A Base Aérea de Nellis divulgou imagens do caça F-16C Fighting Falcon do 64th Aggressor Squadron em um novo esquema de pintura adaptado do caça furtivo russo Sukhoi Su-57.

“Um novo adversário chegou. O fantasma está aqui! Tenha medo! (The GHOST is here! be afraid!)”, anunciou a Base Aérea de Nellis em sua conta do Facebook.

A pintura do F-16 Aggressor replica os esquema de pintura, marcações e insígnias do jato de combate furtivo da Força Aérea Russa. O esquema, inspirado no russo Su-57, permite que os pilotos em treinamento que estão dentro do alcance visual desses jatos adversários obtenham a mesma visão que teriam se estivessem envolvidos em um combate real.

Coincidentemente nesta semana, durante uma reunião com chefes de defesa e representantes da indústria em 15 de maio, Vladimir Putin disse que a Força Aérea Russa precisará de três regimentos completos equipados com o Su-57 até 2028, compreendendo 76 caças.

Durante o mesmo encontro, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, observou que o custo por unidade da aeronave e equipamentos associados diminuiu em 20%.

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu

ISSO sim que é pintura!!

Carlos Gallani

Bonita mesmo!

Washington Menezes

Quem disse que os EUA não copiam os Russos kkkkk

Carlos Campos

agora ninguém pode refutar essa afirmação kkkkkkkkkkk

Valgo

Os Yankees se borram de medo dos russos.Ate pintaram seus jatos como os russos!!!Respeito é bom!!!Sukoys e Migsmetem medo neles….

Flanker

Barbaridade….kkkkkkkk

José

Esses fanáticos russófilos tem a língua(os dedos)mais rápido que o seu cérebro.
A aeronave americana imita a pintura das aeronaves russas,pois eles são usados,em treinamentos,como se fossem aeronaves russa,é para dar mais realidade nos treinamento.
Se vc tivesse lido o texto,antes de escrever,teria evitado passar vergonha!

Thiago

Exato José, mas o ponto é porque replicar os russos e não o esquema de cores da aviacion militar bolivariana ou de qualquer força aerea do execrável “eixo do mal”? Simplesmente porque Rússia é um dos poucos quase o unico adversário estratégico crível além da China. A simples menção/citação é um reconhecimento e nota de mérito.

Glaison

Eles estavam brincando, não se leve tão a sério.

Junior Boas

Na boa eu não apoio nenhum desses países, mas aí o EUA tem medo dos russo sim, sempre arrumando um bucha para pôr na linha de frente nunca vai sozinho para guerra que cria por que ?

Caiochelo

Os EUA são a maior potência bélica do mundo meu amigo!O caça f 22 raptor é o melhor caça de combate do mundo e é americano!

Valgo

É o medo dos caças russos.Os Yankees se borram de medo se derem de cara com os SU e Migs, respeito é bom!

Ricardo Bigliazzi

A simulação vai ficar perfeita, agora se tiverem mais de 20 pintados com esse esquema começara a ficar falha… como e que podem ter mais agressores do que na vida real???

PAULO

Kkkkk
Muito boa essa !!!

André Macedo

Ainda bem, imagina se eles decidem vender a aeronave antes de estar pronta pra gastar rios de dinheiro depois com os problemas dela…

100nick-Elâ

Não se preocupa não, em caso de guerra real os russos terão a sua disposição toda a base industrial da China, capaz de fabricar um por dia. Em época de paz, a quantidade que eles têm está bom.

Flanker

Rússia e China amigas? Na guerra?….kkkkk……então tá…..

PauloSollo

Se os russos chegarem ao ponto de precisarem da base industrial da China para sobreviverem numa guerra, os chinos exigirão até suas almas em contrapartida. É assim no mundo real, esqueça esta tolice de amiguinhos aliados.

Evgeniy (RF).

100nik
Não tenha medo, não vai. E os chineses em caso de guerra também não. Você não entende corretamente a essência das relações entre a Rússia e a China.

100nick-Elã

Então tente resumir a essência das relações entre Rússia e China, ou passe o link de algum sítio que o tenha feito.

Evgeniy (RF).

100nik A essência da relação entre a Rússia e a China é bastante simples. Esta é uma relação muito pragmática, sem politização. Toda a reaproximação entre China e Rússia, devido às ações de Washington, que de fato criou uma aliança tão pouco sincera. Os chineses fazem apenas o que é lucrativo para eles, mas não muito mais. Por exemplo, os bancos chineses realmente aderiram às sanções do Ocidente contra a Rússia. Mas, ao mesmo tempo, o gasoduto Power of Siberia está sendo construído na China. A Rússia está levando para a China da mesma maneira. Sim, e a China simplesmente… Read more »

heitor

2014 os EUA perderam muita “credibilidade” de la para cá. Russia e china são duas potencias amigas do velho mundo pela progresso econômico e paz mundial (e guerra se for necessário) a contrapor os EUA a grande potencia infernizadora com sonho megalomânico de hegemonia mundial sobre a riqueza que é dos outros

Leandro Costa
Valgo

A Rússia manda a Vodka e os Chinas os palitinhos!!! Skawuska!

JPC3

De onde você tira que os russos terão toda a base industrial Chinesa?

Além disso, demoraria possivelmente vários meses(ou até anos) para construir uma linha de produção do Su-57 na China, ainda assim não seria possível fabricar um caça por dia

Celso

aproveie ai e de sentido ao que escreveu…e dai ? quem vai pilotar ? sera que terao base industrial ate mesmo para fabricar todos os componentes ?? sera ? sera ? e a qualidade ? ufa…e cada comentario aqui……

Jeremias

Você é mesmo um burro de orelhas grandes. Certamente algum miúdo de 13 anos que ainda vive na imaginação, tipo alice no país das maravilhas…. Se a russia um dia viesse a precisar dos chineses significaria que teriam que dar muito em troca. Você é tão inocente, não sabe nada. Vai beber seu leitinho e as torradas que a mamãe deixou, vai.

TukhMD

No mínimo a Sibéria inteira, além de toda sua tecnologia militar.

Cristiano de Aquino Campos

Vida que segue.

Johnny

Nada que um mig 21 não derrube.

JPC3

Não, sei a Força aérea Síria tem mais de 30 migs e todos eles juntos não interceptam 4 F-16 israelenses quando eles aparecem…

Mig35

Pois é, nada que um Su-35 tire uma selfie com um F-22 ou um Su-27 bote um F-15, F-16 para correr, fato. Bater em bêbado é facil. Vai lá brincar com o ursinho. Fatos. Os funboy são masoquistas.

JPC3

A Síria tem recebido equipamentos, treinamento e suporte dos russos há décadas…

Essa conversa de “”bêbados”” está mais para desculpa furada de vocês.

JPC3

Nem Coragem de usar os S-300 eles têm porque sabem que vai ser destruído no dia seguinte, igual aos Mig-29, Pantsir, e Buk-M2 e radares chineses que eles usam.

Mig35

Não existe força no mundo que acabe com a Rússia, Jpc3. Não tem como vender esse bilhete.

Evgeniy (RF).

Buk-M2 e “Pantsir” são totalmente aplicados pela Síria.
MiG-29 na Síria, no estado de vôo não mais do que um esquadrão. Seria mais, seria tudo mais fácil.

heitor

A fanboyzada espera uma cara guerra de atrito com a Russia que poderia mutilar completamente a força aérea de israel e levar a opinião publica do mundo com a Russia escandalizada ,quando a maior comunidade de sobreviventes de israel e judeus russos salvos pela URSS do genocídio, por uns poucos depósitos de munições destruídos com misseis caros dos indispensáveis soldados xiitas do ira contra o seu ISIS* da vastidão de depósitos que tem uma guerra, desiste fanboy dos EUA o Putin é esperto e essa guerra já ta ganha e perto do fim . *ISIS: Israeli Secret Intelligence Service (to… Read more »

JPC3

Acho que você não quer enxergar o histórico dos russos em combate.

Rússia pode isso, Rússia pode aquilo… no máximo atacam Geórgia.

Evgeniy (RF).

Quantos anos você já experimentou no Estado-Maior da Rússia que você está falando sobre as capacidades militares da Rússia?

JPC3

Heitor, Mig e o Kings não podem falar em fanboys.

Só escrevem besteiras. A começar por achar que a Rússia vai ter 4 caças stealth em 15 anos.

Desce do mundo da fantasia, cara.

Evgeniy (RF).

Por que apenas 4, e não por exemplo 5 ou 2? Isso é exatamente 4. De onde veio esse número?

heitor

mig-41,mig light 5th generation com a UAE ,next yak vtol naval e multiestrada terrestre com tecnologia atualizada do yak-141 que no final dos anos 80 era mais confiável que o f-35 e o”em rede” sukhoi okhotnik ,tudo já começados é só pesquisar.
Depois que se desenvolve radar AESA, motores e tecnologias só precisam de novas fuselagens, se vão terminar tudo ou não e quando só o tempo dirá e com SU-57 é 5 e PAK-DA é 6 .

JPC3

Aonde que você leu guerra entre Israel e Rússia???

Acha que a Rússia se mete com Israel?

Tem que rir dessas discussões de criança de 5 anos da internet….

JPC3

Tirando antoniokings e esses mig-35 alucinados quem falou em guerra entre Rússia e Israel?

Antoniokings

Deixe eu te orientar.
Eu nunca falei de guerra entre Rússia e Israel, porque ela simplesmente acabaria entes de começar com a pulverização de Israel. E Israel sabe disso.
O problema de Israel é com o Irã.
E agora está claro que ate´o Irã é grande demais para Israel, haja vista a crescente mobilização dos americanos contra os iranianos e as declarações de autoridades israelenses temendo as consequências deste conflito.

Carlos Ravara

Antônio; leitura fresquinha dos debates no Pentágono com relação ao Irã: https://www.newsweek.com/us-defeat-iran-war-navy-1429348
Outra coisa, se fosse possível destruir o Irã, todo o sul estratégico (os istões) da Rússia ficaria à mercê dos jihadistas, treinados e armados pelos EUA.
A Rússia simplesmente não pode assistir, como fez com o Iraque, o desenrolar do possível conflito.

Mig35

Eu nunca falei em guerra entre Rússia e Israel, jpc3(c3po) fofoqueiro(a). Tú já está destrambelhando de vez?! Olhe se tem algum comentário meu falando em contenda entre Israel e Rússia. Te enxerga.

heitor

Falei em guerra DE ATRITO com armas enviadas da Russia a síria usando a rede de radar do s-400, que da no mesmo não guerra declarada, doente !
Histórico da Russia em combate ta falando de napoleão e wehrmacht de Hitler !

Pampapoker

Essa hora me lembro dos ursos correndo dos gatos pelos oceanos, moral da história, todo mundo corre de todos.

Antoniokings

Avacalharam com o SU-57.

PauloSollo

Sim, os indianos quando o desprezaram dizendo que ele não cumpre com os requisitos e sua capacidade Stealth inexiste. Para simular a manobrabilidade do SU-57 bastaria um F-4 Phantom. Contra o F-16 Agressor os pilotos ganharão margem de habilidade superior de sobra para enfrentar este Flanker travestido de “istélfi”.

Fabio Jeffer

VC ta fora da realidade
F-4 até MiG-17 da conta

SmokingSnake ?

O RCS do su-57 deve ser parecido com o do F-16

Carlos Gallani

Parece piada mas dependendo do ângulo deve ser mesmo, aqueles motores gigantes e expostos do SU-57 devem gritar no radar!

Vinicius Momesso

Existem varios meios extra-fuselagem para de reduzir o RCS de uma aeronave.

Carlos Gallani

Claro mas não tem milagre, o SU-57 tem um lista razoável de “gatos” quando o assunto é RCS!

Pedro Bó

Dizem que o Gripen e o Rafale têm RCS menor que o Su-57.

Leandro Assis

Lembrando amigos que o propósito do Su-57 é ter RCS menor quando está de frente, momento em que está adentrando área inimiga protegida e realizando ataques, depois que suas armas entrarem em ação, basta dar meia volta e fugir rapidamente, e eles contam com sistemas na fuselagem pra reforçar essa camuflagem. Não sou perito nesse assunto e perco feio para os amigos mais conhecidos do assunto mas na época que questionavam muito a RCS dele, houve matérias com essa justificativa

Carlos Gallani

Infelizmente o aro do canopi pelo lado de fora vai iluminar no radar tbm, como eu disse, ele tem uma série de gatos pra se dizer stealth, um exemplo são as emendas da fuselagem, quando um avião “toma” uma onda de radar ele se “carrega” eletricamente, quando uma peça não é bem emendada na outra essa corrente “grita” no radar, repare como é no F-22, F-35 ou no B-2… como disse, o SU-57 tem um miríade de “gatos” para se dizer stealth! Outro detalhe importante é o piloto, um piloto de primeira linha e um recurso valiosíssimo, muito dinheiro e… Read more »

Valgo

Gripem é um teco teco metido a besta!!!

Kemen

Tentando enganar os MIG-21 com a pintura dos Su-57, não adianta, o radar reconhece! Kakakaka

Warpath

Achei o melhor esquema de pintura para o modelo F-16… quem diria!!

Antunes 1980

Prefiro esta pintura, Artic.

comment image

Thiago Telles

Maravilhosa.

Nilton L Junior

Agora os Russos vão pintar um o que?

100nick-Elâ

Os russos vão pintar um sete com os F-35 e F-16.

Flanker

Tá bom…..vai sonhando…..kkkkk

Luiz Trindade

Não entendi a pergunta…

Nilton L Junior

Estou provocando, que tipo de agressor os Russos vão usar

Antoniokings

Ultimamente, o F-16 já caiu para o S-200 sírio, o MIG-21 indiano e sozinho mesmo.
Melhor os russos pintarem um Cessna.

JPC3

Melhor não falar nada Kings, vai que alguém inventa de botar Sidewinder em um cessna………….

Antoniokings

Se os americanos continuarem com esse deficit público gigantesco e crescente, não duvide que possa ser uma opção para a USAF.

Kommander

Admito que foi uma resposta bem bolada, kings.. jkkkkk

Paulo

!?

João Marcos

A força aérea russa, em caso de precisar imitar um caça americano para treinar combate ao alcance visual, simplesmente terá que pintar um de seus aviões de uma forma muito fácil de se visualizar, assim como são os americanos.

Antoniokings

Perfeito.
Como o SU-35 detectou, visualizou e fotografou o F-22.
E por mais de uma vez.

Leandro Costa
Heinz Guderian

eita até o F-18, daqui a pouco teremos F-22 e F-35 com essa pintura se duvidar.

Heinz Guderian

As mais belas pinturas de caças são sem sobra de dúvidas da Russia e logo em seguida de Israel. Espetacular!

Leandro Costa

Japão!

Luiz Trindade

Agora o F-16 tem a tecnologia Stealth ou só a camuflagem? Porque em termos de manobralidade ele são bem próximos. O treinamento seria 100% efetivo se tivessem dificuldade de encontra esses novos agressors no radar tb.

Luiz Trindade

Não entendi o porque de votos negativos. A pergunta foi objetiva e técnica. Se estão usando o F-16 para ser um caça agressor do SU-57 deveria ter também tecnologia (ou simular) stealth para treinar os pilotos numa situação mais próxima possível de dogfight real. Não dá pra entender esse pessoal…

Carlos Gallani

Acho que a ideia é testar o combate visual né mas não esquenta, a sua vezes eu acho que tem bot que vota, se vc fizer um comentário escrito somente “bacana” vai ter downvote, desisti de me encucar com isso!

Carlos Gallani

Tudo é uma questão de estatística, o
F-35 chegou no 20/01, provavelmente este número vai melhorar, vale a pena sacrifícar um pouco de dogfight por estes números? Eu acho que sim mas é só minha opinião!
Sem polemizar, já que falamos dele, eu não acho que o mesmo seja tão ruim de dogfight…

J-20

Roberto, comparados aos delta canards, é covardia. Mas as aeronaves com cauda dificilmente superam o F-22 em manobrabilidade.

Jesus Baccaro

Ninguém tem medo do SU-57, né? #SQN

Sérgio

A pintura alem da estética tem outra finslidade no combate?

DOUGLAS TARGINO

Com toda certeza.

Wellington

Que nunca se encontre com um Gripen, o matador de Sukhois (se se confundir já era!). Kkkkk….

LBacelar

Eu acho esse adjetivo “matador de Sukhois” um tanto curioso… Quantos Sukhois foram abatidos por Gripens, de qualquer geração?

Não que eu ache os Sukhois imbatíveis, mas que é forçação de barra da SAAB, isso é!

Oiseau de Proie

É o mais próximo ou perto que esta porcaria chegara de algum caça de quinta geração…

Paulo Costa

Com relaçao ao texto, Sera que so eu acho 76 caças SU-57 para uma potencia militar como a Russia é metade do que seria necessário, se comparamos o uso do F-22 na USAF como superioridade aérea.

Acho que é uma vergonha de que depois de ter caças lindos e fantásticos como F-14, F-15, F-18 e F-22 ter uma Aberração como essa chamada de F-16 que nada absolutamente nada possa melhorar a aparência disso, alias nem os israelenses conseguiram isso kkkk

Por outro lado, acho que o MIG-35 com esse esquema de cores ficaria lindo demais …

DOUGLAS TARGINO

É a vontade de ter um su-57 kkkkkkkkk

heitor

para min o f-16 é o mais bonito e bem feito caça dos EUA

Carlos Gallani

Caramba, tem F-14, F-18, F-22, F-15 que é a Ellen Rocche dos aviões e vc vai se apaixonar pelo F-16??? Hahahahhahahaha

Paulo Costa

uma Aberração como essa chamada de F-16 e vc gosta ?

Carlos Gallani

F-16 rat rod?

Lucker

Na minha opinião quem deveria ostentar está pintura tinha que ser os novos esquadrões munidos com o F35. Furtividade e imagem para o mais real possivel!

LEONARDO

O o su57 é um caça é bonito a pintura também.. até é verdade que o impucho vetorial faz ele dancar uma valsa em combate até melhor que raptor e o f35 até não duvido, mas só acho que vai ter que comer muito arroz e feijão ainda.. pra ficar invisível e ter um motor que preste . De fato a pintura é bacana

Rodrigo Maçolla

Não é por causa dessa noticia, mais na minha opinião acho que a FAB deveria considerar uma pintura assim para o Gripen, já faz tempo que digo isso,

um avião moderno pede e merece um esquema de pintura moderno,

Thiago Telles

Bonito.

100nick-Elã

A quantidade de informações que alguns têm sobre o SU-57 aqui é impressionante, só não sei porque esse pessoal não vende essas informações para a CIA e ganha uma grana.

Carlos Gallani

E não é nem uma fração da informação que temos do F-35!

JSilva

Acho que já é quase um consenso em quem entende do assunto que o Su-57 não é um stealth como o pensado pelos americanos, por n motivos, muito caro para desenvolver, falta de tecnologia e dinheiro da Rússia para priorizar um projeto desse nível de sofisticação, doutrina diferente, etc… Mas o Su-57 ainda assim continuará sendo um caça de superioridade aérea com baixa visibilidade, pouco arrasto, carregando armas internamente, com radar aesa, com radares banda L nas asas, com grande autonomia, portanto persistência em combate. Me parece ser uma boa configuração de caça, principalmente para países que adotam a estratégia… Read more »

Carlos Gallani

Assino em baixo do seu comentário!

Coutinho

A pintura é realmente bonita. Com relação ao SU-57, a questão relevante é se os aparelhos que vão servir na Aviação Aeroespacial Russa terão realmente este esquema. Pelo menos pra mim, não parece ser um esquema de baixa visibilidade.