Home Aviação de Caça Caça FC-31 da China mostra grandes melhorias no Paris Air Show

Caça FC-31 da China mostra grandes melhorias no Paris Air Show

12872
142
Modelo aperfeiçoado do FC-31 da China ao lado do JF-17 no Paris Air Show (clique na imagem para ampliar)

O caça furtivo FC-31 (J-31), da quinta geração da China, apresentou suas últimas atualizações no Paris Air Show, e analistas observaram que o modelo exibido mostra mudanças notáveis ​​no design que podem melhorar significativamente suas capacidades.

Um modelo em escala do FC-31 foi exibido pela estatal Aviation Industry Corporation da China (AVIC) no estande da empresa no 53º Paris Air Show, que ocorre de segunda a domingo.

Observadores militares chineses e meios de comunicação disseram que o modelo em exibição parece ter sofrido muitas mudanças em comparação com os projetos anteriores da aeronave.

A área atrás do cockpit e as áreas onde os dois motores estão alojados agora são mais volumosos, informou Weihutang, uma coluna militar afiliada à Televisão Central da China, na quarta-feira.

O projeto aerodinâmico otimizado reduz ainda mais a resistência ao ar, segundo a reportagem.

Wang Ya’nan, editor-chefe da revista Aerospace Knowledge, disse ao Global Times que essas mudanças podem significar que a aeronave está mais ágil e capaz de transportar mais combustível, o que lhe dará um alcance operacional maior.

Ele também pode levar dispositivos eletrônicos adicionais para comunicação ou links de satélite, disse Wang.

O FC-31 atualizado pode até apresentar um par de novos motores, informou a Ordnance Industry Science Technology, um periódico baseado em Xi’an sobre a indústria de defesa nacional.

Os bocais dos motores do modelo FC-31 exibido em Paris são muito diferentes em estrutura e formato do que os usados ​​anteriormente, disse o jornal, observando que isso significa que o avião de combate se tornará mais competitivo no mercado internacional, dando-lhe uma melhor chance de se juntar ao Exército de Libertação Popular se ele conseguir novos e mais poderosos motores.

Wang disse que o avião de combate continuará aumentando suas capacidades.

Para os países que querem comprar um avião de combate avançado, o FC-31 é semelhante ao F-35, mas muito mais barato, e a China não atribui condições políticas à venda de armas como os EUA, disse Wang.

A China oferece o FC-31 como uma alternativa mais barata ao F-35

FONTE: Global Times

142 COMMENTS

  1. O título não seria “A maquete do FC – 31 mostra grandes melhorias”.
    Pode ser que um dia chegue lá, mas hoje ainda não é uma alternativa ao F-35.

    • Falei a mesma coisa do FCAS. Parece haver uma empolgação desproporcional da “midia especializada” com mock-ups, enquanto ignoram as dificuldades operacionais da vida real. São fãs de plastimodelismo.

      • Sem contar que muitas marcas chinesas usam motores Toyota, designer italiano e suspensão americana. Depois dizem que são porcarias. Rs!

    • Verdade caro Gabriel.
      Mas vale ressaltar que o Brasil também apostou numa maquete e projetos básicos de caça (Gripen).
      Hoje aguardamos nosso eterno “avião de papel”.
      Mesmo sendo informações sujeitas a suspeitas, pois foram sediadas por imprensa chinesa, uma qualidade dos chineses é que não desistem de seus projetos em detrimento de importações ou montagem local.
      Como um certo paisinho ao sul do trópico de capricórnio!

      • Mas o Gripen já existia como aeronave. Mesmo que os aviônicos, capacidade do tanque e et cetera não fossem de última geração, como AVIÃO ele já era provado e aprovado. Não dá pra comparar.

        • Bruno a ironia foi em relação a matéria acima. Em relação a China tenho receio de seu programa de armamento e tamanho de seu exercito, lembro que a divida deles já e bem maior que o PIB. Quando a bolha explodir onde sera que vai dar!?! Ai concordo com você com a semelhança Alemanha nazista.

    • E nunca teve a pretensão de ser uma alternativa ao F-35, mas sim ser uma evolução aos SU-27 navais que eles tem. A China tem dados passos largos mas firmes na sua pretensão de ser uma força marítima de expressão mundial e enquanto tem gente defendendo dos EUA, a China tem ficado sua bandeira em mais territórios.

      • Luiz. Também pensava assim até as últimas matérias.
        Mas esta parte do texto deste artigo já mostra que a China está querendo mostrar o FC-31 como alternativa ao F-35. Segue: “…o FC-31 é semelhante ao F-35, mas muito mais barato, e a China não atribui condições políticas à venda de armas como os EUA, disse Wang…”.
        Veja que a fonte é o Global Times. Então o informe é quase “oficial”.
        Se lançar como concorrente ao F-35 acho perda de tempo.
        Quem tem dinheiro, estrutura e gestão, escolhe o F-35.
        Se lançassem o FC-31 como um avião geração 4+++ (sim, 3) que apresenta todos os recursos dos caças 4++ com a adição de furtividade real, acredito que seria melhor sucedido comercialmente.

  2. Quanto ao FC-31, os volumes adicionados podem ser para aumentar a capacidade interna de combustível, ao mesmo tempo criando um formado mais favorável à “regra da área”, facilitando acelerações em velocidades transônicas.

    • O dois podem ter o mesmo conceito aerodinâmico.
      Isso me leva a crer que grande parte dos dados do F-35 adquiridos de forma ilícita foram em relação a sua geometria e aerodinâmica. Vendo por esse lado, os recheios eletrônicos e suite de armas do Fc-31 ainda são um mistério. Eu aposto no papel de ataque, uma vez que a superioridade aérea seria garantida pelo conjunto J-20 + Flankers (Su-30, J-11, etc.).

  3. Muitos acham que a China vai enfraquecer os EUA, eu creio que dessa competição ambos sairão mais fortes, a vida se tornará mais difícil para os demais países tentarem acompanhar esse ritmo.

    • Sim. Toda vez que alguem falar de “corte de orçamento do pentagono” é só mostrar a foto de um chinês e os cofres se abrirão.

  4. “semelhante”
    É cada especialista que aparece que de acordo com os critérios dele eu sou parecido com o George Cloney!

  5. Tá doido. A maquete do caça chinês e o protótipo inacabado do russo são só elogios.
    Como os “especialistas “conseguem fazer isso?
    O F-35 já em operação e bem sucedido possui nove milhões de matérias apontando seus improváveis defeitos.
    Progressistas só agem em uma direção, correto ?

  6. e a China não atribui condições políticas à venda de armas como os EUA, disse Wang.

    Então tá fácil!

    É só os EUA comprarem uns 12 e podem montar um agressor igualzinho ao original!

  7. É questão de pouco tempo para os chineses fabricarem e desenvolverem seus próprios motores aeronáuticos… a essa altura do campeonato engenheiros ocidentais de renome devem estar a trabalhar em diversos projetos chineses e recebendo muito bem para isso.

  8. Cristina Kichnner e os peronistas vão vender a Argentina aos chineses em troca de um resgate financeiro que os possibilite governar…as forças armadas e policiais argentinas ainda vão ser reequipadas com material chinês.

        • É melhor ser discípulo do astrólogo, do que mula se presidiário!!Igual um monte de desocupados que gostam de fazer paralisações no meio de semana e atrapalhar quem quer trabalhar!

          • Diga-se de passagem que o Olavo de Carvalho devia ser um excelente astrólogo dada à capacidade de previsão que ele demonstra ter. Há mais de 15 anos ele via cantando a pedra que o PT era uma organização criminosa e ia saquear o país.
            Vai ser bom de previsão assim lá na astrologia…

          • Exato. O Olavo de Carvalho deveria revelar como um vendedor de carros (vulgo fazedor de rolos) como o Queiroz consegue ser tão bem sucedido a ponto de gastar 140 mil reais pagos em dinheiro vivo em um hospital de ponta em SP. Em momento de economia em crise, seria uma grande contribuição ao País…

          • Eu também me pergunto igual a vc como ele conseguiu tal proeza, mas tem outro que conseguiu uma maior ainda, digno de prêmio nobel. Um simples funcionário do butantã (lulinha)que recolhia dejetos de animais, se transformou num dos maiores empresários do ramo de comunicação, fazendeiro que possui praticamente um pais europeu (tamanho) dentro do Pará, possuidor de jato executivo, ilha, são 2 milagreiros e que merecem o prêmio nobel, se não existir para tal façanha que criem, pois estes 2 são gênios!

          • Sequim,
            Melhora esse argumento aí que não ficou muito bom.
            *Houvesse esse determinismo o Silvio Santos não seria bilionário.
            O fato de alguém ter sido vendedor de carros (até onde eu sei uma pessoa pode enricar vendendo carros, diferente por exemplo de enricar trabalhando num zoo) não o impede de ter 140 mil reais para um dia gastar com a saúde.

          • Nilton,
            Eu aposto que o Olavo acha o Queiroz. É só ele se concentrar onde está a Elizângela Barbiere que ele acha o Queiroz. Eles devem estar juntos.

          • Que achismo contraditório aposta que acha mas esta junto … vai entender, tipo o F-35 é um excelente caça mas o F-22 é melhor.

          • Os fluídos exotéricos exalados pela Elizângela Barbiere são umas 30 x maiores que os exalados pelo Queiroz. Fica mais fácil pro Olavo rastreá-los.

          • Bosco, depois de toda a bobagem que o olavo compartilhou no twitter dele, aquele canal do terraplanista, depois de duvidar da curvatura da agua, vc ainda vem defender o olavo aqui?

          • Sarg,
            Se o Olavo disse que acredita que a Terra é plana é algo a se pensar. Será que não é mesmo. O cara acerta tudo e vai que acertou essa também.
            Só que ele nunca afirmou isso. Essa estória é fake de vcs vermelhinhos. Me prove que ele tenha falado isso . Caso contrário, vc é parte do problema e não o Olavo.

  9. Os melhores do mundo!!! Vai china!!!

    De pé, vós que quereis ser livres

    Nossos corpos e sangue serão nova Muralha

    Um perigo fatal ameaça a China

    A cada um compete o dever de lutar

    De pé! De pé! De pé!

    Todos em um coração Contra o fogo inimigo Marchai!

    Contra o fogo inimigo Marchai! Marchai! Marchai! Já!

  10. O J-31 ganhou uma corcunda quase igual a do Mig-29, o JF-17 da maquete está estranho, o original não tem aquele formato no cockpit e no nariz, acho que erraram nessa maquete do JF-17, de resto, maquete aceita tudo.

  11. Sendo veridico o fato de milhares de terabytes do projeto F-35 terem sido roubados por hackers chineses, entao por mais que nao se tenha qualquer dado tecnico sobre a reais capacidades do aviao ainda assim parece que o mesmo é mais avançado do que o caça russo. Mas so teremos a prova e contra-prova das reais capacidades do caça somente qndo ele for efetivamente usado, ja que a China nao informa nenhum dado completo sobre o desenvolvimento dele.

    • Não é melhor do que o caça russo. Os russos tem motores melhores e melhor steath e eletrônica.
      O problema dos russos é a capacidade de entrega , prazos e suporte.
      Os EUA são as restrições de exportação. Ou seja a China esta muito bem se exportar esse caça pois pra diversos outros países é mais que suficiente e muito melhor do que os caças que eles tem.

  12. “… dando-lhe uma melhor chance de se juntar ao Exército de Libertação Popular se ele conseguir novos e mais poderosos motores“.
    *
    Quer dizer que a pequena maravilha chinesa de 5a geração tem motor de Fusca debaixo do capô?
    E tem gente aqui que ainda jura de pé junto que os chinas já se igualaram aos norte-americanos em termos de tecnologia aeronáutica.
    Maldita seja essa tal de realidade que insiste em decepcionar os fanboys de Super Trunfo. 🙂
    Sds.

    • Na verdade, estaria mais para um a Fiat Cronos equipado com um motor de Uno. Para o tamanho do J-20, até os AL-41 seriam insuficientes em questão de potência. Para o J-31, o problema seria o consumo de combustível. A diferença dos motores atuais, como do F-22 e F-35 para os motores mais antigos, como os que equipam o F-16, é que eles debitam bastante energia ao custo de menos combustível, o que dá ao F-31, mesmo com seu tamanho diminuto, um raio de ação de 1300 km. O que os chineses estão querendo agora já não é mais potência e sim economia e durabilidade. Eles já conseguem entregar muita potência, como o caso do Ws-10B, mas os outros dois quesitos citados acima ainda não foram atendidos.

  13. Um caça que não foi lançado mas já está sendo melhorado pela china . Isso mostra que o avanço tecnológico está rápido. O povo invejoso quer um caça igual em desempenho. Mas não precisa. Precisa só ser melhor do que os caças que as forças aéreas clientes já possuem . Pois este caça poderão comprar diferente do caça americano.

  14. “A China oferece o FC-31 como uma alternativa mais barata ao F-35”.

    Alternativo e só, em maquinários alternativo é somente alternativo.

  15. Roberto Santana, eu procurei seu Flickr ontem para ver se tinha fotos da feira e notei que o Rafale estava bem presente nas fotos, é um baita caça, notei a bandeira do Japão no que deve ser o Kawasaki C2, quando eu vi a bandeira do Japão lembrei da bandeira do Brasil dentro do KC390 no vídeo do Caiafa e me deu até uma desanimada.

  16. Comparar o caça chinês com o americano dá vontade de rir.
    O chinês pode dar para fazer cobertura do espaço aéreo, missões de baixa intensidade a baixo preço, mas para combate aéreo… é para cair no primeiro embate.
    Para chegar ao nível do f35 são precisos muitos, muitos anos de aprendizagem e desenvolvimento.

    • Vc consegue comprar um Audi ou um Fiat uno?vc é capaz de comprar um f-35 ou tem disponível os excelentes caças steath que a fab usa ???endeusam o f-35 um caça que nunca será vendido ao Brasil. . kkkkkkk e acham ruim o f-31 que estará operacional dentro de alguns anos e hipoteticamente a China pode oferecer ao Brasil se o Brasil par de pagar pau pra americanos.

    • a FAB pode comprar o F-35 ? Os EUA ofereceram o F-35 pro Brasil ? Não fiquei sabendo.
      Este país é colônia .
      Na visão dos EUA .Não há sentido uma colônia ter armas muito modernas e poderosas.
      A China diferente dos EUA. Trata o Brasil como país independente. E se fosse menos puxa saco dos EUA . Obviamente o Brasil entraria numa lista preferencial de compra de armas igual faz com Paquistão.

      • Mas a questão não é essa, e sim o orçamento e a estrutura já estarem comprometidos com o Gripen. Sem contar a falta de compatibilidade entre os armamentos e a qualidade desconhecida do caça chinês.

        Em aviação as coisas precisam ser demonstradas e testadas. Não é assim de sair comprando porque parece bom ou o vendedor diz que é.

        Sem contar as consequências políticas.

        • Acredito que é essa a questão. O comentário foi depreciativo. Não estou falando de orçamento ou qualquer coisa .Os EUA sempre trataram o Brasil como colônia e não vendem armas muito modernas e sempre tem restrição . Lembro da restrição de ter os mísseis do programa FX armazenado nos EUA que mais pra frente mudaram. Mas vai saber. Olhem o que fazem com a índia e Turquia. Vai chamar de pirataria ? Não né. É que eles tratam o mundo como colônia e países que são independentes eles invadem . Nunca deixei de perguntar pq os EUA nunca invadiram o Brasil que é cheio de riqueza mas invadem diversos outros países.. a conclusão que cheguei e que isto que vcs chamam de Brasil não passa de uma colônia dos EUA e da Europa.

          • Chen,
            Você está mentindo. Nunca houve essa restrição imposta pelos EUA de mísseis ficarem lá. Não há eufemismo que caiba. Isso é uma invenção da sua cabeça baseada numa outra invenção que corre na internet de que os amraam chilenos ficariam nos EUA.
            E quanto a aqui ser colônia americana, se esse é seu entendimento, direito seu. Infelizmente depois de 16 anos de governo petista e antiimperialista sentimos o gostinho de sermos um “país soberano” aos olhos de vocês vermelhinhos, automaticamente desalinhado com a política americana e alinhado com a política russa e chinesa, e não gostamos.
            Preferimos voltar a sermos “colônia”. Talvez daqui 3 anos você volte a experimentar o gostinho de um Brasil soberano do jeito que você gostaria, mas até lá, senta e chora.

          • China trata bem o Brasil porque quer nos puxar para o lado dela. Simples.

            Se lembre da Rússia como tratava os seus aliados….

            Olha a Venezuela e a Coréia do Norte como estão, quem você acha que ajuda aqueles ditadores corruptos e incompetentes a se manter no poder?

          • Verdade.mas eu falo em ser capitalista e ser independente na política externa sem alinhamento como da a índia e Paquistão. A Rússia é o problema? Deixa eu te lembrar que a Rússia tinha um acordo pra não expandirem a OTAN e a união europeia e os EUA e a a Europa quebraram o acordo. Os EUA prometeram a Ucrânia que se ela destruísse seu arsenal nuclear ela teria apoio americano. Quem deu pra traz e traiu os acordos ????? Quem tomou prejuízo e perdeu território ??? Países de fronteira devem tomar cuidado com os acordos que fazem

          • É possível existir uma cuba com bases russas e chinesas. Mísseis caças. Tanques tropas navios russos e chineses em Cuba no cangote dos EUA ??? Daí vc tira se é possível existir uma Coreia do sul armada do jeito que está sem que exista uma Coreia do norte .

      • Realmente as palavras do Chen fazem muito sentido para mim, porem os EUA tem lá sua balança e suas medidas, o brasil se alinhou com a esquerda nos ultimos 13 anos e não tem como negar isso… de tal forma que tinha a tendencia a se juntar com Russia, Cuba, Venezuela e China… acredito que isso tenha levado a decisão de colocar o brasil como suspeito…

        • a grande questão é que a esquerda mundial não quer mais o controle da economia.
          Já superou isso mas a esquerda no Brasil e américa latina tem a cabeça de 50 anos atrás e quero controle da economia por isso o desastre que foi.
          Isso já passou a russia, china são capitalistas , o sistema econômico que dá certo é o capitalista mundo afora.
          Olha os boatos de que os EUA podem oferecer o F-35 pra India se ela desistir do S-400 russo.
          Vendem o F-35 pra Turquia. Turquia.
          E o Brasil??? recebe o bom e o melhor dos EUA??? F-15????F-16, F-18?? armamento moderno??
          A índia independente flerta e compra armas do mundo todo.
          O povo aqui adora um alinhamento ocidental que nunca trouxe um Brasil melhor pro povo.
          O PT teve corrupção ? teve, muita. Mas o Brasil era primeiro mundo antes do PT???? tb não.
          Então qual o problema daqui??? o problema é ter um povo educado e preparado pro mercado de trabalho.
          UM pais com menos corrupção e que as leis sejam cumpridas.
          Um estado independente e forte que defenda o Brasil e fique neutro com a geopolítica mundial pois o brasil é um pais pacifico .
          que os EUA, China,UE, Russia se matem.
          MAs aqui o que vejo é torcida organizada.
          Comunista apoia china, capitalista apoia EUA e ninguém vê que o Brasil não precisa apoiar ninguém mas sim cuidar de seus problemas.
          Ai vem FC-31 chinês, é uma merda, um F-35 americano, nossa esse é bom, ou o contrário F-31 nossa a china mete medo nos EUA, F-35 esse caça não presta.
          E o Brasil, bem não tem recursos pra desenvolver nenhum caça e nem pode comprar nenhum desses caças mesmo tivesse dinheiro.
          Isso é um problema.

          • Chen,
            O comunismo é um sistema político/econômico e não só econômico. Não é porque há um nível X de iniciativa privada na China que ela deixou de ser comunista.
            Na verdade essa discussão se a China é ou não comunista é resolvida com a leitura de sua constituição que é facilmente encontrada na web.

          • Bom dia colega Bosco.
            O papel aceita tudo, a China não é mais comunista desde Deng Xiaoping que institui o lucro como ferramenta de governo, o lucro individual e empresarial chinês é simplesmente incompatível com a ideia de comunismo, “Partido Comunista” é apenas um título, o texto é outro!

          • Bem verdade.
            O Brasil é um refém (dos EUA) com aquela Síndrome de Estocolmo.
            Desde que a América se tornou um país forte, constamos como território americano (conesul junto) no mapinha deles.
            Venezuela hoje seria um câncer a ser extirpado.
            Na pior das hipóteses seremos dominado pela China caso essa suplante o poder dos EUA ou esmagados no processo.
            Numa perspectiva melhor, o equilíbrio de forças das grandes nações possa dar a paz necessária para emergirmos apresentando algo legal pro futuro.

  17. Os chineses morrem de medo de alguém roubar suas aeronaves!?! Faz a coisa voar no meio do povão uai!?!
    Agora mostrar modelos em escala!?!? Me fez lembrar dos plastimodels da Tamyia, revell, italery!
    Que “medão” é esse!?!

  18. realmente eh um “Mig-29 stealth”, e esta adotando a mesma solucao que o Mig adotou, uma protuberancia atras do canopy para alojar mais combustivel. Eh um conceito interessante no geral e a propria Russia deveria partir para algo do tipo em vez de insistir no Mig-35. O mais demorado de desenvolver, ja possuem, motores com vetoracao de empuxo e radar AESA.

  19. Alguém aqui conhece ou poderia citar um PROJETO genuinamente chinês que voe efetivamente ? … além do J-20 é claro, que mesmo assim tem o dedo russo

  20. O F-35 com centenas de problemas, contando com o colossal parque industrial e tecnológico dos EUA. Mas o F35 evoluirá, mesmo com seu ponto de partida tendo sido ousado demais, ele paga o preço dessa ousadia.

    Os russos, reconhecendo as dificuldades técnicas, partiram para um projeto mais modesto, o SU-57 mas em compensação parecem ter uma aeronave eficaz e operacional com bem menos tempo de desenvolvimento, e que vai continuar evoluindo.

    Talvez a China chegue a um bom resultado também, mas vai demorar, não basta dizer que o conceito é bom, que é isso e aquilo… e a Turquia? Bem, a Turquia pode até tentar, mas sem parceiros, não conseguirá!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here