementando:
A primeira foto parece foto de embalagem de aeromodêlo pô. É muita babaquice.

Guilherme

Falar, até papagaio fala. Eu quero ver é escrever.

Glima

Kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk

RENAN

Aparentemente um caça de respeito

Sergio Prado

A aeronave é um espetáculo a parte. Porém eu, na minha simplória e medíocre opinião, vejo algumas coisas que andam na “contramão” de uma verdadeira tecnologia “stealth”. – Quatro carenagens que indicam atuadores das superfícies de controle da asa; – A carenagem do dispositivo que está abaixo do nariz e a frente da bequilha; – Os espaços das portas é muito grande; – A carenagem dos dispositivos que estão logo atrás e abaixo (ambos os lados) das entradas do fluxo de ar das turbinas; – e as “aletas” embaixo das empenagens verticais. Não sei se já aperfeiçoaram os encaixes(fixação) dos… Read more »

Sergio Prado

…uma coisa eu gostaria mesmo de saber????

Será que gastaram muito fazendo este pássaro????
Comparando com o F-35 o custo benefício compensou????

Andrigo

“Disse o chines…”
Com certeza um excelente avião, por tudo o que a China investe e aspira ser, não podia ser o contrário.
Mas ainda prefiro acreditar que quem tem mais de 30 anos nesse ramo de aeronaves furtivas, ainda está na frente, mesmo que esteja com vários problemas de desenvolvimento, justamente por ser ainda mais inovador.

Rene Reis

O Fu falou que será produzido em massa ,oque seria isso em termos chineses?

Coutinho

Igual massa de pastel?

Alfa BR

Eu me considero o homem mais bonito do mundo.

Rodrigo

A Chery e a JAC tb diz que seus carros são melhores que da Ford e GM…kkk

LBacelar

Tipo os “especialistas” de segurança publica do globonews

NICOLAS RODRIGUES

Tem a mêsma credibilidade dos “especialistas” que criticam o atual governo.

JPC3

Então por que precisam de Su-35?

Até acredito que o caça Chinês seja muito bom, porém, em aviação não bastam palavras as coisas precisam ser demonstradas. Principalmente quando vem de alguém subordinado a um partido político, ou melhor, uma ditadura.

É normal, todo mundo diz que seu o seu produto é o melhor do mundo.

Salim

Deve ser pois e imune ao radar de bolinhas quânticas ( conforme nosso comentarista Bosco ) e a ao VHF milimétrico de tamanho campo futebol.
Seriamente só no campo de batalha saberemos. Mais um ispecialista da casa falando nonsences.

Marcelo Machado

Em 1950 ninguém poderia imaginar que os Russos pudessem ter algo superior ao Sabre. Mas na Coreia mostraram que tinham: o MIG 15. E com a cópia do motor Rolls Royce que ganharam de presente do partido trabalhista inglês. Não vale duvidar a priori desta possibilidade se repetir com o J20.

Guacamole

Sou o único que acha o J-20 um avião extremamente comprido?
Não sei porque, mas as dimensões dele parecem um pouco diferentes do que estou habituado a ver.
Sei que deve ser algo relativo a ser stealth, mas mesmo assim, tanto o F22 quanto o F35 são mais proporcionais que ele, e parece que o jato russo também será.
Vá entender…

Willber Rodrigues

Fu acredita que o J-20 é agora mais sofisticado que o F-35 dos EUA´´

Bom….nenhuma mãe vai dizer que o filhe é feio, né?

Mas deixando de lado as qualidades técnicas do caça ( talvez nunca saibamos qual é o realmente mais furtivo ), mas ainda acho o caça russo mais bonito…

Victor F.

“Fu acredita que o J-20 é agora mais sofisticado que o F-35 dos EUA.”

Ele acredita mais ainda que acreditar o contrário o levaria a comer capim pela raiz.

Marcos

Até porque ele não pode falar o contrário né hahahhaa… se não vai perder a cabecinha…

Jagderband#44

Excelente

Trathanius

“Sem Tempo Irmão”

Heitor

Olha… não sei dizer qual é mais sofisticado… mas parece que o J-20 não solta peças e nem some no oceano rsrsrsrs

Beserra(FN)

Como você sabe? Através da então livre e aberta mídia chinesa? ?

Sérgio Luís

Global Times tá puxando a sardinha!

Silvano

Pra falar a verdade, não quero ver nenhum desses caças em combate. Nem o F-35, nem o J-20 e nem o SU-57.

Silvano

E muito menos o Gripen NG.

Luís Henrique

Não vou afirmar que é mais sofisticado, isso ninguém sabe. Mas para aqueles que continuam menosprezando a China e seus produtos, já viram um estudo novo sobre as maiores empresas de Defesa do mundo em faturamento em Dólar Americano? Só uma amostra de 2018 Airbus faturou U$ 13 bi A China teve 2 empresas com faturamento de U$ 10 bi. DUAS outras com U$ 12 bi. Uma com U$ 15 bi E a AVIC com U$ 25 bi (praticamente o DOBRO da Airbus) 6 empresas chinesas no Top 15, contra 5 americanas, 3 europeias e 1 russa. Empresas como Thales,… Read more »

Eduardo Ribeiro

Russia Colocando o SU 57 em linha de produção, J-20 entrado em fase de produção, e o F-35?? Eternamente em fase de testes e homologação !! Estadunidenses e aliados que entraram no programa do F-35 estão perdidos.

Luís Henrique

Eduardo, está equivocado.
O F-35 está operacional. Inclusive já foi até usado em combate.
A IOC dos F-35 aconteceram em 2015 (B), 2016 (A) e em fevereiro de 2019 nos modelos C.
Inclusive já foi utilizado em combate, primeiro por Israel em 2018, no mesmo ano pelos fuzileiros navais americanos (B), e em 2019 pela USAF e pela RAF(B).

Já existem mais de 400 F-35 voando. Até o final do ano chegará próximo de 500.
São 130 F-35 produzidos em 2019.
145 em 2020.
150 em 2021.
150 em 2022.
E +160 em 2023.

Chegando em 1.100 em 2023.

Carlos Campos

Eduardo não sei onde vc esteve mas o F35 já está operacional, inclusive humilhando o S300 na Síria

Felipe

E sendo detectado e avariado por um S-200 velho Sirio (vide pouso de emergência que um F-35 israelense teve que fazer)

Carlos Campos

Uma história que só russófilo acredita, o S200 não derruba metade nem 10 por cento dos aviões de Israel por missão, Israel passeia pelos ceus da Síria, investiga e bombardeia, o último avião derrubado foi um F16, ou seja se esse é o poder espetacular dos sistemas sírios que em anos só derrubaram um F16, então Israel está muito bem, pois viola os céus Sírios praticamente impunemente.

JPC3

S-200 não derruba nem 1% dos voos de Israel.

Vitor

Já viu carro chinês ter boa mecânica…??? ? Mais uma imitação barata. Ching ling.

TJLopes

“iPhone é mais sofisticado do que o Samsung Galaxy S10, diz especialista da Apple.”

“Cachaça é mais sofisticada do que Champanhe, diz especialista Brasileiro.”

“Escutar é melhor do que ver, diz portador de deficiência visual”

Pangloss

“Tejas é melhor que F-22, diz especialista indiano”.

Wellington

Aquele cara que cola de vc na prova e tira nota maior que a sua.

Marcos

Uma pergunta de leigo: esses canards que ele tem não aumentariam sua assinatura no radar?

JPC3

Aumentam, não se sabe quanto porque os materiais utilizados são desconhecidos.

filipe

O F-35 é o caça mais desenvolvido da historia da aviação, vai ser superado apenas pelo Tempest da RAF.

Carlos Campos

Felipe eu queria até acreditar, mas conhecendo os EUA acredito que mesmo que se o Tempest sair do papel e até ficar operacional sua liderança será por pouco tempo, ou nem chegará, já que a USAF já tá pensando na sua 6° G de caças, inclusive com a Boeing, NorthThrop e LM tentando pegar o contrato.

Mateus Lobo

É verdade esse bilhete

Ass: Fu