Um F-35A da USAF é reabastecido por um avião-tanque KC-10 acima de um local não revelado em 30 de abril de 2019

Um F-35A da USAF é reabastecido por um avião-tanque KC-10 acima de um local não revelado em 30 de abril de 2019

Um F-35A da USAF é reabastecido por um avião-tanque KC-10 acima de um local não revelado em 30 de abril de 2019
Um F-35A da USAF é reabastecido por um avião-tanque KC-10 acima de um local não revelado em 30 de abril de 2019

WASHINGTON – A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) finalmente usou sua variante do caça F-35 em combate, empregando duas das aeronaves para atacar uma rede de túneis do ISIS e um esconderijo de armas no Iraque em 30 de abril.

Os ataques aéreos de terça-feira – o primeiro uso em combate do modelo de decolagem e pouso convencional F-35A – seguem os ataques feitos pelos F-35A das Forças de Defesa de Israel em maio de 2018 e dos F-35B dos Fuzileiros do EUA em setembro de 2018.

De acordo com o Comando Central das Forças Aéreas dos EUA, o ataque aéreo ocorreu em Wadi Ashai, no nordeste do Iraque. Um comunicado do Comando Central dos EUA em 24 de abril afirmou que os combatentes do Estado Islâmico “tentam transportar munições, equipamentos e pessoal” para Wadi Ashai a fim de “estabelecer condições para seu ressurgimento”, provocando uma contra-ofensiva das Forças de Segurança do Iraque apoiada pela Força-Tarefa Conjunta Combinada – Operation Inherent Resolve.

“O F-35A conduziu o ataque aéreo usando uma Munição JDAM para atacar uma rede de túneis do Daesh entrincheirados e esconderijo de armas nas Montanhas Hamrin, um local capaz de ameaçar forças amigas”, afirmou o release do AFCENT.

Mais informações sobre o evento, incluindo se os ataques foram bem-sucedidos, não foram disponibilizadas no release.

FONTE: Defensenews.com

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bispo

Foi combater túneis?
Próximo ataque..a legião de camelos bombas do Iêmen?

M.@.K

Acho que o SU 57 também não teve uma estreia tão glamorosa assim…hehehe.

Marcello Magnelli

Pois é… Até entendo que este seja apenas um teste real para o avião. Foi o que os Russos fizeram com o seu SU-57. Nada de absurdo nisso. O problema será no futuro caso os Americanos insistam em substituir toda a sua frota de F-16´s, F-18´s e todo o resto pelo F-35. Terão de usar um avião super hiper mega top da balada para realizar missões bestas como esta a um custo altíssimo. Esta sempre foi a minha crítica ao projeto F-35. Ele deveria ser complementar à frota e não a única opção disponível. Mas como o dinheiro é deles… Read more »

Señor batata

Marcello tudo bem? Se me permite discordar do seu texto. Gostaria de lembrar que os aviões de 4 geração devem permanecer boas décadas voando nas forças armadas americanas. Isso sem ignorar que eles tem caminhado em busca de soluções mais econômicas como o programa de estudo e aquisição de aeronaves de ataque leve (que o super tucano inclusive participa).
No mais o F 35 tem ser testado em missões reais e pq não em um alvo soft de início?
De todo modo tchau e bom feriado.

Señor batata

P.S esqueci de lembrar que boa parte das missões mais simples é e será executada por drones, o MQ-9 trm feito muito estrago por aquelas bandas.

Chris

Ah sim ! Depois mando um e-mail para a USAF, pedindo pra eles atacarem a Russia, apenas pra provar as capacidades do avião.

Manoel Jorge Marques Neto

kkkkk…acho que assim prova a coragem dos EUA também.

Bosco

Vou pedir para a USAF não utilizar mais o F-35, que isso está de aborrecendo.
Vou insistir que eles só o utilizem em caso de invasão alienígena ou no caso do Apocalipse perpetrado pelo Anti Cristo.
Assim fica bom??

CB Vicente

Queria ver era o desempenho dele num cenário de alta intensidade num local coberto por baterias antiaéreas é caças inimigos ai iríamos ver as verdadeiras capacidades de combate é operacionais do F35, que no meu ver é uma aeronave que tem muito mais a entregar do que aparenta.

rdx

Os F-35 de Israel operam nesse cenário

Antoniokings

O único cenário que o F-35 de Israel vê é o do Líbano. E bem de longe.

Carlos Alberto Soares

Errado.

O TO principal tem acontecido na Syria com seus S 300 sem resultados de abatimento.

A 300 operados por Syria e Iran.

Gallina

Israel está operando na Síria, senão normalmente, muito próximo disso. Essa informação, aliás, constou de um documento oficial da Suécia, importante para entender o contexto. Segue o link abaixo
https://www.foi.se/rapportsammanfattning?reportNo=FOI-R–4651–SE
Sds

Salim

Bem interessante texto do FOI, conforme analise deles
, os F16, F!5, F22 e F35 e misseis estão com bastante liberdade de operações na Síria. Esta analise também questiona bastante os sistemas S300 e S400 pela facilidade de saturar seus sistemas e a baixa performance no campo batalha. Quanto ao F35 e F22 ainda não tem oponentes campo batalha, teste real destas aeronaves somente qdo F57 existir ou um ataque massivo de caças Chineses, pois do contrario não teremos como saber.

jagderband#44

já falei…
vá morar nos EUA
viva teu sonho!

Chris

Antonio… Vê a foto ? Foi provocativa… Da pra identificar que foi praticamente na Siria, por causa daquele rio.

E nada de S300 ou S400 !

Alias.. a 1a coisa que os americanos iriam fazer… É “testar” esses sistemas ! Muito dinheiro envolvido e ele será a espinha dorsal da USAF. E segundo sabemos, nenhum cancelamento até agora.

José

E porque o sua cegueira não lhe deixa ver!
As aeronaves americanas F-35 entraram,por duas vezes,no território sírio e não foi detectado pelo sistema de defesa sírio e russo.
Só ficaram sabendo depois pela destruição ocasionada às instalações iranianas,sem,porém,detecção nenhuma,parece que passou por lá um¨fantasma.¨
Isso quem afirma são os próprios sites sírios!

Bosco

Se for contra os puxadinhos da China ou da Rússia e não contra a própria China ou contra a própria Rússia os críticos de plantão irão dizer que os EUA estarão usando o F-35 para chutar cachorro morto.
Só vale se for contra a China e a Rússia e sabemos todos que esse cenário é pouco provável de ocorrer.

aérea

Na minha humilde opinião, não sei se estes caças multi emprego steath, são a opção mais “inteligente” para se desenvolver e usar. Acredito que se os caças steath fossem projetados, e empregados focando superioridade aerea, dando cobertura a outros vetores (Onde já tivemos exemplos de sucesso no emprego). Talvez pudessem reduzir o custo por unidade, baratear a manutenção, peso, aerodinâmica específica para tal emprego, e provavelmente por consequência almentar velocidade, manobrabilidade, teto de vôo, redução no consumo de combustível e furtividade… Coisas que atualmente são os calcanhares de Aquiles dos mesmos. De qualquer forma esses vetores não cumprem missão sozinhos,… Read more »

Observador

Seria bom ver a FAB executar um projeto assim no futuro. Acredito que nossos projetistas tem potencial de sobra para colocar no ar uma aeronave assim, que não tenha muito mimimi, seja mais em conta, mas cumpra o objetivo, como os Super Tucanos, AMX, etc. Mesmo com perfil pacífico de nosso país, Já nos daria uma enorme capacidade de dissuasão. Além de umas encomendas de países menos afortunados.

_RR_

Até aqui, a história mostra que o correto é justamente o inverso… Assumindo que os maiores riscos atualmente são nos confrontos com as defesas aéreas, então a prioridade para a furtividade passa a ser dada aos vetores prioritariamente destinados ao ataque ao solo. Aeronaves destinadas a escolta, normalmente haverão de operar fora do alcance dos sistemas SAM de médio alcance, e raras vezes adentrarão o espaço dos diretores de tiro dos tipos de grande alcance ( S-400, etc. ). Logo, se pode “rebaixar” os padrões. Isso é observável se repararmos na aparente insistência da USAF em caças F-15 ( o… Read more »

Observador

Os cenários das guerra atuais estão em constantes mudanças. Hoje alguns países já anunciam outras opções mais baratas e seguras para saturação e até mesmo destruição dos sistemas anti aéreos. Drones kamikaze, são exemplos disso, baratos e sem riscos ao piloto, podem ser mandados em “enxames”. Tornando o abate mais caro que sua produção. E o que dizem por exemplo a Rússia com o KYB e Israel com o Harop (Harpy). A Rússia desenvolvel o deles depois que sofreram um ataque parecido a uma de suas bases. Provavelmente tiveram trabalho para evitar. Vamos aguardar para ver isso na prática. Além… Read more »

Observador

Seria interessante ver ataques assim…
Setor de inteligência coletando dados e definindo alvos, Drones kamikaze saturado e destruindo a defesa anti-aerea, caças multi-uso atacando alvos maiores e estrategicos, como bases, etc. Enquanto recebem cobertura de caça de superioridade aerea steath, gracas aos avancados radares, bons no BVR como o F35 (que só falta ser adaptado para uso como drone). Tudo isso interligado com data-links e com pods de interferência eletrônica. Acho que daria trabalho…

Tiger 777

Israel já fez uso de UAVs na primeira guerra do Líbano. Os Sírios queimaram todo seu estoque de mísseis anti-aereo, e os de Israel puderam destruir as forças Sírias. Tem um artigo do Tom Cooper sobre o assunto.

PauloSollo

A aeronave está sendo introduzida em missões de combate e os birrentos acham que já devem usá-la de imediato em áreas altamente contestadas sem testes e averiguações preliminares em áreas menos perigosas. Podem ter certeza que ela será usada nos piores cenários também. O teste dos SU-57 na Síria foi o lançamento de mísseis de cruzeiro a longa distância do alvo e escoltados por SU-35, e após isso voltaram pra casa rapidinho.

Antunes 1980

Testes necessários, primeiro de baixa intensidade e posteriormente cenários mais quentes, com ameaças reais.
Só fico na dúvida mesmo se realmente estão atacando o Daesh ou túneis vazios.
Desde que os Estados Unidos e OTAN exaltavam suas ofensivas, o Daesh só aumentava seus territórios.
Sinceramente ando meio incrédulo com a propaganda norte americana.
Aparentemente a Rússia conseguiu mostrar muito mais resultados na Síria.
Voltando aos F-35, eles deveriam ser mobilizados para a fronteira com a Venezuela, só para sentir a temperatura.

Chris

Nunca mais vi o nome Daesh nos noticiários !

E seria normal a Russia ter resultados melhores, já que teria todo tipo de informação do governo local e liberdade para agir !

Bosco

Antunes,
Baseado na propaganda russa a Rússia conseguiu melhores resultados. Acreditar em informações oficiais de algumas “democracias” não te deixa nem um pouco incrédulo?

Tiger 777

A Rússia fez ataques indiscriminados a população civil Síria, matando, mutilando, mulheres e crianças…
isto, você chama de “obter resultados” ???

Farias

Pra quem tiver curiosidade de saber onde fica o local da foto, é sobre o rio Nahr al Khabur na Síria.
Segue o link do Google Maps:
https://www.google.com.br/maps/@35.7095543,40.7318605,9289m/data=!3m1!1e3

Delfim

Um KC-135 sobre a Síria ? Não me parece seguro um alvo de grande valor visível como um brontossauro, estar no teatro de operações.

MFB

Mas quem teria peito para abater Delfim?

Farias

A foto pode ser uma montagem, mas ficou muito boa e o rio e as cidades no fundo ficam na Síria.

Helio Eduardo

Pensei a mesma coisa…

Wellington Rossi Kramer

Pelo boom não é um KC-135!

Farias

Outra observação…
O local da foto fica a aproximadamente 60km da fronteira do Iraque. A câmera está apontando para o leste na direção da fronteira, e os aviões estão apontando para oeste como se estivessem vindo da fronteira do Iraque. Hoje essa área é controlada pela coalizão internacional, então se os EUA estiverem operando os F-35 e o KC-10 na base de Malatya na Turquia, faz sentido fazer o reabastecimento nesse ponto, que é na metade do caminho até o local da operação.

Delfim

O F-117 estreou em 1991 e foi abatido em 1999. Não acredito que o F-35 fique invicto até 2030.

Augusto L

Estreiou em 89 !

Bosco

Foram construídos 60 F117 e empregados em cerca de 4000 surtidas reais antes do primeiro ser abatido.
Fazendo uma analogia com o F35 (cerca de 3000 construídos) numa regra de 3 composta e temos que após 200 mil surtidas do F-35 teriam sido abatidos 50 F-35.
Ainda estariam operacionais 2950 F-35.
A questão é que você quer um caça que supere records mas os EUA quer um que ganhe guerras.

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Rapaz, depois de toda a falacao de gente do próprio governo, os EUA tinham que inventar uma missão para dizer que são ótimos. Tipo, Barcelona X Glória de Vacaria.

Lucker

Bom parece que o garoto problema resolveu seus problemas. Mas só EUA para usa um caça que a hora de voo é um gasto enorme. Bastava dois T29 para fazer o mesmo trabalho!

Bosco

Dois T29 não levam bombas penetrantes de 1 tonelada guiadas por laser ou GPS que chegam ao solo em velocidade supersônica e penetram 10 metros de rocha.

Humberto

Prezados,
Foi utilizado no nordeste do Iraque, ou seja, mais perto do Irã do que da Síria. A foto da reportagem não é da operação, e sim uma ilustração. Não duvido que possa ter ocorrido um reabastecimento, pois os americanos tem a total superioridade aérea na região, mas não é o caso.
Se é para teorizar algo, para mim, isto tem mais cheiro de aviso ao Irã.

_RR_

Interessante a configuração da aeronave, com mísseis AIM-9 em suportes subalares nas pontas da asa. Assumindo que esse arranjo aumenta o RCS do F-35, isso vem a demonstrar a total confiança em operar naquele cenário, mesmo contra a defesa síria… E não creio que os sírios, tal como com israelenses, simplesmente iriam deixar passar barato a oportunidade de abater uma aeronave americana… Logo, podemos assumir que se trata de uma demonstração clara da eficiência do conceito. Outro algo a se considerar, são os elementos de intervenção eletrônica que podem estar sendo empregados, cuja eficiência também estaria patente, haja visto a… Read more »

Bosco

RR,
E ainda estão com as “luneberg lens” para amplificar o RCS

Sérgio Luís

Pensei que iria ficar escondido até ficar obsoleto!
Já não era sem tempo!

Sérgio Luís

Outra coisa esse negócio de ficar batendo em galinha morta não quer dizer nada!
Agora se for bom no taco mesmo vai lá em Damasco e toca o terror!!!

Bosco

Sérgio,
Quem decide se vai haver guerras são os homens de smoking e não os de macacão de piloto.

Bosco

“Agora se for bom no taco mesmo vai lá em Damasco e toca o terror!!!”
Brincar com quem muda a regra do jogo a cada rodada é complicado.
O dia que um F-35 israelense meter um bomba no centro de Damasco vai dizer: quero ver se é bom mesmo se meter uma bomba no meio da Praça Vermelha.
https://www.youtube.com/watch?v=w8ql8DFC2Ig

Sérgio Luís

Bosco
Te garanto que não vou pedir pro “natimorto” ir lá em moscou!!!
De forma alguma!!!
Nem deveríamos pensar nisso!!
Vira essa boca pra lá!!
Que Deus nos livre de uma situação dessa!!

Salim

Lembro que Israel, a pouco tempo atrás atacou Damasco, a defesa Síria e Russa na área e robusta, porem está sendo derrotada seguidamente. Hoje e melhor investir superioridade aérea do que defesa de ponto e os equipamentos ocidentais estão superiores. Rússia e China tem correr atrás para náo perder credibilidade e vendas, somente, sem torcida.

Jacinto

Os equipamentos russos são bons, mas o problema é que, para quem está na defesa, aquele ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” é correto. Se um sistema de defesa ficar constantemente sendo alvo de ataque uma hora ele será destruído porque não adianta derrubar 100 mísseis errar 1. Este 1% de falha é a sua destruição.