F-15K da Coreia do Sul

Um avião militar russo violou o espaço aéreo sul-coreano sobre o Mar do Leste duas vezes na terça-feira, levando a Força Aérea a acionar caças e disparar tiros de alerta, disseram oficiais militares.

O bombardeiro invadiu o céu territorial acima do Mar do Leste perto das ilhas Dokdo, no leste da Coreia do Sul, no início do dia por dois breves períodos em violação dos tratados internacionais, de acordo com oficiais do Estado-Maior Conjunto (Joint Chiefs of Staff – JCS).

Depois de entrar na zona de identificação de defesa aérea da Coreia (KADIZ), o avião russo continuou penetrando o espaço aéreo às 9h09.

Em resposta, a Força Aérea da Coreia do Sul enviou vários jatos, incluindo F-15K e F-16K, para rastrear o avião. Eles lançaram flares e fizeram disparos de aviso após o envio de mensagens de acordo com os manuais de operação. A aeronave russa deixou o espaço aéreo depois de três minutos e deixou a KADIZ por volta das 9:15 da manhã.

Por volta das 9h33 da manhã, no entanto, violou novamente o espaço aéreo sul-coreano depois de entrar na KADIZ. Após novas ações militares, a aeronave deixou o espaço aéreo quatro minutos depois. Finalmente, saiu da zona de defesa aérea às 9h56 da manhã.

É a primeira vez que um avião militar russo violou o espaço aéreo sul-coreano, embora as violações da KADIZ por aeronaves russas tenham ocorrido ocasionalmente.

O incidente ocorreu após um caso de violação da KADIZ por duas outras aeronaves russas e duas chinesas no início do dia.

Por volta das 6h44 da manhã, dois aviões militares chineses voaram para a KADIZ sobre o Mar Oriental e permaneceram por cerca de 30 minutos. Cerca de 36 minutos depois, eles entraram novamente na zona de defesa aérea e ficaram lá cerca de 30 minutos antes de deixar a zona às 8h20 da manhã.

As aeronaves chinesas juntaram-se a dois bombardeiros russos e voaram para o sul juntos sobre o Mar do Leste. Os quatro invadiram a KADIZ por volta das 8h40 da manhã para um voo de 25 minutos, de acordo com o oficial do JCS.

O objetivo de seu voo conjunto e as intenções por trás da série de violações não ficaram imediatamente claros.

O Ministério da Defesa planeja chamar funcionários das embaixadas russa e chinesa no final do dia e apresentar um grave protesto, observou o oficial.

Uma zona de identificação de defesa aérea (ADIZ) é uma área dos céus declarada por um estado para a identificação e localização antecipadas de aviões estrangeiros que se aproximam de seu espaço aéreo territorial para impedir a infiltração de aviões estrangeiros e confrontos acidentais. Não é definida em nenhuma lei ou tratado internacional.

No incidente anterior, dois aviões militares russos violaram a KADIZ em 20 de junho e permaneceram na zona por cerca de meia hora.

F-15K

FONTE: Yonhap News Agency

Subscribe
Notify of
guest

153 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Bigliazzi

Segue o jogo. Quando o Supremo Líder da Coreia do Norte dá um refresco os vizinhos bagunçam a área.

F-15, que Ave!!! Reinando nos céus a 50 anos, com Reinado garantido ainda por um bom tempo!

Chris

E aumentou a bagunça…

O governo japonês está protestando contra a invasão e disparos, dos 2 países…. Em “seu território”….

Chegou a até enviar caças tbem, para a interceptação.

Denis

Pois é, Ricardo. Faz jus ao seu apelido “Eagle”. Diz-se que a águia, aos quarenta anos, recolhe-se ao seu ninho para mudar suas penas, garras e bico, num processo doloroso, mas que lhe confere uma renovação da juventude para uma segunda meia-vida. Longa vida ao F-15!

Kleber Peters

Denis, esta estória dos 40 anos da águia é balela. É um belo mote motivacional, mas não tem embasamento algum. Já a águia da Boeing, esta sim está sempre se renovando.

Denis

Tudo bem. Verdade ou não, vale o contexto poético. Abraço.

Victor Filipe

Deixa eu ver se entendi, eles alem de violarem a ADIZ Coreana também acabaram Violando o espaço aéreo Coreano? Se for esse o caso comprovado Senhores, entrar na ADIZ é uma coisa, violar o espaço aéreo é outra completamente diferente Violação do espaço aéreo é violar a soberania do pais. Dito isso, caso a violação tenha realmente acontecido a Coreia do Sul poderia se resguardar no direito de abater a aeronave Russa. (Assim como qualquer outro pais em situação semelhante) Historinha complicada em. E antes de virem esbravejar sobre a grande fúria russa e a sua revolta, faz bem lembrar… Read more »

Jodreski

Engano seu… o Su-24 deu em muita coisa, olha lá os S-400 sendo entregues aos turcos… lógico uma coisa não esta ligada a outra diretamente mas digamos que as conversas entre turcos e russos melhoraram bastante depois daquele abate!

Brunow Basillio

Aquele Su-24 deu tanta coisa que vc não imagina… Se ele não tivesse sido derrubado hoje não teria central nuclear Russa na Turquia no valor de U$10 bi, não estaria sendo construido duas linhas do South stream
(gasoduto)que ligará Rússia e Europa passando pela Turquia, não haveria S-400 na Turquia etc… Pois desde que Edorgan veio a público pedir perdão a Russia por pelo incidende, A mesma se joga dia após dia no colo da Rússia, parece até promessa de Edorgan para Putin…

Jacinto

Mas a economia da Turquia afundou, já que investir la virou aventura. Seu PIB recuou ao patamar de 8 anos atrás e nessa ano vai cair ainda mais sua moeda desvalorizou 40% no ultimo ano, inflaçao superior a 15% e desemprego em 13% e taxa de juros de 24%… em suma a Turquia ruma para o abismo econômico.

Carlos Ravara

Pode explicar o porquê dessa queda?

Tutu

Carlos, contabilidade criativa.

Jacinto

Carlos Todas as crises econômicas sao multifatores mas a credibilidade do pais sempre tem algum papel nela, que pode ser positivo (amenizando a crise) ou negativo (agravando-a). O problema da Turquia e que ela tem deficit orçamentário e um grande endividamento em moeda estrangeira. Mas isso não era anormal. É a situação da maioria dos paises emergentes. O problema é que para sustentar esta situação é necessario obter dinheiro de algum lugar e especialmente dinheiro estrangeiro para pagar as dividas em moeda estrangeira. Existem inumeros meios de se fazer isso mas o melhor e mais saudavel para a economia é… Read more »

Carlos Ravara

Era só isso que queria ler: sanções.
Não eximo do Erdogan parte da responsabilidade dessa crise, se deixar ele controla o banco central e a taxa de juros, mas são as medidas retaliativas o principal componente dessa crise. Ele poderia estar gastando somas muito maiores confrontando a Rússia, mesmo assim suas finanças estariam em ordem. Provavelmente os sírios teriam o controle parcial de Damasco e Lakatia se Erdogan não imitasse o sistema de defesa Patriot, dando um giro de 180° nas tratativas com os EUA. Contexto, meu caro, sem contextualizar fica tudo turvo.

Jacinto

Carlos as sanções da UE foram aplicadas na semana passada. A crise turca vem desde fim de 2017.
Vc esta querendo criar uma maquina do tempo para justificar a crise turca, mas a verdade e que o principal componente da crise turca e justamente o fato de o Erdogan ter criado uma crise com adquire as exportações turcas (UE e EUA) sem ter nenhum elemento econômico que compense a mais que provavel redução nas exportações turcas a estes países.

Carlos Ravara

Não mencionei UE, há outra entidade que pode destruir a economia de qualquer país.

Jacinto

Os EUA? Os EUA não aplicaram sanções a Turquia…

Carlos Ravara

Eles possuem mecanismos, e você deve saber quais, para, através de pressão sobre moedas (um homem colocou o Reino Unido em situação muito difícil há algum tempo), colocarem um país instável economicamente como a Turquia de joelhos sem sujar as mãos. Não estou querendo dizer que Erdogan é inocente, a cavalgadura chegou a demitir o presidente do BC por se recusar a diminuir os juros… A raposa não precisa se expor, já que o galo se encarrega de destruir o galinheiro. A verdade é que a tentativa de golpe e os expurgos que seguiram praticamente anulou os escalões do Estado… Read more »

C. César

Cara, fala sério. Vc é outro Nick do Kings, não é não? Vc é o quê afinal? Um grupo de tro ll s?

Rustam

Victor Filipe E antes de virem esbravejar sobre a grande fúria russa e a sua revolta, faz bem lembrar dos Turcos derrubando a aeronave Russa. — In any post in which you do not understand anything you touch Russia)) How funny you are to read Yes, a student for your development – On Tuesday, July 23 of this year, the Air and Space Forces of Russia and the Air Force of the People’s Liberation Army of China conducted the first joint air patrol with long-range aircraft in the Asia-Pacific region, the Russian Defense Ministry reported. The air group consisting of… Read more »

Carlos Ravara

Toda vez que citam esse fato, independentemente do que se seguiu depois, fico pensando como uma pessoa consegue ver proeza em atacar uma aeronave incapaz de se defender. É de se envergonhar! Por que não abateram os SU-35 quando eles fizeram by pass repetidamente, chamando os corajosos para duelar.

TJLopes

Um F-15K atirando, mesmo que seja só de advertência, não deve ser muito legal pra quem está no avião advertido.

Sérgio Luís

Acho que se vc estivesse no cokpit de Su-35 ñ pensaria assim!

Ricardo Bigliazzi

Teria que trocar a fralda…

TJLopes

Mesmo que estivesse no F-22 ainda respeitaria, respeito é bom, e 102-0 não é um placar a ser ignorado.

Ricardo Bigliazzi

Muito bem lembrado, é um avião em que as torcidas não comentam muito, pudera, até o advento dos caças de 5a. geração não havia nada que pudesse colocá-los em risco.

Avião para entrar na Galeria dos Maiores Aviões do Mundo em sua Época, ao lado dos Spitfires, P-51, ME-190, Zero, FW-190 e por aí vai… para todo sempre!

Willber Rodrigues

Qual seria a probabilidade de alguem com o dedo nervoso derrubar um caça, igual a Turquia fez com o caça russo?

Thiago Telles

Eu acredito q alta.

Fernando Preto

Bom, se foram dados até tiros de advertência, é pq não ficou tão longe disso. E como disse o outro colega nos primeiros comentários, era o F15 Eagle que estava na ocorrência. Se o piloto do Eagle tiver autorização, ele abate.

Antoniokings

Aí, logo depois, vc terá o Dirigente sul-coreano indo beijar a mão de Putin, como Erdogan fez, para as coisas não ficarem feias para a Coreia do Sul.

Victor Filipe

Então deixa eu ver se entendi. um pais pode matar um membro das forças armadas da Russia e depois ir la e falar “opa, foi mal, desculpa ai, toma uma bebida aqui comigo” que o grande, valoroso, poderoso e intocavel putin aceita? parece que o poderoso urso não é tão bravo quanto seus fãs adoram bradar…

Antoniokings

Realmente, vc não entendeu.

Nilton L Junior

É que as vezes as pessoas confundem interesse de estado e torcida.

Fernando Turatti

Hanram, até porque são países semelhantes né?
Só para os foristas terem uma ideia, uma comparação dos PIBs:
11 – Coreia do Sul: 1,7 trilhões de dólares
12 – Rússia: 1,65 trilhões
20 – Turquia: 630 bilhões.

Luís Henrique

Isso é ilusão gerada pelo câmbio. A economia russa em Paridade de Poder de Compra é exatamente o DOBRO da economia sul-coreana, são U$ 4,2 tri contra U$ 2,1 tri.
E orçamento para defesa pelo câmbio a Rússia tem ‘apenas’ um orçamento 50% maior (quase U$ 40 bi para a Coreia do Sul e pouco mais de U$ 60 bi para a Rússia), mas pelo poder de compra o orçamento de defesa da Rússia é bem maior sendo equivalente à um orçamento de cerca de U$ 180 bi, ou seja, cerca de 4x o orçamento da Coreia do Sul.

Ricardo Bigliazzi

??? Cambio??? Dolariza tudo e conseguira ver o tamanho dos dois… desculpa a Coreia é bem maior…

Eduardo

Acorda! O dólar é uma moeda em decadência. Os EUA estão em decadência com uma dívida impagável de mais de 17 trilhões… A Rússia é a Maior Potência Militar do Planeta e o Maior País do Mundo!

JPC3

Mas as commodities não são em dólar?

Alguém postou uma lista dessa paridade do poder onde o Brasil aparecia na frente da frança e da Inglaterra.

Podem me corrigir porque não entendo do assunto, mas ficou parecendo que não significa muita coisa.

JPC3

Talvez seja referente ao custos de serviços porque no Brasil tudo é mais caro que na Europa.

Fernando Turatti

JPC3, o PIB Nominal de um país, quando convertido para Paridade de Poder de Compra tem um significado menor do que quando comparamos o pib per capita nominal e PPC.
A Índia tem o 3o maior PIB PPC do planeta, enquanto sua população mesmo por parâmetro de PPC é pouco maior que a metade da nossa.
Resumo: PPC para medidas gerais tem uma validade bastante restrita, diferentemente do per capita, esse sim um bom medidor para qualidade de vida.

JPC3

Obrigado.

Antoniokings

Pelo contrário.
O PIB americano, por exemplo, em dólar só é maior que o chinês justamente porque a China mantém o yuan desvalorizado propositalmente;
Deste modo, a economia real chinesa já é significativamente maior que a americana.

Ricardo Bigliazzi

NÃO KINGS… NÃO. Não se atreva a falar sobre o que Você não sabe.

Antoniokings

Olha!
Não desafie.
Um dos efeitos de se utilizar o conceito de ‘paridade de poder de compra’ e tirar a influência do câmbio na mensuração do PIB.
E por esse conceito, o PIB da China é US$ 23 tri, contra US$ 19 tri dos EUA.
Isso segundo ‘insuspeito’ site da CIA, o CIA WorldFactBook.

Ricardo Bigliazzi

Segue aula basica sobre PIB…

https://youtu.be/lVjPv33T0hk

RESPONDO: Sim é calculado assim no mundo inteiro.

Obs.: O PIB percapita na Russia é de quase US$11.000,00 anuais… já na Coreia é de quase US$30.000,00. Por isso que na Coreia a qualidade de vida é extraordinariamente melhor do que na Mãe Russia.

Antoniokings

E o PIB per capita de Liechtenstein é de US$ 168.000,00.
Não confunda PIB per capita, com PIB total.
No PIB per capita, Índia e China serão grandemente prejudicado pela enorme população, que seria o divisor desse índice.
E digo mais.
Se um País tiver uma concentração de renda muito grande (ou gigantesca, como o Brasil), o PIB per capita vai mascarar a real finalidade do índice.

Brunow Basillio

Ele não entende, quanto um Coreano paga de tributos e quanto um Russo paga ?
Qual é o custo de vida na Rússia e qual o custo na Coréia ? Por isso o PIB PPC..

Eduardo

A riqueza de um país e a qualidade de vida da população não é medida apenas pelo PIB. Procure se informar melhor… A Rússia é o Maior País do Mundo!

Eduardo

Seu comentário está confuso… as riquezas da Índia e o tamanho de sua população são inquestionáveis…

Assis

Meeeeuuuu, tu não olha mapa na internet? não tem atlas? não conhece o google maps?!?!?!?! olha o tamanho da Coreia do Sul e o tamanho da Rússia!!! São economias diferentes. Coreia é dinâmica, pujante, pra frente. Os russos dependem da venda de gás, petróleo e trigo. Tu precisa entender de tamanho de países antes de escrever um comentário como esse teu. Os russos estão na pindaíba. Já os coreanos estão mandando muito bem. Hyundai, Samsung, LG, KAI, Posco, entre outras marcas… só para lembrar.

Brunow Basillio

Queria que o Brasil tivesse numa pindaíba igual a Rússia…
A proporção das commodities na exportação russa e menor que no Brasil, lá é menor que 62% , aqui supera os 67%…

Ricardo Bigliazzi

Costumo brincar com a seguinte situação. Olhe a sua volta, veja quantos produtos Coreanos voce pode usar e veja quantos produtos Russos você utiliza diariamente…

observador

Tb acho que tem muito interesse internacional contra a unificação

Fernando Turatti

Luís, por essa vibe a Índia é o dobro do Japão. PPC não é tão preciso assim. Aliás, eu sequer estava querendo atentar para comparação entre Russia e Coreia do Sul, a questão maior era a CS e a Turquia. A Russia tem sim um orçamento militar que se camufla no câmbio graças a herança soviética, contudo, a Coreia do Sul tem acesso prioritário a equipamentos desenvolvidos pelo maior investidor de armamentos do planeta. São questões a serem analisadas a fundo caso alguém de fato se interesse. Existem vantagens e desvantagens na situação russa, mas, novamente, com o foco entre… Read more »

Luís Henrique

A Turquia também é prejudicada pelo câmbio.
Em Paridade de Poder de Compra o PIB da Turquia é ligeiramente maior que o da Coreia do Sul. U$ 2,3 tri contra U$ 2,1 tri.
EM poder militar essas ilusões de câmbio não ajudam…
A Rússia é uma das 3 super potências militares do mundo, bem à frente da Coreia do Sul e somente atrás dos EUA e parelha com a China.
Já a Turquia tem poder militar muito próximo da Coreia do Sul.

Victor Filipe

Oque realmente importa é a capacidade de projeção de poder, a Russia pode ter 3 bilhões de pessoas pra lutar por ela mas isso não vai adiantar se ela não conseguir levar um numero significativo dessas pessoas para o fronte

Jjose

Lista pelo Stockholm International Peace Research Institute 2017 Fact Sheet (para 2016)[1] Base de Dados de Gastos Militares do SIPRI[3] Lista pelo International Institute for Strategic Studies Top 15 Defence Budgets 2015[4] Posição País Gasto ($ bi.) % do PIB Total mundial 1.686 2,2 1 Estados Unidos Estados Unidos 611,2[5] 3,3 2 China China[lower-alpha 1] 215,7 1,9 3 Rússia Rússia 69,2 5,3 4 Arábia Saudita Arábia Saudita[lower-alpha 1][lower-alpha 2] 63,7 10 5 Índia Índia 55,9 2,5 6 França França 55,7 2,3 7 Reino Unido Reino Unido 48,3 1,9 8 Japão Japão 46,1 1,0 9 Alemanha Alemanha 41,1 1,2 10 Coreia… Read more »

Ricardo Bigliazzi

É preciso deixar claro uma coisa. Ter um exercito grande não quer dizer ter PIB grande. A riqueza gerada anualmente na Coreia do Sul (Produto Interno Bruto – PIB) é maior do que a Russia, simples assim. O cambio em dolares é simplesmente uma maneira de se equalizar os padrões de comparação no referencial da moeda forte no mundo (no século XIX fariamos a comparação em Libras Esterlinas). Podiamos converter tudo em “Iestabrom” moeda utilizada em MARTE… e mesmo assim o PIB da COREIA seria maior do que o da Russia quando comparados no mesmo referencial.

Chris

Dai vc considera o tamanho da Russia perto da Coreia…

Felipe

Ainda bem que todo equipamento militar russo é feito na propria Russia e para eles é comprado em Rublos, por isso não dá para comparar nada.

Carlos Campos

isso só aconteceria nos seus sonhos

Ricardo Bigliazzi

Acho que não…

Humberto

Willber, para mim este risco é baixíssimo, são profissionais treinados por anos. Não vão despachar um inconsequente para uma interceptação.

JPC3

Mínima, na Síria os envolvidos tinham objetivos diferentes em um cenário de guerra.

Pedro

Próximo a zero, pois diferentemente da situação na Turquia, a Coreia do Sul não tem problemas internos e não quer “jogar no colo” da Coreia do Norte a Russia, que diferentemente da China não é “100% patrocinadora” do regime do norte. Mais importante que isso é o fato de que o abate do Su-24 foi feita por círculos internos da FA Turca justamente para colocar o governo em uma posição de alto desgaste interno e externo, visando retira-lo do poder uma vez que o avião nem no espaço aereo Turco estava e já tinha cinegrafistas na região esperando o abate.… Read more »

Brunow Basillio

Acho que as Autoridades Coreanas ficaram com o coração na mão… Tipo, de uma hora para outra aparece na sua fronteira 4 bombardeiros com capacidades nucleares, sendo 2 Rússia e 2 Chineses (Primeira vê na história que voam juntos), com uma configuração de vôo totalmente estranha, AWACs junto, e ainda viola seu espaço aéreo diversas vezes, mesmo sendo advertidos etc…. Na minha opinião toda violação foi proposital, não a explicação para o contrário,pois mesmo que russos não sabiam os chineses sabiam aonde seria território Coreano ou não, e os Sul Coreanos agiram certos, pois todo país é soberano e tem… Read more »

Bosco

Esse coreanos ficam brincando com os russos e uma hora eles levam um tiro de raio descerebrante que vai fazer o avião ficar cego , surdo , mudo e cair, mas antes os pilotos vão acionar seus assentos ejetores em total desespero . Brinca!!!
Brinca com russo.. . brinca!!!

Jagderband#44

Sim Bosco . A mesma arma que fez os marinheiros da USN pularem na água ou abandonar o navio.

Antoniokings

Não precisa de tudo isso.
Basta o S-400.

Alfa BR

Como o S-400 vai fazer algo contra aeronaves sul-coreanas dentro de seu espaço aéreo?

Antoniokings

Armas russas podem estar em qualquer lugar, visto suas crescentes vendas no mercado mundial.
Podem estar, inclusive, na Coreia do Norte.

TJLopes

Não ouviu falar na versão do S-400 auto aeropropulsada stealth com plasma e movida a energia nuclear? Os russos são o MÁXIMO!11!!1

Chris

S-400 ? Isso tudo foi na Coreia…

Antonio… Anda precisando se informar sobre forças armadas… heheh

Pedro

S-400 parece que virou o super-trunfo aqui no Forum, como já foi com o F-22 no passado, pois tudo ele resolve!

TJLopes

Até Israel destruir a primeira bateria…

Antoniokings

S-400 é o bicho!
Basta ver as ameaças do Governo americano no sentido de que ‘qualquer País que compre armas (S-400) que ameacem o F-35 poderá sofrem embargos’.
Simples assim.

Andre

O seu “qualquer país” inclui algum além da Turquia?

Aproveitando, a Turquia já declarou interesse em qualquer avião russo ou por enquanto apenas os russos querem vender?

Brunow Basillio

André, os EUA já ameaçaram Iraque e A.Saudita que recentemente mostraram interesse no Sistema, além de dezenas de ameaças á Índia que também comprou o mesmo, aqui uma última matéria sobre estas sanções, no caso Indiano:
http://www.indiandefensenews.in/2019/07/extremely-frustrated-us-mulls-sanctions.html

No Site military watch magazine, tem uma matéria
recente sobre os países que compraram tecnologia do S-400 e os possíveis compradores futuros..
https://militarywatchmagazine.com/article/seven-countries-now-deploy-advanced-russian-s-400-technologies-over-half-a-dozen-more-have-shown-interest-in-purchases

Antoniokings

A declaração do Secretário americano foi com relação à compra pela Índia.
Daí, vc vê a ousadia (ou cara de pau, como queira) dos americanos.

Chris

Esse Antonio é um figura… heheh

Não percebeu o que está na cara ? Mesmo a “aliada” Turquia quer o F-35 e não aviões russos e chineses ! heheh

Antoniokings

Quer porque pagou por eles.
Só falta o Governo americano dar o calote nos turcos.
Não duvido nem um pouco.

Chris

Nossa… É um fora atras do outro desse Antonio ! kkkk

EUA tem até lei que regulamenta isso tudo.

Nada haver, em específico, com o S-400 !

Não percebeu o que está na cara ? Mesmo a nova “aliada” Turquia quer o F-35 e não aviões russos e chineses ! heheh

Carlos Ravara

Esse fala com conhecimento de causa.

100nick-Elã

Assad brincou com americano…Maduro também….e estão rindo….kkk

Jacinto

Mas o povo venezuelano e o povo sírio estão rindo também? A vida dos milhões de venezuelanos e dos milhões de sírios é melhor por causa do Maduro e do Assad? Eu acho engraçado este apego a dois indivíduos (Assad e Maduro) em detrimento a milhões de pessoas que sofrem brutalmente por culpa deles. Maduro, Assad e você estão rindo da morte e miséria de milhões de pessoas.

Carlos Ravara

Na Síria, não lembro de dificuldades econômicas do povo em geral antes do ISIS tomar conta da maior parte do país.
Na Venezuela, só indo lá para ver, porque a mídia mainstream ou a “progressista” tem opiniões díspares. Veja bem, não nego a situação crítica do nosso vizinho, mas as raízes dessa situação é muito complexa para termos apenas um nariz para apontar o dedo.

Jacinto

A raiz é simples Carlos. 70 anos atrás, na década de 1950, a Venezuela produzia 1.5 milhão de barris por dia. Tecnologia de 70 anos atrás!
Hoje, a Venezuela produz menos de 1 milhão de barris e se a tendência continuar, a produção em 2020 será inferior a 500 mil barris de petróleo. Então o que se tem é um regime que conseguiu a proeza de fazer a produção de petróleo cair a 1/3 do que era há 70 anos, isso apesar de as suas reservas comprovadas terem se multiplicado em relação ao que era naquela época.

Ricardo Bigliazzi

Jacinto, a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do Mundo. É um dos Paises fundadores da OPEP, os caras foram apenas assustadoramente incompetentes. Houve uma ação estruturada nos últimos 40 anos de pilhagem no Pais, com a cereja do bolo sendo representada pelos idiotas do Chaves e do Maduro. E tem gente que acha que isso é coisa da imprensa progressista.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47795371

Jacinto

Ricardo, A questão do volume de petróleo produzido na Venezuela é a consequência direta da forma como o subsolo venezuelano armazena óleo e da gestão da PDVSA. No Oriente Médio, por exemplo, o petróleo é armazenado em bolsões gigantescos; há poços na Arabia Saudita que produzem continuamente há mais de 50 anos – que é um dos motivos pelos quais a exploração de petróleo lá é tão rentável. Na Venezuela, os bolsões são muito menores. Muito, muito menores, mas há muitos deles. Então, na Venezuela é necessário um trabalho contínuo de perfuração de nossos bolsões para que os bolsões que… Read more »

Carlos Ravara

Não é tão simples, pesquise um pouco mais detalhadamente os recursos que os EUA e o UK fizeram para parar a produção venezuelana que já era capenga.

Antoniokings

Fique calmo Jacinto.
Semana passada foi noticiado que uma estatal chinesa ajudou a aumentar a produção venezuelana em mais 100 mil barris/dia. E a tendência é de aumento de cooperação entre eles.
O problema não é apenas a produção e sim as dificuldades que os americanos vêm impondo aos compradores do produto da Venezuela ameaçando com represálias.
Fique atento e não se deixe contaminar com informações ‘direcionadas’.

Ricardo Bigliazzi

Você esta falando sério??? Explica mais sobre isso.

Carlos Campos

Pra mim os Coreanos estão sendo muito pacientes, todo mundo sabe que são operações para irritar e espionar, da próxima vez derruba e mostra que realmente invadiu, nem a China, nem a Rússia entrariam em guerra contra a Coreia por causa de um Avião que é sabido que estava espionando, falha do piloto que abusou e invadiu espaço aéreo alheio

sub urbano

Nem eu acreditava nessa integração entre China e Rússia. Mas depois dessa…

João Moro

Esta parceria é um perigo ao mundo…

Carlos Ravara

Para o mundo, não; mas para os EUA é mortal.

Antoniokings

Quando eu comentava isso aqui, recebia ‘dislikes’.
Conclusão: Podem mandar mais ‘dislikes’ que eu estou me amarrando.
kkkkkkkk
Em tempo: Evidente que isto está acontecendo e o alvo será a América.
E Trump está se esforçando para essa aliança aumentar para outros países.
E está tendo sucesso absoluto.
Valeu Trump!

Carlos Ravara

Eu agradeço ao Trump evitar uma guerra total, porque sua adversária é completamente louca em política externa.

JPC3

Ganha dislike até dos russófilos.

Antoniokings

Pouco importa, contanto que eu tenha razão.

JPC3

Mas não tem, de acordo com as últimas notícias a Rússia já está se explicando sobre essa invasão. Segundo o que está sendo dito os russos cometeram um erro de navegação.

Não estavam ameaçando ninguém.

JPC3

Infelizmente para vocês a Rússia precisa de investimentos da Europa, EUA, Coréia do Sul e Japão.

Evgeniy (RF).

Infelizmente para vocês a Rússia precisa de investimentos da Europa, EUA, Coréia do Sul e Japão.
—-

Tais idéias, para dizer o mínimo, estão muito longe da verdade.

JPC3

Tá bom, China, Brasil e Índia também não……..

Poderiam estar crescendo muito mais.

Evgeniy (RF).

JPC3
Tá bom, China, Brasil e Índia também não……..

Poderiam estar crescendo muito mais.

—–
Quero dizer que sem investimento estrangeiro em larga escala, a Rússia é perfeitamente capaz de existir.

Antoniokings

A Rússia precisa de investimentos da China.
E está recebendo muitos investimentos chineses.
Em tempo:
Os dois países já estão abolindo o uso do dólar em seu comércio bilateral.

Ricardo Bigliazzi

Acho que não a Russia é um gatinho na economia com garras de tigre nas patas. Isso não funciona. Já era assim na Guerra Fria e quebraram completamente. Putim sabe muito bem que hoje em dia é TOP 10 na esfera de influencia e na negociação do comercio mundial. Muito atras dos EUA, China, Alemanha, Inglaterra, França, Japão, Coreia, Italia (sim, o PIB da Italia é maior do que a Russia), Canada, Brasil (sim, temos um PIB maior do que o da Russia só que com um bando de governantes que não nos deixam em paz, uma metade é repleta… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Kings, você torce por uma guerra que nunca acontecerá. Os três perderão tudo. Isso não seria um “negócio da China” para nenhum dos três. Segue o jogo com essas escaramuças idiotas. Só nos resta ter pena de quem sofre (o povo) em Paises que não passam de um joguete entre esses dois grandes mercadores no Mundo.

Antoniokings

Ricardo
Não torço por uma guerra e acredito que não haverá.
E acho que a vitória se dará no campo econômico.
Até no setor de aviação, não considero importante a venda de meia dúzia de aviões militares ou mísseis para ‘A’ ou ‘B’.
O jogo se dará na aviação civil, onde os contratos são muito maiores.
Basta lembar que a Boeing é a maior exportadora dos EUA, uma dos maiores empregadoras e recolhedora de impostos do País e, se não me engano, a principal ação do Dow Jones.

C. César

Pouco importa contanto que vc receba a morta, digo, ¨salário¨, não é?

JPC3

Já estão saindo notícias de que a Rússia admitiu o erro de ter invadido o espaço aéreo da Coréia do Sul, ao que parece não foi intencional e sim uma falha por parte dos russos.

Carlos Ravara

O motivo da confusão são duas “ilhas”, reivindicadas tanto pela Coreia como pelo Japão:

https://oi64.tinypic.com/v4q9vk.jpg

Carlos Ravara

Complementando: elas são conhecidas na Coreia do Sul como Dokdo e no Japão como Takeshima.

JPC3

Não sei dá para confiar nas notícias, mas após terem negado inicialmente os russos teriam dito aos sul coreanos que erraram ao invadir o espaço aéreo deles e estão investigando o que aconteceu.

Parece que a invasão não foi proposital nem provocação, até porque a Coréia do Sul não se coloca como adversária direta da Rússia. Não teria razão para eles irem tão longe.

JPC3

Aqui.

https://en.yna.co.kr/view/AEN20190724005300315
Tem outras fontes mas não achei.

C. César

Claro. Vc recebe por deslikes (seu ¨empregador¨ sabe que vc nunca vai receber mesmo likes positivos a não ser dos seus próprios Nicks falsos e de outros M a v s) e pelo número de Nicks que vc inventa como esse Ravara que vc usa para concordar com vc mesmo.

Elint Meteor

Vai lá e senta na benga do russo então cara…

Rene Dos Reis

Me mais me deixou curioso e esta patrulha Russo Chinesa , e ai estão formando uma aliança de fato?

Rene Dos Reis

“Oque mais” me deixou

Carlos Ravara

Os russos buscavam essa aliança, mas os chineses relutavam. Depois do “choque e pavor” que levaram do Trump, os chinas viram o tamanho da bagaça e selaram a aliança.

Carlos Ravara
João Borges Queiroz Júnior

Parece que as ilhas que o A-50 e os Bears sobrevoaram são disputadas pelo Japão e pela Coreia do Sul.

Os japoneses aproveitaram o episódio e protocolaram uma reclamação formal também contra a Coreia do Sul:

https://en.yna.co.kr/view/AEN20190723010100325?section=national/diplomacy

100nick-Elã

Coreia do Sul vence Rússia…e China juntos, porque o pib é maior.

Como vocês, fanboys, viajam!!!!

Carlos Ravara

Deixa baixo, quando a correnteza trouxer troncos de madeira debaixo da ponte acho que eles acordam, ou será que não?

Jacinto

Cada vez mais vai se desenhando um cenário em que os principais paises da regiao vão acabar optando por alguma forma de dissuasão nuclear mais explicita do que a mera capacidade de produzir armas em pouco prazo apos a decisao politica, que a situação de hoje.

Carlos Ravara

Algumas horas atrás li, no NYT um texto cínico do conselho editorial, aconselhando tirar a Rússia das garras chinesas. Isso após dois anos, se bem me lembro, de martelamento de “ameaça russa”, desde cocô de cachorro até a eleição de Trump. Agora vejo, pela primeira vez, uma ação conjunta aérea sino-russa. Inês é morta, babacas. Zbigniew Brzezinski deve estar tendo convulsões no túmulo.
Para quem tem estômago: https://www.nytimes.com/2019/07/21/opinion/russia-china-trump.html?smid=tw-nytopinion&smtyp=cur

Jeff

Se o país tem condições de se defender tudo bem, se não, num futuro próximo, valerá a lei do mais forte.

Quando o Brasil vai criar vergonha na cara e reabrir seu projeto de armamento nuclear? Enxuga todas as forças armadas e mantenham mísseis para defesa territorial. E alguns nos Subnuc.

Ser da paz é uma coisa, ser bobinho é outra.

Observador

Vish… Tem obstáculos de sobra para que isso não aconteça. Para amadurecer nosso programa nuclear (enriquecimento), precisa de verba, que precisa da aprovação na câmara, senado, etc.
Ai começa a dor de cabeça. A nossa constituição proíbe uso nuclear para fins não pacíficos. Fora isso o Brasil assinou, uns trocentos tratados internacionais que impedem (Detalhe, os outros que assinaram já estão quebrando só que alguns sofrem sanções).
Com o tamanho da divisão ideológica, só se cair uma bomba atômica aqui primeiro, e exterminar toda a oposição.
Aconselho a esperar sentado.
https://aosfatos.org/noticias/o-brasil-pode-ter-armas-nucleares-desenhamos/

Saldanha da Gama

E o Enéas tinha razão…. abraços

Diego.

O problema é que se fizermos isso os vizinhos também fazem.

carvalho2008

Poderia esta ocorrencia estar relacionada ao P-3 Americano na venezuela? Uma resposta?

Renato

Neste caso também podemos dizer que a Coréia e o Japão morderam a isca ou é muito diferente do que aconteceu entre EUA e Venezuela?

Neste caso os russos e chineses também descobriram o tempo de reação, distância de detecção, abasteceram suas bibliotecas com dados de frequências de radares ou isto só acontece quando os EUA atacam uma repúbliceta bananavariana?

Observador

As diferenças entre Coreia do Sul e Venezuela são gritantes.
A Coreia não tá quebrada. Pelo contrário, eles tem grana, dominam a produção de LCD mundialmente (Sansung), por isso suas forças armadas tem doutrina e equipamentos avançados (F-35A, F-15K, etc…). Uma força assim, tem meios de defesa cibernética e eletrônica. Eles precisam disso o tempo todo. Afinal a Corea é dividida em duas e a outra metade, tem um ditador apelidado de Bomber Man.

Observador

Resumindo, se a Rússia e a China quiserem dançar, eles vão de “Gangnam Style”. Ali teria resistência.

J R

Então na verdade essa “zona” KADIZ não faz parte do espaço aéreo nacional, então qualquer um pode adentrar sem ter ser hostilizado, o problema é que ele violou o espaço aéreo, ai sim justifica os disparos e dependendo da atitude do invasor, mandar pra baixo.

Carvalho2008

Postei e ninguém se atentou.

Tenho a firme convicção de isto foi uma resposta a ocorrência americana na Venezuela.

Cada vez mais a guerra fria volta e se prepara na geopolítica global para os tempos de ferro e aço quente

O Brasil deve ficar atento

Observador.

Pode ser resposta, pode não ser…
A questão é que a situação está quente para quase todo lado, em Israel, na Índia, na Venezuela, no Irã, etc, no Oriente não seria diferente.
A guerra fria não está voltando, ela nunca acabou, só estourou e depois esfriou.
As diferenças entre os países nunca acabaram, só diminuem por períodos, por não ter como financiar guerras o tempo todo.
O Brasil tem que caprichar é na diplomacia, e equipar as forças o quanto antes. Não é um bom momento para conflitos.

Rene Reis

Me lembro de quando a Rússia estava na quebradeira e o Putin deu uma limpa geral para sobrar recursos para equipamentos e a galera zuando Olha aí o resultado.

Salomon

SEnhores, desculpem se entendi errado, mas era uma CAP conjunta China-Rússia?

Carvalho2008

Sim em uma das vezes foi uma formação conjunta

Se isto não for um recado de aliança então nãos ei o que poderia ser mais

É por isto que acho que foi uma mensagem com relação ao avião americano na Venezuela.

É muita coincidência nos atores e na forma

Jacinto

A Venezuela é irrelevante hoje. Para se ter idéia da devastação econômica promovida pelo Maduro, na década de 50 a Venezuela produzia 1,5 milhões de barris por dia. Hoje não chega a 1 milhão e a estimativa, a continuar como as coisas vão, é que a produção no ano que vem caia a menos de 500 mil. A produção de petróleo na Venezuela recuou a patamares do começo do século passado…

Brunow Basillio

“Em relação aos 1,5 milhões b/d de petróleo Venezuelano produzido nos anos 50”.
Não precisa ir tão longe, em 1997 ela chegou a superar os 3,4 milhões de B/d , hoje está em torno de 1047 milhões de B/d , (depois de produzir 830 mil em abril 2019) mas acho difícil esse valor cair mais, (mesmo algumas instituições fazendo projeções de chegar a 500 mil b/d em 2020), muito da produção Venezuelana está relacionado a Rússia e China, só para a Rússia a Venezuela chegou exportar 386 mil barris/d, via Índia..

Carlos Ravara

A maior reserva de petróleo do planeta é irrelevante…
Meu Zeus!!

Jacinto

Carlos, o meu comentário tem um aspecto temporal bem definido: hoje. Hoje – julho de 2019 – é irrelevante. No futuro pode mudar. A maior parte do petróleo venezuelano está na bacia do Orinoco. O problema é que trata-se de um petróleo betuminoso, que é a) mais difícil e custoso de extrair e b) não pode ser refinado na maioria das refinarias hoje. Refinaria de petróleo não é como carro flex: eles são projetadas para o refino de petróleo leve e não refinam petróleo betuminoso. Como o preço do barril, hoje, está na casa dos US$ 55 dólares e a… Read more »

Carlos Ravara

Descubra quem refina esse óleo e onde as refinarias foram instaladas, aí você vai ver um, dentre muitos, de como os EUA tem poder de ferrar a Venezuela.

Ricardo

Tem algumas pessoas querendo que a Coreia do Sul agisse com mais firmeza, derrubando o avião russo, por exemplo. A questão é, o que eles ganhariam com isso?! Coreia já tem problemas sérios com o Japão que está impondo um forte embargo a produtos sul-coreanos, já tem a China como rival que diz que toda aquela área está sobre seu poder, já tem a Coreia do Norte e vai criar confusão com os russos também?! Os sul-coreanos são conhecidos por serem inteligentes e não burros. Irritar Moscou seria burrice. Quando os turcos derrubaram o su-24 russo eles tomaram um embargo… Read more »

Andre

As forças aéreas japonesas e coreanas são mais que suficiente para se defenderem de uma eventual agressão russa. Juntos eles têm mais f35 que a russia terá de su57

Jacinto

Duro é convencer coreanos e japoneses a atuarem como aliados… japoneses, coreanos e chineses vivem entre eles em um triângulo de mágoas e ressentimentos históricos.

Brunow Basillio

“Coreanos e Japoneses juntos” quando e aonde ?
Mas os Japoneses não é aquele país que está colocando sanções na Coréia do Sul em relação a exportação de alguns itens ?

Ricardo

É provável que os japoneses odeiem bem mais os sul-coreanos que os russos. Na invasão ficaram mais furiosos com Seul do que com Moscou.

MGNVS

Caças russos e chineses voando em formaçao conjunta sobre o espaco aereo de um tradicional aliado dos EUA???
Aí tem… esperando para ver as cenas dos proximos capitulos.

Fabio Araujo

E para animar ainda mais a região hoje a Coréia do Norte lançou dois misseis de testes que caíram no mar do Japão!

Sérgio Luís

Ñ foram jatos e sim TU-142!

Andromeda1016

Na Coreia acreditam em outros motivos sobre a incursão dos russos e dos chineses: 1. Da parte da China seria um troco contra os EUA por causa da intromissão dos gringos na questão de Taiwan, 2. Devido ao clima de animosidade que tomou conta entre Coreia e Japão existe risco de que o acordo de troca de informações estratégicas de defesa (GSOMIA) em vigor entre os dois países não venha a ser renovado neste ano (deve ser renovado todo ano), e isso está deixando Washington nervoso. Esta intrusão pode ser um teste para ver a quantas anda a cooperação entre… Read more »