Home Aviação de Ataque Livro Branco de Defesa sueco propõe novo caça para substituir os Gripen...

Livro Branco de Defesa sueco propõe novo caça para substituir os Gripen C/D

23129
78
Caças Saab Gripen C e D da Força Aérea Sueca

Por Alexandre Galante

Na terça-feira, 14 de maio de 2019, a Comissão de Defesa sueca apresentou seu relatório final, “Poder defensivo – Política de Segurança da Suécia e o Desenvolvimento de sua Defesa Militar 2021-2025”, ao ministro da Defesa, Peter Hultqvist.

O relatório contém uma análise atualizada e abrangente da situação de segurança em torno da Suécia. A Comissão observa que a situação da segurança na Europa se deteriorou ao longo do tempo, devido às ações da Rússia. Os desenvolvimentos na Ásia, particularmente o rápido desenvolvimento da China e seu papel mais assertivo, são de importância crescente para a política externa e de segurança sueca. Os estados europeus devem assumir uma responsabilidade maior por sua própria segurança e defesa.

As propostas da Comissão de Defesa resultarão em um orçamento para a defesa militar no valor de 84 bilhões de coroas suecas (US$ 8,75 bilhões) anualmente a partir de 2025. Com base no nível de custo em 2019, isso equivalerá a 1,5% do PIB em 2025. Além do aumento no orçamento atribuído pelo Parlamento em dezembro de 2018, a Comissão propõe aumentar gradualmente o orçamento da defesa, acrescentando 5 bilhões de coroas suecas (US$ 520 milhões) por ano no período de 2022-2025.

Saab Gripen E 39-9
Os JAS 39E Gripen vão complementar os JAS 39C/D na defesa aérea sueca

Planejamento para a Força Aérea Sueca

O relatório diz que o desenvolvimento da Força Aérea Sueca garantirá que tanto os sistemas avançados já adquiridos quanto aqueles a serem entregues durante o próximo período de projeto de lei de defesa serão plenamente capazes no caso de um ataque armado. Por conseguinte, a Comissão propõe um reforço da organização das bases aéreas, comando e controle e a logística da Força Aérea. Isso também melhorará a capacidade de dispersão dos esquadrões. As capacidades de defesa aérea serão reforçadas através da aquisição de mísseis de cruzeiro lançados pelo ar e de mísseis ar-ar adicionais.

Durante o período de projeto de lei de defesa 2021-2025, o núcleo da Força Aérea será seis esquadrões de caça. O caça JAS 39C/D será mantido, enquanto o JAS 39E é integrado nos esquadrões e se torna operativo. Durante todo o período da lei de defesa, o JAS 39C/D será o núcleo do sistema de aeronaves de combate. Juntamente com o JAS 39E, será uma parte importante da organização também para além de 2030. Durante o próximo período de projeto de lei de defesa, o desenvolvimento da aeronave de combate de próxima geração terá início.

A aeronave de combate da próxima geração substituirá o JAS 39C no final da década de 2030. Para substituir o treinador da Força Aérea SK60 no próximo projeto de lei de defesa, a Comissão de Defesa propõe a aquisição antecipada de um novo treinador para treinamento básico de pilotos. A Comissão de Defesa conclui que o JAS 39D de dois lugares deve ser usado como instrutor avançado para treinamento de pilotos táticos e avançados. A proposta da Comissão de Defesa de manter o JAS 39C/D possibilitará a utilização de um número de JAS 39D como aeronave de treinamento avançada.

O processo de aquisição de novos sensores terá início durante o próximo período de defesa 2021-2025 e será finalizado após 2025. Para substituir os atuais sensores terrestres, bem como o atual comando aéreo e plataforma de vigilância aérea S100D/ASC 890, A Comissão de Defesa propõe que novos sensores terrestres e aéreos sejam adquiridos. A capacidade de helicópteros será mantida e fortalecida com recursos de baseamento ampliados. O esquadrão de C-130 será mantido, com a substituição planejada para o final dos anos 2020.

C-130 sueco reabatecendo caças Gripen JAS 39C

Para ler o resumo em inglês de 10 páginas em PDF, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest
78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ivo
ivo
1 ano atrás

Substituição dos C 130 em 2020, fica atenta Embraer!

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  ivo
1 ano atrás

Final da década de 20 é quase em 2030.

Comunista
Comunista
Reply to  ivo
1 ano atrás

Embraer?

Kelevra
Kelevra
Reply to  Comunista
1 ano atrás

KC-390?

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Comunista
1 ano atrás

Boeing/Embraer…

Sérgio Luís
Sérgio Luís
Reply to  ivo
1 ano atrás

Até lá só vai existir a Boeing!

TJLopes
TJLopes
1 ano atrás

O correto seria o Brasil se tornar parceiro estratégico do caça que substituirá o Gripen e, em contrapartida, a Suécia adquirir o KC-390 como substituto dos C-130.

Claro que nada disso vai acontecer.

Jotajota
Jotajota
Reply to  TJLopes
1 ano atrás

Pelo que entendi no texto, os Gripen C/D vão ser substituídos pelos Gripen E, o mesmo que o Brasil está adquirindo.

Flamenguista
Flamenguista
1 ano atrás

O interessante é a possível utilizçao do Gripen D como treinador avançado. Em outras forças, um treinador dedicado seria menos custoso do que utilizar o caça principal, mesmo que em versões mais antigas. Talvez isso seja de interesse da FAB, num futuro próximo.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Flamenguista
1 ano atrás

A FAB terá o Gripen F.
28 E e 8 F biplace. A Suécia terá 60 E, pois já possuem vários D.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Acho que a versão biplace do Gripen brasileiro não sera para treinamento assim como as versões do SH e Rafale não são.
Se a FAB usar so pra treinamento ela é burra.

Luís Henrique
Luís Henrique
1 ano atrás

Esse novo caça é para o final da década de 30. Ou seja, para estar operacional em 2040 em diante. Até lá a força aérea sueca passará cerca de 20 anos com Gripen E e C/D, enquanto que outros países terão caças de 5a geração como F-35, Su-57, J-20 e possivelmente outros. Em minha modesta opinião, a FAB deve realizar estudos de capacidades sobre o F-35 e o Gripen E. Caso os estudos concluam que o nosso Gripen E pode competir com o F-35, nós pedimos mais 2 lotes de Gripen E para tentar atingir os 108 caças. E se… Read more »

Sidy
Sidy
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

+ de 100 F-35?
Peraí que caí da cadeira… rs

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Sidy
1 ano atrás

A Turquia tem uma encomenda de 100 F-35A. E várias indústrias turcas produzem peças e partes do F-35 E exportam para todos os usuários do caça. Os EUA querem excluir a Turquia, tanto a entrega dos 100 caças como a participação industrial. O Brasil poderia ficar com os 100 F-35 E abocanhar a participação industrial da Turquia, desde que os EUA aceitem conceder níveis de autonomia e operação equivalentes ao que temos com o Gripen. Custando menos de U$ 80 mi a unidade e com meta de atingir U$ 25 mil por hora voo em 2025, não ficará muito distante… Read more »

Fernando Turatti
Fernando Turatti
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Você tem noção que 25 mil dólares a hora de voo é na conta mais pessimista para o gripe, 2 a 3x mais caro né?

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Fernando Turatti
1 ano atrás

Fernando, não é. A COPAC avaliou a hora voo do Gripen E em U$ 10 mil. Porém o custo de operação nos EUA inclui tudo, até os armamentos, as pessoas que fazem a proteção da base e melhorias ao longo da vida útil.
Para efeito de comparação o F-16 lá nos EUA tem custo de hora voo de U$ 22 mil.

ALEX ROCHA DA SILVA
ALEX ROCHA DA SILVA
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Luís sonhar não paga nada. Se tratando de Brasil. 100 anos, 01 coca litro e torcer para entrar neste período vários governos com 03 ovos no saco.

Luiz Henrique
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

com a atual situação financeira do governo federal, não conseguimos pensar nem em comprar F-5 adicionais.

RENAN
RENAN
Reply to  Luiz Henrique
1 ano atrás

Luiz
Corrigindo Com a atual farra com o dinheiro público.
Setores políticos, público, militar e judiciário
Se fazer uma limpeza de benefícios, extinguir cargos desnecessário, cargos redundante, igualar as regras de aposentadoria com o do setor privado, teremos bilhões de dólares para gastar.

calvario
calvario
Reply to  RENAN
1 ano atrás

Se retomar o petróleo do pré sal e usar o dinheiro do lucro dessa venda para todos os brasileiros, teremos dinheiro para tudo para toda a vida e mais seis meses.

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Reply to  RENAN
1 ano atrás

“RENAN

Luiz
Corrigindo Com a atual farra com o dinheiro público.
Setores políticos, público, militar e judiciário
Se fazer uma limpeza de benefícios, extinguir cargos desnecessário, cargos redundante, igualar as regras de aposentadoria com o do setor privado, teremos bilhões de dólares para gastar.”

O brazileiro tem que conscientizar que não existe partido, e sim, torcer para melhorar o país…porque só de acabar com a corrupção o Brasil vai andar e muito…porque nosso país é rico…só falta acabar com a farra destes parasitas e traidores lesa-pátria, que o resto fluirá…

heitor
Reply to  Oiseau de Proie
1 ano atrás

como o salario de juízes e procuradores de mais de R$75.000 quando o teto é R$33.600 em um pais que o salario minimo é R$937 e só seu vale moradia desnecessário é R$ 4.380

Clóvis Henrique Arrué
Clóvis Henrique Arrué
Reply to  RENAN
1 ano atrás

E diminuir o efetivo inchado das tres forças… Precisamos do efetivo atual da Marinha e da FAB?

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  RENAN
1 ano atrás

Isso aí é só wishful thinking.
Não haveria bilhões de dólares para gastar. É só ter um pouco de seriedade na argumentação e algum conhecimento factual para ver isso. E se houvesse alguma dobra de dinheiro, há usos socialmente mais eficientes do que comprar caças.

Cristiano
Cristiano
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Seria uma boa o Brasil com um porta avião como o Queen Elizabeth, acho q o até 2 porta avião seria ótimo para MB
Mas precisa primeiro de recursos sem isso esse sonho fica distante

Andre
Andre
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Interessante. Porém, não é de se esperar que tenhamos orçamento para manter 100 aeronaves caríssimas como o F35. Já o Gripen E, tem custo otimizado para nosso orçamento de defesa. Os norte americanos, nunca foram liberais com cooperação tecnológica na área militar. Ao contrário, nosso MBT Osório, morreu devido a pressão politica dos Americanos sobre os Sauditas. Claro também graças a incompetencia de nosso governo. Fazer parceria com os Suecos seria também muito interessante, sobretudo se entrar no jogo, nosso desenvolvimento de hiper propulsão.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

O Brasil não precisaria mais do que 36 F-35, operados em conjunto FAB/MB.
72-84 Gripens + 24 ou 36 F-35.
Perfeito.

JT8D
JT8D
Reply to  Augusto L
1 ano atrás

O número ideal de F-35 para o Brasil é zero. É um bom avião, mas não para nós. Não passaria de uma caixa-preta caríssima de operar.
Se tivermos sorte teremos mais um lote de Gripens e poderemos nos associar ao desenvolvimento do próximo caça da Saab

Señor batata
Señor batata
Reply to  JT8D
1 ano atrás

JT8D boa tarde. É bom ver alguém praticando o estoicismos, o Brasil tem que ser realista em planos. Mas pra não deixar de lado um eventual otimismo, eu acho que seria incrível se o Brasil viesse a se unir no futuro caça sueco. Afinal mesmo que tivéssemos uma participação pequena, países podem pensar em em estratégias de longo prazo e acumulação de pequenos avanços acabam criando um efeito bola de neve.
Tchau.

JT8D
JT8D
Reply to  Señor batata
1 ano atrás

Concordo!

teropode
Reply to  Señor batata
1 ano atrás

Ainda tem gente confiando em segundo lote , pagam para se decepcionar novamente, o Caça é muito bom , mas confiar na sua aquisição é sonhar demais.

Jurandi Sousa
Jurandi Sousa
Reply to  Señor batata
1 ano atrás

Concordo plenamente

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Augusto L
1 ano atrás

Também uma boa opção. Mas aí seriam 36 F-35 de prateleira. Acho esse estudo muito importante. Já pensaram no seguinte cenario: Em 2025 ou 2030 Brasil com 72 Gripen E Possibilidades: Chile com 10 F-35 + 46 F-16 Colômbia com 10 F-35 + um punhado de kfir ou f-16 Venezuela com 10 J-20 + 23 Su-30 mk2 Peru com 6 Su-57 + punhado de Mig-29 smt Caso as vitórias de 20 para 1 do F-35 contra caças de 4a geração seja uma tendência da 5a contra a 4a geração, a FAB e o Brasil poderá permanecer na vanguarda regional por… Read more »

JT8D
JT8D
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Luís, eu entendo seu ponto de vista, mas sinceramente não creio que nossos vizinhos terão F-35 ou qualquer outro quinta geração tão cedo. A Colômbia tem Kfir, nem F-16 do deserto eles tem. O próximo passo para eles seria F-16, F/A-18 ou Gripen. O Chile já tem F-16 e não precisa de mais do que isso para estar anos-luz à frente da Argentina e da Bolívia. A economia mundial está bem devagar, ninguém vai comprar caças de quinta geração só porque é bonito

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  JT8D
1 ano atrás

JT8D, não se prenda apenas nos vizinhos. O mundo todo caminha para a 5a geração. A matéria reforça isso, até a Suécia que possui um ótimo caça de 4a geração, não quer deixar de fabricar seu próprio caça e não tem um orçamento muito grande, está declarando que iniciarão o desenvolvimento de um caça de nova geração. Daqui para a frente vamos ver mais e mais países adquirindo caças de 5a geração. Agora só temos o F-35 vendendo e exportando, mas já começa a surgir matérias indicando a exportação de Su-57 e em breve os chineses tb. A FAB e… Read more »

Mateus Lobo
Mateus Lobo
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Agora voltando a realidade política e econômica, não vejo nenhum vizinho com capacidade de algo melhor que um F-16 block50/52 ou Gripen C/D nos próximos 10 anos pelo menos.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Mateus Lobo
1 ano atrás

Fato!

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Mateus Lobo
1 ano atrás

Esqueceu o Peru com os Mig 29… Resta saber se serão modernizados ou serão substituídos por outro tipo…

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Flávio Henrique
1 ano atrás

A modernização deles ainda não ocorreu. Não vi planos concretos para tal até hoje. Fora que os MIG-29 deles, mesmo modernizados, serão ainda bem inferiores ao F-39E.

Juarez
Juarez
Reply to  Mateus Lobo
1 ano atrás

Realidade. Parabéns. Pelo menos um no mundo real.

Juarez
Juarez
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Luiz Henrique, aqui fonia “Coruja’, descer para nível 5 proa 120, sequência curva a esquerda esquerda, na perna do vento, flapeia, pendura, tira motor arredonda e pousa a tua tua aeronave no mundo real.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

“O Brasil não comporta um evento deste porte!”

Bardini
Bardini
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

“…caso vocês aceitem, vamos adquirir + de 100 F-35 dos modelos A e C para a FAB e MB.” . Tá bom… Mais de 100 F-35 A e C e um Porta Aviões CATOBAR do porte de HMS QNLZ na conta. . Só pra deixar claro: E todo o resto que as FFAA necessitam??? . Precisamos de novos MBTs, um VBCI pra tocar fogo na porcaria dos M113, precisamos tocar a família Guarani, PRECISAMOS DE UM 4X4 BLINDADO aos milhares, trocar todos os helicópteros leves, melhorar equipamento pessoal, comprar, manter e operar os KC-390, Kombis, comprar novas Fragatas, novos Patrulhas,… Read more »

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Meu caro Luís Henrique, sonhar não custa nada e eu compartilho do vosso sonho. Sabemos das dificuldades financeiras etc e tal, da impossibilidade orçamentária…. Mas se chegar a hora de precisarmos de nossas forças armadas e estas estiverem impossibilitadas de defender nossos limites e soberania, em virtude da pobreza, atraso e falta de investimento em material de defesa, aí muitos verão que a economia no investimento militar saiu muito caro, simplesmente porque geralmente o “barratinho” nos tomou a soberania, a pátria e nossos símbolos. abraços

Delfim
Delfim
1 ano atrás

Ué a Suécia então abdicou de ter um tipo único, o J-39E, para operá-lo conjuntamente com a versão C modernizada ? A grana pesou ? . Para o BR não vale, pois os C/D tem a perna curta para nossas necessidades territoriais. E os suecos já tem uma linha logística para os C/D. . Se a SAAB começar a desenvolver um novo caça de 5G a partir de 2025, quantos lotes de F-39 serão necessários para a FAB ? Este novo caça substituiria os F-5M e A-1M que voarão até a década de 2030 ? Pois os F-39 estarão no… Read more »

JT8D
JT8D
Reply to  Delfim
1 ano atrás

Delfim, os Gripens C/D são os caças mais antigos, é natural que sejam substituídos primeiro. Restará na força aérea sueca o Gripen E e o novo caça, provavelmente de quinta geração.
O Brasil vai operar o Gripen E até o fim de sua vida útil, assim como a o fará a Suécia. A única diferença é que a Suécia já tem que se preocupar com o caça da próxima geração, afinal eles só podem contar com si mesmos.

Delfim
Delfim
Reply to  JT8D
1 ano atrás

Aí quando a FAB quiser um caça 5G, os caças 6G poderão estar no forno.

Fabii
Fabii
1 ano atrás

Na Suécia tem planejamento e comprometimento do governo! Brasil vai operar os 36 gripens NG por 30 ou 40 anos, aqui a defesa não tem prioridade o F5 se arrastou para receber a modernização veio a conta gotas com 20 anos de atraso e sem contar a insuficiência de armamentos modernos e sistemas de guerra eletrônica, A1 dos 53 planejados no padrão M vai se arrastar em 12 unidades e se chegar a tal número .

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

A Suécia é um país sério e o Brasil só tem a ganhar fazendo dos suecos nossos principais parceiros na área de defesa.

Wellington Góes
Wellington Góes
1 ano atrás

Mas os substitutos não são os E/F?!?!

Nada como um dia após o outro para verdade vir a tona. Rsrsrsrs

Agora, para pedirmos um segundo e, quem sabe, um terceiro lote, a vinculação de a Flygvapnet ter que adquirir o KC-390 tem que estar na pauta. Só aqui que os iluminados acham que este tipo de negócio de mão dupla não acontece.

JT8D
JT8D
Reply to  Wellington Góes
1 ano atrás

Os C/D são muito novos para serem substituídos agora. Eles ainda vão conviver com os E por algum tempo e serão retirados de operação apenas quando o novo caça (quinta geração) estiver pronto

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Pensei que o Gripen E fosse o melhor caça do mundo, para que eles querem outro caça tão rápido??

JT8D
JT8D
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Pesquise no google “caças de quinta geração”.
Pesquise também “quanto tempo demora para desenvolver um caça de quinta geração”

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  JT8D
1 ano atrás

vlw acho que fui alienado pelo blog para pensar que o F-35 é o pior caça do mundo e o Gripen o melhor.

Noel
Noel
Reply to  JT8D
1 ano atrás

KKKKK

Imagine o comentário nos anos 80…

“Pensei que o F-15 fosse o melhor caça do mundo, para que eles querem um F-22 tão rápido?”

Ivan
Ivan
1 ano atrás

High & Low Mix . Uma realidade inexorável. Aparentemente nem mesmo a disciplinada e equilibrada Flygvapnet conseguirá escapar dessa realidade implacável, uma regra que tem contornos de inflexibilidade. . Combinar sistemas de armas mais novos com mais antigos, mais complexos com mais simples, maiores com menores, high com low, é algo absolutamente comum no mundo todo e ao longo do tempo. . Spitfire & Hurricane; Mirage III & Ouragan; F-4 Phantom & A-4 Hawk; F-15 Eagle & F-16 Fighting hawk; Su-27 Flanker & MiG-29 Fulcrum; Rafale & Mirage 2000; F-22 Raptor & F-35 Lightning II. . As combinações são enormes,… Read more »

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Ivan
1 ano atrás

O comentário é ótimo mas dizer que “F-22 Raptor & F-35 Lightning II“ é combinação High Low é sacanagem, é High High com propostas diferentes!

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Carlos Gallani
1 ano atrás

Oi?!

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
1 ano atrás

Se o EMAER ler os comentários vai eliminar a 6a Subchefia… Tudo é tão simples de resolver…

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Rinaldo Nery
1 ano atrás

Rinaldo, em 2013 o F-35 ainda estava engatinhando. Lembro do Jobim dizendo que não precisávamos do F-35 e pediu reforço do Saito que negou, dizendo que seria uma capacidade dissuasória. Porém agora em 2019 o F-35 Já está andando. 20 a 1 em exercícios com caças de 4a geração. Em alguns anos, época da decisão de um novo lote de caças, o F-35 provavelmente estará ainda mais maduro. O custo já diminuiu bastante. Menos de 80 mi. O custo de operação também já diminuiu bastante. Não concorda que a FAB deve fazer uma análise profunda das capacidades do F-35, agora… Read more »

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Mix!

Juarez
Juarez
Reply to  Rinaldo Nery
1 ano atrás

Bom dia Cel.. E o ensaio de voo tambem, tudo aqui e plug and play.

Sérgio Santana
Sérgio Santana
1 ano atrás

Eu aposto que o novo treinador no lugar do Sk60 será o T-X, projetado pela Saab e Boeing…

Señor batata
Señor batata
Reply to  Sérgio Santana
1 ano atrás

Realmente é um detalhe q eu não havia me atentado direito. O texto levantou a bola do futuro treinador da Suécia. Vale notar que se eles seguirem a aposta T-X eles iriam fazer uma ótima escolha no sentido de economia, dado pela escala que o T-X terá graças aos US. É afinal pra todo mundo dinheiro tá difícil.

MARCIANO AGENOR MARCELINO
MARCIANO AGENOR MARCELINO
1 ano atrás

F-35 não temos dinheiro.
Tio Sam não venderá caças de primeiro escalão para nós.
F-18, F-16 e olhe lá

Juscelino
Juscelino
1 ano atrás

Temos que trocar 250 deputados por 2 porta-aviões e 100 f35.
E ainda sobrava dinheiro. Manter 1 deputado custa mais caro que um f22. E deputado não serve para nada além de aprovar leis em benefício próprio.

Adriano da Silva Castilhos
Adriano da Silva Castilhos
1 ano atrás

O Brasil não precisa de aeronave de 5°geração, 60/70 Gripens E/F são muito mais que suficientes para a situação geopolítica da América Latina, vamos acordar pessoal.

Sérgio Santana
Sérgio Santana
Reply to  Adriano da Silva Castilhos
1 ano atrás

Adriano, olhando pro futuro não podemos conceber a FAB como equipada apenas pro cenário latino-americano, mas como tendo capacidade dissuasória e defensiva dos interesses nacionais na Amazônia Azul por exemplo.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Adriano da Silva Castilhos
1 ano atrás

Existem dezenas e mais dezenas de países com bem mais que 60 ou 70 caças.
Existem dezenas de países adquirindo caças de 5a geração.
E só existem uns 5 ou 6 países com economia maior que a nossa.
Pela situação geopolítica da América do Sul o Sr. Acha que devemos continuar sendo o 5o maior país do mundo, o 5o mais populoso, a 6a ou 7a maior economia e figurar em 47o lugar no número de caças?

E ainda ficar preso na 4a geração pelos próximos 30 a 40 anos, enquanto o mundo todo está partindo para a 5a geração?

Juarez
Juarez
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

E o que tem a ver ser população com número de caças???? Resposta: Exatamente nada, mas não adianta eu, o Cel Neri e outros te explicarem papagaiescamente que não determina isto por por tamanho da população, do território ou olhando somente para países que tem problemas com vizinhos e TOs completamente diferentes. Luiz Henrique, de novo, mais uma vez: 1 Qual a missão? 2. De que meios necessitamos para cumpri-la? 3 Qual o valor para adquirir, manter e operar estes meios? 4 De onde sairão os recursos para isto? É assim que se tem uma ideia do números de aeronaves… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

Como eu disse em outras ocasiões, compramos a um projeto de caça defasado.
Poderíamos ter comprado um projeto de caça já em operação e fabricação para encurtar o tempo, tais como F-15, F-18, SU-35, Rafaele etc
Gastamos bilhões em um “avião de papel”, que entrará em operação no Brasil lá para 2020 na melhor das hipóteses e que já prevê sua substituição em 2040.
Com esse absurdo financeiro, poderíamos muito bem, com parceria internacional evoluir a plataforma do AMX.
Mas a ignorância estratégica prossegue no país do besteirol e absurdos sem igual.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Oras, mas eles não são matadores de Sukhois?
Será que tem data de validade então ?

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Se até o Tomcat teve data de validade, como que o F-39E não teria?

JT8D
JT8D
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Vamos continuar com F-5 então, ele não tem data de validade. O MIG 21 também não tem

Sandro
Sandro
1 ano atrás

Não seria interessante a FAB adquirir Gripens C/D usados para substituirem os AMX, ao quanto o NG substituiria somente os F-5BR? Ter todos os esquadrões com NG, que é o plano incial, acho que vai ficar no sonho da FAB, dada as condições de nosso pais no presente, e um futuro incerto em vista da politicagem suja de nosso pais. Mas com os custos bem inferiores dos C/D seria bem possível.

Douglas Botrel
Douglas Botrel
Reply to  Sandro
1 ano atrás

Sim, mas somente se for possível converter os C/D para porta aviões (pois são pequenos). O problema é se a fuselagem pode suportar as catapultas. Modificar o trem de pouso não seria um problema dos maiores.

Francisco
Francisco
1 ano atrás

O Brasil é um dos poucos países a escolher o GRIPEN, porque será? Kkkkkk

Douglas Botrel
Douglas Botrel
Reply to  Francisco
1 ano atrás

Porque compras militares são 90% de peso político, alinhamento (econômico/militar). Coisa em que a Suécia acrescenta relativamente pouco.